vestibular de inverno 2013 segunda...

32
VESTIBULAR DE INVERNO 2013 SEGUNDA FASE 003. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PRODUÇÃO DE TEXTO Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação no corpo deste caderno acarretará a atribuição de nota zero a esta prova. Esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de produção de texto, e terá duração total de 5 horas. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. Nas questões de Língua Estrangeira, responda apenas àquelas referentes à sua opção (Inglês ou Espanhol). A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado. O candidato somente poderá entregar este caderno e sair do prédio depois de transcorridas 3h30, contadas a partir do início da prova. 07.07.2013 Assinatura do candidato VESTIBULAR DE INVERNO 2013 SEGUNDA FASE 07.07.2013

Upload: vonguyet

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

Vestibular de inVerno 2013 segunda Fase

003. Prova de ConheCimentos esPeCífiCos e Produção de texto

Confira seus dados impressos neste caderno.

Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação no corpo deste caderno acarretará a atribuição de nota zero a esta prova.

Esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de produção de texto, e terá duração total de 5 horas.

A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta.

Nas questões de Língua Estrangeira, responda apenas àquelas referentes à sua opção (Inglês ou Espanhol).

A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado.

O candidato somente poderá entregar este caderno e sair do prédio depois de transcorridas 3h30, contadas a partir do início da prova.

07.07.2013

Assi

natu

ra d

o ca

ndid

ato

Vestibular de inVerno 2013

segunda Fase

07.07.2013

Page 2: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

2UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

o e

sCr

eVa

nes

te e

sPa

Ço

Page 3: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

3 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade para responder às questões de números 01 a 04.

Nascer de novo

Nascer: findou o sono das entranhas.Surge o concreto,a dor de formas repartidas.Tão doce era viversem alma, no regaçodo cofre maternal, sombrio e cálido1.Agora,na revelação frontal do dia,a consciência do limite,o nervo exposto dos problemas.

Sondamos, inquirimossem resposta:Nada se ajusta, deste lado,à placidez2 do outro?É tudo guerra, dúvidano exílio?O incerto e suas lajescriptográficas?Viver é torturar-se, consumir-seà mingua de qualquer razão de vida?

Eis que um segundo nascimento,não adivinhado, sem anúncio,resgata o sofrimento do primeiro,e o tempo se redoura.Amor, este o seu nome.Amor, a descobertade sentido no absurdo de existir.O real veste nova realidade,a linguagem encontra seu motivoaté mesmo nos lances de silêncio.

A explicação rompe das nuvens,das águas, das mais vagas circunstâncias:Não sou eu, sou o Outroque em mim procurava seu destino.Em outro alguém estou nascendo.A minha festa,o meu nascer poreja3 a cada instanteem cada gesto meu que se reduza ser retrato,espelho,semelhançade gesto alheio aberto em rosa.

(Poesia, 2002.)

1 cálido: quente.2 placidez: tranquilidade; serenidade.3 porejar: fazer sair ou sair pelos poros; suar, transpirar.

Page 4: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

4UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

01

Constituído por quatro estrofes, o poema de Drummond explora a ideia de dois nascimentos.

a) Transcreva da primeira estrofe dois termos que sintetizem a ideia geral do primeiro nascimento.

b) Em que consiste a ideia do segundo nascimento? Transcreva um verso do poema que comprove sua resposta.

Page 5: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

5 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

02

Reescreva os versos, substituindo as expressões em destaque por outras de sentido equivalente.

a) Nascer: findou o sono das entranhas. / Surge o concreto, / a dor de formas repartidas. / Tão doce era viver / sem alma, no regaço / do cofre maternal, sombrio e cálido.

b) Amor, a descoberta / de sentido no absurdo de existir. / O real veste nova realidade, / a linguagem encontra seu motivo / até mesmo nos lances de silêncio.

Page 6: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

6UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

03

Explique a diferença no emprego do termo

a) outro, nos versos: “Nada se ajusta, deste lado, / à placidez do outro?” e “Não sou eu, sou o Outro”.

b) nascer, nos versos: “Nascer: findou o sono das entranhas.” e “o meu nascer poreja a cada instante”.

Page 7: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

7 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

04

Compare a tira ao poema de Drummond.

SE EU FICO EM CASA,CORRO RISCO DE TER

A CASA INVADIDA, SERASSALTADO E MORTO.

SE SAIO PRA RUA,CORRO RISCO DE

SER SEQUESTRADO,ASSALTADO E MORTO!

ALÔ, MAMÃE?AINDA DÁ TEMPO

DE VOLTAR PRADENTRO DA SUA

BARRIGA?

(www.chargeonline.com.br)

a) Os dois textos compartilham uma ideia. Explique qual é ela e transcreva uma informação de cada um para comprovar a sua resposta.

b) Levando em consideração as intenções comunicativas dos textos, que tipo de reação ou sentimento cada um deles visa despertar no leitor com os sentidos que veiculam?

Page 8: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

8UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

05

Ainda que a Terra passe por ciclos naturais de aquecimento e resfriamento, não há mais dúvida de que somos responsáveis pelas mudanças climáticas atuais. Nossa emissão de carbono é a maior dos últimos 800 mil anos. Mexer com o clima é como brincar com fogo: não sabemos o grau das consequências, mas temos certeza de que é perigoso. Quanto mais quente, mais fortes ficam os eventos climáticos.

(Arquitetura e construção, fevereiro de 2013.)

a) Reescreva o primeiro período do texto, substituindo Ainda que por uma conjunção de sentido equivalente e a expressão não há mais dúvida por “é certo”. Faça as adaptações necessárias.

b) Justifique o emprego do sinal de dois-pontos após o substantivo fogo.

Page 9: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

9 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

Leia o texto para responder às questões de números 06 a 08.

Entretanto, era preciso saber para ser padre, e portanto Eugênio entregava-se ao estudo com um ardor inexcedível, e fazia esforços inauditos para banir do espírito a sedutora visão que o perturbava. Neste empenho a sua tendência ao misticismo e à vida religiosa veio eficazmente auxiliá-lo, e mesclando-se às suas afeições terrenas contribuíram para extingui-las até certo ponto, tirando-lhes o caráter ardente e inquieto, e confundindo-as com aquele culto respeitoso e sereno, com aquela adoração calma e extática, que o menino consagrava à Virgem Mãe de Deus.

Amor e devoção se confundiam na alma ingênua e cândida do educando, que ainda não compreendia a incompatibilidade que os homens têm pretendido estabelecer entre o amor do criador e o amor de uma das suas mais belas e perfeitas criaturas – a mulher; a mulher, que Deus criou para amar e ser amada, a mulher que sem o amor é como a caçoula1 de perfumes, a que o ministro do templo esqueceu-se de comunicar o fogo santo, que os faz arder e subir em nuvens recendentes a beijar os pés de Deus.

Assim, o coração naturalmente afetuoso e terno de Eugênio, não podendo dar ampla expansão a seus afetos mundanos, se refugiava no ascetismo da devoção religiosa, e derramava-se com efusão aos pés do altar, sem que esse culto da divindade excluísse dele o terno sentimento que experimentava por Margarida, sentimento de que ele ainda ignorava a natureza, e nem lhe sabia o verdadeiro nome.

Volvendo ao céu o pensamento nas asas da oração, nessas horas de êxtase e de místico recolhimento, por entre os coros de anjos que rodeavam o sólio2 estrelado da Rainha de todos os santos, ele entrevia o faceiro e mimoso rosto de Margarida, e adorava-a também.

(Bernardo Guimarães. O seminarista, 1995.)

1 caçoula: vaso de porcelana ou de metal em que se queimam resinas ou plantas aromáticas.2 sólio: trono.

06

a) Como a personagem Eugênio vivencia a vida religiosa?

b) Tendo como referência as características do Romantismo brasileiro, é correto afirmar que existe a idealização da mulher na passagem em questão? Justifique a sua resposta com trechos do texto.

Page 10: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

10UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

07

Reescreva as passagens do texto, atendendo às orientações entre parênteses e fazendo as adaptações necessárias.

a) Entretanto, era preciso saber para ser padre, e portanto Eugênio entregava-se ao estudo com um ardor inexcedível, e fazia esforços inauditos para banir do espírito a sedutora visão que o perturbava. (Substitua: entregava-se por “empenhava-se”; banir por um sinônimo; e perturbava por “não gostava”).

b) Neste empenho a sua tendência ao misticismo e à vida religiosa veio eficazmente auxiliá-lo, e mesclando-se às suas afeições terrenas contribuíram para extingui-las até certo ponto, tirando-lhes o caráter ardente e inquieto... (Substitua: à vida religiosa por “a sua vida religiosa”; mesclando-se por um sinônimo; e o pronome lhes por outro de sentido equivalente).

Page 11: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

11 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

08

Assim, o coração naturalmente afetuoso e terno de Eugênio, não podendo dar ampla expansão a seus afetos mundanos, se refugiava no ascetismo da devoção religiosa, e derramava-se com efusão aos pés do altar, sem que esse culto da divindade excluísse dele o terno sentimento que experimentava por Margarida, sentimento de que ele ainda ignorava a natureza, e nem lhe sabia o verdadeiro nome.

a) Quais são os referentes dos pronomes destacados na passagem transcrita?

b) Reescreva o trecho – sem que esse culto da divindade excluísse dele o terno sentimento que experimentava por Margarida, sen-timento de que ele ainda ignorava a natureza, e nem lhe sabia o verdadeiro nome. –, eliminando o termo em destaque e fazendo as adaptações necessárias.

Page 12: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

12UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

09

Analise os dados.

Regiões hidrográficas brasileiras segundo área, população e disponibilidade hídrica, 2010

1

2

9

3

4 10

116

7 12

5

8

região hidrográfica

área (%)

população (%)

disponibilidade hídrica (%)

1 - Amazônica 45,1 4,9 81,02 - Tocantins-Araguaia 10,9 4,3 6,03 - Parnaíba 4,0 2,1 0,44 - São Francisco 7,5 7,4 2,15 - Paraguai 4,4 1,1 0,96 - Paraná 10,1 32,7 6,47 - Uruguai 2,1 2,1 0,68 - Atlântico Nordeste Oriental 3,5 12,5 0,19 - Atlântico Nordeste Ocidental 3,1 3,1 0,310 - Atlântico Leste 4,5 8,1 0,311 - Atlântico Sudeste 2,5 14,7 1,212 - Atlântico Sul 2,3 7,0 0,7

(www.ana.gov.br. Adaptado.)

a) A partir dos dados apresentados, faça um contraponto entre a região hidrográfica brasileira com maior disponibilidade hídrica e a região hidrográfica com maior população.

b) Considerando conhecimentos geográficos sobre o uso dos recursos hídricos no território brasileiro, indique duas regiões hidrográ-ficas onde a pressão sobre os recursos hídricos seja muito elevada, apontando dois fatores que justifiquem essa pressão.

Page 13: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

13 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

10

A Copa do Mundo de Futebol organizada pela FIFA é um evento que suscita diversas discussões sobre as possibilidades de “desen-volvimento econômico” e a relativa perda de “autonomia política” que a realização de tal evento gera ao país sede dos jogos. Sendo assim, indique

a) uma consequência positiva e outra negativa para as cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo no Brasil.

b) de que forma a autonomia política do país sede da Copa do Mundo torna-se comprometida ao receber o referido evento.

Page 14: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

14UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

11

Uma onda de manifestações contra o sistema financeiro mundial se espalhou por dezenas de países no dia 15 de outubro de 2011.Nos Estados Unidos, milhares de pessoas ocuparam a Times Square, cartão postal de Nova Iorque. Alguns clientes do Citibank –

segundo maior banco do país, que recebeu recursos federais para evitar a falência – protestaram retirando dinheiro ou fechando suas contas.

Ruas e praças das capitais de países europeus, como Reino Unido, Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia e França, foram tomadas por milhares de manifestantes, com registros isolados de prisões. Multidões também foram às ruas no Chile, Lima, Cidade do México, Sydney e Tóquio. Mesmo em países asiáticos onde atos públicos são raros ou proibidos, houve marchas, como em Taiwan e Cingapura.

As revoltas começaram em 15 de maio em Madri, na Espanha, onde o movimento ficou conhecido como “Indignados” ou 15M (em referência à data dos primeiros protestos). Em 17 de setembro, surgiu nos Estados Unidos o “Ocupe Wall Street” (Occupy Wall Street), inspirado no movimento espanhol. Os integrantes do grupo montaram acampamento na praça Zuccotti, no centro financeiro de Nova Iorque, e criaram um site para divulgar suas ações.

(http://educacao.uol.com.br. Adaptado.)

Considerando o texto e conhecimentos geográficos sobre o processo de globalização,

a) aponte um motivo para os protestos populares ocorridos na Europa e um motivo para aqueles ocorridos nos Estados Unidos.

b) explique a importância do atual estágio de desenvolvimento e difusão dos meios de comunicação para a realização dessas mani-festações.

Page 15: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

15 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

12

Analise o mapa e os gráficos.

100

80

60

40

20

0

Saldo positivo

SantaCatarina

Goiás MatoGrosso

EspíritoSanto

MatoGrosso do

SulSaldo negativo

SãoPaulo Maranhão

Rio deJaneiro

Rio Grandedo Sul Alagoas

0

–50

–100

–150

–200

–250

– 207 098

– 37493

– 66 707

– 41596– 35125

89 946

73560

56512 55351

39818

Campeões de migraçãosaldo migratório por estado, de 1992 a 2006, média anual

Saldo positivo

Saldo negativo

AMPA

PI

APRR

AC

RO

MT

MS

SP

PR

SC

RS

RJ

ES

MG

BA

GO

DF

TO

MACE

RN

PB

PE

ALSE

Perde e ganha da migraçãoestados com saldo positivo e negativo de migrantes, em 2006

(Guia do estudante: Atualidades, 2009. Adaptado.)

a) Defina os conceitos de imigração, emigração e a noção de saldo migratório.

b) Relacione o saldo migratório dos estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) com a atual dinâmica de localização das atividades industrial e agropecuária no território brasileiro.

Page 16: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

16UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

13

No que diz respeito à situação política geral, eu lhe falei repetidamente em minhas cartas que não vejo como a paz poderia durar um ano; e quanto mais próximos ficamos da guerra, mais claramente vemos seus perigos. O ponto em questão, sobre o qual todos os que estão envolvidos lutarão, é o seguinte: Pompeu está determinado a impedir que César seja eleito cônsul a menos que ele abandone seu exército e suas províncias; César, por outro lado, está convencido de que não existe segurança para ele se deixar seu exército. Ele propõe, então, que ambos se desarmem. [...] Entre toda essa discórdia eu vejo que Pompeu terá ao seu lado o Senado e os magistrados; todos os que vivem uma vida de medo, ou de pouca esperança, se unirão a César, pois seu exército é incomparável. Espero que tenhamos tempo de refletir sobre os recursos de cada um para escolhermos o nosso lado!

(Cícero [Carta a Ático, agosto de 50 a.C.] apud Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004.)

a) Identifique e caracterize o período da história da Roma Antiga a que o texto se refere.

b) Como Roma estabeleceu sua hegemonia na Península Itálica e quando atingiu o apogeu de sua expansão territorial e marítima?

Page 17: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

17 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

14

PoderModerador

IMPERADOR

nomeia os membrosvitalícios do

CONSELHODE ESTADO

autoritarismo

Constituição De 1824

sistema eleitoral indireto e censitário

PROVÍNCIA

nomeia ospresidentes de

CONSELHOSGERAIS

CÂMARASMUNICIPAIS

PODERLEGISLATIVO

aprova ou nãoas decisões da

ASSEMBLÉIAGERAL

nomeia o

SENADOVITALÍCIO

convoca edissolve aCÂMARA

DOSDEPUTADOS

nomeia e suspendemagistrados do

PODERJUDICIÁRIO

nomeia e destituios ministros do

PODEREXECUTIVO

nomeia asautoridades

eclesiásticas daIGREJA OFICIALcatólica apostólica

romana

padroadounitarismo

(Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso de Albuquerque. Independência ou morte, 1991.)

a) Identifique a divisão dos poderes estabelecida pela Constituição brasileira de 1824 e a função de cada um deles.

b) Tal divisão respeita os princípios da equipotência e da autonomia dos poderes? Responda utilizando elementos extraídos da figura.

Page 18: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

18UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

15

A Revolução Russa, que se iniciara em 1905 e em fevereiro e outubro de 1917 com a criação de sovietes livres, termina monopolizada pelo Partido Bolchevique, no topo do Estado soviético, ao qual estão atrelados os sindicatos, os sovietes e quaisquer organizações de massa.

(Mauricio Tragtenberg. A Revolução Russa, 1988.)

a) Que episódios de 1905 e fevereiro de 1917 podem ser identificados como “início” da Revolução Russa?

b) Explique a “monopolização da Revolução Russa” pelo Partido Bolchevique, mencionada no texto.

Page 19: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

19 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

16

Os anos 1960 no Brasil, antes e depois do golpe militar de 1964, revelaram intensa mobilização cultural e diversas expressões artísticas buscaram renovar o panorama da cultura brasileira.

a) Identifique duas manifestações culturais do período que exemplifiquem a afirmação acima.

b) Tais manifestações culturais abordavam também questões políticas e sociais? Justifique e exemplifique.

Page 20: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

20UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

Leia o texto para responder às questões de números 17 a 20.

Polémica por un cartel oficial con una botella de vino con falda y tacones

12.03.2013

La polémica está servida. El cartel y los folletos que anuncian la exposición Vino y mucho más, inaugurada el 14 de febrero por el Ayuntamiento de la ciudad de Petrer (Alicante), ha irritado a los partidos de izquierda y a colectivos feministas. La imagen que ilustra los folletos es la de una botella de vino, con faldas de mujer, medias negras y tacones.

Varios colectivos locales han exigido su retirada inmediata al considerar que es “humillante y degradante” hacia las mujeres esta imagen que refleja “el estilo más rancio del patriarcado de una sociedad como la actual”, indican en un comunicado la secretaría local de Igualdad del PSOE [Partido Socialista Obrero Español], el Área de la Dona de Esquerra Unida y las asociaciones Tiempos de mujer, entre otras. “Un Ayuntamiento digno no debería haber consentido esto nunca”, defienden y exigen la “retirada urgente del cartel y una disculpa pública de los políticos que lo han permitido”.

La concejal de Turismo y de Igualdad, Pepa Villaplana, del PP [Partido Popular], asegura que no piensan retirar la campaña porque “no hubo mala fe por parte de nadie”. La edil critica que los partidos en la oposición y estos colectivos intenten “sacar provecho electoral” con motivo del Día Internacional de la Mujer Trabajadora. “Si tan grave y denigrante lo consideraban ¿por qué han esperado al 8 de marzo a denunciarlo si la exposición se inauguró el 14 de febrero?”, se pregunta la regidora.

Villaplana argumenta que se diseñó por parte de los técnicos municipales, tanto hombres como mujeres, y que de las 200 personas que han visitado la exposición nadie se ha quejado. “Relacionar el vino y mucho más con sexo o cualquier otra cosa es de mentes calenturientas”, asegura la edil que recuerda que los tacones son uno de los productos locales de fama internacional de este municipio, donde hay varias empresas de calzado. El Ayuntamiento de Petrer gobernado por el PP no piensa retirar los folletos de esta exposición que se podrá visitar hasta el mes de octubre.

(www.elpais.es. Adaptado.)

17 Responda em poRtuguês.

a) Em que lugar e quando ocorreram os fatos narrados pela notícia?

b) Qual é o motivo da polêmica?

Page 21: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

21 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

18 Responda em poRtuguês.

a) Quais medidas foram exigidas por parte dos coletivos feministas e partidos de esquerda?

b) Em que se fundamenta tal exigência?

Page 22: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

22UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

19 Responda em poRtuguês.

a) Pepa Villaplana está de acordo com a denúncia? O que ela argumenta a esse respeito?

b) O que ela acredita haver por trás das acusações?

Page 23: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

23 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

20 Responda em poRtuguês.

a) Das duzentas pessoas que visitaram a exposição, quem mais se manifestou contrariamente?

b) Como Pepa Villaplana justifica a presença dos elementos que foram alvos da denúncia?

Page 24: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

24UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

Leia o texto para responder às questões de números 17 a 20.

How much sugar is hiding in your food?

22 March 2013

• Mostofusareawaresugarneedstobeconsumedinmoderation.Butmanyofusareconsumingfarmorethanwethink.There’ssugar‘hiding’infoodanddrinkthatmightsurpriseus.Manufacturers often add extra sugar to food because it makes them taste better. When fat is removed from a processed meal, for example, sugar is often added to help disguise the blander taste. Because of this, many foods we think of as wholesome – like yoghurt, granola bars, low-fat snacks and fruit-flavoured water – may actually contain much more sugar than we realise. Like salt, these socalled‘addedsugars’helpextendtheshelflifeofsomefoods,suchasbread,breakfastcerealsandtinnedfruitandvegetables.Doctorsworrythatthismakesittooeasytoeatmoresugarthanourbodiescanhandle–becausewedon’talwaysknowwhenwe’reeatingit.

• Whathappensifyoueattoomuchsugar?Sugarisnotinherentlybadforyou–it’stheamountandhowfrequentlyyoueatitthatmatters.Whenweeatfood,thesugarsarebroken down into glucose and fructose, which are absorbed into the bloodstream. However, fructose must then be converted into glucose in the liver. If we consume more sugar than we burn through activity, our liver converts the excess glucose into fat. Some of this fat stays in the liver but the rest is stored in fatty tissues around the body. This is why repeatedly eating too much sugar can lead to weight gain, and even obesity, when combined with a sedentary lifestyle.

• HowcanItellifI’meatingsugarindisguise?Working out how much sugar is in your food or drink can be confusing as it appears under many different disguises, such as sucrose, glucose, fructose and honey. Food manufacturers are not required by law to separate added sugars from naturally occurring sugars on a nutrition label, but you can find out how much total sugar is in a product by looking for the “carbohydrates (of which sugars)” figure. More than 15 g of total sugars per 100 g means it has a high sugar content, 5 g of total sugars or less per 100 g means it has a low sugar content.

(www.bbc.co.uk. Adaptado.)

Page 25: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

25 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

17

a) Responda em português. Por que a indústria alimentícia frequentemente adiciona açúcar aos alimentos?

b) Answer in English. What is the advantage of adding salt to some industrialised food?

Page 26: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

26UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

18

a) Responda em português. Por que alimentos como iogurte e barras de cereais podem não ser tão saudáveis como parecem?

b) Responda em português. Qual é a preocupação dos médicos?

Page 27: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

27 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

19

Leia o trecho do texto que responde à pergunta “What happens if you eat too much sugar?”.

a) Answer in English. What is the consequence of excessive glucose in the liver?

b) Responda em português. Que indicações o trecho do texto sugere para evitar os malefícios causados pela ingestão excessiva de açúcar?

Page 28: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

28UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

RESolução E RESpoSta

nota b)

nota a)

20

Leia o trecho do texto que responde à pergunta “HowcanItellifI’meatingsugarindisguise?”.

a) Responda em português. Por que não é fácil identificar o teor de açúcar em alimentos industrializados?

b) Responda em português. Qual deve ser o teor de açúcar em um alimento para que seja considerado baixo?

Page 29: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

29 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

pRoDução DE tEXto

texto 1

NÃO SE ATORMENTE,INSETO. A HUMANIDADETAMBÉM ANDA PENANDO

PARA AVANÇARE SER LIVRE

CLARO QUE O QUEA IMPEDE NÃO ÉBEM UM VIDRO

IMAGINO QUE VOCÊJÁ DEVE TER OUVIDOFALAR EM “FATORES

DE PODER”

(Quino. Toda Mafalda, 1999.)

texto 2

Liberdade

Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.

Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.

Ser livre – como diria o famoso conselheiro... – é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado – é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)

Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.

Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)

Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!...

Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida. E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados,

com o mapa da Liberdade nas mãos!... São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos

todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.

Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos – linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...

(Cecília Meireles. Escolha o seu sonho, 1998. Adaptado.)

Page 30: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

30UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

texto 3

Há uma diferença entre liberdade de e liberdade para. O consumidor quer ser livre para… consumir. O escravo, supõe-se, queria ser livre do senhor. Mas na prática as coisas eram mais complicadas, como sentiram na pele os escravos recém libertos, principalmente os sexagenários, que depois de uma vida inteira de servidão, não tinham ideia do que fazer com essa liberdade (acabaram fazendo, entre outras coisas, o samba). O que fazer com uma liberdade que não foi solicitada e que traz consigo uma série de consequências? Ser livre significa não ter ninguém para mandar, tampouco alguém para cuidar de si.

Liberdade é não ser nem se sentir oprimido mas é também a abertura para um campo de possibilidades de realização. É fácil perceber sua existência quando ela é de alguma forma negada, tolhida ou retirada. O cárcere é o exemplo paradigmático. Buscamos nos libertar de tudo que nos aprisiona, como as barreiras físicas das grades de uma prisão ou as barreiras psicológicas de um rela-cionamento. Fugimos da opressão e da injustiça, como a realizada por regimes tirânicos e truculentos. Buscamos recursos cada vez mais desenvolvidos para nos libertar das limitações do tempo e do espaço. Buscamos ajuda na tecnologia para que possamos nos sentir cada vez mais livres. Mas será que tais objetivos são alcançados?

Gostamos de pensar que somos livres, que decidimos soberanamente sobre nosso destino. Não gostamos de pensar que somos determinados, que forças mais poderosas do que nós dominam nossa minúscula existência.

Que fazer quando nos damos conta de que não somos senhores absolutos de nossos destinos e que ideologias e corporações são muitas vezes os verdadeiros mestres por trás de nossas ações? É possível ainda utilizarmos a palavra liberdade quando tomamos consciência do papel poderoso que sobre nós exercem tais forças? É possível ser livre vivendo em um tempo em que, por toda parte, impera um sistema que capitaliza todas as forças, maquínicas e humanas, transformando vida em lucro e o resto em lixo? Pode-se falar em liberdade diante do mundo que se nos apresenta, em que um terço da população do planeta sofre de fome e guerra desne-cessariamente enquanto menos de um por cento concentra riquezas incalculáveis?

(Marcio Acselrad. Liberdade, responsabilidade e o paradoxo da tecnologia. www.comciencia.br. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em outros conhecimentos que julgar pertinentes, elabore um texto dissertativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

a concepção de libeRdade na sociedade capitalista do século xxi: o homem é livRe?

Page 31: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta

31 UFTM1303/003-CursoGeoHistLetServSoc

Os rascunhos não serão considerados na correção.

nÃo assine esta FolHa

Page 32: Vestibular de inVerno 2013 segunda Faserenataquartieri.com/wp-content/uploads/2016/01/003_CadCursoGeoH... · Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta