vianas | catÁlogo engenharia de seguranÇa

32
1 ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORQUE HÁ UM MUNDO A PROTEGER!

Upload: vianas-sa

Post on 05-Aug-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Na Engenharia de Segurança, a Vianas desenvolve projetos integrados de consultadoria e execução de obra no âmbito do Safety & Security. Estes pressupõem a análise de risco e posterior levantamento das necessidades para segurança ativa e passiva de cada espaço. Um processo de auditoria e implementação que visa integrar de forma eficaz os vários sistemas disponíveis.

TRANSCRIPT

Page 1: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

1

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

PORQUE HÁ UM MUNDO A PROTEGER!

Page 2: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

2

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

Page 3: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA
Page 4: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

4

VIA

NA

S

1986 • Constituição da Sociedade e início de atividade.

2000 • Estatuto de PME excelência (Comércio) atribuído pelo IAPMEI.

2001 • Estatuto de PME excelência (Comércio) atribuído pelo IAPMEI.

2005 • Inauguração das novas instalações. • Início da internacionalização em Espanha.

2007 • Estatuto de PME líder atribuído pelo IAPMEI.

2008 • O projeto de investimento “New Vianas” é considerado elegível pelo IAPMEI no âmbito do SI Qualificação & Internacionalização.

2010 • Acreditação como entidade formadora DGERT. • Alteração de natureza jurídica para SA. • Certificação do Sistema integrado de gestão da qualidade ISO 9001:2008. • Certificação para Manutenção de extintores NP 4413:2006. • Início da internacionalização PALOP.

2011 • Estatuto PME excelência. Manutenção da certificação pela ISO 9001:2008 e alargamento de âmbito para carroçamento de Viaturas de Socorro e Salvamento. Manutenção da certificação da NP4413:2006. • Autorização da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para a prestação de serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho. • Registo na Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) – ao abrigo da Portaria 773/2009, sob o n.º 164.

2012 • Nova estrutura para o site www.vianas.pt, organizado por segmentos de mercado e áreas de atuação. • Publicação online Porque Há um Mundo a Proteger. • Manutenção da certificação ISO 9001:2008 e da NP4413:2012 que passou a disponibilizar serviço de manutenção de equipamentos de luta contra incêndio em carro oficina.2013 • Renovação da certificação ISO9001:2008 e da NP 4413:2012. • Certificação da Farda Florestal para Bombeiros pelo CITEVE. • Estatuto PME Excelência.2014 • Título de entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas Higiene e Segurança no Trabalho. Proteção de Pessoas e Bens e Silvicultura e Caça (Utilização e manutenção de equipamentos moto-manuais). • Manutenção da certificação da ISO 9001:2008 e da NP 4413:2012. • Aquisição do 2º carro oficina para manutenção de equipamento de luta contra incêndios.2015 • Lançamento da loja online www.vianasselection.pt

CRONOGRAMA

VIANAS

• CRONOGRAMA• HISTÓRIA• QUEM SOMOS

Page 5: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

5

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

Page 6: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

6

VIA

NA

S

Foi na década de 70 que a Vianas iniciou o seu percurso. Nessa altura a sua ati-vidade estava centrada no Combate a Incêndios e na Proteção Individual.

Porém, foi apenas em 1986 que foi constituída, formalmente, a sociedade. Pai e filho – António Alves Viana e Américo Viana – iniciaram uma empresa que se tornaria uma referência nacional na sua área de atuação.

A partir daí, a Vianas progrediu significativamente. Em 2000 e 2001 conquistou o estatuto de PME de Excelência na área do Comércio, atribuído pelo IAPMEI.

Em 2005, a empresa iniciou a sua internacionalização em Espanha. Desde então, tem apostado fortemente no desenvolvimento do seu negócio ao nível internacional, exportando para Angola desde 2010 e para Moçambique des-de 2011.

Ao longo dos anos, a empresa foi reconhecida em diversas áreas de atuação. Em 2007 é conferido à Vianas o estatuto de PME Líder, atribuído pelo IAPMEI.

Em 2008, o projeto de investimento “New Vianas” é considerado elegível pelo IAPMEI no âmbito do SI Qualificação & Internacionalização.

Em 2010, a empresa é acreditada pela DGERT como Entidade Formadora, re-cebe a Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e a Certificação para Manutenção de Extintores pela SGS ICS.

Com as constantes inovações dos setores de atividade em que está inserida e devido às exigências dos mesmos, a Vianas S.A. apos ta na renovação da identi-dade corporativa, sendo esta transversal a todos os segmentos.

Em 2011, a Vianas manteve a certificação pela ISO 9001:2008 e pela NP4413:2006, e procedeu ao alargamento de âmbito para carroçamento de Viaturas de Socorro e Salvamento. Esta extensão, permitiu suprir as lacu-nas existentes até à data neste ramo de negócio. Desta forma, passou a reunir melhores condições para responder a concursos de elevado valor estratégico, mantendo o seu posicionamento no mercado.

No mesmo ano, registou-se na Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) ao abrigo da Portaria 773/2009, sob o nº 164, passando a estar reconhecida para exercer as atividades de comercialização, instalação e ou manutenção de produtos e equipamentos de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).Finalizou o processo de autorização na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para a prestação de serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho, concedido em Setembro de 2011.Apresentou em 2012 a nova estrutura para o site www.vianas.pt, organizado

HISTÓRIA

VIANAS

Page 7: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

7

VIA

NA

S

por segmentos de mercado e áreas de atuação, com a preocupação constante em corresponder aos desafios diários. Iniciada em dezembro de 2011, a publicação online Porque Há um Mundo a Proteger, continua a promover notícias claras e atuais sobre produtos, atividades e serviços desenvolvidos.

Ainda em 2012 manteve a certificação ISO 9001:2008 e a certificação NP4413:2012 que passou a disponibilizar o serviço de manutenção de equi-pamentos de luta contra incêndio em viatura oficina.

Em 2013, a Vianas renovou a certificação ISO 9001:2008 e a NP4413:2006. Foi ainda conseguida a certificação, pelo CITEVE, da farda florestal - fato de com-bate a incêndios para bombeiros. O ano ficou ainda marcado pela conquista do estatuto PME Excelência.

Em 2014 é obtido o Título de Entidade Formadora Certificada pela DGERT para as áreas Higiene e Segurança no Trabalho. Proteção de Pessoas e Bens e Silvicultura e Caça (Utilização e manutenção de equipamentos moto-manuais).

O ano de 2015 foi fundamentalmente marcado pelo lançamento da loja online www.vianasselection.pt.

Page 8: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

8

VIA

NA

S

VIANAS

A Vianas é uma empresa com capital 100% português, líder e o parceiro de re-ferência nas áreas de mercado em que opera. Orientada para diferentes seg-mentos de mercado, entre os quais se destacam: Bombeiros e Proteção Civil, Indústria e Serviços, Forças de Segurança e Militares, e Saúde.

A empresa tem mais de quatro décadas de existência e é hoje uma forte referên-cia nacional, destacando-se principalmente na Representação e Distribuição de Equipamentos; Engenharia de Segurança; Formação; Segurança; Saúde e Higiene no Trabalho e na Manutenção e Assistência Técnica de Equipamentos.

A sua missão é: Prevenção, Segurança e Proteção de pessoas e bens com Serviços e Equipamentos. A Vianas pauta-se pela defesa de valores como a ética, o equilíbrio e o rigor para com a sociedade. A sua relação com os clientes, rege-se por um comportamento ativo e cooperante, sustentado na isenção, ido-neidade e competência. Tem como objetivo superar as expetativas dos clientes com eficácia, criando relações duradouras; proporcionar aos colaboradores a sua integração numa equipa participativa, integrada e íntegra; promover o desen-volvimento das competências, investindo na formação contínua, bem como na preservação do ambiente.

O crescimento da empresa a nível do volume de negócios, de quase 12% nos úl-timos cinco anos, deve-se, essencialmente, à conquista de novos clientes em no-vos segmentos de mercado. Depois do segmento Bombeiros e Proteção Civil, de-senvolveram-se os segmentos das Forças de Segurança e Militares, da Indústria, da Saúde e também da área da Formação.

A Vianas criou, também, uma forma inovadora de se apresentar ao cliente fi-nal, através de um Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Utilizando soluções tecnológicas inovadoras nas áreas da Engenharia e Segurança, e cria soluções e equipamentos únicos, adaptados a cada objetivo solicitado pelo cliente.

É ainda relevante focar que o Departamento de Engenharia tem capacidade de oferecer um serviço integrado, abrangendo todos os níveis de produto e ser-viço, e ainda um Departamento de Manutenção especializado, para prestar assistência aos produtos comercializados.

QUEM SOMOS

Page 9: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

9

VIA

NA

S

“… ENTRE OS PRINCIPAIS CLIENTES CONSTAM AAUTORIDADE NACIONAL DE PROTEçãO CIVIL, BOMBEIROS, FORçAS MILITARES E POLICIAIS,

INDúSTRIAS, HOSPITAIS, ENTIDADES DE ORDENAMENTO E GESTãO FLORESTAL

E MUNICíPIOS…”

Page 10: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

10

SEG

MEN

TO

S D

E M

ERCA

DO

BOMBEIROS E PROTEçãO CIvIlA Vianas oferece produtos e representa marcas com reconhecimento e experiência comprovados para que os clientes do segmento de Bombeiros e Proteção Civil desempenhem os seus objetivos com mais eficácia e eficiência. Combate a Incêndios, Proteção Individual e Coletiva, Resgate e Salvamento, Iluminação, Pré-hospitalar, Proteção Ambiental, Sinalização, Transporte e Acondicionamento, são exemplo de categorias de produtos comercializados neste segmento.

SegmeNtoS de mercAdo

“… A VIANAS OFERECE PRODUTOS DE QUALIDADERECONHECIDA, REPRESENTA MARCAS COM

ExPERIêNCIA COMPROVADA…”

• BOMBEIROS E PROTEçãO CIVIL• INDúSTRIA E SERVIçOS• FORçAS DE SEGURANçA E MILITARES• SAúDE

Page 11: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

11

INdúSTRIA E SERvIçOSTambém neste segmento de mercado são representadas pela empresa marcas reconhecidas internacionalmente, oferecendo produtos de qualidade. Estes ga-rantem aos clientes do segmento de Indústria e Serviços uma ampla escolha em diferentes categorias tais como: Proteção Individual e Coletiva, Deteção e Combate a Incêndios, Deteção e Identificação de Gases, Líquidos e Sólidos, Proteção Ambiental, Proteção Passiva, Resgate e Salvamento, Sinalização, Transporte e Acondicionamento e Despistagem de Substâncias.

“A VIANAS REPRESENTA MARCAS COM ExPERIêNCIA COMPROVADA OFERECENDO

PRODUTOS DE QUALIDADE RECONHECIDA…”

Page 12: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

12

SEG

MEN

TO

S D

E M

ERCA

DO

FORçAS dE SEGURANçA E MIlITARESCom o intuito que, os utilizadores do segmento de Forças de Segurança e Militares obtenham o melhor desempenho nos seus objetivos, a Vianas disponibiliza equi-pamentos de proteção e segurança de: Deteção e Identificação, Antimotim e Intervenção, Cinotécnica, Iluminação, Logística e Transporte, Resgate e Salvamento, Sinalização, Vestuário e Vestuário Tático. A Vianas concretiza também soluções personalizadas e direcionadas para as exigências deste segmento.

“… A VIANAS CONCRETIzA SOLUçõES PERSONALIzADAS E DIRECIONADAS PARA AS

ExIGêNCIAS DA PROFISSãO DESTE SEGMENTO…”

SegmeNtoS de mercAdo

Page 13: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

13

SEG

MEN

TO

S D

E M

ERCA

DO

SAúdEEste segmento coloca à disposição dos seus clientes uma multiplicidade de equipa-mentos que vão desde o pré-hospitalar, instrumentação clínica e cirúrgica a consumíveis. Destacam-se desinfetantes hospitalares, produtos médicos para prestação de primeiros socorros, vestuário hospitalar, desfibrilha-dores, caixas de transporte de resíduos hospitalares e laboratoriais, pro-teção de pele, entre outros. Como em todos os segmentos a Vianas trabalha com marcas reconhecidas permitindo ao utilizador total confiança no produto.

Paralelamente, disponibiliza um completo serviço de formação, oferecendo desde, Workshops de Primeiros Socorros até aos Cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), com a utilização de Desfibrilhador automático externo (DAE).

Na Saúde, a Vianas oferece um outro serviço complementar, a elaboração do processo de candidatura ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE)

“… QUALIDADE RECONHECIDA, REPRESENTA MARCAS COM ExPERIêNCIA

COMPROVADA…”

Page 14: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

14

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

Page 15: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

15

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

“… A ViAnAs trAbAlhA com os sistemAs de proteção,

deteção e extinção de incêndios mAis AVAnçAdos do mercAdo. oferece umA

AbordAgem totAl Aos sistemAs de supressão

de incêndios, desde A suA conceção, projeto iniciAl

e equipAmento Até Ao comissionAmento finAl.…”

Page 16: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

16

Na Engenharia de Segurança, a Vianas desenvolve projetos integrados de consultadoria e execução de obra no âmbito do Safety & Secu rity. Estes pressupõem a análise de risco e posterior levantamento das necessidades para segurança ativa e passiva de cada espaço. Um processo de au ditoria e implemen-tação que visa integrar de forma eficaz os vários sistemas disponíveis.

A inovação, excelência do serviço prestado e a capacidade de gerar valor para os clientes, representam o cerne da estratégia da Vianas nos mercados onde atue. Deste modo, dispõe de um equipa técnica de consultores, especialistas em assessoria e apoio técnico no desenho e implementação de soluções globais e integradas de segurança. Estas procuram desde a sua conceção, estar perfeita-mente alinhadas e convergentes com as necessidades e caraterísticas do negó-cio dos clientes.

Mediante a definição e implementação das melhores estraté gias de proteção, a Engenharia abrange desde a deteção e combate a incêndios à domótica. De res-to, a empresa aposta em projetar e fornecer soluções de análise de risco e enge-nharia de segurança, nomeadamente a gabinetes de arquitetura, en genharia, a empresas de construção civil e obras públicas.

Com um Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (I&D) próprio utiliza tecnologias inovadoras na área de Engenharia e Segurança, cria soluções e equi-pamentos únicos, adaptados a cada objetivo solicitado pelo cliente. O conheci-mento e a experiência para execução do projeto é transversal às diversas espe-cialidades envolvidas no projeto de edifícios.

• CONCEçãO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO• INSTALAçãO E FORNECIMENTO DE SISTEMAS DE SEGURANçA• ESTUDO E ELABORAçãO DE MEDIDAS DE AUTOPROTEçãO

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁreAs de AtuAção

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

Page 17: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

17

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

CONCEçãO E dESENvOlvIMENTO dO PROJETO

LICENCIAMENTO DE EDIFÍCIOSProjeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com a le-gislação aplicável, tem sensibilidade para a execução de projeto transversal às diversas especialidades envolvidas no projeto de edifícios, nomeadamente:

ARquITETuRA - caminhos de fuga, compartimentação e sinalética;ESTABILIDADE - proteção contra o fogo dos elementos estruturais;INSTALAçõES ELéTRICAS - deteção de incêndios;ÁGuAS E ESGOTOS – rede de combate a incêndios;INSTALAçõES MECâNICAS – sistemas de controlo de fumos.

Projeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com a legis-lação aplicável:

DECRETO-LEI N.º 220/2008, ALTERADO PELO DECRETO-LEI Nº 224/2015 Estabelece o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (RJ-SCIE);

PORTARIA N.º 1532/2008 1532/2008Aprova o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (RT-SCIE);

DESPACHO N.º 2074/2009Estabelece os critérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada.

PROjETOS ESPECIALIZADOSProjeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com as principais normas internacionais aplicáveis, nomeadamente normas americanas NFPA e normas europeias EN.

A intervenção da Vianas garante, assim, a execu ção chave-na-mão do projeto, abrangendo a totali dade ou parte da obra, em função das especificida des indica-das por cada cliente: consultadoria, venda de equipamento, execução e instalação.

Page 18: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

18

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁreAs de AtuAção

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

INSTAlAçãO E FORNECIMENTO dE SISTEMAS dE SEGURANçA

Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI)

Sistema Automático de Deteção de Gases Explosivos e Tóxicos (SADG)

Sistema de Extinção de Incêndios com Água (R.I.A.)

sistema Automático de extinção de incêndios com Água (sprinKlers, ÁguA pulVeriZAdA e nebuliZAdA)

Page 19: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

19

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

“… DISPOMOS DE DIVERSAS EQUIPAS TÉCNICAS COM A FORMAçãO ADEQUADA, DEVIDAMENTE EQUIPADAS

(...) ExPERIêNCIA NA ELABORAçãO DE PROJETOS, FORNECIMENTOS, MONTAGEM E MANUTENçãO TÉCNICA

DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS…”

Page 20: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

20

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁreAs de AtuAção

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

Sistema Automático de Extinção Fixa de Incêndios por Gás

Sistemas de Desenfumagem (Elétricos e Pneumáticos)

Iluminação de Emergência

Sistema Automático de Extinção de Incêndios com Espuma

Page 21: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

21

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

Sistemas de Evacuação | Mangas de Salvação

Sistemas para Proteção Passiva Contra Incêndios em Edifícios

Sistemas de Controlo de Acessos

Sistemas de Vídeo-Vigilância | (CCTV)

Scanners de Raio X e Detetores de Metais

Sistemas de Deteção de Intrusão

Page 22: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

22

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁreAs de AtuAção

Domótica

Integração de Sistemas de Segurança

A Vianas tem a consciência que a gestão dos edifícios atuais tornou-se numa complexa rede de diversas necessidades, nomeadamente, a monitori-zação de componentes críticos como a iluminação, o controlo de acessos au-torizados, a monitorização de alarmes ou a deteção de gases. A integração das diferentes vertentes da segurança, aumentam a capacidade de gestão e a facilidade de utilização. diversas plataformas de integração, todas elas capazes de mostrar toda a segurança num único local.

ESTUdO E ElABORAçãO dE MEdIdAS dE AUTOPROTEçãOO Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, além das disposições relativas à construção dos edifícios (aplicável apenas a edi-fícios novos ou a alterar), obriga ao estudo e elaboração das “Condições Gerais de Organização e Gestão da Segurança”, aplicável a todos os edi-fícios, existentes ou a construir. As medidas de autoproteção, em fun-ção da utilização-tipo e respetiva categoria de risco são as seguintes: Registos de segurança | Procedimentos de prevenção | Plano de prevenção | Procedimentos em caso de emergência | Plano de emergência | Formação em segurança contra incêndios | Simulacros.

Page 23: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

23

ÁR

EAS

DE

AT

UA

çãO

“...PROJETAMOS OS SISTEMAS DE SEGURANçA CONTRA INCêNDIOS EM CONFORMIDADE COM

A LEGISLAçãO APLICÁVEL (...) ExECUçãO TRANSVERSAL ÀS DIVERSAS ESPECIALIDADES

ENVOLVIDAS NO PROJETO DE EDIFíCIOS...”

Page 24: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

24

PR

OJE

TO

S ES

PEC

IAIS

ProJetoS eSPecIAIS

A transversalidade e o rigor dos departamentos de engenharia e comercial, aliados à proatividade da empresa, permitem o forne cimento de soluções exclusivas, com acompanhamento de todas as fases de desenvolvimento do projeto, enquanto con-ceito até à sua materialização.

Em todo este processo, o acompanhamento do cliente na conceção da solução final é constante, assim como na mate rialização da mesma. Através da sua experiência e conhecimento, a vianas possui compe-tências humanas e técnicas necessárias para apresentar respostas multifacetadas e servir públicos diferenciados.

BOMBEIROS E PROTEçãO CIvIlCom a certificação ISO 9001:2008 que inclui no seu âmbito o carroçamento de Viaturas de Socorro e Salvamento, permite concretizar projetos tais como: Veí-culo de Socorro e Assistência Tatico (VSAT), Veículo Tanque Tático Urbano (VTTu), Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI), Veículo Urbano de Combate a Incên-dios (VuCI), Veículo de Socorro e Assistência Especial (VSAE), Veículo Tanque Táti-co Rural (VTTR), Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) | Veículo Especial para Extinção de Incêndios para Equipas de Sapadores Florestais (ESF).A transversalidade e o rigor dos departamentos de Engenharia e Comercial, aliados à proatividade da empresa, permitem o forne cimento de soluções exclusivas, com acompanhamento de todas as fases de desenvolvimento do projeto, enquanto con-ceito até à sua materialização.

Page 25: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

25

PR

OJE

TO

S ES

PEC

IAIS

INdúSTRIA E SERvIçOSAtravés da sua experiência e conhecimento, a Vianas possui competências técni-cas necessárias para apresentar Soluções Integradas nos diferentes setores de atividade, nomeadamente com: Plataforma de Segurança Inteligente, Siste-ma de Combate a Incêndios para Interior de Minas, Linhas de Vida, Siste-mas de Evacuação em Altura, entre outros.

FORçAS dE SEGURANçA E MIlITARESDesenvolvidos em cooperação entre o cliente e o gabinete de Investigação e Desen-volvimento (I&D) da Vianas, estes projetos têm caraterísticas únicas e pioneiras a nível nacional. Destacam-se alguns exemplos: Unidade Intervenção Técnica (uIT-BREC) Veículo pesado do tipo todo-o-terreno 4x4, destinada prioritariamente à intervenção técnica em socorro e salvamento em espaços urbanos pré e após ca-tástrofe | Unidade Intervenção Rápida (uIR BREC) Unidade pesada do tipo todo-o-terreno, destinada prioritariamente à intervenção rápida em socorro e salvamento em espaços urbanos pré e após catástrofe | Unidade Intervenção Técnica (uIT MP/NRBq) Veículo pesado do tipo todo-o-terreno 4x4, destinada prioritariamente à intervenção técnica na deteção e identificação de matérias perigosas e controlo ambiental em espaços os urbanos pré e após acidente | Unidade Intervenção Rá-pida (uIR MP/NRBq) Veículo pesado do tipo todo-o-terreno, destinada priorita-riamente à intervenção rápida na deteção e identificação de matérias perigosas e controlo ambiental em espaços urbanos pré e após acidente | Unidade Intervenção Tática em UEOS (uIT-uSAR) Unidade tipo furgão, destinada prioritariamente à in-tervenção em águas contaminadas e socorro hiperbárico a guarnecer a Unidade Especial de Operações Subaquáticas.

Page 26: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

26

PR

OJE

TO

S D

E R

EFER

ENCI

A

BOMBEIROS E PROTEçãO CIvIl• REGIMENTO DE SAPADORES DE BOMBEIROS DE LISBOAProjeto, conceção de módulo de bombagem de alta capacidade | Projeto, conceção e fabrico de módulo Urban search and rescue (US&R) – Atrelado | Fornecimento de tendas de emergência para apoio a unidades de resgate, logística e comando. | Projeto, conceção e fabrico de viaturas de intervenção rápida multidisciplinar | Projeto, conceção e fabrico de viaturas intervenção em US&R.

• GOVERNO REGIONAL DOS AçORESProjeto, conceção e fabrico de módulos (atrelados) de emergência médica em catástrofe.

• GOVERNO REGIONAL DA MADEIRAProjeto, conceção e fabrico de módulos (atrelados) de emergência médica em catástrofe.

• DIREçÃO GERAL DE AuTARquIAS LOCAIS (DGAL)Projeto, conceção e fabrico de módulos de combate a incêndios florestais (400 unidades).

• GOVERNO REGIONAL DE MADRID (DIRECCION GENERAL PROTECCION CIVIL Y EMERGENCIAS):Projeto especial e fornecimento de equipamentos para US&R.

• BOMBEIROS DA COMuNIDADE DE MADRID (CONSEjERIA DE • PRESIDENCIA - ESCuELA NACIONAL DE PROTECCION CIVIL DE ESPANHAProjeto, conceção e fabrico de módulo (atrelado) US&R.

• BOMBEIROS SAPADORES DE SETÚBALProjeto, conceção e fabrico da unidade de NBQR | Projeto, conceção e fabrico da unidade contentorizada de resgate (US&R.) | Projeto, conceção e fabrico da uni-dade de mergulho de grande profundidade | Projeto, conceção e fabrico da uni-dade de módelos de cheias.

ProJetoS de reFerÊNcIA

• BOMBEIROS E PROTEçãO CIVIL• INDúSTRIA E SERVIçOS• FORçA DE SEGURANçA E MILITARES• SAúDE

Page 27: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

27

PR

OJE

TO

S D

E R

EFER

ENCI

A

INdúSTRIA E SERvIçOS• HB FuLLER S.A.Projeto e implementação do Sistema automático de deteção de chama

• BRISA, S.A. (CENTRO COORDENADOR DE PORTAGENS)Projeto de segurança contra incêndio | Sistema automático de deteção de incên-dio | Rede de incêndio armada | Sistema de videovigilância | Sistema de intrusão | Sistema de extinção automático por FM200

• uNITED RESINS, S.A. (RESINAS)Projeto de segurança contra incêndio | Sistema automático de deteção de incêndio | Rede de incêndio armada | Rede de extinção automática de incêndio por sprink-lers | Rede de extintores e sinalética em geral

• SYMINGTON - COMéRCIO E SERVIçOS, S.A. (VINHOS DO PORTO)Projeto de segurança contra incêndio | Rede de incêndio armada com central de bombagem | Sistema de deteção de incêndios

• ALLIANCE uNICHEM FARMACÊuTICA, S.A. - VILA REAL (INDÚSTRIA FARMACÊuTICA)Sistema de deteção e extinção automática por Dynameco | Meios de 1ª interven-ção e sinalética em geral

• SAFETYKLEEN, S.A. (RECICLAGEM SOLVENTES)Projeto de segurança e plano de emergência | Rede de incêndios armada interior e exterior com central de bombagem | Sistema de deteção e extinção automática por derramadores de espuma | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

• ALLIANCE uNICHEM FARMACÊuTICA, S.A. (INDÚSTRIA FARMACÊuTICA)Projeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção e extinção automática de incêndios | Rede de incêndio armada interior e exterior com central de bomba-gem | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

• NEOPLÁSTICA (PLÁSTICOS)Projeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção automática de incên-dios | Sistema de iluminação de emergência | Rede de incêndio armada interior e exterior | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

• BAVIERA COMERCIO AuTOMÓVEIS S.A. (INDÚSTRIA AuTOMÓVEL)Sistema de deteção automática de gás. | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

• FuCHS LuBRIFICANTES, LDA. (ÓLEOS INDuSTRIAIS)Projeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção automática de incên-dios | Rede de incêndio armada interior e exterior | Meios de 1ª intervenção e sina-lética em geral

• YAZAKI SALTANO DE OVAR, LDA. (INDÚSRIA AuTOMÓVEL)Sistema de deteção e extinção automática por CO2

• HIDROELéTRICA DE CAHORA BASSA - MOçAMBIquEProjeto e execução de sinalização de emergência da barragem

Page 28: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

28

PR

OJE

TO

S D

E R

EFER

ENCI

A

FORçAS dE SEGURANçA E MIlITARES • GuARDA NACIONAL REPuBLICANA (GIPS)Projeto, conceção e fabrico da unidade de NBQR | Projeto, conceção e fabrico da unidade contentorizada de resgate (US&R) | Projeto, conceção e fabrico da uni-dade de mergulho de grande profundidade | Projeto, conceção e fabrico da uni-dade de módulos de cheias.

• EXéRCITO PORTuGuÊSProjeto, conceção e fabrico de módulo especializado na luta contra incêndios (ex-tinção automática de incêndios na sala de comando e controlo).

• MINISTéRIO DA DEFESA NACIONAL MARINHA (DEPÓSITOS POL-NATO)Projeto de execução de sistema de extinção por espuma em reservatórios de hidrocarbonetos.

ProJetoS de reFerÊNcIA

Page 29: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

29

PR

OJE

TO

S D

E R

EFER

ENCI

A

SAúdE• CENTRO HOSPITALAR DO ALTO MINHO (HOSPITAL)Rede de incêndio Armada interior e exterior | Compartimentação corta-fogo – Portas CF

• SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTO TIRSOProjeto de segurança contra incêndio | Sistema de detecção automática de in-cêndios | Rede de incêndio Armada interior e exterior | Sistema de iluminação de emergência | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral | Sistema de deteção automática de gás.

• SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VALONGOProjeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção automática de in-cêndios | Rede de incêndio armada interior e exterior | Sistema de iluminação de emergência | Sistema de ventilação | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral.

• SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VILA NOVA DE FAMALICÃOSistema de deteção automática de incêndios.

• A.P.P.A.C.D.M. DE MATOSINHOS – LAR CIRCuNVALAçÃOProjeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção automática de incên-dios | Rede de incêndio Armada interior e exterior | Sistema de iluminação de emergência | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral | Sistema de deteção automática de gás

• HELIPORTO DO HOSPITAL DE VILA FRANCA DE XIRAProjeto de segurança contra incêndio | Níveis de proteção em termos de serviços de socorros e combate a incêndios exigidos pelo INAC

• HELIPORTO DA POLÍCIA juDICIÁRIA - LISBOAProjeto de segurança contra incêndio | Níveis de proteção em termos de serviços de socorros e combate a incêndios exigidos pelo INAC

Page 30: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

30

CLIE

NT

ES D

E R

EFER

êNCI

A

cLIeNteS de reFerÊNcIA

PORTuGAL Administração dos Porto de Mar | ANA – Aeroportos de Portugal | ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil | Águas de Portugal | Banco de Portugal | BP Portuguesa, S.A. | Compagnie Generale dês Eaux (Portugal), S.A. (grupo Veolia) | CUF – Químicos Industriais, S.A. | EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores, S.A. | EDP, S.A. | EDP gás, S.A. | EFACEC, S.A. | GALP Energia, S.A. | Grupo Amorim | INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica | MARTIFER group | Ministério da Defesa Nacional | REPSOL Portuguesa | SONAE | SATA – Gestão de Aeródromos S.A. | SOARES COSTA - Sociedade Construções, S.A. | SOMAGUE Engenharia | Bombeiros Voluntários/Municipais | CP Comboios de Portugal | CIN – Cooperação do Norte S.A. | Continental Mabor | Autoridade Florestal | Ministério da Administração Interna | Ministério da Defesa Nacional-Marinha | Ministério da Defesa Nacional-Exército | Ministério da Defesa Nacional-Força Aérea | Baviera | Bosch Termotecnologia | Lusitânia Gás S.A. | Juntas de Freguesia e Municípios | Almina S.A. | Santa Casa da Misericórdia | Saint – Gobain Pam Portugal S.A. | Indústria Farmacêutica | Hospitais e Clínicas | HB Fuller S.A. | Recivalongo | OGMA – Indústria Aeronáutica Portugal S.A. | APCER – Certificação S.A. | Sovena Consumer Gods Portugal | Provimi Ibéria (grupo Cargill) S.A. | Grupo Portucel - Soporcel | Cerealis | Lusofinsa | CLC Companhia Logística de Combustíveis | EDA - Electricidade dos Açores | Cimpor | ROCA | Técnicas Reunidas | TECNOSPIE | Turbogás Produtora Energética S.A. | URBASER | Valor Sul | EGEO | HOVIONE | SWEDWOOD

ESPANHA Bomberos Comunidad de Madrid | Dirección General Protección Civil y Emergencias | Generalitat de Catalunya, Departement d´Interior | Diputación Provincial de Teruel | Ayuntamiento Vitoria – Gasteiz Bomberos | Ayuntamiento de Almuñecar – Dep. Intervención | Ayuntamiento de Miranda de Ebro (Burgos) | Diputación Foral de Gipuzkoa | CCS Comarcas do Deza e Tabeirós-Montes | Bomberos Ayuntamiento de la Coruña | Consejeria de Presidencia | Autoridad Portuaria de Huelva | Seganosa, S.A. | Ayuntamiento de Valladolid | Prehospitalar Emergency Training | Consorcio Provincial de Huelva | Bullfuego S.L. | Servicos Emergencias del Salnes S.L. | Safy Seguridad S.L. | Asflex Eurofire S.L. | Emertecno | Vallfirest | Fortem Integral S.l. | Contrainsa, Productos contra Incendios S.A. | Protección Civil de Cambados | Fundación Santa Barbara | Consorcio contra Incendios e Salvamento do Salnés | Forove, S.L. | Codig, S.A. | Inaer Helicopteros S.A.U | Rosenbauer Espanola | Empresa Mantenimiento y Explotación M-30 S.A. | CDAF – Comercializadora Serv Anti-Fuego S.A. | Deín, S.A. | Unidad Militar de Emergencias | Protección Civil de Moaña | Bomberos ADF Viladecavalls | Flomeyca S.A. | Proteccio Civil la Llagosta | Serna (Servei de la Natura) | Bombers Voluntaris de Castellar del Vallés | In Extremis Films Services | Bomberos Ayuntamiento Ferrol | Bomberos Ayuntamiento de Murcia | PEHT 2011 | Bomberos Ayuntamiento Ponferrada | Suministros Balucel S.L.U. | SELA – Angel Castro Cea S.L. | Rio Narcea Recursos S.A. | Global Projects & Supplies | Alta Visibilidad y Rescate S.L.

MOçAMBIquE HCB - Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A. | Policia da República de Moçambique (PRM) | SENSAP | Cimentos de Moçambique

ANGOLA SONANGOL Integrated Logistic Services | Baker Hudghes | Fazenda Pérola do Kikuxi | CASER – Sociedade de Comercio Geral S.A. | Espaços África | Rogério e Filhos Lda. | Pêra | Angofex | Multitrade 3m | CSR | Limpagest | Eusébios Angola | Musseque Campari | Saipem Eni | Mateba | Multiparques | Weather Ford

Page 31: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

31

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

www.vianas.pt | [email protected]

Av. Associação comercial e industrial de gondomar, nº 300 - 310, Apartado 1020 (ec Valbom),

4510-688 fânzeres gdm, portugal T +351 224 662 580 | F +351 224 641 831

espanha | Angola | moçambique | cabo Verde

coNtActoS

Page 32: VIANAS | CATÁLOGO ENGENHARIA DE SEGURANÇA

32

ENG

ENH

AR

IA D

E SE

GU

RA

NÇA

40 anos

REGISTO PRÉVIO Nº 341

40 anos

REGISTO PRÉVIO Nº 341

40 anos