vícios de linguagem

3
Vícios de Linguagem São desvios do padrão culto da língua que ocorrem por desconhecimento da gramática normativa ou por descuido do falante. Eles são de vários tipos. Pleonasmo vicioso: consiste na repetição desnecessária de uma informação. Ex: Na última peça ele fez um monólogo falando sozinho. / O principal protagonista do filme é menino. Cacófato: consiste no som desagradável provocado pela junção de duas ou mais palavras. Ex: Na boca dela estava a marca da agressão / Vou-me já porque a aula vai começar / Paguei dez reais por cada caderno. Eco: consiste numa dissonância provocada pela sequência de palavras com terminações iguais ou semelhantes. Exemplos: Essa é uma questão que requer uma solução do Ministro da Educação / Estávamos conscientes de que, impacientes, não conseguiríamos ser convincentes. Hiato: consiste numa dissonância provocada por uma sequência de vogais: Eu o ouvirei amanhã / Eu ouço o amigo. Colisão: consiste num som desagradável provocado pela repetição de consoantes iguais ou semelhantes, ou seja, numa aliteração mal elaborada. Ex: Minha mãe me mandou mudar a malha. / Sua saia saiu suja da máquina. / O pião parou próximo à porta. Ambigüidade ou anfibologia: consiste na duplicidade de sentido da frase por falta de clareza. Ex: O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. / Quero meias para senhoras claras. Solecismo: consiste em desvios da sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação. Ex: Faltou muitos alunos no dia do jogo / Eu assisti o programa / Trabalha tanto que não lembra-se de si mesmo.

Upload: magi

Post on 26-Jul-2015

563 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vícios de Linguagem

Vícios de Linguagem

São desvios do padrão culto da língua que ocorrem por desconhecimento da gramática normativa ou por descuido do falante.Eles são de vários tipos.

Pleonasmo vicioso: consiste na repetição desnecessária de uma informação. Ex: Na última peça ele fez um monólogo falando sozinho. / O principal protagonista do filme é menino.

Cacófato: consiste no som desagradável provocado pela junção de duas ou mais palavras. Ex: Na boca dela estava a marca da agressão / Vou-me já porque a aula vai começar / Paguei dez reais por cada caderno.

Eco: consiste numa dissonância provocada pela sequência de palavras com terminações iguais ou semelhantes. Exemplos: Essa é uma questão que requer uma solução do Ministro da Educação / Estávamos conscientes de que, impacientes, não conseguiríamos ser convincentes.

Hiato: consiste numa dissonância provocada por uma sequência de vogais: Eu o ouvirei amanhã / Eu ouço o amigo.

Colisão: consiste num som desagradável provocado pela repetição de consoantes iguais ou semelhantes, ou seja, numa aliteração mal elaborada. Ex: Minha mãe me mandou mudar a malha. / Sua saia saiu suja da máquina. / O pião parou próximo à porta.

Ambigüidade ou anfibologia: consiste na duplicidade de sentido da frase por falta de clareza. Ex: O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. / Quero meias para senhoras claras.

Solecismo: consiste em desvios da sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação. Ex: Faltou muitos alunos no dia do jogo / Eu assisti o programa / Trabalha tanto que não lembra-se de si mesmo.

Barbarismo: consiste em desvios do padrão culto da língua, podendo ocorrer:- na pronúncia: assisti ao pograma educativo.- na grafia: ele pesquisou a etmologia da palavra.- na morfologia: quando eu pôr o vestido, vou saber se engordei.- na semântica: chegando à metrópole, absolveram a poluição.- no uso de estrangeirismos.

Exercícios

1. Identifique e classifique os vícios de linguagem nas frases a seguir.

a) Vamos deletar nossas brigas e começar uma nova vida juntos.b) Eu tentava dizer o que estava no interior do meu lado intrínseco.c) O professor costumava dizer que quem tinha um pobrema, tinha, no mínimo

dois.

Page 2: Vícios de Linguagem

d) O que o personagem tem de mais marcante é a sua lentidão, sua mansidão, sua dissimulação.

e) O adolescente foi à sessão de terapia e confessou que não podia conter o seu extinto aventureiro.

f) Ninguém assistiu o filme que o diretor recomendou.g) Enquanto estiver convalescendo, você precisará de uma mão para concluir o

serviço doméstico.h) Ele achava que não tinha que vim aqui de novo, ao menos por um tempo.i) A perua da minha mãe está estacionada em lugar proibido.j) Ou o ogro vencia a batalha, ou seria, pra sempre, expulso da história.k) Se os homens contessem seus impulsos e sua ambição, o planeta não estaria

desse jeito.l) Meu adevogado providenciará os documentos necessários.m) Geralmente as pessoas falam erradamente e deselegantemente.n) Pedro é um sujeito muito metódico, organiza tudo por cada lugar que passa.o) O escritor e o revisor se desentenderam por causa de sua letra ilegível.p) O tédio tinha tantos tentáculos que já era impossível sair da cama.