um certo capitão rodrigo

13
Um certo capitão Rodrigo Beatriz Rodrigues, Julia Mariana, Luiz Araújo e Paulo Cezar CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG CAMPUS ITABIRITO INFORMÁTICA INDUSTRIAL 3º ANO LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

Upload: beatriz-rodrigues

Post on 18-Dec-2014

290 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Características da obra Um certo capitão Rodrigo

TRANSCRIPT

Page 1: Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo

Beatriz Rodrigues, Julia Mariana, Luiz Araújo e Paulo Cezar

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAISCEFET-MG CAMPUS ITABIRITO

INFORMÁTICA INDUSTRIAL 3º ANOLITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

Page 2: Um certo capitão Rodrigo

Resumo da obra

O capitão Rodrigo, aventureiro destemido, chegou intempestivamente em Santa Fé, e imediatamente fez amigos e inimigos. Depois de um breve desentendimento com Juvenal Terra, Rodrigo conversou e almoçou com o jovem. Juvenal ficou fascinado e ao mesmo tempo incomodado com a personalidade do inusitado visitante. Todos os habitantes do povoado antipatizam com o recém-chegado, especialmente Pedro Terra (pai de Juvenal e Bibiana) e o Cel. Ricardo Amaral Neto, rico descendente dos primeiros povoadores locais. Este convocou Rodrigo e exigiu que ele se retirasse do povoado, mas o capitão não aceitou as ordens e permaneceu nas terras por teimosia.

Page 3: Um certo capitão Rodrigo

Num dia de finados, quando Rodrigo avistou Bibiana em quanto a mesma visitava o tumulo de sua avó, o capitão incorrigível ficou apaixonado e quis fazer a corte à moça. Mas não bastava a aversão que causava a seu pai, Bibiana herdou da avó uma desconfiança natural a todos homens. Para piorar mais as coisas, ela estava sendo cortejada por Bento Amaral, filho do coronel, que era considerado por todos um bom partido por ser herdeiro do governante. A situação ficava cada vez mais intolerável devido ao temperamento do capitão até que, numa festa de bodas oferecida ao povoado, ele tirou Bibina para dança, na frente do adversário que já havia dançado uma volta com ela. O filho do coronel não aceitou a desfeita e desafiou Rodrigo para um duelo apenas de armas brancas. Ambos se afastaram da festa: o vencedor deveria voltar e pedir para que os outros fossem buscar o corpo do derrotado.

Page 4: Um certo capitão Rodrigo

Depois de um primeiro embate, no qual Rodrigo desarmou Bento, os adversário se engalfinham novamente, e o capitão subjugou o oponente querendo escrever sua inicial á faca no rosto do homem. Mas logo se descobriu que Bento havia levado um revólver escondido e atirando em Rodrigo quando se viu derrotado. Rodrigo foi encontrado ainda com vida, e ficou acolhido na casa de Pedro Terra, onde se recompôs. Profundamente envergonhado com a atitude covarde do filho, o cel. Amaral deixou Rodrigo viver em Santa Fé. Bibiana, impressionada pela coragem do capitão, aceitou casar-se com ele, apesar da desconfiança inflexível do pai.

Page 5: Um certo capitão Rodrigo

Assim, Rodrigo abriu uma vivenda própria junto com cunhado. A princípio tudo ocorreu bem, mas o gênero de Rodrigo não permitiu que ele se acostumasse à pacata vida no povoado o que acabou negligenciando o negócio. Bibiana suportou estoicamente todas as dificuldades, traições e bebedeiras do marido. Rodrigo nunca tirou da memória a esposa e os filhos. Em 1835, estourou a Revolução Farroupilha, o capitão juntou-se às tropas de Bento Gonçalves. Algum tempo depois, ele voltou para Santa Fé, com um batalhão para tomar a cidade. E quando foram dominar o casarão do cel. Amaral, o mesmo resistiu, e o capitão foi o primeiro a liderar o ataque, sendo mortalmente ferido, deixando Bibiana viúva.

Page 6: Um certo capitão Rodrigo
Page 7: Um certo capitão Rodrigo

Características do livro

• Faz parte da obra "O Continente", primeiro episódio da trilogia "O tempo e o Vento".

• Narrativa em prosa com narrador onisciente e em terceira pessoa.

• Apresenta a agitação sociopolítica do início da Revolução Farroupilha.

• Forte influência das obras épicas.

Page 8: Um certo capitão Rodrigo

Érico Veríssimo

• Érico Lopes Veríssimo (17/12/1905 - 28/11/1975) nasceu em Cruz Alta – RS.

• Mudou-se para Porto Alegre, em 1930, e ingressou Editora Globo como secretário da Revista do Globo, tornando-se, mais tarde, seu presidente.

• Em 1932, estreou na literatura com a série de Contos Fantoches.

Page 9: Um certo capitão Rodrigo

• Lançou o romance "Clarissa", com o qual conquistou popularidade nacional.

• Abordou temas urbanos.• Outras obras:

Música ao Longe (1935) Um Lugar ao Sol (1936)Olhai os Lírios do Campo (1938)Gato Preto em Campo de Neve (1941) A Volta do Gato Preto (1945)

Page 10: Um certo capitão Rodrigo

• Entre 1941 e 1945 deu aulas de literatura brasileira na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

• Em 1954 recebeu o Prêmio Machado de Assis.• Seu ápice foi a trilogia "O Tempo e o Vento":

"O Continente" (1949), "O Retrato" (1951) e "O Arquipélago" (1961), em que recriou, do ponto de vista genealógico e social, o Rio Grande do Sul.

Page 11: Um certo capitão Rodrigo
Page 12: Um certo capitão Rodrigo

Curiosidades

• Veríssimo nunca completou qualquer curso, inclusive o secundário. Mesmo assim foi convidado para lecionar em algumas universidades nos Estados Unidos, sem nunca ter frequentado qualquer curso de inglês.

• Um certo capitão Rodrigo virou um filme brasileiro no ano de 1971, quando no mesmo ano recebeu o troféu Ferradura de Ouro.

Page 13: Um certo capitão Rodrigo

Referências

• http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/u/um_certo_capitao_rodrigo

• http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12038