urânio

7
Urânio O urânio (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparável à do molibdenio e arsênio, porém quatro vezes menos abundante que o tório. À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido. É um elemento metálico radioativo pertencente à família dos actinídeos 1 . Foi descoberto em 1789 pelo alemão Martin Klaproth na Alemanha. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade, seus isótopos mais comuns têm uma meia-vida longa(~4,5 bilhões de anos para o urânio- 238 e ~700 milhões de anos para o urânio-235). O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica. 2 A Agência Internacional de Energia atômica, estimou as reservas mundiais de urânio em 5,4 milhões de toneladas em todo mundo em 2009, sendo que 31% está na Austrália, 12% no Cazaquistão, 9% no Canadá e 9% na Rússia, a produção mundial subiu cerca de 50 000 toneladas em 2009 comparando com 2008, sendo os maiores produtores em 2009 o Cazaquistão (28%), o Canadá (20%), a Austrália (16%), a Namíbia (9%), a Rússia (7%), o Níger (6%) e Uzbequistão (5%). A nova mina de mineração Tumalapalli revelada à imprensa em Agosto de 2011, está localizada no Estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, e pode se tornar a maior reserva de Urânio do mundo. Segundo o Departamento de Energia Atômica da Índia, é confirmado que a mina contém 49 mil toneladas de minério, no entanto há indicações de que esta quantidade total seja três vezes maior que isso, o que alcançaria uma capacidade total de produção de 150 mil toneladas e passaria então a ser a maior do mundo, ainda que tratando-se de urânio de baixo grau

Upload: dinis-oliveira

Post on 24-Nov-2015

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Urnio

Ournio(homenagem ao planetaUrano), umelemento qumicode smboloUe demassa atmicaigual a 238u, apresentanmero atmico92 (92prtonse 92eltrons), um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundncia comparvel domolibdenioearsnio, porm quatro vezes menos abundante que otrio. temperatura ambiente, o urnio encontra-se noestado slido. um elemento metlico radioativo pertencente famlia dos actindeos1.Foi descoberto em1789pelo alemoMartin Klaprothna Alemanha. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade daradioatividade, seus istopos mais comuns tm uma meia-vida longa(~4,5 bilhes de anos para o urnio-238 e ~700 milhes de anos para o urnio-235).O Urnio utilizado em indstria blica (bombas atmicase no secundrio parabombas de hidrognio), e como combustvel emusinas nuclearespara gerao deenergia eltrica.2AAgncia Internacional de Energia atmica, estimou as reservas mundiais de urnio em 5,4 milhes de toneladas em todo mundo em2009, sendo que 31% est naAustrlia, 12% noCazaquisto, 9% noCanade 9% naRssia, a produo mundial subiu cerca de 50 000 toneladas em 2009 comparando com2008, sendo os maiores produtores em 2009 o Cazaquisto (28%), o Canad (20%), a Austrlia (16%), aNambia(9%), a Rssia (7%), oNger(6%) eUzbequisto(5%).A nova mina de minerao Tumalapalli revelada imprensa em Agosto de 2011, est localizada no Estado de Andhra Pradesh, no sul da ndia, e pode se tornar a maior reserva de Urnio do mundo. Segundo o Departamento de Energia Atmica da ndia, confirmado que a mina contm 49 mil toneladas de minrio, no entanto h indicaes de que esta quantidade total seja trs vezes maior que isso, o que alcanaria uma capacidade total de produo de 150 miltoneladase passaria ento a ser a maior do mundo, ainda que tratando-se de urnio de baixo grau

Propriedades fsicasMuito pesado e denso, branco prateado com brilho metlico brilhante. Em sua forma pura um pouco mais suave do que oao, dctil, flexvel, tem uma pequena propriedade paramagntica

Propriedades qumicasO urnio tem uma grande afinidade elementos no metlicos, comonitrognio,carbono,enxofree principalmente com ooxignio, a na presena deste pode se inflamar instantneamente formando xidos, o mesmo efeito pode ser obtido com o plutnio que tambm tem a mesma afinidade com elementos no metlicos.

FissoEm1934,Enrico Fermie os seus colaboradores observaram que o bombardeamento de urnio com nutrons, produzia emisso de partculas alfa. Esta reao s seria explicada em1938, porOtto HahneFritz Strassmann. Estes investigadores concluram que o urnio bombardeado com nutrons dava origem aistoposde elementos mais leves, como ocriptnioou obrio, porfissodo seu ncleo, liberando-se uma grande quantidade de energia. Entretanto, Fermi sugeriu que a fisso produzia novos nutrons que poderiam originar novas fisses noutros ncleos e assim tornar a reao auto-sustentada. Este fato foi comprovado por F. Joliot, Leo Szilard e H.L. Anderson, em1939.A primeira reao nuclear defissoauto-sustentada foi realizada por Fermi, naUniversidade de Chicago, emdezembrode1942. Para tal, Fermi e os seus colaboradores, utilizaram 400 toneladas degrafite, seis toneladas de urnio e 58 toneladas de xido de urnio.O primeiro teste de uma arma nuclear baseada na fisso do plutnio foi realizado emAlamogordo,Novo Mxico, em16 de julhode1945, s depois em6 de agostode1945que a primeira bomba baseada na fisso do urnio foi detonada emHiroshima,Japo.

MineraoA explorao do urnio comeou nosEstados Unidos, no incio do sculo XX, embora a primeira extrao de urnio para fins econmicos tenha ocorrido naRepblica Checa, no fim do sculo XIX, o urnio era extrado, para depois poder extrair do urnio, o elemento altamente radioativo, radio, o radio era ento impregnado em tintas fluorescentes para ponteiros de relgios e outros instrumentos, como tambm para ser utilizado na medicina.

PaisProduo em 2005

Canad11 410

Austrlia9 044

Cazaquisto4 020

Rssia3 570

Estados Unidos1 249

Ucrnia920

China920

Pases que mais extraram urnio em2005

Pases produtores de Urnio

Vantagens:

- no contribui para o efeito de estufa (principal);- no polui o ar com gases de enxofre, nitrognio, particulados, etc.;- no utiliza grandes reas de terreno: a central requer pequenos espaos para sua instalao;- no depende da sazonalidade climtica (nem das chuvas, nem dos ventos);- pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;- grande disponibilidade de combustvel;- a fonte mais concentrada de gerao de energia- a quantidade de resduos radioactivos gerados extremamente pequena e compacta;- a tecnologia do processo bastante conhecida;- o risco de transporte do combustvel significativamente menor quando comparado ao gs e ao leo das termoeltricas;- no necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

Desvantagens:- necessidade de armazenar o resduo nuclear em locais isolados e protegidos*;- necessidade de isolar a central aps o seu encerramento;- mais cara quando comparada s demais fontes de energia;- os resduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;- dificuldades no armazenamento dos resduos, principalmente em questes de localizao e segurana;- pode interferir com ecossistemas;- grande risco de acidente na central nuclear.Observao:

ao contrrio do que muita gente pensa, a energia nuclear no uma energia suja; os impactos ambientais causados pela deposio do resduo radioactivo no so muito maiores que os impactes do lago de uma hidroelctrica.

Energia nuclear: aenergialiberada numareao nuclear, ou seja, em processos de transformao dencleos atmicos. Algunsistoposde certoselementosapresentam a capacidade de se transformar em outros istopos ouelementosatravs de reaes nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princpio da equivalncia de energia emassa(observado porAlbert Einstein), segundo a qual durante reaes nucleares ocorre transformao de massa em energia. Foi descoberta porHahn,StramanneMeitnercom a observao de umafisso nucleardepois da irradiao deurniocomnutrons.Atecnologianuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se docaloremitido na reao, para aquecer a gua at se tornar vapor, assim movimentando umturbogerador. A reao nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em umabomba atmica. Em outras aplicaes aproveita-se daradiao ionizanteemitida.