uvas bailarinas

2
Uvas Bailarinas! As uvas bailarinas bailam ao sabor de bolhinhas de ar! Um refrigerante (guaraná, coca-cola, limonada com gás, etc.) e uvas. Corte-as ao meio e coloque-as no saboroso líquido gaseificado de sua escolha. Você verá que elas afundam e, em seguida, sobem e mergulham novamente, diversas vezes. O que acontece? Os refrigerantes contêm quantidade apreciável de gás CO 2 (dióxido de carbono), dissolvido no líquido sob pressão. Bolhas de gás formam-se na superfície da uva fazendo com que a densidade do conjunto se torne menor do que a do líquido, e por isso ela sobe. Quando a uva atinge a superfície, parte das bolhas estouram ou se desprendem e a densidade da uva torna-se então maior do que a do líquido, e elas afundam. O processo se repete até que a quantidade de bolhas formadas não sejam suficientes para que os pedaços de uvas flutuem.

Upload: marialisa

Post on 25-Jun-2015

255 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uvas Bailarinas

Uvas Bailarinas!

As uvas bailarinas bailam ao sabor de bolhinhas de ar!

Um refrigerante (guaraná, coca-cola, limonada com gás, etc.) e uvas. Corte-as ao meio e coloque-as no saboroso líquido gaseificado de sua escolha. Você verá que elas afundam e, em seguida, sobem e mergulham novamente, diversas vezes.

O que acontece?

Os refrigerantes contêm quantidade apreciável de gás CO2 (dióxido de carbono), dissolvido no líquido sob pressão. Bolhas de gás formam-se na superfície da uva fazendo com que a densidade do conjunto se torne menor do que a do líquido, e por isso ela sobe. Quando a uva atinge a superfície, parte das bolhas estouram ou se desprendem e a densidade da uva torna-se então maior do que a do líquido, e elas afundam. O processo se repete até que a quantidade de bolhas formadas não sejam suficientes para que os pedaços de uvas flutuem.

Page 2: Uvas Bailarinas

Experiência:

“Uvas Bailarina”

Um “truque” engraçado e podes fazê-lo facilmente e encantar os teus amigos. São as passas bailarinas, que bailam ao sabor de bolhinhas de ar!

Vamos então usar uma garrafa de água gaseificada, 7up, ou outras bebidas com gás.

Em seguida precisas de um recipiente para colocar a bebida, podes pedir a tua mãe mas que seja transparente para conseguires ver as uvas a subir à superfície e a mergulharem novamente até ao fundo, é como se estivessem a “dançar”.

O que acontece?

As bebidas com gás contêm uma quantidade apreciável de CO2 (dióxido de carbono), dissolvido no líquido sob pressão. As bolhas de gás formam-se na superfície da uva passa, fazendo com que a densidade do conjunto se torne menor do que a do líquido, e por isso ela sobe. Quando a passa atinge a superfície, parte das bolhas estouram ou desprendem-se e a densidade da passa torna-se então maior do que a do líquido, e elas afundam. O processo repete-se até que a quantidade de bolhas formadas não seja suficiente para que as passas consigam flutuar.