via amoreiras

14
Nº 148 Campinas, abril de 2010 Distribuição gratuita nas residências e comércios dos bairros: Vila Industrial, Parque Itália, São Bernardo, Vila Santana, Fundação das Casas Populares, Parque Industrial, V. Anhanguera, Jd. Dom Nery, Jd. do Lago, Cidade Jardim, V. Mimosa, V. Pompéia, Jd. Campos Elíseos, Novo Campos Elíseos, Chácara Campos Elíseos, Jd. Anchieta, Jd. Ipiranga, Santa Amália, Souza Queiroz, Indianópolis, Jd. Aerocontinental, Maria Eugênia, Country Ville, Jd. Bandeiras, Vila Amoreiras, São João, V. União (condomínios). Nas bancas da região Ouro Verde e empresas de outras regiões. VIA VIA VIA VIA VIA AMOREIRAS AMOREIRAS AMOREIRAS AMOREIRAS AMOREIRAS O jornal da nossa região Próxima Edição: 10 de maio Ano 12 Ano 12 Estação de Transferência é inaugurada no Parque Industrial Os cuidados com as mudanças de temperatura. Página 9. Festas religiosas animam os bairros Aberta e a tempora- da de festas religiosas e co- munitárias nos bairros da região. Orimeiro foi a Festa de São José, em março, ago- ra, é a Festa de Santo Ex- pedito, na região do Ouro Verde. Depois, vêm as quer- messes na Vila Mimosa, se- guidas das festas juninas e da Festa do Migrante, na Vila Pompéia. Página 5. Fiéis acendem velas no altar de São José. A festa do padroeiro levou muita gente à paróquia da Vila Industrial Faculdades Anhanguera e Metrocamp oferecem ajuda a quem tem dificuldades. Página 6. IMPOSTO DE RENDA BUFFET NA REGIÃO DEFESA ANIMAL Buffet Rizzardo, no Campos Elíseos, é festa para todas as ocasiões. Página 7. Setor do 4º DP de Campinas é especializado em crimes contra animais. Página 10. A Avenida Francsico de Paula Oliveira Nazaré é uma das primeiras vias de bairro contem- pladas com uma Estação de Transferência - miniterminal de ônibus com infraestrutura especial aos usuários, como plataformas com piso podotátil e elevado para facilitar o embarque e desembar- que em nível, além de iluminação adequada e sinalização reforçada. A avenida ganhou também três lombadas, para que os motoristas diminuam a velocidade. Página 3. Um dos abrigos instalados em avenida do Parque Industrial

Upload: via-amoreiras

Post on 04-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Abril 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Via Amoreiras

Nº 148 Campinas, abril de 2010

Distribuição gratuita nas residências e comércios dos bairros: Vila Industrial, Parque Itália, São Bernardo, Vila Santana, Fundação das Casas Populares, Parque Industrial, V. Anhanguera,Jd. Dom Nery, Jd. do Lago, Cidade Jardim, V. Mimosa, V. Pompéia, Jd. Campos Elíseos, Novo Campos Elíseos, Chácara Campos Elíseos, Jd. Anchieta, Jd. Ipiranga, SantaAmália, Souza Queiroz, Indianópolis, Jd. Aerocontinental, Maria Eugênia, Country Ville, Jd. Bandeiras, Vila Amoreiras, São João, V. União (condomínios) . Nas bancas da região OuroVerde e empresas de outras regiões.

VIAVIAVIAVIAVIA AMOREIRASAMOREIRASAMOREIRASAMOREIRASAMOREIRASO jornal da nossa região

Próxima Edição:10 de maioAno 12Ano 12

Estação de Transferência éinaugurada no Parque Industrial

Os cuidados com as mudanças de temperatura. Página 9.

Festas religiosas animam os bairrosAberta e a tempora-

da de festas religiosas e co-

munitárias nos bairros da

região. Orimeiro foi a Festa

de São José, em março, ago-

ra, é a Festa de Santo Ex-pedito, na região do Ouro

Verde. Depois, vêm as quer-

messes na Vila Mimosa, se-

guidas das festas juninas e

da Festa do Migrante, naVila Pompéia.

Página 5.Fiéis acendem velas no altar de São José. A festa do padroeiro levoumuita gente à paróquia da Vila Industrial

Faculdades Anhanguera e

Metrocamp oferecem

ajuda a quem tem

dificuldades. Página 6.

IMPOSTODE RENDA

BUFFET NAREGIÃO

DEFESAANIMAL

Buffet Rizzardo, no

Campos Elíseos, é festa

para todas as ocasiões.

Página 7.

Setor do 4º DP de

Campinas é especializado

em crimes contra animais.

Página 10.

A Avenida Francsico de Paula Oliveira Nazaré é uma das primeiras vias de bairro contem-

pladas com uma Estação de Transferência - miniterminal de ônibus com infraestrutura especial aos

usuários, como plataformas com piso podotátil e elevado para facilitar o embarque e desembar-

que em nível, além de iluminação adequada e sinalização reforçada. A avenida ganhou também trêslombadas, para que os motoristas diminuam a velocidade. Página 3.

Um dos abrigos instalados em avenida do Parque Industrial

Page 2: Via Amoreiras

02 - Via Amoreiras Abril de 2010

Mercado de Trabalho

Av. das Amoreiras, 4309 Jd. Sta Amália - F: 3227-2503

Aguardamos sua visita. Às quintas-feiras,às 19h30. Domingos, às 18 h. E-mail: [email protected]

SÃO BERNARDO

Vinicius Gratti, que já foivereador e hoje é diretor deCultura da Prefeitura de Cam-pinas, articula um encontroentre comerciantes e liderançasdo bairro São Bernardo como deputado federal GuilhermeCampos e o vereador DárioSaadi, ambos do DEM. O en-contro será no sábado, dia 17,a partir das 9h30, na sede daSociedade Amigos de Bairro -Rua Paulo Lacerda, 309, SãoBernardo. Na pauta, a criaçãode um Conselho de Bairro eapresentação da ACIC (As-sociação Comercial e Indus-trial de Campinas). FIM DOS RACHAS

Os rachas na AvenidaRuy Rodriguez, no bairro VistaAlegre, foram o alvo das açõesda Operação Tolerância Zero.A Prefeitura instalou duas lom-badas no sentido bairro-Cen-tro, entre as ruas Salomão Ge-bara e José Torniziello Sobri-nho. Tudo para inibir os rachasde carros e motos, que costu-mavam acontecer nas madru-gadas dos finais de semana. ANO ELEITORAL

Com as eleições se a-proximando, os políticos co-

O jornal da nossa regiãoPublicação da PRISMA JORNALISMO EMPRESARIALRua Rio Grande do Sul, 268 E - São Bernardo13030-290 Campinas SP. Fonefax: (19) 3273-6156E-mail: [email protected]: www.viaamoreiras.com.br

Distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dosbairros: Vila Industrial, Parque Itália, São Bernardo, Fundação das CasasPopulares, Vila Santana, Parque Industrial, V. Anhanguera, Jd. Dom Nery,Cidade Jardim, Jd. do Lago, Vila Pompéia, Vila Mimosa, Jd. CamposElíseos, Jd. Anchieta, Jd. Ipiranga, Souza Queiroz, Novo Campos Elíseos,Maria Eugênia, Country Ville, Santa Amália, Jd. Aerocontinental,Indianópolis, Vila Amoreiras, Jd. São João, Vila União (condomínios). Nasbancas dos bairros da região Ouro Verde (ver a relação abaixo ).

Depto. PublicidadeAline Tanaka Kracizy

EditoraClarice N. Tanaka

Jornalista Profissional (MTb 15474)

Os exemplares gratuitos podem ser retirados nas seguintes bancas:Banca Ouro Verde (Próx. terminal - Jd. Cristina)Banca do Zé Luís (Rua Abadio Rodrigues, 4130 - Pq. Universitário)Banca Japonesa (Av. Suaçuna, 232 - Jd. Aeroporto. F: 3226-3501)Banca Aeroporto (Av. Jacaúna - em frente ao Supermercado JL)Banca Cariri (Av. Coaciara, 1232 - Pq. D. Pedro)Banca Monteiro (Av. Coaciara, 1657 - em frente Superm. Líder)Banca Vida Nova (Rua José Ferreira de Brito, 613 - Vida Nova)

VIA AMOREIRAS

meçam não só a circular nosbairros, mas estão mais dis-postos a ouvir a população. Eum morador do Parque Indus-trial aproveitou a presença deautoridades na inauguração daEstação de Transferência eapresentou sua lista de reivin-dicações. Satisfeito, desabafou:“seria bom que tivesse eleiçõestodos os anos, assim, a gentedeitava e rolava”.

PARQUE DAS ÁGUAS

Enquanto muitos la-mentam o estado de abando-no do Parque Taquaral, doBosque dos Jequitibás e outrosparques da cidade, os morado-res da região do Parque Jam-beiro deveriam se orgulhar doParque das Águas. Aliás, é umlugar novo e pouco frequenta-do, talvez por isso, tudo aindaé bonito e funcional.

ÁGUA DA CHUVA

Em discussão na Câ-mara de Campinas, projeto delei do vereador Sérgio Benassi(PCdoB), que trata da criaçãodo Sistema de Uso de Água

de Chuva da cidade, em novosempreendimentos como con-domínios, clubes, entidades,conjuntos habitacionais e de-mais imóveis residenciais, in-dustriais e comerciais. ÁGUA DA CHUVA II

O objetivo é reduzir oconsumo de água captada etratada dos rios e aproveitar aágua da chuva para uso ematividades que não necessitemde água potável, como descar-gas em vasos sanitários, lava-gem de pisos e carros, irriga-ção de jardins, limpeza de calça-das etc. ASSALTO EM BANCOS

O vereador Luis Yabiku(PDT), autor de uma lei queproíbe o uso de celulares emteatros, cinemas, etc. queragora proibir o uso de celularesdentro das agências bancárias.A intenção, segundo ele, é evitara comunicação entre membrosde quadrilhas, que assaltampessoas na saída dos bancos.Aliás, essa modalidade de cri-me é cada vez mais comum nas

Um dia desses, recebi um e-mail com um comentário de MaxGehringer, da rádio CBN (programa Mundo Corporativo), a respeitodo mercado de trabalho e o mundo competitivo em que vivemos. Vejamque interessante:

“Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas àsgrandes questões sobre o mercado de trabalho”. Aqui vai um pequenoresumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

Primeira pergunta: Ainda é possível ser feliz num mundo tãocompetitivo? Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimosacumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. Épor isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento.A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos doseu trabalho.

Segunda pergunta: O profissional do futuro será um indivi-dualista? Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho,porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.

Terceira pergunta: Que conselho o Sr. dá aos jovens que estãoentrando no mercado de trabalho? Resposta: É melhor ser criticadopelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios sãocomo gravetos atirados em uma fogueira.

Quarta pergunta: E para os funcionários que têm chefes cen-tralizadores e perversos? Reposta: Muitas vezes os justos são tratadospela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguémpareça ser , essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.

Última pergunta: O que é exatamente sucesso? Resposta: É osono gostoso. Se a far tura do rico não o deixa dormir, ele estaráacumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

Belas e sábias respostas.Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum

Reynold Remhn. Eu o inventei. Todas as respostas, embora extrema-mente atuais foram retiradas de um livro escrito a 2.300 anos: oECLESIASTES, do Velho Testamento. Mas, se eu digo isso logo nocomeço, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar ouvindo.(Max Gehringer para a CBN.)

Agora, leia os textos do Livro de Eclesiastes, relacionados a cadaitem acima:

“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo eravaidade e correr atrás do vento”.

Eclesiastes 1.14“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois,caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se

aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contraum, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”.

Eclesiastes 4.9-12“Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não

se deixa admoestar”.Eclesiastes 4.13

“Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o r eter ; nem

tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nemtampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega. Tudo isto vi quandome apliquei a toda obra que se faz debaixo do sol; há tempo em que um homem

tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo. Assim também vi os perversosreceberem sepultura e entrarem no repouso, ao passo que os que frequentavam o

lugar santo foram esquecidos na cidade onde fizeram o bem; também isto é

vaidade. Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coraçãodos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal. Ainda que opecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza quebem sucede aos que temem a Deus. Mas o perverso não irá bem, nem prolongará

os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus.Eclesiastes 8.8-13

“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do

rico não o deixa dormir”.Eclesiastes 5.12

E tem gente que ainda diz que a Bíblia é ultrapassada... Pr. Bólvio Assumpção

O Governo do Estado acaba de divulgar inves-

timentos de milhões para oferecer cursos de inglês, espa-

nhol e outras línguas estrangeiras aos jovens. A notícia

parece muito boa, bem intencionada. Com a globalização

e a tecnologia cada vez mais presente, o mercado detrabalho valoriza hoje o conhecimento de outros idiomas,

por isso, muitas escolas chegam a ensinar inglês a crian-

cinhas de três anos e há pais que acham maravilhoso. Re-

trógrados ou não, achamos que a prioridade deva ser ain-

da a língua pátria. Então, por que não ensinar a ler e escre-

ver, primeiro, em português?

Diante do anúncio da Secretaria da Educação, existe

sim uma pergunta que não nos deixa calar: por que não

investir esse montante em projetos de combate ao

analfabetismo desses jovens? Num País onde há índicesvergonhosos de anafabetismo e semianalfabetismo, não

seria prioridade ensinar a língua portuguesa? E não seria

preciso pensar muito, basta voltarmos um pouco no

tempo, que recapitularemos que antes a criança só ía para

o segundo ano quando sabia toda a cartilha. Isto é, quando

sabia ler e escrever. Depois que criaram a aprovação auto-

mática, ninguém mais se preocupou em estudar e assim

muitos estão chegando à faculdade e se tornarão mestres

e doutores sem saber escrever direito.

Agora, impressionante mesmo é como as auto-

ridades e, por que não dizer, os profissionais da educaçãonão se dão conta da real situação em que se encontra o

ensino brasileiro. Se hoje o mundo todo fala inglês, espa-

nhol, esperanto ou mandarim, no Brasil, nunca foi tão

importante e urgente ensinar a ler e escrever em português.

Já se foi o tempo de reflexão e do debate.

cidades brasileiras.CARRO-FORTE

E por falar em seguran-ça em bancos, seria importanteque criassem uma lei queobrigue as agências a ter esta-cionamento interno para car-ros-fortes. Eles ficam nas cal-çadas, atrapalhando pedestrese gerando insegurança à popu-lação. Na Amoreiras, por e-xemplo, eles estacionam naprópria avenida, o que geratranstorno aos motoristas.

ÓPERAIncansável na divulgação

da cultura e arte, o jornalista etenor Alcides Acosta convidatodos aqueles que gostam demúsica lírica a prestigiar asexibições de grandes óperas,no Cine Topázio do ShoppingPrado. As exibições são semprenos finais de semana, às 11 ho-ras. Neste sábado e domingo,por exemplo, o programa será“O Cavaleiro da Rosa”, deRichard Strauss, uma produãorecente do Metropolitan deNova Iorque. DISPUTA BOA

Segundo a última pes-quisa (Sensus), José Serra(PSDB) tem 32,7% das inten-ções de votos, enquanto DilmaRoussef (PT) tem 32,4%. Ouseja, tecnicamente empatados.

É urgente ensinar a ler e escrever

A grande carência dos

Educandos em relação ao seuensino-aprendizado causa não só

um impacto na qualidade deensino, como também um alto

nível de desinteresse pelo mes-

mo, e inclusive um grande nú-mero de crianças e jovens com

sérios problemas psicológicos dedesenvolvimento pessoal e pro-

fissional, ou mesmo de rela-

cionamento com a sociedadeonde vivem. Isso ocorre tam-

bém, devido aos pais estaremcada vez mais envolvidos com

a demanda profissional intensa,

o que acarreta em um tempoescasso com seus filhos, dificul-

tando o acompanhamento dasatividades escolares.

Estudos demonstram a

existência de uma grande ne-cessidade de implantação de um

sistema educacional de reforçoescolar, estruturado pelo padrão

de seus procedimentos, e inclu-

são de novas técnicas e açõescorretivas transformando e fa-

cilitando a realidade dos alunose de seus familiares, trazendo

sucesso para o aluno e tranqui-

lidade na harmonia familiar.Devido à defasagem de

novos projetos socioeconô-micos voltados a qualidade da

educação; a má formação de

profissionais do setor; os méto-dos de ensino usados de forma

irregular e inadequados; aindao mau direcionamento de ges-

tão deste segmento por parte do

governo; causam, atualmente,um índice muito alto de educan-

dos que não conseguem acom-panhar o processo escolar da

forma adequada e desejada, ou

Educação: como anda aaprendizagem de seu filho?

seja, estão apenas matriculados,

mas não se desenvolvem ade-quadamente.

O Projeto Pró-Saber foicriado para atender essa neces-

sidade de forma prática e ob-

jetiva. Com o auxílio de pro-fissional especializado, os e-

ducandos poderão desenvolvernovos métodos de aprendiza-

gem, ou apenas reforçar os já

utilizados, além disso, receberãonão só um reforço escolar, mas

sim, uma orientação pedagógicaque auxiliará pais, escolas e os

próprios educandos em seu pró-

prio desenvolvimento que au-xiliará também em seu relacio-

namento social. Trabalharemosatividades comportamentais, es-

pecialmente preparadas para

desenvolver bons hábitos de es-tudo, e atitudes proativas que

motivem o Educando a obter osucesso escolar.

Este projeto foi criado a

partir da análise de duas pro-fissionais do segmento que, em

suas atuações no setor, identifi-caram esta necessidade como

oportunidade de colaborar pa-

ra diminuir este grande déficitaqui apresentado. Ana Paula

Prado de Oliveira, pedagoga gra-duada pela PUCC e especialista

em Práticas de Leitura e Pró-

Letramento em Matemática, eAngélica Sacconi Leme, peda-

goga graduada pela Unicamp epsicopedagoga pós-graduada

pela PUCC.

Pró-Saber f ica na Av. AnaBeatriz Bierrenbach, 158-24, Vila

Mimosa. Telefones 3324-5983 e9281-4648. E-mail: contato.

[email protected] anunciar ligue 3273-6156

Page 3: Via Amoreiras

Via Amoreiras - 03Abril de 2010

Parque Industrial é umdos primeiros bairros contem-plados com Estações deTransferência - miniterminaisde ônibus, que foram implan-tados em 2009, nas regiões cen-trais de Campinas, e que ofe-recem uma infraestrutura espe-cial aos usuários, como plata-formas com piso podotátil eelevado para facilitar o embar-que e desembarque em nível;rampas acessíveis, mapa de ar-redores, iluminação adequadae sinalização reforçada. Nas es-tações, os usuários podem mu-dar de linhas, utilizando o Bi-lhete Único para completar vi-agens, ou iniciar novos trajetos.

Na inauguração, no fi-nal de março, o secretário Mu-nicipal de Transporte e presi-dente da Emdec, Gerson Bit-tencourt, frisou que os cons-tantes investimentos no trans-porte público e em infraestru-tura acarretam um impactopositivo no trânsito. "Em 2009,tivemos uma redução de 15%nas multas aplicadas e de 22%de vítimas de acidentes de trân-

sito. O transporte público estámais seguro, rápido, melhoran-do a mobilidade urbana, mu-dando para melhor o entornodas estações e permitindo eco-nomia para a população, comas integrações por meio do Bi-lhete Único", disse.

Iniciativa da Prefeitura,através da Empresa de Desen-volvimento de Campinas(Emdec), a Estação de Trans-ferência Parque Industrial, foiconstruída na Avenida Francis-

co de Paula Oliveira Nazaré,próximo ao Center Ville. Aobra custou R$ 85 mil e incluinova sinalização viária e implan-tação de três lombadas parareduzir a velocidade dos mo-toristas ao longo da avenida.

Morador do bairro, overeador Campos Filho(DEM), que reivindicou a obrajunto à administração munici-pal, lembrou que a estação émais uma de muitas melhoriasocorridas naquela região nos

últimos anos.A estação vai benefici-

ar, diariamente, cerca de setemil usuários do transporte pú-blico. A estação é atendida pelalinha 1.71 Campinas Shopping/ Shopping Dom Pedro (inclu-sivo). São seis miniônibus/horanos horários de pico, com in-tervalo médio de 10 minutos.

O Balão do Laranja, noJardim Campos Elíseos tam-bém terá, em breve, uma Es-tação de Transferência.

Parque Industrial ganhaEstação de Transferência

Na passagem do centenário de nascimento (2 de

abril) do médium Francisco Cândido Xavier, Campinas

ganhou a Praça Chico Xavier, em frente ao Departamento

de Limpeza Urbana (DLU), no Parque Itália. Na cerimônia

de inauguração, com várias entidades espíritas represen-

tadas, o prefeito Hélio de Oliveira Santos destacou o traba-

lho social desenvolvido pelos espíritas, “que fazem o bem

no anonimato”. E ressaltou: “Chico Xavier transformou a

vida de muitas pessoas com suas obras sociais, seu

compromisso com a vida e a cultura de paz”. O prefeito

entregou uma rosa vermelha (símbolo de Chico Xavier) a

Alberto Leite, presidente da União Espírita de Campinas,

que adotou a praça.

Próxima edição10 de maio

Para anunciar ligue 3273-6156

Praça Chico Xavier

Gerson Bittencourt discursa ao lado do vice-prefeito Vilagra e do vereador Campos Filho

Page 4: Via Amoreiras

04 - Via Amoreiras Abril de 2010

Esta é uma viagem entre o sonho e a realidade. Através daEstrada de Ferro Campos do Jordão, você é levado a desfrutar detoda a beleza da Serra da Mantiqueira atingindo uma altitude de1.743 m acima do nível do mar.

A próxima saída será no dia 25 de abril, quando embarcaremosem um ônibus luxo de turismo às 06h15 com destino a Pinda-monhangaba. Às 09h30 embarcamos no trem, que tem um vagão de48 lugares confortáveis com guia acompanhante fazendo um percursode duas horas e meia de passeio com duas paradas.

A primeira parada é no Balneário da Águas Claras, que édedicado aos principais personagens de Monteiro Lobato, comréplicas em argila, além das cachoeiras da região.

A segunda parada se dará na Estação Santo Antonio doPinhal onde poderemos degustar um delicioso bolinho de bacalhau,conhecer o artesanato da região, fazer uma visita ao orquidário,vendo as Hortências e os beija flores do alto da serra, e o Mirantepara fotos.

Às 12h30, chegamos de ônibus ao nosso destino à famosasuíça brasileira, Campos do Jordão, seguindo para o almoço, e logoapós teremos tempo livre para visitar o centro de Campos do Jordão- o tradicional bairro do Capivari, fazer umas comprinhas, passearde trenzinho e teleférico, até às 17h30 - horário de retorno de ônibuspara Campinas, com chegada prevista às 21h.

Realmente é um dia inesquecível!Faça já a sua reserva e garanta o seu lugar.A próxima saída será no dia 25 de abril, incluindo ônibus

Luxo Turismo, com café da manhã a bordo, passeio do tremPindamonhangaba - Campos do Jordão com guia acompanhante,almoço com sobremesa e serviço de bordo (ida e volta). Valores: adultos R$ 169,00 ou 3 x de R$ 59,00. Crianças até 5anos no colo grátis e de 6 a 12 anos 3 x R$ 53,00.

Solicite-nos o roteiro detalhado.Mais informações:TJR Turismo. Fone: 3241-1560. E-mail: tjrturismo@

terra.com.br ou visite o site: www.tjrturismo.com.br

Passeio de trem pelaSerra da Mantiqueira proporciona

momentos inesquecíveis

Próxima saída25 de abril,

domingo

Uma volta ao mundoatravés das histórias infantis. Éo que fizeram os alunos do Co-légio Genius, na tradicional Fei-ra do Livro. As turmas da E-ducação Infantil desenvolve-ram projetos inspirados emhistórias como “CachinhosDourados”, “João e Maria”,“A Formiguinha e a Neve” e“Os Músicos de Bremen”. Aturma do Minimaternal traba-lhou com a história dos “Bichi-nhos da Fazenda”.

Para representar todasessas histórias, as professorase suas turmas, construíram ma-

quetes, casinhas de doce, livros,formigário, fantoches, gráficos,tudo para mostrar a dimensãodo universo da literatura infan-til.

Os alunos do EnsinoFundamental puderam conhe-cer histórias de autores comoVinícius de Moraes, Walt Dis-ney, Monteiro Lobato, Ziraldoe Maurício de Souza. Os traba-lhos feitos com sucatas, comouma grande Arca de Noé, bo-nequinhos maluquinhos deargila e personagens gigantesdo “Sitio” foram uma atraçãoà parte.

Ficaram expostos tam-bém cartazes sobre a bio-grafia dos autores e dos perso-nagens que criaram. Algumasturmas apresentaram coreo-grafias inspiradas nas histórias.As apresentações foram a-companhadas pelos pais eamigos.

“Toda esta sementinhaque jogamos em nossos alu-nos tem como objetivo trans-formá-los em leitores mirinse grandes leitores no futuro”,diz a diretoria Maricleise Janu-ário.

Segundo ela, o projeto

continua nos próximos bi-mestres, através da “Hora doConto”, momento que já fazparte da rotina das turmas daEducação Infantil, e que estarásomando com o “Projeto Lei-tura”, no qual a professora deArtes cria, a cada semana, per-sonagens para ilustrar o mo-mento mágico, que é o de con-tar histórias.

Para o Ensino Funda-mental, será criado o projeto“Ciranda do Livro”, no qualo aluno lê o livro e depois es-creve as suas impressões.

O universo mágico das histórias infantis

Otniel Fortolan, da Aca-demia Império's, da Vila Mi-mosa, é o novo campeão pau-lista (categoria Master) de fisi-culturismo. O atleta conquistouo título no 47º CampeonatoPaulista, disputado no início demarço, no Tênis Clube deCampinas.

Esportista desde a ado-lescência, Otniel começou comatletismo e encontrou na mus-culação a sua modalidade pre-ferida. Fisiculturista desde os 22anos, é também professor edisputa campeonatos regular-mente. Já havia conquistadovárias classificações nas ediçõesanteriores do CampeonatoPaulista.

A disciplina, segundo ele,tem sido importante para o seusucesso. "O treinamento de 40a 50 minutos, com folga só nosfinais de semana, uma alimen-tação e suplementação adequa-das, além de uma vida regradasão fundamentais para se tor-nar um atleta bem-sucedido",diz ele. Já "a compensação vemem forma de saúde, bem-es-tar e qualidade de vida", garanteo atleta de 40 anos.

Campeão paulista de fisiculturismoé atleta da Academia Império’s

Otniel: “qualidade de vida é a compensação”

Próxima edição10 de Maio.

Para anunciarligue

3273-6156

Maio, mês das Mães e das Noivas.Reserve já o seu espaço.

Ligue 3273-6156

Page 5: Via Amoreiras

Via Amoreiras - 05Abril de 2010

Com mais de 50 anosde tradição em Campinas, aÓptica Conceição da Rua Ba-rão de Jaguara, sob nova dire-ção, ganha reforma e disponi-biliza tecnologia de última ge-ração para a confecção de ó-culos, além de armações mo-dernas e atendimento persona-lizado. “Nossa missão é ajudarnossos clientes a enxergar me-lhor, através da escolha de ó-culos com lentes precisas eideais”, diz o gerente de mar-keting, Rafael Menis.

A Óptica Conceiçãoconta com profissionais espe-cializados, que auxiliam os cli-entes na hora de escolher a ar-mação, de acordo com cadaperfil. O estoque renovadoinclui diversos modelos de

óculos de grau e de sol. Entreeles, marcas como PierreCardin, Playboy, Platini, Iron,Kipling, Speedo, Ana Hick-mann, Mercedes-Benz, VictorHugo, Ray-Ban, Killer Loop eVogue. Oferece também ar-mações especiais para quemgosta de praticar esportes, queexigem grande mobilidade,como futebol, tênis, basquete,vôlei e judô.

Com laboratório pró-prio, a ótica conta com lentesde contato - visão simples,tórica e anual - Baush Lomb eJohnson, além das digitaisZeiss, Zetha e Varilux, total-mente personalizadas e indi-cadas para quem usa multi-focais. “As lentes digitais sãotecnologia de última geração e

sucesso no mundo inteiro.Cem por cento precisas, comexcelente campo de visão,eliminam as distorções lateraise dão mais foco. Ou seja, pre-cisão em todas as direções doolhar, imagens mais nítidas econforto para quem usa”, ga-rante Menis.

Na Óptica Conceição,o pagamento pode ser faci-litado em até seis vezes (cheque,cartão ou crediário). Na pro-moção, um óculos de sol saipor três vezes R$ 40,00 (portempo indeterminado, válidaenquanto durar o estoque).Mais informações na Rua Ba-rão de Jaguara, 1084, Centro.Telefone 3231-1511. O atendi-mento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Sá-bados, das 8h30 às 14 horas.

Sob nova direção, Óptica Conceição comemora 50 anos

A tradicional Festa de

Santo Expedito, na região do

Ouro Verde, terá este ano um

significado especial. Depois de

12 anos, a comunidade tornou-

se paróquia e realiza a 1ª Festa

Paroquial, com programação a

partir de 10 de abril, quando

tem início a Novena de Santo

Expedito. No dia 19 de abril

(Dia de Santo Expedito),

haverá quatro missas, mas a

grande festa será nos dias 24, a

partir das 18 horas, e no dia 25,

a partir das 13 horas, com

barracas de alimentação e muita

música. No domingo, rodadas

de bingo com prêmios, que

totalizam R$ 3,5 mil em di-

nheiro. A Paróquia Santo Ex-

pedito fica na Avenida Jacaúna,

2517, no Jardim Ouro Verde.

Mais informações pelo telefone

3226-0048.

PROGRAMAÇÃO

De 10 a 18 de abril, Novena de Santo Expedito, às 19h30.De 16 a 18 de abril, Tríduo, sempre às 20 horas.Dia 19 de abril, Dia de Santo Expedito, missas às 7h30, 10,15 e 20 horas.Dia 24 de abril, a partir das 18 horas, barracas de alimentaçãoe música.Dia 25 de abril, a partir das 13 horas, barracas de alimentação,música e bingo.

Festa de Santo Expeditoleva fiéis ao Ouro Verde

Vila Mimosa se preparapara as quermesses de maio

Grupo Chão Sertanejo toca no dia 1º de maio

Shows de música serta-

neja são as atrações programa-

das pela Comunidade Nossa Se-

nhora Aparecida, da Vila Mimo-

sa, para uma tradição que se re-

pete todos os anos no mês de

maio: as quermesses que ante-

cedem as festas juninas. Este ano,

o evento será realizado em três

finais de semana: 1º e 2, 8 e 9 e

15 e 16, sempre a partir das

19h30, na Rua das Rosas, 650,

em frente à paróquia.

As apresentações musi-

cais serão sempre aos sábados,

às 21 horas. No dia 1º, Chão

Sertanejo. Dia 8, Poeira do Ser-

tão. Dia 15, Trio Paulistinha.

Haverá quadrilha para jovens e

terceira idade.

A Festa Quermesse con-

ta sempre com missa às 19 ho-

ras, seguida do funcionamento

de barracas de alimentação,

como churrasco, pastéis, cachor-

ro-quente, lanches, doces, vinho-

quente e quentão.

BINGO

Uma atração à parte dafesta são os bingos. As cartelaspara os “bingões” (aos domin-gos) já estão à venda à R$ 5,00,com direito a uma cartela paracada noite. Um aparelho deDVD, um forno microondase R$ 250,00 em dinheiro sãoos principais prêmios.

POMPÉIA

As comunidades da re-gião estarão juntas, nos dias 29 e30 de maio, na Festa Junina daParóquia da Vila Pompéia, ondeo evento se repetirá nos dias 5 e6, 12 e 13 de junho. E a Festa doMigrante, este ano, será nos dias19 e 20 de junho. Informações:3227-4353.

Page 6: Via Amoreiras

O incentivo à leituradesde cedo...

Sou professora e mãe de uma menina de nove anos.Desde pequena, meu marido e eu a incentivamos ao hábito

da leitura.Lembro-me quantas vezes ela chegava com vários livros

de uma só vez para que fossem lidos. Nunca recusamos...contávamos uma, duas, três histórias e logo estava ela com oslivros nas mãos querendo mais!

Assim ela foi criando o hábito da leitura, cabendo a nóssempre auxiliá-la, perguntando sobre as histórias, lendo umapágina e ela a outra.

Hoje, ela tem um espaço somente para leitura, estudos ebrinquedos.

Com o incentivo e apoio dos professores, percebi que elaestá ainda mais interessada; às vezes, larga tudo (desenhos,brinquedos) e vai viajar no mundo dos livros. Isso é fascinante!

Quando a criança tem contato com a leitura desde cedo,principalmente se for com acompanhamento dos pais, elaaprende melhor, pronuncia e escreve melhor as palavras,fixando a grafia correta. É através da leitura que a criançadesenvolve a criatividade, a imaginação e a cultura.

O contato com os livros, para as crianças, depende doincentivo do adulto, pois não basta somente apresentar oslivros, e sim dar ânimo e entusiasmo.

Devemos deixar os livros ao alcance das mãos delas, paraque possam folhear, inventar histórias e até ler.

Participe, sente-se ao lado do seu filho, pergunte o que eleestá lendo, faça parte desse momento, lendo juntos, interagindocom ele; assim a cada dia, esses momentos serão esperadosansiosamente.

Lendo, você ri, se emociona mostrando à criança o seulado humano, captando seus sentimentos e vice-versa.

Seguem algumas sugestões para incentivar a leitura desdecedo:

- Escolher uma hora calma - sentar-se com a criança,de dez a quinze minutos, é suficiente para a leitura;

- Faça da leitura um prazer - precisa sentir prazer, nãopressão; caso haja desinteresse, faça algo diferente;

- Visitar bibliotecas - incentive seu filho a pegar livrosna biblioteca da escola ou em biblioteca pública;

- Ler com frequência - sem sobrecarregar a criança;

- Fale sobre os livros - não basta ler e sim entender erefletir sobre o que está lendo;

- Varie sempre - as crianças precisam experimentardiferentes tipos de leitura (figuras, quadrinhos, revistas, poemase até jornais);

- Empreste livros - estimule a troca e o empréstimoentre os amigos.

Como pais, somos as pessoas que mais influenciamos naeducação de nossos filhos, sendo um dos nossos papeis ajudá-los e incentivá-los a gostarem de ler.

Luselma Von AhProfessora - Fundamental I

Uma boa dica paraquem tem dificuldade na horade declarar Imposto de Renda.Alunos de Ciências Contábeisda Faculdade Anhanguera deCampinas (Unidade 4) irãoprestar o serviço de entrega dadeclaração de imposto para apopulação. Os interessadosdevem comparecer na institui-ção, situada no Jardim Morum-bi, nos próximos dias 17 e 24de abril (sábados), das 8 às 14horas. Além de praticar a res-ponsabilidade social, o projetovisa propiciar oportunidadespara que os estudantes colo-quem em prática os conceitosadquiridos em sala de aula.

Os interessados no ser-viço de declaração de impostode renda devem levar os se-guintes documentos: declaraçãodo imposto de renda do anoanterior; informe de rendimen-tos (assalariado, autônomo, alu-guéis) no calendário 2009 do ti-tular e dos dependentes; extra-tos bancários consolidados dotitular e dos dependentes; do-cumentos pessoais do titular e

dependentes (RG, CPF, Títulode Eleitor e comprovante deendereço); e comprovantes dedespesas do titular e dos de-pendentes (médias e de instru-ção).

O prazo para a entregada declaração de imposto derenda iniciou em 1º de marçoe se estenderá até 30 de abrilde 2010. Vale lembrar que anão entrega ou atraso da decla-ração poderá acarretar emmulta de 1% ao mês sobre oimposto devido, balizadosentre o mínimo de R$ 165,74e o máximo de 20% do im-posto devido. Em caso de atra-so, não existindo imposto de-

vido, a multa é de R$ 165,74.Quem declara

Em 2010 estão obriga-dos a fazer a declaração doImposto de Renda todos queem 2009 estavam em pelomenos uma das seguintes si-tuações: rendimentos brutostributáveis superiores a R$17.215,08; rendimentos não-tributáveis, tributados e isen-tos, acima de R$ 40 mil; con-tribuintes que obtiveram, emqualquer mês de 2009, ganhode capital na alienação de bense direitos, sujeito à incidênciado imposto, ou realizouoperações em bolsa de va-lores, de mercadorias, de futu-

Estudantes fazem de graçadeclaração de Imposto de Renda

ros; com posse ou a proprie-dade de bens e direitos, inclu-sive terra nua, de valor totalsuperior a R$ 300 mil em 31de dezembro de 2009; e quepassaram à condição de resi-dente no Brasil durante o anode 2009 e nessa condição seencontravam em 31 de de-zembro.

As infor mações sobreIR poderão ser obtidas no siteda Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), alémdos programas de envio e pre-enchimento dos dados paraque o próprio contribuinte façaa sua declaração, não delegan-do esta importante responsa-bilidade a outrem.

A entrega da declaraçãopoderá ser feita pela Internet(pelo site citado acima), atravésde disquete nas agências doBanco do Brasil ou Caixa Eco-nômica Federal, ou em formu-lários que estão à disposição docontribuinte nas unidades daReceita Federal e nos Correios.

A unidade 4 da FACfica na Avenida Emília Stefa-nelli Seregatti, s/nº, JardimMorumbi.

Dra. Kerlem CândidaOAB 99603

• Trabalhista Civel

Consumidor IndenizaçõesEmpresarial

• e•

(SeparaçãoDivórcio - Inventário - Alimentos)

F: 3272-0629Atendimento c/hora marcada

Advogada

E não falta ajuda paraquem ainda tem dificuldadespara fazer os cálculos e o pre-enchimento da declaração deImposto de Renda Pessoa Físi-ca (IRPF) 2010. A Veris Facul-dades, unidade Campinas, irápromover um curso de exten-são gratuito para a populaçãotirar todas as dúvidas penden-tes sobre o assunto.

Os interessados podem

Metrocamp promovecurso gratuito de IR

optar em fazer o curso nestesábado, dia 17, ou no próxi-mo, dia 24. O horário é o mes-mo para as duas turmas: das 9às 12 horas. O curso será mi-nistrado no campus Central dainstituição, na Rua Dr. Sales deOliveira, 1661, Vila Industrial.As vagas são limitadas e paraparticipar é preciso se inscre-ver com antecedência pelo te-lefone 4501-9755.

Ligue e anuncie 3273-6156

Ligue e anuncie 3273-6156

06 - Via Amoreiras Abril de 2010

Page 7: Via Amoreiras

Festa infantil, aniversá-rio, casamento, bodas, chá decozinha, confraternização deempresas. Não importa qual aocasião, contratar um bombuffet é imprescindível para osucesso da festa. Na região daAmoreiras, uma boa opção éo recém-inaugurado BuffetRizzardo que, com uma equipeespecializada e experiente, pro-mete organizar qualquer eventocom eficiência, garantindo tran-quilidade ao contratante e con-forto aos convidados.

“Durante oito anos,estivemos à frente do VirouFesta, um buffet itinerante,organizando eventos em dife-rentes locais, como residências,chácaras e condomínios. Hojecontinuamos com esse atendi-mento ‘em domicílio’, mascontamos com uma estruturapara realizar festas também emespaço próprio, em local privi-legiado e estacionamento fá-cil”, conta Claudia da Aldea,proprietária do buffet.

Localizado na Rua Sil-vio Rizzardo, esquina com aRua Frei Caneca, no JardimCampos Elíseos, o buffet éadministrado por Claudia epelo sócio Tiago Martins, queviabilizaram o projeto emparceria com os empresáriosReginaldo e Rogério Honorato

do Nascimento. Conta comsalão de 200 metros quadradose capacidade para 120 pessoas.A casa possui uma discotecacom camarim de fantasias,onde os convidados podemexperimentar acessórios efantasias e tirar fotos de lem-brança. Há também uma áreareservada para brinquedos ejogos eletrônicos - um KidPlay de 7,5 metros. O buffetconta com decorações pró-prias; ao todo, são mais de 40temas (com bonecos originais)à disposição.

Além da praticidade detodo buffet, o Buffet Rizzardooferece ainda economia nahora da festa. “Temos cardá-pio a partir de R$ 22,00 porpessoa, para um mínimo de50. Servimos sempre com far-tura e em festas infantis commais de 80 participantes, a de-coração fica por conta da casa.A vantagem é que o serviço éde qualidade, mas o preçoainda é menor se comparadocom as empresas de outras re-giões”, pondera Claudia.

O Buffet Rizzardo ficana Rua Silvio Rizzardo, 668,Jardim Campos Elíseos, próxi-mo ao Posto Chaparral. Tele-fones 3227-9693 e 3267-6687.O site é www.myspace.com/viroufesta. E-mail:[email protected]

Região ganha buffet para todas as ocasiões

Reginaldo, Claudia, Tiago e Rogério

Com o lema “higiene e

qualidade é a nossa especiali-

dade”, o casal Inaldo Lozano

e Ruth Sacilotto Lozano, tradi-

cionais moradores do Parque

Industrial, inauguraram há um

mês um carrinho de lanches, o

Gord’ Gó Dog, na Rua João

Batista Pupo de Moraes, 172.

Os Lozanos garantem que ali

vendem o verdadeiro ca-

chorro-quente caseiro, cujo

purê é o diferencial. Há

também a opção de lanche

prensado. O Gord’ Gó Dog

funciona de quarta a domingo,

das 18 às 22h30, e conta

também com sucos e re-

frigerantes. Informações pelo

telefone 8160-3321.

Cachorro-quente especial

Próxima edição 10 de maioPara anunciar ligue 3273-6156

Via Amoreiras - 07Abril de 2010

Região temfranquia daSensações

Doces

A região da Amoreirasconta desde o final do anopassado com uma franquiaSensações Doces, rede funda-da em 1999 especializada embolos. Bolo Alpino, Paçoqui-nha, Abacaxi com Coco, Cho-comix com Morango sãoalgumas das mais de 90 op-ções de sabores, com recheioschocolate e branco. Para osdiabéticos e aqueles que dese-jam manter a forma, há a op-ção das receitas sem adição deaçúcar.

A Sensações comer-cializa pequenos pedaços (apartir de R$ 23,00 o quilo) ebolos inteiros. Aceita tambémencomendas. A Sensações Do-ces está localizada na Rua Mar-tinópolis, 620, Jardim do Lago.Funciona de segunda a sábadodas 9 às 18 horas e domingodas 9 às 13 horas. Mais infor-mações pelo telefone: 3229-9750.

Decoração infantil: mais de 40 temas

Buffet está em local privilegiado

Decoração com tons lilás, muito solicitada

Page 8: Via Amoreiras

08 - Via Amoreiras Abril de 2010

Abril 2010

ÁRIES (21/3 a 20/4)- Poderá confrontarteimosamente qual-quer autoridade ou re-gra que lhe for impos-

ta. Se lhe for dada liberdade de açãopoderá, no seu ritmo, encontrar so-luções e novos rumos para proble-mas latentes e mal resolvidos. Doresde cabeça são reflexos de energia maldirigida e servem de alerta para umadireção errada que se tomou.

PEIXES (20/2 a 20/3) - É um período emque tudo é muito inten-so; experiências mar-cantes e inusitadas po-

dem deixá-lo perdido, sem foco, su-focado em emoções. Fixar a von-tade, a atenção e o raciocínio em umacoisa de cada vez pode ser a ponteque o conduz sobre águas revoltas.Todo contato com arte , beleza e esté-tica terá bons resultados.

TOURO (21/4 a 20/5)- A imobilização devi-da a excesso de regras,controles e cobrançasque os outros lhe im-

põem pode se tornar sufocante a pon-to de criar uma explosão. Antes destevulcão ser acordado, reveja experi-ências antigas e pessoas do passadoque podem lhe dar no momento atu-al um novo direcionamento e ajuda.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Nada está aconte-cendo como devia e nemcomo você gosta. A-prender a contornar im-

previstos é uma necessidade, e é bomsaber que os resultados destas mudan-ças serão altamente positivos de umamaneira como você não imaginava. Cui-dado com aparelhos eletrônicos: elespodem dar problemas e prejuízos.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Problemas de fami-liares podem alterartoda sua rotina e plane-jamento, e exigir tole-

rância com pessoas de mentalidade eprioridades muito diferentes das suas.Informações que antes eram sigilosasou estavam perdidas podem aparecerde repente e mudar sua visão sobreassuntos importantes.

LEÃO (22/7 a 22/8) -Uma necessidade ur-gente de resolver tudo,chegar antes ou tomardecisões pelo grupo

precisa ser canalizada de forma pro-dutiva e não agressiva para ter re-sultados positivos. Outros lados davida estão em boa maré; a vidaafetiva e social está movimentada.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Existe uma dúvidaacentuada entre cumpriro que esperam de você efazer o que a sua intuição

lhe pede neste momento. Compromis-sos antigos podem ser cumpridos satis-fatoriamente com uma visão atualizadadas situações, sem problemas. É precisose esforçar para não derrubar pontes en-tre o passado e o presente, porque nuncase sabe quando serão necessárias.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Com toda calmae tato você poderáassumir a liderançaem situações inespe-

radas, de forma que nunca esperou,mas a bola caiu no seu colo e é asua deixa. Novas oportunidadesprofissionais e pessoais podem levá-lo a locais que não conhecia ou anovos círculos de relações.

ESCORPIÃO (23/10 a21/11) - Quando tudo etodos não fazem o quevocê acha certo se criaum gerador de mau hu-

mor. Agora é hora de ver os pontos devista de outros e usar esta nova perspec-tiva estrategicamente a seu favor. Asmudanças que ocorrem agora são defi-nitivas e bater o pé não resolve nada.Diálogo com os filhos é a coisa maisimportante neste momento.

SAGITÁRIO (22/11 a21/12) - É uma fase dedescobertas filosóficas eespirituais que propor-cionam nova forma de

ver a vida cotidiana, mas tendo cons-ciência que as pessoas ao redor nãoacompanham esta visão e preferemuma postura mais pé no chão. Assun-tos jurídicos podem ser difíceis oucomplicados, mas tenderão a se resol-ver, mesmo que lentamente.

AQUÁRIO - (21/1 a19/2) - Você está muitoimpressionável: livros,filmes ou casos cotidia-nos podem ter um im-

pacto acima da média sobre você. Asfinanças pessoais e empresariais estãocomplicadas por motivos alheios ao seudesempenho, há problemas com docu-mentos e papéis em geral - todo cuida-do é pouco ao conferir dados, escritose contratos antes de assiná-los.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - Este é umperíodo de testes deresistência e de paci-ência. Nada do que

você espera vai ocorrer no prazo

previsto, mas os resultados serãopositivos, então não é preciso ficartenso. O corpo físico pede a tençãocom alimentação e imunidade.

E-mail: [email protected]: 3272-9854

Rua Dr. Alves do Banho, 516 - São BernardoAceitamos

Penteados

Ganhadoras do sorteiodo Mês da Mulher:Paula - cesta com produtosLowellOdete - hidratação facialMicaela - gomagem p/ pésPriscila - brincoGraça e Aninha - sessão deacupuntura + auriculoterapia

Estamos vivendo a era em que a evolução global desencadeou uma

série de fatores para que dia a dia contribuemos para a destruição do planeta.

As pessoas estão cada vez mais presenciando acontecimentos catastrófi-

cos ao seu redor, em torno do mundo todo. Os temporais,

desabamentos de terra, o forte índice de incidência dos raios UV, a

mudança brusca de temperatura, o derretimento das geleiras, o aumento do

nível do mar, tsunamis, terremotos, furacões... a natureza vem respondendo

ao homem e o homem como vem respondendo a natureza?

Que medidas tomamos para viver um mundo melhor?

Não deveríamos deixar de apenas assistir ao noticiário, ler os jornais e ficarmos impactados, assusta-

dos e incrédulos com tamanhos acontecimentos.

No nosso dia a dia podemos adaptar pequenas medidas que poderiam contribuir para mudar essa

perspectiva.

O uso de sua própria sacola de pano para ir ao mercado reduz intensamente a produção desse

produto dificilmente degradável.

A divisão do lixo reciclado semanalmente contribui para que o montante ao final do mês seja

bruscamente reduzido.

O uso moderado e consciente de água, reutilizando-a para mais de uma função, reduz os gastos,

além de não diminuir a porcentagem restante do planeta.

O homem e a natureza

[email protected]

De olho no futuro, tornando consciente e visando progredir com o meio

ambiente, o CriStudio convida você a colaborar conosco,

trocando sugestões sobre o assunto. O primeiro de muitos passos,

organizando um posto de arrecadação de pilhas, que mais tarde terá

o seu fim de uma maneira ecologicamente correta.

No dia 5 de junho, que é o dia do meio ambiente, mudas de

plantas e árvores serão distribuídas por nós.

Faça também a sua parte!

“Do solo fez o Senhor Deus, brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento, e tambéma árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Genesis 2-9.

Você sabia? VVVVVOCÊ SABIA? OCÊ SABIA? OCÊ SABIA? OCÊ SABIA? OCÊ SABIA? Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida

entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividirmossomente a água potável entre as mesmas pessoas, cada um teria direito a apenas 5 litros de água.

Paula Guerra

Astrologia pessoal e [email protected]

Page 9: Via Amoreiras

Querida Mãe Aparecida, Vós quenos amais e nos guiais todos osdias. Vós que sois a mais bela dasMães, a quem eu amo com todo ocoração, eu vos peço que mais umavez me ajudeis a alcançar esta gra-ça por mais dura que seja. Sei queVós me ajudareis a alcançar e meacompanharei até a hora de minhamorte. “Fazer esta oração por 3dias seguidos e sempre rezar emseguida um Pai Nosso e uma AveMaria. Após conseguir a graça,mandar publicar. (A.S.B.)

N. Senhora Aparecida

Via Amoreiras - 09Abril de 2010

Próxima edição 10 de maio

Ligue e anuncie3273-6156

Para anunciar ligue 3273-6156

Especialistas da Se-

cretaria Estadual da Saúde

alertam para os cuidados

que devem ser tomados

neste período de grande

alternância de tempera-

tura para evitar problemas

de saúde. Com o aqueci-

mento global, provocado

pela emissão de CO², e-

xiste uma forte tendência

de que nossos dias sejam

alternados por períodos de

chuva, ondas de vento, de

frio e de calor.

Para os alérgicos

que sofrem de rinite, sinusite

ou bronquite o período é pro-

pício para fortes crises. Como

alergia não tem cura, o ideal

é investir em prevenção, evi-

tando os agentes que desper-

tam a doença, como o acú-

mulo de pó, e, consequente-

mente, o uso de medicamen-

tos como antialérgicos e anti-

inflamatórios.

A alternância entre o

início de dia frio para o calor

do meio do dia e tarde requer

um cuidado especial com as

crianças. Estar atento a ade-

quação entre a temperatura

ambiente e a roupa da crian-

ça é uma delas. Crianças de-

sagasalhadas ficam expostas

ao vento e ao frio e as agasa-

lhadas demais ficam suscetí-

veis a desidratação.

“Para evitar que isso

aconteça é preciso que seja

ingerida grande quantidade

de água. E isso deve ocorrer

ao longo do dia, várias ve-

zes”, informa o pneumolo-

gista Ricardo Tardelli, co-

ordenador de Serviços da

Secretaria de Estado da

Saúde.

Ainda segundo o es-

pecialista, esses cuidados

simples podem fazer toda a

diferença. “Idosos e crian-

ças são os principais atingi-

dos pelas mudanças bruscas

de temperaturas, por isso, é

preciso estar mais atento a

eles e se prevenir”, afirma.

Cuidados com saúde

• Tomar muito líquido;• Alimentação leve;• Roupas condizentes com a temperatura.

Os cuidados com as mudanças de temperatura

Page 10: Via Amoreiras

A alimentação de cães e gatos hoje em dia

* Rodrigo Sousa Bazolli é médico veterinário

e Gerente Técnico – Pet da Guabi

Rodrigo Sousa Bazolli *

Cães e gatos não são criados somente no quintal dasresidências como em tempos atrás; sobra de comida já não é arefeição principal destes animais e quando adquirem algumadoença, recebem todos os cuidados necessários, como humanos.Os tempos para os bichos de estimação mudaram - hoje sãoparte integrante da família - por isso o amor e os cuidados sãoredobrados.

Os donos procuram, principalmente, alimentos quetragam benefícios para o seu pet. Diante disso, é possível en-contrar alimentos para cada idade, porte físico e com ingre-dientes diferenciados e que proporcionam diversos benefíciostais como:

• Proporcionar a ingestão de nutrientes de formaadequada ao porte e fase da vida: ingredientes de qualidade,vitaminas e minerais de forma balanceada.

• Produção de fezes em menor volume e com menosodor: adição de prebióticos, extrato de yucca e com ingredientesde alta digestibilidade.

• Agradar o paladar dos cães: produtos com opçõesvariadas de sabores e ingredientes nobres .

Além disso, hoje também é bastante comum a procurapor alimentos que contenham ingredientes funcionais, comoômega 3 e 6 - ajudam no desenvolvimento de pele e pelagemsaudáveis -; antioxidantes - reduzem os efeitos dos radicais livres,garantem um envelhecimento saudável e produtos que contenhamproteínas de qualidade e vitaminas, que melhoram a respostaimunológica.

Todos os cuidados atuais com os cães e gatos levarama um aumento da população de cães e gatos idosos. Nesta faseda vida, é indicada uma alimentação adequada a mudanças naturaisque acontecem com o envelhecimento. Para pets idosos sãoindicados os alimentos com maiores quantidades de antioxidantes(vitamina E e C) e de fibra, que auxilia no funcionamento do

intestino e com proteínas de alta qualidade, que ajudam naimunidade.

Portanto, a escolha de um alimento adequado poderámelhorar a qualidade de vida do seu cão e gato proporcionandouma vida mais longa e saudável.

Numa tarde, o gato a-pareceu em casa, em chamas,para o desespero de seus do-nos. Moradores do JardimCampos Elíseos, eles acredi-tam que o animal de estimaçãofoi vítima de uma “brincadei-ra” de um grupo de criançasda vizinhança. Socorrido peloveterinário José Henrique deAndrade (Super Cão), o gatoestá se recuperando aos pou-cos, mas a notícia continua achocar, especialmente aquelesque amam os animais.

Crimes como esse eoutros casos de maus-tratoscontra animais, agora devemser denunciados em um setorespecífico do 4º Distrito Poli-cial de Campinas, que funcionana Av. Heitor Penteado, no Ta-quaral. A delegada RosanaMortari, que está à frente dosetor, lembra que maltrataranimal é crime conforme Leinº 9605, artigo 32, que prevêmulta e detenção dos autores.

“É considerado maus-tratos toda ação que possa cau-sar dor ou sofrimento para oanimal. Deixar faltar água, ali-mentação, confinar em localpequeno, que impeça a loco-moção, deixar acorrentado pormuito tempo ou sem abrigocontra sol, chuva e frio, assimcomo ferir, mutilar e envene-nar”, explica a delegada.

APOIO

Rosana Mortari, quesempre foi ligada às causas ani-mais, “quando criança já reco-lhia cães e gatos de rua”, atuavacomo delegada plantonista no4º DP. Foi nomeada para onovo setor, criado há um mês.“Graças à mobilização dasONGs e dos protetores, aspessoas estão mais conscientese cuidando melhor dos ani-mais. Com a criação do setor,as denúncias tendem a aumen-tar e puniremos os culpados,mas o nosso objetivo principalserá inibir os crimes de maus-tratos”, ressalta.

Ainda em fase de or-ganização, o setor de animais

é constituído por uma escrivãe dois investigadores. Quadrosuficiente, segundo a delegadapara realizar um bom trabalho.“Vamos contar com o apoiodo pessoal da própria DP, daPolícia Militar, Vigilância Sa-nitária, das organizações nãogovernamentais e protetoresde animais”, revela.

O setor de animaisfunciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Nosdemais horários, os Boletins deOcorrência devem ser feitosem outras delegacias, quecontinuarão aptas a receber asqueixas, que serão automatica-mente encaminhadas ao novosetor do 4º DP.

A primeira clínica veterináriada região do Campo Grande

4º DP de Campinas cria setorde crimes contra animais

10 - Via Amoreiras Abril de 2010

Depois de atuar em petshops da região da Amoreiras,a veterinária Jaqueline Artenatende agora na recém-inau-gurada Clínica Veterinária Itajaí- a primeira da região doCampo Grande - onde pre-tende realizar um trabalho di-ferenciado, voltado a uma po-pulação mais carente.

“É uma grande região,com população considerável decães e gatos. Por isso, optamospor um atendimento de qua-lidade, com instalação ade-quada e equipamentos mo-dernos, como a anestesia ina-latória, mas a preço acessível.A consulta custa R$ 30,00 euma castração a partir de R$80,00. É uma forma de ajudaras pessoas que querem evitar areprodução indiscriminada deanimais”, pondera Jaqueline.

Mesmo atuando agorana região do Campo Grande,Jaqueline ressalta que não des-cuidará dos clientes conquista-dos na região da Amoreiras,onde atuou até o mês passado.“Eles podem vir até a clínica,onde conto com toda a infra-estrutura necessária para umatendimento de qualidade,como podem contar comigoem domicílio”, diz.

A clínica veterinária ficana Rua Wanda Guarnieri deAlmeida Negreiros, 30 (antigarua 17), no Parque Itajaí 2,

contíguo ao Pet Shop ItajaíAquários - estabelecimentocom 17 anos de tradição nobairro, que comercializa todasas marcas de rações, produtospara aquarismo, pesca e jardi-nagem. Telefone 3261-1140 ou9693-1659.

Jaqueline Arten, que atende também em domicílio. Abaixo, apare-lho de anestesia inalatória

Protetores comemoramA criação de um setor

de animais no 4º DP de Cam-pinas é motivo de comemora-ção entre os protetores. “É umavanço, um exemplo para ou-tras cidades.Vai acabar com asensação de impunidade, por-que agora temos uma delega-da, investigadores e escrivãopara apurar e encaminhar aoJudiciário para punição”, diz o

jornalista Flávio Lamas, presi-dente do Conselho Municipalde Proteção e Defesa dos Ani-mais. Para a advogada Rita deCássia Vitachi, “significa umavanço do ponto de vista le-gal, é o fortalecimento do ladohumano de enxergar um ani-mal, um ser indefeso, que nãosabe e não pode falar e nemgritar por seus direitos, e, porisso, cabe ao homen fazê-lo”.Veterinário José Henrique

atende gato queimado

Delegada Rosana Mortari: “puniremos os culpados”

Page 11: Via Amoreiras

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de águae dentro dele o nº de grãos de arroz correspon-dente ao nº de quilos que deseja perder. Nãocoloque grãos a mais do que deseja, pois osquilos perdidos não serão recuperados. À noi-te, beba a água deixando os grãos de arroz,complete novamente com 1/2 copo de água. Na5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água dei-xando os grãos, completando novamente 1/2copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em je-jum, beba a água com os grãos de arroz junto.Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça re-gime, pois a simpatia é infalível. Publique no jor-nal e boa sorte! (F.G.A.)

Simpatia p/ emagrecerde Chico Xavier

Conversa com Jesus“Meu querido Jesus Cristo, em vós depositotoda a minha confiança. Vós sabeis de tudo, óPai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dosReis.Vós que fizestes o paralítico andar, omorto voltar a viver e o leproso sarar. Vós quevedes minhas angústias, minhas lágrimas, bemsabes, Divino Amigo, como preciso alcançarde vós esta graça que espero, com muita fé econfiança. Fazei, Divino Jesus Cristo, que eua alcance, pois, necessito muito, por isso lhepeço com muita fé (fazer o pedido com bastan-te fé e firmeza). A conversa convosco, meugrande mestre, me dá ânimo e alegria paraviver. Como gratidão estou publicando estaoração, para que outros que precisam de vósaprendam a ter fé e confiança em Vossa Mise-ricórdia. Ilumina meus passos, assim como osol ilumina todos os dias o amanhecer. JesusCristo, tenho total confiança em vós e cadadia que passa aumenta minha fé e meuamor!”. Rezar Pai Nosso (M.H.).

Para anunciarligue

3273-6156

Via Amoreiras - 11Abril de 2010

O que para muita gentepode parecer um exagero, paraaqueles que amam seus animais,isso é só mais um serviço paraproporcionar o seu bem-estar. Obanho de ofurô - banho de águasquentes, de origem milenar japo-nesa - que hoje é tão difundido nosspas, já está disponível em algunspet shops. Na nossa região, encon-tramos um ofurô (banheira, nessecaso de madeira) na Unipet Uni-

versidade Pet Shop, escola espe-cializada em banho e tosa. O ba-nho de ofurô é ensinado no cursode estética pet.

A professora Susana Men-des mostrou passo a passo o pro-cesso do banho à nossa reporta-gem. Primeiro o animal toma umbanho comum, pois ele deve estarlimpo para entrar no ofurô. Noofurô ele “mergulha” numa águaa 40 graus e na quantidade suficientepara cobrir seu dorso. Há dois tiposde essências de banhos: energi-zante para os animais que estãoamoados e calmante para os ani-

mais agitados. Na água ainda é co-locado um produto hidratante.

Para incrementar, pode-secolocar ainda pétalas de rosas oufrutas secas. Durante os vinte mi-nutos que o animal (cachorro ougato) passa na banheira, ele é mas-sageado. “É tão relaxante que alunsanimais chegam até a dormir”,conta Susana.

Após o ofurô, basta secaro animal com secador. E pronto.Ele sai renovado e bonito.

A Unipet fica na Rua SãoCarlos, 57, Vila Industrial. Tele-fones 3014-6186 e 3272-2124.

Banho de ofurô para pets

Professora

Susana Mendes

massageia a

cadela shih tzu

Lolita no ofurô

já que examina a estruturageral do veículo. O laudo re-vela ainda a existência de alie-nação, pendências de financia-mentos, IPVA, situações depenhora, encargos e multas,além de ocorrências de sinis-tros, participação em leilão,entre outros dados.

Na região da Amorei-ras, a vistoria de qualquer tipode veículo - moto, automóvel,caminhões, etc - pode ser fei-ta, em meia hora, na CertificarVistorias Automotivas. Cre-denciada pelo Denatran e

Na hora de transferirum veículo, o Denatran (De-partamento Nacional de Trân-sito), agora exige que o propri-etário faça uma vistoria em u-ma empresa credenciada, con-forme portaria 131, para ga-rantir mais segurança a quemcompra. A vistoria compre-ende a inspeção de vários itens,para garantir a originalidade dochassi e do lacre da placa tra-seira. As empresas credenciadasfornecem também o laudocautelar, considerado impor-tante antes de fechar o negócio,

Poupatempo, a empresa estánum local privilegiado - Ave-nida das Amoreiras, 1827, SãoBernardo, esquina com a RuaPaulo Lacerda - próxima docartório, agência de Correios ebancos. Quem faz o laudocautelar do veículo, ganha ins-peção gratuita de itens de segu-rança, como luzes, pneus, lim-pador de para-brisas e fer-ramentas obrigatórias. A Certi-ficar atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Sábados,das 8 às 12 horas. Telefone3272-1574.

A vistoria obrigatóriana hora da transferência

A propaganda da suaempresa pelo melhor

custo-benefício.Ligue 3273.6156

Page 12: Via Amoreiras

12 - Via Amoreiras Abril de 2010

Apto - Jd. C. Elíseos2ds, rico em aes, sl, coz,

bh, gar, ac. fincto

Apto - Country Ville3d, ste, ae, sl 2 amb, coz

Apto - Jd. Guarani2 + 1, ste, só $ 195 mil.

Ac. fincto

Chác. - Solar Andorinhas6.000 m², pomar, casa c/ste, casa caseiro, 2 pisc.

Ac. troca x casa(Pq. S. Quirino / Santana)

Chác. - Cruz do Sul1000m², plana, 2 casas,sl festas. Só $ 150 mil

Casa - Alto TaquaralTerreno 1550m², casa 3 ste,sl 2 ambs, coz, dep. empr.ár. laz, pisc. Só $ 550 mil

Casa - Jd. do Lago3ds, ste, sl 2 amb, copa,

coz, ár. laz, quint, dep fds

Casa - Vila Mimosa3ds, ste, escrit, copa-coz,sl 2 amb, ár. laz, gar, port

eletr, ótimo local

Comércio e Prédio - DICPizzaria, ótima localiz,

bom faturamento

Centro - Kitnet semi-mobiliado, elev, portaria, s/ gar .....390Centro - Kitnet c/ ae, piso mad, elev, c/ gar................400São Bernardo - Apto 3d, elev, gar, (cond. incluso)........ 1.000São Bernardo (baixo) - Casa 2d, p. frio, gar...............500São Bernardo - Casa 3d, 2 suítes, reformada......... 1.580

N. C. Elíseos - Salão 100m², ótima localização.........800N. C. Elíseos - Sala 50m², wc, ótima localização........600São Bernardo - Sala 40m², p/ depósito fechado.....500Centro - 2 salas, 40m², wc, s/ gar..........................650Pq. Itália - Barracão 220m², pé direito alto.......................2.000

São Bernardo - Barracão, ót. local, próx. igreja, 180m²...... 2.600São Bernardo - Barracão 200m², de esquina...................1.200

Centro - Kitnet reformada, elev, s/ gar , cond baixo...63 milCentro - Kitnetão R. Reg. Feijó, s/ gar, precisa reforma. 55 milV. Mimosa - Apto 2d, aes, piso mad, gar, lazer........95 milPq. Itália - Apto 2d, aes, coz plan, gar, gaveta, reform...120 milPq. Itália - Apto 3d, aes, coz plan, gar + lazer....... 160 milSão Bernardo - Apto 3d, suíte, sacada, elev, gar...200 milSão Bernardo - Apto 2d, coz plan, sac, gar, piscina..150 milSão Bernardo - Apto 2d, elev, garagem + lazer...... 170 milSão Bernardo - Apto 2d, ae, p. frio, 2 vagas, s/ elev...110 milSão Bernardo - Casa 3d, 2 salas, p. frio, gar + fdos...220 milR. Uruguaiana - Casa 3d, copa/coz, gar + fdos.....250 milV. Georgina - Casa 2d + fdos, terreno 250m²............120 milValinhos - Terreno 300m², cond fechado, ót. local........75 mil

Rua Paulo Lacerda, 254 - São Bernardo

Avaliamos seu imóvel sem compromisso. Prestamosassessoria habitacional e avaliações judiciais

CRECI 53286

IMÓVEIS ALUGAM-SE

IMÓVEIS VENDEM-SE

www.imobiliariarb.com.br

Uma alimentação ade-quada pode prevenir proble-mas como hipertensão, coleste-rol e obesidade. A seguir, 10importantes dicas de hábitosmais saudáveis, que facilmenteincorporados à rotina, podemtrazer benefícios significativosao longo dos anos.1 - Coma grande variedade dealimentos em porções reduzi-das;2 - Consuma no máximo duasgemas de ovos por seana (in-cluindo preparações que ascontenham). Restrinja o consu-mo de maionese, manteiga,creme de leite, bacon, salame,

Dez dicas de hábitos saudáveismortadela e presunto;3 - Aumente o consumo de fi-bras, ingerindo frutas, vegetaise leguminosas (feijão, lentilha,soja, grão de bico). Dê prefe-rência por leites desnatados;4 - Restrinja o consumo de açú-car e doces;5 - Use sal com moderação.Alimentos que o contenhadevem ser evitados: temperosprontos, shoyo e caldos de car-nes. Dê preferência a ervas na-turais como condimento;6 - Evite frituras. Utilize sem-pre óleos de origem vegetal napreparação dos alimentos: ó-leo de canola, milho, girassol e

soja. O azeite de oliva é indi-cado para o tempero de sala-das. Retire a pele do frango e agordura aparente das carnesantes do preparo;7 - Evite o consumo de ali-mentos embutidos e enlatados:milho, ervilha, salsicha, presun-to, salame, palmito, etc;8 - Dê preferência aos alimen-tos assados, cozidos, grelhadosem substituição as frituras;9 - Ingira no mínimo dois li-tros de água por dia;10 - Pratique atividade física nomínimo 3 vezes por semana eevite o consumo de bebidas al-coólicas e cigarros.

Próxima edição 10 de Maio.

Para anunciar ligue3273.6156

A Imobiliária Santa Luzia, com mais de 20 anos

de tradição no mercado imobiliário da região,

disponibiliza seus serviços para quem deseja comprar,

vender ou alugar seu imóvel. Temos carteira de

clientes cadastrados à espera de um imóvel ideal.

Faça-nos uma visita!

Maio, mês das mães e das noivas.

Reserve com antecedência seu espaço. Ligue 3273-6156.

Page 13: Via Amoreiras

VILA MIMOSACasa 3 d, sl ampl, sljant, coz 2wc + edíc.

SWIFT2d (1 ste), sl, copa, 2wc, as, gar p/ 5, $ 260

mil, ac fin e FGTS

CENTROComerc- casa 3d, sl,2 wc, coz, gar, áreaútil 150m², $ 1 mil

N. C. ELÍSEOSCasa fdos 2d, sl, as,coz, gar, semi inde-pendente, $ 450,00

JD. DO LAGO3d (1 ste), 2 sl, coz,wc soc, amplo quint,fin/FGTS, $ 230 mil

N. C. ELÍSEOS3d (ste), copa, coz,wc soc, as, gar p/ 3,

ter 560m², $ 225mil

TRÊS MARIAS3d/1 ste, copa, coz,as, 15 gar, var, ter

791m², $ 260 mil, fin

S. BERNARDO3d (1 ste) c/ ae, sl,coz, as, ac. finan eFGTS, $ 160 mil

S. BERNARDO2d, sl, c. plan, as,

cond. compl, impe-cável, $ 165 mil, fin

S. BERNARDOCasa de carnes (20anos) ót. fatura-mento, $ 85 mil

JD. C. ELÍSEOSSalão com.30m² -

esq. Av. Piracicaba -área cob, $ 650,00

CENTROSala dupla- Fco Gli-

cério, 2 sls, wc, ót lo-cal, 58m²au, $ 700,00

Você sabia que a Caixa tem um dos menores juros de créditopessoal do mercado? Tudo é mais fácil e rápido com um

correspondente bancário Caixa. Ligue e marque uma consultacom Alexandre Tacchelli e aprove seu crédito agora.

S. BERNARDO3d (1 ste), sl, cozplan, gar, as, exce-lente loc., $ 240 mil

S. BERNARDO2d, sl, coz plan, as,ót. local, ac finan e

FGTS, $ 170 mil

VALINHOSImpecável 3d c/ ae

(1 ste), sl 2 amb, sac,coz plan, $ 225 mil

JD. C. ELÍSEOS2 casas, ót. investi-mento, 2 e 3d, sl,coz, wc, $ 230 mil

S. BERNARDOSemi-mobiliado, 3d(1 ste) c/ ae, sl, cozplan, as, $ 170 mil

S. BERNARDOCasa fdos 1d, sl,coz, as, gar, inde-

pendente, $ 400,00

S. BERNARDOAp 3d (2 c/ae +1ste)copa, gar, $ 900,00

(cond $ 130,00)

S. BERNARDOSobradinho 1d, sl,

copa, coz, as,$ 600,00

JD. DO LAGO 2 casas mesmo ter-reno, 2d, sl, coz, as,ter 420m², $ 160 mil

V. INDUSTRIAL2d, sl, coz, as, quin-tal, recém reformado$ 140 mil, fin, FGTS

ELDORADODOS CARAJÁS2d, sl, coz, 2 wc,

gar 4 auto, $ 85 mil

S. BERNARDO3d, sl, copa, coz, as,gar 2 auto + edíc, ac.fin/ FGTS, $ 240 mil

PROENÇA5d, copa, coz, gar +edícula, ót. localiza-

ção, $ 250 mil

STO. A. POSSELinda chácara 2d, sl,c. plan, pisc, chur, c.

futebol, $ 250 mil

MONTE MORÓt. chácara -casa 3d(1 ste), sl, coz, área2.500m² $ 1,5 mil

S. BERNARDOSalão comercial

40m² área útil, wc,piso frio, $ 700,00

TERRENOSZona 14, ót. local,

px. John Boyd Dun-lop, 600m², $ 90 mil

JD. DO TREVOEm cima: 3d (2 c/ae)as, gar. Embaixo sa-lão 30m², $ 1,4 mil

S. BERNARDOApto 2d, sl, as, gar,port 24h, $ 550,00

(cond 200,00)

JD. TREVO Casa 2d, sl, coz, wc

+ salão comercial,zona 14, $ 250 mil

PQ. ELDORADO2d, sl, coz, gar,

quintal, ac. finan eFGTS, $ 110 mil

PQ. DA FIGUEIRA3d, sl, coz, gar 3autos, ac. finan eFGTS, $ 190 mil

NOVA EUROPA 2d, sl, coz, wc, as,

$ 205 mil

JD. AMOREIRAS3d (1 ste c/ hidro), slcoz plan, gar 3 auto,

$ 200 mil, ac fin

CAMBUÍ1d c/ ae, sl ampla,

coz plan, as, sac, ex-celente, $ 109 mil

S. BERNARDO3d c/ ae, sl, coz plan,as, excelente, ac fin e

FGTS, $ 125 mil

STO. DUMONT2d, sl, coz, wc soc,varanda, ac. fin eFGTS, $ 110 mil

OURO VERDE2d, sl, coz, as, gar

cond compl, ac fin eFGTS, $ 85 mil l

S. BERNARDO3d (1 ste), sl, coz,gar cob, excelente,ót. local, $ 250 mil

PQ. INDUSTRIAL2d, sl, coz, as, gar +edícula c/ mirante,

$ 185 mil

ALTO TAQUARAL Linda! 3d (3 ste e1 closet), sl, escrit,pisc, chur, $ 700 mil

STO. A. POSSEChácara 4.000m² denatureza, 4d, 400m²constr, $ 300 mil

JAGUARIÚNAChác 1.330m², px. ci-dade, margens rio Ca-manducaia, $ 120 mil

JAGUARIÚNAChác 1.150m², 1d, sl,as, var c/ fogão lenha,chur, pomar, $ 90 mil

VON ZUBEMLindo, 3d, sl, cozplan, condomíniobaixo, $ 180 mil

V. MIMOSA2d, sl, copa, as, gar, 180 m² constr, localexcelente, $ 185 mil

JD. C. ELÍSEOS3d (1 ste), sl, coz,copa, as, gar 2 auto+ edícula, $ 300 mil

JD. C. ELÍSEOS3d (1 ste), sl, copa,

coz, varanda, edícula,gar 4 auto, $ 280 mil

BONFIMBarracão 190m² área

constr, ter 290m²,ót. local, $ 160 mil

S. BERNARDOApto 3d/1ste, sl, coz

plan, as, gar, $ 650,00(cond $ 250,00)

PQ. INDUSTRIAL3d (1 ste), sl, coz,

gar + 1d, wc, ac. fine FGTS, $ 210 mil

S. BERNARDO3d (1 ste), sl, coz,

gar, ac. finan eFGTS, $ 150 mil

CENTROImperdível, 2d/1 ste,sl, coz, gar, as, 82m²,$ 210 mil, fin/FGTS

BONFIM2+1d, sl, coz, as, todo

reformado, 89m²,$ 200 mil, fin/FGTS

BOTAFOGO1d c/ ae, sl, coz, as,68m², ac. finan eFGTS, $ 125 mil

V. INDUSTRIAL3d (1 ste) c/ ae, sl,

coz plan, 2 sacadas, ac.fin/ FGTS, $ 210 mil

S. BERNARDOCasa fdos 1d, sl,coz, as, gar, inde-

pendente, $ 450,00

SANTA LÚCIACasa 1d, sl, coz, as,entrada p/ autos, in-depend., $ 450,00

VILA LURDESCasa 3d, sl, coz, as,gar + fdos 1d, coz,

as, $ 750,00

AEROCONTINENTAL4 ds (ste) + deps. gar 3c.,

$ 200 mil

JD. NOVA EUROPA2sls, 4ds(ste)+deps, edíc.gar 6 c, doc. ok, $ 310 mil

SÃO BERNARDO2ds + deps, edíc, gar 1c,

$ 130 mil

JD. YEDA3ds, 2sls, 2 wc + deps2 barracões: 500m² e

250m², terr 1000m², ac.1800m² $ 1,2 milhão

JD. DO LAGO2 ds + deps, gar cob, cond

$ 150, doc ok $ 98 mil

JD. DO LAGO2ds + deps, gar, 70m²,

doc. ok, $ 110 mil

VILA ITÁLIA2ds + deps, gar cob, 72m²,

cond 258, $ 130 mil

CIDADE JARDIM2 sls, 3ds + deps, edíc,

gar 4c, $ 210 mil

SÃO BERNARDO3ds + deps, gar 2c, $ 90 mil

N. CAMPOS ELÍSEOS3ds, (ste)+deps, edíc,

gar 3 c, doc ok, $ 250 mil

JD. AURÉLIA3 ds + deps, gar cob, 60m²,

ac. fin. $ 150 mil

JD. SÃO BENTO3 ds(ste)+ deps, gar 1c, docok,cond $ 250, laz, $ 180 mil

SÃO BERNARDO3ds (ste) + deps, gar 3c.

$ 195 mil

SÃO BERNARDO3ds + deps, edíc, gar 3c,

AT 443m², $ 235 milVILA INDUSTRIAL

Ót. local, 3ds + deps, gar 2c, fin, $ 220 mil

V. JOÃO JORGE3ds (ste), aes, coz plan, 101m²,

gar , $ 185 mil. Ac. prop.

JD. DO LAGO2 ds, coz plan + deps, garcob, 56,20m², cond $ 224,

doc ok, $ 96,5 mil SOUZA QUEIROZ2 ds + deps, gar 1c.,

doc ok, $ 70 mil

SÃO JOÃO3 ds + deps, gar 1c.,cond $ 150, $ 140 mil

SANTOS DUMONTEm frente Sesi, 2 ds + deps, gar, $ 115 mil

V. PE. MANOEL NÓBREGA3 ds + deps, edíc, gar 2c,

$ 130 mil

JD. N. CAMPOS ELÍSEOS3 ds (ste) + deps, edíc, gar

3 c, $ 220 mil

JD. SANTA AMÁLIA3 ds(ste) + deps, edíc, chur,

gar 2c, $ 160 mil

CIDADE JARDIM3ds.(ste) , 2 sls, coz plan,+ deps. gar.4c $290 mil

S. BERNARDO3 ds. (ste) aes, lavabo, dps,gar. 8 c. AC 240m² $ 380 mil

JD. N.C.ELÍSEOS5ds, sl 2 ambs

+ deps, gar 3c. Porão, 2ds+ deps $ 250 mil

JD. N.C.ELÍSEOS4ds,(ste c hidro),deps.

edíc.gar.8c. AT. 500m², AC230m² $300 mil

JD. PACAEMBU3 ds + deps, gar 1c, cond.250, AU 96m², $ 140 mil

SÃO BERNARDO4ds (ste) + dep, gar cob, laz,cond 345, doc ok, $ 200 mil

VILA MIMOSA3 ds + deps, gar cob, 75m²,ac. fin. cond.220 $ 120 mil

SÃO BERNARDO2ds (ste) + deps, gar cob,

65m², lazer cond $ 380, docok, $ 180 mil

PQ ITÁLIA2ds (ae), ste + deps, edíc,

gar 2c, AT 300m², $ 280 mil

JD. SÃO BENTO3ds + deps, gar. 1c cond$ 250, AU 78m² , $ 140 mil

SÃO BERNARDO2ds + deps, gar cob, 79 m²,

doc ok, $ 180 mil

V. ALBERTO SIMÕESPróx. Unip - 3 ds(ste), copa,

2 wc + deps, AT 420m²,$ 130 mil

S. BERNARDO3ds (ste) + deps, edíc, gar

3c, $ 180 mil. Ac. apto.

VILA INDUSTRIALÓtimo, 2 ds + deps, gar cob,102m, cond baixo, doc ok,

$ 140 mil

JD. N. CAMPOS ELÍSEOS2 ds + deps, gar 3 c, $ 120 mil, ac. carro

CIDADE JARDIM3 ds, 2 sls + deps, gar 4 c, edíc.

salão, chur, wc, $ 210 milCIDADE JARDIM

3 ds + deps, gar edíc. c/habite-se, $ 200 mil

VILA POMPÉIA3ds (ste c/ hidro) + deps, gar 3 c, salão + cobert, c/

habite-se,$ 220 mil

JD. CAMPOS ELÍSEOS3ds(ste) + deps, gar 8c,

chur, fogão lenha, $ 210 mil

JD. CAMPOS ELÍSEOSOportunidade 2ds + deps,edíc: 2 ds + deps, $ 140 mil

VILA INDUSTRIAL2ds + deps, gar, 49m²,cond. $ 200, $ 118 mil

JD. CAPIVARI2 ds + deps, gar 1 c, 58m²,

$ 60 mil

JD. DO LAGO2ds + deps, gar, 65m²,

cond. 220, doc ok, $ 100 mil

VILA MIMOSA3 ds + deps, gar. cob., 76m²,

cond. 230, $ 125mil

JD. N. CHAPADÃOSobrado 5ds (3 stes), 2 sls+ deps, gar 4 c. AT 380 m²,

AU 300m². Falta Acbto,$ 400 mil. Ac. troca

JD. N. CHAPADÃO3 ds (ste), porcelanato +dep, gar 4c., edíc. 2ds,

sl fest. $ 250 mil

JD. DO LAGO2d + deps, edíc, gar, AT

420m², $ 190 mil

JD. MAGNÓLIA3ds (ste) + deps, gar 2 + 2,

$ 265 mil

JD. SANTA AMÁLIAÓtima, 3 d (ste) + deps,

edíc. 3ds, gar 4c, ac.troc $ 270 mil

JD. DO LAGO3ds(ste c/closet) + deps gar.4c. AT. 350m², edíc. $350 mil

VILA MIMOSA3ds + deps, gar, edíc c/

2 ds, $ 160 mil

VILA MIMOSA2 ds + deps, gar 4c, edíc,

$ 215 mil

JD. SANTA AMÁLIA2 ds, sl 2 amb + deps, gar

2c, $ 160 mil

JD. SANTA AMÁLIA3ds (ste) + deps, gar 2c,

edíc. $ 220 mil

JD. N. CAMPOS ELÍSEOS2 ds + deps,AT 364m²,

$ 70 mil

S. BERNARDO 2ds + deps, $ 160 mil.

Ac. financ.BONFIM

Sobrado 3ds, sl + deps,gar , $ 245 mil

JD. DO LAGOSobrado 4ds + deps, gar

6c, chur, $ 270 mil.Ac. financ.

JD. N. CHAPADÃO3 ds (2 ste), lav, lareira

+ deps, gar 6c, edíc. 2ds, sl. fest $ 330 mil

JD. CAPIVARIExcel. oportunidade: 2ds

(ae), sl c/ grafiato + deps, gar1c, cond $ 240, $ 75 mil

SÃO BERNARDOOportunidade 2ds + deps,gar, cond $ 170, $ 120 mil

CENTROKitnetão 1d + deps,

gar $ 85 mil

PQ. INDUSTRIAL2 ds (ste) + deps, gar,cond $ 250, $ 170 mil

VALINHOSÁrea 1.000m² em

cond, $ 95 mil

JD.CAPIVARI2 ds + deps, gar 1c.,

ar. út. 58m², cond $ 240

STO. ANTONIO POSSECompleta, sobrado, churr,

pisc, campo, pomar,2.600m², $ 350 mil

VILA POMPÉIA3 ds, + deps, gar 2c.,

doc. ok $ 170 mil

VILA POMPÉIA2 ds (ste) + deps,

pisc.,chur, gar. 6c, docok $ 195 mil

VILA POMPÉIA3ds + deps, edíc, gar 4c,

$ 215mil

PQ. INDUSTRIALExc. localiz. 2 ds + deps,

edíc. gar 5 c, AT 237,50 m²,$ 220 mil

PQ. INDUSTRIAL2ds/ste, 2 sls + deps, edíc,

chur, gar 3c, $ 220 mil

PQ. INDUSTRIAL2ds,+deps. gar.4c. AT 280m²

AC 120m² $180 mil

JD. DO LAGOPlano/murado 360m²

$ 110 mil

VILA MIMOSAExcelente localização,área 875m², $ 330 mil

PRÓX. EXTRARuy Rodriguez p/ inves-tidores, área 11.400m²,

$ 1, 2 milhão

NOVA ODESSA2 ds, 3wc + deps, gar 4c,

área ter 5.700m², $ 130 mil

REGIÃO DE CAMPINAS3 ds/ste, 3wcs+ deps,td.

avarandada, pomar, pisc.tanque peixes, Area terr.

2300m², $ 325 mil

IV CENTENÁRIO2ds + deps, edíc, gar 4c,

$ 200 mil

STA CRUZ CONCEIÇÃOPróx. Leme, sítio c/ 13 alqs,2 casas, riacho, represas,

barracões, ferramentas e trator,800 pés mangas e pasto.

$ 550 mil. Ac. casaCampinas

PQ. INDUSTRIAL3 ds, sl + deps, gar,AT 300m², $ 160 mil

JD. DO LAGOCasa e comércio, $ 270 mil

JD. MIRANDA2 ds + deps. Ac. financ.

$ 140 mil

PQ. INDUSTRIALAvenida, excel. pto comercial,

2ds, sala, varanda, 2 wcs,frente livre, $ 300 mil

SÃO BERNARDO2ds (ste) + deps, gar 4c, AT300m², AC 170m², $ 160 mil

CIDADE JARDIM3 ds (ste c/ hidro) + deps,

gar 4c, edíc. 1 qto, AT338m², $ 340 mil

JD. PROENÇA2ds(ste) + deps, gar 3c,

edícula, AT 275m², $ 190 mil

PQ. ELDORADO2 ds + deps, gar 2c,AT 126m², $ 110 mil

JD. S. GABRIEL2ds + deps, gar 1 c, lazer,cond $ 210 AU 57,50 m²,

$ 75 mil

JD. SAN DIEGOÓtima localiz, 3ds (ste c/hidro) + deps, gar 2 c.

N. CAMPOS ELÍSEOSBarracão, escrit e wc, AC

328m², AT 484m², $ 360 mil

LEMEÓtimo investimento,

25 alqueires: 7 alq. canae 18 alq. pastagem.

Porteira fechada

REGIÃO DE CAMPINAS3 ds (ste-hidro), sl, copa,coz, as, casa caseiro, po-

mar, chur., 2380m² $ 240 mil

Via Amoreiras - 13Abril de 2010

PIRASSUNUNGA3,2 alqueires, casa 3ds,casa caseiro, 500 m à

margem do Rio Mogi Guaçu,2 km da Cachoeira de Emas.

R$ 230 mil

Page 14: Via Amoreiras

Em notas

Messi

O jogador argentino vem demonstrando um belo futebolpelos campos europeus. Além da habilidade incomparável nacondução da bola e articulação de jogadas, ele faz gols empraticamente todos os jogos, quase sempre muito bonitos. A dúvidafica por conta de como será o seu desempenho na Copa doMundo, pois em sua seleção ainda não mostrou o mesmo futebol.De qualquer forma, tem despertado até o interesse do RonaldoFenômeno por jogos na TV.

Meninos da Vila

Outros que fazem o Fenômeno parar para ver jogos defutebol na TV são os Meninos da Vila. A mais atual formaçãodesses Meninos tem encantado, a todos os admiradores do bomfutebol, com jogadas maravilhosas e goleadas espetaculares. Osdestaques Paulo Henrique e Neymar continuam muito bem eganharam reforços importantes: o mais novo Menino, André; oantigo Menino, Robinho; um técnico que reforça o desejo dosatletas em fazer gols; e a melhora significativa dos jogadores dedefesa.

Corinthians

Sem um futebol encantador como o de Messi e dosMeninos da Vila, o Corinthians segue em busca de concretizar ogrande sonho de todos os corintianos no ano do seu centenário,que é a Libertadores. A frustração pela eliminação na primeirafase do paulista foi minimizada pela boa campanha corintiana notorneio continental. Inclusive, até o momento, o Timão é o timecom melhor aproveitamento nessa edição da Libertadores.

Libertadores

Os demais representantes brasileiros na Copa Libertadorescontinuam vivos na disputa pelas vagas na fase de mata-mata.Mas é bom que todos se empenhem em ficar no primeiro lugarde seus respectivos grupos, uma vez que nem todos os segundoscolocados passarão a fase seguinte. Ainda, nenhum time brasileiroassegurou vaga na próxima fase.

Copa do Mundo

Teremos um intervalo na Copa Libertadores para arealização de outra Copa, a do Mundo. A se a realizar na Áfricado Sul, entre junho e julho, essa Copa tem tudo para ficar nasmãos de um campeão inédito. A Espanha, atual campeã europeia,entra como grande favorita e não há outra seleção jogando nomesmo nível. Mas, como sabemos, a tradição de algumas seleçõescostumam pesar nos momentos decisivos. É aí que entram Brasil,Itália, Alemanha e Argentina.

[email protected]

14- Via Amoreiras Abril de 2010

Atrações especiaisno Dia das Mães

A Feira de Artesanato do São Bernardo vai dedicar aedição do dia 8 de maio às mães. Até às 14 horas, haverá apre-sentações artísticas, sorteio de brindes e outras atrações. Sob acoordenação da artesã Paula Góes, a feira passa por umareestruturação e já conta com novos expositores. Mais infor-mações pelos telefones 3029-9261 e 9210-8796.

A Oficina de Futebol éuma das atividades que des-pertam maior interesse entre osusuários do CAPS ad (Centrode Atenção Psicossocial álcoole/ou outras drogas) “Inde-pendência”, do Jardim do Tre-vo. Todas as quartas-feiras, cer-ca de 25 deles seguem até ocampo da Praça Felipe Leonar-do Trachio Vieira, onde alémde jogar bola, ajudam tambémna manutenção do local.

Quem coordena a ativi-dade é o técnico em Enferma-gem Daniel Francisco. Tudocomeçou há três anos e até a-gora o time do CAPS ad sem-pre fez bonito nos TorneiosInterCaps e outros campeona-

tos que disputou. Foi campeãoem Casa Branca (SP) no tor-neio que reuniu CAPS de todoEstado de São Paulo.

“É sempre bom ganhar.Eleva a autoestima do grupoporque dá aquela sensação do‘nós podemos também’, masganhar ou perder é uma conse-quência da disputa, não é omais importante”, ponderaFrancisco.

“Além de ser uma ativi-dade física, que é recomendá-vel a qualquer pessoa, impor-tante é a integração do pessoal.Na oficina, eles se soltam, inte-ragem, ficam completamentealheios ao mundo das drogase não apresentam nenhum pro-

blema de comportamento”, a-valia o coordenador, que tam-bém é jogador e técnico da e-quipe.

Daniel Francisco lembraque a oficina inclui tambémteorias sobre o futebol e pas-seios em grupo, como umaexcursão para o Museu do Fu-tebol. Há viagens também paraparticipar dos jogos. Agora,por exemplo, eles se preparampara as Olimpíadas da SaúdeMental, que serão disputadasem São Carlos.

Para essas viagens, aPrefeitura cede o transporte eo Serviço de Saúde CândidoFerreira, ao qual o CAPS ad ésubordinado, dá os lanches. Al-

gumas empresas, como a Bo-sch e a Decathlon, também sãoparceiras do projeto e auxiliamcom locações de espaços e ou-tras formas de apoio.

EX-PROFISSIONAL

Rubens Marcos Gon-çalves, 50 anos, já foi jogadorprofissional. Nascido em PontaGrossa, conta que jogou emclubes paranaenses durantemuitos anos. Desde 2003, faztratamento no serviço de saúdee reencontra na Oficina de Fu-tebol uma grande paixão.

“Sempre gostei de jo-gar bola, desde menino. Naoficina de futebol, tudo é muitosaudável. A equipe é boa e unidae jogamos em paz”, diz ele.

CAPS ad promove futebolcomo meio de reinserção

Estão abertas as inscri-ções para o 2º CampeonatoMunicipal de Futebol de Base,promovido pela SecretariaMunicipal de Esporte e Lazerem parceria com a SecretariaMunicipal de Educação daPrefeitura de Campinas.

O campeonato tem porfinalidade promover o inter-câmbio esportivo, educativo,formativo, cultural e social en-tre alunos do ensino fundamen-tal e médio em escolas situadasem Campinas, estimulando aprática esportiva e o aproveita-

mento escolar, tendo comotema: “Não basta jogar, temque estudar”.

Serão três categorias:Dentinho (sub-12), Dente deLeite (sub-14) e Dentão (sub-16). As fichas de inscrições e oregulamento estarão disponí-veis para download no site daSecretaria de Esportes e Lazer.

As inscrições são gratui-tas e podem ser feitas até o dia30 de abril. Após preencher asfichas o responsável pela equi-pe precisa entregar o materialna Coordenaria de Esportes

de Participação e Lazer, quefica na Av. Dr. Heitor Pentea-do, s/nº - Balneário do Taqua-ral - Parque Taquaral, em Cam-pinas, de segunda a sexta- feira,das 9h às 17h.

Competição

O sistema de disputa se-rá dividido em fases: classifica-tória (turno único com oitogrupos de até quatro equipes),eliminatória simples, semifinal(partida única para determina-ção de finalistas) e final (jogossimples que definem os quatroprimeiros lugares).

A competição é classifi-catória para o campeonatoestadual. Os campeões de cadacategoria estarão automatica-mente classificados para repre-sentarem Campinas na compe-tição que reúne times de todoo Estado de São Paulo.

A primeira rodada docampeonato está prevista parao dia 15 de maio e a final parao dia 3 de julho. Os três pri-meiros colocados de cada cate-goria ganham troféus e meda-lhas. Todos os participantesrecebem um diploma.

Inscrições abertas para o 2º Campeonato de Base

Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que soisa mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais umavez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareisa alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 diasseguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguira graça, mandar publicar. (A.M.O.)

N. Senhora Aparecida

Time do CAPS ad treina no campo do Jardim do Trevo O coordenador Daniel, primeiro em pé, da esquerda para direita