um novo ciclo para o pavilhão da Água

10
Novo espaço Novas experiências Mais conhecimento Saiba tudo em: pavilhaodaagua.pt facebook.com/pavilhaodaagua H 2 O ff Um novo ciclo para o Pavilhão da Água Apresentação da Requalificação do Equipamento NOV 2016

Upload: phungminh

Post on 08-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

Novo espaçoNovas experiênciasMais conhecimento

Saiba tudo em: pavilhaodaagua.ptfacebook.com/pavilhaodaagua

H2OffUm novo ciclo para o Pavilhão da Água

Apresentação da Requalificação do EquipamentoNOV 2016

Page 2: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

O Pavilhão da Água vai entrar num novo ciclo. Desenhado para a Expo ’98 e com uma duração prevista de apenas 3 meses, es-te equipamento já conta com 14 anos ao serviço da pedagogia e da sensibilização ambiental na ci-dade do Porto.

As obras de requalificação são mais do que merecidas. O Pavi- lhão vai ver melhorado o seu es-paço físico e a sua área expositi-va. Um novo ciclo de renovação que se inicia em breve.

Conteúdos do Dossier1. Nascente: a origem do equipamento2. Foz: a gestão pela Águas do Porto, EEM3. Evaporação: atividade durante as obras de requalificação4. Condensação: a nova exposição

Page 3: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

1.Nascente: a origem do equipamento

Pavilhões, parques de diversão, restaurantes, teleféricos, cores, formas, sons, luzes e um mar de gente. Este era o ambiente da Expo ’98 e o contexto onde estava inserido o Pavilhão da Uni-cer. Um Parque urbano, numa envolvente serena e bucólica, passou a ser o seu enquadramento quando se mudou para o Porto. Dois contextos distintos, antagónicos até, mas que nos levam ao mesmo desafio: Tornar o Pavilhão da Água um espaço atraente e convidativo para os seus públicos. A imagem do Pavilhão da Água procura criar um impacto visual que proporcione um interesse imediato, o que funciona em qualquer um dos contextos, estabelecendo-se como um ponto de destaque na paisagem. Este foi o conceito base sobre o qual se desenvolveu a sua Ar-quitetura. O impacto pretendido passou pela criação de um espaço Arquitetural tencionado, num

Page 4: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

jogo entre os espaços interiores e exteriores, entre o Público e o Privado onde se cria um cenário para o qual a vista leva um tempo a reciclar. O Pavilhão da Água à partida parece estar em desequilíbrio, sem apoio ou em suspensão. No seu interior os planos horizontais e verticais formam um jogo conflituoso de sensações. A reformulação do Pavilhão segue os conceitos anteriormente estabelecidos, fazendo uma ampliação sobre a traseira e vindo a resolver, por um lado, questões de ordem funcional e, por outro, criando uma fachada no edifício que antes não existia. Agora, o Pavilhão vai evidenciar-se também para o exterior do Parque.

Por Arq.º Alexandre Burmester

Um novo auditório, mais espaços administrativos e mais área

expositiva. Novos espaços ainda mais acessíveis com a instala-

ção de um elevador.

PISO 1 <<

PISO 0 <<

Page 5: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

2.Foz: a gestão pela Águas do Porto, EEM

O Pavilhão da Água foi um dos espaços mais visitados durante a Expo ‘98 – Exposição Mundial de Lisboa, evento para o qual foi construído pela Unicer – Bebidas de Portugal, SPGS, sob o tema “Os Oceanos, um Património para o Futuro”. Foi, posteriormente, doado à Câmara Municipal do Porto. Transferido para o Parque da Cidade, junto à entrada Norte (Estrada Interior da Circunva-lação), reabriu as portas ao público no dia 28 de dezembro de 2002, constituindo-se como um espaço interativo, por excelência, para a divulgação científica e tecnológica em torno da temática dos recursos hídricos.

Até 2010, o Pavilhão da Água esteve sob a gestão da Fundação Ciência e Desenvolvimento, uma ins-tituição de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1995, através de um entendimento entre a Câmara Municipal do Porto e a Universidade do Porto.

Page 6: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

Em janeiro de 2011, a gestão do Pavilhão transitou da Fundação Ciência e Desenvolvimento para a Águas do Porto, EEM, no âmbito de um contrato de gestão assinado entre a Câmara Municipal do Porto, dona e legítima possuidora deste equipamento, e esta empresa municipal. Este Pavilhão, inicialmente construído para 3 meses, continuou as suas funções na área dos recursos hídricos e educação ambiental na cidade do Porto, tornando-se num ícone de referência e fazendo já 18 anos de existência. A sua interatividade é a palavra de ordem. Aqui os visitantes são chamados a participar ativamente numa grande aventura científica pelo fascinante mundo da água. Este é um espaço de cultura científica e tecnológica, onde a ciência anda à solta, vai ter com o visitante, convida à inte-ração e apela à observação, através de uma exposição de módulos interativos, vivos e dinâmicos.

Devido a esta interatividade e à duração para a qual o Pavilhão da Água foi inicialmente

construído, o desgaste deste equipamento já é muito visível tanto na área estrutural como

ao nível das experiências.

Page 7: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

O Pavilhão tem uma procura constante por parte dos grupos escolares, turistas e público em geral, e desde a sua implementação na cidade do Porto já passaram por este equipamento cerca de 450.000 visitantes. Para que continue a servir o seu propósito, com segurança e atualidade, a Águas do Porto sentiu agora a necessidade de o remodelar, intervenção essa que passa por obra estrutural/física e renovação do espólio expositivo.

64.847

34.326

29.755

29.100

28.547

27.756

31.206

32.435

23.75623.228

19.698

23.634

29.463

2003 2015

Evolução do número de visitantes

no Pavilhão da Água,

entre 2003 e 2015

Page 8: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

3. Evaporação: atividade durante as obras de requalificação

O Pavilhão da Água vai ser requalificado, mas a sua missão pedagógica e sensibi-lizadora não pára. Uma exposição itine-rante vai levar a magia da transformação da água às escolas da zona metropolita-na do Porto. E, durante a época balnear, as atividades Bandeira Azul vão explicar como se mantém uma praia saudável pa- ra todos.

Conheça a oferta para as Escolas em: pavilhaodaagua.pt

Mais novidades sobre as atividades Bandeira Azul em breve.

Page 9: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

4. Condensação: a nova exposição

O novo Pavilhão da Água terá um conteúdo totalmente renovado. A ideia de uma visita totalmen-te livre será substituída por um percurso conceptualmente organizado, ao longo do qual o público irá descobrindo as vária etapas que compõem a nova organização das experiências dos interati-vos. Um forte enfoque no papel das Águas do Porto estará também presente, explicando o ciclo das águas urbanas integrado no percurso geral proposto aos visitantes. O novo conteúdo será suportado num conceito totalmente inovador relativamente ao que o original Pavilhão possuía e será, certamente, um atrativo adicional para este espaço icónico da cidade do Porto.

Para além da criação de novos módulos de experiências, teve lugar todo um processo de reenqua-dramento e redecoração dos módulos existentes, de forma a que estes vestissem não só o conceito de toda a exposição, mas também que mantivessem uma imagem apelativa dentro do seu contexto.

Page 10: Um novo ciclo para o Pavilhão da Água

para mais informações, não hesite em contactar-nos

Pavilhão da Água — Parque da Cidade do Porto, Estrada da Circunvalação, 15443, 4100-183 Porto+ 351 22 615 18 20 / + 351 93 444 00 [email protected]