tribunadosmananciais ed460

8
1993/2016 - 23 anos de circulação ininterrupta 31 de maio de 2016 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 23 - Nº 460 - R$ 1,00 Diretor Presidente: Jorge Visini e-mail: [email protected] Jornal on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadosmananciais-ed460 Página 7 Página 6 Página 3 São José dos Pinhais PIRAQUARA Famílias recebem registros de imóveis do Programa de Regularização Fundiária Mais 16 famílias passaram de possuidores de terra para proprietários legais de seu terreno, por meio dos processos de usucapião orientados por servidores da Prefeitura No último dia 25, mais 16 famílias do Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura de Piraquara receberam os registros de imóveis, e passaram de possuidores de terra para proprietários legais dos seus terrenos. A entrega representa mais uma etapa concluída pelo Núcleo de Regularização Fundiária e Habita- ção de Interesse Social de Piraquara. As famílias que hoje se tornaram proprietárias, procuraram o setor para dar entrada no processo de regularização, que geralmente são de usucapião e doações de terras. Após a espera de até 8 anos, agora, eles se sentem realizadas pela conquista. Pinhais é cortada por quatro importantes rios (Rio Palmital, Rio Iraí, Rio Atuba e Rio do Meio) e histo- ricamente sofria com enchentes e com a habitação irregular nas áreas ribeirinhas. Como forma de con- ter estes problemas são desenvolvidas inúmeras ações e entre elas está a construção de parques li- neares. Entre as vantagens deste projeto está a re- cuperação de áreas degradadas e novos espaços de lazer para a população. Além disso, outra consequ- ência positiva é a realocação de centenas de famíli- as para áreas devidamente regularizadas. PARQUE LINEAR EM PINHAIS Áreas degradadas são recuperadas e dão novo visual à cidade Um novo parque está sendo construído às margens do Rio Atuba, na divisa com o Bairro Alto A Prefeitura Municipal de Quatro Barras realizou no último dia 24 a primei- ra audiência pública de 2016. A apresentação ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi referente ao primeiro quadrimestre do ano, que engloba os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Durante a cerimô- nia foram apresentados relatórios contendo re- ceitas, despesas e previ- sões de orçamento. Prefeitura de Quatro Barras promove primeira audiência pública de 2016 Prestação de contas aconteceu no último dia 24 na Câmara Municipal Cerimônia apresentou relatório de receitas, despesas e previsões de orçamento da cidade FOTO: MARINA CREPLIVE CURITIBA-PINHAIS-PIRAQUARA Equipes iniciam escavação de trincheira na Avenida Jacob Macanhan, no município de Pinhais FOTO: JORGEWOLL Página 8 Inaugura hoje o Sacolão da Família Sacolão da Família está localizado ao lado do Terminal Central em anexo ao Armazém da Família FOTO: DIVULGAÇÃO/PMSJP Página 5

Upload: aldemir-demir-batista

Post on 31-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Tribuna dos Mananciais - edição 460 - maio 16

TRANSCRIPT

Page 1: Tribunadosmananciais ed460

1993/2016 - 23 anos de circulação ininterrupta

31 de maio de 2016 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 23 - Nº 460 - R$ 1,00

Diretor Presidente: Jorge Visinie-mail: [email protected]

Jornal on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadosmananciais-ed460

Página 7

Página 6

Página 3

São José dos Pinhais

PIRAQUARAFamílias recebem registros de imóveis

do Programa de Regularização Fundiária

Mais 16 famílias passaram de possuidores de terra para proprietários legais de seu terreno,por meio dos processos de usucapião orientados por servidores da Prefeitura

No último dia 25, mais 16 famílias do Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura de Piraquarareceberam os registros de imóveis, e passaram de possuidores de terra para proprietários legais dos seusterrenos. A entrega representa mais uma etapa concluída pelo Núcleo de Regularização Fundiária e Habita-ção de Interesse Social de Piraquara. As famílias que hoje se tornaram proprietárias, procuraram o setor paradar entrada no processo de regularização, que geralmente são de usucapião e doações de terras. Após aespera de até 8 anos, agora, eles se sentem realizadas pela conquista.

Pinhais é cortada por quatro importantes rios (RioPalmital, Rio Iraí, Rio Atuba e Rio do Meio) e histo-ricamente sofria com enchentes e com a habitaçãoirregular nas áreas ribeirinhas. Como forma de con-ter estes problemas são desenvolvidas inúmerasações e entre elas está a construção de parques li-neares. Entre as vantagens deste projeto está a re-cuperação de áreas degradadas e novos espaços delazer para a população. Além disso, outra consequ-ência positiva é a realocação de centenas de famíli-as para áreas devidamente regularizadas.

PARQUE LINEAR EM PINHAISÁreas degradadassão recuperadas e

dão novo visual à cidade

Um novo parque está sendo construído às margensdo Rio Atuba, na divisa com o Bairro Alto

A Prefeitura Municipalde Quatro Barras realizouno último dia 24 a primei-ra audiência pública de2016. A apresentaçãoocorreu no plenário daCâmara Municipal e foireferente ao primeiroquadrimestre do ano,que engloba os meses dejaneiro, fevereiro, marçoe abril. Durante a cerimô-nia foram apresentadosrelatórios contendo re-ceitas, despesas e previ-sões de orçamento.

Prefeitura de Quatro Barras promoveprimeira audiência pública de 2016

Prestação de contas aconteceu no último dia 24 na Câmara Municipal

Cerimônia apresentou relatório de receitas, despesas e previsões de orçamento da cidade

FOTO

: MAR

INA

CREP

LIVE

CURITIBA-PINHAIS-PIRAQUARA

Equipes iniciamescavação de trincheira naAvenida Jacob Macanhan,

no município de Pinhais

FOTO

: JO

RGEW

OLL

Página 8

Inaugura hoje oSacolão da Família

Sacolão da Família está localizado ao lado doTerminal Central em anexo ao Armazém da Família

FOTO

: DI

VULG

AÇÃO

/PM

SJP

Página 5

Page 2: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 31 de maio de 20162

Diretor Presidente: Jorge VisiniJornalista Responsável: Jorge Visini - DRT no 9986/PR

Diagramação: Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933Impressão: Press Alternativa - 3657-4542 / 3047-4280

Redação, Administração e Publicidade:3673-1118 - [email protected]

Artigos assinados não correspondemnecessariamente a opinião do jornal.

Coluna do Rock Coluna do PoetaPaulo Silva

Geral

Festa Junina 2016Oí pessoar, ocê não pode perdêo arraiá mais esperado do ano!

O ARRAIÁ DO PROJETODAS IRMÃS PASSIONISTAS!

VAI TÊ:Cachorro quente, Pastel, Pipoca, Pinhão, quentão,maçã do amor, kreps... Show de Prêmios e danças,

a quadrilha mais animada da cidade.VAI SÊ BÃO DIMAIS!

DOMINGO: 12/06 a partir das 13h30.LOCAL: "Projeto das Irmãs Passionistas"

Coluna do TigreCezar A. Sizanoski

A vaca tocando o sinoA Colônia da Santa Maria possuía lotes rurais e urba-

nos. A ideia inicial era que fosse uma futura cidade, o quepor razões outras, acabou não dando certo.

Em um dos lotes urbanos, morava uma senhora queficara viúva exatamente na viagem imigratória. Vivia comdificuldades junto as suas crianças menores. Possuía ape-nas uma vaca que servia para o leitinho da criançada, umdeles se chamava Alfredinho. Não tendo terreno adequa-do, a soltava na região para que pastasse nos terrenosbaldios e beira das estradas. Para que fosse mais fácil apa-nhá-la para a ordenha, ficava amarrada com uma cordalonga a qual ia arrastando conforme andasse. Na hora com-binada era só catar a corda e levá-la para a ordenha.

Vai daí, que o Alfredinho menino muito do sapeca,teve uma ideia de aprontar mais uma das suas. Esse Alfre-dinho era de amargar segundo relato de pessoas de seutempo. No centro da colônia havia a igreja com o sino emtorre separada pelo lado de fora. O Alfredinho, com umapreguiça tremenda, pois teria que andar algumas quadras,para levar a vaca para pastar, simplesmente catou a cordaem que estava presa a vaca e amarrou-a na corda do sino.A vaca ao fazer suas andanças e conectada com a corda docampanário, acabava por fazer que o sino tocasse. Issoocorria tudo desordenadamente. Sino, naqueles tempos,era sinal para tudo. As pessoas ouviam, mas como eradesordenado e descontínuo, não deram muita importân-cia no começo. Acharam que poderia ser até algum tipode teste. E assim ficaram a vaca e o sino conectados porhoras, isto se repetia quase todos os dias. O tempo foipassando, e o povo começou a pensar que seria algumtipo de espírito, ou assombração que tocava o sino, nin-guém queria investigar de medo de encontrar alguma almapenada tocando o sino. Até que o seu João Barbão se in-vocou e resolveu ir conferir o que estava acontecendo equem poderia estar brincando com o sino. Qual a sua sur-presa ao chegar à torre da Igreja? Quem estava conectadaao sino era nada mais nada menos que a vaca da viúvaRamina.

Claro e evidente ficou que a viúva jamais faria isso.Quem seria o autor da façanha? Nem precisou investigar.Era o Alfredinho. Tudo o que acontecia de molecagem eracoisa do Alfredinho. Mesmo que não fosse.

Não há nenhuma dor que se compare à perda de um entequerido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguémque amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristezae a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade,mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimen-to.

Diante da morte não há nada que possamos fazer a não serrezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu,para que descanse em paz e encontre a luz para continuar

crescendo espiritual-mente. Mas é precisorezar também por aque-les que ficam, para queencontrem conforto econsigam enviar pensa-mentos de paz paraquem agora já não estáentre nós.

Não podemos nosentregar ao sofrimento.É preciso seguir adiantecom a vida, o nosso ca-minho ainda está por fa-

zer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos,lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a suamemória vivendo a nossa vida em paz e com alegria. Os meusmais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus ilumine você!

SaneparAudiência Pública sobre o Contrato de Prestação de Serviço

Público de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário,data: 09/06/2016 às 19:00hs, na Câmara Municipal de Piraqua-ra - Av. Getulio Vargas, 1511 - Centro.

Importantíssimo a presença da comunidade, o Contrato coma Estatal Mista Sanepar, esta vencido ha muitos anos, e hoje oque vemos é um serviço sofrível, com constante falta de água,muitas localidades sem o devido esgotamento sanitário, preçosaltíssimos e nada de investimento. O Município "paga um preçomuito alto", por ser área de Proteção Ambiental, por cuidardos Mananciais de Abastecimento, e recebe muito pouco emcontrapartida, quase nada, este cenário tem que mudar, de-fendo um contrato que seja benéfico e traga avanços para ocontribuinte piraquarense, temos que ser respeitados, o quenão esta ocorrendo nos últimos anos, precisamos unir forças elutar contra os mega empresários que, muitos, nem sabem daexistência da nossa amada cidade, porém, recebem verdadei-ras fortunas em detrimento das nossas famílias.

Meus pêsames a Famíliado Tio João Bueno! Que emoção ainda me visita quando lembro da primeira vez

que meu pai me levou ao cinema! Foi no Cine D. Pedro ll, emCampo Largo, 1958. Era um faroeste e o mocinho brigava como bandido num monte de feno de um celeiro. O pai tinha 34anos... Como era novo! Meus olhinhos de descobridores domundo fascinados com a tela enorme em preto e branco, meucoração palpitante de medos e sobressaltos com as peripéciasde Roy Rogers (seria ele?).

Com quais palavras definirei meu prazer de andar naquelesônibus barulhentos, ao lado do motorista, nariz colado ao para-brisa (que a mãe chamasse para sentar... ah que eu ia). O tioPaulo ia entregar lenha cortada em rachas no seu velho cami-nhão amarelo, não sei se Ford ou Chevrolet, despertado a can-sativas e insistentes maniveladas. No inverno, então? Que tra-balho dava pro bicho pegar na partida! Eu e os primos disputá-vamos quais marujos sob a batuta do velho capitão, quem detodos, com os bracinhos insipientes, conseguia carregar e des-carregar mais rachas daquela lenha sequinha. Tio Paulo me dámuita saudade.

Inesquecível também foi a primeira viajem de trem a Para-naguá, na doce companhia da Vovó Rosa. Na véspera, por cer-to, uma noite mal dormida de tanta ansiedade. Na antiga esta-ção às seis e meia da manhã, corre-corre da molecada, o solmaravilhoso... Pinhais, Piraquara, Roça Nova... "Que túnel éesse que a Vó falou"? Ai, que medo! Véu da Noiva - que linda,Vovó! - Como é que pode o trem estar descendo desse jeito?Ponte São João. Como era encantador meu pedaço de céu.Minha Vó também, por deixar que eu fosse com ela. Você tam-bém - é João Wilson Costa Lima? É Ivo Maia? É maior? NegoMichel, Aloisio - estou misturando vocês nas minhas lembran-ças, que vocês gostam das reminiscências dos tempos de meni-no, que tanto bem fazem ao nosso espirito, que nos devolvemas pinceladas de felicidade que o andar da vida nos roubou...Que hoje no balcão do Ivo, que pra nós é boteco, tomamosnossas pingas e nos vingamos dessa atualidade brasileira insos-sa, embarcamos no túnel do tempo em busca do paraíso perdi-do... Pensam que eu não sinto no semblante de vocês um mági-co rejuvenescimento? Crianças da minha cidade: emolduremseus momentos de infância num quadro que seja muito especi-al. Icem-no à parede incorruptível do coração, pois num futuronão tão longínquo quanto parede, vocês hão de mirá-lo comencantada ternura, como estou fazendo agora.

Meu trem de nuvem está chegando em Paranaguá. Ouçoum longo e inconfundível apito!

Publicado na Tribuna dos Mananciais - Edição77 - agosto 1997

Retratosda Infância

Coluna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de Oliveira

Quem comemorou mais um ano de vida no último dia 27,foi a amiga Claudiane H. Ferrari! A ela meus votos de umavida com muitas vitórias! Foto com seu esposo o Vice-Prefeito Luciano Antunes.

Parabéns aos irmãos, Vanessa, Vagner e Eduardo! Elesque assopraram velinhas no mês de Maio! Deus os aben-çõe e ilumine sempre as suas vidas. Foto com sua mãeCélia Regina e seu irmão o Vereador Adriano Cordeiro.

Parabéns a amiga Neide Cardoso pela passagem de maisum ano de vida! Desejo muita luz e saúde. Na foto comseu esposo Rober Eduardo Ribas.

Parabéns aos meus lindossobrinhos Eduardo, Henri-que e Gabriel! Eles que co-memoraram mais um níver!Meus desejos de uma vidamuito iluminada. Na fotocom sua mãe Simone e suairmã Fernanda.

Parabéns ao Ilto Francisco Dal Vesco (Leia-se Cia do Pé)!Pela comemoração de seu níver no último dia 28! Fotocom sua esposa Lucimara e seus filhos.

Piraquara

A amiga VanessaLara meus parabéns

pelo seu níver noúltimo dia 29! Meus

desejos de umavida com saúde, paze luz. Foto com seu

filho Gabriel Lara.

No último dia 29 quem co-memorou mais um ano devida foi o amigo e grandeprofissional Gerbas Custó-dio! A ele meus votos demuitas conquistas com saú-de. Na foto com sua filhaKâmala Custódio.

Começa pavimentaçãona Rua Teixeira Soares

A Rua do Jardim Santa Mônica está recebendo o asfalto nesta semana

Começou no último dia 24 aobra de pavimentação na RuaTeixeira Soares, no bairro San-ta Mônica. Além desta rua, queserá asfaltada em toda sua ex-tensão, receberão obras de pa-vimentação as Ruas Glória eFrancisco de Assis. A via já rece-beu as calçadas, preparaçãocom drenagem de galerias,base e meio-fio.

Após a aplicação do asfaltovem a sinalização de trânsitocom pintura e placas. As obrasfazem parte do Programa de

Pavimentação que a Prefeituraexecuta em diferentes regiõesda cidade, melhorando a infra-estrutura e a qualidade de vida.Os moradores já vêem a mu-dança.

Pedro Oliveira afirma que"com asfalto é bem melhor, va-loriza mais a nossa proprieda-de, tem menos pó e até menosbarulho porque do jeito que es-tava, quando os carros passa-vam fazia bastante barulho,mas agora vai melhorar muito,diz.

Page 3: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS31 de maio de 2016 Piraquara 3

No último dia 25, mais 16famílias do Programa de Re-gularização Fundiária da Pre-feitura de Piraquara recebe-ram os registros de imóveis,e passaram de possuidoresde terra para proprietárioslegais dos seus terrenos.

A entrega representamais uma etapa concluídapelo Núcleo de Regulariza-ção Fundiária e Habitação deInteresse Social de Piraqua-ra. As famílias que hoje setornaram proprietárias, pro-curaram o setor para dar en-trada no processo de regula-rização, que geralmente sãode usucapião e doações deterras. Após a espera de até8 anos, agora, eles se sentemrealizadas pela conquista.

"Nós estávamos esperan-do desde 2008 por esse re-gistro, agora nós vamos pas-sar para as crianças, pois éuma garantia para o futurodeles. Receber o registro

Famílias recebem registros de imóveis do Programa de Regularização Fundiária

Mais 16 famílias passaram de possuidores de terra para proprietários legais de seu terreno,por meio dos processos de usucapião orientados por servidores da Prefeitura

ção, são registrados gratuita-mente em Cartório. Sendoassim, os beneficiários nãotem despesas com o proces-so jurídico, honorários advo-catícios e o Registro de Imó-veis, pois as leis que ampa-ram os projetos de regulari-zação fundiária garantem agratuidade de tais ações.

Ainda restam outras famí-lias que aguardam a senten-ça favorável de seus proces-sos.

São pessoas que ajuda-ram a construir os bairros emque residem e esperam paraque sua situação se regulari-ze em um processo que ape-sar de demorado, beneficianão só os moradores, mastambém o desenvolvimentoda política urbana do muni-cípio. "A entrega é um sonhorealizado, todo cidadão pos-sui o sonho de ter um localpara morar, sua casa própriae é gratificante para a pre-

feitura poder realizar o so-nho dessas famílias, que es-peram muito tanto tempoter o título de propriedade.Por meio do Programa deRegularização Fundiária con-seguimos concretizar dese-jo das famílias tornando-asproprietários dos terrenosem que já moram há algumtempo, por meio do trabalhointenso dos servidores queintegram o programa.", com-pletou Marcus Tesserolli,Prefeito de Piraquara.

O objetivo principal doprograma é efetivar a funçãosocial da propriedade e dacidade, conferindo aos mo-radores de áreas irregularesa segurança jurídica em rela-ção a sua moradia.

Dos 16 registros entre-gues, 12 foram para morado-res do bairro Guarituba, osoutros quatro ficaram entreos bairros Jardim Santa Mô-nica e Vila Santa Maria.

SERVIÇO: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DESERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

DATA: 09/06/2016 - HORÁRIO: 19hLOCAL: Câmara Municipal de Piraquara - Av. Getúlio Vargas, 1511 - Centro

A Prefeitura Municipal de Piraquara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanis-mo, convida a comunidade para participar da Audiência Pública sobre o Contrato de Presta-ção de Serviço Público de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. A Audiênciaacontece no dia 09 de junho, quinta, às 19h na Câmara Municipal de Piraquara. O evento fazparte da programação do município pela Semana do Meio Ambiente.

É importante a participação da população nesta Audiência para que acompanhem osavanços nas Políticas Públicas de Saneamento Básico.

Todos estão convidados.

Prefeitura convida para Audiência Públicasobre contrato de prestação de serviço

de abastecimento de água e esgotamento

A audiência acontece no dia 09 de junho

Audiência Pública para prestação decontas do 1° quadrimestre de 2016

O evento acontecerá hoje, dia 31, na Câmara Municipal de PiraquaraA Prefeitura de Piraquara convida a população para a audiência pública referente à

avaliação das metas fiscais do 1° quadrimestre de 2016. O evento acontecerá hoje, dia 31de maio de 2016, às 17h30, no Plenário Zacarias Vieira, na Câmara Municipal, em atendi-mento a Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

SERVIÇO: Avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2016DATA: 31/05/2016HORÁRIO: 17h30LOCAL: Plenário Zacarias Vieira, Câmara Municipal de Piraquara - Av. Getúlio Vargas,1511 - Centro

No último dia 23, 464alunos do 5º ano da RedeMunicipal de Ensino de Pi-raquara participaram deuma formatura emociona-da, concluindo o 1º Ciclodo ano do Programa Edu-cacional de Resistência àsDrogas e à Violência. OPrograma é realizado pelaPolícia Militar, em parceriacom a Prefeitura Munici-pal, com alunos de 9 a 11anos. Nesta etapa, as au-las aconteceram nas Esco-las Municipais Olga RibasMartins, João Batista Sal-gueiro, João Martins, DonaJulia Wanderley, EmíliaCapelini Valenga e Hermí-nio de Azevedo Costa. Estefoi o segundo ano do Pro-grama em Piraquara e osalunos, que já viam seuscolegas nas aulas, tinhamboas expectativas, comoconta o soldado Guilher-me, Instrutor do Proerd.

Primeira turma do ano do PROERD se forma em Piraquara

Alunos de seis Escolas Municipais participaram da formatura nesta segunda

mos que o objetivo foi al-cançado, sempre buscandoresponsabilidade, longe dasdrogas e da violência".

Para o prefeito MarcusTesserolli, o Proerd deu cer-to em Piraquara, tem boaaceitação dos alunos e émuito importante para omunicípio. "Na verdade,para nós é mais uma etapadeste sonho que está sendorealizado. Nós estabelece-mos metas para o governo euma delas era restabeleceralgumas parcerias, comoessa com a Polícia Militar, eo Proerd é prova disso. Nes-te Programa a Polícia ensinapara as nossas crianças doque elas têm que se afastar,especialmente das drogas eda violência. Então o objeti-vo está sendo conquistado,em 2015 atendemos 100%dos alunos de 5º ano, e esteano vamos chegar nos 100%também", afirma.

simboliza uma vitória paranós, porque agora o terrenoé nosso não é uma invasão,como eles diziam antes. Éum direito nosso, que con-quistamos para os nossos

herdeiros.", comentou Jan-dir Hahn, morador do JardimSanta Mônica e um dos be-neficiados nesta etapa.

Para receber o Registrode Imóveis em seus nomes,

as famílias tem o apoio, ori-entação e acompanhamentodos processos que tramitampor alguns anos na Comarca,e após o trânsito em julga-do, de acordo com a legisla-

Esse Programa é impor-tante para a formação e orelacionamento dessesalunos em sala, entre elese com os professores. ParaCarla Juliane dos Santos Vi-lar, secretária de Educação,"o Proerd é um de váriosprogramas muito impor-tantes para manter as cri-anças afastadas da violên-cia e das drogas, que é oseu principal objetivo, fun-damental na sociedade emque vivemos hoje, ondeperdemos nossos jovens ecrianças". O papel das pro-fessoras e equipe diretivatambém é essencial paraque a vivência desses alu-nos no Proerd continue."Agora na continuidade opapel delas é fundamentalem estar lembrando tudoaquilo que eles aprende-ram e estar retomando to-dos os ensinamentos",conclui a secretária.

"Nós chegamos na escola etivemos a experiência dascrianças ansiosas, esperandoa aula do Proerd e fomos re-cebidos muito bem. O Pro-

grama aconteceu pelo se-gundo ano consecutivo, issonunca tinha acontecido emPiraquara, e nós só temosque agradecer aos professo-

res, diretores e todos queestão envolvidos na Secreta-ria de Educação por esse ex-celente trabalho", diz o ins-trutor, e completa: "sabe-

Page 4: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 31 de maio de 20164 Geral

APARTAMENTO NA ÁGUA VERDE - CURITIBA

IMÓVEISLIGUE AGORA: 9774-0190

ÁGUA VERDE a 2 quadras da rápida - O apartamento tem 79,88 m2 de área total, sendo50,77 m2 de área privativa, situa-se no 3* andar, prédio sem elevador. Possui 2 quartos, 1banheiro, sala para dois ambientes, cozinha, área de serviço e uma vaga de garagem.Permanece no imóvel a mobília do quarto principal, da cozinha e a estante/armário dasala. Condomínio está 285,00 incluindo o fundo de reserva e taxa de manutenção/obra. -Escuto Propostas - LIGUE 9774-0190

Vendo apartamento na Praia de Perequê - em Porto Belo - SC

A Praia do Perequê é a maior praia de Porto Belo, com cerca de 2,5 quilômetros deextensão. Com muitos encantos naturais, Perequê faz a alegria dos turistas, além depossuir total infraestrutura e por ser bem badalada quando chega o verão. Apartamento1° andar, com 3 dormitórios, sendo 1 suite, sala de estar, jantar e cozinha em mesmoambiente, banheiro social, área de serviço e dependência de empregada (quarto e ba-nheiro), uma vaga de garagem privativa, 30m do mar. Condomínio com 2 salões de festasno 4° andar. 115 m2 de área privativa. Valor: R$ 350.000,00. LIGUE AGORA (41) 9774-0190

DE 1400M2 NA RUA LEÔNIDAS ALVES CORDEIROESQ. COM A RUA ANGELO JACOMEL CEL. 9774-0190

Vendo terreno em Piraquara

Page 5: Tribunadosmananciais ed460

31 de maio de 2016 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 23 - Nº 460

Jornal on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadosmananciais-ed460

Pinhais é cortada porquatro importantes rios (RioPalmital, Rio Iraí, Rio Atubae Rio do Meio) e historica-mente sofria com enchentese com a habitação irregularnas áreas ribeirinhas. Comoforma de conter estes pro-blemas são desenvolvidasinúmeras ações e entre elasestá a construção de parqueslineares. Entre as vantagensdeste projeto está a recupe-ração de áreas degradadas enovos espaços de lazer paraa população. Além disso,outra consequência positivaé a realocação de centenasde famílias para áreas devi-damente regularizadas.

Recentemente, a RuaAmaporã foi contemplada

Parque Linear: áreas degradadas são recuperadas e dão novo visual à cidadeUm novo parque está sendo construído às margens do Rio Atuba, na divisa com o Bairro Altocom serviços de preparaçãode solo, para daqui algunsdias receber a implantaçãode mais um parque linear,denominado Parque LinearAtuba.

As ações estão previstasnas propostas de uso e ocu-pação do solo em áreas ri-beirinhas, ou seja, áreas depreservação permanente.Sendo assim, a implantaçãode parques lineares é o usomais adequado.

A construção do ParqueLinear do Atuba, no bairroEmiliano Perneta, faz partedo Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC), numaparceria entre a Prefeitura,o Governo Estadual e o Go-verno Federal. Neste proje-

to, estão previstas ciclovias,canchas de areia e pequenasáreas de estar e brinquedos,além da recomposição damata nativa.

De acordo com a diretorado Departamento de Plane-jamento Urbano, Daniele

Nauck, ao longo dos anos omunicípio vem concentran-do esforços para implanta-ção de parques lineares."Nesta busca, por meio devários programas e projetosdistintos estamos conse-guindo êxito", destaca.

PARQUE LINEAR PALMITALO Parque Linear do Palmi-

tal está sendo construído àsmargens do Rio Palmital e éum dos componentes doPrograma PAC Habitação doGoverno Federal e faz parteda recuperação das áreasdegradadas. O espaço teráaproximadamente 50 me-tros de extensão, da beira dorio se estendendo até o Jar-dim Bonilauri. O Parquetambém contará com ciclo-via e área de passeio. Nestamesma região foram implan-tados dois conjuntos habita-cionais, também por meio doPAC. Atualmente, mais de700 famílias vivem na região.

PARQUE LINEAR IRAÍO Parque Linear Iraí está

localizado entre a AvenidaIraí a Rio Parnaíba, e é maisum ponto de entretenimen-to e lazer à disposição dapopulação. O espaço contacom ciclovia, cancha espor-tiva, parquinho infantil e ilu-minação.

PARQUE LINEARAVENIDA MARINGÁ

O Parque Linear estarálocalizado a partir da Rodo-via João Leopoldo Jacomelaté a Rua Jandaia do Sul. Oprojeto contempla ciclofai-xa, calçadas, pista de cami-nhada, equipamentos dealongamento, academia aoar livre, cancha de bocha,espaço para jogos de xadrez,pista de skate e locais paradescanso.

Com a participação de67,61% da população, Pi-nhais venceu a cidade pe-ruana Sullana no Dia do De-safio, que obteve 2,81%. Oresultado demonstra umaumento de quase 40% emrelação ao ano passado. Aproposta é incentivar a prá-tica de atividades físicas porpelo menos 15 minutosneste dia e que as pessoasse inspirem ao longo doano.

Com o tema "Você semexe o mundo mexe jun-to", nesta edição participa-ram 16 países e 3.650 cida-des. A iniciativa foi promo-vida pelo Sesc-PR e em Pi-nhais o Departamento de

Pinhais vence cidadeperuana em Dia do Desafio

Esporte e Lazer realizou di-versas atividades, com oapoio da empresa de entre-tenimento Move Dance, queatendeu chamamento públi-co da Prefeitura. As equipeslevaram muita diversão paraas escolas e Cmeis do muni-cípio e pela cidade outraspessoas contribuíram.

Fernanda dos Santos, ge-rente de Lazer e Qualidadede Vida, destaca a relevân-cia do evento mundial.

"O objetivo é conscienti-zar as pessoas da importân-cia da prática de atividadesfísicas e mudança dos hábi-tos diários, para uma vidamais ativa", afirma.

"O município venceu o

desafio, mas quem ganhouforam todos os participan-tes desta atividade", de-fende.

DIA DO DESAFIONo Brasil, o Dia do Desa-

fio é coordenado pelo Sesc.O evento é anual e ocorresempre na última quarta-feira do mês de maio. Aproposta é promover umadisputa amigável entreduas cidades do mesmoporte, sendo que o princi-pal objetivo é o incentivo àprática de atividades físicas,pensando na saúde e nobem-estar, e ainda na inte-ração entre as comunida-des.

O Departamento de Cul-tura, da Secretaria de Cul-tura, Esporte e Lazer, reali-zará a 10ª Mostra de Dançade Pinhais. As inscriçõespara as apresentações já es-tão encerradas, porém, aindahá vagas para workshops. Asapresentações serão reali-zadas no Ginásio Poliespor-tivo Tancredo de Almeida

Inscrições para oficinas daMostra de Dança seguem abertas

As apresentações serão realizadas no Ginásio PoliesportivoTancredo de Almeida Neves, de 10 a 12.6 e as oficinas de 9 a 12

Neves, de 10 a 12 de junho,e as oficinas entre os dias 9 e12. As inscrições devem serrealizadas no link, onde tam-bém está disponível o regu-lamento da mostra.

Confira o cronograma da10ª Mostra de Dança de Pi-nhais:Inscrições para workshops -de 16 de maio a 6 de junho

Resultado da seleçãoaté 31 de maioApresentações

de 10 a 12 de junhoWorkshops

de 9 a 12 de junho

SERVIÇO:Mais informações pelos te-lefones (41) 3912-5241 ou(41) 3912-5253.

No último dia 26 foi ce-lebrado o Dia Estadual deConscientização sobreHanseníase.

A data tem o intuito deesclarecer dúvidas a res-peito da doença que atin-ge, em média, mil parana-enses por ano. Em Pinhais,a população encontra otratamento disponível em

Secretaria de Saúde de Pinhais alerta sobre os perigos da HanseníaseA doença tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família do município

todas as Unidades de Saúdeda Família.

De acordo com RoseleneMartins da Silva, do Centrode Controle de Agravos(CCA), a Hanseníase é tidacomo um problema de saú-de pública. "É uma doençaque ataca a pele e os nervos,o que dificulta os movimen-tos das mãos, dos pés e dos

hanseníase não precisa serafastada do trabalho, nemdo convívio familiar. A doen-ça costuma se manifestar pormeio de:- Manchas que são amorte-

cidas, não suam, não co-çam e, às vezes, perdemos pelos.

- Caroços, alguns que apa-recem e somem.

olhos, além de causar amor-tecimentos", explica.

Segundo a Secretaria deSaúde de Pinhais, é impor-tante que a doença seja di-agnosticada rapidamente,pois se tratada no início nãodeixa marcas ou sequelas.Assim que a pessoa começao tratamento deixa de trans-mitir a doença. A pessoa com

IMAG

EM: S

ECRE

TARI

A ES

TADU

AL D

E SA

ÚDE

O município disputou com a cidade de Sullana e registrou a participação de 67,61% da população

- Bolhas que aparecem nosbraços e nas mãos.

- Feridas na sola dos pés.- Dor nos nervos dos bra-

ços e das pernas, geral-mente abaixo do joelho.

SERVIÇO:Informe-se sobre a doen-

ça na Unidade de Saúde daFamília mais próxima.

Page 6: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 31 de maio de 20166 Quatro Barras

A Prefeitura Municipal deQuatro Barras realizou no úl-timo dia 24 a primeira audi-ência pública de 2016. Aapresentação ocorreu noplenário da Câmara Munici-pal e foi referente ao pri-meiro quadrimestre do ano,que engloba os meses de ja-neiro, fevereiro, março eabril. Durante a cerimôniaforam apresentados relató-rios contendo receitas, des-pesas e previsões de orça-

Prefeitura de Quatro Barras promove primeira audiência pública de 2016Prestação de contas aconteceu no último dia 24 na Câmara Municipal

Cerimônia apresentou relatório de receitas, despesas e previsões de orçamento da cidade

FOTO

: MAR

INA

CREP

LIVE mento. Além disso, ainda

foram exibidos os demons-trativos relacionados à ges-tão dos Direitos da Criança eda Adolescência e as propos-tas da Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO) para 2017.

O público presente aindapôde conferir algumas açõesem andamento e outras já fi-nalizadas pela Prefeitura nasáreas de educação, saúde,infraestura pública, seguran-ça, esporte, entre outras. A

Quatro Barras vai promo-ver a 6ª Conferência Muni-cipal das Cidades, com otema "A Função Social da Ci-dade e da Propriedade". Oevento tem abrangênciamunicipal e suas análises,formulações e proposiçõesdevem tratar das PolíticasNacional, Estadual e Muni-cipal de DesenvolvimentoUrbano e sua implementa-ção no Município, RegiãoMetropolitana e Estado.

Com o lema "Cidades In-clusivas, Participativas e So-cialmente Justas", a confe-rência terá início às 18h noplenário da Câmara Munici-pal. Além das discussõesentre os diversos segmentosda sociedade sobre o tema,também serão eleitos dezdelegados para representaro município na etapa esta-dual da Conferência das Ci-dades.

O grupo será compostopor gestores, administrado-res públicos e legislativos;

audiência foi apresentadapelo consultor Eduardo Pe-ron e permitiu a avaliação documprimento das metas fis-cais, em cumprimento à LeiComplementar nº 101/2000.

SERVIÇO:O acesso a todos os rela-

tórios apresentados na audi-ência pode ser feito atravésdo endereço eletrônico:www.quatrobarras.pr.gov.br,no link Portal da Transparên-cia Prefeitura.

Desenvolvimento urbano será discutido durante 6ª Conferência Municipal das CidadesQuatro Barras realiza evento nos dias 1 e 2 de junho, na Câmara Municipal

Quatro Barras discutirá novas proposições para o desenvolvimento urbano. Participe!

movimentos populares comatuação na área de desenvol-vimento urbano; trabalhado-res; empresários relaciona-dos à produção, fomento eao financiamento do desen-volvimento urbano; entida-des profissionais, acadêmi-cas e de pesquisa; conselhosprofissionais com atuação na

área; e ONGs. A área englo-ba questões relativas ao Pla-nejamento Territorial, Ges-tão Urbana, Habitação, Regu-larização Fundiária, Sanea-mento Ambiental, Transpor-te, Mobilidade e Acessibili-dade.

EM TEMPO: Mais infor-mações podem ser obtidas

pelo site: www.cidades.gov.br ou www.concidades.pr.gov.br, ou ainda na Secreta-ria Municipal de Planeja-mento Urbano e Obras, peloe-mail da secretaria [email protected] oupelo telefone: (41) 3671-8841.

Participe!

Na último dia 25, QuatroBarras participou da edição2016 do Dia do Desafio. Oevento acontece anualmen-te e tem como objetivo in-centivar a prática esportivapor pelo menos 15 minutos.Durante o dia, escolas muni-cipais, colégios estaduais,Centros Municipais de Edu-

Dia do Desafio movimenta Quatro BarrasMobilização tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas

FOTO

S: J

OSIA

NY O

HDE/

PMQB

FOTO

S: P

MQB

Escolas municipais, colégios estaduais e CMEIS participaram da ação

dinei Rodrigues, secretárioda pasta, a ação é de extre-ma importância. "A práticade esportes é essencial paraa saúde e a qualidade devida, fatores que estão nalista de prioridades da cida-de. O incentivo é necessárioe reflete na população", afir-ma. Durante a competição,

cação Infantil e indústrias daregião desenvolveram ativi-dades recreativas, caminha-das, alongamentos e brinca-deiras, estimulando a práti-ca de atividades físicas. Amobilização das atividadesfoi feita pela Secretaria Mu-nicipal de Esporte, Cultura,Lazer e Juventude. Para Fre-

cidades de portes semelhan-tes em países diferentes dis-putam pelo maior númerode participantes. Neste ano,Quatro Barras teve uma mé-dia de 80% de participação,ganhando da concorrenteMichoacán, no México, queteve apenas 2%. Para maisinformações: (41) 3672-5161.

Page 7: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS31 de maio de 2016 7São José dos Pinhais

A Prefeitura de São Josédos Pinhais, por meio da Se-cretaria de Agricultura eAbastecimento, inaugurahoje, dia 31, o Sacolão da Fa-mília. Localizado ao lado doTerminal Central em anexoao Armazém da Família, éaberto a toda população, ouseja, não exige cadastro parafazer compras.

"O Sacolão comercializa-rá legumes, verduras, horta-liças e frutas, com preços até40% abaixo que os de mer-cado, isso porque os produ-tos vêm direto do produtor,sem atravessadores. Emépoca de crise, essa é uma

Inaugura hoje o Sacolão da Família de São José dos Pinhais

Sacolão da Família está localizado ao lado doTerminal Central em anexo ao Armazém da Família

ótima notícia para quemconsome, porque vai pagarmais barato, e também paraquem vende, porque vai po-der vender mais e obter umamargem de lucro melhor",afirma Daniella Setim, secre-tária Municipal de Agricultu-ra e Abastecimento.

Ainda de acordo com asecretária, a CooperativaCopasol é responsável porgerenciar e abastecer o Sa-colão da Família, com o apoiodas cooperativas CooperSão José dos Pinhais e Cocas-tel. "São cerca de 100 famíli-as de agricultores envolvidospor meio destas cooperati-

vas. A intenção é com o tem-po ampliar o número de en-volvidos de acordo com a de-manda, assim como inaugu-rar Sacolão da Família emoutros bairros. Por enquan-to a localização deste pri-meiro já é acessível a toda apopulação por ser ao lado doTerminal Central de São Josédos Pinhais".

Além da grande oferta defrutas, verduras, legumes ehortaliças, o Sacolão da Fa-mília de São José dos Pinhaisterá como diferenciais a co-mercialização de produtosorgânicos e também de docede banana produzido na Co-

lônia Castelhanos.O Sacolão da Família está

localizado na Rua Claudinodos Santos, 32. Abre de ter-ça-feira a sexta-feira, das8h45 às 17h15, e aos sábadosdas 8h30 às 13h.

INAUGURAÇÃO SACOLÃODA FAMÍLIA

DIA: 31/05/2016HORA: 14hLOCAL: Rua Claudino dos

Santos, 32Neste dia o Sacolão da

Família já estará aberto àpopulação a partir das 8h30.

Informações: (41) 3381-6885

FOTO

: DI

VULG

AÇÃO

/PM

SJP

A Prefeitura de São Josédos Pinhais, através da Se-cretaria de Esporte e Lazer,vai construir um estádio defutebol com estrutura com-pleta no bairro Borda doCampo, ao lado do Centro daJuventude. O estádio, commais de 8 mil m², terá vesti-ários, banheiros e arquiban-cada para 800 pessoas.

"Esta conquista é umademanda antiga da comuni-dade do bairro e é resultadode emenda parlamentar dodeputado federal LeopoldoMeyer, que conquistou jun-to ao governo federal o re-curso de R$ 1,285 milhão ex-clusivamente para a constru-ção desse estádio", informao secretário de Esportes eLazer, Thiago Bührer. Aindade acordo com Thiago, o es-tádio vai atender as criançase jovens que antes eramobrigados a se deslocar paraoutros estádios da Cidadepara ter acesso às atividadesdesenvolvidas pela Secreta-

Secretaria de Esporte e Lazer vai construir novoestádio de futebol no bairro Borda do Campo

O estádio, localizado ao lado do Centro da Juventude, vai oferecer novas turmas para as escolinhasde futebol e atender a todas as atividades desenvolvidas pela secretaria de Esporte e Lazer

FOTO

: DI

VULG

AÇÃO

/PM

SJP

ria, como as escolinhas defutebol.

"O espaço vai abrigarcampeonatos regionais,competições de futebolamador, campeonatos vari-ados e as diversas ativida-des, como o desenvolvimen-to das escolinhas de base.Infelizmente, atualmentetodos os interessados nasescolas não contam com umaárea próxima e apropriados,sendo obrigados a se deslo-car até os outros estádios domunicípio, como o Tomelim,o Bortotti ou o Xingu. Alémda prática esportiva, a comu-nidade também poderá usara estrutura para uma sériede atividades", destaca o se-cretário.

"O estádio vai atender acomunidade que até entãonão tinha um local para ascrianças e jovens que que-rem praticar futebol nas es-colinhas sob a supervisão deprofissionais da área. Tam-bém vai oferecer uma série

de opções de uso para oCentro da Juventude da Bor-da do Campo, que fica aolado do terreno onde o está-dio será construído", com-pleta Thiago.

PROJETOO projeto começou ainda

em 2007, quando o deputa-do Leopoldo Meyer era pre-feito de São José dos Pinhais."A desapropriação do terre-no na Rua Julia da Costa foifeita ainda em 2007 pelo en-tão prefeito LeopoldoMeyer, atendendo a deman-da da comunidade. A reali-zação da obra só foi possívelatravés de um emenda derecursos federais ", lembraThiago.

O estádio inclui um cam-po oficial de grama, arqui-bancadas de concreto, ves-tiários e banheiros, edifícioadministrativo e uma áreaexterna que pode ser usadapara estacionamento e even-tos.

O inverno ainda não co-meçou e as condições cli-máticas dos últimos dias jásinalizam um inverno rigo-roso, com baixas tempera-turas. É por isso que nestemês de maio duas grandescampanhas do agasalho es-tão sendo realizadas pelasinstituições PAM - Plano deAuxílio Mútuo de São Josédos Pinhais e Pow Internet.

As duas campanhas con-tam com o apoio da Prefei-tura de São José dos Pi-nhais, por meio da DefesaCivil, responsável por orga-nizar e contabilizar os do-nativos e destiná-los às fa-mílias carentes, institui-ções, população vulnerávele vítimas de emergênciasou calamidades.

"O objetivo de partici-par de ambas as campa-nhas não é essencialmen-te arrecadar donativos paraatender as demandas deProteção e Defesa Civil,mas sobretudo, empode-rar as comunidades físicase jurídicas, promovendo osentimento de colaboraçãoe solidariedade", ressaltaClaudio de Melo Arruda,diretor operacional de Pro-teção e Defesa Civil Muni-cipal.

Quem quiser fazer a suadoação pode procurar umdos pontos de arrecadaçãoem empresas e no comér-cio. Podem ser doadas rou-pas para todas as idades, detodos os tamanhos e gêne-ros, além de travesseiros,cobertores, roupas de

Defesa Civil de São José dos Pinhaisorganiza Campanha de Inverno 2016

FOTO

: DI

VULG

AÇÃO

/PM

SJP

Campanha de arrecadação de agasalho vai até 30 de junho

cama e banho. Também épossível doar roupas íntimase meias desde que sejamnovas. Todas as roupas de-vem estar em condições deuso, sem avarias e, principal-mente, limpas e dobradas,pois serão repassadas dire-tamente aos que mais preci-sam. As campanhas de arre-cadação acontecem até o dia30 de junho.

Empresas que estão pro-movendo arrecadação inter-na junto aos seus funcioná-rios: Autoviação Sanjotur;Budel; Ceva Logística; CiaMagnetron; Compagas; Eco-via; Eletrolux; Faculdade dasIndústrias (Famec); JLL JonesLang Lasalle; Maemba; MVCSoluções em Plástico; Re-frex; Renault do Brasil; Vo-lkswagen, ZTL Trasnportes/Zanette Soluções; 6º Grupa-mento de Bombeiros/B8;Secretaria de Segurança-Guarda Municipal de sãoJosé dos Pinhais; SAMU eDepartamento de VigilânciaSanitária de São José dos Pi-nhais.

PONTOS PÚBLICOSDE ARRECADAÇÃO:

Pow Internet -GuiaSJP.com

Rua Visconde do rio Bran-co, 2591 Lj2 - Centro

Embalagens SJP(Manuel)

Rua Visconde do Rio Bran-co, 1799 - Centro

Colégio MileniumRua Joaquim Nabuco, 1355- Cidade Jardim

Colégio Tradição LtdaRua Padre Bittencourt, 282- Centro

Escola Ursinho FelizRua Visconde do Rio Bran-co,2764 - Centro

Móveis TijucasRua xv de novembro, 2178- Centro

Bela CasaRua Almirante Alexandri-no, 1795 - Afonso Pena

Escola da ColinaAv. Gonzales Pecotche,123 - Aristocrata

Cantinho do PetRua Joinville,2779 - São Pe-dro

Colégio Top GunRua Veríssimo Marques,584 - Centro

Os nove grupos de me-lhor idade da área rural deSão José dos Pinhais partici-param nesta terça-feira (24)da XI Confraternização Anu-al de Grupos de Idosos daÁrea Rural, que reuniu, nosalão da Igreja do Agaraú,mais de 350 participantes.

O evento é realizado acada ano em uma localidadediferente. No ano passadofoi na Cachoeira e desta vezo Grupo Nossa Senhora dasCandeias, do Agaraú, que foio anfitrião, e organizou todoo evento que contou com oapoio da Prefeitura de SãoJosé dos Pinhais, por meio daSecretaria de Assistência So-cial. Participaram da confra-ternização os grupos: Raio deSol (Cachoeira); Apaixona-dos pela Vida (Marcelino);Colônia Murici; Colônia Ma-lhada; Momentos Vividos(Contenda); Viver Bem(Campestre da Faxina); RoçaVelha; e Estrela do Oriente(Campina do Taquaral).

Prestigiaram o evento oprefeito de São José dos Pi-nhais, Luiz Carlos Setim, asecretária de Assistência So-cial, Claudia Pereira, o secre-tário de Esporte e Lazer, Thi-ago Bührer, e a vereadoraNina Singer.

Agaraú sedia o XI Encontro de Idosos da Área Rural

FOTO

S: D

IVUL

GAÇÃ

O/PM

SJP O prefeito Setim parabe-

nizou o grupo anfitrião pelaorganização. "Essas confra-ternizações são muito im-portantes, pois trazem aoportunidade das pessoas sereunirem e conversarem".Setim comentou sobre asimportantes obras que a Pre-feitura está realizando naárea rural, entre elas a pavi-mentação de vias e a insta-lação de academias ao ar li-vre para a melhor idade.

De acordo com a secretá-ria de Assistência Social, cer-ca de 1,4 mil idosos partici-pam dos 52 grupos de convi-vência de idosos em todoMunicípio. "Em geral cadagrupo se reúne uma ou maisvezes ao mês em suas comu-nidades para conversar, fa-zer um lanche, produzir ar-tesanato, participar de pas-seios, e uma vez ao ano to-dos participam juntos destegrande evento, que é muitoaguardado", explicou Clau-dia. A programação festivadessa terça-feira contou commissa, seguida de almoçopreparado no próprio refei-tório do salão, além de bin-go promovido com doaçõesde brindes feitas pelos gru-pos, e foi finalizada com caféda tarde.

Prefeito Setim prestigiou o encontro Confraternização reuniu mais de 350 participantes

Sec. Claudia Pereira; coord. do grupo do Agaraú, Elvi Mari Premebida; acoordenadora dos Grupos de Idosos da Secretaria, Maria Aparecida Chupel;e Ana Dorcas, professora de dança para idosos da Secretaria

Secretário de Esporte e Lazer, Thiago Bührer,o prefeito Setim e o servidor Sergio Fila

Page 8: Tribunadosmananciais ed460

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 31 de maio de 20168 Geral

Ninguém sabe ao certocomo e quando surgiu o pri-meiro hambúrguer, mas to-dos concordam que após sé-culos o preparo é um dosmais difundidos e saborososdo mundo. Uma verdadeiraunanimidade. E é pensandonesse grande sucesso dagastronomia mundial que apróxima edição da feira Gas-tronomia no Palácio, que

Curitiba terá festival de hambúrguer ao ar livreA feira Gastronomia no Palácio leva diversas releituras de um dos preparos mais tradicionais do mundo para a Praça Nossa Senhora Salete

O Governo do Estado vaiacabar com um dos mais pe-rigosos cruzamentos rodovi-ários da Região Metropolita-na de Curitiba. As equipes doDepartamento de Estradasde Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciaram a escavação danova trincheira no cruza-mento da Avenida Jacob Ma-canhan com Rodovia JoãoLepoldo Jacomel, em Pi-nhais.

A estimativa é que estáobra será liberada ainda nes-te ano.

"Com o fim do cruzamen-to, o trânsito urbano ficaráisolado do trânsito rodoviá-rio, o que vai reduzir drasti-camente as batidas, atrope-lamentos e mortes", disse osecretário de Infraestrutura

FOTO

: FRE

D KE

NDI

FOTO

: FRE

D KE

NDI

CURITIBA-PINHAIS-PIRAQUARA

Equipes iniciam escavação de trincheira na Avenida Jacob Macanhan, em Pinhais

FOTO

: JO

RGEW

OLL Por dia, cerca de 25 mil veí-

culos circulam pela RodoviaJoão Leopoldo Jacomel.

VIADUTOPróximo ao supermerca-

do Carrefour, também emPinhais, seguem em anda-mento as obras de fundaçãodo novo viaduto, que terá200 metros de extensão e26,60 metros de largura. Elepassará por cima da linha detrem que existe no local, au-mentando a segurança demotoristas que circulam pelaregião. Serão usados 8.800metros cúbicos de concretoe 1.400 toneladas de aço sóna fundação do viaduto.

DUPLICAÇÃOAo longo PR-415 são exe-

e Logística, José Richa Filho.As equipes trabalham nasescavações para o rebaixa-mento da PR-415, que pas-sará por baixo da trincheira.Ao longo do trecho 380 me-tros serão retirados cerca de80 mil metros cúbicos de ter-ra, pavimento, brita e pedrasno local.

Sob a trincheira de 27metros de extensão haveráum vão com rebaixamentode 6 metros da rodovia.Quando for concluída, o trá-fego da estrada passará porbaixo e o trânsito urbano dePinhais cruzará por cima,sem interferência com a PR-415. Também está em fasede conclusão a concretagemdas paredes de diafragma,que farão a contenção das

marginais da rodovia onde éfeito o rebaixamento.

Neste mesmo cruzamen-to, as equipes estão constru-indo as cabeceiras da trin-cheira na Rua Jacob Maca-nhan e na Avenida Camilo DiLellis, em Pinhais. O trabalhoestá na fase final. Toda a basedo pavimento já foi concluí-da e resta apenas terminar o

asfalto definitivo, etapa queserá executada quando todoo concreto da trincheira es-tiver seco. Estas melhoriasfazem parte da duplicação daPR-415 - a Rodovia João Leo-poldo Jacomel, que liga osmunicípios de Curitiba, Pi-nhais e Piraquara. O Gover-no do Paraná investe R$ 162milhões nesta duplicação.

cutadas obras de pavimenta-ção, drenagem e de conten-ção de encostas.

Serão 14 quilômetros to-talmente revitalizados entrePinhais e Piraquara, com seisfaixas de circulação em al-guns trechos.

As obras incluem aindauma alça de retorno, doisbolsões de retornos, 14 qui-lômetros de calçadas e ciclo-vias, oito passarelas, seismuros de contenção, ummuro de arrimo na adutorada Sanepar (próximo ao Car-refour) e iluminação centralem todo o trecho.

Além disso, as pontessobre os rios Iraí, Piraqua-ra e Atuba são alargadas,com a inclusão de novaspistas.

FOTO

: FRE

D KE

NDI

será realizada neste final desemana, nos dias 04 e 05 dejunho, vai promover umgrande festival de hambúr-guer ao ar livre.

Durante o evento, serãovárias barracas oferecendoreleituras especiais de ham-búrgueres, como o MonsterBurger, do Clube da Carne.O preparo do açougue gour-met curitibano leva um

hambúrguer de 330g de car-ne bovina, queijo, cebolacaramelizada e flambada noJack Daniel’s e salada. No to-tal, serão servidos mais de 20tipos de hambúrgueres dife-rentes, que vão apresentaruma grande variedade decombinações, tamanhos eacompanhamentos.

Até a principal sobreme-sa do festival terá uma liga-

ção direta com o tema: o Bro-wnie Burger. O doce, que éum sucesso por onde passa,traz uma deliciosa combina-ção de brownie, nutella,chocolate e macaron estru-turados como se fossem umhambúrguer.

Para completar, o eventocontará, ainda, com diversasoutras opções de comida,que serão preparas por al-

guns dos principais Food Tru-cks da cidade.

Empreendimentos parti-cipantes: Cine Truck, GrelhaFood Truck, Kombagel, MrAngus, Altman, Bravus, MrHoppy, Sr Garibaldi, Clubedo Malte, Costelas Burger,Clube da Carne, Rio Grande,The MeatPack House, Pernile Cia, Tropical Truck, Dag-niaux, O Famoso Brigadeiro,

Los Churreiros, Brownie Bur-ger e L´équipe Crêpre.

A edição especial da Gas-tronomia no Palácio será re-alizada das 11h às 19h, naPraça Nossa Senhora Salete,em frente ao Palácio Iguaçu,no Centro Cívico. Os valoresde bebidas e comidas vãovariar entre R$ 5 e R$ 35. Maisinformações na página ofici-al do evento no Facebook.