unidade 3 culturas da Ásia, África e américa 7 · como o reino de gana estava estruturado...

14
7 HISTÓRIA Sugestões de atividades Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América

Upload: trantuyen

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

7HISTÓRIA

Sugestões de atividades

Unidade 3Culturas da Ásia, África e América

Page 2: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaCultura indiana

Após as invasões dos hunos, durante a Dinastia Gupta (300-550), os árabes passaram a controlar as rotas comerciais para a Índia. Por meio desse contato assimilaram diversos aspectos da cultura indiana. Assinale a alternativa que indica os principais aspectos culturais indianos assimilados pelos árabes.

1. ( ) Religião e culinária.

2. ( ) Sistema decimal e comércio.

3. ( ) Ciências e educação.

4. ( ) Técnicas de plantio e sistema decimal.

5. ( ) Arquitetura e religião.

Page 3: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaDinastia Song

Durante mais de três séculos, a China foi administrada pelos imperadores da Dinastia Song (960-1279). No entanto, os governantes Song não conseguiram assegurar o domínio completo de todo o território, e a dinastia dividiu-se em duas: os Songs do Norte e os Songs do Sul.

Em relação ao governo dos Songs do Norte, podemos afirmar que:

1. ( ) foi um dos governos mais prósperos e criativos da China.

2. ( ) a população alcançou cerca de 100 milhões de pessoas, o que acarretou um transtorno para a vida urbana.

3. ( ) a princípio, a indústria desenvolveu-se, principalmente na capital, para atender às necessidades do governo, depois passou a ser estimulada também pela intensa produção de ferro fundido, que usava carvão mineral.

4. ( ) eles desenvolveram armamentos potentes que destruíam os portões e as muralhas dos inimi-gos, além de provocar incêndios no interior deles.

5. ( ) a tecnologia de guerra os ajudou a não serem dominados por invasores.

Page 4: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaSamurais

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

“Os samurais foram os guerreiros do antigo Japão feudal. Existiram desde meados do século X até a Era Meiji no século XIX.

O nome ‘samurai’ significa, em japonês, ‘aquele que serve’. Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, os daimyo (senhores feudais) que os contratavam. Em troca disso recebiam privilégios terras e/ou pagamentos, que geralmente eram efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros). Tal relação de suserania e vassalagem era muito semelhante à da Europa medieval, entre os senhores feudais e os seus cavaleiros. Entretanto, o que mais difere o samurai de quaisquer outros guerreiros da Anti-guidade é o seu modo de encarar a vida e seu peculiar código de honra e ética.

Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sem-pre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência. Tal filosofia aumentava a eficiência e a não hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, segundo alguns estudiosos, o mais letal de todos os guerreiros [...]

A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derro-tado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido. Por causa disso, alguns samurais perfumavam seus elmos com incenso antes de partirem para a guerra, para que isso agradasse o eventual vencedor. Samurais que matavam grandes generais eram recompensados pelos seus daimyo, que lhe davam terras e mais privilégios.

Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam os samurais apenas como guer-reiros rudes e de hábitos grosseiros, o que não é verdade. Os samurais destacaram-se também pela grande variedade de habilidades que apresentaram fora de combate. Eles sabiam amar tanto as artes como a es-grima, e tinham a alfabetização como parte obrigatória do currículo. Muitos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores. Algumas formas de arte, como a Ikebana (arte dos arranjos florais) e a Chanoyu (arte do chá), eram também consideradas artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do samurai. O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam. Nessa busca os samurais descobriram o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia.”

Disponível em: <www.osamurai.xpg.com.br/page.htm>. Acesso em: abr. 2012.

1. Quem eram os samurais?

2. Explique a máxima samurai: “A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre”.

3. Quais informações revelam que os samurais não eram apenas rudes guerreiros?

Page 5: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaJapão medieval

Em cada quadro, risque a expressão que não se refere ao Japão medieval. Em seguida, escolha um dos quadros e componha uma frase que contenha as outras duas expressões.

contrato – xogunato – relação pessoal

influências chinesas – governo com base no mérito – hinduísmo

pagode – samba – budismo

kamikaze – ataques mongóis – fim do xogunato

portugueses – colonização europeia – cristianismo

Page 6: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaReino de Gana

Leia o texto a seguir e responda às questões.

“Entre os Estados que se firmaram no Sudão ocidental destacam-se os de Gana e Mali, localizados na desembocadura da rota das caravanas ocidentais; o de Songhai, na rota que ligava Trípoli a Gao; e o de Kanem-Bornu, reino situado no atual território do Tchad e ponto final das rotas comerciais provenientes da região do Fezam e do Egito.

O mais antigo e poderoso desses reinos foi o de Gana, que surgiu por volta do século IV da Era Cristã. Sua importância decorria da função de intermediário comercial que, graças à sua localização, exercia entre o norte da África e as regiões da savana nigeriana. Estas enviavam ouro, escravos e milho para o norte, de onde importavam, sobretudo, o sal.

A prosperidade de Gana era igualmente sustentada por suas jazidas de ouro. Até o descobrimento da América esse reino e os Estados que o sucederam constituíram o principal centro fornecedor de ouro para os países mediterrâneos. A região tinha fama de ser tão rica que um cronista árabe disse: ‘No país de Gana o ouro aparecia na areia como cenouras’.

Segundo relatos da época, a capital de Gana era uma cidade com construções de pedra, onde o sobera-no vivia em um castelo ricamente decorado com pinturas e esculturas. Os reis de Gana detinham o mono-pólio do comércio com outros países, utilizando um eficiente sistema de cobrança de impostos controlado por um serviço administrativo especial. A sucessão ao trono era feita por via matrilinear: o soberano não era sucedido no trono por seu filho, mas sim pelo filho de sua irmã.”

As civilizações africanas. São Paulo: Abril Cultural, fasc. 26, p. 47, 1975. (História das Civilizações).

1. Qual era a importância do Reino de Gana?

2. De acordo com a descrição do texto, é correto afirmar que a África foi descoberta pelos europeus? Justifique sua resposta.

3. Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente?

4. De onde provinha o sustento econômico de Gana?

Page 7: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaSociedades africanas

Escreva o nome do povo africano que está relacionado a cada descrição.

Intermediário comercial entre o Mediterrâneo, a Ásia Oriental e a África Subsaariana.Converteu-se ao cristianismo.Cunhava as próprias moedas em ouro, prata e cobre.

Formava um Estado centralizado e matrilinear.Possuía ouro em abundância.Controlava o comércio das caravanas do Sahel por meio de tributos.Comercializava escravos no Deserto do Saara.A sociedade era dividida entre nobres, homens livres, servos e escravos.

Impôs hegemonia na Bacia do Rio Níger.Estado imperial.Controlava o comércio transaariano.Converteu-se ao islamismo no século XIII.Comercializava sal, ouro, tecidos, marfim, entre outros produtos.

Dominou a região do Mali.Compôs uma sociedade constituída de povos vassalos, um núcleo de províncias governadas por pessoas da confiança do rei e dois vice-reis.Foi o último grande reino do Sudão ocidental.

Eram povos diversos com língua e cultura semelhantes.Viviam em sociedade urbana organizada em cidades independentes.Comercializavam escravos, ouro, marfim e noz-de-cola ligando o litoral ao interior.Mantiveram intensos contatos com os portugueses após o século XV.Constituíam a maior parte dos escravos levados para a Bahia.

Vivia em uma cidade-Estado governada por um obá.Destacou-se na arte usando metais e terracota, especialmente na confec-ção de esculturas de figuras humanas.Acreditava na origem divina do obá.

Tinha uma estrutura social hierarquizada.Seus rituais religiosos incluíam sacrifícios humanos.Comercializava tecidos, cobre, contas e escravos.Exportava para os portugueses pimenta, ouro, peles, marfim, pérolas e escravos.

Conjunto de povos africanos com línguas de origem comum.Expandiram-se pela África Subsaariana e formaram comunidades inde-pendentes e Estados organizados.

O líder, denominado manicongo, era considerado sagrado.Após o contato com os portugueses no século XV, converteu-se ao cristianismo.

Situava-se entre os atuais Zimbábue, África do Sul, Malauí e Moçambique.A Muralha do Grande Zimbábue, que existe até hoje, protegia o centro urbano. Mantinha relações comerciais com habitantes da costa africana.

Page 8: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaMaias

Na Península de Yucatán, ao sul do atual México, floresceu a sociedade maia, que influenciou outros po-vos da região. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo.

1. ( ) Os maias nunca constituíram um império unificado, ou seja, nunca houve um poder centraliza-do. A sociedade maia era formada por cidades-Estado, cada qual com seu governante.

2. ( ) A sociedade maia era hierarquizada. No topo, estavam o chefe de Estado e seus familiares. Em seguida, vinham os membros da nobreza, que ocupavam os cargos administrativos, militares e religiosos dos centros maias. Os comerciantes também faziam parte desse grupo, seguidos por uma camada formada por guerreiros, artistas e artesãos.

3. ( ) As mulheres não tinham nenhum papel importante na sociedade. Serviam apenas para formar alianças entre os diversos grupos maias por meio do casamento.

4. ( ) Nas camadas inferiores, não havia hierarquia: camponeses, população pobre e escravos dividiam o mesmo espaço na sociedade.

5. ( ) A economia agrícola era baseada na cultura do milho, cereal considerado sagrado. Havia tam-bém grandes mercados nas cidades, onde ocorriam muitas trocas comerciais.

Page 9: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaAstecas

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

Tenochtitlán

“[...] Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como com a vasta quantidade de mercadorias... Cada espécie tinha seu lugar particular, que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço, com gargalheiras, a longos paus. O mercado de carne vendia aves domésticas, caça e cachorros.

Vegetais, frutas, comida preparada, sal, pão, mel e massas doces, feitas de várias maneiras, eram também lá vendidas. Outros locais na praça eram reservados à venda de artigos de barro, mobiliário doméstico de madeira, tais como mesas e bancos, lenha, papel, canas recheadas com tabaco misturado com âmbar líquido, machados de cobre, instrumentos de trabalho e vasilhame de madeira profusamente pintado. [...] Os fabri-cantes de lâminas de pedra ocupavam-se em talhar seu duro material e os mercadores que negociavam em ouro possuíam o metal em grãos, tal como vinha das minas, em tubos transparentes, de forma que ele podia ser calculado, e o ouro valia tantas mantas, ou tantos xiquipils de cacau, de acordo com o tamanho dos tubos.”

Bernal Díaz del Castillo, 1519, apud Betty J. Meggers. América pré-histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972. p. 96-97.

1. Qual foi a impressão do conquistador e cronista espanhol Bernal Díaz del Castillo sobre a cidade de Tenochtitlán?

2. Compare a descrição feita no texto à visão que os europeus tinham da América.

3. Com base na descrição do autor podemos afirmar que os astecas tinham um comércio bastante desenvolvido? Explique.

Page 10: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaIncas

Leia o texto a seguir e responda às questões.

A tributação inca

“Havia, entre os incas, três tipos de tributos que as comunidades deviam ao Estado.

Um primeiro era o trabalho coletivo nas terras do Inca e do Sol. Com este tributo, o Império Inca acumula-va considerável quantidade de produtos agrícolas para sustentar sua vasta burocracia e pessoal militar, além de servir de ‘estoque regulador’ em épocas de crise agrícola.

O segundo tipo de tributo era o serviço pessoal temporário, a mita, em que um certo número de ho-mens saía de suas comunidades e ficava à disposição do Estado [...].

Por fim, o tributo têxtil que tinha, ao mesmo tempo, uma função econômica e um ritual religioso, com cada família entregando ao Inca uma parte do produto fiado e tecido.”

Jorge Luiz Ferreira. Incas e astecas: culturas pré-colombianas. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991. p. 45-46.

1. Quais eram os tributos incas e suas funções?

2. No Brasil, há algum imposto, contribuição monetária ou pessoal semelhante aos tributos incas no que se refere à forma de pagamento ou função? Se necessário, pesquise.

Page 11: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaCostumes dos nativos brasileiros

A vida dos nativos brasileiros antes da chegada dos portugueses, de forma geral, era coletiva. Em relação ao modo de vida dessas sociedades, não está correto afirmar que:

1. ( ) na aldeia, o líder era a maior autoridade e impunha decisões ao grupo. Essas decisões eram pas-sadas aos mais velhos e aos chefes das principais famílias.

2. ( ) a divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e a idade. As mulheres eram muito respeita-das e participativas: os trabalhos de plantar, cozinhar, colher e cuidar das crianças cabiam a elas. Os homens eram responsáveis por atividades como derrubar árvores e preparar o local para plantio, pescar, construir habitações, armas e canoas, caçar e proteger a aldeia.

3. ( ) as crianças eram tratadas sem castigo e violência. Desde cedo começavam a participar da vida da aldeia cuidando de irmãos menores, afugentando pássaros das plantações e aprendendo com os adultos a fazer instrumentos de caça, pesca e artesanato.

4. ( ) o casamento era regido por regras e costumes, comuns a todos os grupos. Os grupos admitiam poligamia (casamento de um homem com mais de uma mulher), poliandria (casamento de uma mulher com mais de um homem) e o casamento grupal (enlace de mais de um homem com mais de uma mulher). Cabia ao líder decidir qual seria a regra de cada casamento.

5. ( ) a maneira de construir a habitação variava de uma cultura para outra. Os tupinambás viviam em aldeias circulares, formadas por grandes cabanas alongadas, dispostas em círculos. Já os xavan-tes e xerentes construíam aldeias em forma de ferradura.

Page 12: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaReligiosidade dos indígenas

Em relação à religiosidade dos povos indígenas no Brasil pode-se afirmar que:

1. a religiosidade indígena estava presente em todos os momentos da vida dos diferentes grupos. Os rituais mágicos, o culto a elementos da natureza e aos astros e a grande importância atribuída à terra estão entre as manifestações religiosas dos indígenas.

2. de forma geral, apenas algumas nações indígenas aceitam a ideia de que o ser humano tem espírito. Os antigos tupis acreditavam que, depois da morte, o espírito viajava para o Guajupiá (Paraíso).

3. em todos os grupos, havia sempre um líder espiritual, um xamã, denominado em alguns grupos de pajé. Cabia a esse profundo conhecedor das tradições místicas e religiosas da tribo protegê-la, além de ser o curandeiro e o guardião do mundo espiritual.

Está(ão) correta(s) apenas as sentenças:

a) ( ) 3

b) ( ) 1; 2

c) ( ) 2

d) ( ) 1; 3

e) ( ) 2; 3

Page 13: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

HistóriaGabarito

Cultura indiana

Alternativa 4.

Dinastia Song

Alternativas 1, 3 e 4.

Samurais

1. Os samurais eram os guerreiros do antigo Japão feudal.

2. Para os samurais, a lealdade e a honra permaneciam mesmo depois da morte. Por essa razão, eles preza-vam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida.

3. O texto acrescenta que os samurais destacavam-se também pela grande variedade de habilidades não relacionadas ao combate que desenvolviam. Eles apreciavam tanto as artes como a esgrima, e eram alfa-betizados. Entre os samurais havia poetas, calígrafos, pintores e escultores. Praticavam também a ikebana e a chanoyu.

Japão medieval

As expressões a ser riscadas são: contrato, hinduísmo, samba, fim do xogunato e colonização europeia. As relações entre os pares de expressões devem ser feitas de acordo com o conteúdo estudado no livro. A seguir, alguns exemplos de frases que os alunos podem formar: O xogunato baseou-se na relação pessoal entre senhor e vassalo; No Japão, o governo com base no mérito foi uma das influências chi-nesas absorvidas pelas dinastias japonesas ao longo dos séculos; O pagode é um templo religioso do budismo; Kamikazes, ou seja, “vento divino”, conjunto de tempestades e ventos muito fortes, ajudaram as tropas japonesas a resistir aos ataques mongóis; No século XVI, os portugueses levaram para o Japão o cristianismo, que foi adotado por alguns grupos locais.

Reino de Gana

1. Gana era intermediário comercial entre o Norte da África e a savana nigeriana. Servia de entreposto de ouro, escravos, milho e sal.

2. Não. Havia na África reinos e sociedades organizadas bem antes da chegada dos europeus. A afirmação é preconceituosa (eurocêntrica) e desconsidera esse fato.

3. No Reino de Gana, o critério para a sucessão de um soberano era matrilinear, além de contar com um eficiente sistema de cobrança de impostos e um serviço administrativo especial.

4. De suas jazidas de ouro e do intenso comércio.

Sociedades africanas

Os povos são, respectivamente, Axum, Reino de Gana, Mali, Songai, iorubás, Ifé, Benin, bantos, Reino do Congo, Reino do Monomotapa.

Maias

1. V

2. V

3. F

4. F

5. V

1

Page 14: Unidade 3 Culturas da Ásia, África e América 7 · Como o Reino de Gana estava estruturado politicamente? 4. De onde provinha o sustento ... o nome do povo africano que está relacionado

Astecas

1. Ele ficou atônito ao ver tantas pessoas e um comércio tão grande e organizado.

2. A descrição feita no texto contraria a visão dos europeus, pois eles não imaginavam que as sociedades na América eram organizadas.

3. Sim. Produziam e comercializavam um grande número de produtos, desde alimentos, passando por produtos manufaturados, mobiliário, artesanato etc., num imenso e organizado mercado.

Incas

1. Havia três tributos: um era o trabalho coletivo nas terras do Estado inca, que sustentava a burocracia e os militares; outro era o serviço pessoal obrigatório, em que homens saíam de sua comunidade e ficavam disponíveis para o Estado; o terceiro era o tributo têxtil, que tinha função religiosa e econômica.

2. Espera-se que o aluno cite o Imposto sobre Serviço de qualquer natureza (ISS); o Imposto sobre Opera-ções relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre outros, nos quais o indivíduo ou a empresa contribui com parte do que produz para o governo. O serviço militar obrigatório também pode ser considerado uma contribuição pessoal, pois os jovens ficam à disposição do Estado para atender às questões militares e de segurança nacional.

Costumes dos nativos brasileiros

Alternativas 1 e 4.

Religiosidade dos indígenas

Alternativa d.

2