tributos - amazon s3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os...

30
Tributos Artigo 3º do CTN: Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir , que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. * O tributo só pode ser instituído por lei em sentido amplo. Somente quatro normas do processo legislativo brasileiro podem instituir tributos: Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada e Medida Provisória (CF/88 Art. 59). * O tributo é uma prestação obrigatória. É uma imposição unilateral levando-se em conta a supremacia do interesse público, da coletividade.

Upload: others

Post on 28-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Tributos

Artigo 3º do CTN: Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

* O tributo só pode ser instituído por lei em sentido amplo. Somente quatro normas do processolegislativo brasileiro podem instituir tributos: Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada e MedidaProvisória (CF/88 Art. 59).

* O tributo é uma prestação obrigatória. É uma imposição unilateral levando-se em conta a supremaciado interesse público, da coletividade.

Page 2: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

* O pagamento do tributo tem que ser feito em moeda ou por meio de unidades fiscais, que podem serconvertidas em moeda. Exemplo: cheque.

* O tributo não possui caráter punitivo, não podendo ser considerado uma penalidade por determinadaconduta ilícita. O ato ilícito encontra no ordenamento jurídico formas de se punir próprias - multas detrânsito (penalidade imposta pelo direito administrativo).

* O tributo só pode ser instituído por lei em sentido amplo. Somente quatro normas do processolegislativo brasileiro podem instituir tributos: Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada e MedidaProvisória (CF/88 Art. 59).

* A autoridade competente, no caso a administração fazendária, deverá arrecadar e fiscalizar acobrança dos tributos, agindo nos termos da lei. A lei não outorga à autoridade a possibilidade deconsiderar sobre a oportunidade e conveniência de agir. Isto é, a autoridade competente não temliberdade de ação para dispensar o pagamento do tributo.

Page 3: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Espécies de Tributo**São espécies de Tributo:

- Taxas;

- Impostos;

- Contribuição de Melhoria;

- Empréstimos Compulsórios;

- Contribuições Especiais.

Page 4: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

- Taxas:

Taxa é uma espécie de tributo cobrada em decorrência do exercício regular do poder depolícia ou da utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestadoao contribuinte ou posto à sua disposição. (Art.77 do Código Tributário Nacional).

O poder de polícia é o poder que a administração tem de fazer com que sejam respeitadosdireitos e garantias individuais e normas relativas à higiene e segurança, por exemplo.

*Exemplo de taxa de poder de polícia: taxa de inspeção sanitária.

O serviço público é efetivamente utilizado pelo contribuinte quando por ele é usufruído aqualquer título. O serviço público é potencialmente utilizado pelo contribuinte quando, sendode utilização compulsória, são postos à sua disposição mediante atividade administrativa emfuncionamento.

* Exemplo de taxa de serviço público: taxa de coleta de lixo.

Page 5: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Para que possa ser cobrada uma taxa pela utilização de um serviço público, este deve serconsiderado específico e divisível

O serviço público é específico quando puder ser destacado em unidades autônomas deintervenção, de unidade, ou de necessidades públicas. O contribuinte visualiza por qualatividade estatal específica o poder público está cobrando a devida taxa.

O serviço público é divisível quando puder ser suscetível de utilização, separadamente,por parte de cada um dos seus usuários.

A taxa é um tributo que será cobrado pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal oupelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições.

Page 6: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

- Impostos:

Imposto é o tributo cobrado em decorrência de uma situação que independe de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Exemplos:

IPTU - Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (cobrado pelo fato de o contribuinte ser proprietário de imóvel urbano); IPVA - Imposto sobre propriedade de veículos automotores (cobrado pelo fato de o contribuinte ser proprietário de veículo automotor.

Page 7: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Impostos Federais

IR - Renda e proventos de qualquer natureza;ITR - Propriedade territorial rural;IOF - Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;II - Importação de produtos estrangeiros;IE - Exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;IPI - Produtos industrializados;IGF - Grandes fortunas, nos termos de lei complementar para ser regulamentado.

Impostos Estaduais e Distritais

ITCD - Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;IPVA - Propriedade de veículos automotores;ICMS - Operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.

Page 8: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Impostos Municipais e Distritais

IPTU - Propriedade predial e territorial urbana;ITBI - Transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;ISS - Serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II da CF/88, definidos em lei complementar.

OBS: O fato gerador do ISS é a prestação de um serviço de qualquer natureza, não compreendidos nos termos do artigo 155, II, e definidos pela lista de serviço da lei complementar nº 116/2003.

Page 9: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

- Contribuição de Melhoria

A contribuição de melhoria é um tributo instituído para fazer face ao custo de obraspúblicas de que decorra valorização imobiliária (túneis, viadutos, rede de esgotos, etc).

A contribuição de melhoria será cobrada em virtude da valorização imobiliáriadecorrente de obras públicas. Diante disso, o valor a ser cobrado não é o valor de custoda obra, mas sim o valor do imóvel após a obra, reduzido do valor antes da obra.

A cobrança do tributo contribuição de melhoria deverá observar duas limitações. Aprimeira limitação é a de que não pode ser arrecadado de contribuição, valor maior doque o custo da obra realizada.

A segunda limitação é a de que nenhum contribuinte pode ter que pagar mais do que avalorização de seu imóvel. A contribuição de melhoria é um tributo cobrado pela União,pelos Estados pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivasatribuições.

Page 10: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

- Empréstimos Compulsórios

O Empréstimo Compulsório é um tributo que poderá ser instituído pela União, por meio deLei Complementar, para as seguintes finalidades:

- Para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerraexterna ou sua iminência; (seca do nordeste não é calamidade pública, pois é típico daregião)

- No caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional. ( temque ser no âmbito nacional, pois é tributo federal...)

Características:

• O Empréstimo Compulsório é cobrado em situações limítrofes, com posterior devolução,sempre em dinheiro (entendimento STF);

• O Empréstimo Compulsório apenas poderá ser instituído mediante Lei ComplementarFederal;

Page 11: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

A aplicação dos recursos provenientes da arrecadação do tributo (EmpréstimoCompulsório) é vinculada à despesa que fundamentou sua instituição;

Para que o Empréstimo Compulsório possa ser instituído e cobrado é necessário acomprovação do esgotamento das fontes de recursos.

- Contribuições Especiais

As contribuições especiais são denominadas de tributo finalístico, uma vez que aaplicação dos recursos delas provenientes está determinada na CF/88. (tributo federal ede competência da União, para cobrança).

Conforme os artigos 149 e 149-A da CF/88 as contribuições especiais podem ser divididasem:

Page 12: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

• Contribuição social;

• Contribuição de intervenção no domínio econômico;

• Contribuição de interesse das categorias profissionais ou econômicas;

• Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública.

As contribuições sociais são tributos arrecadados para custear a atuação do poderpúblico na efetivação de direitos sociais, tais como saúde, educação, seguridade social.

A contribuição de intervenção no domínio econômico é tributo arrecadado para custearas despesas com a direção ou a indução de determinada atividade econômica exercidapelo particular (CIDE). Exemplo: CIDE-combustíveis, criada para diminuir o consumo decombustíveis derivados do petróleo e incentivar o consumo de biocombustíveis.

Page 13: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

A contribuição de interesse das categorias profissionais ou econômicas é tambémchamada de contribuição corporativa. A contribuição corporativa é tributo arrecadadopara custear as atividades desenvolvidas pelas instituições fiscalizadoras e representativasde categorias profissionais ou econômicas.

A contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, como o próprio nomediz, é tributo arrecadado para custear a prestação do serviço de iluminação pública.

Fiscalidade e Extrafiscalidade da Atividade Tributária:

A cobrança de tributo possui natureza predominantemente fiscal. Isso porque, o objetivoprimordial da arrecadação tributária é a obtenção de recursos para a satisfação dasnecessidades da coletividade. O tributo pode também ter natureza extrafiscal. Otributo extrafiscal tem por objetivo não apenas a obtenção de recursos para a satisfaçãodas necessidades da coletividade. O tributo extrafiscal objetiva estimular determinadoscomportamentos, tributando de forma mais onerosa, por exemplo, situações nocivas aosinteresses da sociedade.

Page 14: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Exemplo: tributação mais onerosa, incidente sobre a comercialização de cigarros.

A tributação, nesse caso, terá tanto a finalidade arrecadatória (fiscal), quanto dedesestimular o consumo de cigarros (extrafiscal).

Função dos Tributos

A primeira delas e de extrema importância é a FUNÇÃO FISCAL, na qual o Estado arrecadaos recursos necessários para que sobreviva, para que exerça suas atribuições e consigagerir a máquina pública. Ocorre quando o dinheiro dos contribuintes é repassado aoEstado.

Page 15: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Destaca-se que os tributos podem ou não ser vinculados a determinada finalidade, ouseja, quando um tributo é vinculado, o valor pago pelo mesmo deve ser destinadoàquela finalidade (Taxas. Quando uma taxa for cobrada, deve ser destinada àquilo que foicobrado) e quando os tributos são não-vinculados, o Estado não será obrigado a dar umacontraprestação específica (IPVA. O Estado não é obrigado a usar o valor arrecadado paraa conservação e manutenção de estradas).

Outra função que um tributo pode ter é a FUNÇÃO EXTRAFISCAL, na qual o Estado usa ostributos como meio de intervenção na sociedade e na economia. A finalidade principaldo Estado nesses tipos de tributos não é a de arrecadar, mas sim regular, buscar, emalguns casos, equilíbrio, incentivar, etc. Geralmente, é vista a aplicabilidade dessa funçãoquando o Estado propõe isenção de tributos, incentivo econômico, redução de alíquotas,etc.

Page 16: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Por fim, a terceira função que é atribuída aos tributos é a FUNÇÃO PARAFISCAL, na qual otributo possui a finalidade de arrecadar recursos para custear as atividades do Estado,porém essas atividades não são diretamente exercidas por ele. As entidades não sãopúblicas, mas procuram efetivar políticas sociais. Além disso, essas funções exercidas nãosão de direta e relevante responsabilidade do Estado.

Em resumo, seria a arrecadação feita pelo Estado e repassada a entidades que promovematividades específicas de melhoria da sociedade e economia, porém não são deveresprimordiais em que o Estado deve intervir diretamente. É como se houvesse a delegaçãopor parte ao Estado ao ente parafiscal, para que o mesmo exerça determinada funçãosocial. São exemplos de entidades que recebem as arrecadações do Estado: Sistema S,OAB, sindicato, etc.

Page 17: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Legislação Tributária: Leis, Tratados e ConvençõesInternacionais, Decretos e Normas Complementares.Lei em sentido formal é o ato jurídico produzido pelo Poder competente para o exercícioda função legislativa. Em sentido material, a lei é o ato jurídico normativo que contémuma regra de direito objetivo, dotado de hipoteticidade, é uma prescrição jurídicahipotética. No direito tributário é utilizada no sentido restrito, significando regra jurídicade caráter geral e abstrato.

Legislação, definição do CTN, é a lei em sentido amplo abrangendo, além das leis emsentido restrito, aos tratados, as convenções internacionais, os decretos e a normascomplementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicasneles pertinentes. Incluem-se também as disposições constitucionais, dos atos e das leiscomplementares, decretos-lei, convênios interestaduais, e outros atos jurídicosnormativos pertinentes.

Page 18: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Lei ordinária e lei complementar

A lei ordinária como dito alhures decorre de ato jurídico emanado do poder legislativocompetente para regular, criar, modificar ou revogar ato ou fato jurídico. Lei complementardecorre de previsão constitucional, para aprovação necessita de quórum especial, temrestrição de matérias que pode disciplinar, o artigo 59, § único, CF/88, dispõe sobre.

Princípios constitucionais

Principio da legalidade – “... é aquele em que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazeralguma coisa em virtude de lei”. No direito tributário sua aplicação se dá “... nenhum tributopode ser criado, aumentado, reduzido ou extinto sem que o seja por lei.” A aplicabilidade desseprincípio se dá através do artigo 97 do CTN. A criação de tributo se dará através, em regra, delei ordinária, a lei complementar caberá somente em casos especiais, devidamente previstosna constituição federal. O princípio da anterioridade esta ligado ao fator cronológico, suaobservância cabe em casos específicos onde deva ser respeitada a anterioridade anual ounonagesimal.

Page 19: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Medidas Provisórias

Com previsão constitucional, a partir da EC nº 32/2001, regrou-se especificamente qualmatéria poderia ser regulada através dessa norma constitucional, restringiu-se a medidasemergenciais no caso de tributos de custeio como o empréstimo compulsório por períodocerto e finalidade específica.

Tratados e convenções internacionais

Os tratados e convenções não podem entrar em conflito com legislação interna, assimdevem estar em harmonia com a legislação tributária, havendo incompatibilidade entre ostratados e a legislação, após denúncia, essa será restabelecida entrando novamente emvigor. Lei interna não pode revogar os tratados, isso só ocorrerá por via própria.

Page 20: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Decretos e regulamentos

É ato exclusivo do Chefe do Poder Executivo, ambas são quase sinônimos, com finalidadeestrita de regulamentar previsão de lei ordinária ou complementar. O decreto emanadopelo Chefe do Poder Executivo tem por objetivo editar regulamento. Existemregulamentos de execução e o autônomo, o primeiro a fim de ditar a forma de cobrançado tributo o segundo tem por objetivo regular situações não disciplinadas em lei.

Normas complementares

Diferente da lei complementar que é prevista pela Constituição Federal, as normascomplementares são previstas em lei, especialmente pelo artigo 100 do CTN, existemvárias espécies, dentre eles: atos normativos, decisões administrativas (pareceradministrativo), práticas reiteradas, convênios do qual será precisar criar regras para o seuregulamento.

Page 21: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Vigência e aplicação da legislação tributária.Vigência a aplicação

Vigência é a aptidão para incidir, valer, sendo essa vacacio que dá significação jurídica aosfatos. Não havendo disposição em contrato prevalecerá à previsão da LINDB (LeiIntrodução as Normas do Direito Brasileiro) que é de 45 dias de sua publicação.

Vigência da legislação tributária no espaço

A aplicabilidade da legislação tributária segue a mesma do direito comum, observarásempre a LINDB, assim respeitará os limites do ente fazendário seja município, estado outerritório nacional, respeitando a disposição do art. 102 do CTN.

Artigo 102: A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, fora dos

respectivos territórios, nos limites em que lhe reconheçam extraterritorialidade os convênios de que participem, ou

do que disponham esta ou outras leis de normas gerais expedidas pela União.

Page 22: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Vigência da legislação tributária no tempo

A legislação tributária terá aplicabilidade observando os prazos da LINDB (45 dias dapublicação), salvo disposição em contrário, como por exemplo, da data de suapublicação. A fim de afastar surpresas tributárias a Lei Complementar nº 95/98 c/c LC107/2001, determinaram a observância a prazo razoável, exceto para as leis de pequenarepercussão(art. 8º LC 107/01).

A regulação de tais prazos, pelo CTN, se dá pelo artigo 103: a) atos administrativos –portarias, ordens de serviços, instruções normativas e circulares, vigência data dapublicação; b) decisões órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa – 30dias após a data de sua publicação; c) convênios celebrados entre os entes federativos(Município, Estado, União) na data nele determinada.

Page 23: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Os princípios da anualidade e da anterioridade

Trata-se aqui de principio da anualidade onde a cobrança deverá ser autorizadaanualmente, sua regulamentação veio das diversas constituições iniciando-se pela de1946. Quanto ao princípio da anterioridade, que sofrera sérias restrições na constituiçãode 1969, este proíbe a cobrança de tributo no mesmo exercício onde tenha sido publicadaa lei que o instituiu ou aumentou, vê-se aqui que se excetuou a minoração ou extinção.

Aplicação imediata

A legislação tributária tem aplicação imediata, não se aplica aos fatos geradores jáconsumados mais alcança os pendentes. Sobre esses fatos o art. 116 do CTN, consideraocorridos e existentes os seus efeitos: a) quando se tratar de situação de fato; b)tratando-se de situação jurídica desde o momento em que esteja definitivamenteconstituída.

Page 24: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Aplicação retroativa

Indubitável que não se deveria falar de retroatividade, uma vez que o tempo éirreversível. Aqui se trata de situação em que a lei retroagirá no tempo aos fatos ocorridosantes de sua vigência, poderá ocorrer tal ato desde que seja excluída a aplicação depenalidade pela infração dos dispositivos interpretados, essa é a disposição do art. 106,CTN.

Cabe aqui ressaltar a lei tributária nova não poderá ser aplicada a fatos consumados antesdo inicio da sua vigência. Não poderá retroagir. Inclui-se aqui a incidência da lei quanto afatos não consumados se os mesmos deixem de ser tidos como infração, quando em açãoou omissão (exceto nos atos fraudulentos) não implique na falta de pagamento de tributoe quando cominar em penalidade que a prevista em lei seja menos onerosa do que aotempo de sua prática.

Page 25: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Interpretação e Integração da Legislação TributáriaInterpretação e integração

A interpretação aqui se trata da Hermenêutica jurídica da legislação tributária, tal estudotem por objetivo a busca de uma solução para o caso concreto. Em consonância adoutrina tradicional trata-se de atividade lógica pela qual se determina o significado deuma norma jurídica.

Métodos de interpretação

Os juristas prestam trabalho de suma importância ao analisar a interpretação das leis,bem como das demais regras jurídicas escritas componentes no conjunto da legislaçãotributária. São métodos de interpretação: a) gramatical, onde há a investigação de todo osignificado gramatical das palavras usadas no texto legal em exame, sobrepõem-se aqui aetimologia da palavra; b) histórico , observa-se aqui a evolução através dos tempos,

Page 26: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

investiga-se o direito anterior e compara-se com a norma atual, busca-se concisão dasleis; c) sistemáticos, o objetivo é buscar o sentido da regra jurídica buscando o espaço queocupa no diploma legal bem como a relação com as demais normas legais; d) teleológico,busca o sentido da regra tendo em vista o fim para o qual ela foi elaborada.

Meios de integração

A teoria das lacunas abre margem a diversas interpretações que aqui são denominadasintegração, no universo jurídico na ausência de disposição expressa caber-se-á aaplicabilidade da legislação tributária na ordem seguinte: analogia; os princípios gerais dedireito tributário; os princípios gerais de direito público; equidade.

Posições apriorísticas e o interesse público

Durante algum tempo estudiosos acreditavam que na dúvida a mesma deveria ser sanadaa favor do fisco, enquanto outros creem que deva ser a favor do contribuinte. Assim há

Page 27: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

um debate para esclarecer se o público deva prevalecer sobre o privado. Observe-seque não é justo como justificativa para criação ou majoração de imposto a invocação dopúblico sobre o privado, de forma clara tal entendimento deve ser o respeito adisposição constitucional.

Institutos, conceitos e formas de direito privado.

O Direito é autônomo cada divisão família, tributos, trabalhistas e outros compõe umtodo, ou seja, o Direito é uno. Quando o direito privado não previr determinada situaçãocaberá ao legislador adequar ao Direito Tributário, Público ou outros, essa adequação épertinente ao legislador, pois o intérprete não pode modificar a lei.

O interprete bem como o legislador não pode alterar o que a previsão legal já dispôsque será alicerce para a cobrança de determinado tributo, assim em razão da teseantielisão há diversos conflitos a fim de retirar como forma de defesa os princípiosincrustados na constituição federal.

Page 28: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Interpretação econômica

Tal intepretação tem como cunho buscar o reflexo para o público seja por conta de umafinalidade especifica, como o caso do empréstimo compulsório, seja o momentoeconômico como o caso do IPI e do imposto de importação e exportação, os quaisvalorizam o meio econômico e o impacto que resultará.

Interpretação literal

Essa interpretação é a gramatical ou hermenêutica em que cada palavra deve serentendida exatamente como disposta na lei, sem interpretações contrárias. Tal previsãoé claramente disposta no artigo 110 do CTN que prevê outorga de isenção, suspensãoou exclusão e dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias, nessescasos trata-se de indubio pro contribuinte onde prevalecera a disposição legal.

Page 29: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

Interpretação e aplicação

A interpretação é ato anterior a aplicação do Direito que é feito pelos tribunais, ainterpretação é feita pela ciência jurídica, é a interpretação doutrinária, devendo-seutilizar todos os elementos da interpretação. A ciência do direito é incapaz de forneceruma interpretação que seja a única correta, caberão apenas as razoáveis, sem afirmaçãode essa ou aquela ser a correta. Na interpretação é possível apontar mais de umsignificado para a norma, escolhendo-se o mais cabível ao caso, resulta-se em umaatividade política.

Os princípios jurídicos e a interpretação

Os princípios vieram humanizar as relações tributárias, não que essas assim prescindam,mas vem defender o contribuinte do poder voraz do Fisco. Alguns formalistas são contra aaplicação de princípios, pois consideram que a lei por si só basta, desentendem anecessidade de raciocínio lógico-jurídico, são importantes uma vez que aberrações como

Page 30: Tributos - Amazon S3...natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ISS -Serviços de qualquer

dupla tributação e avanço em base de cálculo de outros tributos se repetem em razão dagana por receita daqueles que operam o Direito. Destaca-se o princípio daproporcionalidade (justo) e da razoabilidade (diretriz da razão humana), ambas temcaráter de subjetividade e devem nortear a aplicação de penalidades inerentes aodescumprimento da obrigação tributária.