uso do fundo na fotografia

2
http://www.ecoclics.com.br/2012/07/18/no-fundo-no-fundo/ April 15, 2013 No fundo, no fundo . . . Para fazer uma imagem caricata do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez (foto ao lado, publicada na Folha de S.Paulo), o fotógrafo Lula Marques violou uma técnica para fotografar fundamental, ao usar elementos no fundo que parecem parte da cabeça do polêmico político. Como para quebrar regras é preciso antes assimilá-las, entendamos inicialmente que: Quanto mais perto estão dois elementos visuais, maior a chance deles serem vistos como um grupo ou padrão. Assim enuncia-se o princípio gestáltico da Proximidade, cujo entendimento é facilitado pela análise da figura abaixo, na qual cada configuração de quadrados brancos (A, B e C), pode ser interpretada particularmente. Dessa forma, no esquema B os quadrados estão mais próximos na horizontal que na vertical, o que torna mais fácil associá-los a linhas horizontais. Esse efeito é acentuado à medida em que se diminui a distância entre os quadrados até o ponto em que, ao se tocarem, se enxergará uma linha contínua. Os quadrados em C são relacionados com linhas verticais, uma vez que sua proximidade é maior na direção vertical. Já no caso dos quadrados em A, que estão plotados a igual distância, não é fácil associá-los a verticais ou horizontais. Caso os pontos fossem dispostos em três dimensões o mesmo efeito se verificaria na terceira dimensão, induzindo a um agrupamento em termos de profundidade. É exatamente isso o que acontece na foto acima. Por ser bidimensional, os elementos situados em diferentes distâncias, aparentam maior proximidade que a do mundo real (tridimensional). Consequentemente, eles tendem a ser agrupados pelo cérebro. Daí ser comum que uma empolgação no momento do clic de uma cena maravilhosa se transforme em frustração ao ver que na imagem o assunto da foto não se destaca do segundo plano ou nele existem elementos que chamam a atenção, prejudicando a sua visualização. No próximo artigo , serão apresentados procedimentos de como evitar esse problema, cuja solução é teoricamente simples mas apresenta dificuldades práticas. Você não iria querer enfurecer um político poderoso como fez o Lula Marques … ou iria? Forte abraço, Pedro Trindade Editor do site fotoambiental Ecoclics www.ecoclics.com www.facebook.com/ecoclics Faça nosso curso de fotografia online gratuito para aprender fotografia

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

69 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uso do fundo na fotografia

http://www.ecoclics.com.br/2012/07/18/no- fundo-no- fundo/ April 15, 2013

No fundo, no fundo . . .

Para fazer uma imagem caricata do falecido presidente venezuelanoHugo Chávez (foto ao lado, publicada na Folha de S.Paulo), ofotógrafo Lula Marques violou uma técnica para fotografarfundamental, ao usar elementos no fundo que parecem parte dacabeça do polêmico polít ico. Como para quebrar regras é precisoantes assimilá-las, entendamos inicialmente que:

Quanto mais perto estão dois elementos visuais, maior a chancedeles serem vistos como um grupo ou padrão.

Assim enuncia-se o princípio gestált ico da Proximidade, cujo entendimento é facilitado pelaanálise da f igura abaixo, na qual cada conf iguração de quadrados brancos (A, B e C), pode serinterpretada part icularmente.

Dessa forma, no esquema B os quadrados estão mais próximos na horizontal que na vert ical, oque torna mais fácil associá-los a linhas horizontais. Esse efeito é acentuado à medida em quese diminui a distância entre os quadrados até o ponto em que, ao se tocarem, se enxergaráuma linha contínua. Os quadrados em C são relacionados com linhas vert icais, uma vez quesua proximidade é maior na direção vert ical. Já no caso dos quadrados em A, que estãoplotados a igual distância, não é fácil associá-los a vert icais ou horizontais.

Caso os pontos fossem dispostos em trêsdimensões o mesmo efeito se verif icaria naterceira dimensão, induzindo a um agrupamentoem termos de profundidade. É exatamente isso oque acontece na foto acima. Por ser bidimensional,os elementos situados em diferentes distâncias,aparentam maior proximidade que a do mundo real (t ridimensional). Consequentemente, elestendem a ser agrupados pelo cérebro.

Daí ser comum que uma empolgação no momento do clic de uma cena maravilhosa setransforme em frustração ao ver que na imagem o assunto da foto não se destaca dosegundo plano ou nele existem elementos que chamam a atenção, prejudicando a suavisualização.

No próximo art igo, serão apresentados procedimentos de como evitar esse problema, cujasolução é teoricamente simples mas apresenta dif iculdades prát icas. Você não iria quererenfurecer um polít ico poderoso como fez o Lula Marques … ou iria?

Forte abraço,

Pedro Trindade

Editor do site fotoambiental Ecoclics

www.ecoclics.com

www.facebook.com/ecoclics

Faça nosso curso de fotograf ia online gratuito para aprender fotograf ia

Page 2: Uso do fundo na fotografia

aplicando outros técnicas ainda mais simples.

Quem leu esse artigo, também se interessou por outros publicados nacategoria “Dicas de Fotograf ia”.