vida na terra - jotabrasil.qsl.br§ão-jota... · “vida na terra ” programa ramo ......

12
Tema: “Vida na Terra” Programa Ramo Escoteiro De 19 a 21 de Outubro de 2018

Upload: vutuyen

Post on 11-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tema: “Vida na Terra”

Programa Ramo Escoteiro De 19 a 21 de Outubro de 2018

Organizador Nacional do JOTA Ronan Augusto Reginatto - PY2RAR Equipe Nacional de Programação do Ramo Escoteiro Pâmela Zarpellon Madureira, PY2MEL - G.E. Ar Senta a Pua Fernando Luiz Gonçalo, PY2AG - G.E. Ar Senta a Pua Responsável Técnico de Radioamadorismo Fernando Luiz Gonçalo - PY2AG Colaboradores para programação do Ramo Escoteiro Henrique Grandel, PU2YKE - G.E. Marechal Rondon

Tema definido pela Organização Mundial www.jotajoti.info

Objetivos Gerais do JOTA Escoteiro Estimular o interesse dos jovens e adultos por esse tipo de atividade. Mostrar como o Radioescotismo pode ser aplicado de forma simples e como pode estar inserido nos jogos e atividades aplicados em sede. Orientações Técnicas de Radioescotismo para a Atividade Para que a atividade aconteça da melhor forma possível e dentro da nossa lei e promessa devemos nos atentar para o uso dos rádios. Se o grupo for usar rádios de uso exclusivo ao radiamadorismo o grupo presumidamente deve ter o radioamador responsável ou colaborador sempre próximo dos jovens e deverá utilizar frequência dentro do espaço destinado ao uso de comunicação ponto a ponto, ou seja, simplex. E caso o grupo não disponha de algum radioamador, mas tenha os famosos "talk abouts" é mais tranquilo pois esses rádios não necessitam de licença para uso e podem ser manuseados sem problemas, apesar do seu alcance limitado e das poucas funções. Ainda, caso o grupo queira, informe sua vontade de abrigar um radioamador em seu grupo, durante a atividade para a equipe regional de radioescotismo e a equipe indicará algum radioamador disponível para realizar a atividade. Estrutura para Aplicação do Programa 5 das 9 atividades propostas são obrigatórias para pontuação. Uma delas é a base da estação de rádio, as outras 4 atividades são de escolha do grupo / distrito. Podem também optar por realizar todas as atividades propostas. Estrutura para Aplicação das Atividades 1) Planejamento: Definir previamente o local, separar o material necessário, compreender as técnicas utilizadas e conhecer o conteúdo da proposta 2) Realizando: Aplicar com eficácia as informações fornecidas 3) Empatia Inicial: Estabelecer o contato e compartilhar o tema da Base /Jogo 4) Aplicação: Explicar a base / jogo, apresentar regras e quais tarefas devem ser cumpridas 5) Fechamento: Conclusão da base, reflexão e avaliação das áreas de desenvolvimento

TAREFAS PRÉVIAS:

1. Confeccionar um par de bandeiras de semáfora.

2. Construir um aparelho para transmitir morse por meio de sinais luminosos, durante a noite.

3. Baixar e configurar o Echolink no smartphone ou computador

4. Conhecer a regulamentação governamental relacionada com o radioamadorismo, no que se refere ao uso,

prática e ética operacional.

5. Cadastrar o seu local para o Jampuz

BASE – Estação de Rádio e Echolink [obrigatória] Descrição: O Radioamador/Chefe escoteiro que ficar responsável por essa base deverá fazer uma breve explicação técnica sobre a Estação de Radioamador que foi montada para a atividade. Qual (ou quais) antena está sendo usada e qual a função e nome dela; Qual (ou quais) Rádios estão sendo usados. As diferenças nas frequências; Solucionar dúvidas que possam surgir. Desenvolvimento: Explicar aos jovens o que é o Jamboree On the Air, como é a competição. Realizar alguns contatos e mostrar como deve ser marcada a pontuação. E o mais importante: Colocar os jovens para falar com outros escoteiros ou chefes pelo rádio, estimulando assim o interesse. Fazer uma demonstração de Echolink no computador ou Smartphone, explicando o software e suas funções. O radioamador / escotista responsável por esta base, pode também, levar cartões QSL trocados com outros

radioamadores.

BASE – Códigos de Comunicação

Descrição: Explicar e demonstrar aos jovens cada uma dessas formas de comunicação via códigos. Sua história e o porquê ainda são utilizadas.

Semáfora: Dentre as várias formas usadas pelo homem para se comunicar temos a semáfora, criada por Claude Chappe (1763 – 1805) um sistema óptico de sinalização baseado nas diversas posições que duas bandeirolas coloridas podem assumir nas mãos de um transmissor. Na terminologia semafórica, cada caractere (que pode ser uma letra, um numeral ou um sinal de serviço) é representado por uma posição diferente das bandeirolas, formando, assim, um alfabeto próprio.

Código Morse: Desenvolvido em 1835, pelo pintor e inventor Samuel Finley Breese Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos para transmitir mensagens.

Alfabeto Fonético: Esse sistema é bastante antigo, sendo que a sua criação data do ano de 1886, quando o linguista francês Paul Passy liderou um conjunto de professores da França e da Inglaterra, que formou a Associação Fonética Internacional. Muitas mudanças ocorreram de lá para cá e hoje, diferente do que ocorreu nos primeiros anos após a criação do alfabeto fonético internacional, existe uma uniformização em todos os idiomas, que foi criada em 1888. Depois disso, ocorreram algumas revisões, acrescentando ou eliminando símbolos, sempre com o intuito de facilitar o seu uso. A última revisão ocorreu em 2005.

Código Q: O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, indicativos de chamadas têm sido frequentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma sequência de três Q embutidos.

BASE – Diferentes possibilidades no Radioamadorismo

Demonstrar na prática (dentro das possibilidades de cada um) ou através de vídeos, fotos ou desenhos as diferentes

possibilidades no Radioamadorismo. Dentre elas estão:

Rádios em sistema digital (DMR, D-Star, C4FM...)

Reflexão lunar

Satélite

Radioescuta (Via rádio e WebSDR via internet)

Estações abastecidas somente com energia sustentável

Estação Móvel

Estação Portátil

Estação Fixa

HF

VHF

UHF

Faixa do Cidadão (11m)

JOGO – Monte a Frase (Código Morse)

Descrição: As patrulhas receberão uma frase ou palavras e terão que montá-las utilizando código morse. Para isso

terão que correr até onde a chefia estiver e pegar uma letra por vez, pontos representam os sinais curtos e traços

representam os sinais longos. Pode ser feito em folha sulfite ou pintados em papelão / EVA. A patrulha que terminar

a frase ou palavra certa e primeiro, ganha o ponto. Ao final de todas as rodadas a patrulha com mais pontos vence.

JOGO – Torre de Controle

Este jogo consiste em uma reprodução dos procedimentos utilizados para controlar um pouso de aeronave em

condições mínimas de visibilidade. Cada patrulha elege seu piloto e seu controlador. Estes só podem se comunicar

por rádio. O piloto fica com o restante da patrulha e estes terão que se transformar em um avião. Todos estarão

vendados e um membro da patrulha conduzirá uma pequena bola, elevando-a acima da cabeça, representando o

avião na tela do radar. O controlador só poderá usar fraseologia padrão, como “dois graus à direita/esquerda”,

tentando conduzir o piloto até o ponto de pouso. Ao se aproximar da pista deverá comandar “iniciando descida” e

em seguida “diminua/aumente razão de descida”, para que o “avião” vá abaixando lentamente a bola. Na fase final

da aproximação do ponto demarcado, deverá ser comandado: “atenção para o toque....5....4....3....2....1....toque”,

neste momento a patrulha deverá soltar a bola, determinando o pouso da aeronave, dentro ou fora do ponto

marcado. Se o controlador perceber que o piloto não vai acertar o ponto de pouso deverá comandar “arremeter,

arremeter, arremeter”. O controlador deverá ficar parado em um ponto que lhe permita enxergar o piloto todo o

tempo, no mínimo a uns 20 m de distância deste. O piloto só poderá falar ao rádio para dizer “repita última

instrução”. Após ser iniciada a descida, o controlador não poderá ficar mais de 5 segundos sem dar um comando ao

piloto, caso contrário, este arremeterá até estabelecer novo contato.

JOGO – Tesouro Oculto

Cada patrulha recebe uma mensagem secreta. Essa mensagem precisa dizer que um tesouro está escondido e a patrulha tem a missão de encontrá-lo. A mensagem inicial pode ser entregue em papel, e na sua escrita pode conter códigos a serem traduzidos. As demais pistas que forem encontradas devem levar os jovens à contatar a chefia via rádio passando alguma senha nela contida para receber a próxima pista e assim sucessivamente até a última para encontrar o tesouro. Observações: Façam o uso do alfabeto fonético, código Q e morse nas pistas que forem passadas, fazendo o jovem

ter o entendimento do código para compreender a mensagem. A patrulha que encontrar primeiro o “Tesouro”

vence o jogo.

WebSDR Escuta Um WebSDR é um receptor de rádio conectado à internet que permite que muitos usuários escutem simultaneamente e em frequências diferentes. Existem vários servidores WebSDR em diversas partes do mundo. DESAFIO: Anotar 20 Estações Escoteiras Nacionais e 5 Estações Internacionais.

JOGO – Sinalização de CD (www.jotajoti.info/activities) Um espelho ou um disco CD pode ser usado para sinalizar em caso de emergência ou como uma atividade divertida em campo.

Dois dedos são usados (como mostrado na imagem) para apontar o sinal e, piscando o disco é possível enviar uma mensagem usando o código Morse. Fontes que você precisa: CD Disco Veja que para fazer a sinalização espelho nesses vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=Lb4-C7Nekh0 http://www.youtube.com/watch?v=e3YQ4EhEpJY

JAMPUZ

JamPuz é um componente do JOTA-JOTI e pode ser usado por aqueles que participam no JOTA-JOTI usando o

radioamador e internet. Se comunicando com outros escoteiros durante JOTA-JOTI, você pode participar do JamPuz!

http://www.jotajoti.info/jampuz/

JamPuz é sobre conversas; não simplesmente contatos.

[DESAFIO] – Faça sua máquina GoldBerg http://www.jotajoti.info/make-your-goldberg-machine/ Tema: Universo do Radioescotismo Rube Machines é uma máquina exagerado ou dispositivo que executa uma tarefa simples de uma forma complicada. A expressão é nomeado após Rube Goldberg, cartunista e inventor americano. Nós os desafiamos a produzir sua própria máquina de Rube Goldberg. O desafio é produzir um dispositivo de material comum para que um mármore ou pequena bola pode viajar a maior distância. Os pontos serão atribuídos para melhores e mais criativas dispositivos e quão longe o seu mármore ou bola viaja. Passo 1: Assista os vídeos abaixo. Eles vão inspirá-lo e dar-lhe grandes ideias para dispositivos para criar. Passo 2: projetar e construir suas pistas e dispositivos. Passo 3: Faça um vídeo e enviá-lo para o YouTube Passo 4: Envie seu solução para este desafio - você pode fazer isso à nossa conta do Facebook ou para o Livro de Registro JOTA-JOTI . Por favor, forneça uma breve descrição do seu dispositivo, tirar uma foto de seu dispositivo e fornecer um link para youtube se você tiver carregado um vídeo de seu dispositivo lá. Obter alguma inspiração para máquinas de Rube Goldberg aqui http://www.youtube.com/watch?v=_ve4M4UsJQo http://www.youtube.com/watch?v=dFWHbRApS3c

SUGESTÃO DE CONSTRUÇÃO DE ANTENA

Vento e JOTA: inimigos naturais? Na maioria dos países, não há falta de vento durante o fim de semana do JOTA. Até agora, o vento era um adversário do JOTA. Como manter suas torres de antena soprando em ventos fortes? Mas também é possível brincar com o vento. Este panfleto tenta dar a você algumas idéias de como usar o vento a seu favor, para um final de semana agradável no JOTA.

Fatos da história: Muito antes do início do nosso calendário, as pipas eram usadas na China. Como as pipas se espalharam pelo mundo não é claro. Um significado religioso foi ligado ao uso de pipas no Extremo Oriente. Na Europa, no entanto, o kite flying era um jogo. Não muito tempo depois, aplicações práticas foram desenvolvidas, em especial as militares.

Regras do jogo: Ao voar uma pipa, você precisa seguir algumas regras básicas aplicáveis na maioria dos países:

Fique abaixo de uma altura de 100 metros usando uma corda de até 125 metros no máximo.

Não voe um papagaio dentro de um raio de 3 quilômetros de um aeroporto. Em alguns casos, nem mesmo dentro de 8 quilômetros.

Fique longe de linhas de alta tensão.

Certifique-se de que sua pipa não apresente nenhum perigo caso decida cair inesperadamente.

Use uma linha firme ou corda.

As pipas podem ser realmente poderosas. Use um par de luvas para segurar a linha.

Nunca voe uma pipa durante uma tempestade!

Antenas levantadas em pipa:

Em particular, as antenas de ondas curtas são adequadas para serem levantadas por uma pipa. Use um fio de antena leve, como esmalte ou litze. Ou qualquer tipo de fio elétrico. Seu radioamador terá um livro ou revista que explique detalhes sobre a antena a ser usada. Algumas possibilidades são ilustradas nas próximas três imagens:

1. Fio de antena montado ao lado da corda da pipa. O fio elétrico não precisa suportar nenhuma tensão. 2. Antena de arame como parte da corda do kite. Deve ser um tipo de fio firme que possa conter a força de

tração do papagaio. 3. Antena Vertical. O fio deve ter uma luz no peso possível e muito flexível para que ele possa se mover junto

com a pipa.

Caça às Raposas

Um simples transmissor VHF de 2 metros pode ser levantado por uma pipa. A faixa do transmissor é

consideravelmente aumentada dessa maneira. Adequado para caça à raposa de longo alcance para os mais velhos

Scouts e Explorers. A figura 4 mostra uma possível montagem

para polarização vertical.

Um número de papagaios

coloridos em uma linha ou uma

bandeira anexada a uma pipa é

um excelente apanhador de

olhos para sua atividade no

JOTA.

Para polarização horizontal, a montagem pode ser como mostrado na

figura 5. É menos adequado para a caça à raposa, mas mais para comunicação de

longo alcance na banda VHF.

Usando um dispositivo mecânico simples, você pode separar um objeto da pipa. Por exemplo. Se você soltar um

simples transmissor de raposa (barato) de um papagaio em um paraquedas, ele pousará em um lugar realmente

secreto. Vá em frente com o seu receptor DF!

Uma maneira confiável e simples de soltar uma

carga da pipa: use um tubo ou garrafa de plástico

cilíndrico, uma mola ou elástico. Um puxão

repentino na corda da pipa libera o anel de fixação

da carga útil e a solta.

Sinais do céu.

À noite, você pode anexar uma tocha à pipa. Lá de cima você pode agora sinalizar

seus amigos com código Morse. Uma chave morse pode ser conectada no chão com

um fio elétrico leve para a tocha lá em cima. Quem é o primeiro a decifrar a

mensagem do céu?

Link para o arquivo original em inglês:

www.bit.ly/kites_jota2018

MATERIAL DE APOIO

Para R

adio

escu

tas

ITENS CUMPRIDOS COM A ATIVIDADE

Itens das Insígnias e Especialidades que podem ser cumpridos com a atividade

Insígnia de Radioescotismo

A insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros adultos e juvenis da UEB que atendam aos seguintes

requisitos:

- Ter participado ativamente de um Jamboree no Ar;

Insígnia do Cone Sul (Linguagem e Comunicação)

- Participar de uma atividade de radioescotismo e entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de

outro país do Cone Sul, via radioamador ou Echolink, documentando o contato com os dados pessoais obtidos para

troca de eventual correspondência, formal ou eletrônica.

Insígnia da Lusofonia

4) Entrar em contato com um jovem escoteiro, ou escoteira, de outro país da CEL, por meio de contato via

radioamador, comprovando o contato com apresentação de cartão QSL ou correspondência, formal ou eletrônica,

que contenha os dados do contato: data/hora, faixa/frequência e nomes/indicativos das estações envolvidas.

Escotismo: Participar de um JOTA – Jamboree on the Air, comprovando os contatos realizados com outros escoteiros

da CEL, por meio do “cartão QSL da estação” recebido.

Especialidades

• SINALIZAÇÃO

Itens: 1, 3, 5, 6, 10

• RADIOAMADORISMO

Itens: 1, 10, 11

• RADIOESCUTA

Itens: 3, 5

• FAIXA DO CIDADÃO

Itens: 1

• ECHOLINK

Itens: 1, 2

• COMUNICAÇÕES

Itens: 2, 3

• EXCURSÕES

Itens: 9

• ENTREGA DE MENSAGENS

Itens: 4, 5, 9