uniforme novo para toda a rede concepcionista 3-julhoagosto.pdf · boletim de julho/agosto e...

4
Um modelo de uniforme para todos os colégios que integram a Rede Concepcionista de Ensino. Esta é a razão do projeto “Uniforme para a Rede”, que tem por objetivo fortalecer a identidade da educação realizada pelas Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino. A satisfação dos usuários com o novo uniforme foi considerada nas propostas apresentadas por estilistas de São Paulo, de Minas Gerais e de Brasília. Além disso, o modelo unificado vai substituir de forma gradativa os uniformes atuais. No mês de julho, diretoras se reuniram no Colégio Madre Carmen Sallés para apreciar as propostas. A eleição do novo uniforme acontecerá ainda neste semestre. Ações conscientizadoras estão sendo promovidas nos colégios, sobre os benefícios do uso do uniforme, como sua praticidade, organização, economia e segurança. A nova confecção estará disponível a partir de 2011. A vida e a história demonstram que é na família cristã, de pai e de mãe com os seus filhos, que se inicia a educação para o valor da vida, em que se forma a consciência e as orientações para os verdadeiros valores da vida humana. A família é testemunho e fermento cristão no seio da sociedade, na medida em que os cônjuges vivam bem as exigências da sua vocação matrimonial. O clima de amor, de concórdia entre seus membros, entre pais e filhos, entre netos e avós, tende-se a irradiar nas relações da família com outras, e , consequentemente, espalha-se no tecido social. Mesmo no ambiente hostil em que hoje vive a família, num clima de mudanças rápidas e constantes, os pais não podem abrir mão de uma boa educação para seus filhos, com confiança e com coragem, na perspectiva dos valores fundamentais da vida humana. Dom Orani João Tempesta www.cnbb.org.br Uniforme novo para toda a Rede Concepcionista Julho/Agosto de 2010 Edição nº3 Congresso Internacional Concepcionista Abençoados sejam nossos pais 3 4

Upload: phamthuan

Post on 20-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Um modelo de uniforme para todos os colégios que integram a Rede Concepcionista de Ensino. Esta é a razão do projeto “Uniforme para a Rede”, que tem por objetivo fortalecer a identidade da educação realizada pelas Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino.

A satisfação dos usuários com o novo uniforme foi considerada nas propostas apresentadas por estilistas de São Paulo, de Minas Gerais e de Brasília. Além disso, o modelo unificado vai substituir de forma

gradativa os uniformes atuais. No mês de julho,

diretoras se reuniram no Colégio Madre Carmen Sallés para apreciar as propostas. A eleição do novo uniforme acontecerá ainda neste semestre.

Ações conscientizadoras estão sendo promovidas nos colégios, sobre os benefícios do uso do uniforme, como sua praticidade, organização, economia e segurança.

A nova confecção estará disponível a partir de 2011.

A vida e a história demonstram que é na família cristã, de pai e de mãe com os seus filhos, que se inicia a educação para o valor da vida, em que se forma a consciência e as orientações para os verdadeiros valores da vida humana.

A família é testemunho e fermento cristão no seio da sociedade, na medida em que os cônjuges vivam bem as exigências da sua vocação matrimonial. O clima de amor, de concórdia entre seus membros, entre pais e filhos, entre netos e avós, tende-se a irradiar nas relações da família com outras, e , consequentemente, espalha-se no tecido social.

Mesmo no ambiente hostil em que hoje vive a família, num clima de mudanças rápidas e constantes, os pais não podem abrir mão de uma boa educação para seus filhos, com confiança e com coragem, na perspectiva dos valores fundamentais da vida humana. Dom Orani João Tempesta www.cnbb.org.br

Uniforme novo para toda a Rede Concepcionista

Julho/Agosto de 2010Edição nº3

Congresso Internacional Concepcionista

Abençoados sejam nossos pais3 4

A relação existente entre Igreja e Palavra de Deus é estreita, profunda e de interdependência. A Igreja é livre, mas apenas para realizar o que pede a Sagrada Escritura. De outro modo, a Bíblia que temos hoje foi compilada pela Igreja.

Por séculos, a Igreja zelou pelas Sagradas Escrituras, assim como continua fazendo nos tempos hodiernos, com uma importante e significativa diferença: no passado, esse cuidado de certa forma privou a Sagrada Escritura do contato maior com os fiéis. Hoje, o seu acesso é livre e abundante. Mas isso deve ser guiado pelas sábias orientações da Igreja, a quem compete dar-lhe a correta interpretação de seus textos, do contrário, as divisões seriam análogas àquelas existentes no mundo protestante.

Toda e qualquer outra igreja cristã que faça uso da Sagrada Escritura deve o fato à Igreja Católica, pois as mais antigas denominações protestantes surgiram quando a Igreja Católica já havia peregrinado pelo mundo ao menos por mil e seiscentos

anos, e, por conseguinte, a Palavra de Deus já estava pronta há muito tempo.

Hoje, a Sagrada Escritura ocupa o seu lugar nas comunidades da Igreja. Mas obviamente sempre há espaço para crescer no respeito e no entendimento, e, para tanto, as autoridades da Igreja não deixam de trabalhar para que isso aconteça. Ressalta-se aqui o Sínodo dos Bispos, que aconteceu em 2008, que tratou exclusivamente sobre a Sagrada Escritura na Vida e na Missão da Igreja. Estamos na expectativa de receber este documento, pois certamente iremos compreender ainda mais sobre a relação entre a Igreja e a Sagrada Escritura.

Padre AméricoAssistente Espiritual do Carmen Sallés

“Na ocasião em que relembramos a morte de Madre Carmen Sallés, fundadora de nossa congregação, pude ver que ela está muito viva entre nós, que sua proposta é muito atual”, declarou irmã Eni D’Arc de Abreu, diretora pedagógica do Colégio Imaculada de Passos (MG), no último dia de realização do Congresso Nacional de Educação Católica, realizado entre os dias 21 a 23 de julho de 2010.

Entre os fundamentos educativos de Madre Carmen Sallés está a pedagogia preventiva, baseada na vida humana enquanto dom a se desenvolver. Manifesta-se através do cultivo de seus aspectos positivos, pelo favorecimento da autoestima e pela aceitação da vida enquanto dádiva. A pedagogia preventiva surgiu de uma convicção: a presença de energias do bem no coração de jovens e crianças.

A Igreja Católica e a Palavra de Deus

O programa Miniempresa do Colégio Regina Pacis proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Durante o “Miniempresa” são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

A Creche Madre Carmen Sallés comemora 10 anos de obra social no DF. O evento de aniversário foi realizado no dia 15 de agosto, “mas desde o 1º semestre as turmas vêm se preparando com grande alegria para a festa”, afirma Maria José de Assunção, coordenadora da Pastoral na Creche.

O Congresso Nacional de Educação Católica aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho e participaram representantes de toda a Rede Concepcionista de Ensino. Irmã Marlise, Superiora Provincial do Brasil em São Paulo (SP), comentou sobre sua participação: “Os palestrantes motivaram os educadores a inovarem, a falaram sobre a pedagogia do amor e a se preocuparem com a vida e com as diferenças”.

O evento foi promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e teve como tema a Educação, a Inovação e o Empreendedorismo Global.

Congresso Internacional Concepcionista acontecerá

em setembro

Creche Madre Carmen Sallés completa 10 anos

de obra social no DF

Congresso Nacional de Educação Católica reúne a

Rede em Brasília - DF Empreendedorismo no Regina Pacis, em Belo

Horizonte (MG).

Nos dias 4 a 8 de setembro acontecerá o II Congresso Internacional Concepcionista, em Madri (Espanha). O evento busca encontrar respostas criativas para atender às necessidades atuais das crianças e jovens no mundo.

A expectativa é grande para o evento que vai reunir mais de 300 integrantes da Congregação de Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, em missão pelo mundo.

Mais informações no site www.concepcionistas.com.

Oferece atendimento integral a 120 crianças na faixa etária de dois a cinco anos. Presta apoio socioeducativo às crianças carentes, assegurando-lhes melhores condições de desenvolvimento. Oferece atendimento regular às famílias, acompanhando-as e assistindo-as de acordo com suas necessidades.

A obra social é vinculada à comunidade do Colégio Madre Carmen Sallés.

No momento da procissão de entrada, os alunos prestaram homenagem aos pais levando seus sapatos, lembrando a caminhada na luta diária pela família.

Questionamentos reflexivos, no momento do ato penitencial, fizeram com que os pais e toda a comunidade parassem um pouco para pensar e analisar a vida em família, a nossa fé e a nossa missão.

No ofertório, os alunos apresentaram um acróstico com a frase “PAI, EU TE AMO”. Foi uma oferta que representou uma declaração de amor a quem recebemos de presente de nosso Deus e que nos acompanha desde o primeiro instante de nossas vidas. Os pais emocionaram-se ainda mais, quando na ação de graças um deles cantou a música Utopia, do Pe. Zezinho.

No mês de agosto, a homenagem aos pais aconteceu de diversas formas e em muitas casas concepcionistas no Brasil. Além da homenagem, a ocasião é propícia para uma reflexão sobre o papel exercido pelo pai no contexto da família.

Irmã Dina Lúcia Março é a Repórter Concepcionista do Boletim de Julho/Agosto e conta-nos, a seguir, como foi o dia dos pais no Recanto Betânia, em Embu Guaçú (SP).

O Recanto Betânia oferece, gratuitamente, a 600 alunos de baixa renda, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, formação fundamentada na pedagogia de Carmen Sallés.

No domingo, dia oito de agosto, o Recanto Betânia comemorou o Dia dos Pais com Celebração Eucarística preparada com muito carinho pela coordenação de Pastoral, na Capela Maria Imaculada.

Dia dos Pais no Recanto Bethânia (SP)No segundo domingo de

agosto comemoramos o Dia dos Pais, mas todos os dias devem ser dedicados aos pais e à valorização do papel paterno na família, constituída pelo casamento do homem com a mulher, dentro da convocação da Igreja, para terem filhos e os educarem na fé.

Na comunidade família, o pai é chamado a viver o seu dom. Por isso recordamos que nesse mesmo domingo rezamos pela vocação matrimonial e iniciamos a Semana Nacional da Família.

A paternidade começa no compromisso de vida do marido para com sua esposa, baseando-se no amor desinteressado e generoso. (…) Os filhos devem ter a oportunidade de reconhecer no pai a presença do amor, da escuta e do apoio oportuno para o seu crescimento.

Descobrir a beleza de colaborar no plano da criação e se responsabilizar pelo futuro é por demais belo para que não contemplemos essa bonita missão recebida de Deus!

Dom Orani João Tempesta www.cnbb.org.br

Abençoados sejam nossos pais

Homenagem e reflexão no Dia dos Pais