tuba 5

15
3 INTRODUÇÃO Para estarmos preparados para tocar, precisamos fazer um aquecimento na verdade muito complexo. É necessário nesse aquecimento atingir uma boa quantidade de ar, uma ótima sonoridade, articulações claras, ligaduras sem obstruções, agilidade nos ataques, extensão na tessitura e controle de dinâmicas. Os exercícios aqui sugeridos, realizados de uma forma adequada e disciplinada, nos permite alcançar todos estes fatores, extremamente importantes para a execução de qualquer trecho musical. Devemos fazê-los respeitando todas as indicações de andamentos e dinâmicas para se alcançar o objetivo esperado. É de extrema importância que estudemos todos os dias, sem exceção, para assim obter um notável crescimento musical. Este método foi elaborado para tubas em Dó e em Si bemol, onde a marca A indica o início do respectivo exercício para tuba em Si bemol, e B o término para tuba em Dó. Após executarmos toda a seqüência proposta, devemos estudar um exercício de cada um dos métodos abaixo para desenvolver leitura, interpretação e musicalidade, na seguinte ordem: Método Melódico : Marco Bordogni 43 Bel Canto Studies for Tuba Método Técnico : Lew Gillis Vladislav Blazhevich 70 Studies for BB Tuba (Volumes I e II) Método Avançado : Phil Snedecor Low Etudes for Tuba Estes métodos podem ser adquiridos através do site http://www.rkingmusic.com Baixe métodos e estudos para tuba no site http://www.escolinhamusical.com.br/tuba Bom Estudo! Marcos dos Anjos Jr.

Upload: saulo-gomes

Post on 15-Jul-2015

116 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tuba 5

3

INTRODUÇÃO

Para estarmos preparados para tocar, precisamos fazer um aquecimento na verdade muito complexo.É necessário nesse aquecimento atingir uma boa quantidade de ar, uma ótima sonoridade, articulações claras,ligaduras sem obstruções, agilidade nos ataques, extensão na tessitura e controle de dinâmicas.

Os exercícios aqui sugeridos, realizados de uma forma adequada e disciplinada, nos permite alcançartodos estes fatores, extremamente importantes para a execução de qualquer trecho musical.

Devemos fazê-los respeitando todas as indicações de andamentos e dinâmicas para se alcançar oobjetivo esperado.

É de extrema importância que estudemos todos os dias, sem exceção, para assim obter um notávelcrescimento musical.

Este método foi elaborado para tubas em Dó e em Si bemol, onde a marca A indica o início do respectivoexercício para tuba em Si bemol, e B o término para tuba em Dó.

Após executarmos toda a seqüência proposta, devemos estudar um exercício de cada um dos métodos abaixopara desenvolver leitura, interpretação e musicalidade, na seguinte ordem:

Método Melódico: Marco Bordogni – 43 Bel Canto Studies for Tuba

Método Técnico: Lew Gillis – Vladislav Blazhevich – 70 Studies for BB Tuba (Volumes I e II)

Método Avançado: Phil Snedecor – Low Etudes for Tuba

Estes métodos podem ser adquiridos através do site http://www.rkingmusic.com

Baixe métodos e estudos para tuba no site http://www.escolinhamusical.com.br/tuba

Bom Estudo!

Marcos dos Anjos Jr.

Page 2: Tuba 5

4

Fase 3

Notas Longas

Estas notas devem ser tocadas de forma sustentada e intensa, sem ‘barrigas’, ondas ou vibratos, buscando umsom “aveludado”, grande e cheio de harmônicos (ecos).

Devemos utilizar as pronúncias “Ta” para a região grave, “Tu” para a região média e “Ti” para a regiãoaguda, mantendo a vogal no corpo da nota. Estas pronúncias garantem certeza e clareza nos ataques, além defacilitar a emissão em toda a extensão.

Fazer também em tonalidades e intervalos diferentes.

Page 3: Tuba 5

5

Page 4: Tuba 5

6

Page 5: Tuba 5

7

Page 6: Tuba 5

8

Fase 4

Estudo “Legato”

Este exercício deve ser feito atacando somente a primeira nota de cada seqüência, ligando às seguintesusando as sílabas “i” em ligaduras para cima e “a” em ligaduras para baixo.

Devemos buscar um ótimo controle das notas graves às agudas, de maneira que todas fiquem iguais,uniformes, com a mesma duração e intensidade.

Page 7: Tuba 5

9

Page 8: Tuba 5

10

Page 9: Tuba 5

11

Fase 5

Escala “Articulada”

Faze-las atacando (articulando) as notas, usando suas respectivas pronúncias (“Ta”, “Tu” e “Ti”), mantendoa vogal no corpo da nota e a mesma intensidade e duração das notas em toda a seqüência.

Page 10: Tuba 5

12

Page 11: Tuba 5

13

Page 12: Tuba 5

14

Page 13: Tuba 5

15

Fase 6

Flexibilidade

Estes exercícios têm por objetivo ampliar o som e proporcionar sutileza nas mudanças de notas quandousarmos somente o ar. Ao fazê-los, devemos diferenciar bem as notas ligadas das articuladas.

Page 14: Tuba 5

16

Page 15: Tuba 5

17

Posições Tuba em Sib