vida cristà - como alcanÇar a maturidade cristÃ

2
1 BUSCANDO A MATURIDADE CRISTÃ Texto: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15) INTRODUÇÃO: Desde o instante que uma pessoa aceita a Jesus como salvador de sua vida, torna-se necessário o amadurecimento espiritual deste indivíduo. Algumas atitudes serão importantes para que este processo seja efetivamente estabelecido. Abordaremos abaixo algumas dessas atitudes. 1. TENHA FOME E SEDE DA PALAVRA DE DEUS. I - O esquecimento de Israel quanto a Palavra de Deus e a sua conseqüência. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6) II - A assimilação e a aprendizagem estão ligadas a: a) De 10% a 15% No ouvir b) De 15% a 25% No ler c) De 50% a 60% No estudar d) De 60% a 80% No estudar e meditar e) De 80% a 100% No estudar, meditar e memorizar. 2. DESENVOLVA UMA VIDA CONSISTENTE DE ORAÇÃO. I - Os elementos da oração eficaz: a) Adoração. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.23-24). b) Gratidão. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Cl 3.16). c) Confissão. “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” (Salmo 51:4) d) Intercessão. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens.” (1 Tm 2.1). e) Petição. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á.” (Mt 7.7). “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15.7). II - Os impedimentos à oração eficaz: a) Incredulidade . Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hb 11.6) b) Motivação errada. Deus não responde oração de ‘feiticeiros’ c) Desobediência. “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Pv 28.9) d) Desajustamento conjugal. "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3.7). e) Estar fora da vontade de Deus. "Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? Entregá- los-ás na mão de Israel? Porém aquele dia não lhe respondeu." (I Sm 14. 37).

Upload: jose-fernandes-silva

Post on 15-Jun-2015

3.554 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: VIDA CRISTÃ - COMO ALCANÇAR A MATURIDADE CRISTÃ

1

BUSCANDO A MATURIDADE CRISTÃ Texto: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15) INTRODUÇÃO: Desde o instante que uma pessoa aceita a Jesus como salvador de sua vida, torna-se necessário o amadurecimento espiritual deste indivíduo. Algumas atitudes serão importantes para que este processo seja efetivamente estabelecido. Abordaremos abaixo algumas dessas atitudes. 1. TENHA FOME E SEDE DA PALAVRA DE DEUS. I - O esquecimento de Israel quanto a Palavra de Deus e a sua conseqüência. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6) II - A assimilação e a aprendizagem estão ligadas a: a) De 10% a 15% No ouvir b) De 15% a 25% No ler c) De 50% a 60% No estudar d) De 60% a 80% No estudar e meditar e) De 80% a 100% No estudar, meditar e memorizar. 2. DESENVOLVA UMA VIDA CONSISTENTE DE ORAÇÃO. I - Os elementos da oração eficaz: a) Adoração. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;

porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.23-24).

b) Gratidão. “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Cl 3.16).

c) Confissão. “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” (Salmo 51:4)

d) Intercessão. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens.” (1 Tm 2.1).

e) Petição. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á.” (Mt 7.7). “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15.7).

II - Os impedimentos à oração eficaz:

a) Incredulidade. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus

creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hb 11.6) b) Motivação errada. Deus não responde oração de ‘feiticeiros’ c) Desobediência. “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Pv 28.9) d) Desajustamento conjugal. "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à

mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3.7).

e) Estar fora da vontade de Deus. "Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? Entregá-los-ás na mão de Israel? Porém aquele dia não lhe respondeu." (I Sm 14. 37).

Page 2: VIDA CRISTÃ - COMO ALCANÇAR A MATURIDADE CRISTÃ

2

3. ESTABELEÇA UM MOMENTO DEVOCIONAL DIÁRIO. I - Um momento pessoal, particular. Mínimo de 15 minutos pela manhã, tarde ou à noite. a) O exemplo devocional de Isaque. “Isaque saíra a orar no campo, à tarde” (Gn. 24: 63-A) b) A instrução dada a Timóteo. “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto

a todos.” (1ª Tm 4: 15) II - Culto doméstico. Reunião devocional familiar diária, onde se prioriza a leitura, oração e a meditação da palavra de Deus. Restaure o altar da adoração no seu lar. Leve a presença de Deus para o seio da família. "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (Js 24.15) 4. INTEGRE-SE EM SUA IGREJA. I – Conheça a estrutura organizacional de sua igreja. É sabedor que uma igreja possui vários níveis de organização, desde ministérios, departamentos, etc. II – Procure estabelecer um bom relacionamento com os líderes dos ministérios e dos departamentos de sua igreja. "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Rm 12.18). III – Participe de maneira voluntária dos diferentes trabalhos de sua igreja. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Co 15.58). IV – Identifique-se com a igreja local onde você congrega e coopera na obra do Senhor. "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hb 10.25). 5. VIVA SOB O SENHORIO DE CRISTO. I - O senhorio de Cristo se estabelece na vida do cristão através de uma plena e absoluta submissão e obediência à sua vontade.

II – Tenha um mente renovada. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2). III – Seja cheio do Espírito Santo. "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18). IV – Experimente um avivamento contínuo que permita uma mudança de vida. "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." (Gl 6.15). Pr José Fernandes Silva – 17/04/2007.