ventiladores centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição...

20
Pás curvadas para frente Modelo BSD Pás curvadas para trás Modelo GTD / GHB Ventiladores Centrífugos DUPLA ASPIRAÇÃO entrimaster ABB Fans Tecnologia Ventiladores

Upload: doanphuc

Post on 28-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Pás curvadas para frenteModelo BSD

Pás curvadas para trásModelo GTD / GHB

Ventiladores CentrífugosDUPLA ASPIRAÇÃO

entrimaster

ABB Fans

Tecnologia

Ventiladores

Page 2: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Indice

Item Descrição Página

1 Aspectos gerais 3

2 Características construtivas 4

3 Acessórios 6

4 Seleção de ventiladores 8

5 Nível de ruído 8

6 Posições de montagem 10

7 Dimensões e Pesos 12

Abreviaturas e unidades

Altitude H mDensidade g kg/m3

Momento de inércia de massa J kg.m2

Nïvel de potência sonora Lwa dB(A)Nïvel de pressão sonora Lpa dB(A)Potência absorvida Standard Pw(st) kW

Operação Pw(op) kWPotência do motor Pm kWPressão barométrica B mmHgPressão dinâmica pd mmCAPressão estática Standard pe(st) mmCA

Operação pe(op) mmCAPressão total Standard pt(st) mmCA

Operação pt(op) mmCARendimento h %Rotação N 1/minTemperatura T ºCTempo de acionamento t sVazão de ar V m3/hVelocidade de descarga c m/sVelocidade periférica vp m/s

2

Ventiladores

Page 3: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

BSD 160 a 710GTD 180 a 710

BSD /GTD 800 a 1000GHB 400 a 1000

1 - Aspectos gerais

Os ventiladores da série BSD, de pás curvadas para frente, eGTD / GHB (tecnologia ABB) de pás curvadas para trás, represen-tam o avançado estágio de um sistemático e contínuo trabalho dedesenvolvimento e aprimoramento de produto.

Projetados para operar com ar limpo e gases ou vapores nãoagressivos a temperaturas entre - 30 ºC a + 80 ºC, permitemalcançar altas vazões de ar mediante altas pressões diferenciaiscom elevada eficiência e baixo nível de ruído.

Geometricamente definidos de acordo com norma DIN 323R20, possuem carcaças idênticas para um mesmo tamanhodiferenciando-se apenas pelo tipo de rotor, o que confere a estaslinhas extrema versatilidade e flexibilidade para as mais diversasaplicações.

Ventilador BSD

Ventilador GTD

Linha de fabricação

No programa de seleção VENTOWIN encontram-se definidosos respectivos limites de operação para cada modelo e formaconstrutiva.

Modelo BSD e GTDTamanhos 160 a 710 fornecimento standard conforme

figura abaixo. Modelos 800 a 1000 são fornecidos com suportelateral e base para os mancais.

Modelo GHBTamanhos 400 a 1000 fornecimento standard com suporte

lateral e base para mancais.

GTD / GHB – ventilador com rotor de pás curvadas para trás.

BSD – ventilador com rotor de pás múltiplas curvadas para frente

3

Ventiladores

Page 4: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

2 - Características construtivas

Carcaças

Construídas integralmente em chapas de aço galvanizado atétamanho 1000, possuem sistema de fechamento por cravaçãotipo “Pittsburgh” entre cinta espiral e lateral o que lhe confere altarigidez e vedação eficaz.

Furos ou porcas embutidas nas laterais dos ventiladorespossibilitam a rápida fixação de acessórios ou a fácil instalação doventilador a gabinetes ou outros equipamentos com simplesparafusos.

Ventiladores BSD / GTD 800 a 1000 e GHB 400 a 1000, sãofornecidos com suporte lateral e base do mancal fabricado em açocarbono com pintura em esmalte sintético de alta performance.

Os bocais de aspiração dos ventiladores BSD e GTD/GHB foramprojetados de maneira a preservar a continuidade aerodinâmica deentrada assegurando o natural escoamento do fluxo de ar.

Evitam-se assim perdas por descolamento ou turbulências,garantindo características de operação particularmente elevadas.

Rotores

Rotor BSD

Os rotores dos ventiladores BSD/GTD e GHB, resultado de umcontínuo trabalho de pesquisa, foram especificamente projetadoscom perfis de pás apropriados de maneira a desenvolver altaspressões e vazões de ar mantendo uma operação suave com baixonível de ruído e livre de vibrações mesmo a elevadas velocidadesperiféricas.

São estática e dinamicamente balanceados segundo grau dequalidade G 6.3 de acordo com normas VDI 2060.

Modelo BSDDe pás múltiplas curvadas para a frente, são integralmenteconstruídos em chapas de aço galvanizado com cubos em alumíniofundido até tamanho 710 e em aço carbono para tamanhos 800 a1000.

Modelo GTDDe pás curvadas para trás com características de carga limitada,são construídos em chapas de aço carbono, soldados, com pinturaem esmalte sintético de alta performance, com cubos em alumíniofundido até tamanho 710 e em aço carbono do tamanho 800 a1000.

Modelo GHBOs rotores dos ventiladores GHB, de pás curvadas para trás comcaracterísticas de carga limitada, são fabricados em chapas de açocarbono, soldados, com pintura em esmalte sintético de altaperformance e rigidamente fixados a cubos construídos emalumínio até tamanho 500 e em aço carbono para os demaistamanhos.

Rotor GTD / GHB

4

Ventiladores

Page 5: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Eixos

São fabricados em aço carbonoretificado h7 de alta qualidade, comdupla ponta de eixo e rasgos de chavetanas extremidades e no ponto deacoplamento ao rotor. Após montagemrecebem cobertura de vernizanticorrosivo.

Mancais e rolamentos

Todos os ventiladores BSD e GTD,são fornecidos com rolamentosautocompensadores de uma carreira deesferas com fixação ao eixo por anelexcêntrico.

De lubrificação permanente sãoprojetados para suportar uma vida útilmédia de 100.000 horas de funciona-mento quando operando no pontomáximo da curva de desempenho,desde que observados os diâmetrosmínimos para polias movidas.

Valores limites de rotação e potenciajá estão incluídos no programa deseleção VENTOWIN.

Ventiladores BSD 160 a 710 e GTD180 a 710 são fornecidos comrolamentos montados em suportesestampados em aço galvanizado comsede de borracha assegurando funciona-mento suave e silencioso.

Modelos BSD e GTD 800 a 1000são fornecidos com os rolamentosmontados em suportes de ferro fundidofixados sobre a base do suporte lateral.

Ventiladores GHB 400 a 1000 sãofornecidos com rolamentosautocompensadores de duas carreirasde esferas ou rolos alojados em caixa deferro fundido fixados sobre a base dosuporte lateral.

BSD 160 a 710GTD 180 a 710

BSD 800 a 1000GTD 800 a 1000

GHB 400 a 1000

5

Ventiladores

Page 6: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

3 - Acessórios

Ventilador com pés.

Ventilador com quadro QR

Pés (PES)Fixados a lateral do ventilador por

parafusos, são fabricados em chapas deaço galvanizado estando disponíveis paraventiladores tamanhos 160 a 710.

Flange de descarga (FLD)Fabricado em perfis de aço galvanizado

com furação padrão, são de fornecimentostandard a partir do tamanho 450, inclusive.

Contra flange de descarga (CFD)Fabricado em perfis de aço galvanizado

possui furação idêntica a do flange dedescarga. Até o tamanho 400, deve sersolicitado também o flange de descarga.

Quadro (QR)Constituindo-se em excelente alternativa

de montagem, são fabricados em perfis deaço galvanizado fixados ao ventilador comparafusos.

Disponível para ventiladores tamanhos200 a 710.

Base única (BU)Base comum para ventilador e motor

elétrico, fabricada em perfis de aço carbonosoldados com posterior pintura anticorrosivaem esmalte sintético de alta performance.

Fornecida com trilhos de regulagem quepermitem fácil alinhamento do motorelétrico e tensionamento das correias.

Base regulável (BR)Disponível para motores elétricos até

carcaça 132, é instalada sobre o própriocorpo do ventilador, constituindo-se emalternativa mais compacta em relação aopção com base única.

Fabricada em chapas e perfis de açogalvanizado, permite fácil alinhamento domotor elétrico e perfeito tensionamento dascorreias.

Não recomendada para motores de 2pólos.

Polias e correias (PEC)Compreende polias motora e movida

fixas fabricadas em alumínio ou ferrofundido e correias.

Sob consulta podem ser fornecidaspolias motoras reguláveis para fácil ajusteda rotação de trabalho do ventilador.

Medidor de vazão de arComposto de sensor instalado na

aspiração e manômetro diferencial comescala graduada de acordo com seutamanho, permite leitura direta da vazão dear do ventilador com precisão de ± 10 %.o

Medidor de vazão instalado em ventilador

6

Ventiladores

Page 7: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Ventilador com pés, base regulável (BR), polias e correias(PEC) e protetor de correias (PRC).

Ventilador com quadro (QR), base única (BU), polias ecorreias (PEC), protetor de correias (PRC) e tela de

proteção na aspiração (TLA)

Dreno

Protetor de correias (PRC)

Fabricado integralmente em grade de açogalvanizado, protege contra qualquer toqueacidental. Seu projeto exclusivo permite fácilvisualização da condição das correias, rápidoprocesso de troca e liberdade para medição darotação.

Dreno (DR)Fabricado em aço galvanizado com rosca externa

G ½”, é instalado no extremo inferior da carcaçapermitindo a remoção de condensados ou água dechuva acumulados no interior do ventilador.

Atente para o incremento da altura do ventiladornestes casos.

Porta de inspeção (PIN)De fácil remoção é fabricada do mesmo

material da carcaça do ventilador.Podendo ser instalada em várias posições na

carcaça, sua solicitação deve ser acompanhada dadefinição de sua orientação. Vide item 6 – Posiçõesde montagem.

Ligação flexível de descarga (LFD)Fabricados com flanges em aço galvanizado e

tecido plástico de alta resistência devem serutilizados quando necessário eliminar qualquerpossibilidade de transmissão de vibrações ou ruídosdo ventilador para os dutos e vice-versa.

Tela de proteção na aspiração (TLA)Proteção eficaz contra qualquer toque acidental

ou entrada de objetos estranhos, é fabricada emaço galvanizado.

Registro veneziana de descarga (RVD)De laminas opostas, são fabricados em chapas

de aço carbono com posterior pintura anticorrosivaem esmalte sintético de alta performance.

Registro gravitacional de descarga(RGD)Fabricados em chapas e perfis de aço galvaniza-

do, possui funcionamento automático, com aslaminas abrindo com o ventilador em movimento efechando quando de seu desligamento.

7

Ventiladores

Page 8: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

4 - Seleção de ventiladores

O programa VENTOWIN constitui a ferramenta ideal para acorreta e rápida seleção de ventiladores.

A partir da entrada de dados de vazão de ar, pressãoestática, temperatura e altitude, o programa oferece uma sériede alternativas de tamanhos proporcionando um fácil compara-tivo de suas características de rendimento, nível de ruído,dimensional ou até outros modelos de ventilador sem nenhumcálculo adicional.

No programa VENTOWIN as características de desempe-nho subentendem ventilador com duto na descarga, ou nomínimo um trecho de duto com comprimento mínimoequivalente a aproximadamente três (3) vezes o diâmetro doventilador.

Em casos onde não exista duto na descarga, deve-seadicionar à pressão estática de operação a correspondenteperda de pressão em termos da pressão dinâmica (pd):

BSD = pd x 1.8 GTD / GHB = pd x 1.2

Tolerâncias

Os ventiladores GTD/GHB tamanhos 355 a 1000 enqua-dram-se na classe de tolerância 1 conforme norma DIN 24166.

Os demais tamanhos, assim como todos ventiladores BSD,enquadram-se na classe de tolerância 2.

Classes de tolerância DIN 24166

Características de desempenho 1 2 3Vazão de ar ± 2.5 % ± 5.0 % ± 10.0 %

Diferença de pressão ± 2.5 % ± 5.0 % ± 10.0 %Potência absorvida* + 3.0 % + 5.0 % + 16 %

Rendimento** - 2.0 % - 5.0 % -

Potência sonora Lwa + 3 dB + 4 dB + 6 dB

5 - Nível de ruído

Todos os testes de nível de ruído foram executados e seu resultado apresentado conforme normas AMCA 300-85 e ISO 3741.Para a maioria das aplicações práticas torna-se de fundamental importância a análise dos níveis de ruído dos equipamentos atrav és do

espectro da potência sonora (em bandas de oitava) ou da pressão sonora usualmente em dB(A), referida a 2x10 -5 Pa.O programa de seleção VENTOWIN fornece para cada ventilador selecionado os níveis de potência sonora Lwa em dB(A), Lwt em dB,

assim como o espectro de potência sonora Lwokt em dB (referido a 10-12 Watt).

Se necessário o cálculo do espectro sonoro em bandas de oitava ponderado para a escala A, aplique os valores de correção DA abaixosobre o espectro sonoro Lwokt.

O nível estimado de pressão sonora Lpa em dB(A) pode ser obtido aplicando-se as correções DLp conforme distância do observadordiretamente sobre a potência sonora Lwa em dB(A) conforme tabela abaixo.

Correção DLp para distância do observador (propagação semi esférica)

]zH[avatioedsadnabsadlartnecaicnêuqerF 36 521 052 005 0001 0002 0004 0008

]Bd[A 62- 61- 9- 3- 0 1+ 1+ 1-D

sortemmerodavresboodaicnâtsiD 1 5.1 2 3 5 01

adigíresaberbos-ervilopmaC]Bd[pL 8- 21- 41- 81- 22- 82-

adigíresaberbos-airtsúdnimE]Bd[pL 8- 21- 31- 51- 91- 42-D

D

Tomando-se como exemplo um ventilador qualquer selecionado com auxílio do programa VENTOWIN.

Dados fornecidos pelo programa:

]zH[aicneuqerF 36 521 052 005 0001 0002 0004 0008

BdawLlatotaronosaicnetoP

BdtkowLaronosaicnêtopedortcepsE 19 88 68 48 38 08 47 96

87

8

Ventiladores

Page 9: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Combinação de níveis de ruído

Em muitos casos, deve-se levar em conta o ruído gerado poroutros ventiladores ou equipamentos instalados no mesmo local oumuito próximos.

A combinação de dois ou mais níveis de ruído não pode serfeita a partir de uma simples soma aritmética.

Para dois ou mais níveis de potência ou pressão sonora (L1, L2,... Ln), deve-se efetuar a soma logarítmica dos valores conformefórmula abaixo:

Ltotal = 10 Log [ 10 (0.1 L1) + 10 (0.1 L2) + ... + 10 (0.1 Ln) ]

Observações:

1) O nível de potência sonora em si não proporciona umamedida da intensidade do ruído no local considerado.

O que se “ouve” é a pressão sonora determinada para cadaambiente em particular e sujeito a influência de diversos fatores,incluindo tamanho do local, tipo de paredes, forros, divisórias,revestimentos, nível de ruído de fundo e/ou gerado por outrosequipamentos.

Cálculo do espectro de potência sonora em dB(A)

Nivel estimado de pressão sonora Lpa em db(A), a 10 metros do ventilador em ambiente industrial:

Lpa = Lwa + DLp = 87 – 24 = 63 dB(A)

]zH[aicneuqerF 36 521 052 005 0001 0002 0004 0008

tkowLaronosaicnêtopedortcepsE Bd 19 88 68 48 38 08 47 96

A Bd 62- 61- 9- 3- 0 1 1 1-

tkowLaronosaicnêtopedortcepsE )A(Bd 56 27 77 18 38 18 57 86

D

Em alguns casos, o ventilador pode estar tão longe do localconsiderado que outros componentes do sistema como caixas demistura, difusores, grelhas, registros e o próprio duto constituem-se em geradores de ruído mais significativos.

2) Imprecisões de ± 2 dB são perfeitamente toleráveis pornorma para freqüências centrais de 250, 500, 1000, 2000 e4000 Hz. Devido a dificuldade de medição na banda de 63 Hzpodem ocorrer variações de 6 a 8 dB, enquanto que variações de3 a 4 dB podem ser esperadas para as faixas de 125 e 8000 Hz.

3) O nível de ruído gerado por ventiladores aumenta com apressão estática, por isto, o sistema de distribuição de ar deve serprojetado sempre para a mínima resistência possível.

4) Más condições de aspiração ou descarga podem afetarseveramente a performance aerodinâmica e acústica de qualquerventilador inclusive invalidando as características de operaçãofornecidas em catálogos.

5) Conforme o arranjo construtivo do ventilador, o nível de ruídodo ambiente considerado poderá sofrer significativa influencia doruído gerado pelo motor elétrico. Nestes casos deve ser adicionadoao nível de ruído do ventilador o correspondente nível de ruído domotor elétrico.

solóp8 solóp6 solóp4 solóp2

0 - 1.1 67 87 08 88

2.1 - 2.2 97 08 38 19

3.2 - 5.5 28 48 78 59

6.5 - 11 58 88 19 99

21 - 22 88 19 59 201

32 - 73 19 49 79 401

83 - 55 39 79 99 601

65 - 011 69 001 301 801

111 - 022 99 301 601 011

Limites máximos de potência sonora para motores totalmente fechados [dB(A)]

Potência [kW]

9

Ventiladores

Page 10: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

6 - Posições de montagem

Posições de descarga de ventiladores

As figuras acima mostram ventiladores nas posições LG (sentido de giro antihorário) e RD (sentido de giro horário). O sentido derotação do ventilador é sempre identificado tendo como referência o lado do acionamento.

A posição, portanto é definida como LG ou RD seguido do número correspondente ao angulo da descarga.Ventiladores para a posição 180º somente podem ser fornecidos com quadro QR.

Posições de acessórios em ventiladores

Posições de acessórios são definidas de acordo com oangulo relativo a posição desejada, tendo como referênciatambém o lado do acionamento.

Exemplo:

Ventilador posição de descarga LG 270ºPorta de inspeção ( PIN ) posição 45ºDreno posição 180ºObs.: Se não especificada a posição do

dreno, este será instalado sempre no ponto mais inferior da carcaça.

A especificação da posição do motorelétrico é feita através das letras W, X, Y ouZ, tendo como referência a vista perpendicu-lar ao plano de montagem.

Na construção standard, o motor ésempre montado nas posições W ou Z, nolado oposto á boca de descarga.

Posições de motores elétricos sobre base única (BU)

10

Ventiladores

Page 11: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Posições de motores elétricos sobre base regulável (BR)

- Posições LG ou RD 180° podem ser fornecidas somente com quadro QR sem flange de descarga.

Especificação de ventiladores

Para a correta especificação de um ventilador deve-se proceder conforme segue abaixo:

1) Modelo - BSD, GTD ou GHB2) Tamanho - Representado pelo diâmetro do rotor em mm.3) Sentido de rotação - Horário RD ou antihorário LG referente a vista do lado do acionamento.4) Posição de descarga - Angulo referente a saída de ar do ventilador.5) Acessório de montagem - Pés (PES) ou quadro QR (exceto ventiladores GHB e para tamanhos 800 ... 1000).6) Tipo de base de motor e posição - Base única BU ou regulável BR. Para base única execução standard somente motores nas

posições W ou Z. Para base regulável especificar angulo.7) Demais acessórios - Descreva os acessórios ou utilize sua simbologia.

FLD - Flange de descarga (até tamanho 400) CFD - Contra flange de descarga

PEC - Polias e correias PRC - Protetor de correias DR - Dreno PIN - Porta de inspeção LFD - Ligação flexível de descarga TLA - Tela de proteção na aspiração RVD - Registro veneziana na descarga RGD - Registro gravitacional na descarga

Exemplo:

Para especificar um ventilador modelo GTD, diâmetro 400 mm, com pés, posição LG 90º, base única BU para motor na posição W,contra flange de descarga CFD, porta de inspeção PIN posição 315º, dreno DR.

GTD 400 – LG 90O / PES / BU W / FLD / CFD / PIN 315O / DR

Para especificar um ventilador modelo BSD, diâmetro 355 mm, com quadro QR, posição RD 0º, base regulável BR commotor na posição 90º, polias e correias PEC, protetor de polias PRC.

BSD 355 – RD 0O / QR / BR 90O / PEC / PRC

11

Ventiladores

Page 12: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

7 - Dimensões e Pesos

BSD 160 ... 710 (com pes)GTD 180 ... 710

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

Obs.: Fornecido sem flange de descarga até o tamanho 400, inclusive.

VENTILADOR COM PÉS E BASE REGULÁVEL VENTILADOR COM PÉS E BASE ÚNICA

12

Ventiladores

Page 13: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

.doM 061 081 002 522 052 082 513 553 004 054 005 065 036 017

A 482 513 443 283 914 664 815 975 846 527 008 398 999 1211

1a 502 922 652 882 223 163 404 354 705 965 836 517 108 898

4a 991 022 242 962 692 823 663 014 854 215 665 236 707 897

7hd 02 02 02 02 02 52 52 03 03 53 53 04 54 54

2d 7 7 7 7 7 9 9 9 9 11 11 31 31 41

F 473 893 624 854 294 655 006 476 827 008 078 6001 2901 0911

1f 911 431 941 761 581 802 332 362 692 333 073 614 764 625

2f 471 591 712 442 172 303 143 583 334 784 145 706 286 867

1h 501 511 431 641 951 081 891 522 742 272 892 933 273 414

4h 671 791 912 642 372 503 343 093 834 294 645 216 786 277

5h 051 461 381 991 212 832 362 672 403 833 773 914 174 435

6h 051 461 681 602 922 752 582 223 163 144 054 505 475 936

7h 402 422 742 672 103 333 273 314 464 025 075 736 017 008

k 741 951 371 981 602 822 052 772 403 043 573 324 664 515

l 04 04 04 04 04 05 05 06 06 06 06 08 08 08

p 041 351 461 081 591 512 632 162 092 223 253 093 434 584

q 27 18 98 001 011 321 931 951 081 302 222 052 282 913

1t 5,22 5,22 5,22 5,22 5,22 82 82 33 33 83 83 34 5,84 5,84

u 6 6 6 6 6 8 8 8 8 01 01 21 41 41

v 652 082 703 933 373 224 564 435 885 056 917 618 209 999

3w 002 002 052 052 052 513 513 004 004 005 005 036 036 017

x 132 552 282 413 843 293 534 494 845 016 976 677 268 959

3y 081 081 422 422 422 082 082 553 553 054 054 005 065 036

DSB 5,6 5,7 9 11 31 71 32 92 73 94 06 58 601 931

DTG 2,9 11 31 51 81 52 33 34 15 56 001 921 061

doM 061 081 002 522 052 082 513 553 004 054 005 065 036 017

11H 456 927 467 628 078 139 0501 3611 7421 5831 1741 1851 5071 3681

21H 026 786 817 967 708 268 669 1701 9311 5621 5331 7241 0451 6661

31H 556 137 667 728 768 239 0501 9411 5221 8531 0541 6551 4861 2481

41H 486 857 697 658 498 659 5701 5711 4521 9831 8741 5851 0171 3781

xáMrotoM 17 08 08 09 09 09 001 211 211 231 231 231 231 231

RBoseP 4 5 5,5 7,5 8,5 2,6 1,9 31 41 71 71 22 32 72

B

1B 51 51 51 51 51 02 02 02 02 08 08 001 001 001

2B 03 03 03 03 03 04 04 04 04 001 001 021 021 021

3B 592 133 593 044 584 545 806 896 977 078 169 3801 8021 2531

4B 942 772 513 943 583 334 184 845 016 876 947 548 939 2501

4d 7 7 7 7 7 01 01 01 01 21 21 51 51 51

61H 023 743 083 614 454 215 165 326 196 368 209 5101 8211 4421

81H 973 414 554 894 835 606 966 627 208 059 3401 1711 8921 2541

12H 432 452 772 603 133 373 214 354 405 026 076 757 038 029

22H 353 883 624 374 615 185 546 617 008 359 0401 3711 7921 6441

1N 732 942 362 972 692 823 053 783 414 064 594 365 606 556

1V 772 103 823 063 493 844 194 055 406 056 917 618 209 999

xáMrotoM 08 08 08 09 09 211 231 231 231 231 061 061 081 002

UBoseP 9 3,9 7,9 9,9 11 41 61 32 52 82 04 16 56 76

DIM

ENSÕ

ES G

ERAI

SPE

SO KgD

IMEN

SÕES

BR

DIM

ENSÕ

ES B

U

CONFORME CARCAÇA MOTOR ELÉTRICO - VER PÁGINA 19

7 - Dimensões e Pesos

BSD 160 ... 710 (com pes)GTD 180 ... 710

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

13

Ventiladores

Page 14: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

7 - Dimensões e Pesos

BSD 200 ... 710 (com quadro)GTD 200 ... 710

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

Obs.: Fornecido sem flange de descarga até o tamanho 400, inclusive e para posição 180°

VENTILADOR COM QUADRO E BASE REGULÁVEL VENTILADOR COM QUADRO E BASE ÚNICA

14

Ventiladores

Page 15: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

.doM 002 522 052 082 513 553 004 054 005 065 036 017

A 543 383 124 864 915 485 356 827 308 698 1001 3211

1a 652 882 223 163 404 354 705 965 836 517 108 898

4a 242 962 692 823 663 014 854 215 665 236 707 897

7hd 02 02 02 52 52 03 03 53 53 04 54 54

2d 7 7 7 9 9 9 9 11 11 31 31 41

F 624 854 294 655 006 476 827 008 078 6001 2901 0911

1h 431 641 951 081 891 522 742 272 892 933 273 414

2h 151 961 781 012 532 862 103 833 573 124 174 035

3h 181 302 622 352 382 323 363 604 154 605 765 836

4h 912 642 372 503 343 093 834 294 645 216 786 277

8h 242 962 692 333 173 524 374 725 185 756 237 818

k 371 981 602 822 052 772 403 043 573 324 664 515

l 04 04 04 05 05 06 06 06 06 08 08 08

p 461 081 591 512 632 162 092 223 253 093 434 584

q 98 001 011 321 931 951 081 302 222 052 282 913

1t 5,22 5,22 5,22 82 82 33 33 83 83 34 5,84 5,84

u 6 6 6 8 8 8 8 01 01 21 41 41

v 703 933 373 224 564 435 885 056 917 618 209 999

1w 513 943 583 334 184 845 016 876 947 548 939 2501

2w 073 514 064 515 875 856 937 038 129 3301 8511 2031

x 282 413 843 293 534 494 845 016 976 677 268 959

1y 64 36 18 77 101 79 821 411 051 371 091 112

2y 37 69 811 811 941 251 291 091 631 762 992 633

3y 422 422 422 082 082 553 553 054 054 005 065 036

DSB 8,9 21 41 81 62 43 34 45 66 39 611 841

DTG 21 41 71 02 82 83 94 65 17 701 041 761

.doM 002 522 052 082 513 553 004 054 005 065 036 017

11H 247 108 548 319 8201 4411 6221 3631 3541 5651 3961 9481

21H 417 767 508 268 969 9601 1411 1621 5331 7241 3351 6661

xáMrotoM 08 09 09 09 001 211 211 231 231 231 231 231

RBoseP 7,4 9,4 5 2,5 1,8 11 21 31 31 41 51 61

B

1B 51 51 51 02 02 02 02 08 08 001 001 001

*2B 03 03 03 04 04 04 04 001 001 021 021 021

3B 593 044 584 545 806 896 977 078 169 3801 8021 2531

4B 513 943 583 334 184 845 016 876 947 548 939 2501

4d 7 7 7 01 01 01 01 21 21 51 51 51

61H 573 314 154 805 955 426 396 828 309 6101 1211 3421

81H 324 864 315 875 146 817 997 059 1401 3711 8921 8441

02H 573 904 544 305 155 816 086 877 948 569 9501 2711

12H 942 672 303 543 383 034 874 295 646 237 708 298

22H 004 544 094 555 816 896 977 039 1201 3511 8721 2241

1N 362 972 692 823 053 783 414 064 594 365 606 556

1V 823 063 493 844 194 055 406 056 917 618 209 999

xáMrotoM 08 09 09 211 231 231 231 231 061 061 081 002

UBoseP 7,9 9,9 11 41 61 32 52 82 04 16 56 76

DIM

ENSÕ

ES G

ERAI

SPE

SO Kg

CONFORME CARCAÇA MOTOR ELÉTRICO - VER PÁGINA 19

DIM

ENSÕ

ES B

RD

IMEN

SÕES

BU

7 - Dimensões e Pesos

BSD 200 ... 710 (com quadro)GTD 200 ... 710

* Para ventiladores na posição 180o, acrescentar 30 mm a dimensão B2.

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

15

Ventiladores

Page 16: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

.doM 008 009 0001

A 2521 1041 7551

1a 7001 0311 7621

4a 798 2001 2111

7hd 55 06 06

2d 81 81 81

F 2141 0451 8761

1f 495 666 147

2f 768 279 2801

5h 496 667 148

6h 718 409 599

7h 769 2701 2811

k 695 066 927

l 011 011 011

p 535 795 266

q 363 704 844

1t 95 46 46

u 61 81 81

1v 1111 4321 1731

3w 819 6101 0211

1x 1701 4911 1331

4y 838 639 0401

DSB 623 004 284

DTG 243 334 335

.doM 008 009 0001

B

1B 001 001 001

2B 021 021 021

3B 3501 4711 1031

4B 6711 2131 5541

4d 81 81 81

61H 2741 1261 7771

81H 1171 8881 3702

12H 7801 2911 2031

22H 1861 8581 3402

1N 677 048 909

4X 954 805 065

xáMrotoM 002 522 522

UBoseP 17 67 08

DIM

ENSÕ

ES G

ERAI

SPE

SO Kg

CFE CARC MOTOR - PAG 19

DIM

ENSÕ

ES B

U

7 - Dimensões e Pesos

BSD 800 ... 1000GTD 800 ... 1000

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

VENTILADOR COM BASE ÚNICA

16

Ventiladores

Page 17: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

7 - Dimensões e Pesos

GHB 400 ... 1000

CONFORME CARCAÇA MOTOR - VER PÁGINA 19

.doM 004 054 005 065 036 017 008 009 0001

A 846 527 008 398 999 1211 2521 1041 7551

1a 705 965 836 517 108 898 7001 0311 7621

4a 854 215 665 236 707 897 798 2001 2111

7hd 03 53 53 04 54 54 06 06 56

2d 01 21 21 51 51 51 81 81 81

F 887 458 429 2401 4311 2321 0441 2651 6071

1f 692 333 073 614 764 625 495 666 147

2f 334 784 145 706 286 867 768 279 2801

5h 384 735 095 556 137 618 496 667 148

6h 384 735 095 556 137 618 718 409 599

7h 384 735 095 556 137 618 769 2701 2811

k 433 763 204 144 784 635 016 176 347

l 06 06 06 08 08 08 011 011 011

p 092 223 253 093 434 584 535 795 266

q 081 302 222 052 282 913 363 704 844

1t 33 83 83 34 5,84 5,84 46 46 96

u 8 01 01 21 41 41 81 81 81

1v 985 156 027 718 509 2001 1111 4321 1731

3w 094 045 095 076 247 828 819 6101 0211

1x 945 116 086 777 568 269 1701 4911 1331

4y 014 064 015 095 266 847 838 639 0401

GKOSEP BHG 36 37 69 731 081 122 963 764 675

.doM 004 054 005 065 036 017 008 009 0001

B

1B 08 08 08 001 001 001 001 001 001

2B 001 001 001 021 021 021 021 021 021

3B 145 306 566 157 838 049 3501 4711 1031

4B 306 376 347 838 639 0501 6711 2131 5541

4d 01 21 21 51 51 51 81 81 81

61H 378 959 2401 5611 5821 1241 2741 1261 7771

81H 1401 9411 6521 7041 8551 4371 1171 8881 3702

12H 385 736 096 577 158 639 7801 2911 2031

22H 978 079 0601 1911 8131 2641 1861 8581 3402

1N 444 784 225 185 726 676 097 158 329

4X 542 072 592 533 173 414 954 805 065

xáMrotoM 061 061 081 081 002 522 522 052 052

UBoseP 82 53 54 76 27 57 08 78 59

DIM

ENSÕ

ES B

UD

IMEN

SÕES

GER

AIS

VENTILADOR COM BASE ÚNICA

17

Ventiladores

Page 18: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

7 - Dimensões e Pesos

ACESSÓRIOSCONTRA-FLANGES E LIGAÇÃO FLEXÍVEL DE DESCARGA 160 ... 1000REGISTRO VENEZIANA E REGISTRO GRAVITACIONAL DE DESCARGA 160 ... 1000

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

.doM 061 081 002 522 052 082 513 553 004 054 005 065 036 017 008 009 0001

1a 502 922 652 882 223 163 404 354 705 965 836 517 108 898 7001 0311 7621

2a 532 952 682 813 253 193 434 384 735 995 866 547 138 239 1401 4611 1031

c 52 52 52 52 52 52 52 52 52 52 52 52 52 03 03 03 03

3d 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 01 01 01 01

m 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551 551

1m 002 002 002 002 002 002 062 062 062 062 062 062 062 062 062 062 062

2m 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081 081

tx1z 09x2 09x2 09x2 09x3 09x3 09x3 09x4 09x4 09x5 09x6 09x6 09x7 09x8 09x9 09x11 001x11 001x21

DFC 6,0 7,0 8,0 9,0 1 1,1 2,1 4,1 5,1 7,1 9,1 2 3,2 1,3 5,3 9,3 4,4

DFL 5,1 8,1 2 3,2 5,2 8,2 3 5,3 8,3 3,4 5 8,5 8,7 9,8 8,9 11

DVR 3,4 6,4 7,5 4,6 9,6 8,7 11 21 61 81 22 42 92 33 64 45 36

DGR 5,2 7,2 7,3 3,4 9,4 6,5 5,6 5,7 7,9 21 41 71 02 42 03 53 34

PESO

SD

IMEN

SÕES

GER

AIS

18

Ventiladores

Page 19: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

Wk vc

II VI IV IIIV II VI IV IIIV

21,0 61,0 *36 *36 *36 *17 x x x x

81,0 52,0 *36 *36 *17 *08 x x x x

52,0 33,0 *36 *36 17 08 x x x x

73,0 5,0 *36 17 08 S09 S09 S09 S09 L09

55,0 57,0 17 17 08 L09 S09 S09 S09 L09

57,0 1 17 08 S09 L09 S09 S09 L09 L001

1,1 5,1 08 08 S09 L001 S09 S09 L001 M211

5,1 2 08 S09 L001 M211 S09 L09 L001 S231

2,2 3 S09 L09 L001 S231 L09 L001 M211 M231

3 4 L09 L001 M211 M231 L001 L001 S231 M231

7,3 5 L001 L001 S231 M231 L001 M211 S231 M061

5,4 6 M211 M211 S231 *M061 M211 M211 M231 M061

5,5 5,7 M211 M211 M231 M061 S231 S231 M061 M061

5,7 01 S231 S231 M231 L061 M231 S231 M061 L061

2,9 5,21 M231 M231 M061 *M081 M231 M231 M061 M081

11 51 M231 M231 M061 L081 M061 M231 L061 M081

51 02 M061 M061 L061 L081 M061 M061 M081 L081

5,81 52 M061 L061 L081 L002 L061 L061 L081 L002

22 03 L061 M081 L002 S522 M081 M081 L002 M/S522

03 04 M002 M002 L002 M522 M002 M002 L002 M/S522

73 05 L002 L002 M522 S052 L002 L002 M/S522 M/S052

54 06 S522 S522 S052 M052 M/S522 M/S522 M/S052 M/S052

55 57 M522 M522 M052 S082 M/S522 M/S522 M/S052 M/S082

57 001 M052 M052 S082 M082 M/S052 M/S052 M/S082 M/S082

09 521 S082 S082 M082 M513 M/S082 M/S082 M/S082 M/S513

011 051 M082 M082 M513 M513 M/S082 M/S082 M/S513 M/S513

231 571 S513 S513 M513 *L/M553 M/S513 M/S513 M/S513 x

051 002 S513 S513 M553 *L/M553 M/S513 M/S513 M/S513 x

581 052 M513 M513 *M/S553 *L/M553 M/S513 M/S513 x x

022 003 *M/S553 *M/S553 *M/S553 *L/M553 x x x x

062 053 *M/S553 *M/S553 *M/S553 *L/M553 x x x x

ROTOMAÇACRAC ]mm["B"ATOC

65 082

09/08/17/36 054

231/211/001 065

081/061 008

522/002 0001

082/052 0031

513 0051

POTÊNCIA MOTORES TRIFÁSICOS TFVE -Totalmente Fechado com Ventilação Externa

MOTORES TRIFÁSICOS APE -A prova de Explosão

PÓLOS PÓLOS

COTA “B” PARABASE ÚNICA

- Motores TFVE: Padronização potência/pólos x carcaça conforme NBR-8441 - Para motores monofásicos ou especiais, consulte a carcaça com o fabricante do motor.

NOTAS:

* Estes motores não são normatizados, podendo haver diferenças entre os fabricantes. Verifique com o fabricante qual é a carcaça fornecida.

7 - Dimensões e Pesos

CARCAÇAS PADRONIZADAS PARA MOTORES ELÉTRICOSCOTA “B” PARA BASES ÚNICAS

Obs.: Sujeito a alteração sem prévio aviso.

19

Ventiladores

Page 20: Ventiladores Centrífugos - worldar.com.br gtd.pdf · processo de troca e liberdade para medição da rotação. Dreno (DR) Fabricado em aço galvanizado com rosca externa G ½”,

do Brasil Ltda.

graf

ica@

edit

oras

inod

al.c

om.b

r

Fábrica:

Rua Visconde de São Leopoldo, 402

CEP 93025-400 - São Leopoldo - RS

Fone/Fax: (51) 589-3912

E-mail: [email protected]

Vendas:

Rua Jaguaré, 101

CEP 05344-030 - São Paulo - SP

Fone: (11) 3765-1438 - (11) 3714-8840

E-mail: [email protected]

www.berlinerluft.com.br

ED

02/

2001