um ano novo primoroso!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que...

15

Upload: others

Post on 27-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem
Page 2: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

2 3Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário EDITORIAL

UM ANO NOVO PRIMOROSO! Lembro que no final do ano passado a sensação era de que 2017 ia ser um ano difícil... E foi. Nós, empresários que movimentamos grande parte da economia de Viçosa, sabemos bem do peso que esses anos de cenário político e econômico conturbados representam para as nossas empresas.

Mas 2017 também passou muito rápido. E sempre quando nos aproximamos de um novo ano (e não foi diferente no passado), há aquela sensação gostosa de esperanças renovadas e de dias melhores. Que assim seja!

Dias atrás, recebi um documento com o título “Cenário Econômico, Perspectivas para 2018”, que trata da avaliação da economia brasileira para 2018, feita pelo Presidente do Banco Central Ilan Goldfajn. Em resumo, mostra a estabilização da taxa de câmbio, da inflação e a previsão de retomada do crescimento do PIB. Por ser um ano eleitoral, essas previsões sempre me causam receio.

Mas a diferença mesmo para dias melhores pode estar no quão preparada a sua empresa estará para o novo crescimento econômico. É hora de investir nas pessoas, de colocar a empresa em ordem, de cuidar dos detalhes do seu negócio, das finanças, de buscar apoio em consultorias e diagnósticos e capacitar sua equipe. Nesse sentido a Casa do Empresário sempre tem o que oferecer aos associados e empresários. Procure nossa equipe comercial e saiba mais.

Transforme a promessa de um novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores.

Por fim, deixo uma mensagem a todos os associados e leitores da Revista Casa do Empresário:

“Os anos são como os raios, anunciam sua chegada, nos criam expectativas e podem fazer um grande barulho ou simplesmente nada. Podem assustar aos desavisados, podem surpreender na intensidade, podem fazer estragos, mas também podem trazer consigo a abundância e a esperança por dias melhores. E podem realmente trazer dias melhores.

Quando se aproxima o novo ano, nos vem reflexão sobre como podemos nos superar. E dentro deste aspecto, não podemos abrir mão da prática diária do sorriso no rosto, o ideal de servir ao próximo, seja em casa, no trabalho e aos mais necessitados. Isso, sem esperar nada em troca, muito menos uma autopromoção, mas somente massagear a própria alma. Ao praticar o bem, independente da, maneira, sentiremos que o mundo, aos poucos, conspirará ao nosso favor”.

Um grande abraço e um 2018 primoroso para todos nós!

Murilo Pizato MarquesDiretor da Casa do Empresário

EXPEDIENTE

SUMÁRIO

Esta é uma publicação da Casa do Empresário de Viçosa.

Rua Dr. Milton Bandeira, 215, Centro, Viçosa/MG (31) 3899-8650

Tiragem: 2.000 exemplares

Jornalista responsável: Júlio França – RG.12.271 [email protected]

Edição: Paulo Márcio de FreitasMurilo Pizato Marques

Diagramação: Interminas Comunicação

www.casadoempresario.org.bratendimento@casadoempresario.org.brCurta a Casa do Empresário de Viçosa no Facebook

Jantar Empresarial da Campanha de Natal

MegapalestraConstruindo Campeões

Empresa do MêsLápis de Cor

Funcionário do MêsRita Menezes de PaulaLojão das Fábricas

Casa em Pauta

Casa do Empresário realizaplanejamento para 2018com metodologia moderna

FCDLDicas para contratar empregados temporários

Artigo ConsensoVacina ou Remédio? A Tendência do Direito Preventivo para Empresas

Jantar Empresarial da Campanha de Natalcom Thiago Concer

Clube de Vantagens

Resultado da Campanha doDia das Crianças

Social

Entrevista Especialcom Luciano Piovesan

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PÁG

PAG

PÁG

PÁG

5

6

8

9

10

11

12 e 13

16 e 17

4 e 5

18 a 20

21

22 e 23

24 a 26

Page 3: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

5Revista da Casa do Empresário

Page 4: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

6 7Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Neste ano, a Universidade Federal de Viçosa teve 11 cursos avaliados acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do MEC.

Agronomia (Viçosa e Florestal)Agronomia (Rio Paranaíba)Educação Física (bacharelado)Enfermagem (viçosa)Gestão Ambiental (Florestal)

medicina (viçosa) - melhor nota do paísMedicina VeterináriaNutrição (VIÇOSA)Nutrição (Rio Paranaíba)Zootecnia

NOTA 5NOTA 4NOTA 4NOTA 5NOTA 4

NOTA 5NOTA 5NOTA 5NOTA 4NOTA 4

Para fazer parte de um dos 68 cursos de graduação de excelência da UFV, basta se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e escolher a instituição. Na Universidade, estudantes, professores e técnicos têm uma vivência acadêmica diversificada e rica, com impactos positivos na comunidade. Conheça outros detalhes: www.ufv.br, facebook.com/ufvbr e instagram.com/ufvbroficial. Esperamos você!

Page 5: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

9Revista da Casa do Empresário 8 Revista da Casa do Empresário EMPRESA DO MÊS FUNCIONÁRIO DO MÊS – Lojão das Fábricas

LÁPIS DE CORCOMPLETA 18 ANOS

CENTRO EDUCACIONAL

Uma escola infantil que já contribuiu para a formação de mais de 1000 alunos durante quase duas décadas de atuação em Viçosa. Este é o Centro Educacional Lápis de Cor, que com o do tempo de atuação e a excelência na qualidade do seu ensino, conquistou o respeito e a confiança das famílias que têm os seus filhos matriculados na instituição.

A história da escola começou em 1999, quando Dilma Rodrigues, formada em pedagogia, juntamente com sua Irmã, Élia Rodrigues, também da área educacional, assumiram a então Escola Infantil Carrosel, cuja filial, no bairro Santo Antônio, encerraria suas atividades.

Foi então que as irmãs investiram no processo de revitalização da escola, que ganhou o atual nome. Atualmente são oito profissionais altamente preparados para lidar com crianças de 1 a 6 anos.

A equipe vem aplicando no dia a dia a filosofia de ensino adotada pela instituição, que é a de

contribuir para a formação da criança cidadã, ativa na construção do próprio conhecimento, por meio de atividades criativas variadas, afetivas, cognitivas, sociais e culturais.

Destaque ainda para os cuidados com crianças especiais, como explica Dilma, uma das proprietárias. “É uma escola parceira da APAE, sendo que, através de nossos profissionais especializados, oferecemos uma pedagogia de ponta também para estes alunos, sempre estimulando o respeito às diferenças. Aliás temos obtido excelentes resultados nesta área. Um exemplo recente é a aluna especial Nadine Reis, aprovada no curso superior de Estética na faculdade Unopar, o que foi motivo de muita alegria e orgulho para todos nós”, finalizou .

Centro Educacional Lápis de CorAvenida Joaquim Lopes de Faria, nº 31 - Santo Antonio, Viçosa/MG - Telefone: (31) 38925110

*As empresas desta editoria são escolhidas por meio de sorteio aleatório, na Casa do Empresário, com a relação de associados.

A gerente do Lojão das Fábricas, Rita Menezes de Paula, acaba de completar 30 anos de empresa. Tudo começou em 1987, quando fazia serviços domésticos em um edifício e foi convidada pela atual proprietária da loja, Mara Ney, para atuar como vendedora. Os anos se passaram e o tempo de dedicação, empenho, boa relação com a clientela e chefia, além do entusiasmo, lhe garantiram uma promoção na loja, considerada uma das referências no comércio de roupas e acessórios a preços populares na cidade.

Rita é a responsável pela equipe de vendedores, controle de estoque, organização dos produtos, dentre muitas outras atribuições. “Cresci e construí uma história aqui dentro e que mudou minha vida. Tudo de material que conquistei, inclusive a possibilidade de pagar uma faculdade para minha filha, que vai ser formar em Direito, devo à empresa e a minha patroa, que antes de tudo é minha amiga”, concluiu.

Lojão das Fábricas – Praça Silviano Brandão, 130, Centro – Viçosa/MG. Telefone: 3891-2404

Rita Menezes de PaulaFuncionária do Lojão das Fábricas

TRÊS DÉCADAS DE DEDICAÇÃO PROFISSIONAL

Se você conhece um funcionário que tenha se destacado pela competência, pelo

comprometimento e que tenha algum diferencial, indique-o para sair nas próximas edições da Revista da Casa do Empresário.

Basta enviar um e-mail para [email protected]

com o nome do funcionário, empresa, telefone e um pequeno texto de três ou quatro linhas que justifique a indicação. Realizaremos um

sorteio com os indicados para fazer a matéria que sairá na próxima edição.

INDIQUE O PRÓXIMO FUNCIONÁRIO DO MÊS!

Page 6: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

10 11Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Casa em PAUTA

Uma caravana organizada pela Casa do Empresário e Sindicato Patronal de Viçosa esteve presente no Super Minas 2017- 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação em Belo Horizonte. O evento foi realizado no Expominas, entre os dias 17 e 19 de outubro, pela AMIS (Associação Mineira de Supermercados).

A Casa do Empresário realizou no último dia 25, sábado, uma reunião de planejamento para 2018. Participaram diretores e colaboradores. Na oportunidade, além de dinâmicas e troca de informações, o presidente da instituição, Paulo Márcio, trouxe uma nova metodologia de planejamento, chamada OKR (Objectives and Key Results), focada em resultados.

O consultor Alessandro Teixeira, da empresa Cientec, foi quem conduziu os trabalhos. Utilizando essa metodologia, foram definidos os critérios de sucesso para 2018. Para atingir as metas, serão realizados planejamentos trimestrais e definidos os compromissos de cada diretor e colaborador com os resultados.

Segundo o presidente Paulo Márcio, o OKR é uma método simples e ao mesmo tempo efetivo para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis: "É uma maneira comprovadamente eficaz de criar um time alinhado, motivado e produtivo em busca do progresso de nossa associação", destacou.

Viçosa entrou de vez no clima natalino no dia 2 de dezembro. É que a Casa do Empresário realizou a tradicional Carreata, com a exibição dos prêmios principais da Campanha Um Sonho de Natal (carro e motos) e chegada do Papai Noel ao centro comercial. O bom velhinho desfilou em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade, despertando sorrisos em adultos e crianças. Em seguida, distribuiu balas, tirou fotos, visitou lojas e trouxe uma motivação a mais para os empresários neste período de vendas tão importante do ano.

A Câmara da Mulher Empreendedora de Viçosa realizou, no último dia 29, o seu I Jantar de Confraternização. O evento contou com mais de 50 participantes e encerrou as atividades deste ano. Na oportunidade, foi também comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. Além do jantar com menu especial, houve ainda um desfile de moda com modelos que representaram várias lojas da cidade e grifes do segmento.

A Casa do Empresário realizou no dia 26 e 27 de novembro os treinamentos para a Campanha Um Sonho de Natal com colaboradores e empresários. Cerca de 100 pessoas participaram do evento e puderam se inteirar sobre todos os detalhes da campanha. Houve, ainda, o sorteio de 10 vale-compras de R$ 200,00.

CARAVANA SUPER MINAS CARREATA E CHEGADA DO PAPAI NOEL EM VIÇOSA

CME REALIZA I JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

CASA DO EMPRESÁRIO REALIZA PREPARAÇÃO PARA A CAMPANHA UM SONHO DE NATAL

CoworkingCM

(31)98699-0702

CoworkingC&MRua Padre Serafim nº57, Centro

Espaço de Inovação Social

CoworkingC&M

COACH | EMPRESÁRIA | CONSULTORA

[email protected]

(31) 97187-0957

SLOGAN

MARINA MARTINS

marinamdmartinscoach

... Ajudando você a alcançar a realização pessoal e profissional.

CASA DO EMPRESÁRIO REALIZA PLANEJAMENTO PARA 2018 COM METODOLOGIA MODERNA

Page 7: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

13Revista da Casa do Empresário 12 Revista da Casa do Empresário

mais novos, é uma excelente medida para promover a motivação da equipe.

Treinamento é fundamentalTreine com frequência e faça perguntas constantes para esse trabalhador sobre os produtos vendidos, a missão e os valores do empreendimento. Assim, crie um processo para assegurar que os novos funcionários estão indo ao encontro das necessidades do consumidor e construindo uma relação positiva com ele.

Fique atento aos direitos e deveres da contratação temporáriaUma regra específica desse tipo de contratação é que a empresa de trabalho temporário responsável deve ser registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. Nesse sentido, é necessária a elaboração de dois contratos por escrito: um entre o empregado provisório e a empresa de trabalho provisório e outro entre esta empresa e a aquela que for utilizar os serviços do trabalhador, ou seja, a contratante.

Outro ponto crucial é que o contrato do trabalhador

Contrate com quem sabeExistem empresas especializadas que oferecem serviços de trabalho temporário, responsabilizando-se por recolocar funcionários qualificados no mercado. As vantagens desse serviço residem principalmente no trabalho de seleção, recrutamento e treinamento que essas empresas já fornecem, poupando tempo e esforço ao empreendedor que deseja contratar.

LEMBRE-SE: utilizar uma empresa especializada como intermediária do contrato é obrigatório. Se a contratação ocorrer de maneira direta entre o empregado e a empresa que irá utilizar seu serviço, o trabalhador será considerado funcionário efetivo do local e não provisório.

temporário não poderá exceder três meses, podendo ser prorrogado excepcionalmente uma única vez, desde que a empresa obtenha autorização da Delegacia Regional do Trabalho.

Quando o assunto em pauta são os direitos trabalhistas do profissional contratado em regime temporário, saiba que eles são os mesmos de qualquer outro funcionário, incluindo o salário piso da categoria, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias proporcionais com o acréscimo de 1\3, décimo terceiro salário de acordo com o tempo de trabalho, vale-transporte e INSS. Esses empregados, no entanto, não têm os direitos do aviso prévio com o fim do contrato e da multa rescisória do FGTS.

Ciente de todos os direitos e deveres, o empreendedor já está apto para analisar se a modalidade de trabalho vale a pena para sua empresa. Em períodos específicos do ano, nos quais aumenta a demanda e a necessidade de complementar o quadro de funcionários, a contratação do empregado temporário é uma solução que beneficia contratantes e contratados. E então, vai contratar para as vendas do fim de 2017?

Integre a equipeÉ importante receber e tratar os empregados temporários como qualquer outro empregado da sua empresa. Fazer com que os novos integrantes se sintam como parte do time promove a sintonia entre a equipe e motiva os empregados antigos.

Utilize a equipe fixa como apoioA implementação de programas que transformem os funcionários regulares em mentores para os temporários é uma estratégia interessante e eficiente. Fazer com que os empregados mais experientes “adotem” os novos, dando-lhes poder para resolver eventuais problemas e orientar os

DICAS PARA CONTRATAR EMPREGADOS TEMPORÁRIOS

Com o mercado aquecido e a expectativa do aumento nas vendas de final de ano, a contratação de funcionários temporários se torna uma prática recorrente. Para suprir a demanda, muitas empresas lançam mão dessa modalidade de trabalho, principalmente no setor do varejo.

Apesar de muito praticada, o trabalho temporário ainda traz muitas dúvidas para empreendedores interessados em contratar. Com isso em mente, separamos algumas dicas para não errar na hora de contratar empregados temporários. Vamos conferir?

Page 8: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

14 15Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário

Page 9: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

16 17Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário ARTIGO

Se você tivesse o poder de escolha, entre minimizar os riscos de uma doença com uma vacina inovadora, ou ter que arcar com as dores de uma doença por ter sido negligente, qual escolheria? Grande parte das pessoas optam pela vacina, uma pequena dorzinha, em prol da saúde. Mas e a saúde da sua empresa, como vai? Você tem a tratado com vacinas ou remédios? Quer dizer, busca prevenir o surgimento de problemas ou deixa para resolvê-los depois que aparecem?

No meio empresarial, grande número dos empresários brasileiros ainda esperam que o simples risco se transforme em problema grave para tomar a providência necessária. Sob o ponto de vista jurídico, negligenciam diversos aspectos da segurança do negócio e, mais a frente, acabam tendo de resolvê-los em processos judiciais, que trazem consigo altos custos, grande demanda de tempo e o conhecido desgaste emocional. Não por acaso, uma pesquisa da seguradora internacional Zurich, publicada na Revista Exame, constatou que, entre as maiores aflições dos empreendedores, os problemas jurídicos e fiscais se encontram no topo da lista.

Por muitos anos, nossa sociedade tem visto o direito como um remédio para um mal já existente. Qualquer profissional relacionado com a área compreende e visualiza os vários remédios jurídicos que podem ser aplicados diante de problemas que já vieram à tona na mesa do juiz. Estamos acostumados a enxergar o secular direito litigioso - a solução de problemas na justiça comum entre empregado e empregador, entre clientes e a empresa ou mesmo divergências entre os próprios sócios. Em todas essas situações a empresa terá de realizar uma defesa ou acusação em um processo judicial para solucionar um problema existente.

Mas, e se o Direito deixasse de ser um remédio para se tornar uma vacina?

Pois bem, esse é o propósito do Direito Preventivo, uma forma moderna de se pensar o Direito que coloca o conhecimento técnico do advogado (ou consultor jurídico) em favor de seu cliente, não para corrigir algo que deu errado, mas sim para evitar que tal erro ocorra. Busca a negociação direta entre as partes, bem como a elaboração

de procedimentos, documentos, termos e contratos que sejam os mais claros e corretos possíveis. Assim, possibilita-se um acerto prévio entre as partes e, consequentemente, evita o aparecimento de futuros litígios, capazes de gerar fortes desgastes nas empresas brasileiras.

Uma das principais e mais óbvias vantagens de evitarmos um litígio é a eliminação dos custos criados por ele, que vão muito além do ônus financeiro que um processo na justiça acarreta. Também são notáveis os custos da perda da confiabilidade no mercado, o enfraquecimento da imagem da marca e, não menos importante, os desgastes emocionais que um conflito é capaz de gerar. Não se pode perder de vista que os profissionais envolvidos em um litígio, ainda que por trás do nome de uma empresa, são seres humanos que desejam viver uma vida com menos preocupações e mais bem-estar social.

Portanto, resta claro que, num cenário desolador

de sobrecarga do Poder Judiciário, o Direito Preventivo é o futuro. Seja por meio de um contrato cuidadosamente elaborado entre as partes, seja por um registro de marca que protegerá a identidade da empresa ou pela confecção de um regimento interno prevendo situações particulares do cotidiano da organização. São esses alguns exemplos de ferramentas do Direito Preventivo que garantem soluções rápidas ao empresário e lhe permitem, assim, concentrar suas forças apenas no objetivo do seu negócio. Na intensidade do mundo globalizado, os riscos são inevitáveis, mas a escolha é de cada um: vacina ou remédio, o que vale mais pra você?

Ângelo Antônio LopesDiretor Presidente

[email protected]

Ana Luiza PereiraDiretora Comercial

[email protected]

“VACINA OU REMÉDIO? A TENDÊNCIA DO DIREITO PREVENTIVO PARA EMPRESAS”

Page 10: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem
Page 11: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem
Page 12: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

22 23Revista da Casa do Empresário Revista da Casa do Empresário SOCIAL

Sociedade VIÇOSENSE Franquia Nobel

Centro de Estética BY Dalva Lopes

Restaurante PH Rolfs Viçosa Bier Chopp

Geração Tecnológica

DIA DO MÉDICO

DIA DO PROFESSOR

LIONS CLUBE 100 ANOS

Page 13: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

ENTREVISTA ESPECIAL - LUCIANO PIOVESANSUPERINTENDENTE DE GESTÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA

CONTE-NOS UM POUCO SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES.

EM LINHAS GERAIS, FALE UM POUCO SOBRE OS AVANÇOS DO IPLAM - INSTITUTO DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE.

FALE UM POUCO SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS PELA SEC. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO.

E COMO ANDAM ESSAS PARCERIAS EM VIÇOSA?

HAVERÁ OUTROS PROJETOS, ALÉM DESSE, ENVOLVENDO AS PPPS?

A QUESTÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES TEM TIRADO O SOSSEGO DE MUITOS EMPRESÁRIOS, COMO VOCÊ ENXERGA ESSA SITUAÇÃO?

COMO A PREFEITURA VEM ENFRENTANDO ESSE PROBLEMA E QUAL A MANEIRA EFICAZ DE SOLUCIONÁ-LO?

COMO SE ENCONTRA O PROJETO DO DISTRITO INDUSTRIAL? ELE ESTARÁ LOCALIZADO EM QUAL REGIÃO E QUAIS BENEFÍCIOS SERÃO PROPORCIONADOS PARA A CIDADE?

Em seu quinto mandato como Secretário Municipal, Luciano Piovesan, Superintendente de Gestão Pública e Governança, vem realizando um trabalho diferenciado em prol da cidade. Experiência e versatilidade não lhe faltam: ocupou o cargo de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Viçosa por três mandatos consecutivos (1997-2007), foi secretário de Agricultura e Abastecimento em Barbacena (2011), retornando à Prefeitura de Viçosa como Secretário de Governo (2014-2016).

Formado em Zootecnia pela UFV, possui ainda especialização em Gestão Estratégica e está, atualmente, cursando Gestão Pública Municipal na UFJF.

As PPPs foram introduzidas na gestão pública no Brasil no ano de 2004 e é representada por um contrato pelo qual um parceiro da iniciativa privada assume o compromisso de disponibilizar a administração pública e a comunidade, obras ou serviços em setores estratégicos, prioritariamente definidos pela administração municipal. Em contrapartida, há uma remuneração periódica paga pelo município e vinculada ao seu desempenho por um período definido no edital de PPP. Alguns exemplos de obras realizadas por PPPs são vagas prisionais, hospitais, iluminação pública, saneamento básico, infraestrutura no setor educacional, estradas, dentre outras. A PPP pode ser resumida como a colaboração entre setor público e o privado para o desenvolvimento e operação de obras de infraestruturas ou serviços em setores em que o poder público normalmente não possui capacidade financeira para executá-lo, permitindo assim, aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos.

O IPLAM passou, assim como toda a administração municipal, por um processo de reforma administrativa, de modo a organizar a estrutura do órgão e adequá-lo à demanda dos empreendedores e cidadãos, em geral.

Todo investidor que visa implantar ou ampliar seus negócios em um município, quando da análise de viabilidade leva em consideração a oferta de mão de obra, mas principalmente de mão de obra qualificada. Nesse foco a administração municipal definiu como uma das metas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia o oferecimento de cursos de qualificação e profissionalização. A forma de viabilizar isso foi através das parcerias com sistema SESI/SENAI, que possuem expertise de anos no oferecimento de cursos nas mais diversas áreas.

Dessa forma, já foram realizadas duas edições da “Tenda Móvel do SESI/ SENAI”, o que possibilitou oferecer diversos cursos como, por exemplo, Pedreiro, Padeiro, Eletricista Predial, Confeitaria, Costura, Mecânico de Motos, Secretariado, Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, com mais de 530 vagas em cada edição e com índice de aprovação de mais de 80% dos participantes.

Essa reforma administrativa possibilitou aumentar e qualificar a equipe técnica, além de criar estrutura suficiente para segmentar a atuação em aprovação de projetos, planejamento urbano, licenciamento ambiental e fiscalização.

Hoje, o órgão está estruturado, com muito mais eficiência no atendimento às demandas, com profissionais altamente qualificados e uma equipe comprometida, integrada e coesa. Em função da revisão do Plano Diretor, da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, da revisão do Código Ambiental Municipal, da implantação do Cadastro Multifinalitário, da revisão da legislação que trata de taxas, multas e serviços, o IPLAM passa a atuar com seu principal propósito que é atuar no planejamento estratégico-municipal e não somente como um órgão cartorial de aprovação/reprovação de projetos, ou seja, é, de fato, a definição de um novo norte para o órgão como responsável por “pensar” e planejar a Viçosa que todos queremos como melhor cidade para se viver.

A administração municipal decidiu enviar à Câmara Municipal de Viçosa um projeto de lei, já aprovado e sancionado, institucionalizando a figura de PPPs no município, regulamentada em Decreto Municipal e cujo primeiro projeto de PPP que está em discussão é de eficiência, modernização e expansão da iluminação pública. A meta é implantar em Viçosa um parque de iluminação pública em LED, no conceito de cidades inteligentes, onde em um ponto destes locais será possível ainda instalar câmeras de vídeomonitoramento e wi-fi, em um único equipamento, além de permitir telecomando em tempo real de todos os pontos de iluminação pública do município. Nossa proposta é implantar essa PPP já no ano de 2018, cumprindo todas as etapas legais pertinentes. Esperamos que todo o município seja atendido com essa tecnologia até 2020.

Pretendemos buscar PPP também para a implantação e construção de um novo terminal rodoviário, transformando o atual em um Terminal de

Isso é reflexo da estagnação econômica e da crise, econômica e moral, que vive o país. O emprego informal, aqui representado pela presença de ambulantes, é em grande parte reflexo desse cenário de crise econômica, e não é fácil para o gestor público coibir um pai de família em busca de sustento e sobrevivência. Mas existem também aqueles “espertalhões” que não querem regularizar suas atividades econômicas e usam de artifícios do comércio informal para burlar a legislação e comercializar de forma clandestina produtos, muitas vezes de qualidade duvidosa, criando duplo prejuízo, ao consumidor e à arrecadação pública. Na outra ponta está o empresário, independente de seu porte, devidamente regularizado, que paga impostos, aluguel, carteira assinada e seus encargos, que enfrenta a concorrência desleal do comércio ambulante ou clandestino.

Ações como essa, além de outras que estão sendo trabalhadas, qualificam a mão de obra ofertada em Viçosa e despertam o interesse do empresariado, além de possibilitar melhor colocação no mercado de trabalho.

Não há outra alternativa a não ser a presença do poder público em duas frentes distintas: a primeira de fiscalização efetiva, forte e severa com apreensão de produtos e proibição desse comércio ambulante. A segunda que estamos fazendo é por meio da capacitação e profissionalização dos trabalhadores, de modo a possibilitar nova colocação no mercado de trabalho. Temos também, em parceria com a Casa do Empresário, com o Tecnoparque, com o CENTEV e com as instituições de ensino, incentivado o empreendedorismo, possibilitando aos interessados atuar na formalidade, com a criação de MEI, EPP, EIRELLI e outras formas de formalização, onde o município mantém o Minas Fácil, o SINE e convênios com o Tecnoparque e instituições de ensino que possibilitem a criação de novas empresas e empreendedores.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia está realizando Concorrência Pública para disponibilizar lotes no Distrito Industrial da Barrinha, sendo que no primeiro edital foram atraídos dois novos empreendimentos na área que irão gerar cerca de 250 novos empregos. No dia 12/12, tivemos a segunda Concorrência Pública onde foram ofertados 4 grupos de lotes e 4 lotes no Distrito Industrial, totalizando uma área de 11.502,87 m2, para pessoas jurídicas interessadas em se estabelecer e desenvolver seu plano de negócios naquela área industrial. O objetivo é criar estímulos para a industrialização do município, promovendo a geração de emprego e renda, bem como apoiando novos empreendimentos econômicos para a cidade. Estão sendo ofertados lotes que variam de 500 a 3.000 m², podendo, assim, atender a diferentes demandas e interessados em implantar e ampliar seus negócios no município.

Além da disponibilização de novos lotes, a Prefeitura está trabalhando na infraestrutura destes locais, como por exemplo a implantação de guarita 24 horas, obras de drenagem pluvial, asfaltamento das vias e expansão de fornecimento de energia elétrica no local.

Integração com bilhete único de passagem. A adoção dessas parcerias em Viçosa permitirá avançarmos em áreas estratégicas onde o poder público têm limitações financeiras para atuar, garantindo à população serviços de qualidade e possibilitando colocar a cidade na vanguarda de grandes investimentos, com geração de renda, emprego e adoção de tecnologias de ponta.

O secretário, casado com Adriana Mucci Pelúzio Leme e pai de João Paulo Pelúzio Piovesan, de 15 anos, concedeu entrevista exclusiva para a reportagem da Revista da Casa do Empresário, em que abordou temas não somente do interesse do empresariado, mas da população de Viçosa como um todo.

“QUEREMOS VIÇOSA NA VANGUARDA DE GRANDES INVESTIMENTOS, GERAÇÃO DE RENDA E TECNOLOGIA”

Page 14: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

HÁ RESULTADOS PALPÁVEIS NESSE SENTIDO? PODE CITAR ALGUNS EMPREENDIMENTOS ABERTOS?

QUAIS OS MAIORES DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL PARA 2018?

QUAIS AS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO MUNICIPAL PARA INCENTIVAR A ABERTURA DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NA CIDADE EM UM MOMENTO DE CRISE COMO ESTE?

Desde que iniciamos esses processos Viçosa foi destaque na mídia nacional com indicadores de qualidade como o Índice FIRJAN (que mede a gestão fiscal dos municípios) colocando Viçosa na 16ª posição

Em primeiro lugar, manter o foco no programa “Gestão para o Desenvolvimento” e permitir uma administração pública moderna, enxuta, eficiente e com foco em resultados. Não menos importante em ordem de prioridade, temos que trabalhar para reduzir os índices de criminalidade na cidade e no campo, exigindo do Governo do Estado e da União investimentos adequados à realidade de Viçosa, com efetivo policial, equipamentos, veículos e aporte de recursos.

Independente da crise econômica, temos que continuar na busca de estratégias para investimentos nos onze eixos temáticos (educação, saúde, infraestrutura urbana e rural, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento agropecuário, meio ambiente, saneamento básico (água, esgoto e resíduos sólidos), gestão pública, planejamento urbano e cultura, esportes e lazer) que serão propulsores de bem-estar social, geração de emprego e renda. .

em Minas Gerais (entre 853 municípios), bem como somos a 9ª cidade no ranking de transparência pública do Ministério Público Federal.

Esses indicadores auxiliam a administração municipal na tomada de decisões e na busca dos resultados que são orientados pelas metas elencadas, possibilitando, assim, um ambiente favorável, de confiabilidade, de transparência e demonstrando ao empreendedor que o poder público é um parceiro eficiente para seu negócio. São situações como essas que permitiram Viçosa abrigar novos empreendimentos como Bahamas Mix, Grupo EPA, Mart Minas, Espaço de Eventos Trigoleve, Dortler do Brasil Produtos Ortopédicos, ampliação do Buffet Trigoleve, Grupo Líder Recreio Automóveis, ampliação da Microvet, ampliação da Univiçosa, Hotel Bristol entre outros.

São nos momentos de crise que surgem as oportunidades. Nesses momentos existem aqueles que choram e aqueles que vendem lenços para quem está chorando. É preciso decidir onde você vai estar: chorando ou vendendo lenços. Ou seja, a administração municipal, na gestão do Prefeito Ângelo Chequer está buscando ser protagonista de ações, projetos, obras e programas que possibilitem dar à Viçosa a visibilidade adequada para que o empreendedor enxergue a cidade como um local de prosperidade e um “porto seguro” para seus investimentos. De que forma?

Em primeiro lugar, desde 2015, elaboramos um programa de governo denominado “Gestão para o Desenvolvimento”, em que priorizamos as ações em onze eixos temáticos: educação, saúde, infraestrutura urbana e rural, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento agropecuário, meio ambiente, saneamento básico (água, esgoto e resíduos sólidos), gestão pública, planejamento urbano e cultura, esportes e lazer.

Todas as Secretarias Municipais têm metas quadrimestrais para serem cumpridas, com planejamento estratégico, foco em resultados, eficiência e qualidade no gasto público, com o principal objetivo de oferecer à sociedade serviços e obras de qualidade.

Page 15: UM ANO NOVO PRIMOROSO!...novo ano cheio de conquistas e oportunidades em um plano de ação para que o seu negócio viva realmente dias ainda melhores. Por fim, deixo uma mensagem

28 Revista da Casa do Empresário