valdir galindo/pmb bebês a caminho - prefeitura de...

12
PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 7 - Edição 712- Terça-feira - 22/9/2015 Prefeitura garante acompanhamento pré-natal em todas as Unidades Básicas de Saúde - Pág. 12 Bebês a caminho Valdir Galindo/PMB D.O.Barueri informa: Estão reabertas, de 23 de setembro até o dia 2 de outubro, as inscrições para o concurso Auxiliar de Farmácia e Farmacêutico Bioquímico. Veja Comunicado n. 02 - referente à reabertura das inscrições dos referidos cargos nesta edição.

Upload: lykhuong

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA DE BARUERI - Rua Professor João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri/SP - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 7 - Edição 712- Terça-feira - 22/9/2015

Prefeitura garante acompanhamento pré-natal em todas as Unidades Básicas de Saúde - Pág. 12

Bebêsa caminho

Valdir Galindo/PMB

D.O.Barueri informa: Estão reabertas, de 23 de setembro até o dia 2 de outubro, as inscrições para o concurso Auxiliar de Farmácia e Farmacêutico Bioquímico. Veja Comunicado n. 02 - referente à reabertura das inscrições dos referidos cargos nesta edição.

Prefeitura Municipal de Barueriwww.barueri.sp.gov.br

Prefeito:Gilberto Macedo Gil ArantesVice-Prefeito:Jaques Artur MunhozSecretário de Comunicação Social:Waine Billafon

Editor: Luis Carlos TorcatoEditora assistente: Andreia Torelli (Publicação legal e Produção gráfica)Atendimento: Magali SanchesPaginação e arte: Léia AbreuCirculação: Walter de Almeida DuarteProdução de noticiário: Departamento de Jornalismoda Secretaria de Comunicação SocialDiretor: Cauê Rigamonti

Circulação: Às terças, quintas e sábados, com distribuição gratuita em diversos pontos da cidade de BarueriTiragem desta edição: 7.500 exemplaresContato: E-mail: [email protected]

O Diário Oficial de Barueri é publicado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de BarueriAv. 26 de Março, 173, Centro, Barueri - CEP: 06401-050 - Fone: (11) 4199-4960

2 22 de setembro de 2015 · Edição 712

As Oficinas Culturais, mantidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, apresentam nos dias 25 e 26, às 20 horas, no Centro de Eventos, o espetáculo Mulher Inteira. A entrada é franca mas é preciso retirar convites nos postos de informações do bulevar e Alphaville.O espetáculo, dirigido pelo professor de teatro Eduardo Cena, tem como propostas escutar e ouvir as mulheres, falar com elas, para elas e sobre elas. Com um elenco formado apenas por mulheres, a peça tem como ponto de partida a pergunta: “O que é ser mulher?” Serão abordados temas como violência, aborto, mitologia, encontro de gerações, relacionamentos, trabalho, autoestima, entre outros. A montagem é o segundo trabalho do grupo conhecido como As Marcelinas, que já apresentou Chá das Marcelinas, peça baseada nos contos de Marcelino Freire em 2014.

Local: Centro de Eventos – avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo – telefone 4199-1600.

Está em cartaz na Galeria de Artes a mostra Semana de Arte Moderna – 93 anos. A exposição ficará em cartaz até 31 de outubro, podendo ser visitada de terça a sábado, das 9 às 18 horas. O acesso é gratuito. A mostra em Barueri reúne pinturas – réplicas e releituras – dos ícones da Arte Moderna Brasileira, pro-duzidas por alunos e professores das Oficinas Culturais, mantidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. A Exposição conta também com reproduções ampliadas de páginas do jornal O Estado de S. Paulo com matérias sobre a Semana de Arte Moderna ao longo das décadas. Em 31 de outubro acontecerá uma Roda de Conversa com a participação de escritores, artistas da região e professores da rede municipal, além do público interessado.

Local: Galeria de Artes - saguão do Teatro Municipal de Barueri - rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo: 4199-1600.

Semana de Arte ModernaAté 31 de outubro

Exposição

Mulher InteiraSexta-feira, 25, e sábado, 26 de setembro

A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Sociedade Bíblica do Brasil e o Museu da Bíblia realizam até sexta-feira, 25, das 10 às 16 horas, a Semana Municipal da Bíblia. A programação conta com exposição da Bíblia Sagrada e curiosidades que estão disponíveis no Museu da Bíblia. Mais informações pelos telefones 4199-1600 e 4199-1606.

Semana Municipal da Bíblia Até sexta-feira, 25 de setembro

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de pi-lotagem defensiva para motociclistas, que acontecerá no sábado, 26. O treinamento é organizado pela Defesa Civil de Barueri (órgão da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança) em parceria com a concessionária Honda Japauto.A inscrição pode ser realizada gratuitamente até as 17 horas da véspera do curso (sexta-feira, 25) pelo telefone 4199-1415 ou pelo e-mail [email protected]. Para promover a solidariedade a Defesa Civil solicita a doação de um quilo de alimento por aluno.Para participar é necessário possuir CNH (Carteira Nacio-nal de Habilitação) na categoria “A”, usar no dia da capacita-ção vestuário apropriado para a condução de motocicletas e levar a própria moto com sistema de freios revisado.

Velozes e furiosos 7 Domingo, 27 de setembro

A Sala Barueri de Cinema exibe neste domingo, 27, às 18 horas, com entrada gratuita, o filme Velozes e Furiosos 7. A classificação etária é 14 anos. Após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o restante da equipe tiveram a chance de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas. Mas a tranquilidade do grupo é destruída quando Deckard Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão. Agora, a equipe tem que se reunir para impedir este novo vilão. Mas dessa vez, não é só sobre ser veloz. A luta é pela sobrevivência.

Local: Sala Barueri de Cinema – avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto. Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo – fone 4199-1600.

ProgramaçãoAté sexta-feira, 25 de setembro, das 10 às 16 horasExposição da Bíblia e curiosidades bíblicas do acervo do Museu da BíbliaLocal: Praça das Orquídeas – Centro Comercial AlphavilleQuinta-feira, 24 de setembro – às 20 horasPalestra – O Significado da Vida Profissional - com Marcos Samaha, presidente da JequitiLocal: Auditório do Centro Comercial de Alphaville (é necessário fazer inscrição)Quarta-feira, dia 23, às 11 horas, Leitura Dramática, e às 14 horas apresentação da Orquestra Infanto-juvenil PromoartSexta-feira, dia 25, às 13 horas, apresentação do Grupo Som BomLocal: Praça das Orquídeas – Centro Comercial Alphaville

Pilotagem defensiva de motosInscrições até sexta-feira, 25 de setembro

Evento

Curso

22 de setembro de 2015 · Edição 712 3

ReportagemJoão Carlos amaral

Guardas municipais de Barueri participa-ram da 4ª edição do Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) disponibilizado pela Guarda Civil Municipal de Jandira.

O treinamento foi realizado entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, totalizando 180 horas-aula. Os agentes receberam instruções sobre conduta em locais de alto risco, estudo da criminalidade, doutrina do patrulhamento tático, direção evasiva, controle de distúrbio civil e combate em ambiente confinado.

Cada participante recebeu também treinamento para abordagem de veículos e pessoas, conduta de patrulha na mata, gran-des ocorrências e com reféns, imobilizações policiais, armamento e tiro, equipamentos

Guardas de Barueri participam de treinamento táticoe tecnologia não letal e atendimento pré--hospitalar tático.

“Mais do que aprender, o importante é ser capaz de transmitir o treinamento recebido para os demais integrantes da corporação. Eu quero ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos”, destacou o guarda civil integrante do Grupo de Interven-ções Táticas e Estratégicas (Gite), Leandro Lima de Jesus.

Os guardas municipais de Barueri Jonas Rosa Costa (Gite) e Walmir Paiva Santos (Pelotão de Apoio - PA) também partici-param dos treinamentos que envolveram integrantes das guardas de Araçariguama, Boituva, Cerquilho, Jandira, Mairinque e São Roque. (moisés rosa)

O Demutran, órgão da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Barue-ri, já iniciou uma série de ações educativas referentes à Semana Nacional de Trânsito. Com várias blitze de sensibilização por toda a cidade e exposições sobre o tema Seja Você a Mudança no Trânsito, a cam-panha segue até sexta-feira, 25.

Responsável pelo Núcleo de Educação de Trânsito (NET) do Demutran, Claudio Esperidião explicou que o tema Seja Você é a Mudança no Trânsito foi definido pelo Denatran (Departamento Municipal de Trânsito), em apoio à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020, pacto internacional, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa diminuir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Com operações e exposições educativas, Barueri promove Semana Nacional de Trânsito

“O tema, ao mesmo tempo em que pode parecer simplório, traz uma complexidade muito grande, pois chama a atenção para a responsabilidade de todos os atores do trânsito: condutores, pedestres, ciclistas e passageiros”, afirmou Es-peridião. “E isso é importante porque nos permite diversificar o público-alvo das ações”.

Ações

Na sexta-feira, 18, os agentes de trânsito fizeram a primeira blitz da campanha no semáforo da alameda Rio Negro, em Alphaville, próximo à alameda Araguaia. Motoristas e pedestres receberam informati-vos com dicas e orientações de segurança no trânsito.

Entre o material, um folheto em particular atraía a aten-ção dos condutores: cartinhas escritas a mão, por crianças de 9 anos, endereçadas espe-cialmente aos motoristas com recomendações sobre a conduta ao volante.

Os recados foram redigidos por alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental e fazem parte do programa Estrada para a Cidadania, do Grupo CCR.

Responsabilidades Para a assistente de comér-

cio exterior Larissa Quevedo, que trabalha em Alphaville, a campanha acerta ao comparti-lhar as responsabilidades. “Tanto motorista quanto o pedestre

precisam ter consciência e bom senso e pensar no outro. Estou atravessando a via agora como pedestre, mas também sou motorista. Os papeis se invertem”, relatou.

Após a ação na Rio Negro, os agentes seguiram para a entrada da escola Maria Theodora (unidade da Fieb), na avenida Andrômeda, para trabalhar a questão do transporte escolar. Outros tópicos como idoso no trânsito, segurança da criança, motociclista, ciclista e pedestre também serão abordados em operações em outros bairros de Barueri durante esta semana.

Exposições

Além das operações e de faixas edu-cativas distribuídas em pontos estratégicos na cidade, o Demutran também preparou duas exposições sobre a Semana Nacional do Trânsito: uma na própria sede da Se-cretaria de Transporte e Mobilidade Urbana

Fotos: Letícia Fortino/PMB

(rua da Prata, 725, Jardim dos Camargos) e outra no Ganha Tempo (avenida Henri-queta Mendes, 550, no Centro).

Abertas à visitação até sexta-feira, 25, as mostras trazem painéis com projetos e campanhas de trânsito, vídeo institucional e ainda recortes históricos de pessoas que se envolveram em acidentes e perderam a vida ou ficaram com sequelas perma-nentes, como a princesa de Gales, Lady Diana, e o atleta paraolímpico Fernando Fernandes.

No Ganha Tempo, o público pode conferir a maquete “Tocado pela Diversi-dade” (foto à esquerda). Com os olhos vendados, o visitante “sente” a miniatura da cidade, tocando elementos como piso tátil, rampa de acesso, faixa elevada e semáforo. Entre as ações que acontecem nas ruas, o boneco mascote do Demutran também animará a exposição no órgão municipal de serviços.

Divulgação GCM Jandira

22 de setembro de 2015 · Edição 712 22 de setembro de 2015 · Edição 7124

Republicado por conter incorreçõesLEI COMPLEMENTAR Nº 354, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015.

“DÁ NOVA REDAÇÃO AO ART. 4º, DA LEI COMPLEMENTAR Nº 336, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014”.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Barueri, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º. Passa o art. 4º, da Lei Complementar nº 336, de 17 de outubro de 2014, a viger nos ter-mos seguintes:“Art. 4º. Promovido o registro dos lotes urbanizados junto ao Registro de Imóveis de Barueri, bem como a regularização de conjuntos habitacionais, poderá o Município, observados os cri-térios de conveniência e oportunidade, conforme o caso:

I – outorgar os seguintes instrumentos:a) termo administrativo de concessão de uso especial para fins de moradia;b) termo de concessão de direito real de uso;c) termo de cessão de uso;d) termo de legitimação de posse;

II – promover a alienação por venda dos lotes ou moradias.§1º Para o fim constante do inciso II deste artigo, deverão ser atendidas as condições seguintes:I – que o imóvel esteja ocupado, de forma mansa e pacífica, há pelo menos 5 (cinco) anos con-tados anteriormente à edição da Lei Federal nº 12.424, de 16 de junho de 2011;II – que o imóvel esteja situado em Zona Especial de Interesse Social – ZEIS;III – que o ocupante não seja concessionário, foreiro ou proprietário de outro imóvel;IV – que o ocupante não seja beneficiário de legitimação de posse outorgada anteriormente;V – que a venda seja efetivada preferencialmente para a mulher;VI – que o instrumento de venda contemple cláusula de inalienabilidade, vedando a transferên-cia do imóvel por ato intervivos pelo prazo de 5 (cinco) anos.

§2º No caso do inciso I do §1º, o possuidor poderá acrescentar sua posse à de seu antecessor, contanto que ambas sejam contínuas.§3º A venda será revogada quando o comprador:I – der ao imóvel destinação diversa da moradia para si ou para sua família;II – transmitir o imóvel antes do prazo estabelecido no inciso VI do §1º.”

Art. 2º. Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barueri, 17 de setembro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

DECRETO Nº 8.221, DE 21 DE SETEMBRO DE 2015. "DISPÕE SOBRE ABERTURADE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR."

GILBERTO MACEDO GIL ARANTES, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,D E C R E T A:

Art. 1º. Fica a Secretaria de Finanças, com fundamento no artigo 4º, letra "a" e “c”, da Lei nº 2.374/14, autorizada a proceder a abertura de crédito adicional, no montante de R$ 282.000,00 (duzentos e oitenta e dois mil reais), para suplementar as seguintes dotações:

02 - Prefeitura Municipal02.06 - Secretaria de Obras02.06.01 - Secretaria de ObrasRecurso Federal D.R. 054490.51 - Obras e Instalações........................................................................R$ 112.000,0015.451.0017.1007 - Constr/Ampl.e Ref.Próprios Públicos

02.11 - Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente 02.11.01 - Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente 3390.39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica...............................R$ 40.000,00 18.122.0041.2034 - Manutenção da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente

02.19 - Fundo Municipal de Saúde02.19.02 - Ações Básicas e Especializada3390.30 - Material de Consumo....................................................................R$ 130.000,0010.301.0072.2062 - Ações Básicas e Especializada TOTAL........................................................R$ 282.000,00

Art. 2º. O crédito adicional de trata o artigo anterior correrá por conta da anulação das seguin-tes dotações orçamentárias:

02 - Prefeitura Municipal02.06 - Secretaria de Obras02.06.01 - Secretaria de Obras4490.51 - Obras e Instalações.........................................................................R$ 112.000,0015.451.0017.1007 - Constr/Ampl.e Ref.Próprios Públicos

02.11 - Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente 02.11.01 - Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente 4490.52 - Equipamento e Material Permanente.............................................R$ 40.000,0018.122.0041.2034 - Manutenção da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente

02.19 - Fundo Municipal de Saúde02.19.02 - Ações Básicas e EspecializadaRecurso Federal – DR. 053390.39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica............................R$ 130.000,00 10.301.0072.2062 - Ações Básicas e Especializada TOTAL......................................................................................R$ 282.000,00

Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Barueri, 21 de setembro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito Municipal

COMUNICADO Nº 02 – REFERENTE À REABERTURA DAS INSCRIÇÕES DOS CARGOS DE AUXILIAR DE FARMÁCIA E FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

A Prefeitura Municipal de Barueri, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, comunica que, serão reabertas as ins-crições dos cargos de AUXILIAR DE FARMÁCIA e FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO do Concur-so Público PMB 03/2015 da Prefeitura Municipal de Barueri, conforme segue:

As inscrições serão realizadas:a) PELA INTERNET - No endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, iniciando-se às 8h do dia 23 de setembro de 2015 e encerrando-se, impreterivelmente, às 23h59 do dia 02 de ou-tubro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/ DF e os itens estabelecidos no Capítulo 2. Das Condições para Inscrição, do Edital nº 03/2015.b) PRESENCIALMENTE - Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato pode-rá utilizar, gratuitamente, para a realização da inscrição, no período de 23 de setembro a 02 de outubro de 2015, o Posto de Inscrições localizado no Ganha Tempo - Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 - Centro - Barueri – SP, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 17h, observado o horário oficial de Brasília/ DF e os itens estabelecidos no Capítulo 2. Das Condi-ções para Inscrição, do Edital nº 03/2015.O candidato também poderá utilizar, gratuitamente, os serviços do “PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO” e “ESPAÇO DIGITAL”, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à inter-net). Para utilizar os equipamentos destes programas, basta fazer um cadastro apresentando o RG no próprio Postos “Acessa SP” e RG, CPF e comprovante de residência no “Espaço Digital”. Em Barueri/SP, os infocentros do Acessa São Paulo e do Espaço Digital estão localizados no Ganha Tempo - Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 (setor laranja) - Centro - Barueri – SP e o horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e das 7h às 13h aos sábados.

A partir do dia 10 de outubro de 2015, o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br se os dados da inscrição, efetuada via Internet, e se o valor da inscrição foram recebidos pela RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda., ou seja, se a ins-crição está confirmada.

O candidato que solicitar condição especial para a realização das provas deverá, a partir de 10 de outubro de 2015, acessar os endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.ba-rueri.sp.gov.br para verificar o resultado da solicitação pleiteada.

O candidato que desejar interpor recurso contra o indeferimento da solicitação de condição es-pecial para a realização das provas deverá fazê-lo no período de 13 e 14 de outubro de 2015, conforme o disposto no Capítulo 12 do Edital PMB nº 03/2015.

A partir de 22 de outubro de 2015, será publicado no Diário Oficial de Barueri e divulgado, em caráter meramente informativo, nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.barueri.sp.gov.br, o resultado do recurso contra o indeferimento da solicitação de condição es-pecial para a realização das provas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERICONCURSO PÚBLICO PMB - EDITAL Nº 03/2015

22 de setembro de 2015 · Edição 712

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Barueri/SP, na data prevista de 01 de novem-bro de 2015, no período da manhã, em locais e horários a serem comunicados oportunamente por meio de Edital de Convocação para as Provas Objetivas a ser publicado no Diário Oficial de Barueri, no dia 22 de outubro de 2015, e divulgado pela Internet, em caráter meramente informa-tivo, nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.barueri.sp.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Vale ressaltar, que os candidatos que solicitaram o cancelamento de sua inscrição e a devolu-ção do valor pago referente à taxa, obtendo o deferimento, poderão realizar uma nova inscrição e efetuar o pagamento do boleto bancário até a data de vencimento.

Os candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrição para os cargos de AUXILIAR DE FARMÁCIA e FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO e não solicitaram o reembolso da taxa de ins-crição ou solicitaram e não obtiveram o deferimento deste, estão, automaticamente, inscritos no Concurso Público PMB nº 03/2015.

A relação de candidatos que tiveram interesse em manter a inscrição aos cargos de AUXILIAR DE FARMÁCIA e FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO e dos candidatos que solicitaram o cancela-mento da inscrição e reembolso de taxa foram divulgadas em 1 de setembro de 2015, por meio de publicação no Diário Oficial de Barueri e divulgado pela Internet, em caráter meramente infor-mativo, nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.barueri.sp.gov.br.

A Prefeitura Municipal de Barueri informa, ainda, que a Retificação nº 02 referente à adequação dos requisitos mínimos exigidos do cargo FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO e a adequação das atividades do cargo de AUXILIAR DE FARMÁCIA foi publicada, nesta data, no Diário Oficial de Barueri e divulgada pela Internet, em caráter meramente informativo, nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.barueri.sp.gov.br.

As demais informações referentes ao Concurso Público PMB 03/2015 da Prefeitura Municipal de Barueri, excetuando-se as datas, são as estabelecidas no respectivo Edital de Abertura.

Barueri, 22 de setembro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito do Município de Barueri/SP

RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL DE ABERTURA

O Prefeito do Município de Barueri, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, re-solve RETIFICAR o Edital de abertura do Concurso Público PMB Edital nº 03/2015, na Tabela I do Capítulo 1. Do Concurso Público e no Anexo I - Atribuições, em respeito à Lei Complemen-tar nº 353, de 17 de setembro de 2015, conforme segue:

NA TABELA I DO CAPÍTULO 1. DO CONCURSO PÚBLICO

Leia-se como segue e não como constou:

NO ANEXO I - ATRIBUIÇÕES

Leia-se como segue e não como constou:

AUXILIAR DE FARMÁCIA – Prestar serviços no recebimento dos medicamentos; verificar quan-tidade, validade e laudo; organizar os medicamentos nas prateleiras, bem como verificar sua quantidade em relação à ficha de estoque; elaborar e separar as solicitações das Unidades Bá-sicas de Saúde, Pronto Socorros e medicamentos do programa de alto custo, dando baixa em suas respectivas fichas, relatar a necessidade de compra quando o estoque atingir sua quanti-dade mínima de demanda, bem como, as validades próximas ao vencimento; auxiliar na elabo-ração dos relatórios e pedidos de medicamentos dos programas de alto custo, dose certa; dis-tribuir medicamentos aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde e atender ao alto custo; Para Labor em Pronto Atendimento: fazer a análise técnica de prescrição médica, com acom-panhamento de farmacêutico; Triagem e dispensação medicamentosa; emissão e compreen-são de relatórios técnicos; Controle de validades e lotes de medicamentos e materiais médicos hospitalares; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imedia-to. Todas as atividades do cargo de Auxiliar de Farmácia deverão ser realizadas sob a supervi-são direta do Farmacêutico.

Permanecem inalterados os demais itens do Edital nº03/2015 do Concurso Público para a Pre-feitura Municipal de Barueri.

E para que chegue ao conhecimento dos interessados, é expedido o presente Edital.

Barueri, 22 de setembro de 2015.

GILBERTO MACEDO GIL ARANTESPrefeito do Município de Barueri/SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERICONCURSO PÚBLICO PMB - EDITAL Nº 03/2015

Concorrência Pública SO/Nº 021/2015 – AVISO DE LICITAÇÃO/OBJETO: Registro de Preços para Contratação de Empresa para Eventual Realização de Ser-viços de Reformas, Desobstruções, Desassoreamento e Conservação de Galerias e Córregos e Serviços Complementares. DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 28/10/2015 às 09h00min, para abertura. Na Secretaria de Obras, Avenida 26 de Março, 1057 – Centro Barueri/SP. EDITAL: disponível no site: a partir do dia 23/09/15 – www.barueri.sp.gov.br – GRATUITO ou poderá ser consultado e/ou retirado no endereço em epigrafe mediante o fornecimento de uma mídia – CD ou CD-RW para que sejam gravados o Edital e seus anexos.

Engº José Tadeu dos Santos Secretário de Obras.

PREGÃO PRESENCIAL SUPR/Nº 222/2015 – AVISO DE LICITAÇÃOOBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventual aquisição e entrega de materiais gráficos, conforme exigências, quantidades estimadas e demais especificações contidas no presente Edital e seus Anexos.DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 05/10/2015 às 09h00, na Secretaria de Suprimentos, loca-lizada na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro nº 225 – Jd. dos Camargos – Barueri/SP. EDITAL: Disponível no site: a partir do dia 23/09/2015 - www.barueri.sp.gov.br - GRATUITO.Jorge Paulo Bildzinkas - Pregoeiro

PREGÃO PRESENCIAL SUPR/Nº 223/2015 – AVISO DE LICITAÇÃOOBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventual aquisição e entrega parcelada de água mi-neral, conforme exigências, quantidades estimadas e demais especificações contidas no pre-sente Edital e seus Anexos.DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 05/10/2015 às 09h00, na Secretaria de Suprimentos, loca-lizada na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro nº 225 – Jd. dos Camargos – Barueri/SP. EDITAL: Disponível no site: a partir do dia 23/09/2015 - www.barueri.sp.gov.br - GRATUITO.Amélia Bastos de Lemos – Pregoeira

CONCORRENCIA SUPR/Nº 007/2015 – Aviso de LicitaçãoObjeto: REGISTRO DE PREÇOS para eventual contratação de empresa para prestação de ser-viços de cortejo funerário, recolha e transporte de cadáveres e serviços de tanatopraxia, con-forme exigências e demais especificações contidas neste Edital e seus Anexos.Data de Encerramento: 27/10/2015 às 09:00 horas para abertura em seguida na Secretaria de Suprimentos, localizada na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, nº 240, Jardim dos Ca-margos, Barueri/SP.Garantia de Participação: Deverá ser recolhida na Tesouraria Municipal (Ganha Tempo), locali-zada na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Jd. São Pedro – Barueri/SP.Edital completo: Disponível no site a partir do dia 23/09/2015 – www.barueri.sp.gov.br – Gratui-to ou poderá ser consultado e retirado na Secretaria de Suprimentos, mediante o fornecimento de uma mídia (CD-R ou CD-RW) para que sejam gravados o edital e seus anexos.Elza de Oliveira Silva - Presidente da Comissão Permanente de Licitações

Despachos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– DEFERIDAProtocolo: 075.436/2015 - Interessado: Lorival Donizete de Araújo

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– INDEFERIDASOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– COMUNICADOProtocolo: 083.283/2015 - Interessado: Daniel Mendes FernandesProtocolo: 094.556/2015 - Interessado: José Gonçalves de Araujo

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE DESDOBRO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 072.681/2015 - Interessado: Mario RochaProtocolo: 085.021/2015 - Interessado: Henrique Mauricio Kollin

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE ANISTIA – DEFERIDAProtocolo: 005.954/2013 - Interessado: Kopaki Participações Ltda

SOLICITAÇÃO DE AUTO DE VISTORIA – DEFERIDAProtocolo: 025.198/2015 - Interessado: Goincorp Incorporações e Empreendimentos Imobiliários

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA EVENTOS TEMPORÁRIOS EM ÁREAS PARTICU-LARES OU PÚBLICAS – DEFERIDAProtocolo: 082.911/2015 - Interessado: D32 Produções e Eventos Ltda-ME

SOLICITAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRA – DEFERIDAProtocolo: 095.550/2015 – Interessado: Associação Residencial Alphaville Conde II

SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO (TE) PARA INSTALAÇÃO DE EMPRESA (VIABILI-DADE) – VIÁVELProtocolo: 096.334/2015 – Interessado: Larissa Kim Eireli EPPProtocolo: 096.923/2015 – Interessado: Carajas Hugao Prestação de Serviços Ltda. – EPP

5

22 de setembro de 2015 · Edição 712 22 de setembro de 2015 · Edição 7126

PROCESSO ELEITORAL UNIFICADO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE BARUERI – QUADRIÊNIO 2016/2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 08/2015 – CT/CMDCA

A COMISSÃO DO PROCESSO ELEITORAL UNIFICADO, constituída na forma da Resolução nº 69/2015 e alterada pela Resolução nº 78/2015 para a Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Barueri, em consonância com o explicitado na Lei Municipal 2.309/2013 e Edital nº 01/2015, dispõe sobre:

ATOS PREPARATÓRIOS E PROCEDIMENTOS PARA A VOTAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, APU-RAÇÃO E TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS DOS CANDIDATOS NO PRIMEIRO PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DE CONSELHEIROS TUTELARES, DIA 04 DE OUTUBRO DE 2015.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES1- Serão realizadas eleições para os dois Conselhos Tutelares do Município de Barueri, em data unificada nacionalmente no dia 04 de outubro de 2015 das 08h00 às 17h00, o sufrágio será uni-versal e direto, e o voto facultativo e secreto.2- Para a eleição dos dois Conselhos, foram designados pela Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA, os seguintes postos de votação: Conselho 1 - EMEF Profª. Elvira Lefevre S. Nemer - Av. Henriqueta Mendes Guerra-1168 Vila São João (Eleitores com título da Zona Eleitoral nº 199). Conselho 2 - EMEF Profª. Ivani Maria Paes - Rua Professora Ivani Maria Paes, 21 Jd dos Camargos (Eleitores com título da Zona Eleitoral nº 386).3- Cada eleitor poderá votar uma única vez em apenas 01 (um) candidato da região de sua Zona Eleitoral.4- No ato da votação será observada a correspondência entre a área de atuação do Conselho Tutelar e o domicílio eleitoral de cada eleitor, sendo que em hipótese alguma o eleitor poderá vo-tar fora da Zona Eleitoral a que pertence.5- Podem votar todas as pessoas com mais de 16 anos de idade, alistadas eleitoralmente em Barueri, portando o título da respectiva Zona Eleitoral e documento oficial com foto que compro-ve a identidade do eleitor.5.1 – São documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor:I – carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equiva-lente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

Protocolo: 096.942/2015 – Interessado: Laboratórios Clínicos Protocolo: 097.066/2015 – Interessado: Somac Informática e Comércio Ltda. – EPPProtocolo: 097.085/2015 – Interessado: Clínica de Psicologia Espeço Vida Ltda. - MEProtocolo: 097.126/2015 – Interessado: Assurant Solutions Com. e Serv. de Equip. Eletrônicos Ltda.Protocolo: 097.148/2015 – Interessado: Alphalife Materiais Médicos Hospitalares Ltda. – EPP

SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO (TE) PARA INSTALAÇÃO DE EMPRESA (VIABILI-DADE) – COMUNICADOProtocolo: 096.635/2015 – Interessado: Mediterraneo Residencial Clube IProtocolo: 096.729/2015 – Interessado: 2 Ideia Comércio e Serviçso Ltda. – MEProtocolo: 097.001/2015 – Interessado: Best Fashion Indústria e Comércio de Confecções Ltda.

Nota: As empresas, cujas atividades pretendidas foram consideradas viáveis para os locais in-formados, estão aptas a obter o Alvará de Liberação Fiscal, junto à Secretaria de Finanças, para posterior instalação. Entretanto, para iniciarem as atividades, deverão obter o Alvará de Funcio-namento na Edificação, junto à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, conforme disposto no Decreto 7.791 03 de Fevereiro de 2014.

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO NA EDIFICAÇÃO (NOS TERMOS DO DE-CRETO Nº 6.133/2007) – DEFERIDOProtocolo: 084.534/2015 – Interessado: Maurício Brown

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO NA EDIFICAÇÃO (NOS TERMOS DO DE-CRETO Nº 6.133/2007) – COMUNICADOProtocolo: 115.536/2014 – Interessado: RP – Medical Systems Comércio e Representações Ltda.Protocolo: 018.489/2015 – Interessado: Grupo de Apoio de Integração Social de BarueriProtocolo: 084.240/2015 – Interessado: Jatoba Assessoria Empresarial e Comércio Ltda.

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – DEFERIDOProtocolo: 096.445/2015 – Interessado: Fernando Flausino Sene

EDITAL DE CONVOCAÇÃO(NOTIFICAÇÕES E AUTO DE INFRAÇÃO/MULTA)

Convocamos os proprietários e/ou os responsáveis pelo uso dos imóveis abaixo especificados a comparecerem ao órgão competente desta municipalidade (Ganha Tempo - Setor Azul: Ser-viços Municipais – Planejamento), situado à Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri/SP, para apresentarem defesa, devidamente instruída pelas provas de suas alegações, ou requererem a impugnação, por meio de expediente administrativo próprio, dos Atos Adminis-trativos praticados pelos Agentes Fiscalizadores.

Notificação Nº 154, 15 de setembro de 2015(3)Alameda Honduras, 172 – Bairro AlphavillePrazo: 30(trinta) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 162, 15 de setembro de 2015(3)Alameda Guatemala, 263 – Bairro Alphaville 2Prazo: 30(trinta) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 164,17 de setembro de 2015(2)Alameda Mamoré Lote 67 – Quadra 07 F S/N, – Bairro Alphaville Centro Industrial e EmpresarialPrazo: 20(vinte) dias, contados a partir da autuação

Notificação Nº 165, 11 de setembro de 2015(3)Rua José do Patrocínio, 36 – Bairro ImperialPrazo: Imediato

II – certificado de reservista;III – carteira de trabalho;IV – carteira nacional de habilitação;V – Cartão Barueri. 5.2 – Não será admitida a certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade.5 .3 – O e le i to r que por ventura não est iver com o t í tu lo e le i to ra l , somente será admitido a votar após a constatação de seu nome na listagem oficial do TRE. 6 - Nas eleições serão utilizadas urnas de lona fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e as cédulas aprovadas e confeccionadas segundo as orientações da Comissão do Processo Eleito-ral Unificado do CMDCA.7-Terão preferência para votar os candidatos, os Juízes eleitorais, seus auxiliares e componen-tes da Mesa Receptora, os promotores eleitorais, os policiais militares e Guardas Municipais em serviço, eleitores maiores de 60 (sessenta) anos, os enfermos, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida, as mulheres grávidas, as lactantes e os membros da Comissão do Pro-cesso Eleitoral Unificado do CMDCA.8-Os fiscais dos candidatos, munidos da respectiva credencial expedidas pela Comissão do Pro-cesso Eleitoral Unificado do CMDCA, deverão votar depois dos eleitores que já se encontravam presentes no momento da abertura dos trabalhos, ou no encerramento da votação, podendo na fiscalização acompanhar mais de uma Mesa Receptora.9-Na cabina de votação é vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas foto-gráficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa com-prometer o sigilo do voto, devendo estes ficarem guardados enquanto o eleitor estiver votando.10- O eleitor com deficiência, mobilidade reduzida e analfabeto, ao votar, poderá ser auxiliado por pessoa de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente à Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA.11-O Presidente da Mesa Receptora de Votos, verificando ser imprescindível que o eleitor com deficiência, mobilidade reduzida e analfabeto, seja auxiliado por pessoa de sua confiança para votar, autorizará o ingresso dessa segunda pessoa com o eleitor na cabina, podendo esta, inclu-sive, assinalar o candidato na cédula eleitoral.12- A pessoa que auxiliará o eleitor com deficiência, mobilidade reduzida e analfabeto, não po-derá ser o candidato, seu fiscal, ter participado da campanha do candidato ou componente da Mesa Receptora de Votos.13- A assistência de outra pessoa ao eleitor com deficiência, mobilidade reduzida e analfabeto deverá ser consignada em ata.14-As salas das escolas designadas para o funcionamento das urnas serão identificadas com cartazes afixados nas portas, indicando por ordem alfabética os nomes dos eleitores.15- As urnas de lona utilizadas para votação serão devidamente vistoriadas pela Mesa Recep-tora à presença de membros da Comissão do Processo Eleitoral Unificado, de ao menos um fis-cal de candidato, do representante do Ministério Público, sendo fechadas e lacradas, sobrepon-do as assinaturas destes sobre o lacre de cada urna.16- Deve-se lavrar a ata da abertura e fechamento das urnas com os atos contendo data, ho-rário e local de início e término das atividades, nome, qualificação e assinatura dos presentes.17- Na hipótese de ser constatado problema em uma ou mais urnas antes do início da votação, o Presidente da Mesa Receptora, poderá determinar a substituição por outra de contingência, repetindo-se os procedimentos dos itens 15 e 16.18- Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA enviará ao Presidente de cada Mesa Receptora de Votos, no que couber, o seguinte material:I - urna (s);II - lista contendo o nome e apelido, foto e o número dos candidatos habilitados, a qual estará disponível nos recintos das salas de votação;III - cadernos de votação dos eleitores;IV - cabina de votação sem alusão a entidades externas;V - cédulas eleitorais;VI - formulários “Ata da Mesa Receptora de Votos”, conforme modelo;VII - formulários “Ata da Mesa Apuradora de Votos”, conforme modelo;VIII – senhas numeradas para serem distribuídas aos eleitores após as 17 horas;IX - canetas esferográficas nas cores azul e/ou preta e papéis necessários aos trabalhos;X - envelopes para acondicionar os documentos relativos à Mesa;XI - Lacre para a urna de lona, a ser colocado após a vistoria inicial; XII - lacre para a fenda da urna de lona, a ser colocado após a votação.19- O material de que trata o item anterior deverá ser entregue ao Presidente da Mesa Recepto-ra, mediante protocolo, acompanhado da relação, na qual o destinatário declarará o que e como recebeu, apondo sua assinatura.20- Os trabalhos da mesa receptora e das juntas apuradoras serão fiscalizados pela Comissão do Processo Eleitoral do CMDCA, pelo Ministério Público, pelos próprios candidatos e/ou um fis-cal indicado pelo mesmo, credenciado com antecedência mínima de 5 (cinco) dias, ao qual será fornecido um crachá de identificação pela Comissão Eleitoral. 21- Só poderão estar junto às mesas receptoras e das juntas apuradoras, ao mesmo tempo, no máximo 2 (dois) fiscais por candidatos por vez. 22- Deverá haver revezamento de fiscais ou candidatos para que todos tenham acesso ao pro-cesso de fiscalização. 23- Os presidentes das mesas receptoras, os membros da Comissão do Processo Eleitoral Uni-ficado e os representantes do Ministério Público, poderão intervir determinando o revezamento dos fiscais e/ou candidatos.

DAS MESAS RECEPTORAS DE VOTOS

24- Constituirão as Mesas Receptoras de Votos um Presidente, um primeiro e segundo Mesá-rios e um Secretário, nomeados e convocados pela Comissão do Processo Eleitoral unificado.25- Serão designados mesários suplentes da ordem de 10% (dez por cento) do número total, para eventuais substituições.26- É facultada à Comissão do Processo Eleitoral Unificado a dispensa de suplentes, bem como a redução do número de membros das aludidas Mesas, para no mínimo, 2 (dois) membros.27-Não poderão ser nomeados para compor as Mesas Receptoras de Votos:I – os candidatos e seus parentes, consanguíneos ou afins, até o segundo grau;II – o cônjuge ou o (a) companheiro (a) do candidato;III – as pessoas que notoriamente estejam fazendo campanha para um dos candidatosconcorrentes ao pleito;IV - os eleitores menores de 18 anos.28- O eleitor deverá apresentar ao Presidente da Mesa Receptora de Votos, o título de elei-tor acompanhado de um dos documentos relacionados no item 5.1 deste edital complementar.29- Existindo dúvida quanto à identidade do eleitor, o Presidente da Mesa deverá questioná-lo sobre os dados constantes no título de eleitor ou no documento de identificação, confrontando a assinatura no referido documento com aquela feita pelo eleitor na sua presença, e mencionan-

22 de setembro de 2015 · Edição 712 7

do na ata a dúvida suscitada.30- A impugnação da identidade do eleitor, formulada por membros da mesa, ou fiscais, candi-datos, Ministério Público ou qualquer eleitor, será apresentada verbalmente ou por escrito, antes de ser o mesmo admitido a votar, devendo haver o registro de todas as impugnações e do núme-ro de votos impugnados em ata.31- Nas Mesas Receptoras de Votos será permitida a fiscalização de votação, a formulação de pro-testos, impugnações, inclusive quanto à identidade do eleitor, devendo ser feito o registro em ata.32- Após a apresentação do eleitor para votar, o mesário deverá certificar se o nome do eleitor consta na listagem fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral.33- Após a habilitação do eleitor para votar, o mesmo será encaminhado à cabina de votação, devendo o mesário colher sua assinatura no caderno de votação.34- Fica assegurado o sigilo do voto mediante:I – o isolamento do eleitor, apenas para efeito de escolha dos candidatos;II – a impossibilidade de ser acompanhado por qualquer pessoa à cabina eleitoral, salvo nas hi-póteses previstas nos itens 10, 11, 12 e 13 do presente edital complementar.35- Os votos serão efetuados através da cédula eleitoral, onde o eleitor assinalará o (a) candi-dato (a) de sua preferência.36- Poderão permanecer nas seções de votação, o candidato e/ou seu fiscal, membros da Co-missão do Processo Eleitoral Unificado, representante do Ministério Público, além dos membros da Mesa Receptora.37- O candidato e/ou seu fiscal, que por qualquer ação ou omissão venha a tumultuar ou preju-dicar o bom andamento dos trabalhos, será convidado pelo Presidente da Mesa Receptora de Votos a se retirar do local.

DAS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA MESA RECEPTORA38- Compete ao Presidente da Mesa Receptora de Votos:I - receber o material de votação, correspondente a sua mesa receptora de votos da Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA;II - comparecer no local de votação, juntamente com os demais membros da Mesa Receptora de Votos, até às 7 horas do dia da eleição, para inspeção e preparação do local, instalando as ca-binas, conferindo e organizando o material de votação;III - estar presente no ato de abertura e de encerramento da eleição, salvo força maior, comu-nicando o impedimento à Comissão do Processo Eleitoral unificado, pelo menos vinte e quatro horas antes da abertura dos trabalhos, ou imediatamente, se o impedimento se der dentro des-se prazo ou no curso de eleição;IV - afixar as listas dos candidatos próximo à cabina de votação;V - providenciar almofada com tinta para os analfabetos e os que não puderem assinar exerce-rem o seu direito ao voto;VI – substituir urnas e remanejar cédulas eleitorais, caso seja necessário;VII – autorizar os eleitores a votar;VIII - informar à Comissão do Processo Eleitoral unificado os fatos que impeçam ou dificultem o início do processo de votação;IX – resolver imediatamente todas as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem;X – manter a ordem, para o que disporá de força pública necessária;XI – consultar a Comissão do Processo Eleitoral Unificado e o Ministério Público sobre ocorrên-cias cujas soluções deles dependerem;XII – receber as impugnações dos fiscais dos candidatos, consignando-as em ata;XIII zelar pela preservação das urnas, da cabina de votação e da lista contendo os nomes e/ou apelidos e os números dos candidatos, disponível no recinto da sala de votação;XIV – verificar as credenciais dos fiscais dos candidatos;XV - coordenar o trabalho do mesário, secretário e fiscais, no intuito de organizar o processo de eleição;XVI – lacrar a urna após a vistoria inicial, e após a votação vedar a fenda da urna de lona com o lacre apropriado, rubricado por ele e pelo Secretário e, facultativamente, pelos fiscais dos can-didatos e representante do Ministério Público;XVII - recolher todo o material de votação e entregá-lo mediante recibo em duas vias, com a indi-cação de hora à Comissão do Processo Eleitoral Unificado e/ou representante indicado por ela, que por sua vez entregará o material no local designado para escrutínio, para a contagem final dos votos, logo após o encerramento da eleição;XVIII - retirar do recinto ou do edifício quem não guardar a ordem e a compostura devidas e es-tiver praticando qualquer ato atentatório à liberdade eleitoral.39- Compete ao Secretário:I - elaborar a ata da eleição, onde constarão as impugnações, os incidentes ocorridos no curso da votação e o número de eleitores votantes;II - cumprir as demais obrigações que lhe forem atribuídas.40- A ata deverá ser assinada pelo Secretário, Presidente e um dos Mesários, além dos fiscais presentes.41- Compete aos Mesários, no que couber:I - identificar o eleitor no caderno e solicitar-lhe a assinatura;II - substituir o Presidente, de modo que haja sempre quem responda pessoalmente pela ordem e regularidade do processo eleitoral, cabendo-lhes ainda, assinar a ata da eleição.42- Não comparecendo o Presidente até às 7h30min, assumirá a Presidência, o Primeiro Mesá-rio e, na sua falta ou impedimento, o Segundo Mesário e assim sucessivamente, o Secretário ou um dos Suplentes indicados pela Comissão do Processo Eleitoral Unificado.39 - Compete aos componentes das Mesas Receptoras:I - cumprir as normas e procedimento estabelecidos pela Comissão do Processo Eleitoral Unificado;II - registrar a impugnação dos votos apresentados pelos fiscais na ata e proceder a colheita do voto em separado;III - verificar a urna de lona e o material necessário para a votação, antes do início da eleição e, em caso de irregularidade, comunicar ao Ministério Público e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri – CMDCA, tomando as providências cabíveis;IV – cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

DA VOTAÇÃO40- Na votação serão observados os seguintes procedimentos:I - o eleitor, ao apresentar-se na sala e antes de adentrar o recinto da Mesa Receptora de Votos, deverá postar-se em fila;II - admitido a adentrar, o eleitor apresentará à Mesa Receptora de Votos, o título de eleitor acom-panhado de um dos documentos relacionados no item 5.1 deste Edital Complementar, ou tão so-mente um dos documentos ali referidos, os quais poderão ser examinados pelos fiscais dos can-didatos ou pelo representante do Ministério Público;III - o componente da Mesa localizará no cadastro de eleitores do TRE o nome do eleitor e o con-frontará com o nome constante no documento de identificação;IV – não havendo dúvida sobre a identidade do eleitor, será ele convidado a apor sua assinatu-ra ou impressão digital no caderno de votação;

V – identificado, o eleitor será instruído sobre a forma de dobrar a cédula após a anotação do voto, bem como a maneira de colocá-la na urna de lona;VI – entrega da cédula aberta ao eleitor;VII – o eleitor será convidado a se dirigir à cabina para assinalar o candidato de sua preferên-cia e dobrar a cédula;VIII – ao sair da cabina, o eleitor depositará a cédula na urna de lona, fazendo-o de maneira a mostrar a parte rubricada ao mesário e aos fiscais dos candidatos que estiverem presentes, para que verifiquem, sem nela tocar, se não foi substituída;IX – se a cédula não for a mesma, o eleitor será convidado a voltar à cabina e a trazer o seu voto na cédula que recebeu; se não quiser retornar à cabina, será anotada na ata a ocorrência e, nes-se caso, ficará o eleitor retido pela Mesa Receptora de Votos e à sua disposição até o término da votação, ou até que lhe devolva a cédula rubricada que dela recebeu;X – se o eleitor, ao receber a cédula, ou durante o ato de votar, verificar que se acha rasurada ou de algum modo viciada, ou se ele, por imprudência, imprevidência ou ignorância, a inutilizar, estragar ou assinalar erradamente, poderá pedir outra ao mesário, restituindo-lhe a primeira, que será imediatamente inutilizada à vista dos presentes e sem quebra do sigilo do que o elei-tor nela haja indicado;XI – após o depósito da cédula na urna de lona, o mesário devolverá o documento de identifica-ção ao eleitor.41- Na hipótese de o eleitor, após a identificação, recusar-se a votar ou apresentar dificuldade na votação, deverá o Presidente da Mesa Receptora de Votos suspender a votação e consignar o fato imediatamente em ata, assegurando ao eleitor o exercício do voto até o encerramento da votação.42- As assinaturas dos eleitores serão recolhidas nos cadernos de votação da respectiva Zona Eleitoral a que pertencem, os quais, juntamente com o relatório final da eleição e o material res-tante serão entregues no local designado para apuração.43- O local designado para apuração conjunta dos pleitos dos Conselhos Tutelares 1 e 2, será a EMEF Profª. Elvira Lefevre S. Nemer – sito à Av. Henriqueta Mendes Guerra-1168 Vila São João. 44- O transporte dos documentos da eleição do Conselho Tutelar 2 será providenciado pela Co-missão do Processo Eleitoral unificado ou pessoa que ela designar para este fim.45- O transporte de que trata o parágrafo anterior poderá ser acompanhado por um represen-tante dos fiscais, se assim o desejar.46- A Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA declarará encerrada a votação às 17h e determinará um responsável encarregado pela distribuição de senhas numeradas previa-mente rubricadas ou carimbadas, aos eleitores presentes, que estejam fora do recinto escolar, começando pelo último da fila, vistoriando desde já os documentos de identificação, para que sejam admitidos a votar;

DA APURAÇÃO E DA FISCALIZAÇÃO47- A apuração dos votos compete à Comissão do Processo Eleitoral Unificado, fiscalizado pelo Ministério Público e por 01(um) fiscal indicado pelo candidato, credenciado com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis da eleição.

48- A apuração dos votos das urnas eleitorais será iniciada imediatamente após o encerramento da votação e será processada com a utilização do sistema de apuração elaborado pela Comis-são do Processo Eleitoral unificado, após o seu recebimento no local designado para escrutínio.49- O representante do Ministério Público será notificado para participar do ato de que trata o item anterior e os fiscais dos candidatos serão convocados para acompanhar os procedimen-tos relativos à apuração.50- A apuração será feita por meio da Mesa Apuradora de Votos que será composta pelo Pre-sidente, mais o Secretário e um mesário que compuseram a Mesa Receptora de votos da res-pectiva urna.51- As dúvidas que forem levantadas em cada grupo serão decididas por maioria de votos dos membros da Mesa, com o apoio da Comissão do Processo Eleitoral Unificado.52- Iniciada a apuração, os trabalhos não serão interrompidos até o resultado final, salvo por motivo de força maior ou caso fortuito, devidamente justificado e registrado em ata pela Comis-são do Processo Eleitoral Unificado. 53- Ocorrendo a hipótese prevista no item anterior, a Comissão do Processo Eleitoral unificado deverá mencionar na ata as horas, os dias e demais providências necessárias para o adiamen-to, que não poderá exceder a 5 (cinco dias).54- No curso dos trabalhos, todos os membros das Mesas Apuradoras e respectivos auxiliares somente poderão portar e utilizar caneta esferográfica de cor vermelha.55- As Mesas Apuradoras procederão da seguinte forma:I - receberão os documentos da votação, examinando sua idoneidade e regularidade, inclusive quanto ao funcionamento normal da Mesa Receptora respectiva;II - receberão as urnas e providenciarão a abertura das mesmas;III – resolverão todas as impugnações e incidentes verificados durante os trabalhos de apuração, com o apoio da Comissão do Processo Eleitoral Unificado.IV – registrarão todos os procedimentos e ocorrências em ata específica para tal.

DAS IMPUGNAÇÕES E DOS RECURSOS56- À medida que os votos forem sendo apurados, poderão os fiscais e candidatos apresentar impugnações que serão decididas de plano pela Mesa, com o apoio da Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA:I- As Mesas decidirão as impugnações por maioria de votos.II- De suas decisões cabe recurso imediato, interposto verbalmente ou por escrito, que deverá ser fundamentado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que tenha seguimento.III- Os recursos serão instruídos de ofício, com certidão da decisão recorrida; se interposto ver-balmente, constará também da certidão o trecho correspondente do boletim.IV- Os recursos referidos no item anterior poderão ser interpostos pelos próprios fiscais e candi-datos ou por advogados contratados por estes.V- As impugnações quanto à identidade do eleitor, apresentadas no ato da votação, serão resol-vidas pelo confronto da assinatura tomada no caderno de votação com a assinatura aposta no documento oficial com fotografia do eleitor.VI- Não será admitido recurso contra a apuração, se não tiver havido impugnação perante a Mesa, no ato da apuração, contra as nulidades arguidas.VII- Sempre que houver recurso fundado em contagem errônea de votos ou vícios nas cédulas, estas deverão ser conservadas em invólucro lacrado, que acompanhará o recurso e deverá ser rubricado por pelo menos (2) dois membros da Mesa Apuradora, pelo recorrente e por 1 (um) fis-cal, se este assim o desejar.

DA CONTAGEM DOS VOTOS57- Resolvidas as impugnações a Mesa passará a apurar os votos.58- Na apuração poderão ser utilizados boletins parciais e/ou planilhas impressas e/ou todos os recursos de informática disponíveis, a critério da Comissão do Processo Eleitoral Unificado.59- À medida que forem sendo abertas, as cédulas oficiais serão examinadas e lidas em voz alta

22 de setembro de 2015 · Edição 712 22 de setembro de 2015 · Edição 7128

por um dos componentes da Mesa.60- Após fazer a declaração dos votos em branco e antes de ser anunciado o seguinte, será aposto na cédula, no lugar correspondente à indicação do voto, a expressão “em branco”, além da rubrica do Presidente da Mesa.61- O mesmo processo será adaptado para o voto nulo.62- As questões relativas às cédulas somente poderão ser suscitadas nessa oportunidade.63- Serão nulas as cédulas que:I - não corresponderem ao modelo oficial, conforme modelo aprovado pela Comissão do Pro-cesso Eleitoral Unificado.II – não estiverem devidamente rubricadas;III – contiverem rasuras, expressões, frases ou sinais que possam identificar o eleitor votante.64- Serão nulos os votos:I - que contiverem mais de 1 (um) candidato assinalado;II - que tornem duvidosa a vontade do eleitor (ex: assinalar fora do local apropriado)III – que além do voto contiverem rasuras, expressões, frases ou sinais que possam identificar o eleitor votante.65- A apuração dos votos dos Conselhos Tutelares 1 e 2 ocorrerá num único local (EMEF. Prof.ª Elvira Lefevre) especialmente designado para tal, da seguinte maneira:I – retirar o lacre das urnas, na presença facultativa dos fiscais do candidato, do Ministério Pú-blico e dos demais escrutinadores;II – contar as cédulas depositadas na urna, sem abri-las;III – desdobrar as cédulas, uma de cada vez, separando-as por candidato;IV – ler os votos em voz alta e apor, nas cédulas, as expressões “em branco” ou “nulo”, se for o caso, colhendo-se a rubrica do secretário;V – preencher no boletim e/ou mapa e/ou planilha de apuração da regional específica, o núme-ro de votos recebidos pelo candidato;VI – após conferência lançar e se for o caso, gravar os dados da votação da urna específica em pen-drive.66- As ocorrências relativas às cédulas somente poderão ser suscitadas nessa oportunidade.67- Se porventura for verificada a não correspondência entre o número de cédulas em apuração e o número de eleitores em registro no caderno de votação daquela urna, deverão os escrutinadores:I – conferir o espelho parcial de cédulas;II – comparar o conteúdo das cédulas com o do espelho parcial;III – comandar a exclusão das cédulas incoincidentes e retomar a apuração.68- Havendo motivo justificado, a critério da Mesa Apuradora, a apuração poderá ser reinicia-da em novo boletim, cancelando-se o anterior, anotando-se tal ocorrência na ata específica.69- A incoincidência entre o número de votantes e o de cédulas apuradas não constituirá moti-vo de nulidade da votação, desde que não resulte de fraude comprovada (Código Eleitoral, art. 166, § 1º).70- Se os membros da Mesa Apuradora entenderem que a incoincidência resulta de fraude, a vo-tação na urna específica será anulada, fazendo-se a apuração em separado, devendo os referi-dos membros recorrerem de ofício para a Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA.71- Concluída a contagem de votos, os membros da Mesa Apuradora providenciarão a emissão de 1 (uma) via obrigatória do boletim de urna, sendo encaminhado à Mesa Totalizadora para vei-culação dos resultados parciais e armazenamento digital em pen drive.72- Os boletins de urna deverão conterão os seguintes dados:I – a data da eleição;II – a identificação do Conselho da região e da Zona Eleitoral;III – horário de encerramento da votação;IV – o número de identificação da urna;V – o número de cédulas contidas na urna;VI – o número de votos válidos;VII – a votação individual de cada candidato;VIII – os votos nulos;IX - os votos em branco;X – a soma geral dos votos.73- Os boletins de urna serão assinados pelos 3 (três) membros da Mesa Apuradora e, se pre-sentes, pelos fiscais dos candidatos e pelo representante do Ministério Público.74- Apenas os boletins de urna poderão servir como prova posterior perante a Comissão do Pro-cesso Eleitoral Unificado do CMDCA.75- Após 48 horas da eleição qualquer candidato ou fiscal poderá obter uma cópia do relatório dos boletins de urna ou do mapa e/ou planilha de apuração.76- Concluída a apuração de uma urna, as cédulas serão recolhidas em envelope especial, o qual será fechado e lacrado, assim permanecendo até 15 de janeiro de 2016, salvo se houver pedido de recontagem ou recurso quanto ao seu conteúdo.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS77- Ao final dos trabalhos, cada Mesa Apuradora preencherá os relatórios conforme modelo fornecido pela Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA, as quais serão assina-das e rubricadas por todos os componentes da referida Mesa, fiscais dos candidatos que esti-verem presentes e pelo representante do Ministério Público, dos quais constarão, pelo menos, os seguintes dados:I - o número de votos apurados por cada urna;II - o número de votos anulados ou não apurados;III – a votação dos candidatos por urna, na ordem da votação recebida;IV – as impugnações apresentadas às Mesas Apuradoras e como foram resolvidas, assim como os recursos que tenham sido interpostos.78- Concluída a apuração dos votos e decididas as eventuais impugnações apresentadas duran-te a votação, a Comissão do Processo Eleitoral do CMDCA providenciará a lavratura de ata cir-cunstanciada sobre a votação e apuração, mencionando os nomes dos candidatos votados, com o número de sufrágios recebidos e todos os incidentes ocorridos, colhendo as assinaturas dos membros da Comissão, candidatos e fiscais, representante do Ministério Público e quaisquer ci-dadãos que estejam presentes e queiram assinar, afixando cópia no local de apuração dos votos.79- Os Conselheiros Tutelares eleitos serão proclamados com o registro descrito na ata refe-rida no item anterior.80- Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA manterá em arquivo permanente to-das as resoluções, editais, atas e demais atos referentes ao processo de eleição do Conselho Tutelar, sendo que os votos e as fichas de cadastramento de eleitores deverão ser conservados por 6 (seis) meses e, após, poderão ser destruídos.81- Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Eleitoral Unificado do CMDCA, com consulta facultativa ao Ministério Público, ao Edital nº 01/2015 e à Lei Munici-pal nº 2.309/2013.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar desconhecimento, é expe-dido o presente edital, que fica à disposição por afixação nos locais determinados por meio do

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE BARUERI-IPRESBAVISO DE RETIFICAÇÃOResolução nº 19, de 16 de Setembro de 2015. Anexo Único, publicada no jornal Diário Oficial de Barueri, Ano 7, Edição 711, Sábado, de 19 de Setembro de 2015, pág. 21.Onde lê-se:"02 – Prazo para inscrição dos candidatos – 29/09/2015 a 05/10/2012”Leia-se:"02 – Prazo para inscrição dos candidatos – 29/09/2015 a 05/10/2015”

Edital nº 01/2015 CT-CMDCA, e pela Internet no site da Prefeitura de Barueri.

Barueri, 22 de setembro de 2015.

Comissão do Processo Eleitoral UnificadoDenílson Resende Campos Daniela Garcia Cassanho Patricia R. Lopes FulachioDjalma Elias Cardoso Julio Cesar Correa

CONVITE/CONVOCAÇÃOCOMDEMA BARUERI

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO UR-BANO

31º REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

O Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Aparecido Pires de Castro, na condição de Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimen-to Urbano, convida a população e convoca os conselheiros titulares e/ou suplentes para parti-ciparem da 31º reunião extraordinária do Conselho, a ser realizada no dia 11 de junho de 2015 (quinta-feira), a partir das 09 horas, na sede da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Am-biente de Barueri, situada na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 1.124, Jd. São Pedro, Barueri.

PAUTAS DA REUNIÃO

1- Apresentação da proposta do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Barueri.2- Apresentação de proposta para a criação de uma unidade de conservação da natureza em Barueri, em consonância com a Lei Federal nº 9.985/2000.

Aparecido Pires de CastroPRESIDENTE DO COMDEMA

EDITAL

ELEIÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS ADMINISTRATIVO E FISCAL DO IPRESB

1. WEBER SERAGINI, Superintendente do IPRESB – INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE BARUERI, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Complementar Municipal n. 215 de 3 de outubro de 2008, faz saber que estarão abertas as inscrições para candidatura às seguintes vagas:I - 3 (três) membros do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO do IPRESB e 3 (três) su-plentes;II - 2 (dois) membros do CONSELHO FISCAL do IPRESB e 2 (dois) suplentes.2. As eleições observarão o disposto na Resolução n. 19, de 16 de setembro de 2015.3. Serão considerados eleitos membros do Conselho de Administração os 3 (três) ser-vidores mais votados e suplentes o quarto, o quinto e o sexto mais votados;4. Serão considerados eleitos membros do Conselho Fiscal os 2 (dois) servidores mais votados e suplentes o terceiro e o quarto mais votados; 5. O mandato dos membros eleitos é de 3 (três) anos;6. As inscrições ficarão abertas no período de 29 de setembro a 05 de outubro de 2015, das 8:00 às 17:00 horas, na sede do IPRESB (Rua Benedita Guerra Zendron, 261, Vila São João, Barueri/SP);

22 de setembro de 2015 · Edição 712 9

7. As eleições diretas, mediante voto secreto, serão realizadas nos dias 15 e 16 de de-zembro de 2015, nos horários e locais a serem indicados pela Comissão Eleitoral que será constituída;8. As inscrições serão feitas individualmente, sendo terminantemente proibida a for-mação de chapas ou duplas de candidatos;9. A propaganda de grupos, chapas ou duplas de candidatos, promovida pelos pró-prios candidatos, acarretará a cassação dos candidatos envolvidos;10. São requisitos para a candidatura do servidor:I - capacidade civil para a prática de todos os atos da vida civil;II - ser servidor titular de cargo efetivo, ativo ou inativo;III - contar com, no mínimo, 5 anos de efetivo exercício no serviço público;IV - possuir grau de instrução equivalente, no mínimo, ao ensino superior completo;V - não desempenhar cargo eletivo remunerado;VI - não ser candidato a cargo eletivo remunerado;VII - não desempenhar cargo de secretário municipal, de direção de fundação ou de autarquia municipal;VIII - não ser ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão.11. O candidato deverá comparecer pessoalmente na sede do IPRESB para realizar a sua inscrição, munido dos seguintes documentos:I - Documento de identidade;II - Certidão do órgão de pessoal comprovando as exigências constantes no item 10, incisos II, III, V, VI, VII e VIII deste edital;III - Curriculum simplificado que indique as atividades que já exerceram ou vem exercen-do e a sua formação educacional, conforme modelo disposto no Anexo I deste edital; IV – Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior;V - 1 foto 3x4.12. Poderão se inscrever os servidores municipais, autárquicos, fundacionais e da Câ-mara Municipal;13. O interessado deverá indicar a qual dos Conselhos concorre, sendo vedada a ins-crição do mesmo candidato para ambos;14. As inscrições serão encaminhadas à Comissão Eleitoral que as homologará, rejei-tando as que não atenderem os requisitos previstos neste edital;15. As inscrições não poderão ser rejeitadas pela falta de apresentação do curricu-lum do candidato;16. Qualquer pessoa poderá impugnar a homologação das candidaturas no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da afixação das homologação das candidaturas no qua-dro de avisos do IPRESB;17. Os candidatos inscritos deverão freqüentar curso intensivo de previdência munici-pal, a cargo do IPRESB, findo o qual serão sabatinados sobre a matéria; 18. Somente poderão concorrer os candidatos aprovados com, no mínimo, 50% (cin-qüenta por cento) da pontuação máxima da sabatina; 19. São condições para a posse dos candidatos eleitos:I - demonstrar que não foi condenado por sentença transitada em julgado pela prática de crime contra o patrimônio ou contra a Administração Pública nos últimos 10 anos, mediante exibição de certidão negativa de ações criminais;II - não ocupar cargo público eletivo, não exercer cargo de direção em partido político, não ser membro de comissão executiva ou delegado de partido político.III - não ocupar cargo de secretário municipal;IV - não guardar entre si relação conjugal ou de parentesco, consangüíneo ou afim, até o primeiro grau.

20. O exercício do cargo de Conselheiro do IPRESB será gratuito e considerado de relevante interesse público.

Barueri, 21 de setembro de 2015.

WEBER SERAGINISuperintendente do IPRESB

Os candidatos interessados deverão comparecer ao Ganha Tempo Municipal (Casa do Trabalhador/setor Amarelo), um dia antes da entrevista, munidos de RG, CPF, PIS e Carteira Profissional para cadastro e encaminhamento. O Ganha Tempo está localizado na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro.

Auxiliar de armazenamentoVaga 3367740Masculino – 6 meses de experiência, ensino médio incompleto, de 21 a 55 anos, salário de R$ 1186,00 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 23/09/15, quarta-feira, na empresa, às 8 horas.

Conferente expedidor de roupas(lavanderia) - vaga 3447913Feminino – 06 meses de experiência, ensino médio completo de 35 a 50 anos, salário de R$ 1.000,00 + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 24/09/2015 quinta-feira, no Ganha Tempo, às 9 horas.

Auxiliar de limpeza - vaga 3281574Masculino – 06 meses de experiência, ensino

fundamental incompleto de 18 a 50 anos, salário de R$ 913,00 + benefícios para trabalhar em Barue-ri. Entrevista dia 25/09/2015 sexta-feira, na empre-sa, às 10 horas.

Promotor de vendas temporárioVaga 3456260Masculino/Feminino – 06 meses de experiência, ensino médio completo de 18 a 50 anos, salário de R$ 1.200,00 + benefícios para trabalhar em Barue-ri. Entrevista dia 25/09/2015 sexta-feira, no Ganha Tempo, às 10h30.

Repositor de supermercado vaga temporária - Vaga 3456296Masculino/Feminino – 06 meses de experiência, en-sino médio completo de 18 a 50 anos, salário de R$

935,00 + benefícios para trabalhar em Barueri. En-trevista dia 25/09/2015 sexta-feira, no Ganha Tem-po, às 10h30.

Auxiliar de limpeza Vaga 3460576Masculino – 03 meses de experiência, ensino fun-damental completo de 18 a 50 anos, salário de R$ 916,19 + benefícios para trabalhar em Barueri. En-trevista dia 25/09/2015 sexta-feira, no Ganha Tem-po, às 14 horas.

Vendedor internoVaga 3425111Masculino/Feminino – 6 meses de experiência, en-sino médio completo, de 20 a 45 anos, salário não informado + benefícios para trabalhar em Barueri.

Entrevista dia 26/09/15, sábado, no Ganha Tem-po, às 9h30.

Operador de caixa - vaga 3425154Masculino/Feminino – 6 meses de experiência, ensino médio completo, de 20 a 45 anos, salá-rio não informado + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 26/09/15, sábado, no Ga-nha Tempo, às 9h30.

Tecnólogo em logística de transporteVaga 3425157Masculino/Feminino – 6 meses de experiência, ensino médio completo, de 25 a 45 anos, salá-rio não informado + benefícios para trabalhar em Barueri. Entrevista dia 26/09/15, sábado, no Ga-nha Tempo, às 9h30.

15 de setembro de 2015 · Edição 70910 22 de setembro de 2015 · Edição 71210

Durante todo o sábado, 19, aconteceu o Festival de Ginástica Artística, com a participação de 380 atletas da modalidade. O evento aconteceu na Academia de Gi-nástica Artística, localizada Jardim Belval, oportunidade em que as alunas mostraram muita habilidade na trave, na barra paralela, no solo e no salto. No final de cada apre-sentação, as pequenas ginastas receberam medalhas e diplomas.

Os festivais internos de ginástica ar-tística têm o objetivo de integrar as alunas assim como demonstrar a evolução sobre o que é aprendido nas aulas ao longo dos anos. Além de pais e familiares das alunas, também estiveram presentes ao evento o gestor do GRB, Adão Rodrigues Filho, o vereador Celso Calegari, o secretário

Jogos adaptados da terceira idade reúnem atletas de 11 cidades

Festival de Ginástica Artística mostra o talento das futuras atletas

de Meio Ambiente, Aparecido de Castro, e o coordenador de modalidades do GRB, Alexandre Reis.

A Ginástica Artística é uma das 15 moda-lidades esportivas ministradas gratuitamente pela Prefeitura por intermédio da Escola de Esportes do GRB.

As aulas são gratuitas e as garotas são admitidas a partir dos 5 anos de idade. Para fazer a inscrição basta comparecer à Aca-demia com os seguintes documentos: 1 foto 3 x 4, atestado médico atual, Cartão Barueri e fotocópia do RG ou da Certidão de Nas-cimento. A Academia de Ginástica Artística está localizada na Rua Ricardo Peagno, 44, Jardim Belval. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4199-1700, 4163-4131 e 4706-4432. (SuSeli Honório)

Suseli Honório

O 10° Jiatiba (Jogos Intermunicipais Adaptados à Terceira Idade de Barueri) começou na sexta-feira, 18, e será encerrado na sexta-feira, 25. Durante esse período, idosos de 11 cidades competirão em 11 modalidades e a maioria das provas será realizada no Parque da Maturidade José Dias da Silva. Intitulado Jiatiba é 10!, a cerimônia de abertura dos jogos contou com a participação de centenas de idosos e teve momentos de brilho e de emoção.

Participaram representantes dos municípios de Caja-mar, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista e Barueri. O evento contou ainda com a presença de autoridades de Barueri, Pirapora do Bom Jesus e Jandira.

Nos moldes de uma cerimônia de abertura de jogos olímpicos, o juramento do árbitro foi feito pela professora Evania de Oliveira Martins e da atleta Regina Célia Tavares da Silva. As bandeiras nacional, estadual e municipal foram

conduzidas respectivamen-te por Milton Eusébio dos Santos, Eva Maria Teixeira Cerpa e Roseli Maciel Ar-ruda.

Um dos pontos altos do evento foi o acendimento da pira olímpica. A atleta Terezinha Rodrigues da Silva (foto acima) trouxe a tocha olímpica. Ela foi es-colhida por sua história de superação. Terezinha está com câncer pela segunda vez. Há 18 anos, a doença atingiu a mama e agora os ossos. Num quadro grave e com um tratamento agres-

sivo, ela recupera-se com a ajuda dos idosos do Parque da Maturidade que não tem medido esforços para ampará-la.

Sem poder competir no voleibol por causa da saúde ainda frágil, ela foi classificada em outra modalidade, a tranca, e representará Barueri. Essa vitoriosa (nome pelo qual são conhecidas as mulheres que passam pela doença) trouxe o fogo que representa não só o espírito esportivo mas também a chama da vida.

A secretária de Promoção Social, Auta Veridiana de Oliveira Dutra declarou os jogos abertos oficialmente. Até dia 25, os atletas competirão nas modalidades: basquete, bocha, coreografia, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tranca, truco e voleibol.

O Jiatiba conta com a colaboração de diversas secretarias municipais e também com o Corpo de Bombeiros.

Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu a competição de coreografia. As juradas foram as bailarinas Amanda Jesus, Bárbara Andrade e Marcella Marques. Quatro municípios participaram dessa modalidade e a classificação foi a seguinte: Barueri, com 145 pontos levou a medalha de Ouro. A Prata ficou com Embu-Guaçu, com 142 pontos, e em terceiro lugar, com 130 pontos, ficou a cidade de Pirapora do Bom Jesus. (Paula Neto)

Fotos: Bonny Veira/PMB

22 de setembro de 2015 · Edição 712 11

Na sexta-feira, 18, aconteceu no Grupo Bandeirante a solenidade da entrega dos certificados do curso de Silvicultura, pro-movido pela Secretaria de Meio Ambiente

No sábado, 19, um grupo de voluntá-rios realizou o plantio de mais de 60 árvo-res na praça da rua Sergipe, na Aldeia de Barueri. Jovens, crianças, adultos e idosos participaram do plantio que aconteceu sob sol forte e muito calor. Os voluntários tiveram seus nomes registrados em placas junto a cada árvore plantada.

O plantio foi uma iniciativa do Fórum dos Moradores da Aldeia de Barueri, grupo que realiza diversas ações para trazer melhorias para o bairro, e aconte-ceu dentro das atividades da campanha Setembro Verde, promovida pela Prefei-tura de Barueri, através da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, com o objetivo de estimular o plantio.

“Tão importante quanto plantar as

A reunião mensal do Conselho Mu-nicipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (COMDEMA), que acontece nesta quinta-feira, 24, terá como pauta o andamento do serviço de licenciamento ambiental que há cerca de um ano vem sendo oferecido pela Pre-feitura de Barueri, através da Secretaria de Meio Ambiente.

O licenciamento ambiental é ne-

Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente realiza curso com o Exército

Barueri ganha mais 60 árvores em plantio comunitário realizado na Aldeia de Barueri

Licenciamento Ambiental é tema da reunião do COMDEMA

junto ao 20º Grupo Artilharia de Campanha Leve, para 30 militares. A ação teve como incentivo a conscientização dos militares e a recuperação de uma área degradada.

árvores é cuidar para que elas cresçam fortes e saudáveis. Quando a comunidade participa do plantio as árvores certamente poderão contar com o cuidado e a pro-teção de todos que moram no entorno”, comentou Aparecido Pires de Castro, secretário de Meio Ambiente de Barueri, que participou do plantio junto com os munícipes.

Já Kleber da Silva, secretário do Fórum dos Moradores da Aldeia, ressaltou a im-portância de ações que tragam impactos para o bairro. “Todos conhecem essa pra-ça, mas poucos prestam atenção quanto a pouca quantidade de arborização que existe nela. No sábado todos arregaçaram as mangas e fizeram a diferença.”

Setembro Verde

Todos os voluntários que participaram do plantio ganharam um kit da campanha #euplantei, com camiseta, sacola retorná-vel e placa da campanha. As pessoas que plantaram em calçadas as mudas doadas durante a campanha Setembro Verde podem mandar uma foto da muda para o e-mail [email protected] e depois retirar o seu kit na Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4199-1500.

A campanha Setembro Verde, de incen-tivo ao plantio de mudas vai até o final deste mês, mas os interessados no plantio podem continuar retirando mudas na Secretaria de Meio Ambiente após esse prazo.(Vanessa souza)

Os militares receberam os certificados das mãos do coronel sub-comandante Juliano Eduardo Ferst e do secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro.

O curso de Silvicultura aconteceu durante uma semana, em que os militares aprenderam como plantar, preservar, conhecer as raízes, folha, flor e fruto. Foi administrado pelo biólogo Edgard Carriel e o engenheiro Ricardo Pinto.

No dia 17, os militares foram ao Arse-nal de Guerra da Vila Militar de Oficiais, uma área da retaguarda do antigo Círculo Militar, que se encontrava degradada. Os militares colocaram em prática o que aprenderam em sala, plantando 30 mudas de árvore, entre sibipiruna e pata de vaca, entre outras espécies.

“Quero agradecer a vocês a participa-ção nessa pequena parceria, que começou

no Exército com a nossa Secretaria de Meio Ambiente representando a Prefeitura. Sabemos que hoje a questão ambiental é essencial principalmente na cidade onde a gente tem uma carência muito grande não só de árvores, mas de paisagismo de um modo geral. E o importante é que os senhores possam passar este conheci-mento adiante”, disse o secretário de Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro.

“Esse é o primeiro passo da revi-talização e recuperação de uma área degradada, através dessa parceria entre Exército e Prefeitura. É uma área que não é do Exército, é da sociedade, para nossos filhos, netos e bisnetos. Podem ter certeza que o Exército pensa seriamente nesse assunto e tem mostrado cuidado e atenção com relação ao meio ambiente”, falou o coronel sub comandante Juliano Eduardo Ferst. (TaliTa CasTro)

Divulgação

Valdir Galindo/PMB

cessário para aprovar o planejamento, a instalação e a operação de atividades que utilizem recursos naturais, ou que possam causar poluição ou outro tipo de dano ao meio ambiente.

Na reunião, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente apresentarão os pro-cedimentos adotados no licenciamento ambiental e um balanço com os resultados deste primeiro ano de atuação.

A reunião será realizada às 9 horas no auditório da Secretaria de Esportes, localizada na avenida Guilherme Pere-reca Guglielmo, 1.000, no Centro de Ba-rueri (Ginásio de Esportes José Corrêa).

A reunião é aberta à participação, mas somente os membros oficiais do Conselho tem o poder de voto nas deli-berações. Para mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4199-1500. (Vs)

22 de setembro de 2015 · Edição 71212

ReportagemLeticia Fortino

Pré-natal é a assistência na área da enfermagem e médica prestada à gestante durante sua gravidez, cuja necessidade consiste, principalmente, na prevenção e tratamento de possíveis problemas que po-deriam decorrer nesse período ou até mesmo no momento do nascimento da criança.

A Prefeitura de Barueri, objetivando o bem estar das gestantes, mantém um programa intenso de pré-natal em todas as suas 16 Unidades Básicas de Saúde, com todo tipo de suporte, que vai desde consultas com especialistas até atendimento psicoló-gico (para gravidez de alto risco, na UBS Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval) e odontológico. O município atende aproxi-madamente quatro mil gestantes, sendo 2% adolescentes.

O atendimento já começa logo na confir-mação da gravidez. Após, a gestante tem, no mínimo, sete consultas de pré-natal na UBS mais próxima de sua casa.

Exames laboratoriais

Durante a gestação, é necessário que a futura mãe faça exames de rotina para triagem de situações clínicas. Alguns exames solicitados deverão ser repetidos no inicio do 3º trimestre da gestação.

Os exames complementares de rotina são hemograma completo, grupo sanguíneo e fator Rh, sorologia para sífilis, HIV, hepatite, glicose, glicemia e ultrassom, que além de mostrar o sexo, também informa a saúde funcional e a anatomia da criança.

Prefeitura mantém programa de pré-natal nas 16 Unidades Básicas de Saúde

Fotos Valdir Galindo/PMB

Adolescentes grávidas têm pré-natal exclusivo

O programa foi criado em setembro de 2013, pela médica e coordenadora da Saúde da Mulher, Presciliana Giovana Guerra Mitran, frente ao número de adolescentes grávidas no município.

Tem atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde: Jardim Paulista, Jardim Mutinga, Parque Imperial e Engenho Novo, com adolescentes de até 17 anos e seus companheiros, que desde o conhe-cimento da gestação, passam por toda assistência médica, odontológica e psicológica.

Durante as reuniões feitas com os profissionais, há dinâmicas de grupo e temas discutidos como nutrição, vacinação, vida sexual e métodos anticoncepcionais.

É muito importante que as jovens façam o pré--natal para que possam compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que são geradas durante esse período. O início precoce de pré-natal evita as complicações de uma gravidez de risco como é a das adolescentes.

Gestação de alto risco tem cuidado

especialA gestação de alto risco pode acon-

tecer em decorrência de alguma doença prévia, já antes de engravidar, ou apare-ce por problemas ocasionados durante a gravidez.

Em uma gestação de risco, a mulher precisa ter consciência de que deve redobrar a atenção com relação aos sinais de alerta, e intensificar os cuida-dos preventivos para que ela e o bebê fiquem bem. Assim, o pré-natal de uma gestante de risco é diferente. Ela precisa ser acompanhada mais de perto e de modo mais frequente pelos profissionais de saúde. A gestante, dependendo do caso, precisará até mesmo alterar seu estilo de vida, aumentando os momentos de repouso e/ou fazendo tratamentos específicos para melhorar sua condição.

Em Barueri, existem quatro ambu-latórios de pré-natal de alto risco, nas UBSs do Jardim Belval, Jardim Audir, Vila Boa Vista e Parque Imperial.

Participação da família

Devido ao momento de grande ansieda-de, dúvidas e medos, o pré-natal também promove uma participação maior dos fami-liares e pais nas consultas. Além de ajudar a mãe a sentir-se mais segura e protegida, eles começam a estabelecer um maior vín-culo com o filho, trazendo benefícios não só à gestante e à família, mas, especialmente, ao bebê.

Nota-se também que o acompanhante da gestante tem o direito garantido por lei (Lei 11108/2005) de estar junto no parto, fazendo-se presente e acalentador para a futura mãe.