uminho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se...

40
QUINTA-FEIRA.07.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31784 Avelino Lima UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência BRAGA A Universidade do Minho entregou, ontem, a 204 estudantes, as Bolsas de Excelência. Segundo o reitor, Rui Vieira de Castro, ao longo de sete anos, a UMinho já «investiu mais de um milhão de euros», premiando o mérito, o talento e o trabalho de várias centenas de alunos. P.04-05 Igreja Viva | Pe. Marko Rupnik: “Fátima tem algo de especial” HOJE REGIÃO P.10 GUIMARÃES E BRAGA UNIDAS PELA RIQUEZA DAS ROMARIAS MINHOTAS REGIÃO P.11 ANTONINAS DE FAMALICÃO COM PROGRAMA REPLETO DE TRADIÇÃO DESPORTO P.19 TORNEIO DE FUTSAL PARA COMBATER ESTIGMA NA SAÚDE MENTAL STAND Nº1 AMANHÃ Sto. António Amares / Vila Verde SUPLEMENTO Comunidade da EB 2,3 de Celeirós celebrou Dia do Agrupamento BRAGA P.06 Caminha expõe tapetes floridos em fotografia REGIÃO P.13 Sacerdotes de Viana defendem promoção da catequese familiar RELIGIÃO P.15

Upload: dinhdat

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

QUINTA-FEIRA.07.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31784

Ave

lino

Lim

a

UMinho investiu um milhãoem bolseiros de excelênciaBRAGA A Universidade do Minho entregou, ontem, a 204 estudantes, as Bolsas de Excelência. Segundo o reitor, Rui Vieira de Castro, ao longo de sete anos, a UMinho já «investiu mais de um milhão de euros», premiando o mérito, o talento e o trabalho de várias centenas de alunos. P.04-05

Igreja Viva | Pe. Marko Rupnik: “Fátima tem algo de especial”

HOJEREGIÃO P.10

GUIMARÃES E BRAGA UNIDASPELA RIQUEZADAS ROMARIAS MINHOTAS

REGIÃO P.11

ANTONINASDE FAMALICÃOCOM PROGRAMAREPLETODE TRADIÇÃO

DESPORTO P.19

TORNEIODE FUTSALPARA COMBATERESTIGMANA SAÚDE MENTAL

STAND Nº1

AMANHÃ

Sto. AntónioAmares / Vila Verde

SUPLEMENTO

Comunidadeda EB 2,3 de Celeiróscelebrou Diado Agrupamento

BRAGA P.06

Caminhaexpõe tapetesfloridosem fotografia

REGIÃO P.13

Sacerdotesde Vianadefendem promoçãoda catequese familiar

RELIGIÃO P.15

Page 2: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

02 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Porque perguntar não ofende…

Silva Araújo

SERENAMENTE

A mediocridade e a incompetênciaapontam para um fracasso estrondoso inevitável

artur gonçalves fernandes

A RECUPERAÇÃO DOS VERDADEIROS VALORES HUMANOS (321)

Apesar de estarmos no século XXI, época em que já se atingiu um esplendor científico e tecnológi-co notáveis, o homem ainda não conseguiu liber-tar-se dos seus fantasmas mentais que minam a excelência na qualidade de vida, apoiada num lu-culento desempenho da atividade pessoal e pro-

fissional. Entre os fantasmas mentais mais frequentes na vida moderna assistimos aos sentimentos de vingança, de inveja, de mentira, de calúnia, de intriga, de atitudes persecutórias, de po-pulismo e de mania mórbida pelo poder. Quem tem medo de olhar para si e encontrar os seus fantasmas psíquicos será ator-mentado por eles a vida inteira.

Quem não procura autodominar-se em relação às suas emo-ções nunca poderá vir a desempenhar um cargo de grande res-ponsabilidade. Aliás, ninguém é digno de qualquer tipo de po-der se não exaltar a grandeza das pessoas que o rodeiam. Só um autodomínio sólido desenvolve em nós uma consciência verda-deiramente crítica, levando-nos a ser, acima de tudo, seres hu-manos em construção e não deuses. Os deuses são um problema para a humanidade. Quem não se autodomina adequadamen-te, dificilmente será capaz de reciclar os seus fantasmas mentais. Então, as fobias, a inveja, a raiva, a culpa e a insegurança nun-ca poderão ser vencidas. A autorregulação das emoções instinti-vas e o estabelecimento de metas claras são indispensáveis para se saber onde se está e aonde se quer chegar. As metas claras são os trilhos que levam ao desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo. São o alicerce do treino diário que deve ser contí-nuo e incansável. Sem elas não será possível afinar trajetórias. Se uma pessoa não percebe que é compulsiva, tímida ou arrogante e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje-tivos adequados na sua atividade diária. Perde o rumo, começa a andar em círculo, gastando inutilmente a sua energia cerebral.

Sem disciplina, sucumbe-se ao imediatismo ou à necessidade doentia de querer alcançar tudo rápido e prontamente. Assim, consolidam-se os defeitos, eterniza-se a falibilidade e a fragili-dade, criando-se condições para tornar difícil o refazer de ro-tas corretas. Sem o veículo da disciplina mental, não se conse-guirá seguir vias racionais e adequadas. Sem esta autorregulação interior, as pessoas atrofiarão o seu cérebro, tornando-se inca-paz de fazer escolhas apropriadas e acabando por levar consi-go para o túmulo os seus conflitos, as suas crenças limitadoras e os seus traumas.

Quando os medíocres assumem cargos de responsabilidade, os disparates, os erros e as decisões desastrosas contaminam a sua atividade diária. E quando a contestação ao seu exercício funcio-nal se generaliza, surge logo o seu apego ganancioso ao poder, nem que para isso seja necessário deitar mão do populismo, da chantagem ou de atitudes déspotas.

Ao contrário, se as pessoas fizerem uma gestão correta das suas emoções, desenvolve-se um desempenho tranquilo da profissão, do cargo ou da função para que se foi eleito ou proposto. Este ambiente proporciona uma harmonia laboral, uma saúde emo-cional consistente e um prazer de viver. Assim, os conflitos se-rão, muitas vezes, prevenidos e acautelados ou, quando surgirem, resolvidos adequadamente. Diante da riqueza que é a liberdade, temos muitas opções, mas precisamos de saber que, na base do funcionamento da mente, está a liberdade que respeita os outros.

O que se passou a propósito da pretendi-da despenalização da eutanásia fez nas-cer em mim um conjunto de interroga-ções que decidi partilhar.

Antecipadamente afirmo não estar contra as pessoas. Todas merecem o meu

respeito. Acredito que todas procuram o que conside-ram ser o melhor. Mas há situações e comportamentos que me fazem pensar no Portugal em que vivemos e no Portugal para onde alguns nos pretendem conduzir.

1. Liberdade. Falou-se muito em liberdade e foi em

nome da liberdade que se defendeu a despenalização.Para a votação, dois partidos libertaram os seus de-

putados do espartilho da disciplina partidária. Se isso não tivesse acontecido que resultado teria a votação?

Os defensores da liberdade são, eles mesmos, efeti-vamente livres? Quando funciona a disciplina de vo-to que liberdade têm os nossos deputados? Nas deci-

sões que aprovam atuam de harmonia com a própria consciência ou fazem o que mandam os dirigentes partidários?

Não seria bom que os deputados tivessem sempre liberdade de voto? Ao serviço de quem estão: dos ci-dadãos ou dos líderes partidários? Um deputado não deve ser uma pessoa que procura ver o que é realmen-te a exigência do bem comum, formar bem a própria consciência e atuar de harmonia com ela, também quando essa consciência lhe diz que não deve satisfa-zer as exigências do líder?

2. O que leva um doente ou um idoso a desejar a

morte? Se dispuser de condições dignas de vida e be-neficiar da assistência que merece ele prefere morrer a continuar a viver?

Em lugar de defender a prática da eutanásia não será melhor lutar para que doentes e idosos tenham melhores condições de vida? Não será melhor inves-tir nos serviços de cuidados continuados e paliativos?

O «Jornal de Notícias» de 22 de maio informava que entre 69 a 82% dos doentes que morrem no nos-so país necessitam de cuidados paliativos. Mas mais de

80% não os têm porque as respostas são insu-ficientes. Os maiores hospitais do país, Insti-tuto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa incluído, não têm unidades de internamento. Oito dos 18 distritos não têm qualquer equipa domiciliária. E mais de 70 mil doentes con-tinuam sem acesso a esses cuidados. Faltam recursos humanos e materiais. Faltam horas nos hospitais destinadas a estes cuidados. Fal-tam equipas em várias zonas do país. E falta formação orientada para um setor tão espe-cífico. Isto não nos inquieta?

Não será de investir na estabilidade da fa-mília e educar os mais novos no respeito para com os idosos e no apoio a prestar aos doen-tes? Não acontece de se dar a animais de es-timação atenções e gestos de carinho recusa-dos a seres humanos que se depositam num lar ou simplesmente se abandonam? Não é de lutar pela existência de lares – verdadei-ros lares – para acolherem pessoas cuja refor-ma fica aquém do salário mínimo?

3. O Artigo 5.º do Código Deontológico da

Ordem dos Médicos em relação à qualidade dos cuidados médicos afirma: «O médico que aceite o encargo ou tenha o dever de atender um doente obriga-se à prestação dos melho-res cuidados ao seu alcance, agindo sempre com correção e delicadeza, no intuito de pro-mover ou restituir a saúde, conservar a vida e a sua qualidade, suavizar os sofrimentos, no-meadamente nos doentes sem esperança de cura ou em fase terminal, no pleno respeito pela dignidade do ser humano». A prática da eutanásia não é incompatível com isto?

O ano passado alterou-se parte do texto do Juramento de Hipócrates. “Respeitarei a autonomia e a dignidade do meu doente” e “guardarei o máximo de respeito pela vida humana” foram algumas das novidades in-troduzidas pela Associação Médica Mundial.

O respeito pela “autonomia” e “dignida-de” do doente será porta aberta à morte me-dicamente assistida ou quererá afirmar ser o doente quem, em última análise, acaba por decidir se quer ou não prosseguir com um determinado tipo de tratamento, se quer ou não fazer um determinado exame?

A grande função do médico é estar ao ser-viço da vida ou provocar a morte? É pres-tar assistência aos doentes ou assinar certi-dões de óbito?

Em lugar de defender a prática da eutanásia não será melhor lutar para que doentes e idosos tenham melhores condições de vida? Não será melhor investir nos serviços de cuidados continuados e paliativos?

Page 3: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Page 4: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

04 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Francisco de Assis

A Universidade do Minho promoveu ontem a cerimónia de entrega das Bol-

sas de Excelência, que este ano contemplou 204 es-tudantes que, no ano le-tivo 2016/17, obtiveram notas iguais ou superio-res a 16 valores. Segun-do o reitor desta acade-mia minhota, ao longo dos sete anos, a UMinho já «investiu mais de um milhão de euros», pre-miando o mérito, o ta-lento e o trabalho de vá-rias centenas de alunos.

A cerimónia, anima-da pelo Coro Académi-co da UMinho, começou

com mais uma edição da tertúlia “2Share – Talen-tos Alumni”, subordina-da ao mote “Põe quanto és, no mínimo que fazes”, retirado do livro “Odes”,de Ricardo Reis, hete-rónimo de Fernando Pessoa, em que três ex--alunas da UMinho dei-xaram dicas e conselhos aos premiados.

Rui Vieira de Castro, que participou no even-to pela primeira vez na qualidade de reitor, con-fessou que poucos mo-mentos têm para ele «um significado tão poderoso» como o de ontem. «Pou-cos têm tão grande car-ga simbólica, poucos cor-respondem de forma tão

Premiados posaram para a fotografia com o reitor da UMinho e alguns professores, exibindo o diploma, fruto do trabalho e dedicação

UMinho investiu um milhão de eurocerimónia, que decorreu no Salão Medieval da Reitoria da Universidade, juntou centenas de pessoas entre alunos, familiares e professores

Braga

da qualificaçao superior, de celebração do papel do conhecimento cientí-fico na formação das no-vas gerações, capacitan-do-as para enfrentar os desafios, que são enor-mes, das nossas socieda-des contemporâneas».

Rui Vieira de Cas-tro esclareceu que estes prémios, atribuídos em conjunto pela Reitoria da UMinho e pelas unidades orgânicas da Academia, nomeademente os insti-tutos e escolas, resultam de receitas próprias, gra-ças a atividades dos seus professores e investiga-dores, dos departamen-

tos e centros de investi-gação da Universidade do Minho.

Festa da UMinho,dos alunose das famílias O responsável máximo da UMinho enfatizou o fac-to de se estar a celebrar a «vontade coletiva» de ce-lebrar os percursos acadé-micos dos melhores estu-dantes. «Uma celebração que a Universidade pro-move com entusiasmo, num ambiente de festa e alegria, juntando os nos-sos melhores estudantes, as suas famílias, os nos-sos professores e os res-

expressiva àquilo que é uma das razõe de ser da universidade: a educação superior».

Segundo o reitor da UMinho, a atribuição das Bolsas de Excelên-cia representa um esfor-ço financeiro significa-tivo. «Nestes sete anos, a Universidade investiu nestes prémios mais de um milhão de euros. Mas a UMinho está convicta que este esforço finan-ceiro se justifica, pelo va-lor que lhe fica associado de estímulo a níveis su-periores de desempenho académico, de reconhe-cimento da importância

ponsáveis de escolas se-cundárias que são nossos parceiros na educação das novas gerações».

Rui Vieira de Castro apresentou números para mostrar a evolução des-tes prémios. Começaram a ser atribuídos em 2012 com 39 alunos e hoje já são 204 os premiados. «São estudantes de to-dos os nossos cursos ede todas as nossas es-colas. O que torna esta uma festa de todos nós», vincou.

De facto, o salão me-dieval da Reitoria da UMi-nho esteve completamen-te cheio, não só de alunos,

A madeirense Catalina Almeida,20 valores em Engenharia Biomédica, estava muito contente com a bolsae espera utilizá-la para o doutoramento.

Page 5: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

o ao estudo

Ex-alunas bem sucedidas deixam conselhos úteis aos bolseiros

Manuela Vaz, vice--presidente da Ac-centure; Manuela Gomes, cientista

do I3Bs – Instituto de In-vestigação em Biomate-riais, Biomiméticos e Bio-degradáveis da UMinho, e Sara Antunes de Oli-veira, jornalista da SIC, todas ex-alunas da UMi-nho e hoje profissionais de sucesso, foram convi-das a falar aos alunos bol-seiros que ontem recebe-ram os prémios. Durante a tertúlia, as três confe-rencistas deixaram con-selhos úteis, mas lembra-ram sobretudo que sem trabalho e resiliência na-da se consegue.

Com o salão medie-

os a premiar bolseiros de excelência

DR

Não há ilusões. Para se ter estas notas é preciso trabalhar muito.

Joaquim Santos, com 19 valores em Engenharia Física, justificouo sucesso, com«muito trabalho».

festa

O vilaverdense Luís Ferreira, com 19.10 valores, em História, realçou o alívio financeiro para família com a bolsa.

val da Reitoria completa-mente lotado, Sara Antu-nes de Oliveira, Manuela Vaz e Manuela Gomes não ignoraram o tema da ter-túlia “2Share – Talentos Alumni”, subordinada ao mote “Põe quanto és, no mínimo que fazes”, reti-rado do livro “Odes”, de Ricardo Reis, heteróni-mo de Fernando Pessoa.

Assim, interpeladas pelo moderador, Daniel Vieira da Silva, as três ex--alunas incentivaram os presentes a colocarem to-da a energia naquilo que estiverem a fazer, mes-mo que não seja essa a profissão ou o ramo de estudo com que sonha-ram. «É preciso aprovei-

tar as oportunidades que nos vão surgindo. Por-que a partir daí podem surgir outras oportuni-dades», aconselhou Ma-nuela Gomes.

A jornalista da SIC re-feriu que trabalhar na te-levisão nunca foi um so-nho. Mas uma vez que surgiu a oportunidade, há que aproveitá-la. En-quanto estou lá estou lá», revelando que o sonho era trabalhar na impren-sa escrita.

Daí a importância da «resiliência», sabendo adaptar-se às circunstân-cias e aos meios.

De qualquer forma, ga-rantem, nada se consegue sem trabalho. «O talen-

mas também dos seus fa-miliares e amigos, pro-fessores do secundário e universitários, designada-mente os presidentes das escolas e institutos, bem como outros responsá-veis da UMinho.

Na cerimónia foram aplaudidos o esforço, o compromisso e a dedica-ção de cada um dos alu-nos. Satisfeitos, os pre-miados garantiram que as notas altas são resulta-do de «muito trabalho» e manifestaram satisfação pelas bolsas, até porque também significam um alívio financeiro para a família.

to é importante, as no-tas são importantes, mas o trabalho é fundamen-tal», disse Manuela Vaz, concordando com as co-legas que é preciso não se limitar à escola.

Os alunos foram in-centivados a saírem da sua zona de conforto e, se for necessário, aventu-rar-se em outros projetos.

A questão do género também foi debatida e deixaram conselhos tam-bém nesse sentido, sobre-tudo às meninas. «Nunca desistam dos vossos so-nhos, seja de ser mães seja de uma carreira de inves-tigação». Todas admiti-ram que as quotas ainda são necessárias.

Sara Antunes de Oliveira, Manuela Gomes e Manuela Vaz falaram para uma plateia cheia de bolseiros premiados

REITOR DA UM REALÇA OS 85 BOLSEIROS DE AÇÃO SOCIAL PREMIADOS

bolsas Na sua in-tervenção, o reitor da UMinho destacou alguns números dos 204 Bolseiros de Ex-celência premiados. Rui Vieira de Castro sublinhou os 85 bol-seiros de ação social.

«Este número vem confirmar a nossa convicção de que estes prémios po-dem ajudar a me-lhorar, de facto, as condições de traba-lho dos nossos estu-dantes que provêm de meios economi-camente menos fa-vorecidos e que eles podem ter um pa-pel impulsionador do seu compromis-so com o trabalho académico».

O reitor da UM sublinhou ainda os 40 estudantes pre-miados que frequen-tam os primeiros anos dos seus cursos e dirigiu-lhes uma palavra, desejando que «este início aus-picioso, do percurso académico se confir-me nos anos que têm pela frente».

Ave

lino

Lim

a

Page 6: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Comemoração teve a presença das vereadoras da educação e do desporto

Comunidade da EB 2,3 de Celeirós celebrou pela primeira vez Dia do Agrupamento

José Carlos Ferreira

O Agrupamento de Escolas de Celei-rós, constituído a 6 de junho de 2001,

celebrou ontem pela primeira vez o Dia do Agrupamento.

«Este ano decidimos fa-zer esta novidade porque também temos de mudar e não podemos estagnar. Por isso estamos a come-morar em todas as escolas ao mesmo tempo com ati-vidades abertas à comu-nidade e com um progra-ma bastante rico para os nossos alunos», disse ao Diário do Minho a direto-

ra do agrupamento, Cé-lia Simões.

Durante a manhã, gran-de parte do programa cen-trou-se na EB 2,3 de Ce-leirós, com a presença da vereadora da Educação da Câmara de Braga, Lí-dia Dias, e da vereado-ra do Desporto, Samei-ro Araújo.

Depois de uma visita às diversas atividades, teve lugar na entrada da escola o hastear da bandeira de Braga Cidade Europeia do Desporto ao som do hino, acompanhado pe-las palmas e a alegria de todos os presentes.

No momento dos dis-

cursos, a ve-readora do Desporto da Câma-ra de Bra-ga mani-f e s t o u a sua satisfa-ção por estar na EB 2,3 de Ce-leirós, apelando a todos os alunos para serem mais ativos em termos despor-tivos. «Os últimos estudos divulgados mostram que temos um longo caminho a percorrer para estarmos em situação igual a outros países europeus. Espero que vocês sintam neces-sidade e vivam o despor-

Este agrupamento

foi constituídoa 6 de junho

de 2001

A cerimónia de hastear da bandeira de Braga Cidade Europeia do Desporto

DM

D

MD

M

to todos os dias do ano e que participem nas ativi-dades que o municí-

pio disponi-biliza todos

os domingos a partir das 10h00

no complexo da rodovia», disse Sameiro Araújo.

A vereadora da Edu-cação defendeu, por sua vez, que para ser bom des-portista e cidadão saudá-vel também são preci-sas outras competências que estavam bem paten-tes nas atividades con-cretizadas no âmbito da

comemoração do dia do agrupamento.

Entretanto, ao Diá-rio do Minho, a diretora do Agrupamento de Es-colas de Celeirós justi-ficou a necessidade de realizar esta comemo-ração. «Tornou-nos mais próximos,tornou-nos mais fortes, permitiu dar aos nossos alunos pers-petivas novas e mais en-riquecedoras porque te-mos diversas atividades em que há partilha de ex-periências nos diferentes níveis», disse.

A este momento tão importante, a direção jun-tou ainda o lançamen-

to da primeira revista do agrupamento.

Neste dia, Célia Simões deixou ainda uma men-sagem a toda a comuni-dade escolar do Agrupa-mento de Celeirós. «Que continue a ser uma comu-nidade que sente a escola como sua, como uma en-tidade muito importan-te na comunidade e no país, porque a educação é, sem dúvida, o pilar da sociedade. E que os nos-sos jovens sintam que o Agrupamento de Escolas de Celeirós foi para eles um marco, que o levem no coração e seja para eles um orgulho», disse.

O grupo de BTT da escola percorreu ontem todas as escolas do agrupamentoAs vereadoras conheceram as atividades do Grupo de Ciências

Visita às atividades das disciplinas de Inglês e Francês

D

M

Page 7: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Braga promove a partir de hojepotencial turístico na Galiza

O Município de Braga vai marcar presen-ça, pela primeira vez com stand próprio,

numa das maiores feiras de turismo da Galiza, a Turexpo que irá decor-rer em Silleda, entre ho-je e o próximo domingo, dia 10 de junho.

Com a participação neste evento, o Municí-pio cumpre assim mais uma etapa na estratégia de internacionalização da marca Braga junto de mer-cados com elevado poten-cial. O património, a gas-tronomia, o comércio, o turismo religioso, os even-tos culturais e desportivos do concelho vão estar em destaque no stand do Mu-nicípio bracarense.

Esta feira proporcio-na a participação numa Bolsa de Contratação que terá 43 operadores turís-ticos de doze países. Por-tugal, Espanha, Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamar-ca, França, Grã-Bretanha, Itália, Polónia, Rússia e, pela primeira vez, Geór-gia, são os países repre-sentados nesta bolsa que prevê a realização de en-contros sobre as temáti-cas da gastronomia, eno-turismo, lazer e cultura, hotelaria, turismo ativo e de natureza.

Feira Ibéricade Turismo animoua GuardaRecentemente, Braga par-ticipou também na Fei-ra Ibérica de Turismo, que decorreu na cidade da Guarda, e na Expo-vaciones de Bilbau, em Espanha.

Com a participação nestes certames, o Mu-nicípio de Braga preten-de dar a conhecer to-das as potencialidades que tem para oferecer,

com o objetivo de in-crementar ainda mais o movimento turístico do concelho.

História,património, natureza e comércioDe acordo com o Muni-cípio de Braga a aposta de promoção da cidade passa pela divulgação de eventos mais significati-vos que decorrem ao lon-go do ano, mas também

pela história, patrimó-nio, natureza e comér-cio tradicional.

«Braga é uma cidade com passado, presente e futuro e estará sempre de portas abertas para ofere-cer o seu melhor a quem nos queira visitar», refe-re Altino Bessa, vereador responsável pela área do Turismo.

Estas potencialida-des estarão representa-das em Silleda de hoje até domingo.

Entre hoje e o dia 10 de junho

Braga participou na Feira Ibérica de Turismo, que decorreu na GuardaD

R

BREVEs

SÃO JOÃO DE BRAGA REALIZA HASTA PÚBLICA DE STANDS DE BEBIDAS

Hoje A Associação de Festas de São João de Braga levará a cabo a licitação de 13 cabines e 5 contentores de venda exclusiva de bebidas para as festas sanjoaninas. A sessão de hasta pública para a concessão dos espaços de-correrá hoje, pelas 18h00, no auditório do Museu do Tra-je Dr. Gonçalo Sampaio, na rua do Raio.

Para a Associação de Fes-tas de São João de Braga, a hasta pública destinada à adju-dicação das cabines e contento-res para venda de bebidas  «preten-de dar a oportunidade a todos os interessados» de aceder aos espaços disponibilizados em 2018.

A organização reservou ainda quatro espa-ços para o movimento associativo do conce-lho, que serão atribuídos mediante as contra-partidas concedidas à animação das festas ou, sem qualquer tipo de contrapartida, para asso-ciações de índole social. 

O regulamento do direito de concessão em hasta pública, bem como os respetivos anexos poderão ser consultados no site oficial da Asso-ciação de Festas de São João de Braga.

ENCERRA XII EDIÇÃO DO FEST'ARTE NO CENTRO CÍVICO DE PALMEIRA

Sábado Encerra no próximo sábado, dia 9 de junho, a XII edição do Fest'Arte – XII Festival e Teatro Amador – NBC.

A cerimónia de encerramento está marcada para as 21h45 no Centro Cívico de Palmeira, e será precedida pela representação da mais re-cente comédia da companhia Nova Comédia Bracarense, "As Guerras de Alecrim e Manje-rona" de António José de Silva (O Judeu.), que terá a duração de uma hora e quinze minutos.

O objetivo da organização é que se trate de mais um momento de celebração do teatro e da cultura em Braga.

No próximo dia 13 de junho, pelas 17h30

Igreja dos Terceiros inaugura obras de valorização

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Braga, procede, no pró-

ximo dia 13 de junho, pelas 17h30, à inaugu-ração das obras de va-lorização, conservação e promoção.

A celebração inclui-rá uma missa solene, presidida pelo Arce-bispo Primaz de Braga,D. Jorge Ortiga, bem co-mo um Concerto Co-ral do Coro Académi-co da Universidade do Minho (UMinho), que

terá lugar na igreja dos Terceiros, no Largo de São Francisco.

A intervenção abran-geu o restauro globaldas coberturas, da tor-re e da fachada exte-rior, bem como o in-terior do templo.

Page 8: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Theatro Circo promete tornar Braga«a cidade mais procurada do país»

O Theatro Circo pro-mete para julho uma programação capaz de tornar Braga a

«cidade mais procurada do país», com Noa, Adria-na Calcanhoto, Thomas de Pourquery & Super-sonics, Joana Serrat, en-tre outros.

Em comunicado o Theatro Circo revela, que é já amanhã que sobe ao palco o multi-premiado músico Thomas de Pour-query, que atuará pela se-gunda vez no nosso país, depois de se ter estreado no Festival Músicas do Mundo de Sines, em 2017.

O músico vem à sala de espetáculos do Minho pa-ra apresentar aquele que é o primeiro álbum, em que «assume a compo-sição de todos os temas, como uma declaração de amor», depois de ter com-posto para bandas como Rigolus, DPZ ou VKNG, e de cantar e tocar saxo-fone para artistas como Metronomy, The Shoes, Jeanne Added ou Andy Emler, e de incursões no cinema com Dogs os Na-varre para o filme "Apnée", de Jean Meurisseou e de Antonin Peretjatko, com quem gravou "La loi de la jungle".

O primeiro sábado do mês assinala também a atuação, nesta sala de es-petáculos de Minho, de "uma das mais interes-santes e premiadas novas cantautoras espanholas", Joana Serrat.

«Entre a discografia de Joana Serrat, destacam-se sem dúvida alguma os úl-timos três álbuns: "Dear Great Canyon"[2014], "Cross the Verge" [2016] e "Dripping Springs" [2018]. A música de Joana Serrat encontra-se entre a ame-ricana e o shoegaze, crian-do um estilo único cha-mada folk gaze», explana o Theatro Circo.

Os Hurray For The Riff

O Theatro Circo está pronto para cativar o maior número de pessoas possível durante o mês de julho

Arq

uiv

o D

M

Raff apresentam, no dia 17, «um dos álbuns mais aclamados de 2017 pe-la crítica internacional», "The Navigator", o sexto do grupo no qual se "acen-tua o caráter rock e políti-co que Alynda [a vocalis-ta] tem vindo a construir à sua volta.

«"The Navigator" é o resultado da necessidade de Alynda [que se estreia em Portugal] regressar às suas origens e fazer-se ou-vir acerca de temas como a gentrificação urbana do sul do Bronx, a eleição de Trump, da igualdade de direitos entre mulheres e homens, os LGBTI e a falta de liberdade interior que assola o ser humano da atualidade», lê-se.

Adriana Calcanhoto apresenta "Mulher do pau-brasil"Adriana Calcanhotto, "no-me maior da música brasi-leira", regressa ao Theatro Circo para mostrar "Mu-lher do pau-brasil", recu-perando assim o espetá-culo apresentado quando tinha 19 anos, após se ter

deslumbrado com o livro "Pau Brasil", de Oswald de Andrade, o poeta do mo-dernismo brasileiro, dos anos de 1920.

No dia 20, os Barbez, com Velina Brown, sobem ao palco. O grupo Bar-bez «chega de uma certa cena musical nova-ior-quina, que faz questão de manter ligações à Euro-pa, à sua cultura e à sua história. Uma identidade construída com rock ex-perimental, memórias de velhos cabarets, cancio-neiros da Europa Orien-tal e da música clássica contemporânea».

F o r m a d o s e m Brooklyn, no final dos anos de 1990, os Barbez são uma criação do gui-tarrista Dan Kaufman, que gravou seis álbuns, dois deles inspirados na histó-ria judaica, um deles so-bre a poesia de Paul Celan e, o mais recente, sobre canções de resistência da Guerra Civil espanhola.

«Uma homenagem aos voluntários americanos da Brigada Abraham Lincoln, que arriscaram a vida pa-

Noa, Adriana Calcanhoto, Thomas de Pourquery & Supersonics são alguns dos nomes em destaque no mês de julho

ra combater o fascismo em Espanha. Este disco foi gravado com a can-tora Velina Brown a qual irá fazer parte do espetá-culo em Braga», descreve o Theatro Circo.

O projeto The Como Mamas apresenta-se a 21 de julho, trazendo a Bra-ga as irmãs Angela Taylor e Della Daniels, que can-tam com a amiga Ester Mae Smith na igreja ba-tista de Mt. Mariah, em Como, pequena cidade a sul de Memphis, com pergaminhos na músi-ca negra.

Em 2006, a editora Daptone Records foi à igreja fazer gravações pa-ra uma compilação de gospel. Quem deixou im-pressão mais forte foi es-te trio e a experiência resultou no seu próprio disco, a capella. Em 2015, saíram pela primeira vez do Mississippi para ir a Nova Iorque, onde bri-lharam no mítico Apollo Theater e gravam o ál-bum "Move Upstairs", on-de já são (como serão no próximo Festival Músi-

cas do Mundo), acompa-nhadas por uma banda, para um louvar a Deus ainda mais poderoso e dançante.

Noa é vistacomo «maiortesouro musicalde Israel»A programação de julho encerra no dia 29, com Noa, «o maior tesouro musical de Israel dos úl-timos anos». Nascida em Tel Aviv, cresceu em No-va York. Achinoam Nini canta desde os vinte anos e tornou-se a mais impor-tante cantora internacio-nal de Israel, abraçando todos os tipos de proje-tos desafiadores.

Pat Metheny ou Rupert Hine produziram-na, já gravou com a Orquestra Sinfónica de Jerusalém ou com a cantora israe-lo-árabe Mira Awad. Noa canta em hebraico ou ie-menita, interpreta can-ções napolitanas, já esteve em digressão com Sting, partilhou palcos com Ste-vie Wonder, Sheryl Crow, George Benson ou Pino Daniele.

Redação/Lusa

Page 9: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

"Encontros da Imagem 2018" terá extensões em Barcelos, Famalicão, Guimarães e Porto

Decorrerá entre os dias 21 de setembro e 28 de outubro a 28.ª edição do Fes-

tival Encontros da Ima-gem. A iniciativa, que terá sede em Braga, terá exten-sões nas cidades de Bar-celos, Famalicão, Guima-rães e Porto.

Mais uma vez o festival continuará numa aposta de programação ecléti-ca, apresentando autores emergentes e consagra-dos, celebrando assim a fotografia clássica e con-temporânea e as artes vi-suais em geral.  

Os Encontros da Ima-gem serão, este ano, ins-pirado numa série de en-trevistas concebidas pelo realizador holandês Wim Kayzer, propõe uma refle-

xão sobre o tema “O Belo e a Consolação”.

Nesta temática serão apresentados trabalhos de inúmeros artistas na-cionais e internacionais, espalhados por diversos espaços públicos e priva-dos (edifícios históricos, museus, galerias e outros).

Será lançada uma open call para os Discovery Awards 2018, através da qual os vencedores terão a oportunidade de expor os seus trabalhos no festival e também será promovi-do o Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem – Emergen-tes. O prémio monetá-rio a atribuir ao vencedor da Leitura Critica de Por-tfólios, resulta da opor-tunidade dada aos fotó-

Iniciativa terá lugar de 21 de setembro a 28 de outubro

DR

Festival continuará numa aposta de programação eclética

grafos de apresentarem presencialmente o seu tra-balho a um júri interna-cional alargado composto por comissários, galeristas e editores especializados. O programa do festival contará ainda com con-ferências, projeções, con-certos, performances, ofi-cinas, serviço educativo e eventos relacionados com livros de fotografia.

Os Encontros da Ima-gem são hoje uma re-ferência cultural da fo-tografia em Portugal e alcançaram já uma posi-ção de destaque no pano-rama internacional, sendo atualmente um dos fes-tivais de fotografia mais antigos da Europa. Neste momento estão abertas para o Open Call.

7€€€

Envia a tua frase até às 22h00 do dia 15/06/2018

Adquirindo o teu exemplar e cria

uma frase sobre o tema

do livro “Lições Rimadas” e o “Jornal

Diário do Minho”

O livro pode ser adquirido:

Serviços Administrativos do jornal “Diário do Minho” |Livraria Bracara, Lda. (Braga)Livraria Centésima Página (Braga) | Nova Livraria do Diário do Minho (Braga)Livraria Osvaldo Sá (Braga) | Livraria Minho (Braga)Cecílio Cachada de Magalhães, Herdeiros (Barcelos) Livraria O Bibelot (Joane - Vila Nova de Famalicão)Fontenova – Livraria e Papelaria, Lda. (Vila Nova de Famalicão) | Livraria Rainha (Vila Verde)

Parceiroda iniciativa

FESTAS DE ANIVERSÁRIO · BRINCADEIRA À HORA FESTAS ESCOLARES · FESTAS DE FAMÍLIA ALUGUER DO ESPAÇO · SPA

€130Fim-de-Semana

e Feriados6€/ criança extra

€150Fim-de-Semana

e Feriados7€/ criança extra

€185Fim-de-Semana

e Feriados9€/ criança extra

€110à semana

5€/ criança extra

€130à semana

6€/ criança extra

€165à semana

8€/ criança extra

Até 21 crianças

Até 21 crianças

Até 21 crianças

Até 21 crianças

Até 21 crianças

Até 21 crianças

MENUMINI TOP (2H)

Convites Pinturas Faciais

Bolo de AniversárioBatatas FritasÀgua e Sumos

MENUTOP (2H30)

Menu MINI TOP+

Triângulos / QueijoFiambre e Pipocas

MENUSUPER TOP (2H30)

Menu TOP+

Fruta ou gelatina,Pizza e Pinhata

Page 10: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

10 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

A Irmandade de S. Torcato, em Guimarães, inaugurou, ontem, a exposição “Objetivas sobre o S. João de Braga”. Mais que uma mostra fotográfica, a iniciativa une os dois concelhos no objetivo de afirmar e valorizar a singularidade e riqueza das romarias minhotas.

Rui de Lemos

As romarias do Mi-nho são «um pro-duto único que nos afirma e nos distin-

gue», que encerram uma expressão de cultura po-pular «rica e singular», ca-paz de «derrubar muros e construir pontes que nos aproximam», subli-nhou Lídia Dias, verea-dora da Cultura da Câ-mara de Braga, ontem, na inauguração daquela ex-posição, no Mosteiro de S. Torcato. De igual mo-do, a congénere vimara-nense, Adelina Paula Pinto sublinhou a necessidade

Festa de S. João de Braga mostra-se no Mosteiro de S. Torcato

bre o São João de Braga”, que termina em S. Torca-to, depois de ter passado em Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arco de Baúlhe.

A circulação da mostra da festa do S. João de Bra-ga pelo território do Mi-nho, através de fotogra-fias de grandes angulares, que também impressio-nam pelo pormenor, da autoria dos irmãos Delga-do, destina-se «a promo-ver a festa maior braca-rense fora de portas, mas também intensificar es-te programa das Roma-rias do Minho que tem sido muito bem sucedi-do», resumiu Rui Ferrei-

de «salvaguarda e valo-rização» deste riquíssi-mo património, através de «um trabalho colabo-rativo em rede».

Aqueles propósitos e objetivos suportam o tra-balho que vem send o efe-tuado, desde 2015, pelos representantes de associa-ções de festas, irmanda-des, confrarias e municí-pios com vista ao processo de registo das romarias do Minho no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial. É também no âmbito des-ta plataforma colaborativa que decorre o périplo da exposição “Objetivas so-

ra, presidente da Associa-ção de Festas do São João de Braga e principal im-pulsionador do projeto.

«Ganhamos todos em trabalhar em conjunto porque as romarias do Minho são um produto único no país e este é mais um símbolo de um con-junto de ações bem su-cedidas que temos vindo a desenvolver nos últi-mos anos», sublinhou Rui Ferreira. De igual modo, o juiz da Irmandade de S. Torcato, Paulo Novais afiançou que a instituição «tem sempre as portas e o coração aberto a este tipo de trabalho colabo-

Região Ganhamos todos em trabalhar em conjunto porque as romarias do Minho são um produto único no país.Rui Ferreira

rativo que também di-namiza e valoriza o nos-so Santuário».

A quarta exposição do São João de Braga fora do concelho, no Santuá-rio de S. Torcato, permite também à instituição vi-maranense oferecer aos seus visitantes «uma ou-tra visão sobre as roma-rias do Minho, mostran-do o S. João de Braga, mas também abrindo as por-tas à Romaria Grande de S. Torcato à comunida-de», que vai ocorrer de 29 deste mês a 1 de ju-lho. «Esta é, no fundo, a abertura das festas em S. Torcato, mas também

significa uma honra e um privilégio para a Irman-dade de S. Torcato ver a sua Romaria Grande re-presentar o concelho de Guimarães no projeto das romarias do Minho», va-lorizou Paulo Novais.

Refira-se que são já 22 as romarias que se asso-ciaram àquele movimen-to, que surgiu em 2015 e cujo um dos objetivos pas-sa por apresentar à UNES-CO uma candidatura úni-ca da Romaria do Minho a Património Imaterial da Humanidade. Além da Romaria Grande deS. Torcato, do leque de ro-marias fazem parte as Fes-tas de São João de Braga, as Feiras Novas de Pon-te de Lima em honra de Nossa Senhora das Dores, a Romaria de S. Bartolo-meu de Ponte da Barca, as Antoninas de Famali-cão, a Romaria de Porto d’Ave, a Festa das Cruzes em Barcelos, a Romaria de S. Bento da Porta Aberta, as Festas da Senhora do Viso em Celorico de Bas-to, a Romaria de S. Bar-tolomeu do Mar em Es-posende, a Romaria de Nossa Senhora dos Re-médios em Arco de Baú-lhe, entre outras.

DM

IRMANDadE DE S. TORCATO MOSTRA S. JOÃO

Guimarães e Braga unidas pela singularidadee riqueza das romarias minhotas

Page 11: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

Antoninas colocam Famalicão em festadurante seis dias consecutivos

ROMARIA ARRANCA AMANHÃ

É já amanhã que arrancam, em Vila Nova de Famalicão, as Festas Antoninas com um programa repleto de tradição, devoção, alegria e muita animação.

É com a bênção de San-to António que Fa-malicão faz a festa, entre 8 a 13 de junho.

São seis dias de festa re-pletos de muita animação, com um programa in-tenso e diversificado que promete atrair milhares de pessoas às ruas de Fa-malicão, ou não fosse esta uma das maiores romarias do norte de Portugal. O concerto dos DAMA, na noite de segunda-feira, e o desfile das Marchas An-toninas são os pontos al-

junho, com a atuação do portuense e ex-concor-rente do The Voice Por-tugal, Tiago Nacarato. Os cabeça de cartaz chegam na noite do dia 11, segun-da-feira, com a atuação dos DAMA. 

Mas porque em Vila Nova de Famalicão a tra-dição ainda é o que era, este é também o tempo em que se revivem alguns dos costumes populares mais antigos e queridos do povo famalicense. É o ca-so das Marchas Antoninas que desfilam na noite do dia 12, com a participação de onze associações que depois de vários meses de trabalho, empenho e dedicação vêm para a rua espalhar cor e alegria, nu-ma noite de muitas emo-ções que promete ficar na memória de todos. 

E porque falamos de marchas, nunca é demais relembrar que as Antoni-

Marchas Antoninas desfilam na noite de 12 de junho

tos das festas.«As Antoninas simboli-

zam a essência das gentes de Vila Nova de Famali-cão. São um traço mar-cante da nossa memória coletiva e um momento

de valorização e afirma-ção das tradições, iden-tidade e história da nos-sa comunidade», explica, a propósito, o presiden-te da Câmara Municipal, Paulo Cunha. 

Os concertos com en-trada livre na Praça D. Ma-ria II são um dos pontos altos da programação. O primeiro grande momen-to musical está agendado para a noite do dia 9 de

DR

Cerca de 900 alunos da Escola Secundária Francisco de Holan-da plantaram mais

de quatrocentas árvores autóctones, ontem, no Parque da Cidade de Gui-marães. A iniciativa decor-reu no âmbito da Sema-na do Ambiente – “Green Week” – do projeto "Gui-marães Mais Floresta" e, também, na estratégia que a própria escola abraçou sob o desígnio “Guimarães Mais Verde”, promoven-do desta forma uma sé-rie de iniciativas ao lon-go do ano letivo.

 Para além dos alunos, a iniciativa contou com a participação das profes-soras responsáveis pela ideia e pela mobilização, bem como da vereadora do Ambiente da Câma-ra Municipal de Guima-rães, Sofia Ferreira, e do Presidente do Labora-tório da Paisagem, Jor-ge Cristino. 

 As árvores foram com-pradas pelos próprios alu-nos ao projeto "Guima-rães Mais Floresta", entre castanheiros, medronhei-ros, bétulas, carvalhos e freixos.

O projeto “Guimarães Mais Floresta” foi apresen-tado em 2015, inspirado no conceito do Programa de Educação e Sensibiliza-ção Ambiental para Gui-marães, que visa o desen-volvimento sustentável do concelho e a promoção de políticas para o ambien-te, ecológicas e inclusivas, contribuindo para o ob-jetivo de plantar milhares de árvores autóctones to-dos os anos, em áreas pre-viamente definidas para a melhoria da qualidade do ar e melhoria acústi-ca da cidade.

Alunos da Escola Francisco de Holanda plantaram 450 árvores no Parque da Cidade

GUIMARÃES

nas arrancam amanhã, sexta-feira, com a origi-nalidade e ternura dos marchantes de palmo e meio. As Antoninas in-fantis são um clássico da abertura das festas e co-locam a fasquia alta logo à partida. 

Destaque ainda para a vertente religiosa das fes-tas, reservada sobretudo para o feriado de 13 de junho, dia em que se ce-lebra a missa solene em honra de Santo António e se realiza a tradicional procissão solene e a dis-tribuição do Pão de San-to António. 

Pelo meio há ainda mais de uma dezena de atividades desportivas, as cascatas de santo António, os cantares ao desafio, as arruadas e os tão anima-dos arraiais populares on-de não faltam a sardinha-da assada, o bailarico e o cheirinho a manjerico.

Mais de novecentos alunos plantaram 450 árvores

DR

Page 12: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

12 DIÁRIO DO MINHO / Região / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

prova de que os nossos alunos têm, realmente, muito talento. Espero que para o ano cá este-jamos para uma segun-da edição», disse Júlia Fernandes.

Este Concurso – or-ganizado pela Bibliote-ca Prof. Machado Vilela, pela Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Verde e apoiado pelo Município – visa «promover o talento dos alunos do concelho de Vila Verde, fomentan-do o seu gosto pela leitura e, em especial pela poe-sia portuguesa».

Vila Verde

1.º Festival da Poesiaregistou 100 participantes

A Biblioteca Munici-pal Prof. Machado Vilela recebeu, on-tem, o 1.º Festival

da Poesia de Vila Verde, o qual contou com cer-ca de uma centena de participantes.

Segundo a organização, esta edição inaugural «re-velou-se um autêntico su-cesso», não só pela adesão – o auditório esteve cheio – como também pelas de-clamações dos poemas que «foram interpretadas com muito talento e de-dicação e fizeram as de-lícias do público».

Os participantes eram alunos de turmas do Agru-pamento de Escolas de Vi-la Verde, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ri-beira do Neiva, do Agru-pamento de Escolas de Prado e da Escola Secun-dária de Vila Verde, parti-cipando alguns em grupo, outros a título individual.

Para a vereadora da Educação, juntar todas es-tas escolas e agrupamen-tos do concelho e alunos de diferentes idades num Festival de Poesia «foi uma excelente ideia».

«É a primeira vez que ouvimos o doce som das belíssimas palavras das nossas poesias. Esta é a

clo – Escola Monsenhor Elísio Araújo); Alice Ro-drigues, Alice Brito, An-dreia Machado, Catari-na Costa, Jéssica Gomes e Sara Sousa (Escola Se-cundária de Vila Verde).

A escolha do público recaiu nas poesias de Dia-na Antunes, Diana Men-des, Fábio Silva e Miguel Silva (Escola Secundária  de Vila Verde).

O Festival iniciou-se com um momento mu-sical, uma atuação de pia-no por Maria João, aluna da Academia de Música de Vila Verde.

O júri, composto pela escritora Maria do Céu Nogueira, pelo professor José Barroco e pela coor-denadora Intermunicipal de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, premiou os seguintes alunos:

Yara Ferreira e Filipa Ferreira ( Jardim de In-fância de Carreiras de S. Tiago); Gustavo Dias (EB n.º 1 de Prado); Alexandre Brito, Beatriz Afonso, Dia-na Cunha, Joana Campos e Maria Inês Oliveira (2.º ciclo – Escola Monsenhor Elísio Araújo); Leonardo Simões da Silva  (3.º ci-

Terras de Bouro

Organização diz que o evento foi um «sucesso»

AMARES CRIA LAÇOS COM COMUNIDADE EMPRESARIAL PORTUGUESA EM STRASBOURG

Economia O município de Amares esteve representado pelo presidente e pelo vice-pre-sidente no lançamento, em Strasbourg (Fran-ça), da Portugal Club Europe (PCE), uma asso-ciação de empresários, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo desenvolver uma rede de empresários e de criadores de projetos que «partilhem o espírito europeu e os laços com Portugal, com a lusofonia e a francofonia».

Presidida por um amarense, Rui Ribeiro Ba-rata, que também é o Conselheiro das Comu-nidades Portuguesas eleito naquela área consu-lar, a PCE foi fundada no dia 5 de outubro de 2017 em Schiltigheim (Alsace), mas só agora foi apresentada oficialmente.

Para Manuel Moreira, esta foi «mais uma ex-celente oportunidade de estreitar laços» com outros territórios com «grande predominância de empresários e empreendedores portugueses ou com laços afetivos a Portugal» e de apresen-tar as potencialidades do concelho, nomeada-mente os vinhos verdes.

«O presidente desta associação é um filho da terra e nós conseguimos através dele falar com vários empresários que se mostraram receti-vos para manter contacto connosco e criar vá-rias parcerias», disse.

Manuel Moreira revelou que ficou acorda-do o presidente da Confederação de Empre-sários de Paris vir a Amares em agosto, assinar um protocolo de colaboração com o município.

SEMANA DA SAÚDE DEVERÁSER REEDITADA EM 2019

Póvoa de Lanhoso Termina hoje na Póvoa de Lanhoso a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que reúne mais de 20 entidades com in-tervenção local. Promovida pelo município, a iniciativa começou no dia 3 e, segundo o pre-sidente da edilidade, é provável que venha a ter continuidade.«O acolhimento a esta atividade, quer por par-te das entidades, quer por parte dos inúmeros visitantes, tem sido muito bom, por isso, no fi-nal vamos avaliar e ver como podemos melho-rar edições futuras», disse Avelino Silva.

Para além da divulgação de serviços de saú-de, o programa engloba demonstrações de fi-sioterapia, de acupuntura e de análises clíni-cas; degustação de drenantes; demonstração de massagem; demonstração de produtos de saú-de; rastreios de nutrição e visuais, e informa-ção sobre hipnose clínica, entre outras ofertas.

BREVEs

DR

A Feira do Livro de Terras de Bouro chega hoje ao fim após uma tertúlia

literária, com início às 15h00, em que partici-pam os escritores Jacinta Correia e João Luís Dias.

O encerramento do evento é assinalado com um musical, a partir das 16h45, intitulado "Sentir

o livro", interpretado por alunos de turmas do 5.º e 6.º anos, cordenados pela professora Sónia Coura.

De manhã realiza-se uma atividade da respon-sabilidade da Unidade de Cuidados Continuados de Terras de Bouro e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, intitu-lada "A Saúde em Ação".

Musical encerra Feira do Livro

DR

Pedro Seromenho

No dia 4 de junho, a Feira do livro recebeu o escritor e ilustrador Pe-dro Seromenho para uma sessão literária que con-tou com a participação de várias turmas do Agrupa-mento de Escolas e em que o autor apresentou o seu mais recente livro, "A cidade que queria vi-ver no campo".

DR

Page 13: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

BREVEs

VALENÇA INSTALA DESFIBRILADORES EM ESPAÇOS PÚBLICOS

emergência A Câmara de Valença e o núcleo local da Cruz Vermelha vão colocar, em julho, em diversos espaços públicos da cidade, dois desfi-briladores e disponibilizar técnicos capacitados, informou ontem aquela autarquia.

O município adiantou que os equipamentos irão servir «espaços escolares e desportivos e zo-na histórica da cidade».

«Com estes dois novos equipamentos Valença reforça a rede de emergência pronta ao cidadão, permitindo socorrer, de imediato, nas ocorrên-cias», frisou aquela autarquia.

Redação/ Lusa

“DOPPIO ENSEMBLE” EM CONCERTO DO CICLO “SENTE A HISTÓRIA”

Monção A igreja da Misericórdia de Monção vai acolher, no sábado, às 22h00, um espetáculo do duo “Doppio Ensemble”, integrado no ciclo “Sente a História” que está a percorrer os dez con-celhos do Alto Minho, informou a Câmara local.

Projeto da violinista Evandra de Brito Gon-çalves e da pianista Ana Queirós, o duo “Dop-pio Ensemble” nasceu em 2002, apresentando--se em salas e festivais de todo o país com um repertório desde o Barroco até aos nossos dias.

Redação/ Lusa

ENCONTRO DE COROS NO CINETEATRODE VILA NOVA DE CERVEIRA

Polifónico O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Câmara Municipal, vai promover no domingo, às 15h30, no cineteatro da vila, um encontro de coros, de entrada livre.

Redação/ Lusa

Exposição "Tapetes Floridos" inaugurada em Caminha

Mostra pode ser admirada de amanhã a 24 de junho

Os tapetes floridos que engalanaram as ruas de Caminha e Vi-larelho, durante a

Festividade do Corpo de Deus, vão poder ser ad-mirados em fotografias. A Câmara Municipal de Ca-minha vai inaugurar ama-nhã, sexta-feira, dia 8 de junho, às 18h30, nas Arca-das do edifício dos Paços do Concelho, a exposição fotográfica "Tapetes Flo-ridos", de seis fotógrafos amadores e profissionais do concelho. A mostra vai estar patente nas ruas de Caminha e Vilarelho até ao dia 24 de junho.

À semelhança de anos anteriores, o Município lançou o desafio ao fotó-grafo António Garrido, que comissariou a exposi-ção de fotografias. Foram realizados convites a vá-rios fotógrafos profissio-nais e amadores do con-celho, para registarem a Solenidade do Corpo de Deus em três momentos: elaboração dos tapetes du-rante noite; os tapetes du-rante o dia e a Procissão.

Os caminhenses e os vi-sitantes vão poder assim

meio/cima), 16 de Setem-bro, Conselheiro Miguel Dantas, Largo Fetal Car-neiro e Praça Conselhei-ro Silva Torre, em Cami-nha e Rua da Igreja Velha, em Vilarelho.

A Festa do Corpo de Deus é um autêntico car-tão de visita da vila. To-dos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admira-rem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos

Os tapetes de flores vão poder ser admirados no âmbito de uma mostra fotográfica

admirar os tapetes flori-dos, através das lentes das câmaras fotográficas de António Garrido, Luís Va-ladares, Jorge Castro, João Castro, António José Vare-la e Vítor Ferreira.

A mostra é composta por seis painéis coloca-dos nas Arcadas do edi-fício dos Paços do Con-celho, e por 10 trípticos expostos estrategicamente nas ruas de São João, Di-reita, Corredoura (baixo/

caminhenses. Durante várias sema-

nas, as diferentes comis-sões de rua trabalham afincadamente nos pre-parativos dos tapetes.

Na noite que antece-de a festividade, passam a noite acordados a or-namentarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas.

DM

Avança segunda fase de substituições

Cerveira substitui duas mil lâmpadas por LED

A Câmara Munici-pal de Vila Nova de Cerveira está a dar continuidade

ao processo de substitui-ção de toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas com tecnolo-gia LED. A segunda fase de intervenção arrancou, na passada segunda-feira, em mais sete freguesias para trocar 1859 luminá-rias. Até ao momento, o investimento é superior a meio milhão de euros,

com recurso a fundos co-munitários e parcerias.

Em 2015, o Município cerveirense deu o primei-ro passo em prol da efi-ciência energética alar-gada a todo o território. A primeira fase de substi-tuição da IP para LED de-correu nas freguesias de Candemil, Gondar, Men-trestido, Nogueira e Sa-pardos, e nos dois polos industriais de Vila Nova de Cerveira. Foram substituí-das cerca de 900 luminá- Até agora o investimento ultrapassa meio milhão de euros

DR rias, fruto de uma candi-

datura lançada ao POVT pela autarquia cerveiren-se em parceria com a CIM do Alto Minho, na ordem dos 200 mil euros, com-participada em 85%.

Poupanças anuais de 55 mil eurosProssegue agora uma nova fase, financiada pelo Plano de Promoção à Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), tendo sido a única can-

didatura apoiada no Alto Minho. O investimento é de cerca de 350 mil euros, suportados pela Câma-ra Municipal e pela EDP Comercial – Comercia-lização de Energia, S.A., para as freguesias de So-po, Gondarém, Loivo, Vi-la Meã, Campos, Cornes e Nogueira. A execução des-tes trabalhos deve estar concluída no final do mês de julho, perspetivando--se poupanças anuais na ordem dos 55 mil euros.

Page 14: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

ACIB promove seminário sobre oportunidadescriadas pela certificação do comércio e serviços

Nova norma contribui para a diferenciação das empresas do comércio e serviços

A Associação Comer-cial e Industrial de Barcelos (ACIB) rea-lizou na passada ter-

ça-feira, dia 5 de junho, um seminário subordi-nado ao tema “Certifica-ção do Setor do Comércio e Serviços – Vamos Falar de Oportunidades?”. O evento, que decorreu no salão nobre da ACIB, con-tou com a colaboração da SGS, uma das entidades nacionais com maior rele-vo na área da certificação.

«Este seminário teve como finalidade a divul-gação da certificação DNP TS 4546:2016, que se apli-ca a empresas do setor do comércio e serviços», dis-se fonte da ACIB, dando conta de que «a apresen-tação das oportunidades de financiamento e o re-forço do protocolo entre a ACIB e a SGS, tendo em vista a prestação de servi-ços de auditorias de cer-

identificação de situações a corrigir, bem como a identificação de oportu-nidades de melhoria, tor-nando as empresas, as-sim, mais competitivas», sublinhou o responsável máximo da ACIB.

Ana Duarte, da SGS, fez a apresentação do Siste-ma de Reconhecimento da Qualidade do Servi-ço das PMEs do Comér-cio e Serviços. Conforme revelou, é um modelo do Sistema de Reconheci-mento da Qualidade do Serviço e que se assume como «um referencial» promovido pela Confede-ração do Comércio e Ser-viços de Portugal, que se baseia nos princípios ge-néricos de melhoria con-tínua dos serviços. O mo-delo também «estabelece um conjunto de requisi-tos básicos de melhoria das práticas operacionais e de gestão das micro, pe-

João Albuquerque alertou empresários do comércio para as vantagens da certificação

tificação aos associados da ACIB, em condições financeiras muito van-tajosas», estiveram ainda no centro da realização.

No seminário, o pre-sidente da associação re-presentativa dos comer-ciantes barcelenses, João

Albuquerque, deu nota de que as empresas «têm que perceber que, nos dias que correm, o fator diferencia-dor já não é o preço, têm que procurar novas formas de competir e que a nor-ma DNP TS 4546:2016 é uma forma de promover

e criar uma maior noto-riedade e imagem empre-sas junto das partes inte-ressadas», nomeadamente clientes, fornecedores, co-munidade e Estado.

«Trata-se de uma po-derosa ferramenta de trabalho, que permite a

DR

Sete dezenas de alunos das escolas secundá-rias e profissionais de Barcelos apresenta-

ram projetos empreen-dedores. As ideias que po-dem originar projetos de negócios foram validadas no âmbito do “Concurso de Ideias de Negócio In-termunicipal”, evento que é parte integrante do pro-jeto “UP Cávado Escolas”.

A sessão oficial de apre-sentação das ideias de ne-gócio foi presidida pela vi-ce-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Ar-mandina Saleiro, a que se juntou o primeiro secre-tário da Comunidade In-termunicipal do Cávado (CIM), Luís Macedo.

A cerimónia, que decor-reu no auditório dos Pa-ços de Concelho de Barce-los, contou com cerca de 70 alunos, tendo figurado entre os premiados os es-tudantes da Escola Secun-dária de Barcelinhos, que conquistaram o 2.º lugar com o projeto “The Gear Future”.

O vencedor desta 1.ª edi-ção do concurso intermu-nicipal “Ideias de Negócio” foi o projeto “Easy Feed Animal”, que foi apresen-tado por equipa de alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, do Município de Vila Verde. O pódio fi-cou completo com o pro-jeto “Safe Student” da Es-cola Secundária Henrique

celos, Esposende, Vila Ver-de e Terras de Bouro – e envolve 1364 alunos e 63 professores, num universo de 64 turmas, 27 das quais são do 3.º ciclo do ensino básico e 37 do ensino se-cundário e profissional.

O projeto, que é pro-movido pela Comunida-de Intermunicipal do Cá-vado em parceria com os municípios associados, é cofinanciado pelo Progra-ma de Cooperação Trans-fronteiriça Espanha-Portu-gal e conta com o apoio do Fundo Europeu de Desen-volvimento Regional, no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cáva-do, Alto-Minho e Ourense.

Alunos de Barcelos revelam espírito empreendedor Projeto “UP Cávado” mostra empreendedores das escolas secundárias e profissionais

quenas e médias empre-sas dos setores do comér-cio e serviços.

A especialista em cer-tificação explicou que os objetivos da Norma DNP TS 4546:2016 que se pren-dem com «a otimização dos níveis de desempe-nho das empresas, através da adoção de boas práti-cas e procedimentos que contribuam para uma me-lhoria do serviço prestado aos clientes, para a melho-ria dos métodos de ges-tão e organização e para a maximização dos recur-sos disponíveis e os ga-nhos de produtividade. Assegurar as competên-cias profissionais mínimas associadas aos serviços prestados, tendo em vista a melhoria da sua compe-titividade e a obtenção da diferenciação positiva das PME do comércio e ser-viços são outras das fina-lidades do modelo.

Vereadora Armandina Saleiro presidiu à sessão de abertura do “UP Cávado”

Medina, do Município de Esposende, que arrecadou o terceiro lugar.

«Os vencedores es-tão apurados para a Final Transfronteiriça, que de-correrá no próximo dia 15 de junho, no Museu da Geira, pelas 14h30», dis-

se fonte da organização, precisando que o projeto “UP Cávado: Empreende-dorismo nas Escolas, «tem como objetivo principal promover uma cultura em-preendedora, o espírito de iniciativa, de coopera-ção e criatividade junto

das comunidades educa-tivas, permitindo aos jo-vens em idade escolar o desenvolvimento de pro-jetos empreendedores».

O projeto está a ser de-senvolvido em 28 escolas dos seis municípios do Cá-vado – Amares, Braga, Bar-

DR

Page 15: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Sacerdotes de Vianadefendem promoçãoda catequese familiar

D. Anacleto de Oliveira presidiu ao Conselho Presbiteral

Conselho Presbiteral reuniu-se na passada terça-feira no Centro Pastoral Paulo VI

DR

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Na vida, precisamos de nutrir-nos continuamente, e não apenas com

alimentos, mas também com projetos e afetos, anseios e esperanças.

Temos fome de ser amados; mas as congratulações mais aprazíveis, as

prendas mais belas e as tecnologias mais avançadas não bastam: nunca

nos saciam completamente. PAPA FRANCISCO

Os sacerdotes reuni-dos no último Con-selho Presbiteral da Diocese de Viana do

Castelo defenderam a ne-cessidade de investir na formação dos adultos e de promover a catequese familiar, valorizando um modelo intergeracional, bem como dar maior re-levo à dimensão comuni-tária da Igreja e, em con-creto, à “consciência de grupo”, disse o Secreta-riado Diocesano de Co-municação Social.

O Conselho Presbite-ral esteve reunido terça--feira, no Centro Pasto-ral Paulo VI, em Darque, sob a presidência do bis-po D. Anacleto de Olivei-ra, e centrou a sua reflexão sobre a formação cristã nas paróquias da Dioce-

se, sobretudo a cateque-se da infância e da ado-lescência a partir da Carta Pastoral sobre a cateque-se da Conferência Episco-pal Portuguesa.

Analisando as caraterís-ticas do tempo presente, os sacerdotes identifica-ram como «problemá-ticas» o afastamento de muitas crianças e jovens da Igreja, motivadas pela falta de compromisso dos pais, a existência de um modelo escolarizado de catequese que se reflete na linguagem e nos mé-todos utilizados bem co-mo na coincidência entre o calendário catequético e o calendário escolar, a descontinuidade entre as sessões de catequese e a celebração da Eucaristia e a falta de motivação para

a prática da catequese e a celebração da Eucaristia.

Segundo o Secretaria-do Diocesano de Comu-nicação Social, D. Ana-cleto de Oliveira, por sua vez, destacou os «muitos elementos positivos» da reflexão feita pelo Con-selho Presbiteral. Em jei-to de síntese, referiu que hoje a Igreja tem de ter consciência que repre-senta uma minoria en-tre outras.

Disse ainda que a Igre-ja não pode ignorar fenó-menos como a globaliza-ção e a mobilidade das pessoas.

Contudo, notou que, paralelamente, vão sur-gindo «sinais positivos» por parte de muitas pes-soas que «buscam “alter-nativas” perante o de-

Breves

D. NUNO ALMEIDA PRESIDEÀ PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS

Fátima O bispo auxiliar de Braga D. Nuno Al-meida preside à Peregrinação das Crianças or-ganizada pelo Santuário de Fátima no próximo fim de semana, 9 e 10 de junho. Com o tema "Temos Mãe! Obrigado Jesus", a peregrinação começa na noite de sábado com um momento celebrativo, pelas 21h30, marcado pela entrega de flores a Nossa Senhora e a recitação do ter-ço. Em seguida, é projetado um filme sobre o Papa Francisco no Recinto de Oração.

No dia 10, às 9h30 e com repetição às 15h00, é feita uma encenação alusiva ao tema da pere-grinação pelos alunos do Colégio de S. Miguel, na Basílica da Santíssima Trindade.

As celebrações às quais D. Nuno Almeida pre-sidirá contarão com milhares de crianças que fre-quentam a catequese nas várias dioceses do país.

O Santuário de Fátima organiza anualmente esta peregrinação com o objetivo de despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar--lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos santos Francisco e Jacinta Marto.

Este ano escolheu como lema a frase “Temos Mãe! Obrigado, Jesus”, inspirada nas palavras do Papa Francisco, em Fátima, no dia 13 de maio do ano passado, no Centenário das Aparições.

PAPA ADVERTE QUE «BISBILHOTICE»DESTRÓI PAZ NAS COMUNIDADES

Vaticano O Papa pediu ontem o fim da «bis-bilhotice» que mina a paz nas comunidades ca-tólicas, numa reflexão sobre a ação do Espírito Santo, que gera «obras e palavras, as palavras boas, que edificam».

«Não as palavras da bisbilhotice, que des-troem», advertiu, na audiência pública sema-nal que decorreu na Praça de São Pedro.

Perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano, Francisco prosseguiu a reflexão sobre o Sacramento do Crisma, realçando que nes-te se recebe a paz, como um «dom» que deve ser transmitido aos outros.

«Pensem bem: a bisbilhotice não é uma obra do Espírito Santo, não é uma obra da Igreja, des-trói o que Deus faz. Por favor, evitemos bisbi-lhotar! De acordo? Sim ou não? Isso», referiu, num diálogo com a multidão que saudou a in-tervenção improvisada com palmas.

Redação/Ecclesia

sencanto em que muitas vezes caem». Por isso mes-mo, expressou a vontade de que este Ano Jubilar co-memorativo dos 40 anos da fundação da Diocese seja «um ano de arran-que para uma viragem».

Antes desta reflexão, o Conselho Presbiteral de-bruçou-se sobre as Contas Gerais da Diocese no ano transato e fez algumas su-gestões para a revisão dos estatutos do Conselho.

Ainda antes da ordem do dia, foi abordada, bre-vemente, a questão da nova Lei de Proteção de Dados e avaliado como «muito positivo» o Cam-pus da Gratidão. Foi ex-presso, contudo, o desejo de que aumente a parti-cipação neste por parte de alguns Arciprestados.

DR

Page 16: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

16 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

oSporting Clube de Braga/AAUM pre-para afincadamen-te o segundo jogo da

meia-final do play-off do campeonato de futsal da I Divisão, a disputar no próximo sábado, no pa-vilhão da Luz, frente ao Benfica, às 15h00.

Depois da derrota em Braga, por 3-2, na sema-na passada, os estudantes arsenalistas estão força-dos a vencer para conse-guir ter direito a disputar o terceiro jogo e almejar a passagem à final, caso contrário são eliminados.

O técnico Paulo Tava-res quer repetir a faça-nha do ano passado, em que afastou o Benfica da final em pleno pavilhão da Luz, mas para que is-so aconteça será necessá-rio uma exibição da sua

equipa a roçar a perfeição. «Está tudo muito mais di-fícil, mas nada é impos-sível. Temos que fazer o trabalho exatamente igual ao que fizemos cá, mas tentar estarmos um pou-co mais concentrados e termos uma entrada di-ferente daquela que ti-vemos na primeira e se-gunda parte, de forma a estarmos dentro do jogo e poder disputá-lo até ao fim», começou por dizer.

A entrada no jogo se-rá fulcral e os arsenalis-tas não podem repetir o que fizeram no primei-ro jogo desta meia-final, onde deram dois golos de avanço ao Benfica.

«Nós sabemos como es-tas equipas entram. Pro-curam o contacto em falta e os árbitros a deixar ro-lar. Sabemos que temos de ser inteligentes nes-sa altura e perceber que

não podemos cair nesse engodo. É necessário que o adversário não marque logo de início de modo a evitar que o adversário se sinta cómodo no jogo», explicou.

Paulo Tavares conside-rou que o Benfica venceu bem o primeiro jogo, mas também lamentou algu-ma falta de sorte, como a bola enviada ao poste pe-la sua equipa já na parte final do encontro. «O re-sultado do primeiro jogo foi justo, na minha opi-nião, o Benfica foi mais forte, mas sim, houve ali algumas situações onde poderíamos ter tido um pouco mais sorte e nestes jogos é necessária a sor-te, porque existem dife-renças grandes entre as duas equipas e se a sor-te ainda fica do lado de-les, as coisas ainda mais se complicam.

Sp. Braga/AAUM prepara deslocação à luz, no próximo sábado

ATLETISMOMariana Machadoe Pedro Vilas Boas,atletas do Sporting de Braga, alcançaram mínimospara o Mundialde Juniores.

Paulo Tavares recusa pressão

«Jogadorestêm que desfrutarda meia-final»A derrota sofrida no primeiro jogo, em Bra-ga, coloca os arsenalistas sem margem de ma-nobra para este segundo jogo, já que uma no-va derrota provoca a eliminação imediata do play-off.

Mesmo assim, o técnico Paulo Tavares re-cusa maior pressão para a sua equipa. «A pres-são é igual. Quando entrámos em campo é pa-ra tentar ganhar, por isso, a pressão vai ser a mesma. Queremos ganhar porque senão esta-mos fora, mas há que desfrutar de a equipa es-tar nas meias-finais com todo o mérito. Foram eles [ jogadores que trabalharam durante toda a época para poderem estar neste jogo, por isso, há que desfrutar e pôr em prática aquilo que é o trabalho semanal», disse o técnico.

Técnico Paulo Tavares quer atitude igual mas maior concentração

DM

DESPORTOMOREIRENSE

CONTRATAFÁBIO PACHECO

Mas o essencial é a equipa perceber que te-rá de entrar bem no jogo, sem se desconcentrar», frisou.

Se a equipa seguir es-tas indicações, Paulo Ta-vares está convicto que poderá forçar o Benfica ao terceiro jogo e ten-tar colocar novamenteo Sporting Clube de Braga/AAUM na final da competição, tal co-mo sucedeu na tempo-rada passada.

«Entrar com concentração máxima em jogo»

Page 17: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

ex-felgueiras

Xavi no MerelinenseO Merelinense confirmou, ontem, a contrata-ção do lateral direito Xavi para a nova tempo-rada futebolística. Com 22 anos de idade, Rui Xavier Araújo, lateral direito, vem do Felguei-ras, clube ao serviço do qual disputou 32 jogos na época finda.

Xavi junta-se a João Ribeiro (ex-Forjães) e Hen-rique (ex-Maria da Fonte), que já tinham sido con-firmados pelo clube que na nova temporada sur-girá sob o comando técnico de Micael Sequeira.

E um reforço

M. Fonte anuncioutrês renovaçõesO SC Maria da Fonte anunciou, ontem, a renova-ção de contrato com os futebolistas Telmo, Bru-no Gabriel e Rui Pereira, e confirmou a contra-tação de Varanda (ex-Vieira).

... e Este FC tambémNa Divisão de Honra, o Este FC também confir-mou a renovação de contrato com os futebolis-tas Rui Fernandes, Diogo Dias e Ricardo.

ex-marítimo

Fábio Pachecono MoreirenseO médio Fábio Pacheco assinou contrato com o Moreirense por três temporadas. Fábio Pacheco, de 30 anos, jogava no Marítimo, clube no qual na última época participou em 22 jogos e mar-cou um golo.

O médio assinou com os minhotos por três temporadas, indicou a mesma fonte do clube de Moreira de Cónegos, que será orientado na tem-porada 2018/19 por Ivo Vieira e que no último campeonato terminou na 15.ª posição.

O Moreirense vai iniciar a preparação para a nova época no final do mês de junho, com exa-mes médicos no dia 25, seguindo-se um estágio em Ofir de 9 a 14 de julho.

II LIga

Armando Evangelistacontinua em PenafielO Penafiel e Armando Evangelista acordaram a re-novação do contrato que liga o técnico à formação duriense por uma temporada, até 2018/19. Arman-do Evangelista chegou ao Penafiel em outubro pas-sado, após a eliminação do clube da Taça de Portu-gal (diante do Vilafranquense, por 1-0) e, nos trinta jogos em que orientou a equipa, alcançou quin-ze vitórias, nove empates e somente seis derrotas.

JOSÉ EDUARDO

O ex-capitão do Spor-ting de Braga, Paulo Jorge, que agora de-sempenhava funções

de treinador adjunto dos juvenis do clube arsenalis-ta, deixou ontem o cargo para rumar até ao Chipre.

Depois de vários anos a representar o Sporting de Braga como jogador, Pau-lo Jorge mudou-se para o Chipre onde, durante três épocas, vestiu a camisola do Apoel, e foi precisa-mente este clube quem o convidou agora a regres-sar, para desempenhar as funções de treinador adjunto.

Com o português Bru-no Baltazar no comando técnico da equipa, os res-ponsáveis do clube ciprio-ta decidiram apostar num “nome de peso” para o au-xiliar, e neste caso aposta-ram em Paulo Jorge, um nome com quem os adep-tos se identificam bem.

Assim, Paulo Jorge des-pediu-se, ontem, do gru-

Deixa Sporting de Braga

Paulo Jorge ruma ao Chipre

Paulo Jorge está de regresso ao Apoel, agora como treinador adjunto

po de trabalho e no pró-ximo domingo já ruma ao Chipre, para iniciar uma nova fase da sua carreira de treinador. Recorde-se que para além do Apoel, Paulo Jorge representou ainda o Asteras Tripolis,

durante três anos.Regressado a Braga, on-

de (também) se iniciou co-mo técnico, Paulo Jorge era adjunto de Wender na equipa de juvenis e, após a saída deste para a equi-pa B, continuou a traba-

lhar com Rui Santos. De resto, a equipa de

juvenis dos arsenalistas ainda continua em com-petição, uma vez que dis-puta a fase final do cam-peonato, apuramento de campeão.

DM Luís Filipe Silva

O GD Figueiredo anun-ciou ontem a reno-vação com o técni-co João Abel e com o

adjunto António Ferreira.A direção liderada por

Miguel Soares continua a apostar na mesma equi-pa técnica para a tempo-rada 2018/19, onde o GD Figueiredo vai competir na I Divisão da AF Braga.

Depois de defini-da a equipa técnica para 2018/19, a direção do clu-be bracarense começa já a delinear o plantel para a

Clube bracarense anunciou também quatro renovações

GD Figueiredo renova com o técnico João Abel

João Abel

próxima época e renovou com quatro jogadores, são eles Rafa Rodrigues, Pau-lo Ricardo, Rodrigues e Tourinho.

Direção e equipa téc-nica vão continuar a tra-balhar no processo de re-novações e também nos alvos a contratar para compor o plantel para a época 2018/19.

Na temporada passa-da, o GD Figueiredo ter-minou a sua participação no campeonato da I Divi-são da AF Braga, em 10.º lugar, na série A, com 28 pontos somados.

DR

Page 18: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

18 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

pedro vieira da silva

OPalmeiras FC assi-nou um protocolo com António Carlos Fusa, proprietário de

um centro de formação de jogadores em Poá, no Bra-sil. A equipa bracarense, que disputou a I Divisão da AF Braga, vai ser co-mandada por um treina-dor brasileiro e, nas próxi-

mas semanas, vão "aterrar" em Palmeiras alguns cra-ques brasileiros, de «gran-de qualidade», destacou o presidente do clube bra-carense, Francisco Soares.

«Queremos que o Pal-meiras FC cresça e que vol-te a ganhar nome e credibi-lidade, porque é um clube histórico da cidade e, com as condições que tem, a es-trutura que tem, tem de

clube minhoto fez protocolo com escola brasileira de futebol. craques a caminho...

Palmeiras FC terá "perfume brasileiro"

Palmeiras FC vai

criar equipa de juniores. Captações

às segundas (20h00)

estar nou-tros pata-mares. Mas esta parceria só será rentável se subirmos de divisão», vincou o responsável do emblema bracarense, que teceu rasgados elogios a An-tónio Carlos Fusa, um em-presário com «grande po-tencial» e que trabalhou em «muitos clubes brasileiros», onde «teve muito sucesso».

António Carlos Fusa, presidente do Palmeiras FC, e António Carlos Fusa

parceria dá frutos

Escola do Palmeiras FCjá labora em S. Paulo A parceria assinada recentemente entre o Pal-meiras FC e a escola de futebol liderada por An-tónio Fusa já deu alguns "frutos". Em Poá, arre-dores de São Paulo, foi criada uma escola com o nome do clube bracarense, que já está a carburar.

O novo homem-forte do futebol do clube mi-nhoto, António Fusa, adepto dos brasileiros do Palmeiras, é proprietário de uma escola – Chute Inicial Corinthians, Futebol com Arte e Discipli-na –, que tem o nome do principal rival do clube alviverde. Agora, coordenará, à distância, ambas as escolas, porque decidiu mudar-se para Braga.

«Palmeirasé giganteadormecido»António Fusa explicou que conheceu Francisco Soa-res em 2016 e, nessa altu-ra, criou-se um «vínculo de amizade».

«Conheci o Palmeiras FC e, como sou adepto do Palmeiras do Brasil, tive sempre o sonho de ajudar e, sobretudo, con-tribuir para que este "gi-gante" que está hiberna-do acorde. O Palmeiras de Braga é um gigante ador-mecido», destacou.

«A ideia passa por um intercâmbio Portugal-Bra-

sil. Teremos uma mescla de trei-

nadores brasi-leiros e por-t u g u e s e s . Pretende-mos alterar a metodo-logia de tra-

balho. Eu já entendo a me-

todologia, mas os treinadores brasilei-

ros não entendem muito, porque o campeonato é diferente e metodologias são diferentes. Aqui traba-lha-se muita a força e in-tensidade. Eu já faço esse trabalho no meu centro de treinos, no Brasil, por-que um jogador se não for intenso não joga. A ideia é trabalhar isso, numa mes-

Pe

dro

Vie

ira

da

Silv

a

Pe

dro

Vie

ira

da

Silv

a

cla de cultura entre Por-tugal e o Brasil», vincou.

Nos próximos dias se-rão anunciados os nomes dos técnicos que vão co-mandar a equipa principal e os juniores e, também, alguns jogadores.

«Serão atletas de quali-dade. Um deles até já jo-

gou na equipa principal do Palmeiras do Brasil. Será este e outros atletas, mui-tos que jogaram nos esca-lões de formação do Pal-meiras, que vão "puxar" pelos demais. A ideia pas-sa, também, por projetá--los e, claro, ao Palmeiras FC», finalizou.

António Carlos Fusa é o novo homem-forte do futebol

campeão da copa bandeirante pelo Nacional

Brasileiro Lucas Coutinho confirmadona recém-criada equipa de juniores

Em 2018/2019, o Palmeiras FC vai ter uma equipa de ju-niores, que também será treinada por um técnico brasilei-ro. Ao Estádio Horácio Azevedo Campos vão chegar «seis ou sete» brasileiros. Um deles é Lucas Coutinho, que ven-ceu, recentemente, a Copa Bandeirante ao serviço dos bra-sileiros do Atlético Clube Nacional.

O defesa/médio, de 17 anos, representou, ainda, Clu-be Atlético Juventus, Guaratinguetá Futebol, Desporti-vo Palmeiras, Sociedade Esportiva Palmeiras e Audax Esporte Clube SP.

Reforço dos juniores numa foto com Wagner Love (direita)

Pe

dro

Vie

ira

da

Silv

a

a explicação de francisco soares

«Trabalho fantástico de Nuno Borges»mas clube «seguiu outro caminho»

Nuno Borges não vai continuar ao serviço do Palmeiras FC. «Fez um excelente trabalho. Estamos gratos a ele e ao Adalto, mas queremos implementar uma nova ideologia e para isso precisamos de treinadores brasileiros. Não es-tá em causa a competência nem a qualidade dele», expli-cou António Fusa, que interrompeu a resposta que esta-va a ser dada pelo presidente do clube, Francisco Soares

«Agradeço tudo o que fez pelo Palmeiras FC, mas va-mos seguir outro caminho. O novo gestor do futebol, que tem vários parceiros e investidores com ele, deci-diu assim, e estamos cá para o ajudar. Ele está ainda a "apalpar" terreno e nós, que temos mais experiência, vamos ajudá-lo. Teve sucesso no Brasil, mas o sonho dele sempre foi a Europa. E nós somos felizardos por-que nos escolheu», finalizou o líder do Palmeiras FC.

Page 19: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

Amor e humor

Portugal continental tem 943 km de costa e cen-tenas de praias. Braga está a trinta e poucos qui-lómetros da praia mais próxima mas nem o fac-to de não termos areia e mar por Bracara Augusta

impediu o Sporting Clube de Braga de, pelo segundo ano consecutivo, sagrar-se campeão europeu de futebol de praia masculino ao derrotar os russos do BSC Kris-tal nas grandes penalidades, depois de um 3-3 no tem-po regulamentar e de um prolongamento sem golos.

Mauricinho, que na época passada carregava ao pei-to o emblema arsenalista, apostava este ano em dar o título aos russos e, até trinta segundos do final da parti-da, quase que conseguiu. Dois dos seus golos, festejados de forma demasiado esfusiante para quem ainda a tem-porada passada tinha envergado a camisola do adversá-rio, tinham colocado a sua equipa na frente mas, Felipe Silva, na marcação de uma grande penalidade empatou a partida. E foi nas grandes penalidades que Maurici-nho voltou a ser decisivo mas desta vez porque falhou. O melhor jogador da competição teve de engolir em seco.

E se a conquista na areia foi bonita, apesar da comu-nicação social nacional quase não ter dado por ela, não sei se por não apreciarem a modalidade ou se por an-darem entretidos com a desgraça que grassa sem graça nenhuma num certo clube português, uma outra con-quista para o emblema bracarense encheu-me a alma. Faz hoje uma semana que o Sporting de Braga venceu, em basquetebol, a Academia do Lumiar por 73-70 em jogo correspondente à final do V Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, sagrando-se campeão nacional. As prin-cipais figuras do jogo da equipa bracarense foram o fu-turo médico Rafael Viana e o futuro engenheiro Luís Araújo que juntos somaram trinta e um pontos. Estes dois atletas são o espelho de uma equipa de jovens que provaram de uma forma notável que não são promessas mas certezas absolutamente inequívocas de um clube e de um país. Frente a frente com alguns dos mais expe-rientes jogadores de basquetebol do panorama nacio-nal, mostraram de que raça é feito um guerreiro do Mi-nho. Os meninos de Braga souberam fazer do seu amor à modalidade o caminho para a vitória mostrando que com pouco foram capazes de fazer muito.

E de um registo de amor, passemos a um registo de humor. Um jornal italiano deu conta da possibilidade de Jorge Jesus suceder a Zidane no comando técnico do Real Madrid. Imaginei-o logo a fazer declarações para o jornal a Marca num português espanholado garantindo que foi ele que ensinou Ronaldo a marcar grandes pe-nalidades. Mas não, Jesus vai mesmo pregar em jotajotês por terras muçulmanas. Esperemos só que as senhoras de burka não lhe lembrem os encapuzados de Alcochete.

E se Jesus no Real Madrid tinha piada, Sá Pinto a treinador do Sporting ainda tinha mais piada. É notó-ria a preocupação da ainda direção do clube, em apos-tar em homens de fibra, em homens que já provaram mais do que uma vez que, apesar de serem do futebol, sabem fazer um uso extraordinário das suas mãos. O problema é que as mãos de Sá Pinto não têm pruridos e com ele será sempre preciso seguir a velha máxima: um olho no peixe e outro no gato… Rui Águas, Artur Jorge e Liedson que o digam.

OPINIÃO | ANA PEREIRA

Um jovem bracarense

Dalot no Manchester UnitedO Manchester United contratou o defesa direito por-tuguês Diogo Dalot ao FC Porto por 22 milhões de eu-ros, até junho de 2023, com mais uma época futebolís-tica de opção, anunciaram ontem os clubes.

A SAD ‘azul e branca’ confirmou o «acordo com o Manchester United para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profis-sional de futebol Diogo Dalot pelo valor de 22 milhões de euros», em comunicado enviado à CMVM.

Entre 25 de junho e 14 de julho

Torneio de futsal em EsporõesO Grupo Desportivo e Recreativo de Esporões orga-niza, pelo nono ano consecutivo, um torneio de fut-sal com os jogos a decorrerem no polidesportivo des-ta freguesia bracarense.

O torneio, que contará com 16 equipas, inicia-se no dia 25 de junho e termina no dia 14 de julho. As inscri-ções encontram-se abertas podendo todos os esclare-cimentos serem feitos em (www.facebook.com/gdres-poroes) ou então por e-mail ([email protected]).

Luís Filipe Silva

oGabinete Integra-do de Serviços em Saúde Mental das Irmãs Hospitaleiras

(GIS) vai organizar ama-nhã um torneio de futsal denominado "Vamos pôr o estigma fora de jogo", que vai decorrer no Pa-vilhão Gimnodesportivo de Lamaçães, das 10h00 às 17h30.

Este evento, que conta também com a colabo-ração da Câmara Muni-cipal de Braga no âmbi-to da Cidade Europeia do Desporto 2018, vai con-tar com as participações de cinco instituições, são elas o GIS (Casa de Saú-de do Bom Jesus), Casa de Saúde de S. João de Deus (Barcelos); Associação “O Salto” (Braga), Cáritas e Cruz Vermelha, Delega-ção de Braga.

Ao todo vão compe-

tir entre 70 a 80 atletas entre utentes, familia-res e colaboradores das instituições.

«Quando nos foi pro-posto fazermos este tor-neio, ficamos muito sa-tisfeitos porque foi uma forma de dar voz a esta luta que nós temos, que é a luta contra o estigma e mostrar que as pes-soas com diagnóstico de doença mental são pes-soas com imensas capa-cidades e competências e com interesses e gos-tos como qualquer outra pessoa na sociedade», dis-se Catarina Iglésias, coor-denadora do GIS.

A modalidade de futsal foi introduzida no GIS há cerca de um ano e, segun-do Catarina Iglésias, «tem tido um interesse crescen-te entre os utentes».

«Temos tido o apoio da Câmara Municipal na ce-dência de campos para os

Braga, Sameiro Araújo, destacou este evento por «dar brilho ao programa da Cidade Europeia do Desporto 2018».

«Braga é cada vez mais uma cidade inclusiva. Mais voltada para a prá-tica desportiva para todos. É um ano importante para Braga porque somos Ci-dade Europeia do Despor-to. Temos realizado vários eventos para vários tipos de deficiência. Agora este evento para pessoas com doença mental diz bem da importância que cada vez mais o desporto está a assumir nos diferentes ti-pos de população», disse.

Adão Ferreira é o capitão da equipa do GISPresente ontem na con-ferência de imprensa de apresentação do torneio esteve Adão Ferreira, que vai capitanear a equipa do GIS e mostrou-se ansio-so para que a competição comece. «Temos jogado bem e tenho gostado mui-to de participar nos trei-nos», disse.

Por seu turno, o Dire-tor da Casa de Saúde do Bom Jesus, Pedro Mene-ses, destacou a importân-cia deste evento para mos-trar «que a saúde mental não tem tabus. Está pre-sente na nossa sociedade e estas iniciativas visam dar visibilidade e mos-trar que todos somos ca-pazes», disse.

prova decorre amanhã no pavilhão de lamaçães e é organizada pelo GIS

Torneio de futsal para combater estigma na saúde mental

treinos. Temos a sorte de ter dois treinadores que se disponibilizam para trei-nar os nossos utentes uma vez por semana ou duas, conforme as necessida-des», disse.

Alan é o padrinhoO antigo futebolista do Sporting Clube de Bra-ga, Alan, é o padrinho da competição e mostrou-se muito satisfeito por ter si-do convidado. «Foi de co-ração que aceitei o convi-te para este torneio, pois toda a gente tem que pra-ticar desporto. Faz bem à mente e a tudo. Espe-ro que cada vez apare-çam mais iniciativas des-tas», disse.

Sameiro Araújo: «Este evento dá brilho aos nossos programas»A vereadora do Desporto da Câmara Municipal de

Mesa que ontem apresentou o evento

DM

Page 20: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

20 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

hoje, no estádio da luz

Jovens monçanensesno Portugal-ArgéliaA convite da Federação Portuguesa de Futebol, quatro dezenas de jovens atletas do Desportivo de Monção, Raianos e UD Moreira assistem hoje, no Estádio da Luz, ao Portugal-Argélia, jogo de preparação para o mundial de futebol da Rússia.Nesta deslocação, apoiada pela autarquia com disponibilização de transporte, os jovens pra-ticantes de futebol são acompanhados por di-rigentes dos respetivos clubes. O vereador das Obras Públicas e Urbanismo, Duarte Amoedo, representará a autarquia.

Sábado

GD Prado promove“dia do guarda-redes”O GD Prado promove, sábado, a partir das 9h30, o “dia do guarda-redes”, iniciativa que vai decor-rer no Campo do Faial, e em que serão ministra-das aulas teóricas e práticas, exercícios diversos e outras atividades relacionadas com a posição de guarda-redes. O “dia do guarda-redes” tem um custo de 30 euros para os interessados, valor em que se inclui almoço e oferta de um par de luvas. As inscrições podem ser feitas em [email protected], ou pelo tel. 927020222. Con-firmada, segundo a organização, está a presença de Carlos Gomes, atual treinador de guarda-re-des do Rio Ave, e de Daniel Fernandes, guarda--redes internacional A por Portugal e que esteve presente no Mundial da África do Sul.

futebol jovem

Guerreiros venceramtorneio de VieiraOs Guerreiros do Futuro (SCB) foram os ven-cedores do torneio de futebol jovem organiza-do pelo Vieira SC. Contou com a participação das equipas do Vieira SC, Dragon Force Avele-da, Soccer Academy, Academia Sporting/Braga, Guerreiros do Futuro-SC Braga, Bragalona, Este FC, Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção.Em campo estiveram 80 petizes e 96 traquinas, bem como 22 treinadores. Os Guerreiros do Futuro foram primeiros, seguidos de Vieira SC, Monção, Este, Academia Sporting, Dragon For-ce, Atlético dos Arcos e Soccer Academy.

pedro vieira da Silva

Marco Aurélio vai continuar no co-mando técnico do Desportivo de São

Cosme. A saída do trei-nador esteve iminente – assim como de muitos jogadores – mas as diver-gências com o novo pre-sidente do clube, Filipe Russa, foram completa-mente ultrapassadas.

Os sócios do Desporti-vo de São Cosme, emble-ma que disputou a I Divi-são (série C) da AF Braga, reuniram-se, no passa-do dia 19 de maio, tendo votado a eleição dos no-vos corpos gerentes para 2018/19. Filipe Russa foi, então, eleito novo presi-dente do clube.

Dias turbulentos Seguiram-se alguns dias "turbulentos", tendo, en-tretanto, sido anunciada a saída do técnico Mar-co Aurélio.

«Após ficarem a co-nhecer o projeto e o ob-

jetivo traçado para a pró-xima época desportiva 2018/2019 da nova dire-ção, a equipa técnica e to-do o plantel sénior assim como o fisioterapeuta Ho-rácio Ferreira rescindem a sua ligação com o clube Desportivo São Cosme», anunciou o clube.

Entretanto, Marco Au-rélio reuniu-se, por diver-sas vezes, com Filipe Rus-

divergências com o novo presidente foram ultrapassadas

Técnico Marco Aurélio renova com o Desportivo de São Cosme

sa, tendo, ontem, as partes acertado a renovação do contrato do técnico e res-tante equipa.

«Informo todos os só-cios e simpatizantes do Desportivo de São Cos-me que, após o mal-en-tendido na primeira reu-nião com a nova direção e depois de voltar a reu-nir e ouvir atentamente o ambicioso projeto que

esta direcção tem, decidi abraçar este projeto para a época 2018/19», revelou Marco Aurélio, numa pu-blicação na sua página do facebook.

«A partir deste momen-to estamos a trabalhar em sintonia com a direção e iremos proceder a renova-ções e, claro, contratações que venham a acrescen-tar ainda mais qualidade ao nosso plantel», juntou Marco Aurélio.

Marco Aurélio, que desempenhava o car-go de diretor desportivo no início da época pas-sada, e que treinou, em 2016/2017, os juniores, rendeu Julinho em no-vembro de 2017, prepa-ra-se, agora, para come-çar uma temporada desde início.

Subir à Divisão de Honra é o principal ob-jetivo do São Cosme que, a certa altura da época que agora finda, andou perto dos lugares de su-bida, tendo perdido "gás" nas últimas jornadas.

DR

Filipe Russa é o novo presidente do São Cosme

E m conversa com o Diário do Mi-nho, Marco Auré-lio explicou que a

sua equipa técnica se-rá alvo de uma pequena "revolução".

António Carvalho e Vítor Fonseca, que in-tegravam a equipa téc-nica mas que eram, ao mesmo tempo, jogado-res, deixam de coadju-var Marco Aurélio, de-dicando-se, por inteiro, ao "papel" de jogadores.

Luís Ângelo Oliveira, advogado de profissão e que faz parte da Assem-

António carvalho e vítor fonseca serão "apenas" jogadores

Luís Ângelo reforça equipa técnicableia Municipal de Fa-malicão (é primeiro se-cretário), na época que agora finda, fazia parte da equipa de veteranos do GD Joane.

Luís Ângelo, que jogou com o agora técnico do Desportivo de São Cosme precisamente nas cama-das jovens da turma joa-nense, é uma «aposta pes-soal» de Marco Aurélio.

O técnico do emble-ma famalicense espera que a direção presidida por Filipe Russa acerte a renovação do contra-to com grande parte dos

elementos do plantel e, claro, espera receber três//quatro jogadores que se-

jam mais-valias e permi-tam ao São Cosme lutar pela promoção à Honra.

Marco Aurélio, ao centro, continua como treinador

DR

DR

Page 21: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

Os atletas bracarenses, Mariana Machado e Pedro Vilas Boas, es-tiveram em destaque

na passada semana, ao al-cançarem mínimos para o

Campeonato do Mundo de Juniores e para o Cam-peonato da Europa de Ju-venis respetivamente.

Mariana Machado ob-teve um novo recorde re-

Sporting de Braga: atletismo

Mariana Machado e Vilas Boascom mínimos para o Mundial

gional e marca de quali-ficação para o referido Campeonato do mundo de Juniores, na prova de 800m, com o tempo de 2.06.97 que irá decorrer

na Finlândia.Por sua vez, Pedro Vi-

las Boas, no decorrer da 1.ª Noite Atlética que se disputou no Estádio 1.º de Maio, qualificou-se na prova de 800 metros, com a marca de 1.53,68 para o Campeonato da Europa de Juvenis que se realiza-rá na Hungria.

Destaque ainda para o Guerreiro do Minho João Peixoto, que se sa-grou vencedor da prova de 800m no Troféu Ibé-rico em Abrantes.

Por último no campeo-nato de Juniores do Norte disputado no Complexo Desportivo de Lousada, os atletas Beatriz Santos no triplo salto, Loanne Pinto nos 200m e 400m e Mar-ta Vinhas no lançamento do peso, evidenciaram-se ao sagrarem-se campeões da Zona Norte.

Mariana Machado e Pedro Vilas Boas

ETPNP vai criar competição de futebol

Rali aumentou estadia nos hotéisA contabilidade ainda vai a meio mas o pre-sidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ETP-NP) informou que o Ra-li de Portugal esgotou hotéis no Porto e Gaia e que a ocupação nos restantes nove conce-lhos por onde passou o rali andou nos 85%.

Em declarações à margem da apresentação da Esposende Cup, Melchior Moreira frisou que o Rali é o maior evento do país e que este ano houve novo aumento de público. «Os resultados têm sido excecionais. Um pequeno estudo com as universidades do Minho e Algarve, ainda sem contabilizar Fafe, tivemos um crescimento de pú-blico de 4,2%», revelou o presidente da ETPNP.

Melchior Moreira disse que aposta será con-tinuar em grandes eventos e que no campo de futebol haverá uma nova prova.

«Vamos apurar o campeão na ETPNP. Uma pro-va com todas as associações de futebol da região norte de Portugal que será para escalões sem com-petição nacional, desde sub-10 a sub-13», anunciou.

Futsal no fim de semana

Supertaça AF Vianae torneio no Centro Cultural

O Centro Cultural de Viana do Castelo é palco, nos dias 9 e 10 de junho, do 3.º

torneio internacional de futsal feminino – Cidade de Viana do Castelo, aco-lhendo ainda a Supertaça de futsal feminino e mas-culino da Associação de Futebol de Viana do Cas-telo, em eventos de entra-da livre organizados pelo Santa Luzia FC e Câmara de Viana do Castelo.

No sábado, pelas 15h00, o Santa Luzia FC, de Via-na do Castelo, defronta o KTP Niewu Roden, da Holanda, vencedor de Ta-ça da Holanda época na 2017/2018.

Pelas 16h30, o WFC Tesla, 3.º classificado no campeonato e vencedor da Taça da Ucrânia na úl-tima época, enfrenta o CFS Majadahonda, de Es-

panha, clube da 1.ª divisão espanhola e 8.º classifica-do na época 2017/18.

Às 18h30, o Centro Cul-tural recebe a Supertaça de sutsal feminino. No

sábado à noite (21h00), o WFC Tesla enfrenta o KTP Niewu Roden e, a fechar (22h30), o clube da casa, Santa Luzia FC, mede for-ças com o rival espanhol.

No domingo acontece a terceira jornada, com o CFS Majadahonda a enfrentar a enfrentar o KTP Niewu Roden, pe-las 15h00, e o WFC Tesla a jogar com o Santa Luzia FC às 16h30. Às 18h30, é a vez de se jogar a Superta-ça de futsal masculino da AF Viana.

Na manhã de domin-go o Centro Cultural aco-lhe o Torneio de Acade-mias e Escolas de Futsal e Futebol.

Vereador da Câmara de Viana apresentou o torneio

Melchior Moreira

DR

DR

DR

DR

Page 22: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Susana Costa, da Ca-sa do Povo de Alvito (Barcelos) sagrou-se, no fim de semana,

campeã nacional de té-nis de mesa.

A competição disputou--se em Lamego e, no pri-meiro dia, Susana Costa, 10 anos, natural de Gale-gos Santa Maria, e aluna do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, sagrou-se campeã nacio-nal pares mistos. A dupla Susana Costa (CP Alvito)//Tiago Abiodun (Sporting) venceu na final Júlia Leal (Juncal)/Tiago Olhero (Ar-rabães) por 3-0, (7, 9, 7).

No domingo, Susana Costa alcançou mais dois títulos. Na prova de pa-res femininos, com Júlia Leal ( Juncal) sagrou-se vi-ce-campeã nacional pa-res femininos tendo sido derrotadas na final pela dupla da Ala Gondomar

Margarida Barbosa/Bea-triz Almeida, por 3-2 (-7, 3,-6, 8, 9).

Nesta mesma competi-ção, Rita Vale (CP Alvito)//Marta Silva (Gondom-mar) alcançaram a me-dalha de bronze em pares femininos, tendo perdido na meia-final frente à du-

Casa do Povo de Alvito: ténis de mesa

Susana Costa campeã nacionalem singulares e pares mistos

pla da Ala Gondomar Mar-garida Barbosa/Beatriz Al-meida, por 3-1 (7, -7, 5, 9).

Na tarde de domingo, na prova de singulares iniciados femininos, Su-sana Costa defrontou na meia final a jogadora da Ala Gondomar, Margarida Barbosa, tendo vencido a

mesma por 3-1 (-11,8,11,4), numa partida marcada pe-lo fair play da jovem Su-sana em dois pontos não identificados pela dupla de arbitragem e que me-receu o reconhecimento por parte do juiz árbitro com a atribuição do car-tão branco.

A etapa final da com-petição individual opôs Susana Costa a Francisca Amaro, tendo a jovem bar-celense vencido por 3-1 (-11, 8, 17, 2), sagrando-se cam-peã nacional em singulares iniciados femininos.

Participaram também nos campeonatos, Sofia Bettencourt, eliminada nos oitavos de final; Rita Vale, (medalha de bronze pares femininos), eliminada nos oitavos de singulares; João Bettencourt (eliminado nos 1/16); e Eva Marques, afastada na 1.ª eliminató-ria após a fase de grupos.

Susana Costa e Tiago Abiodun, campeões de pares mistos

surf adaptado

Viana recebe encontro internacionalO Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo vai ser palco, entre os próximos dias 10 e 13, do primeiro encontro de surf adaptado organizado na Europa e acolhido, pela primeira vez, por Portugal. No evento, que vai contar com a participação de quatro seleções europeias, serão escolhidos os atletas que irão representar Portu-gal na seleção nacional de Surf Adaptado 2018.

Cerca de 25 atletas de Espanha, França e Itá-lia vão competir com a equipa lusa, testando as capacidades para o campeonato europeu que se realiza em setembro, em Lacanau, no sudoes-te de França. Além da prova e mostra das técni-cas e qualidades dos atletas, o encontro incluirá ainda aulas de surf adaptado e 'workshops' so-bre nutrição e surf nos paralímpicos.

O Centro de Alto Rendimento está situado na praia do Cabedelo, em Viana, e dispõe de pran-chas próprias para a prática de surf adaptado.

Monção

Torneio internacionaljuntou 500 karatecasO 5.º torneio internacional de Monção, disputa-do no passado sábado, no pavilhão municipal, juntou cerca de 500 karatecas.

António Barbosa, presidente da Câmara de Monção, e o vice-presidente, João Oliveira, mar-caram presença neste torneio, que contou tam-bém com a presença de Paulo Rocha, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Monção.

O apoio a este evento foi dado pela Federa-ção Portuguesa de Karaté que se fez representar pelo presidente da Direção, Carlos Silva. Tam-bém Espanha se fez representar pelo seleciona-dor nacional e vários atletas que estarão presen-tes nos próximos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

Homenagem a atletas do CK MaiaO Deu-la-Deu Clube Karaté de Monção home-nageou os atletas do Clube Karaté da Maia, parti-cipantes no torneio. Nos dias 25, 26 e 27 de maio decorreu em Sófia, Bulgária, o campeonato in-ternacional de karaté 1 – Youth League (Liga da Juventude) que contou com a participação de 21 atletas portugueses, que conquistaram duas me-dalhas de prata, por intermédio de Pedro Car-valho e Telma Franco (CK Maia). A organização aproveitou a ocasião para prestar uma homena-gem a estes atletas e ao próprio clube que é um padrinho do clube monçanense.

Rui Teixeira (Bike House) venceu em elites o 2.º BTT DHI freguesia de Gonça,

segunda etapa do Cam-peonato do Minho de BTT, disputada nesta fre-guesia de Guimarães.

Saíram ainda vencedo-res Pedro Fernandes ( ju-niores), João Batista (cade-tes), Pedro Bessa (master 30), Maurício Conceição (master 40), Antero Oli-veira (master 50), André Santos (promoção) e a Bi-ke House DH (equipas).

Rui Teixeira obteve o melhor tempo em eli-tes na descida de Gonça, deixando Carlos Martins (Torcatense) e André Silva (Mibilbanho) na segunda e terceira posições do pó-

BTT em Guimarães

Rui Teixeira venceu em Gonça

Um dos pódios da competição

dio. Em juniores o vence-dor foi Pedro Fernandes (Torcatense), terminan-do Pedro Pereira (Mibil-banho) em segundo e Jo-sé Silva ( Jorge Antunes) em terceiro.

O pódio de cadetes foi preenchido por João Baptista (Mibilbanho), Rui Freitas ( Jorge Antu-nes) e Martim Gonçalves (Mibilbanho).

No escalão de master 30, Pedro Miguel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais veloz em Gon-ça, superiorizando-se a Jorge Afonseca ( Jorge An-tunes) e a Rui Silva (Mibil-banho), segundo e tercei-ro classificados.

Maurício Conceição (Maiatos) venceu em mas-

ter 40, tendo Nuno Almei-da (Mibilbanho) alcança-do o segundo lugar e João Monteiro (Torcatense) o terceiro.

Em master 50, o triunfo foi de Antero Oliveira (Mi-bilbanho) que deixou Au-

gusto Pedrosa ( Jorge An-tunes) na segunda posição.

André Santos sagrou-se o melhor piloto da pro-moção na descida da pis-ta de Gonça. A formação Mibilbanho foi a equipa vencedora.

DR

AC

M

DR

Page 23: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

06h30 Bom dia Portugal (+ mundo automóvel); 10h00 3 às 10 (+ manchetes e desporto); 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 12h50 Fronteiras XXI; 14h15 Ciclismo: 70º Critérium du Dauphiné (direto); 15h50 Zoom África; 16h00 3 às 16; 17h00 3 às 17; 18h00 18/20 (+ economia e desporto); 19h00 Especial 3 (pré-match Portugal x Argélia); 20h10 3 às 20; 20h45 As horas extraordinárias; 21h00 360º; 23h00 3 às 23; 23h05 Grande área; 00h00 24 Horas; 01h00 Manchetes 3; 01h30 As horas extraordinárias; 01h40 Magazine FIFA 2018; 02h15 TecNet

06h00 Edição da manhã; 09h45 Terra emergente; 10h00 Jornal das 10; 10h55 Heróis PME; 11h00 Jornal síntese; 11h15 Opinião pública; 12h00 Jornal do meio-dia (+ desporto); 13h00 Jornal síntese; 13h30 Volante; 13h45 Jornal das 2; 14h25 Edição da tarde; 18h55 Jornal das 7; 21h00 Edição da noite; 23h00 Quadratura do círculo; 00h00 Jornal da meia-noite; 01h00 Primeira página; 01h30 Cartaz; 01h35 Heróis PME; 01h40 Quadratura do círculo

06h30 Diário da manhã; 10h00 No� cias; 11h00 No� cias; 11h30 SOS 24; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h20 SOS 24; 15h00 No� cias; 16h00 No� cias; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 18h15 Mais transferências; 18h55 No� cias; 20h00 Especial informação: NOS Primavera Sound; 21h40 21ª Hora; 23h00 Mais transferências; 23h25 Prova dos 9; 00h00 25ª Hora; 01h00 2ª Hora; 01h30 Conta-me como és; 02h15 Prova dos 9

06h00 Futebol Praia/Euro Winners Cup: meias-fi nais e fi nais masulina e feminina; 12h25 NBA: Cleveland x Golden State; 14h40 Premier League: resumo e melhores golos da época; 16h30 Liga Espanhola: melhor marcador; 17h00 Jogo de preparação: Bélgica x Egito; 19h00 Atle� smo/Diamond League: Oslo (direto); 21h00 NBA: Cleveland x Golden State; 23h10 Bundesliga (resumo); 00h05 Combate Nacional: DFC 17 Sines; 01h00 NHL/Stanley Cup: Vegas x Washington (direto)

06h00 Liga Italiana/Clássicos 17-18: Juventus x Inter Milão, Juventus x AS Roma, Nápoles x Lázio, Torino x Juventus, AS Roma x AC Milan, Lázio x Juventus, Nápoles x AS Roma, Inter x Nápoles, Juventus x AC Milan, Lázio x AS Roma, Juventus x Nápoles, Inter Milão x Juventus e Roma x Juventus

05h00 A Branca de Neve e o caçador; 07h05 Correio de risco 3; 09h00 Duelo de castas; 10h40 Ressaca de saltos altos; 12h15 Um ano muito violento; 14h20 Uma senhora herança; 16h10 Aqui e agora; 17h50 Criaturas maravilhosas; 19h55 Em fuga; 21h30 Um segredo do passado; 23h25 Acerto de contas; 01h00 Caso 39; 02h50 Enfermeira diabólica

05h00 Castle; 08h30 Inesquecível; 13h05 Inves� gação criminal; 15h30 Cem anos de perdão; 17h10 Mentes criminosas; 18h50 Chicago fi re; 21h20 Inves� gação criminal; 23h10 Einstein; 00h05 O tesouro: livro dos segredos; 02h10 Inves� gação criminal; 03h00 Einstein

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Bom dia Portugal 10h00 A praça 12h15 As receitas lá de casa 13h00 Jornal da tarde 14h15 O sábio 15h00 Agora nós 17h30 Portugal em direto 18h45 Fatura da sorte 19h00 Telejornal 20h15 Futebol: Portugal x Argélia (direto) 22h30 5 para a meia-noite 00h10 The daily show: global edition 00h45 Magazine RTP Arena eSports 01h15 O sábio

07h00 Zig zag 10h30 Desalinhado/A mentira da verdade 11h00 Euronews 11h35 No trilho dos naturalistas 12h35 Biosfera 13h05 Maximiliano: poder e amor 14h00 Sociedade civil: inteligência artificial 15h05 A fé dos homens 15h35 Instinto selvagem 16h35 Medicinas do mundo 17h00 Zig zag 21h00 A mentira da verdade 21h30 Jornal 2 22h15 Álbum 23h15 Portugal que dança 00h15 No game, no life 00h45 Universidade Aberta

06h00 Edição da manhã 09h30 Queridas manhãs 13h00 Primeiro jornal 14h45 Mar salgado 16h15 Sol de inverno 18h15 Dr. Saúde 19h15 Linha aberta 20h00 Jornal da noite 21h30 A caminho da Rússia 21h45 Paixão 22h45 Vidas opostas 23h45 O outro lado do paraíso 00h45 Investigação criminal

06h30 Diário da manhã 10h10 Você na TV! 13h00 Jornal da uma 14h20 Secret story 15h00 Sedução 15h45 Espírito indomável 16h30 A tarde é sua 19h12 Apanha se puderes 20h00 Jornal das 8 21h45 A herdeira 22h45 Jogo duplo 00h00 Secret story 01h25 Autores

FUTEBOL JOGO DE PREPARAÇÃO

PORTUGAL X ARGÉLIA RTP1, 20h15

TELEVISÃO

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&

CINEMACINEMAX - BRAGASHOPPING

Sala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 21h40**

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 2 – OS EMPATAS – 2D (M/14)Sessão: 21h55**

Sala 4 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

Sala 5 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h30* – 15h00**

Sala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 17h30** – 21h40**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – VO (M/12)Sessões: 15h20 – 18h00 – 21h20 – 23h50*

Sala 2 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP (M/6)Sessões: 15h10 – 17h10 – 19h10

Sala 2 – DEADPOOL 2 – VO (M/14)Sessões: 21h30 – 23h59*

Sala 3 – SOU SEXY, EU SEI! – VO (M/12)Sessões: 15h30 – 17h40 – 21h35 – 23h55*

*6ª e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – HAN SOLO: STAR WARS (M/12)Sessões: 14h10 – 17h30 – 20h40 – 23h50

Sala 2 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 13h20** – 16h00** – 18h30*** – 21h10**** – 23h40**** – 00h05*****

Sala 3 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 14h00 – 17h20 – 21h20 – 00h25

Sala 4 – SOU SEXY, EU SEI! (M/12)Sessões: 13h10 – 15h40 – 21h30 – 00h10

Sala 4 – TERMINAL (M/14)Sessão: 18h20

Sala 5 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 13h30 – 16h40 – 21h00 – 00h05

Sala 5 – COPÉLIA (M/6)Sessão: 16h00******

Sala 5 – SWAN LAKE (M/6)Sessão: 19h15*****

Sala 6 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 – 21h40 – 00h35

Sala 7 – PRESA BRANCA – dob. (M/6)Sessões: 11h00* – 13h15 – 15h30 – 17h50

Sala 7 – UM LUGAR SILENCIOSO (M/16)Sessões: 21h50 – 00h15

Sala 8 – TAD E O SEGREDO DO REI MIDAS – dob. (M/6)Sessão: 11h20*

Sala 8 – TULLY (M/12)Sessões: 13h50 – 16h20 – 21h25 – 00h00

Sala 8 – CABARET MAXIME (M/16)Sessão: 18h50

Sala 9 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – dob. (M/6)Sessões: 11h10* – 13h40 – 16h10 – 18h35

Sala 9 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO (M/12)Sessões: 20h50 – 00h20

*Sábado e domingo **Exceto domingo ***Exceto domingo e terça-feira ****Exceto terça-feira *****Terça-feira ******Domingo

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 15h40 – 18h00 (3D) – 21h00 – 23h40*

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 14h10 – 16h40 – 19h10 – 21h40 – 00h10*

Sala 3 – PRESA BRANCA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50

Sala 3 – OS INVISÍVEIS – 2D (M/12)Sessões: 21h50 – 00h05*

Sala 4 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 13h20 – 15h20 – 17h20 – 19h20

Sala 4 – CABARET MAXIME – 2D (M/16)Sessões: 21h20 – 23h30*

Sala 5 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 14h20 – 16h20

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 18h20 – 21h10 – 23h55*

Sala 6 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h30 – 16h10 – 18h50 (3D) – 21h30 – 00h10*

Sala 7 – TULLY – 2D (M/12)Sessões: 15h10 – 17h20 – 19h30 – 21h40 – 23h50*

Sala 7 – RUDOLFO: O GATINHO PRETO – 2D – VP (M/3)Sessão: 13h10

Sala 8 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h30

Sala 8 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 16h50 – 19h10 – 21h30 – 23h50*

Sala 9 – O SEGREDO DOS KENNEDY – 2D (M/12)Sessões: 14h40 – 17h00 – 21h40 – 00h00*

Sala 9 – QUANDO O AMOR CHEGA – 2D (M/12)Sessão: 19h30

Sala 10 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 14h00 – 16h40 – 19h20 – 22h00

Sala 11 – WORKSHOP – 2D (M/12)Sessão: 13h10

Sala 11 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h50

Salas 11/12 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 18h00 – 21h10 /23h45*

Sala 12 – SHERLOCK GNOMES – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h40

Sala 12 – QUERIDO DITADOR – 2D (M/12)Sessão: 15h40

Sala 12 – TERMINAL – 2D (M/14)Sessões: 17h50 – 19h50 – 21h50

*6ª, sáb. e vésp. feriado

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músicas da Sim; 05h00 Sim é Manhã, Carlos Lopes; 08h00 Olha que Dois, Carlos Cou� nho e Mariana Marques Vidal; 12h00 Assim ou Assado, Felicidade Ramos; 14h00 Giras e Discos, Helena Almeida e Inês Carneiro; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito, José Manuel Monteiro; 22h00 Casa de Fados, José da Câmara

00h00 Vidro Azul, Ricardo Mariano; 02h00 Music Hal; 08h00 Abel Duarte; 10h50 Elisabete Apresentação; 14h00 Sérgio Xavier; 16h00 Sara Pereira; 19h00 Português Suave, Pedro Andrade; 20h00 UM I&D, Inês Marinho; 21h00 Livros com RUM, António Ferreira e Sérgio Xavier; 22h00 Só Jazz, José Carlos Santos

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

Page 24: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

24 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

QUINTA�FEIRA DA SEMANA IXVerde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

2 Tim 2, 8-15;Sal 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 Mc 12, 28b-34

Horizontais: 1- Gargalhada trocista. 2- Vara de videira que se deixa com poucos olhos para rebentar com mais força. 3- Ave insetívora também denominada felosa-do-mato; Equador (abrev.). 4- Que exerce domínio. 5- Amarrar com nó; Calção muito curto e justo. 6- Muito bonita; Tonga (abrev.). 7- Apan-har uma tareia (pop.). 8- Capital da Samoa; Pref. de introdução. 9- Pessoa; Animal ou indivíduo utilizado numa experiência. 10- Provocar.

Ver� cais: 1- Colheres. 2- Pôr-se na ...: fugir; Cabo de um utensílio. 3- Mulher que protege amores ilícitos (pop.). 4- Substância (glicósido) obtida por destilação dos caules da hera e aplicada em medicina. 5- Cada um dos artigos de um contrato; Ordem dos Farmacêuticos (sigla); Nome de letra. 6- Sódio (s.q.); Rio afluente do Douro. 7- Acumular(-se); Bromo (s.q.). 8- Obedi-ente; Dignidade capitular que preside a um cabido. 9- Ruínas de antigas povoações romanas ou pré-romanas da Península Ibérica. 10- Sugerir; Atmosfera.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Estagnar. 2- Nem; Refece. 3- Tu; Fanecas. 4- Faceta. 5- Crava; Atra. 6- Hino; Proiz. 7- Anelar; Fé. 8- Ricaça; Sal. 9- Tó; Nicada. 10- Deslealdar. Ver� cais: 1- Entuchar. 2- Seu; Rinite. 3- Tm; Fanecos. 4- Favola. 5- Graça; Acne. 6- Nené; Praia.7- Afetar; CL. 8- Recato; SAD. 9- Cá; Rifada. 10- Desmazelar.

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afi xado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

9 8 24 9 75 6 2 3 9 86 9 1 43 1 2 9

9 8 5 68 4 6 7 2 5

3 4 17 5 4

DIFICULDADE: DIFÍCIL

1 5 64 2 8

6 39 8 3

8 55 7 4

8 95 7 2

2 9 4

SUDOKU

Um indivíduo da classe média para um amigo:– Lá em casa é uma fartura!– Como é que é uma fartura, se tu vives com tantas difi culdades?– Muito simples: eu farto-me de trabalhar, a minha mulher farta-se de me pedir dinheiro, os meu fi lhos fartam-se de me pedir coisas e os vizinhos já se fartaram de me emprestar... Ainda queres mais fartura?

QUEM FALA ASSIM…«O nosso coração não deve limitar-se a um número reduzido de pessoas, mas abrir-se ao mundo inteiro». Santa Rafaela Maria, canonizada pelo Papa Paulo VI a 23 de janeiro de 1977.

VEJA SE SABE…Este ___ o dia do Sagrado Coração de Jesus celebra-se a 8 de junho, na segunda sexta-feira após a solenidade do San� ssimo Corpo e Sangue de Cristo.

FARMÁCIAS

BRAGA: Pinheiro – Rua do Caires, n.º 82

AMARES: Mercado

BARCELOS: Lamela

CABECEIRAS DE BASTO: Mou� nho

CALDAS DE VIZELA: Ferreira

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Monteiro

FAFE: Quinchães

GUIMARÃES: Barbosa

PÓVOA DE LANHOSO: Milénio

VIEIRA DO MINHO: Freitas

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Gavião

VILA VERDE:Santa Casa da Mise-ricórdia

VIANA DO CASTELO: S. Vicente

ARCOS DE VALDEVEZ: Arcuense

CAMINHA: Beirão Rendeiro

MONÇÃO: S. Pedro

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Moderna

PONTE DE LIMA: Cerqueira

VALENÇA: Central

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Brito

PAUSA

R: Ano.

HUMOR7 1 4 8 5 6 9 2 33 8 5 9 4 2 7 1 69 2 6 7 3 1 4 5 88 6 7 4 2 9 1 3 55 4 2 1 7 3 6 8 91 3 9 5 6 8 2 4 74 7 1 6 8 5 3 9 22 9 8 3 1 7 5 6 46 5 3 2 9 4 8 7 1

* Solução do número anterior2 5 6 4 7 1 8 3 91 8 9 5 6 3 7 4 27 4 3 2 9 8 6 5 19 6 1 3 5 4 2 8 75 3 8 7 2 9 4 1 64 7 2 1 8 6 3 9 58 2 7 9 4 5 1 6 36 1 5 8 3 2 9 7 43 9 4 6 1 7 5 2 8

* Solução do número anterior

PALAVRAS CRUZADAS

CALENDÁRIO

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Page 25: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

Ofertas de empregoO Diário do Minho publica, gratuitamente, as oportunidades

de emprego que, semanalmente, lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obt-er mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt /utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possi-bilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego pub-licada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponi-bilização e a sua pub-licação.

Martim – BarcelosPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

Maria Edite Pinheiro GomesSeu marido, fi lhos, noras, genro, netos, bisnetos e demais família cumprem

o doloroso dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade o falecimento de seu ente querido, Sr.ª D. MARIA EDITE PINHEIRO GOMES, de 81 anos, natural de Sequeira, Braga, casada com o Sr. Aires da Costa Sabino.

Comunicam que o corpo da saudosa falecida se encontrará em câma-ra-ardente na igreja paroquial de Martim amanhã, sexta-feira, a partir das 9h30. Pelas 17h30 será celebrada missa de corpo presente e fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local.

Informam que a missa de 7.º dia será celebrada terça-feira, dia 12 de junho, às 19h00, na igreja paroquial de Martim – Barcelos.

Antecipadamente se confessam agradecidos a todos quantos se dignarem a tomar parte nas últimas homenagens à saudosa falecida.

Barcelos, 7 de junho de 2018

A Funerária de Martim, Lda. – Tel. 253 911 285 / 968 010 049 – www.afunerariademartim.pt – www.facebook.com/funerariademartim

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTODE

Hélio Flávio Leal GonçalvesSua família cumpre o doloroso dever de participar, a todas as pes-

soas de suas relações e amizade, o falecimento do seu ente querido, Sr. HÉLIO FLÁVIO LEAL GONÇALVES, de 25 anos de idade, ocorrido em Espanha no passado dia 4 do corrente mês.

O corpo do saudoso falecido encontra-se em câmara-ardente na sua residência, na freguesia da Ponteira e Paradela do Rio – Montalegre.

O seu funeral realiza-se hoje, quinta-feira, com levantamento previsto pelas 18h00 para a igreja paroquial da Ponteira – Montalegre, onde à sua chegada será celebrada missa de corpo presente, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério da mesma freguesia.

Antecipadamente se confessa agradecida a todos quantos se dignem honrar com a sua presença as cerimónias fúnebres do saudoso falecido.

Braga, 7 de junho de 2018Euro Funerária de Gualtar – Tel.: 253 677 670 / 934 440 008 – E-mail: [email protected] – www.eurofuneraria.com

A FAMÍLIAA FAMÍLIA

MISSA DE 30.º DIA DE FALECIMENTODE

António da Costa CorreiaDecorridos que estão 30 dias após o falecimento do Sr. ANTÓNIO DA

COSTA CORREIA, sua família comunica a todas as pessoas de sua relações e amizade que, em sufrágio da sua alma, será celebrada missa amanhã, sexta-feira, dia 8, às 18h30, na igreja paroquial de S. José de S. Lázaro.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a este ato religioso.

Braga, 7 de junho de 2018Serviços fúnebres a cargo de A Funerária de S. Vicente – Tel.: 253 262 302 / E-mail: [email protected]

A FAMÍLIA

Page 26: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

26 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

IPSS-SAÚDE BRAGARecruta:Técnico de FarmáciaRegime de full-time – (35h/semana)Contrato de trabalho a termo (licença parentalidade)Requisitos: Licenciatura em Farmácia

Responder para o anúncio n.º 93 com CA + CV.

EMPRESA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOAvelino da Silva Correia & Filhos, S.A.

Padim da Graça – BragaAdmite• Motoristas c/ carta de condução de pesados• Funcionário/a de armazém• Vendedor/a

Condições: Entrada imediata Idade até 45 anos Boa apresentação

Tel. 919 960 200916 147 929253 602 478

VENDO T3NA ZONA DO PACHANCHO Uma suite, ar condicionado,

lareira c/ recuperador, garagem fechada p/ 1 carro.

185.000 €967 066 522

VENDO ANDARMORADIA FERREIROS

T3 (gaveto com garagem individual).

Preço: 85.000 €Tel. 929 442 592

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

T2/T3 novos ................................. a partir de 165.000 €T3 S. Lázaro remodelado .............................. 75.000 €T3 Maximinos ................................................. 110.000 €T3 Ponte Pedrinha, c/ 3 garagens............... 110.000 €T3 Ferreiros, último piso, terraço 140m2 ... 160.000 €T3 Pachancho ................................................ 185.000 €T4 Lamaçães, novo, gar. 3 carros .............. 245.000 €Moradia T4 banda, Dume ............................. 220.000 €Moradia gav. T3, gar. e armazém, Lomar ... 249.000 €Moradia banda T3 nova, Lamaçães ........... 235.000 €Lote individual, Tenões, 834 m2 .................. 265.000 €Lote p/ pavilhão indust., Braga, 1855 m2 ... 220.000 €Lote industrial Monsul................. a partir de 24.000 €

PRÉDIO NO CENTRONovo, T4, cozinha

equipada, pré-ar cond., aspiração central, varanda,

garagem p/ 2 carros.Tel. 932 846 731

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

ALFA ROMEO GIULETTA 1.6 JTD M 2013 AC, GPS, FCC, DA, ABS, VE, EST PELE, IMPECÁVEL 13.250 €BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 7.950 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL, AC, RCD, PM, DUAL-DA, ABS, VE, FCC, IMP 3.600 €FIAT PANDA 1.1I 4X4 1993 PRÉ-CLÁSSICO, DUPLO TETO, PM, ORIGINAL, IMPECÁVEL 3.750 €FIAT PUNTO HLX 1999 VE, FC, RC, DUAL-DA, 5 PORTAS, JE 1.590 €FORD EXPLORER 4.0I 1997 AC, EP ELTRC, TAE, PM, JE, CX AUT, VE, 4X4, LIV DE REVISÕES 4.250 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LAND ROVER FREELANDER 2.0 DI 1999 AC, 5 PORTAS, JE, AL, DA, FCC, PM, RC, BARRAS, ABS 3.590 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.590 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.600 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

VENDOTERRENO

NOGUEIRACOMERCIAL//INDUSTRIAL

Estrada:Braga – Guimarães

Tel. 968 015 522

António Ferreira Alves

70 anosHá duas formas para viveres a tua vida: Uma é acreditares que não existem milagres: Outra é creres que todas as coisas são um milagre.

FELIZ ANIVERSÁRIOOS AMIGUINHOS

Page 27: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Page 28: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

28 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

Para moradia individual, em Espinho. Com 780 m2 e boa exposiçao solar, junto à igreja do Sameiro.

Em Fraião. Com 310 m2 de área e 105 m2 de implantação, em zona de 1ª qualidade.

Em funcionamento, c/ bons acessos, todo renovado e equipado, com grande volume de negócios, esplanada e salão de jogos.

Ao lado do Braga Shopping. Excelente oportunidade para iniciar atividade ou para investimento.

Individual térrea em Santo Estêvão. Com garagem e jardim.

Em Adaúfe. Terreno com 2.550 m2 e bons acessos.

Em gaveto, junto ao Hospital Novo. Com excelentes vistas, churrasqueira e logradouro grande, em zona calma.

Com excelente exposição solar, boa localização, garagem e logradouro.

Em Ruílhe. Bem localizada. Oportunidade!

Com elevador e garagem individual. Imóvel encontra-se arrendado.

TERRENO LOTE DE GAVETO CAFÉ EM FRAIÃO COM 172 M2 LOJA NO CENTRO DE CIDADE

MORADIA T3 EXCELENTE MORADIA T4 ANDAR MORADIA T1+1 EM LOMARMORADIA INDIVIDUAL

MORADIA P/ RESTAURO T3 EM LAMAÇÃES

59.500 € ID Imóvel 124391005-243 85.000 € ID Imóvel 124391005-183 200.000 € ID Imóvel 124391005-20 34.900 € ID Imóvel 124391013-5

120.000 € ID Imóvel 124391008-24 168.000 € ID Imóvel 124391005-188 199.000 € ID Imóvel 124391005-23 55.900 € ID Imóvel 124391008-28

59.000 € ID Imóvel 124391014-5 110.000 € ID Imóvel 124391005-264

Page 29: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Garagem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Perfeito Estado, Alarme, Som Ambiente,Aq. e Asp. Central. Totalm. Mobil. e Equip.!

MORADIA BANDA T4 – VILA VERDE

170.000 € Ref. 5552

Com aprox. 133 m2, Garagem Ind.,Aq. Central, Suite. Zona bastante calma!

APARTAMENTO T3 – FERREIROS

109.900 € Ref. 5520

AC (Condutas), Gar. Indiv., Tectos Falsos, Est. Elétric. Junto ao Colégio D. Diogo de Sousa!

APARTAMENTO T3 LUXO – S. VICENTE

185.000 € Ref. 5501

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016BMW MOTO R 1200 GSA 2016CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008FIAT 500 1.2 2015FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010FORD KA 1.2 TITTANIO 2009FORD FIESTA 1.25 5P 2012FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009HONDA CIVIC 1.4 5P 2003MINI ONE 1.4 95CV 2007NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012NISSAN MICRA 1.2 5P 2015NISSAN PIXO 1.0 5P 2012OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010PEUGEOT 107 5P 2012PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010RENAULT CLIO 1.2 16V 2008SEAT IBIZA 1.2 5P 2014TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2006VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009

VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010AUDI A4 TDI 130CV 2002AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014BMW 320D SW AUT+GPS 2014BMW 320D SW+GPS+TA+FX 2010BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015BMW 316D SW+GPS 2013BMW 116D SPORT+GPS 2015CITROEN C5 HDI SW VTR+GPS 2013CITROEN C5 HDI VTR+GPS 2011CITROEN C4 1.6 HDI 2016CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015CITROEN DS 3 HDI 1.6+GPS 2013CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009FIAT 500L M-JET 2015FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011

FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008FORD FIESTA TDCI 1.4 2010LAND ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016MAZDA M-3 1.6D 115CV 2011MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009MERCEDES E COUPE 250CDI 2009MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS SW 2015MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008MERCEDES A 180D AMG+CXA+GPS 2016MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT+CXA 2016MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015MINI ONE D 2014MINI COOPER D 2008NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008NISSAN QASHQAI DCI 110CV 2014NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 90CV 2006OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013

RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005RENAULT CLIO DCI +GPS 2015RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014VOLVO XC 60 2.0 D4 180CV+CXA+GPS 2015VOLVO XC 60 2.0 D3 150CV+GPS 2015VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015NISSAN LEAF 2015TESLA MODEL S 75 2016TESLA MODEL S 90D 2016TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015MERCEDES SPRINTER 316 2015OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015

Page 30: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

30 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 07.06.18www.diariodominho.pt

TRESPASSE CAFÉ Celeirós .............. 50.000 €

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anos| TLM. 918 022 389

Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

ANDAR MORADIA T2S. JOSÉS. LÁZAROLogradouro;Zona de Arrumos;Ideal p/remodelar!Ref. 013-3003

TRESPASSE CAFÉ/SNACK BAR MAXIMINOSMobilado e Equipado! Junto a Escolas e Serviços.Ref. 013-2892

MORADIA T6 (GEMINADA) – GUALTARC/rentabilidade Constituída por Cave +R/Chão + Andar + Sótão ha-bitável. Vistas Agradáveis so-bre a Cidade, junto ao Novo Hospital e Universidade!Ref. 013-2945

18.000 €

49.000 €

185.000 €

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

Page 31: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

07.06.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

AMI 10748

Ref.: 724€ 94.500

Com suite, cozinha mobilada e equipada, aquecimento central,

vidros duplos e lugar de garagem.

Situado em prédio com elevador, em zona

residencial tranquila.

APARTAMENTO T2 EM REAL

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2822/J4

TRESPASSE DE CAFÉ / PASTELARIA

Localizado em zona residencial, com boa clientela, em funcionamento. Preparado para oferecer aos clientes um leque alargado de produtos a nível de snack-bar, pastelaria e padaria.

2821/M4

T1+1

Apartamento em muito bom estado, próximo do Bragaparque, Hospital e Universidade do Minho.

CE: C

2802/A4

2 MORADIAS SEQUEIRA

Lote de terreno de 850m2. Uma das moradias tem um inquilino, a outra está disponível e a precisar de obras.

CE: NC

oa clientela, ems clientes um leque

€ 55.000 € 130.000as tem um inquilino, a r de obras

€ 79.0002820/M4

T3 NOVO TENÕES

Equipado com som ambiente, aspiração central, painéis solares, ar condicionado e cozinha com eletrodomésticos.

CE: A

o do Bragaparque, nho

€ 60.000iração central,com eletrodomésticoscom eletrodomésticos

€ 189.000

Page 32: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

O s valores do abono de família para crian-ças e jovens foram ontem atualizados,

aumentando para 148,32 euros nas crianças até um ano e 37,08 euros nas que têm mais de três anos, no caso do primeiro escalão de rendimentos.

Na sequência des-sa atualização, são tam-bém revistos os valores das majorações em fun-ção de situações de fa-mílias monoparentais e famílias numerosas, ten-do por referência os valo-res fixados para o abono de família.

Segundo a informa-ção divulgada, em rela-ção ao abono de família e tendo em conta o pri-meiro escalão de rendi-mentos – agregado cujo rendimento relevante é igual ou inferior a 421,32 euros – o valor passa pa-ra 148,32 euros para as crianças até um ano, para 91,99 euros para as crian-ças entre um e três anos até 30 de junho de 2018, para 110,77 para crianças com a mesma idade a par-tir de 1 de julho de 2018 e para 37,08 euros para

Governo aumenta abono de família

DR

Jovem ferida gravementeem atropelamento em Real

BRAGA Uma adoles-cente de 14 anos foi, on-tem à tarde, atropelada na Rua Costa Gomes, em Real, tendo sofri-do ferimentos conside-rados graves. Segundo fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga o atropelamento ocor-reu pelas 14h15, numa

passadeira.A jovem sofreu uma

fratura ao nível da ba-cia, tendo sido assistida no local do acidente e posteriormente trans-portada para o Hospi-tal de Braga. No local esteve um veículo dos Bombeiros Sapadores e o veículo do INEM.

18 1612 13

BRAGA VIANA DO CASTELO

AGUACEIROSAGUACEIROSPERÍODOS DE CHUVA.

VENTO MODERADO DE SUDOESTE,TORNANDO-SE MODERADO DE OESTE.

QUINTA-FEIRA 07.JUNHO.2018

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

PERÍODOS DE CHUVA.VENTO MODERADO DE SUDOESTE,

TORNANDO-SE MODERADO DE OESTE.

Todas as semanas uma pergunta diferente.

Concorda com os protestosdos professores em relaçãoà contagem do tempo de serviço?

www.diariodominho.pt/assinatura 253 609 460

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753), José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa; Colaboradores:Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente, J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex. Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium. Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial.

TOTOLOTO +6 7 15 25 43 7

Comissão Europeia aprova integração de linha ferroviária galega no Corredor AtlânticoA Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha fer-roviária galega entre A Corunha e Palencia no Cor-redor Atlântico que liga o porto de Aveiro a França, medida que aumentará a competitividade daquela região espanhola, anunciou ontem o Eixo Atlântico.

«A importância desta decisão reside não só na competitividade dos portos galegos, que podem fazer chegar as suas mercadorias a toda a Europa em tempos competitivos, mas também no impulso económico que levará ao interior da Galiza, região com grandes problemas demográficos pela falta de investimentos e do movimento económico», refere em comunicado o organismo que congrega 38 mu-

nicípios portugueses e galegos.Segundo o Eixo Atlântico, a inclusão da ligação

ferroviária entre A Corunha a Palencia, passando por Vigo, no troço do Corredor Atlântico que liga o porto português de Aveiro e França, deverá ser ra-tificada no «prazo máximo de um ano», prevendo que o Parlamento o deixe «já aprovado antes da sua dissolução em 2019», ano de eleições.

«A partir de 2021, ano em que entra em vigor um novo programa de fundos europeus, o Governo es-panhol já poderá solicitar o cofinanciamento das obras, com a condição de que estejam concluídas até 2030», assinala.

as crianças com mais de três anos.

Já os agregados fami-liares que estejam den-tro do quarto escalão de rendimentos – o último a ter direito a receber es-ta prestação e cujo rendi-mento relevante é 2,5 ve-zes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 1.053,30 euros – as crianças até três anos têm direito a 28,61 euros até 30 de junho de 2018 e a 38,31 euros a partir de 1

de julho de 2018.Dentro das famílias

mais numerosas, nas quais já haja duas crianças a re-ceber abono, os menores com idade entre um e três anos têm direito a 37,08 euros no primeiro esca-lão de rendimentos, 30,61 no segundo escalão e 27,71 no terceiro escalão.

No caso das famílias com mais de duas crian-ças com direito a abono, os valores passam a ser de 74,16 euros no primei-

ro escalão, 61,22 euros no segundo e 55,42 euros no terceiro, para as mesmas idades.

Para as famílias mono-parentais as condições de majoração tanto do abono de família com do abono de família pré-natal pas-sam pela aplicação de 35% sobre os valores das res-petivas prestações.

No que diz respeito aos valores mensais do abo-no de família pré-natal, a prestação fica em 148,32 euros no caso do primeiro escalão de rendimentos, 122,43 euros no segundo escalão e 96,32 euros no terceiro e último escalão com direito a receber.

Em matéria de presta-ções por deficiência e de-pendência, a bonificação por deficiência é de 62,37 euros para jovens até aos 14 anos, de 90,84 euros pa-ra jovens entre os 14 e os 18 anos e de 121,60 euros para jovens entre os 18 e os 24 anos.

Já o subsídio por as-sistência a terceira pes-soa passa a ser de 108,68 euros. Por último, o sub-sídio de funeral fica nos 217,72 euros.

Homem detido em flagrante por violência doméstica

GUIMARÃES A GNR deteve um homem, em Guimarães, por violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo.

A detenção ocorreu na segunda-feira e foi efetuada no seguimen-to de uma denúncia em que supostamen-te a vítima, mulher do suspeito, de 49 anos, estava a ser alvo de agressões físicas.

Os militares deslo-caram-se à residência do casal tendo detido o

indivíduo em flagran-te delito, no momento em que este agredia a sua companheira.

No decurso das di-ligências foi apreendi-da uma arma de fogo calibre 6.35mm, pro-priedade do suspeito, a qual se encontrava em situação ilegal.

O detido, de 55 anos, foi presente ao Tribu-nal Judicial de Gui-marães, tendo-lhe si-do aplicada a medida coação de termo de identidade e residência.

Pena suspensa para mãe, avóse tio por fuga com criança

Sequestro O Tri-bunal Judicial de Bra-ga condenou ontem a três anos de prisão, com pena suspensa, a mãe e a avó de um menino de dois anos que levaram a crian-ça para o estrangeiro, para impedir o pai de a visitar.

No processo, fo-ram também conde-nados o avô e um tio

da criança, cada qual a dois anos e nove me-ses de prisão, com pe-na suspensa. Todos fo-ram condenados por sequestro agravado.

Segundo o tribunal, a fuga foi planeada pe-los quatro, depois de o Tribunal de Família e Menores ter decidido que o pai da criança lhe poderia fazer visi-tas regulares.

Page 33: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

QUINTA-FEIRA / 7 JUNHO / 2018 WWW.ARQUIDIOCESE-BRAGA.PT

Est

e s

up

lem

en

to f

az p

art

e i

nte

gra

nte

da e

diç

ão

n.º

317

84

do

Diá

rio

do

Min

ho

. N

ão

po

de

se

r ve

nd

ido

se

para

dam

en

te.

©DACS

ENTREVISTA

“O GRANDE DESAFIO DE HOJE É A ARTE DA VIDA” marko rupnik PADRE, TEÓLOGO E ARTISTA

P. 03-05

Page 34: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

2 IGREJA VIVA // QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018

Breves

Papa quer espaços virtuais marcados por relações de respeito e amizadeN’ “O Vídeo do Papa” deste mês, Francisco dedi-cou à internet e às redes sociais a sua intenção de oração, apelando a que estes espaços virtuais se-jam marcados por relações de respeito e amiza-de. “Que a Internet não seja um lugar de aliena-ção. Que seja um lugar concreto, um espaço rico em humanidade. Peçamos juntos para que as re-des sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”, pediu o Papa. “A In-ternet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade. (...) Aproveitemos as possibili-dades de encontro e de solidariedade que as re-des sociais oferecem”, defendeu, como pode ser visto no vídeo publicado na terça-feira pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Estados Unidos da América mantêm na miséria cerca de 40 milhões de pessoasO relator da Organização das Nações Unidas (ONU), Philip Alston, classificou a política dos Estados Unidos da América (EUA) como “cruel” e “desumana”, dizendo que a sua estratégia para abordar a pobreza parece ser “criminalizar e es-tigmatizar os que necessitam de ajuda”. Assim, e apesar de ser uma das nações mais ricas do mundo, o país mantém na miséria cerca de 40 milhões de pessoas. No relatório que será apre-sentado ao Conselho de Direitos Humanos a 21 de Junho, Alston revela que entre os 40 milhões de pobres, 18,5 milhões encontram-se em situação de pobreza extrema e 5,3 milhões em condições classificadas de terceiro-mundistas. O relator ex-plica ainda que as desigualdades sociais parecem ter-se agravado com a administração de Trump.

editorial

Evangelho ou morte!

pe. paulo terrosoDirector dacs

Dom Tonino Bello, bispo católico e fi-gura incontornável do século XX em

Itália, é o ilustre desconhe-cido entre nós que invoco como padroeiro deste Igre-ja Viva renovado. Não por-que seja o advogado dos de-signers. Aliás, o seu proces-so de beatificação ainda está em curso. Não porque tives-

se um particular gosto pe-lo jornalismo. Embora fos-se um mestre em comuni-cação, escritor e poeta. Mas porque foi um “bispo feito Evangelho”, como o define o monsenhor Agostino Su-perbo, postulador da cau-sa de beatificação. O bispo cujo ministério pastoral, ca-racterizado pela “suavidade, ternura, espanto de vibran-te poeta; mas também força, paixão, coragem anticonfor-mista” (Luigi Santucci), foi

uma “exegese viva do Evan-gelho” (Giancarlo Pani, sj).

Um Igreja Viva não o é por-que fazemos coisas bonitas, arranjadinhas, idealizadas por um guru do design — obriga-do Romão, mais uma vez, pe-lo excelente trabalho que rea-lizaste — com grandes entre-vistas e os melhores colunis-tas. Tudo é importante, mas se não é feito de Evangelho, se não incarna o Evangelho e não é uma exegese viva do Evangelho, de nada nos serve.

Do mesmo modo, a Igre-ja viva não o é porque tem um plano pastoral desenha-do a compasso e esquadro, uma agenda exaustiva, ma-terializada numa publicação com uma orientação gráfica irrepreensível. Uma Igreja vi-va não o é porque até temos uma página na internet e uma aplicação. Uma Igreja viva não

o é porque na liturgia o presi-dente da celebração lê o pre-to e faz o vermelho, ou então, encontra sempre um modo mais criativo de ler as leituras, proclamar o Evangelho, fazer o ofertório, falar a crianças e adultos e há sempre algo de novo. Fica a dúvida se o fiel entra na igreja para celebrar a fé ou pela novidade! A ver-dade é que se uma Igreja Viva dependesse da pirotecnia li-túrgica estávamos salvos! Tu-do é importante, mas se não

é feito de Evangelho, se não incarna o Evangelho e não é uma exegese viva do Evange-lho, de nada nos serve.

O caminho é Outro. É co-locar Cristo e o seu Evange-lho no centro. Num entusias-mo, alegria e esperança que são confirmação de que es-tamos no caminho certo. A propósito diz-nos Dom Toni-no: “Devemos servir o mun-do, mas como ressuscitados. A Igreja ajuda, e muito até. Às vezes até ao esgotamen-to. Estamos do lado dos po-bres, fazemos mil sacrifícios, ajudamos as pessoas (…), mas não com a alma dos ressusci-tados, mas antes mais com a alma dos assalariados. E nem sempre com o nosso serviço anunciamos Cristo, esperança do mundo. Anunciamos mais nós próprios e as nossas capa-cidades, do que a Ele. Pare-

cemos, não raras vezes, uma organização que incute res-peito, às vezes até medo, su-jeição. Mas não somos os ca-minhantes entusiastas que em conjunto com os outros diri-gem os passos em direcção a Cristo ressuscitado1”.

Um Igreja Viva, uma Igreja viva, não tem nada a ver com design: é Evangelho ou morte!

1. Antonio Bello, Scritti vari, interviste, aggiunte, Molfetta (Ba), Mezzina, 2007, 77.

Page 35: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018 // IGREJA VIVA 3

Em 2016 recebeu o prémio Comunica-ção e Cultura. A dis-tinção deveu-se ao trabalho iconográ-

fico realizado no âmbito do Jubileu da Misericórdia, mas o Pe. Rupnik não dá vida ape-nas a imagens. O sacerdote é também o autor das homilias da “Clerus”, uma recente apli-cação móvel destinada à me-ditação da Palavra de Deus através da liturgia dominical.

[Igreja Viva] Quando se de-ram os seu primeiros passos pela arte?

o padre marko ivan rupnik faz das suas mãos um instrumento de evangelização. com obras famosas em vários locais do mundo, ao igreja viva falou de inspiração e beleza, dos seus dons e da missão da arte litúrgica.

ENTREVISTA

“FÁTIMA TEM ALGO DE ESPECIAL. É UM LUGAR IMERSO NA PAZ, ONDE SE RESPIRA ORAÇÃO”MARKO RUPNIK | PADRE, TEÓLOGO E ARTISTA

[Pe. Marko Rupnik] Desde criança que sempre me sen-ti atraído pelo mundo espiri-tual. Nasci numa família cuja espinha dorsal era a fé e ti-ve sempre uma forte ligação entre a fé e a vida. E essa, de certa forma, foi a primeira abordagem ao mundo da ar-te, porque mais do que uma questão filosófico-estética, a arte é uma questão ligada à vida humana. A verdade reve-lada é o Amor e o Amor reali-zado é a Beleza, dizia o gran-de teólogo e mártir russo Pa-vel Florensky. Em criança vivi entre as montanhas e os meus

olhos impregnaram-se de uma pureza e de uma essen-cialidade que depois na litur-gia encontrava, de algum mo-do, uma espécie de resposta… Um tipo de diálogo silencioso com o mundo que na missa, que eu tanto amava, encon-trava satisfação e reciprocida-de! O meu pai e a minha mãe transmitiram-me que na vida são as relações que importam. Realmente vivi uma infância de harmonia, éramos amigos. Muitas vezes seguia o meu pai nos campos e impressionava--me sempre a liturgia com a qual as suas mãos abençoa-

vam o campo antes de par-tir. Começava a trabalhar com o mesmo cuidado e com o mesmo espírito abençoava e comia a comida. Penso que é aí que estão as raízes da mi-nha arte e do meu sacerdócio. Quando eu era criança, só de-senhava, a ponto de preocu-par os meus professores por-que não queria escrever. O meu talento artístico foi des-coberto, de forma mais séria, pelos meus primeiros mes-tres jesuítas. Devo-lhes mui-to por ter sido capaz de estu-dar arte e encontrar uma saí-da para uma criatividade que, especialmente na juventude, era vulcânica e insaciável, no mínimo.

[Igreja Viva] E como surge o trabalho com mosaicos?[Pe. Marko Rupnik] O mo-saico foi um chamamento no chamamento, ou seja, dentro

da vocação artística, uma vo-cação ao trabalho com o mo-saico… Quando João Paulo II pediu a reconstrução da ca-pela Redemptoris Mater, no Vaticano, queria que fossem usados mosaicos. É a expres-são artística que, pela sua to-talidade, alteridade e eterni-dade, mais testemunha a pas-sagem contínua entre tradi-ção e modernidade que tanto caracterizou a figura de João Paulo II. De certa forma, foi como um cruzamento que, ao longo dos anos, encontrou direcções e entroncamentos diferentes… Mas o encontro com ele marcou o nosso ca-minho de maneira clara. Fi-zemos todos os mosaicos mais importantes em lugares ligados a este Papa e senti-mos que o atelier de arte está certamente sob a sua protec-ção. Na esteira de dois gran-des teólogos, São Máximo, o

Page 36: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

4 IGREJA VIVA // QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018

Confessor, e Sergei Bulgakov, o mosaico é-nos apresenta-do como uma arte que po-de compreender uma síntese entre o mundo criado, que é a matéria do mundo, e o ros-to pessoal. O próprio mo-saico começa lentamente a constituir a vida daqueles que o fazem. Realmente torna--se num mosaico vivo, tanto a nível pessoal como ao nível da equipa de artistas que nele colaboram.

[Igreja Viva] Onde é que se inspira? Em que artistas?[Pe. Marko Rupnik] A minha primeira inspiração é a Pala-vra de Deus. Este diálogo con-tínuo em que todos os pensa-mentos, todas as ideias, todas as visões encontram espaço, onde tudo se interliga e ad-quire luz. Na Academia absor-vi todas as correntes de van-guarda que traduziam o seu próprio estado de alma num estilo pictórico, afirmando a força da expressão. Nicolas de Stael, Kandinskij e Montana-rini foram as minhas referên-cias especialmente em inves-tigações relacionadas com a cor, que sempre impulsionou a minha criatividade artística. Entrando mais profundamen-te na arte litúrgica, sinto que o guia principal é o Concílio Vaticano II, que nos convida a reler aquele grande período que foi o primeiro milénio, a era patrística, e a inspirarmo--nos nos fortes períodos da arte dos Cristãos como o ro-mânico, o primeiro bizantino.

[Igreja Viva] O Santuário de Fátima conta com uma das suas obras. O que achou do espaço, o que lhe transmitiu?[Pe. Marko Rupnik] Fátima tem algo de especial. Talvez também pelo facto de estar ligado à figura das crianças, mas é realmente um lugar imerso na paz, onde se respira oração e se respira num todo que imediatamente te coloca em diálogo com Deus e com os irmãos perto de ti. Perce-bi e desfrutei de uma grande simplicidade, onde a fé que se expressa vai além da devo-ção e se transforma em silên-cio. Não é exclusivo de todos os santuários, onde prevalece uma certa característica cultu-ral que os torna um tanto caó-ticos e dispersos. (…) Toda a nossa equipa tem do Santuá-rio uma memória de extraor-dinária graça, de espirituali-dade eclesial.

[Igreja Viva] Tem agora um novo desafio em Portugal, no-

meadamente na paróquia de Canidelo. Qual é o grande ob-jectivo deste trabalho?[Pe. Marko Rupnik] O ob-jectivo principal de todas as obras que visam construir es-paços litúrgicos é o de criar lugares que expressem a Igre-ja, lugares onde o fiel encon-tra e reencontra a sua identi-dade. As paredes da igreja são imagens da Igreja e isso signi-fica que não é apenas um es-paço, mas um espaço que re-flecte aqueles que vivem nele. Estou muito grato ao pároco e à diocese, que permitiram que pudéssemos começar da maneira certa: não é um ca-minho individual, mas rela-cional. Juntaram, na minha opinião, pessoas capazes de uma colaboração real e cria-tiva. A este respeito, os dois arquitectos Miranda são al-go raro hoje em dia, sublinho a sua capacidade de colabo-rar, de dialogar de uma forma criativa.

[Igreja Viva] A nova aplicação “Clerus” conta com homilias reflectidas por si. Foi um tra-balho difícil? [Pe. Marko Rupnik] A “Cle-rus APP” é uma oportunidade maravilhosa para a qual uso o que já faço, preparando cada homilia durante a semana an-terior. A vantagem desta apli-cação é que me obriga a uma síntese absoluta, a escolher a perspectiva a seguir, já que o espaço disponível é pré-es-tabelecido. Isso é uma van-tagem para mim, mas tam-bém pode ser uma limitação ou uma dificuldade, porque dar prioridade a um aspecto em vez de outro é claramen-te uma opção pessoal. No en-tanto, tento manter sempre uma dinâmica entre a Palavra de Deus, a teologia e a vida do cristão que brota da liturgia. Esta dinâmica em três dimen-sões cria esse horizonte vital para todos. Seja como for, es-tou grato à Congregação do Clero pela confiança, porque assim posso colocar ao servi-ço de muitas pessoas um tra-balho de muitos anos.

[Igreja Viva] A arte e a cul-tura podem ser veículos para chegar até Deus?[Pe. Marko Rupnik] Arte e cultura pertencem a Deus. A raiz etimológica da cultura refere-se ao culto e a arte tem sido certamente a primeira grande inculturação realiza-da. A própria teologia tem a arte, e não a filosofia, como o seu primeiro amor. A arte tem sempre uma ligação com a vi-

da, enquanto o pensamento, o conceito e a ideia levam-nos à abstracção. Para os cristãos, desde o início que era fun-damental encontrar o mo-do mais íntegro de testemu-nhar a novidade da vida que é a vida em Cristo. Aqui en-contraram a arte como uma linguagem privilegiada. Ho-je, para nós, já não é assim tão óbvio, porque nos últimos sé-culos da nossa história da ar-te, a linguagem artística em si não nasce da novidade da vi-da, mas é importada de uma estética e de uma arte que ex-pressam outra vida. Portanto, ao nível do conteúdo ainda podemos narrar as imagens sagradas, mas, na sua cons-tituição, a arte não se refe-re mais a uma vida de acordo com Deus. O grande desafio de hoje é a arte da vida. Ape-nas a partir de uma nova vida é que uma nova arte e cultura nascerão.

[Igreja Viva] O bom é sempre belo?[Pe. Marko Rupnik] A nos-sa cultura ocidental deu pre-

cedência à verdade e ao bom. Certamente negligenciou o belo ao reduzi-lo a algo pu-ramente decorativo e não ab-solutamente necessário como o verdadeiro e o bom. Isso é visto até mesmo nas tradu-ções da Bíblia, onde a palavra hebraica Tob, que pode sig-nificar bom e belo, é por nós preferencialmente traduzi-da por bom. Mas estamos num epílogo de uma cultu-ra sem uma verdadeira bele-za. Um dos maiores pensado-res do segundo milénio, Vla-dimir Solovev, diz que a bele-za é a carne do verdadeiro e do bom. E se a verdade não é comunicada como beleza, torna-se uma ideologia capaz de devorar as pessoas! E se o bem realizado não coincide com o amor realizado, isso é como a beleza, é um fanatis-mo moralista que drena o ho-mem e faz dele um ser triste.

[Igreja Viva] Num mundo onde actualmente imperam as tecnologias de comunica-ção é cada vez mais fácil ou difícil comunicar?

[Pe. Marko Rupnik] Uma óp-tima pergunta. Parece-me mais difícil – se por comuni-car entendermos entrar em comunhão – sair de si pa-ra encontrar o outro, acolhê--lo, retirar-se. A comunica-ção tem uma base na verdade da pessoa porque é a verdade que é comunicada e a verdade tem o peso que as novas tec-nologias frequentemente dis-farçam com a quantidade de comunicação que nunca pas-sa além da superfície do re-lacionamento. Os meios ac-tuais de comunicação, espe-cialmente as redes sociais, podem confundir, porque a própria estrutura de comu-nicação já pode fingir ser ela mesma comunicação. Pode ter-se a sensação de comuni-car, mas na verdade está-se apenas a informar. A comu-nicação pressupõe absoluta-mente o relacionamento e a relação é algo concreto, a pes-soa é a concretização máxima que se pode pensar. A comu-nicação através de todas essas ferramentas digitais não nos permite basearmo-nos no re-

Page 37: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018 // IGREJA VIVA 5

Texto: flávia barbosa Fotos: centro alleti

Se a verdade não é comunicada como beleza, torna-se uma ideologia capaz de devorar as pessoas. E se o bem realizado não coincide com o amor realizado, isso é como a beleza, é um fanatismo moralista que drena o homem e faz dele um ser triste.

lacionamento, mas percebê-lo de modo virtual! O que facil-mente permanece fora da co-municação actual é a objecti-vidade concreta do outro. As-sim, por um lado, vemos uma inflação da comunicação e, ao mesmo tempo, vivenciamos as relações como um drama a todos os níveis, pessoal e so-cial. Acho que estamos a che-gar à saturação e como na arte começamos a sentir o retor-no do desejo de tomar a pe-dra em mãos, é provável que as futuras gerações desejem o outro na sua concretização. A ditadura da imagem tomou conta da ditadura do conceito e da ideia, mas ambos sofrem de unilateralidade.

[Igreja Viva] A arte sacra está subvalorizada?[Pe. Marko Rupnik] Eu acre-dito que acima de tudo não é compreendida. Tem uma área que se torna cada vez mais re-servada a um pequeno nú-mero de pessoas, mas sobre a qual muitos se querem pro-nunciar. E, infelizmente, ex-pressam-se mesmo sem saber qual é o significado de arte sacra. Se por arte sacra quere-mos dizer arte litúrgica, de-vemos ser sinceros e admitir que não a temos há quatro sé-culos. Por esse motivo não sa-bemos como recriá-la. A arte é parte constitutiva da liturgia segundo a antiguidade cristã, mas hoje não passaria pela ca-beça a ninguém que para ce-lebrar fosse necessário um es-paço com imagens. (...)

[Igreja Viva] É preciso existir uma representação inequívo-ca de histórias cristãs ou bí-blicas para a arte espalhar a mensagem do Evangelho? [Pe. Marko Rupnik] Essa também é uma boa pergun-ta. A Igreja primitiva ensina--nos que as paredes da igreja são o auto-retrato da Igreja e o Segundo Concílio de Niceia lembra-nos que o espaço li-túrgico, mesmo quando não está presente nenhuma litur-gia, permanentemente anun-cia e revela, manifesta e ce-lebra o que a Igreja é. Não é apenas uma questão do sujei-to representado, mas antes de mais é importante a lingua-gem e a forma como deve ser litúrgica, banhada pelo sacra-mento. Isso significa que de-ve ser simbólica. Por símbo-lo queremos dizer uma reali-dade que encerra em si mes-ma uma profundidade que se abre num relacionamento que nos envolve. Por esta ra-zão, a arte não pode ocupar

o olhar com a sua superfície, com os seus detalhes, com o seu perfeccionismo, porque então não mostra o além. Se na eucaristia olharmos o pão, a arte das paredes deve servir como um véu subtil que nos permite ver além do simples pão. Mas se o véu for borda-do ou pintado tão ricamente a ponto de preencher o olhar consigo mesmo, não serve mais para ver para além. É di-fícil pensar numa arte litúrgi-ca sem as cenas bíblicas, sem as cenas dos Santos e da his-tória da Igreja, porque a li-turgia é a realização do Verbo encarnado. E o que o cristão escuta, de alguma forma tem o direito a ver, e da visão vem a inspiração e criatividade pa-ra viver a Palavra.

[Igreja Viva] A educação cul-tural deveria ser indispensável nas escolas? [Pe. Marko Rupnik] Claro que a educação cultural tem uma importância fundamen-tal. Para mim, a questão é ou-

tra. A abordagem é unilate-ral, científica, analítica, ideal, conceitual. Está a faltar qua-se na totalidade uma aborda-gem simbólica, metafórica, poética e artística. Isso signi-fica que as gerações que cres-cem desde há alguns sécu-los vivem uma esquizofrenia e, acima de tudo, um redu-cionismo antropológico que praticamente impede a pes-soa de viver serenamente to-da a sua identidade à imagem de Deus, onde no coração de tudo existe a relação e a rea-lização do Homem no amor. Sem uma mentalidade e uma linguagem simbólica, o amor não é conhecido e não come-ça a vivê-lo.

[Igreja Viva] As gerações mais novas estão mais sensíveis à

cultura e, portanto, a educar as mais velhas neste sentido? [Pe. Marko Rupnik] A gera-ção mais jovem parece-me bastante “drogada” pela cul-tura digital e virtual em que os pais, sem vontade ou dis-posição, trancaram os seus fi-lhos. Mas é provável que esse mesmo exílio de jovens num mundo tão alienado sirva pa-ra a recuperação de uma vi-são mais integral. Já existem áreas na Europa onde a cul-tura digital tem sido muito desenvolvida. A informatiza-ção da população aconteceu muito cedo e foi amplamen-te realizada, como na Estónia, por exemplo, onde já se sen-tiu que os jovens querem um mundo mais real… Não o que é científico, mas o que é ba-nhado pela vida, artístico!

[Igreja Viva] É verdade que a arte alimenta a alma?[Pe. Marko Rupnik] No Evan-gelho, conhecemos três pala-vras para dizer vida: bios, psi-chè e zoè. A vida biológica, a

vida psíquica que correspon-de à grande vontade de viver a nossa identidade biológica e a vida que nos é dada pelo Es-pírito Santo, que é a vida se-gundo Deus. A história da arte testemunha que, de facto, a ar-te está sempre ligada à vida e, portanto, nutre o homem da-quela vida da qual ele é uma expressão. Os cristãos, tendo descoberto e elaborado o sím-bolo, são praticamente o úni-co exemplo na história da arte em que a vida segundo o Espí-rito Santo inclui também a de-gustação da arte, que expres-sa principalmente aquela vida psíquico-intelectual ou aquela predominantemente enclau-surada na vida biológica.

Page 38: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

6 IGREJA VIVA // QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018

LITURGIA da palavra

LEITURA I Ez 17, 22-24Leitura da profecia de Ezequiel Eis o que diz o Senhor Deus: “Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto. Na excelsa montanha de Israel o plantarei e ele lançará ramos e dará frutos e tornar-se-á um cedro majestoso. Nele farão ninho todas as aves, toda a espécie de pássaros habitará à sombra dos seus ramos. E todas as árvores do campo hão-de saber que Eu sou o Senhor; humilho a árvore elevada e elevo a árvore modesta, faço secar a árvore verde e reverdeço a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”.

Salmo responsorialSalmo 91 (92), 2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a) Refrão: É bom louvar-Vos, Senhor.

LEITURA II 2 Cor 5, 6-10Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios Irmãos: Nós estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança, preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal

“Em particular, tudo explicava aos seus discí pulos”

itinerário ATITUDECelebrar na Esperança

O acolhimento da presença divina e da sua vontade aponta o critério da conduta humana. Deus é a fonte da verdadeira humanização. E “quando há circunstâncias que nos acabrunham, sempre podemos recorrer à âncora da súplica, que nos leva a ficar de novo nas mãos de Deus e junto da fonte da paz (…). A súplica é expressão do coração que confia em Deus, pois sabe que sozinho não consegue. (…) Não desvalorizemos a oração de petição, que tantas vezes nos tranquiliza o coração e ajuda a continuar a lutar com esperança” (Alegrai-vos e Exultai, Exortação Apostólica sobre o chamamento à santidade no mundo actual, 114 e 154).

“Em particular, tudo explicava aos seus discípulos”Jesus Cristo falava em parábolas, explicava a mensagem com exemplos da vida quotidiana daquele tempo e cultura. Os evangelhos estão repletos dessas referências usadas por Jesus Cristo para mostrar o milagre da presença de Deus na nossa vida, o reino de Deus. No fragmento do evangelho proposto para o Décimo Primeiro Domingo (Ano B) surgem dois exemplos: a parábola da semente, exclusiva do evangelho segundo Marcos, e a parábola do grão de mostarda.O evangelista afirma que o Mestre apresenta o reino de Deus à multidão através de parábolas, e, “em particular, tudo explicava aos seus discípulos”. A escuta precisa de ser acompanhada pela capacidade de entender e pela disponibilidade em deixar germinar e crescer no coração o reino de Deus.O recurso pedagógico das parábolas continua válido nos nossos dias. Sugere uma linguagem narrativa, sapiencial, humana, decalcada do real. Uma imagem cheia de força e

de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido, enquanto esteve no corpo, quer o bem, quer o mal.

EVANGELHO Mc 4, 26-34 Evangelho de Nosso Senhor Cristo segundo São Marcos Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita”. Jesus dizia ainda: “A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”. Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.

REFLEXÃO

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica.Vós sois o meu refúgio:não me abandoneis, meu Deus, meu Salvador.Salmo 26, 7.9

de potencialidade remete para uma realidade mais profunda. Lembra o Papa Francisco: “Um dos esforços mais necessários é aprender a usar imagens na pregação, isto é, a falar por imagens. (…) Uma imagem fascinante faz com que se sinta a mensagem como algo familiar, próximo, possível, relacionado com a própria vida. Uma imagem apropriada pode levar a saborear a mensagem que se quer transmitir, desperta um desejo e motiva a vontade na direcção do Evangelho” (A Alegria do Evangelho, Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo actual, 157).As parábolas podem suscitar a confiança e a esperança. O aspecto mais importante das parábolas deste Domingo é a capacidade das sementes em crescer por si mesmas, conforme os desígnios do tempo queridos por Deus. Deus suscita. Deus faz crescer. Compete-nos trabalhar e apreciar a esperança. Santo Inácio dizia: “Faz as coisas como se tudo dependesse de ti e confia no resultado como se tudo dependesse de Deus”.

Celebrar na esperançaA fé cristã desafia a viver a simplicidade, apreciar a beleza da natureza, descobrir em cada pessoa a presença luminosa de Deus. As circunstâncias do quotidiano são uma oportunidade para despertar esperança, deixar germinar as sementes de esperança. A eucaristia, com os singelos dons do pão e do vinho, aproxima-nos da lógica de Jesus Cristo, transforma-nos por dentro, e impele a servir os irmãos. Isso é celebrar na esperança!

Reflexão preparada por Laboratório da Fé in www.laboratoriodafe.net

Xi domingo comum

ILU

STRA

ÇÃO

DA

ARQ

. MA

RIA

TAV

ARE

S

CONCRETIZAÇÃO: Estamos a viver um ano intenso, tentando assumir o desafio de despertar a Semente da Esperança em cada coração. A liturgia do décimo primeiro Domingo, através das parábolas da semente, leva-nos a colocar em destaque o cartaz do ano pastoral, envolvendo-o com um arranjo floral e fazendo incidir uma luz sobre a semente.

Page 39: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018 // IGREJA VIVA 7

“Em particular, tudo explicava aos seus discí pulos”

Elementos celebrativos a destacarDespertar a EsperançaIntrodução ao espírito celebrativoA semente é a Palavra de Deus. Chegado o momento da sementeira, na sua proclamação, cada um de nós, aqui presente, vai ser, mais uma vez, bom terreno para acolher esta semente. Lentamente, Domingo a Domingo, o Semeador, que é Cristo, vai cuidando em nós este desabrochar de toda a vitalidade da Sua Palavra. Cabe-nos o esforço de estar tranquilos e atentos ao que vamos escutando. Empenhemo-nos em agradar-Lhe, agora, com o coração aberto à sua comunicação, que desperta em nós esperança.

Enraizar a EsperançaDinâmica própria do Tempo Litúrgico

1. Proclamação da Palavra[Primeira Leitura] Preparar bem

o discurso directo, com uma pausa maior após a introdução “Eis o que diz o Senhor”. Respeitar as pausas no que concerne às vígulas e manter o tom de voz nas conjuntivas aditivas “e”.[Segunda Leitura] A densidade deste texto exige que seja lido com assertividade, mas também com um tom compassivo, tal como Paulo o diria à comunidade de Corinto. Tendo em conta a tonalidade deste texto, no fim de cada frase pode ser feita uma breve pausa meditativa.

2. Pós-Comunhão[Leitor 1] Retomar apenas o discurso directo da primeira leitura, deixando com que Deus faça ressoar em nós a sua voz. Depois de um momento de silêncio, outro leitor, também em voz off, prossegue com uma oração.[Leitor 2] Meu Bom Jesus, semeador do Reino do Pai, hoje queremos dar-Vos graças pelo vosso exemplo de fidelidade e bondade. Queremos que a semente do Vosso Reino cresça no coração de cada um de nós e desperte

a humildade e o amor para acolhermos e abrigarmos todas as criaturas de Deus. Louvamos-Te para que a nossa árvore, “mesmo na velhice, seja capaz de dar o seu fruto, cheia de seiva e de vigor, para proclamar que o Senhor é justo: n’Ele, que é o nosso refúgio e não há iniquidade” (Sl 91).

Partilhar a EsperançaIndicações para a reflexão partilhada na homilia. Hoje, despertamos a Esperança na humildade da semente pequenina que cresce e se transforma na árvore forte e majestosa, capaz de abrigar a todos, sem distinção (cf. Mc 4, 30).. Deus vem em auxílio dessa semente e trata cuidadosamente da árvore seca, dando-lhe vida nova (cf. Ez 17, 24).. Assim se apresenta a força e o poder divino: cada um de nós apresentar-se-á diante de Jesus para recebermos o que merecemos (cf. 2 Cor 5, 10), mediante a quantidade de frutos que a nossa árvore produziu enquanto fomos membros do Seu corpo.

Oração universalCaríssimos cristãos: aqui reunidos no Espírito Santo, oremos com toda a confiança a Deus Pai, pela mediação de seu Filho Jesus Cristo, cantando:

R. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo.

1. Pelo Papa Francisco, que preside a toda a Igreja, pela nossa Conferência Episcopal e pela coragem de todos os bispos e presbíteros, oremos.

2. Pelos cristãos que perderam a fé, pelo povo judeu, vinha que Deus plantou, e pelos crentes de todas as religiões, oremos.

3. Pela semente lançada à terra por Jesus, pelo crescimento da fé na Igreja de hoje e por todas as missões e missionários, oremos.

(...)

EucologiaOrações presidenciais: Orações próprias do XI Domingo Comum [Missal Romano, 405].Prefácio: Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI [Missal Romano, 481].Oração Eucarística: Oração Eucarística III [Missal Romano, 529ss].

Viver na esperançaAceitemos ser árvore que dá sombra e abrigo, repletos de Esperança! Aceitemos ser semente humilde aos olhos das pessoas e transformar-nos-emos em cedro do Líbano na Casa do Senhor! Aceitemos… e daremos fruto!

Sugestão de cânticos— Entrada: Escutai, Senhor, a prece (M. Carneiro, NRMS 90-91 ou IC, 438).— Apresentação dos Dons: Confiarei no meu Deus (F. Silva, NRMS 106 ou IC, 417).— Comunhão: Senhor, nada somos sem Ti (F. da Silva, NRMS 84 ou IC, 560).— Final: Exultai de alegria no Senhor (F. da Silva, NRMS 87 ou IC, pág. 449).

Page 40: UMinho investiu um milhão em bolseiros de excelência · e ansiosa nunca será capaz de se autodominar e de definir obje- ... humana” foram algumas das novidades in- ... UMinho

8 IGREJA VIVA // QUINTA-FEIRA | 7 DE JUNHO | 2018

livro da semana

Livraria diário do minho

Fale connosco noDirector: Damião A. Gonçalves Pereira · Coordenação: Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (Pe. Paulo Terroso, Pe. Tiago Freitas, Flávia Barbosa, João Pedro Quesado) Design: Romão Figueiredo · Multimédia: Ana Marques Pinheiro · Contacto: [email protected]

Na obra "Feliz por ser Cristão" são propostos doze temas particularmente queridos ao Papa Francisco, um para cada mês, comentados por vários autores. Deste conteúdo emerge um cristianismo exigente, mas positivo e alegre. "Especialmente nestes tempos, precisamos de testemunhas credíveis que, com a sua vida e também com a sua palavra, tornem visível o Evangelho, despertem a atracção por Jesus Cristo, pela beleza de Deus", afirma o Papa.

* Na entrega deste cupão. Campanha válida de 7 a 14 de Junho de 2018.

papa franciscofeliz por ser cristão

14,99€10% Desconto

O programa Ser Igreja entrevista, esta semana, Orlanda Fidalgo e Fernando

Correia, membros da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta.

FM 101.1 MhzAM 576Khz.

Sexta-feira, das 23h00 às 24h00

d. baldisseri no espaço vita

Semana bíblica em fafe

O Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, vai estar no no Espaço Vita no dia 14 de Junho, pelas 21h15. Em cima da mesa esta-rá um momento de reflexão no contexto da preparação do pró-ximo Sínodo, que irá abranger os jovens, a fé e o discernimen-to vocacional.A conferência, com o nome “Jo-vens, Fé, Discernimento e Igre-ja”, é uma iniciativa da Revista Cenáculo – dos alunos da Fa-culdade de Teologia da Univer-sidade Católica Portuguesa – e conta com o apoio da Arquidio-cese de Braga.“Este momento procura apro-fundar o diálogo e o contac-to com os jovens, não unica-mente no âmbito académico mas, igualmente, no contexto da Igreja Diocesana que se abre aos desafios levantados e pro-postos pelo Sínodo”, explicou a

O Arciprestado de Fafe encon-tra-se a promover uma Sema-na Bíblica destinada a todas as pessoas interessadas em “aprofundar um pouco mais o conhecimento da Palavra de Deus”. Os encontros, de parti-cipação livre, estão a decorrer no salão da Igreja do Sagra-do Coração de Jesus, na pa-róquia e cidade de Fafe, pelas 21h15. A iniciativa, que come-çou no dia 4 de Junho, termi-na amanhã.Os sacerdotes Hermenegildo Faria e João Alberto Correia, da Arquidiocese de Braga, orien-

organização, que convida tan-to jovens como educadores a marcarem presença no Espa-ço Vita.No final da conferência haverá ainda tempo para um pequeno momento musical levado a ca-bo pelo Cardeal Baldisseri.

tam quatro das noites de for-mação que realçam a virtude da Esperança, enquadrada pela temática do plano pastoral em vigor.Na última noite (amanhã), que conclui a Semana Bíblica, o Frei Fernando Ventura irá profe-rir uma conferência subordina-da ao tema “Da Sarça às Bem--Aventuranças. O desafio da profecia do Ser”.“Desconhecer a Bíblia é des-conhecer Jesus Cristo” é a fra-se, da autoria de São Jerónimo, que serve de provocação à Se-mana Bíblica de Fafe.

Agenda

BIBLIOTECA LÚCIO CRAVEIROSEMINÁRIO DA LOC21H30

07jun

IGREJA DE MAXIMINOSMOMENTO DE ORAÇÃO VIDA E VOCAÇÕES21H15

07jun

08jun

CABREDES SOCIAIS: CONFERÊNCIA21H15