un2.pdf

1
Planejamento Estratégico Unidade I Resposta correta: alternativa A. Análise das alternativas A) Alternativa correta. Justificativa: segundo Keen (1996), TI e vantagem competitiva tornaram-se sinônimos, já que o grande desafio do administrador da área de TI é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar na construção de vantagem competitiva. A estratégia competitiva, as regras e os processos organizacionais dependem diretamente da tecnologia disponível como recurso. Mudanças estratégicas exigem alterações na estrutura de equipamentos, de sistemas de informação, de banco de dados e de telecomunicações. A TI não pode funcionar como limitadora para as estratégias empresariais, pois dependem dela o que a empresa pretende fazer e as oportunidades que almeja aproveitar. Assim, a gestão estratégica de TI deve propiciar novas oportunidades de diferenciação dos negócios. B) Alternativa incorreta. Justificativa: o foco da Gestão Estratégica de TI não está na operação direta dos sistemas de modo a possibilitar sua maior eficiência. C) Alternativa incorreta. Justificativa: o sucesso almejado na Gestão Estratégica da TI não pode estar diretamente relacionado ao uso eficiente de hardware, software ou de metodologias de programação e softwares, mas sim ao uso da TI como arma estratégica. D) Alternativa incorreta. Justificativa: a otimização de recursos é uma questão operacional, que aumenta a eficiência e produtividade dos processos empresariais e produtivos. E) Alternativa incorreta. Justificativa: o foco da Gestão Estratégica de TI não está no atendimento de necessidades informacionais dos usuários, de forma individual e isoladamente.

Upload: paulomdj

Post on 25-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: un2.pdf

 

Planejamento Estratégico

Unidade I

Resposta correta: alternativa A.

Análise das alternativas

A) Alternativa correta.

Justificativa: segundo Keen (1996), TI e vantagem competitiva tornaram-se sinônimos, já que o grande desafio do administrador da área de TI é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar na construção de vantagem competitiva. A estratégia competitiva, as regras e os processos organizacionais dependem diretamente da tecnologia disponível como recurso. Mudanças estratégicas exigem alterações na estrutura de equipamentos, de sistemas de informação, de banco de dados e de telecomunicações. A TI não pode funcionar como limitadora para as estratégias empresariais, pois dependem dela o que a empresa pretende fazer e as oportunidades que almeja aproveitar. Assim, a gestão estratégica de TI deve propiciar novas oportunidades de diferenciação dos negócios.

B) Alternativa incorreta.

Justificativa: o foco da Gestão Estratégica de TI não está na operação direta dos sistemas de modo a possibilitar sua maior eficiência.

C) Alternativa incorreta.

Justificativa: o sucesso almejado na Gestão Estratégica da TI não pode estar diretamente relacionado ao uso eficiente de hardware, software ou de metodologias de programação e softwares, mas sim ao uso da TI como arma estratégica.

D) Alternativa incorreta.

Justificativa: a otimização de recursos é uma questão operacional, que aumenta a eficiência e produtividade dos processos empresariais e produtivos.

E) Alternativa incorreta.

Justificativa: o foco da Gestão Estratégica de TI não está no atendimento de necessidades informacionais dos usuários, de forma individual e isoladamente.