vias e saidas de emergencia em minas

2
7.1 Toda mina subterrânea em atividade deve possuir obrigatoriamente, no mínimo, duas vias de acesso à superfície, uma via principal e uma alternativa ou de emergência, separadas entre si e comunicando-se por vias secundárias de forma que a interrupção de uma delas não afete o trânsito pela outra. 7.2 O disposto no item 7.1 não se aplica durante a fase de desenvolvimento da mina, desde que já esteja prevista no projeto a execução de uma segunda via de acesso. 7.3 Na mina subterrânea as vias principais e secundárias devem proporcionar condições para que toda pessoa, a partir dos locais de trabalho, tenha alternativa de trânsito para as duas vias de acesso à superfície sendo, uma delas, o caminho de emergência. 7.4 No subsolo os locais de trabalho devem possibilitar a imediata evacuação, em condições de segurança para os trabalhadores, devendo ser previsto o número e distribuição do pessoal no plano de emergência, conforme disposto no subitem 22.4.1 da Norma Reguladora de Mineração nº 22. 7.5 As vias e saídas de emergência devem ser direcionadas o mais diretamente possível para o exterior em zona de segurança ou ponto de concentração previamente determinado e sinalizado. 7.6 As vias e saídas de emergência, assim como as vias de circulação e as portas que lhes dão acesso, devem ser devidamente sinalizadas e mantidas desobstruídas. 7.7 Os planos inclinados e chaminés destinados à saída de emergência devem possuir escadas construídas e instaladas conforme prescrito no item 14.6 da NRM-14. 7.8 Para o caso de utilização como saída de emergência, o poço deve ser equipado com escadas que atendam ao item 14.6 da NRM-14 e às especificações técnicas da legislação vigente. 7.9 As saídas de emergência devem ser vistoriadas trimestralmente por equipe composta de pessoal da área de

Upload: douglas-martins

Post on 27-Sep-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Descrição das Vias e Saidas Emergenciais em Minas Subterraneas

TRANSCRIPT

7.1 Toda mina subterrnea em atividade deve possuir obrigatoriamente, no mnimo, duas vias de acesso superfcie, uma via principal e uma alternativa ou de emergncia, separadas entre si e comunicando-se por vias secundrias de forma que a interrupo de uma delas no afete o trnsito pela outra.

7.2 O disposto no item 7.1 no se aplica durante a fase de desenvolvimento da mina, desde que j esteja prevista no projeto a execuo de uma segunda via de acesso.

7.3 Na mina subterrnea as vias principais e secundrias devem proporcionar condies para que toda pessoa, a partir dos locais de trabalho, tenha alternativa de trnsito para as duas vias de acesso superfcie sendo, uma delas, o caminho de emergncia.

7.4 No subsolo os locais de trabalho devem possibilitar a imediata evacuao, em condies de segurana para os trabalhadores, devendo ser previsto o nmero e distribuio do pessoal no plano de emergncia, conforme disposto no subitem 22.4.1 daNorma Reguladora de Minerao n 22.

7.5 As vias e sadas de emergncia devem ser direcionadas o mais diretamente possvel para o exterior em zona de segurana ou ponto de concentrao previamente determinado e sinalizado.

7.6 As vias e sadas de emergncia, assim como as vias de circulao e as portas que lhes do acesso, devem ser devidamente sinalizadas e mantidas desobstrudas.

7.7 Os planos inclinados e chamins destinados sada de emergncia devem possuir escadas construdas e instaladas conforme prescrito no item 14.6 daNRM-14.

7.8 Para o caso de utilizao como sada de emergncia, o poo deve ser equipado com escadas que atendam ao item 14.6 daNRM-14e s especificaes tcnicas da legislao vigente.

7.9 As sadas de emergncia devem ser vistoriadas trimestralmente por equipe composta de pessoal da rea de segurana do trabalho e superviso da mina, sendo as anomalias sanadas e