unidade 4 o mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um...

14
9 HISTÓRIA Sugestões de atividades Unidade 4 O mundo contemporâneo

Upload: vonhu

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

9HISTÓRIA

Sugestões de atividades

Unidade 4O mundo contemporâneo

Page 2: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaGlobalização

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

“As pessoas se alimentam, se vestem, moram, são transportadas, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.

Suponhamos que você vá com seus amigos comer cheeseburger e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num carro Ford ou ônibus Mercedes.

Ao chegar, o telefone toca. Você atende [...] e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips.

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.”

Walter Praxedes e Nelson Piletti. O Mercosul e a sociedade global. São Paulo: Ática, 2011. p. 7-8.

a) Qual é a definição de globalização de acordo com o texto?

b) Que exemplo o autor usa para definir globalização? O exemplo representa uma das características da globalização?

2. A globalização trouxe vários benefícios, como facilidade de comunicação, de comércio e de circula-ção de pessoas. No entanto, ela também é fonte de problemas. Assinale a alternativa a seguir que não representa problemas(s) causado(s) pela globalização.

a) ( ) Redução de empregos formais, desemprego e condições inadequadas de trabalho.

b) ( ) Concentração de renda: acúmulo de riqueza de alguns e consequente aumento da pobreza de outros.

c) ( ) Abertura de mercados, facilidade de comunicação, maior fluxo de pessoas e de informações e intensificação do comércio.

d) ( ) Imposição de costumes e valores dos países mais poderosos, o que pode prejudicar e até des-truir culturas locais.

e) ( ) Danos ecológicos provocados pelas empresas que buscam produzir cada vez mais com menos custo. Elas se instalam em países com legislação ambiental mais flexível, que permite a produção sem controle ambiental rígido, gerando prejuízos ecológicos incalculáveis.

f) ( ) Movimento migratório, que leva as pessoas a saírem de sua pátria com destino a países mais ricos, em busca de melhores oportunidades de trabalho.

1

Page 3: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

3. Leia o texto a seguir e responda às questões.

“Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja o seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar para além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não da eliminação de obstáculos econômicos. Ela resulta da abolição da distância e do tempo. Por exemplo, teria sido impossível considerar o mundo como uma unidade antes de ele ter sido circum-navegado no início do século XVI. Do mesmo modo, creio que os revolucionários avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações desde o final da Segunda Guerra Mundial foram responsáveis pelas condições para que a economia alcançasse os níveis atuais de globalização.

O ponto de partida foi a enorme aceleração e difusão dos sistemas de transportes de mercadorias. No passado, a produção estava limitada à área em que ocorria. Até mesmo o comércio era, em certos aspectos, condicionado pela incapacidade de se transportar bens perecíveis através de grandes distâncias, sem que perdessem suas características naturais. Era possível comerciar cereais, mas não flores frescas.

A grande mudança foi o surgimento do transporte de carga por aviões. O exemplo mais óbvio, que nos afetou a todos, é o fim da sazonalidade dos produtos agrícolas. [...]

Pela primeira vez na história da humanidade, isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala transnacional. Até a década de 1970, uma companhia que quisesse produzir automóveis em outro país teria de construir uma fábrica inteira e implantar todo o processo de produção no local, por exemplo, nas Filipinas. Agora é possível descentralizar a produção de motores e outros componentes e, em seguida, transferi-los para o local mais conveniente para a empresa. Para todas as finalidades práticas, a produção não é mais organizada no interior dos limites políticos do Estado onde se encontra a sede da empresa.

Mesmo esse avanço não seria levado muito longe sem os aperfeiçoamentos ainda mais espetaculares nos sistemas de informação, os quais permitiram o controle do processo a partir de um ponto central e praticamente em tempo real.”

Eric J. Hobsbawm. O novo século: entrevista a Antonio Pólito. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 62-63.

a) Que características da globalização estão descritas no texto?

b) De acordo com o texto, qual foi o fator primordial para que ocorresse a globalização?

c) A que o autor se refere ao afirmar que o exemplo mais óbvio, que nos afetou a todos, é o fim da sazonalidade dos produtos agrícolas?

2

Page 4: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaCrise do subprime

De 1995 a 2007, as instituições financeiras dos Estados Unidos aproveitaram a grande demanda do mercado imobiliário interno para oferecer imóveis a juros baixos e com boas condições de financiamento. Essas facilidades começaram a trazer consequências danosas ao país a partir de 2006, e ao mundo – devido ao processo de globalização econômica – a partir de 2008.

Entre as alternativas abaixo, escolha as que representam as consequências desses procedimentos.

1. ( ) Pessoas que não tinham condições econômicas estáveis adquiriram imóveis e contraíram grandes dívidas.

2. ( ) O governo dos Estados Unidos aumentou a taxa básica de juros para conter a inflação.

3. ( ) Com a iniciativa de conter a inflação, os Estados Unidos evitaram que as prestações tivessem aumento.

4. ( ) Muitos devedores deixaram de cumprir seus compromissos, o que gerou um alto índice de inadimplência.

5. ( ) Os imóveis em débito foram sendo retomados pelos credores e recolocados no mercado; em decorrência desse processo, houve aumento de oferta e os preços caíram.

Page 5: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaGuerra sempre presente

1. Leia os textos abaixo e faça o que se pede.

Texto 1

“A guerra não é uma patologia que, com a devida higiene e tratamento, pode ser plenamente prevenida. A guerra é uma condição natural do Estado, que se estruturou de modo a constituir um instrumento eficaz de violência em nome da sociedade. É como a morte – embora possa ser adiada, virá quando tiver de vir e não pode ser evitada indefinidamente.”

Philip Bobbitt. A guerra e a paz na História Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 785.

Texto 2

“As misérias produzidas pelas guerras respaldam o ponto de vista de que elas nunca solucionam nada. Seria bom se isto fosse verdade! Entretanto, as guerras têm derrubado ditadores e liberado povos oprimidos. Elas têm sido lutadas e vencidas, também, para proteger a vida e os valores mais caros, despertando neste processo as mais fundamentais questões éticas.”

Lawrence Freedman, op. cit. Paulo Roberto Ribeiro da Silva. A ética na guerra do século XXI. Rio de Janeiro: EGN, 2001. p. 5. Monografia.

a) Explique a relação entre guerra e patologia no texto 1.

b) De acordo com o texto 1, a guerra é inevitável? Justifique.

c) Qual é o lado positivo da guerra descrito no texto 2?

2. A energia nuclear foi uma das mais importantes descobertas da humanidade. Com ela é possível produzir energia elétrica e movimentar grandes motores – como os de submarinos –, mas também é possível produzir bombas. Assinale em que situação a bomba atômica foi usada.

a) ( ) Sob ameaça da Alemanha Oriental, a Alemanha Ocidental utilizou uma bomba nuclear para derrubar o Muro de Berlim.

b) ( ) No final da Segunda Guerra Mundial foram usadas bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

c) ( ) Em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, utilizou-se a bomba atômica para explodir uma usina nuclear.

d) ( ) Em 2011, no Japão, na cidade de Fukushima, o uso da bomba nuclear para sabotar a usina que funcionava naquele local provocou um grande acidente.

e) ( ) Durante a Guerra Fria, as duas potências, Estados Unidos e URSS, usaram diversas vezes armas nucleares.

Page 6: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaFundamentalismo

1. Leia os textos a seguir e faça o que se pede.

Texto 1

“[…] o fundamentalismo apresenta duas dimensões distintas. No nível religioso, consiste na revaloriza-ção da doutrina e das práticas tradicionais, inspiradas numa estrita fidelidade aos textos sagrados. No nível político, o fundamentalismo pretende resgatar o velho Estado teocrático […] e subordinar toda a vida social às normas religiosas. Na realidade concreta, as duas dimensões apresentam-se sempre interligadas.

O fundamentalismo ganhou força e notoriedade a partir do final dos anos 70, com a vitória da Revo-lução Iraniana – um movimento de extraordinária aceitação pelas massas empobrecidas, que se propôs a difundir por todo o mundo árabe o retorno às verdadeiras origens do Islã e o rompimento com a cultura ocidental.

Ao lado do fundamentalismo islâmico, cresceu também o fundamentalismo judaico, de clara origem sionista, voltado para a defesa do Estado de Israel e a sua consolidação em bases religiosas. […]”

Michel Treignier. Guerra e paz no Oriente Médio. São Paulo: Ática, 1994. p. 47.

Texto 2

“[...] Na realidade, apesar da aparência arcaica, o fundamentalismo muçulmano utiliza meios mais avan-çados para atingir sua finalidade – desde a comunidade islâmica virtual que vaga pela internet até armas de destruição em massa – e está intrinsecamente conectado ao mundo moderno, o mesmo que ele pretende explodir. Ao explorar as múltiplas vulnerabilidades do mundo globalizado, o fanatismo islamita exibe uma combinação especificamente moderna, em que a irracionalidade passional dos fins contrasta com a racio-nalidade friamente calculada dos meios.”

Peter Demant. In: Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Faces do fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. p. 30.

a) Diferencie fundamentalismo religioso de fundamentalismo político.

b) Pode-se afirmar que os islâmicos são todos fundamentalistas? Explique.

c) Explique a frase do texto 2: “[...] está intrinsecamente conectado ao mundo moderno, o mesmo que ele pretende explodir [...]”.

1

Page 7: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

2. Em sua análise a respeito do mundo muçulmano, o historiador Peter Demant fez uma lista das características do fundamentalismo islâmico. Considerando as características citadas a seguir, escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) ( ) Ideologização e politização da fé.

b) ( ) O projeto de transformação sociopolítica não está previsto na religião.

c) ( ) Dualismo simplificador: há uma luta entre o “bem” e o “mal”. Os fundamentalistas veem inimigos em todos os lugares.

d) ( ) Separatismo: é necessário construir um grupo de “puros”, que se isolem da sociedade para salvá-la voluntariamente.

e) ( ) A jihad passou a ter um sentido unicamente militar. Sacrificar-se pela causa é a suprema glória para o militante e, por extensão, para sua família.

f) ( ) Monismo: para os fundamentalistas há várias verdades, mas a deles é a principal.

2

Page 8: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaÁfrica no século XXI

Observe o mapa abaixo e, em seguida, indique a qual macrorregião as afirmativas se referem.

N

0 960 km

1 cm – 960 km

Equador

Mer

idia

no d

e Gr

eenw

ich

QUÊNIA

ETIÓPIA

TANZÂNIA

EUROPA

ÁSIA

OCEANOÍNDICO

OCEANO ATLÂNTICO

Mar Mediterrâneo

Mar Vermelho

MAURÍCIO

Reunião(FRA)

COMORES

África do Norte

Macrorregiões

África Ocidental

África Central

África Oriental

África Austral

África Indo-Oceânica

ERITREIASUDÃO

SUDÃODO SUL

EGITO

NÍGER

MAURITÂNIAMALI

NIGÉRIA SOMÁLIA

NAMÍBIA

LÍBIA

CHADE

ÁFRICADO SUL

REPÚBLICADEMOCRÁTICA

DO CONGO

ANGOLA

ARGÉLIA

MADAGASCARMOÇAMBIQUE

BOTSUANA

ZÂMBIA

GABÃO

REPÚBLICACENTRO-AFRICANA

TUNÍSIAMARROCOS

UGANDA

SUAZILÂNDIA

LESOTO

MALAUÍ

BURUNDIRUANDA

TOGO BE

NIN

GANACOSTA

DOMARFIMLIBÉRIA

SERRA LEOA

GUINÉ

BURKINAFASO

GÂMBIA

CAMARÕES

ZIMBÁBUE

CONGO

GUINÉEQUATORIAL

SAARAOCIDENTAL

SENEGAL

GUINÉ BISSAU

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

SEICHELES

DJIBUTI

CABOVERDE

1. ( ) Região que engloba o Deserto do Saara, onde há predominância de árabes muçulmanos. De modo geral, prevalecem a unidade religiosa (islamismo) e a língua comum (árabe). Apresenta elevada taxa de ocupação urbana e é a região mais industrializada do continente.

2. ( ) A maioria dos países se situa na costa do Oceano Atlântico. A região teve reinos importantes e foi nela que se iniciou o tráfico de escravos para as Américas. Há forte pre-sença islâmica, mas muitos cristãos ainda habitam a faixa litorânea.

3. ( ) No período de colonização europeia houve grande exploração do marfim e da borracha, além de cobre, diamantes e outros minérios. A região é rica em petróleo, urânio, diamantes e manganês. Nela convivem muçulmanos, cristãos e grupos que preservam as antigas tradições locais.

4. ( ) Região menos homogênea do continente. Graças à proximidade e às relações com o mundo árabe e o asiático, sua cultura é bastante influenciada por esses povos. Por não apresentar recursos minerais, sustenta-se economicamente por meio da agricultura e da explo-ração do turismo ecológico no Quênia.

5. ( ) Economicamente apresenta grandes reservas minerais e localização privilegiada, entre os oceanos Índico e Atlântico. A África do Sul destaca-se como a nação mais industrializada do continente. A religião cristã é predominante na região.

6. ( ) A ocupação dessa região ocorreu com a imigração de africanos vindos do continente, bem como de asiáticos. Há povos de origem árabe, africana, indiana e europeia, o que torna a cultura bastante peculiar. Destaca-se economicamente a República do Maurício, grande produtora de açúcar e de confecções, com avançada tecnologia.

© D

AE/S

onia

Vaz

N

0 960 km

1 cm – 960 km

Equador

Mer

idia

no d

e Gr

eenw

ich

QUÊNIA

ETIÓPIA

TANZÂNIA

EUROPA

ÁSIA

OCEANOÍNDICO

OCEANO ATLÂNTICO

Mar Mediterrâneo

Mar Vermelho

MAURÍCIO

Reunião(FRA)

COMORES

África do Norte

Macrorregiões

África Ocidental

África Central

África Oriental

África Austral

África Indo-Oceânica

ERITREIASUDÃO

SUDÃODO SUL

EGITO

NÍGER

MAURITÂNIAMALI

NIGÉRIA SOMÁLIA

NAMÍBIA

LÍBIA

CHADE

ÁFRICADO SUL

REPÚBLICADEMOCRÁTICA

DO CONGO

ANGOLA

ARGÉLIA

MADAGASCARMOÇAMBIQUE

BOTSUANA

ZÂMBIA

GABÃO

REPÚBLICACENTRO-AFRICANA

TUNÍSIAMARROCOS

UGANDA

SUAZILÂNDIA

LESOTO

MALAUÍ

BURUNDIRUANDA

TOGO BE

NIN

GANACOSTA

DOMARFIMLIBÉRIA

SERRA LEOA

GUINÉ

BURKINAFASO

GÂMBIA

CAMARÕES

ZIMBÁBUE

CONGO

GUINÉEQUATORIAL

SAARAOCIDENTAL

SENEGAL

GUINÉ BISSAU

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

SEICHELES

DJIBUTI

CABOVERDE

Page 9: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaEstados Nacionais africanos

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

“Considere-se ainda o fato de que, desde o fracasso das experiências do chamado socialismo real exis-tente e do acelerado processo de globalização, as desigualdades foram perversamente acentuadas, pondo em xeque o projeto do Estado-Nação, considerado na África uma inadequada importação de modelos políticos europeus. Dito de outra forma, isso significa que o Estado tem de ser reinventado para representar o pluralismo da sociedade, em um amplo processo democrático capaz de definir qual democracia se quer implementar, permitindo a participação de movimentos sociais populares, pondo limites à influência das forças ainda presentes do estatismo. Não é demais reiterar que as divisões etnoculturais não podem conti-nuar a ser tratadas como institucionalmente congeladas, como ocorre em algumas constituições africanas, tornando o Estado um palco que reflete a falsa harmonia entre diferentes grupos em lugar de um agente político que incorpore a diversidade social. Em outros termos: o Estado tem as difíceis tarefas de promover a paz, transcendendo a multiplicidade histórico-cultural dos povos africanos, e reconhecer espaços nos quais os indivíduos possam ser livres para expressar as próprias crenças, a própria cultura e o senso de que partilham objetivos comuns com o restante da sociedade, desenvolvendo uma identidade cívica nacional. Esse processo implica a construção real, concreta e sobretudo histórica dos direitos humanos africanos, mas também o exercício de uma soberania externa que limite as intervenções de grandes conglomerados empresariais de países europeus, na maior parte das vezes ex-metrópoles, e dos Estados Unidos, em particular no que se refere à exploração de minérios.”

Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 616.

a) Por que a autora afirma que o Estado precisa ser reinventado?

b) Para a autora, qual é o papel do Estado para resolver as divisões etnoculturais?

c) Como os Estados africanos podem garantir de fato sua soberania?

1

Page 10: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

2. Nos países independentes da África, os novos governantes se depararam com problemas para os quais as soluções não eram rápidas. Essa realidade era compartilhada pela maioria das novas nações, e isso criou impasses e dificuldades para a construção dos Estados Nacionais africanos.

No final de cada afirmação, identifique a que tipo de impasse se refere: político, econômico ou social.

a) A nomeação para cargos públicos não foi feita pela qualificação, e sim por pressões e acordos políticos, gerando um governo corrupto, que favorecia apenas uma camada social da população.

b) A base da economia era a exportação de produtos primários; a industrialização era limitada.

c) A pilhagem ocorrida desde o século XVI pelas nações europeias deixou uma herança de exploração desordenada de riquezas minerais, atualmente dominada por empresas multinacionais, que se apro-veitam da instabilidade política do continente.

d) Com o crescimento populacional desordenado, houve aumento significativo das mazelas urbanas, como doenças ocasionadas pela falta de saneamento básico, moradias precárias, criminalidade, entre outras.

e) Na maioria das vezes, os partidos políticos se organizaram com base nas identidades étnicas. Não se forjou uma identidade nacional, ou seja, não havia programa ou estratégia de ação pensada para o Estado como um todo, e sim para os grupos representados por esses partidos.

f) O crescimento populacional acelerado e a urbanização desordenada provocaram uma situação de desemprego. Consequentemente, aumentou o número de marginalizados nos centros urbanos.

2

Page 11: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaGoverno Lula

As eleições de 2002 foram marcantes para a consolidação definitiva da democracia: depois de 42 anos, um presidente eleito pelo povo passaria a faixa presidencial a outro presidente também escolhido nas urnas. O segundo turno da eleição presidencial foi vencido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cujo oponente era José Serra (PSDB).

Assinale abaixo quais questões avançaram na primeira gestão do presidente Lula:

1. ( ) controle da inflação;

2. ( ) nível baixo do risco país;

3. ( ) superávits significativos registrados na balança comercial;

4. ( ) expansão do Ensino Superior;

5. ( ) política externa voltada para os países desenvolvidos.

Lula

Mar

ques

/Fol

hapr

ess

Page 12: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaDesafios do Brasil contemporâneo

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

Nem mito nem realidade

“Desde o Plano Real vêm sendo construídas as condições para um novo surto*. Trabalho e sorte acabaram por fazer ressurgirem os ingredientes clássicos: uma liderança presidencial inspiradora, uma economia em ordem, embora não tão dinâmica, um presente da natureza no pré-sal, uma Copa do Mundo em 2014, Jogos Olímpicos em 2016. Novos sonhos de Brasil grande, já adormecidos, renasceram na política externa. As condições internas e externas parecem mais favoráveis do que nunca para a decolagem.

[...] Nada está garantido. O crescimento econômico pode não deslanchar, a Copa e a Olimpíada podem fracassar, a abundância de petróleo pode transformar-se em maldição. Apesar de todas as grandes melhoras recentes, o país continua sendo campeão de desigualdades, apresenta níveis vergonhosos de escolaridade, instituições pouco confiáveis, cidades dominadas pela violência, depredação da fantástica natureza.

Êxito mais duradouro desta vez dependerá de trabalho duro em todas as frentes reconhecidamente indispensáveis para a decolagem. Dependerá da ausência de oba-oba. Não haverá milagres. Nem pessimismo nem euforia levam a lugar nenhum. Melhor dito, levam apenas ao país do futuro. [...]”

José Murilo de Carvalho. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 out. 2009. Caderno Mais, p. 4.

a) O autor mostra uma visão otimista ou pessimista do Brasil? Justifique.

b) Na opinião do autor, quais são os desafios para o Brasil contemporâneo?

c) Para o autor, de que o Brasil precisa para ser hoje o “país do futuro”? Explique.

2. O Censo Brasil de 2010, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que o país tinha naquele ano uma população de 190 milhões de habitantes. Diante dessa realidade, os desafios da atualidade são: promover o desenvolvimento, erradicar a miséria e diminuir a desigualdade.

Escreva V para verdadeiro e F para falso nos avanços que vêm se consolidando desde o retorno da democracia.

a) ( ) O controle da inflação gerou relativa estabilidade financeira.b) ( ) Os serviços de saneamento básico, energia elétrica e coleta de lixo atendem a 100% da população

do Brasil.c) ( ) A educação tem sido ampliada em vários programas de governo.d) ( ) O Ensino Fundamental passou a ter nove anos, em vez de dez, como era no passado.e) ( ) A estabilidade financeira possibilitou a mais pessoas o acesso a bens de consumo, principalmente

às das classes mais baixas.

* O autor refere-se a um novo surto de crescimento.

Page 13: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

HistóriaGabarito

Globalização

1. a) Um processo de interligação de mercadorias, consumo e serviços do mundo todo, que pode bene-ficiar pessoas de qualquer lugar do planeta.

b) O autor usa como exemplo o consumo, no mundo todo, de mercadorias e serviços de empresas transnacionais. Sim, essa é uma das características da globalização: a expansão de grandes empresas de mercadorias e serviços pelo mundo.

2. Alternativa b.

3. a) A eliminação do tempo e da distância; transportes e comunicações muito mais rápidos; produção e comércio descentralizado.

b) O aprimoramento das técnicas de transporte e comunicação.

c) Hoje o consumo de produtos agrícolas não depende mais da safra local ou nacional, visto que a facilidade de transporte abre a possibilidade de comprá-los em outros lugares do mundo.

Professor, esta última questão talvez careça de um trabalho mais direto sobre a questão da sazonalida-de na produção agrícola. O aluno precisará compreender que muitos produtos agrícolas têm período próprio para ser cultivado e consumido. Entretanto, com o aprimoramento dos transportes, pode-se comprar um produto, mesmo que esteja fora do período de safra, em outro lugar do mundo.

Crise do subprime

Alternativas 1, 2 e 4.

Guerra sempre presente

1. a) Segundo o autor, não se pode prever a guerra, pois ela não é uma doença, que se pode prevenir, e pode acontecer em qualquer momento.

b) Sim, para o autor não se pode evitar a guerra, um dia ela acontecerá.

c) As guerras derrubam ditadores e libertam povos da opressão, podem proteger a vida e os valores das sociedades.

2. Alternativa b.

Fundamentalismo

1. a) O fundamentalismo apresenta duas dimensões distintas. No nível religioso, consiste na revalorização da doutrina e das práticas tradicionais, inspiradas numa estrita fidelidade aos textos sagrados. No nível político, o fundamentalismo pretende resgatar o velho Estado teocrático e subordinar toda a vida social às normas religiosas.

b) Não. O texto cita o fundamentalismo judaico, por exemplo, mas podem existir outros.

c) Refere-se ao uso das tecnologias modernas pelos fundamentalistas para alcançar seus objetivos (internet etc.).

2. a) V

b) F

c) V

d) V

e) V

f) F

1

Page 14: Unidade 4 O mundo contemporâneo · o mundo como uma unidade antes de ele ter sido ... um instrumento eficaz de violência em ... foram usadas bombas nucleares nas cidades de

África no século XXI

1. África do Norte

2. África Ocidental

3. África Central

4. África Oriental

5. África Austral

6. África Indo-Oceânica

Estados Nacionais africanos

1. a) Para representar o pluralismo da sociedade em um amplo processo democrático capaz de definir qual democracia ela quer implementar, incluindo a participação de movimentos sociais populares e limitando a influência das forças ainda presentes do estatismo.

b) O Estado tem a difícil tarefa de promover a paz, transcendendo a multiplicidade histórico-cultural dos povos africanos, e reconhecer espaços nos quais os indivíduos possam ser livres para expressar as próprias crenças, a própria cultura e o senso de que partilham objetivos comuns com o restante da sociedade, desenvolvendo assim uma identidade cívica nacional.

c) Limitando as intervenções de grandes conglomerados empresariais de países europeus, a maioria ex-metrópoles, e dos Estados Unidos, particularmente no que se refere à exploração de minérios.

2. a) político

b) econômico

c) econômico

d) social

e) político

f) social

Governo Lula

Alternativas 1, 2, 3 e 4.

Desafios do Brasil contemporâneo

1. a) Ambas. De um lado, a visão é otimista por ver um Brasil em desenvolvimento, e de outro, pessimista por ainda ver tantas mazelas a serem resolvidas.

b) O Brasil apresenta grandes desigualdades, níveis baixos de escolaridade, instituições pouco confiáveis, cidades dominadas pela violência, depredação da natureza etc.

c) De trabalho duro em todas as frentes. Isso significa aproveitar os recursos e as oportunidades e resolver os problemas que persistem.

2. a) V

b) F

c) V

d) F

e) V

2