uganda: povo e cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África oriental e deixaram...

5
Uganda: Povo e Cultura Ter, 28 de Outubro de 2014 15:15 Situado no centro geográfico do continente Africano, Uganda tem sido um caldeirão cultural, como evidenciado pela existência de mais de 30 diferentes línguas indígenas pertencentes a cinco grupos linguísticos distintos, e um mosaico cultural igualmente diversificado de música, arte e artesanato. Os habitantes mais antigos do país, confinados ao sudoeste montanhoso, são os pigmeus Batwa e Bambuti, as relíquias da cultura de caçadores-coletores que outrora ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás um rico legado de pinturas rupestres, como no Abrigo Nyero Rocha perto de Kumi. Conheça um pouco sobre a região do oeste de Uganda, onde se localiza a Missão da RCCBRASIL. 1 / 5

Upload: buihanh

Post on 25-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uganda: Povo e Cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás ... no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais

Uganda: Povo e CulturaTer, 28 de Outubro de 2014 15:15

Situado no centro geográfico do continente Africano, Uganda tem sido um caldeirão cultural,como evidenciado pela existência de mais de 30 diferentes línguas indígenas pertencentes acinco grupos linguísticos distintos, e um mosaico cultural igualmente diversificado de música,arte e artesanato. Os habitantes mais antigos do país, confinados ao sudoeste montanhoso,são os pigmeus Batwa e Bambuti, as relíquias da cultura de caçadores-coletores que outroraocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás um rico legado de pinturasrupestres, como no Abrigo Nyero Rocha perto de Kumi.

Conheça um pouco sobre a região do oeste de Uganda, onde se localiza a Missão daRCCBRASIL.

1 / 5

Page 2: Uganda: Povo e Cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás ... no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais

Uganda: Povo e CulturaTer, 28 de Outubro de 2014 15:15

Oeste de Uganda

A região também é rica em cultura tribal, que consiste nas tribos Bakonjo/Bamba, Batooro,Banyoro, Banyankore, Bakiga, Bafumbira e Bachwezi entre outras.

 O Reinado

O Batooro e Banyoro tem um sistema centralizado de governo liderado por Omukama.Inicialmente, Toro era parte de Bunyoro, mas depois se separou. O primeiro rei foi KaboyoKasusunkwazi, o verdadeiro fundador do reino e, atualmente, o reino é liderado pelo rei OyoNyimba Kabamba Iguru Rukidi IV.

 

Modo de Vida

Casamento e Vida Familiar

No oeste, Ankole é a tribo mais popular em termos de prestígio e de população. O rei possuíatodo o gado e, teoricamente, todas as mulheres eram de sua propriedade. Os pais estavamansiosos para chamar a atenção para as suas filhas, porque o rei dava presentes generosos decasamento. Meninas magras eram impróprias para a realeza, de modo que se o reiencontrasse interesse para casá-las com um de seus filhos, elas eram alimentadas à força comleite.

2 / 5

Page 3: Uganda: Povo e Cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás ... no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais

Uganda: Povo e CulturaTer, 28 de Outubro de 2014 15:15

Entre o povo, tradicionalmente, os pais combinam o casamento, algumas vezes sem oconhecimento da moça. A proposta normalmente vem dos pais do rapaz, que envolve dar paraa família da menina certo número de bois e vacas (dote).

Costumeiramente, as mais jovens não poderiam ser oferecidas a casamento quando suasirmãs mais velhas ainda não se casaram. Neste caso, se a oferta de casamento for feita para amais nova, no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais velha, onde não hádireito de questionamento por parte da família do noivo.

Hoje em dia, muitos já se casam na forma ocidental, onde homem e mulher se enamoram edecidem conjuntamente pelo casamento, considerando a opinião dos pais ou anciãos dafamília a respeito do(a) pretendente.

 

As danças tradicionais

Entogoro: é dançado pelas tribos Banyoro e Batooro do oeste de Uganda. A dança leva o seunome a partir dos chocalhos de vagem (localmente conhecidos como ebinyege) que osmeninos amarram em suas pernas para fazer diferentes ritmos enquanto dançam.

3 / 5

Page 4: Uganda: Povo e Cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás ... no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais

Uganda: Povo e CulturaTer, 28 de Outubro de 2014 15:15

Ekitagururo: Esta é caracterizada por pisadas enérgicas e se enredam ritmos usando os pése movimentos aéreos dos braços; é realizada por ambas as tribos Banyankole e Bakiga, naregião sul ocidental.

 

Refeições

- Eshabwe: Um prato tradicional Banyankole compreendendo de ghee, um desnatado doleite. Este é normalmente consumido com Akaro. É uma refeição que certamente sefamiliarizaria com uma visita às regiões do oeste de Uganda. - Akaro: é feito a partir de uma combinação de sorgo, milheto e farinha de mandiocaamassada em uma quantidade proporcional de água.

Sorgo: um nativo cereal amplamente cultivada nas regiões quentes do Velho Mundo. É umadas principais fontes de grãos e de alimentos para o gado.

Milheto: uma cereal de rápido crescimento, que é amplamente cultivada em países quentes eregiões com solos pobres. As numerosas pequenas sementes são usadas para fazer farinhaou bebidas alcoólicas.

4 / 5

Page 5: Uganda: Povo e Cultura - rccbrasil.org.br · ocuparam grande parte da África Oriental e deixaram para trás ... no dia da última cerimônia como solteira os pais enviam a mais

Uganda: Povo e CulturaTer, 28 de Outubro de 2014 15:15

- Matooke (bananas do tipo nanica): é um prato local popular entre os Baganda, masestará presente na mesa dos Banyankore e Bakiga. Ainda verdes, as bananas sãodescascadas, amarradas em folhas de bananeira e colocadas em uma panela com águasuficiente para cozinhar as folhas. Mais tarde, o pacote é removido e as bananas cozidas sãoespremidas, para obter um purê macio de cor amarela-dourado suave. O purê é entãonovamente envolto nas folhas, que são usadas para mantê-lo quente e úmido. - Molho de amendoim (servido com alimentos para adicionar umidade e sabor): muitousado para acompanhar o Matoke e o Akaro, é feito do amendoim triturado, cozido com água,formando um líquido encorpado. O mais tradicional não se acrescenta nenhum outro tipo detempero, nem mesmo sal.   Por Rita de Cássia e Fabiany Silva, missionárias da RCCBRASIL na Uganda

5 / 5