um ano intenso no oriente mÉdio...no entanto, no oriente médio, surpresas nunca devem realmente...

3
VELHOGENERAL.COM.BR UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO 1 15/12/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GEOPOLÍTICA UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO Por Paulo Roberto da Silva Gomes Filho* Tropas israelenses nas Colinas de Golan, anexadas a Israel, na fronteira com a Síria, em 3 de janeiro de 2020 (Foto: Jalaa Marey/AFP via Getty Images). O ano de 2020 começou com alto grau de tensão no Oriente Médio, com a morte do general Qassim Suleimani, das IRGC, pelos EUA em janeiro. Entre os vários acontecimentos que se desenvolveram desde então, Israel normalizou relações diplomáticas com diversos países árabes com mediação dos EUA de Donald Trump, surpreendendo a muitos. Israel, Arábia Saudita e Irã estão atentos à nova administração norte-americana, que, prometendo retornar ao JCPA, pode definitivamente aproximar os sauditas dos israelenses contra o Irã. No entanto, no Oriente Médio, surpresas nunca devem realmente surpreender. O ano de 2020 ficará marcado no Oriente Médio por uma série de acontecimentos capazes de modificar o equilíbrio de forças na região, com reflexos em todo o sistema internacional. Primeiro, recorde-se que logo no terceiro dia do ano Qassim Suleimani, poderoso comandante da Guarda Revolucionária do Irã e número dois do regime xiita, foi eliminado numa ação militar norte-americana. O ataque de mísseis foi efetivado por uma aeronave remotamente pilotada, um drone, o MQ-9 Reaper, numa amostra da importância militar que esse armamento iria ainda demonstrar ao longo do ano, notadamente no conflito entre a Armênia e o Azerbaijão. Mas essa é outra história.

Upload: others

Post on 06-Mar-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO...No entanto, no Oriente Médio, surpresas nunca devem realmente surpreender. O ano de 2020 ficará marcado no Oriente Médio por uma série de acontecimentos

VELHOGENERAL.COM.BR UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO 1

15/12/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GEOPOLÍTICA

UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO PorPauloRobertodaSilvaGomesFilho*

TropasisraelensesnasColinasdeGolan,anexadasaIsrael,nafronteiracomaSíria,em3dejaneirode2020(Foto:JalaaMarey/AFPviaGettyImages).

Oanode2020começoucomaltograudetensãonoOrienteMédio,comamortedogeneralQassimSuleimani,dasIRGC,pelosEUAemjaneiro.Entreosváriosacontecimentosquesedesenvolveramdesdeentão,IsraelnormalizourelaçõesdiplomáticascomdiversospaísesárabescommediaçãodosEUAdeDonaldTrump,surpreendendoamuitos.Israel,ArábiaSauditaeIrãestãoatentosànovaadministraçãonorte-americana,que,prometendo

retornaraoJCPA,podedefinitivamenteaproximarossauditasdosisraelensescontraoIrã.Noentanto,noOrienteMédio,surpresasnuncadevemrealmentesurpreender.

Oanode2020ficarámarcadonoOrienteMédioporumasériedeacontecimentoscapazes demodificar o equilíbrio de forças na região, com reflexos em todo osistemainternacional.

Primeiro,recorde-sequelogonoterceirodiadoanoQassimSuleimani,poderosocomandantedaGuardaRevolucionáriadoIrãenúmerodoisdoregimexiita,foieliminadonumaaçãomilitarnorte-americana.Oataquedemísseisfoiefetivadopor uma aeronave remotamente pilotada, um drone, o MQ-9 Reaper, numaamostra da importânciamilitar que esse armamento iria ainda demonstrar aolongodoano,notadamentenoconflitoentreaArmêniaeoAzerbaijão.Masessaéoutrahistória.

Page 2: UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO...No entanto, no Oriente Médio, surpresas nunca devem realmente surpreender. O ano de 2020 ficará marcado no Oriente Médio por uma série de acontecimentos

2 UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO VELHOGENERAL.COM.BR

O ataquequematouQassimSuleimani foi o ápicedeuma escaladade tensõesentreosdoispaíses,quesedesenrolaramaolongodosdoisanosanteriores.Em2018, os Estados Unidos retiraram-se do Joint Comprehensive Plan of Action(JCPA),acordoassinadoem2015comoIrã,aRússia,aChina,oReinoUnido,aFrança e a Alemanha, sob a alegação de que os iranianos desrespeitavam ostermosdoacordoquehaviasidocelebradojustamentepararegularaatividadenucleariraniana.ApartirdeentãoosEstadosUnidosintensificaramsuassançõeseconômicascontraoIrã,que,emretaliação,promoveuumaescaladadastensõesnoGolfoPérsico,comumasériedeaçõesmilitaresdepequenoportecontranaviospetroleirosdediferentesnacionalidadesquepassavampeloEstreitodeOrmuzecomataques e açõesde sabotagemcontra alvos árabes e norte-americanosnoOrienteMédio.

EmagostoesetembroosisraelensesnormalizaramasrelaçõesdiplomáticascomosEmiradosÁrabesUnidosecomoBahrein,pormeiodoschamadosAcordosdeAbraão,paragrandefrustraçãodospalestinos.Assim,osdoispaísessejuntaramaoEgito e à Jordânia, compondoumgrupodenaçõesárabesque formalmenteaceitamapresençadeIsraelcomoumigualnosistemainternacional.

Essemovimentoemproldapazentreárabeseisraelenses,quejáforamàguerraem quatro oportunidades entre 1948 e 1973, foi uma vitória para a políticaexternanorte-americana,umavezqueisolaosiranianos,queveemospaísesdoGolfoseaproximaremdeseusinimigosisraelenses.Mas,evidentemente,beneficiamutuamentetantoospaísesárabesquantoIsrael.

As vantagens para os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein se concentramprincipalmente nas trocas comerciais e nas relações diplomáticas. Mas para aArábiaSauditaasvantagensvãomuitoalém.Sãoumxequenoxadrezgeopolíticoregional. Ao se aproximarem de Israel, os árabes passam a contar com umpoderoso aliado regional contra o Irã, país com quem disputam a posição deliderançadentreospaísesislâmicosecontraosquaisessepaísatualmentetravaumaguerraporprocuraçãonoIêmen.Israel,porsuavez,saideumisolamentoregional que persiste há décadas, isola os palestinos e ganha aliados contra oinimigoIrã,alémdenovasoportunidadescomerciaisemercados.

Noúltimodia22denovembro,umdomingo,maisummovimentodeaproximaçãoentreárabeseisraelensessurpreendeuaregiãoeomundo.Oprimeiro-ministroisraelense, Benjamin Netanyahu, encontrou-se secretamente com o príncipeherdeiro e atual homem forte da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman. Oencontronãofoiconfirmadopornenhumdosparticipantes,masopoucoesforçoparaescondê-lodenotaclaramenteaintençãodequeelesetornassepúblico.

Nos dias seguintes, 23 e 25 de novembro, amilícia houthi do Iêmen – facçãoapoiadapeloIrãnaguerracivildaquelepaís–realizouataquescontradoisalvosna cidade costeira saudita de Jidá: um ataque com mísseis Quds-2 contrainstalaçõesdapetroleiraAramcoeoutroquetevecomoalvoumpetroleirogregoquecarregavanumterminaldamesmaempresa.

Até que, na sexta-feira, dia 27, o principal cientista nuclear iraniano, MohsenFakhrizadeh,foiemboscadoemortonacidadedeAbsard,70kmalestedeTeerã,

Page 3: UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO...No entanto, no Oriente Médio, surpresas nunca devem realmente surpreender. O ano de 2020 ficará marcado no Oriente Médio por uma série de acontecimentos

VELHOGENERAL.COM.BR UM ANO INTENSO NO ORIENTE MÉDIO 3

mesmo estando acompanhado por vários guarda-costas. Imediatamente osiranianos acusaram israelenses e norte-americanos de serem os responsáveispeloassassinato.MohsenFakhrizadeheraumaespéciedesímbolodoprogramanucleariraniano.Apesardisso,époucoprovávelqueoassassinatodeumúnicocientista tenha efeito significativo em retardar um programa que já está emandamentoháváriosanos.

Masumaretaliaçãoiranianajáfoianunciadaepodeseresperada.Elapoderávirporintermédiodeseusproxies,asmilíciashouthisouoHezbollah,emaçõesnoGolfo Pérsico ou mesmo em atentados contra alvos israelenses ou norte-americanosemoutraspartesdomundo.

OpróximoanoserádefinidorparaosrumosgeopolíticosdoOrienteMédio.Israel,ArábiaSauditaeIrãestarãomuitoatentosaonovogovernonorte-americano,queprometeunacampanhaeleitoralretornaraoJCPA.EssemovimentoserádecisivoparaumaaproximaçãodefinitivaentreaArábiaSauditaeIsrael,contraoIrã.NoGolfoPérsico,éprovávelque2020nãotermineem31dedezembro...

*PauloRobertodaSilvaGomesFilhoéCoroneldeCavalariadoExércitoBrasileiro.FoideclaradoaspiranteaoficialpelaAcademiaMilitardasAgulhasNegras(AMAN)em1990.ÉespecialistaemDireito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra (ESG) e emHistóriaMilitar pelaUniversidade do Sul de Santa Catarina; possuimestrados emCiênciasMilitares pelaEscoladeComandoeEstadoMaiordoExército(ECEME)eemDefesaeEstratégiapelaUniversidadeNacionaldeDefesa,emPequim,China.FoiinstrutordaAMAN,daEsAOedaECEME.Comandouo11ºRC Mec sediado em Ponta Porã/MS. É autor de diversos artigos sobre defesa e geopolítica eatualmenteexercea funçãodeassistentedoComandantedeOperaçõesTerrestres,alémde serogerentedoProjetoCombatenteBrasileiro(COBRA).E-mail:[email protected].