tribunadosmananciais ed433

8
Piraquara 1993/2015 - 22 anos de circulação ininterrupta 26 de fevereiro de 2015 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 22 - Nº 433 - R$ 1,00 Diretor Presidente: Jorge Visini e-mail: [email protected] Jornal on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadosmananciais-ed433 Página 3 Página 3 Página 3 Página 3 Página 3 As obras do Teatro Mu- nicipal avançam em Pira- quara. O espaço cultural está sendo construído ane- xo ao Parque das Águas, na Rua Vitório Scarante, na região central do municí- pio. O teatro está sendo construído com recursos do Ministério da Cultura, e contrapartida da Prefeitura. A viabilização do projeto ocorreu por meio de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal, Marcelo Almeida, no ano de 2010. O processo esta- va parado e foi retomado pela atual gestão. Obras do Teatro Municipal avançam em Piraquara O espaço cultural está sendo construído anexo ao Parque das Águas Foto: Bruno Oliveira Nas comemorações pelo seu 23º aniversário, Pinhais recebe mais um grupo musical de renome nacional. Este ano é a vez da banda gaúcha Chimar- ruts fazer a galera balan- çar ao som do reggae mu- sic. A atração está confir- mada e se apresenta no município no dia 20 de março. A programação completa das atividades será divulgada em breve no site da prefeitura. Chimarruts é a primeira banda confirmada para o show nacional em Pinhais A banda conhecida em todo o país por grandes sucessos como "Do lado de cá", "Saber Voar" e "Versos Simples", se apresenta no município no dia 20 de março Foto: Divulgação Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Pinhais São José dos Pinhais Jardim São Pedro recebe obras do novo Cmei Obras já permitem visualizar novo espaço educacional no Jardim São Pedro Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 Quatro Barras Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Página 7 Página 7 Página 7 Página 7 Página 7 Página 4 Página 4 Página 4 Página 4 Página 4 Museu Oscar Niemeyer recebe Domingo + Arte de março Colombo Prefeitura inicia tratativas para trazer campus de Universidade de Portugal Página 8 Página 8 Página 8 Página 8 Página 8

Upload: aldemir-batista

Post on 08-Apr-2016

238 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Tribuna do Mananciais - fevereiro2015

TRANSCRIPT

Page 1: Tribunadosmananciais ed433

Piraquara

1993/2015 - 22 anos de circulação ininterrupta

26 de fevereiro de 2015 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 22 - Nº 433 - R$ 1,00

Diretor Presidente: Jorge Visinie-mail: [email protected]

Jornal on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadosmananciais-ed433

Página 3Página 3Página 3Página 3Página 3

As obras do Teatro Mu-nicipal avançam em Pira-quara. O espaço culturalestá sendo construído ane-xo ao Parque das Águas, naRua Vitório Scarante, naregião central do municí-pio. O teatro está sendoconstruído com recursos doMinistério da Cultura, econtrapartida da Prefeitura.A viabilização do projetoocorreu por meio de umaemenda parlamentar doentão Deputado Federal,Marcelo Almeida, no anode 2010. O processo esta-va parado e foi retomadopela atual gestão.

Obras do Teatro Municipalavançam em Piraquara

O espaço cultural está sendo construído anexo ao Parque das Águas

Foto

: B

runo

Oliv

eira

Nas comemoraçõespelo seu 23º aniversário,Pinhais recebe mais umgrupo musical de renomenacional. Este ano é a vezda banda gaúcha Chimar-ruts fazer a galera balan-çar ao som do reggae mu-sic. A atração está confir-mada e se apresenta nomunicípio no dia 20 demarço. A programaçãocompleta das atividadesserá divulgada em breveno site da prefeitura.

Chimarruts é a primeira banda confirmadapara o show nacional em Pinhais

A banda conhecida em todo o país por grandes sucessos como "Do lado de cá","Saber Voar" e "Versos Simples", se apresenta no município no dia 20 de março

Foto

: D

ivul

gaçã

o

Página 5Página 5Página 5Página 5Página 5

Pinhais

São José dos Pinhais

Jardim São Pedro recebeobras do novo Cmei

Obras já permitem visualizar novo espaçoeducacional no Jardim São Pedro

Página 6Página 6Página 6Página 6Página 6

Quatro Barras

Prêmio de Boas Práticasem Gestão Pública

Página 7Página 7Página 7Página 7Página 7

Página 4Página 4Página 4Página 4Página 4

Museu Oscar Niemeyer recebeDomingo + Arte de março

ColomboPrefeitura inicia tratativas

para trazer campus deUniversidade de Portugal

Página 8Página 8Página 8Página 8Página 8

Page 2: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 26 de fevereiro de 2015Geral

Diretor Presidente: Jorge VisiniJornalista Responsável: Jorge Visini - DRT no 9986/PR

Diagramação: Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933Impressão: Press Alternativa - 3047-4511 / 3047-4280

Redação, Administração e Publicidade:3673-1118 - [email protected]

Artigos assinados não correspondemnecessariamente a opinião do jornal.

Coluna do TigreCezar A. Sizanoski

SINTONIZE 98.3 - RÁDIO SERRA DO MAR FMA Rádio do povo de Piraquara.

Participe pelo Telefone 3673-0192

2Coluna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de OliveiraColuna Val de Oliveira

Dom Orani João Tempesta*

Uma das práticas que a li-turgia quaresmal nos apontapara intensificarmos neste tem-po é a oração. Encontramos essanecessidade mesmo fora do cris-tianismo: a oração é um fenô-meno antropológico, isto é, to-dos os homens, de uma formaou de outra, rezam, sentem anecessidade de se relacionarcom Deus, de buscar o transcen-dente. O diálogo com Deus ocu-pa, certamente, o primeiro lugarpara quem decide dar-se a umavida interior intensa. Deus sedoa a quem, totalmente e semreserva, a Ele se doa. Para nós aoração é a um Deus próximo, quenos fala ao coração, e que en-viou o seu Filho para morar co-nosco.

A mística da vida de oraçãonos faz viver diante de Deus res-pondendo ao chamado de “orarsem cessar”. Ouvir o Senhor quenos fala ao coração e falar denossa vida e situação agrade-cendo, louvando, pedindo. Ali-cerçados principalmente na luzda Palavra de Deus, que é luzpara nosso caminho e nos aju-da no caminho da vida de ora-ção.

A vida interior é uma vida deoração. Cada um deve encontrartempo para estar com o Senhorem íntima comunhão e diálogode amizade. Sem a vivência dosvalores espirituais e evangéli-cos, não é possível ter conheci-mento experiencial de Deus.

Qualquer pessoa que quei-ra desenvolver a sua vida espi-ritual deve todos os dias encon-trar o tempo suficiente para de-dicar-se a determinados atos deoração. Assim como neste tem-po somos chamados à ascese,como penitência para acolher-mos a conversão, a mística que

Orai sem cessarnos faz viver em comunhão como Senhor deve estar em nossavida a cada instante.

Na Bíblia, não encontramosnenhuma definição de oração,mas situações descritivas dehomens e de mulheres que re-zam. Na experiência mística detantos irmãos e irmãs nossos,ao longo dos séculos, muitossantos, teólogos, místicos par-tilharam esta experiência des-se misterioso e vivo diálogo comDeus. Santa Teresinha nos ofe-rece uma explicação: “Para mim,a oração é um impulso do cora-ção, é um simples olhar lança-do para o céu, um grito de reco-nhecimento e amor, no meio daprovação ou no meio da ale-gria”.

Nunca devemos nos esque-cer de que a oração, mais do queesforço pessoal ou iniciativahumana, é um dom gratuito deDeus. E, sendo Deus amor, ini-cia o diálogo, procura-nos. Comobem disse São João da Cruz: “Seé verdade que o homem procuraa Deus, ainda mais é verdadeque Deus procura o homem”. AQuaresma é um tempo especialem que a Igreja nos convida àprática do jejum, da esmola eda oração, a fim de que nós pos-samos nos preparar integral-mente para reviver a vitória so-bre a morte que Cristo veio tra-zer para toda a humanidade.

Pela oração, tornamo-nosmais próximos de Deus, conver-samos com Ele, pedimos, agra-decemos, mas também apren-demos a escutar. EscutamosDeus através do nosso exame deconsciência, através de nossasorações e através da análise dosacontecimentos.

*Dom Orani João Tempestaé Cardeal Arcebispo

Metropolitano da cidadedo Rio de Janeiro, RJ

O deputado Ney Leprevostprotocolou projeto de Lei soli-citando a criação de ECOPON-TOS para coletar materiais in-servíveis em todas as cidadespolos do Paraná.

Pelo projeto de Lei as cida-des com mais de 80 mil habi-tantes deverão ter um espaçodestinado para receber, atravésde entrega voluntária os mate-riais que sejam consideradosinservíveis como o entulho deconstruções, móveis usados eeletrodomésticos de grandeporte, podas de árvores e etc.Não serão recolhidos nos ECO-PONTOS lixo domiciliar, indus-trial e hospitalar.

Os ECOPONTOS serão geren-

Ney Leprevost propõe projeto para acabar com destinaçãoerrada de entulhos e extinguir lixões em terrenos baldios

Você está bem consigo mesmo?Quando falamos em harmonia, devemos primeiramente pen-

sar em nosso corpo, é nele que está a nossa razão e as nossasemoções. Se continuamente violamos as leis naturais, não po-demos manter uma boa saúde, existe a necessidade de tratar-mos o nosso organismo com o maior respeito para não compro-meter a sua harmonia.

Uma alimentação desequilibrada ou excessiva, a falta derepouso, a falta de atividade física, o uso de bebidas alcoólicasde maneira descontrolada, entre outros fatores, são alguns dositens que perturbam o equilíbrio do nosso corpo. Este mesmoprincipio se aplica a nossa razão. O fato de vivermos neste pla-no terreno nos obriga a recorrer a faculdades que lhe são pró-prias.

A razão é uma das mais importantes delas, porque é a partirdos nossos julgamentos que nos guiamos na nossa vida cotidi-ana. Quando mais nos dedicamos a reflexões sadias e úteis,mais fazemos dela o que ela deve ser, isto é, um instrumentodestinado a expressar o melhor de nós mesmos. Se nos submete-mos a influência de coisas fúteis e negativas, cortamos o laçoharmônico que nos une à nossa alma.

Devemos sempre refletir sobre assuntos que sejam dignos deconsideração, meditar sobre os problemas que envolvem a nos-sa vida, deixando pra lá sempre o lado negativo, isto sempremanterá a harmonia em nossa mente. No campo das emoções ossentimentos baseados no orgulho, no ciúme, na maldade, etc.prejudicam consideravelmente o nosso bem estar emocional, eacabam afetando o nosso equilíbrio físico. Tentar equilibrar ossentimentos de medo, ansiedade, inquietação, são igualmentenecessários, para manter os níveis positivos em nosso ser.

É importante que cada indivíduo faça todo o possível, paravibrar ao ritmo das emoções boas e construtivas, e viver a vidacomo ela é, como ela nos apresenta, com todos os desafios edificuldades, pois no fundo nós seres humanos, somos criatu-ras espirituais, vivemos uma experiência aqui na terra!

ciados e financiados pela inici-ativa privada em parceria como poder público. Ainda segun-do o projeto de Lei ficará a car-go do órgão competente do po-der público designar a logísticaa ser empregada na manutençãoe viabilização da nova Lei.

Segundo o deputado Ney Le-prevost autor do projeto “A cri-ação dos ECOPONTOS é uma ten-tativa do poder público paraacabar definitivamente com oslixões que se formam irregular-mente em terrenos baldios, ave-nidas, ruas e praças públicas eque acabam gerando sérios pro-blemas ambientais para as ci-dades”, disse.

Via Assessoria de Imprensa

O deputado Ney Leprevostapresentou na Assembléia Le-gislativa projeto de lei paragarantir a realização de exa-me do “Teste Molecular deDNA” em recém-nascidos e cri-anças de até um ano e meio deidade para detectar a existên-cia da Síndrome do X-Frágil,uma condição hereditária quedetermina alterações no de-senvolvimento intelectual e nocomportamento.

Pelo projeto, a coleta domaterial será realizado em re-cém-nascidos, já na sala departo ou no berçário, pelomédico ou por qualquer mem-bro da equipe devidamentetreinada.

“Na maioria das vezes, orecém-nascido nasce semapresentar qualquer tipo deproblema e, por esta razão, oTeste Molecular de DNA é es-sencial para identificação dadoença”, afirmou Ney.

Os responsáveis pelosCentros de Saúde orientarãoos pais sobre a importânciada realização do exame doTeste Molecular de DNA. Casonão tenha sido feita a coletano ato do nascimento, o exa-me deverá ser feito em crian-ças até dezoito meses, duran-te a aplicação das vacinasobrigatórias. O exame serácertificado com anotação nacarteira de vacinação ou emanexo.

“Caso seja apontada alte-ração que indique a presençada Síndrome do X-Frágil, ospais devem ser avisados e a

Ney Leprevost apresenta projetopara prevenir Síndrome do X-frágil

criança, encaminhada para odevido tratamento com tera-peutas ocupacionais, neurolo-gistas e fonoaudiólogos”, in-formou Ney.

CAUSAS E SINTOMASA principal manifestação

da síndrome do X-Frágil é ocomprometimento intelectual,que varia desde dificuldadesde aprendizagem e problemasde atenção até diferentes grausde retardo mental. A doençanão se manifesta com traçosfísicos tão marcantes, comoocorre em outras síndromesgenéticas, a exemplo da pró-pria Down. No entanto, existemalgumas características maistípicas, como face alongada,orelhas grandes, músculos flá-cidos, mandíbula projetadapara frente, alterações ocula-res (estrabismo e miopia) e, nosexo masculino, aumento dovolume dos testículos após apuberdade. Entre 15 e 20% dascrianças com X-Frágil apresen-tam convulsões. As meninastendem a sofrer mais altera-ções emocionais, como ansie-dade, depressão e isolamentosocial, entre outros sintomasafins.

Homenagem à Mulher PiraquarenseQuando me refiro a Mulher Pira-quarense, não necessariamentenascida em Piraquara, mas as Mu-lheres que de alguma forma con-tribuíram para o desenvolvimentoda nossa cidade.Foi minha professora no 3º anoprimáro, no Grupo Escolar ManoelEufrásio.Zelinda Visini da Cruz, nasceu emMorretes, no dia 01/08/1925, hojecom 89 anos de idade, filha de Le-opoldo Visini e Maria Dall'IgnaVisini, terceira filha de nove irmãs.Morou em Morretes e em 06/10/1949 casou-se com Afonso Fulgen-cio da Cruz (in memorian), mudan-do-se para Borda do Campo, naépoca, pertencente a Piraquara. Gerou quatro filhos, Celso, Soe-li, Antonio Jose (in memorian) e Jorge Luiz. Seu primeiro empre-go com a idade de dezoito anos, professora, em um sítio chama-do Rodeio, distante onze quilometros de Morretes, a pé e calça-da com tamancos que se usava naquele tempo, e não paroumais de ensinar crianças de todas as idades. Lecionou na CasaEscolar em Borda do Campo, depois mudou-se para o centro dePiraquara, onde lecionou no Grupo Escolar Manoel Eufrásio atéaposentar-se. Terminou os estudos, formando-se no Magisté-rio, na Escola Nossa Senhora Aparecida, que tinha sua sede naCasa Rural, hoje, Secretaria de Assistencia Social. Na foto comseus filhos, Celso, Soeli e Jorge.

No último dia11, foi reali-zado o Bailede Carnavalpara o grupoda Maturida-de Plena eAção!Esse projetoda Secretariade Cultura eEsporte daPrefeitura dePiraquara, conta hoje com 242 participantes. Parabéns a co-ordenadora Glecy Roque de Freitas, ao Secretário Pedro Alcin-do Zaro e a todos os organizadores. (Foto Bruno Oliveira)

Meus parabéns a lin-díssima Lizah Iurkiv!Moradora de Piraqua-ra, foi eleita Miss Fa-zenda Rio Grande! Su-cesso a ela que estarárepresentando a cida-de no Miss Paraná.(Foto Make e Hair)

No último dia 09 quemrecebeu os parabéns foio amigo Daniel Pereira!A ele meus votos demuitas felicidades,saúde e luz. Na foto comsua esposa e filhos.

Minha Mãe Inazir! Que no último dia 14festejou juntamente com seus familiaresmais um ano de vida! Desejo a ela mui-tos anos, com saúde, paz, amor e luz!Minha rainha, minha fortaleza. Na fotocom Raphael Luiz Vigo e essa colunista.

Parabéns ao Poeta eamigo Paulo Silva!Ele que comemorouseu níver no últimodia 30! Que sua vidacontinue sendo tri-lhada com saúde,paz e luz.

Quem assoprou veli-nhas no último dia28, foi a queridaamiga Neusa Fran-cisco Teixeira Teixei-ra! Que Deus conti-nue abençoando asua vida. Na fotocom seus filhos Mar-celo e Viviane.

A minha nora Aline Olivei-ra, estará comemorandoo seu níver no próximo dia02! A ela desejo muitas fe-licidades, saúde, paz eluz. Na foto com RaphaelLuiz Vigo.

Parabéns a Sra. Teresa da Silva , que comemorou seu níver noúltimo 24! Que sua vida continue iluminada. Na foto com familiares.

As irmãs Christiana Mordaski Visini e Debo-rah Mordaski, comemoraram no último dia10 em dose dupla o seu níver! A elas os votosde muitas conquistas e bençãos de Deus. Nafoto com sua mãe Zélia Mordaski e o amigoJoão Boaventura (Leia-se Dona Laura Restau-rante).

ALUGO SALAS NO CENTRO DE PIRAQUARAna Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Colégio Romário Martins

FONE: 3673-2452

* Dora Ramos

Mesmo fazendo parte de nossa rotina há muitos anos, a decla-ração do Imposto de Renda ainda gera dúvidas e amedronta gran-de parte dos brasileiros. Falta de organização dos documentos,descuidos com os prazos disponíveis e, por incrível que pareça,erros infantis fazem com que muitos caiam na temida malha fina etenham transtornos para obter a restituição.

Como ocorre em todos os anos, a Secretaria da Receita Federaldivulgou que todos aqueles que tiveram rendimentos tributáveisacima de R$ 26.816,55 em 2014 devem prestar contas entre os dias2 de março e 30 de abril. Muitos, entretanto, não tomam os cuida-dos necessários e, por desinformação ou descuido, fornecem in-formações equivocadas. Entre os erros comuns e pouco conheci-dos dos declarantes, está um dos responsáveis por provocar con-tratempos, inclusive, às empresas: o arredondamento dos valores.

Embora muitos não saibam, a coleta de dados da Receita éextremamente precisa e detalhada. Ou seja, cada centavo deve serespecificado, já que arredondar os dados, para mais ou para me-nos, pode gerar divergências e ser entendido como tentativa deburlar o sistema. Tanto pessoas físicas quanto bancos, segurado-ras, planos de saúde e demais instituições devem tomar esse cui-dado, que parece simples, mas é responsável por gerar desentendi-mentos com o "Leão".

Ainda falando para as empresas, outro equívoco presente nasdeclarações de IR é o conflito nas informações contidas no CNPJ doestabelecimento e no CPF do proprietário - estes dados estão atre-lados e qualquer desencontro pode ser comprometedor. Já no casoespecifico de pessoas físicas, o "excesso" pode atrapalhar: não éincomum encontrarmos a inclusão de filhos como dependentesnas declarações tanto do pai quanto da mãe. Isto gera duplicidadede informações, o que também é identificado pela malha fina.

Atenção aos prazos, organização dos documentos e, claro, co-nhecimento dos erros mais comuns são fundamentais para queimprevistos sejam evitados. Apenas com alguns cuidados e algu-mas horas dedicadas, o brasileiro conseguirá cumprir seu papel,sem se complicar em um procedimento tão rotineiro.

* Dora Ramos é educadora financeira e especialista em contabilida-de e controladoria. Fundadora e diretora responsável pela FharosContabilidade & Gestão Empresarial (www.fharos.com.br), atua nomercado contábil-administrativo há 24 anos

Saiba o que fazer paranão cair na malha fina

Page 3: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS26 de fevereiro de 2015 Piraquara 3

As obras do Teatro Mu-nicipal avançam em Pira-quara. O espaço culturalestá sendo construído ane-xo ao Parque das Águas, naRua Vitório Scarante, naregião central do municí-pio. O teatro está sendoconstruído com recursos doMinistério da Cultura, econtrapartida da Prefeitura.A viabilização do projeto

Obras do Teatro Municipal avançam em PiraquaraO espaço cultural está sendo construído anexo ao Parque das Águas

nicípio e uso da comunida-de. “Será um equipamentode todo o complexo do Par-que das Águas, um espaçopara a população e paraaquelas pessoas quem tra-balham com a cultura de-senvolverem suas ativida-des”, destaca.

ESTRUTURAO investimento total

será de R$: 469.362,80, e

resultará em um prédio de315 metros quadrados, comsalas multiuso, espaços deconvivência, banheirosadaptados e um anfiteatro.No local serão desenvolvi-das as mais diversas for-mas de manifestações cul-turais, artísticas, festivais,cursos, palestras, entreoutros eventos para fomen-tar a cultura local.

ocorreu por meio de umaemenda parlamentar doentão Deputado Federal,Marcelo Almeida, no anode 2010. O processo esta-va parado e foi retomadopela atual gestão.

De acordo com o Prefei-to Marquinhos o teatroserá um espaço adequadopara o desenvolvimento domovimento cultural do mu-

Foto

: B

runo

Oliv

eira

Após o período de chuvasque atingiu o município naúltima semana, a Prefeiturade Piraquara intensificou osserviços de limpeza e drena-gem para combater os alaga-mentos em regiões conside-radas de risco.

A Secretaria de Infraes-trutura também realizou amanutenção em diversasruas.

COMBATE A ENCHENTESNos bairros Guarituba,

Guaritubinha e Bela Vistaforam executados serviços

Prefeitura executa melhorias no município após o período de chuvasServiços de limpeza, drenagem e recuperação de ruas foram realizados em diferentes bairros

Foto

s: B

runo

Oliv

eira

O deputado estadual NeyLeprevost encaminhou do-cumentos ao secretário es-tadual da Fazenda, MauroRicardo Costa, requerendoinformações sobre o atrasono pagamento das diáriasdos policiais militares ebombeiros destacados ao li-toral para atuar na "Opera-ção Verão". No pedido en-caminhado ao secretário daFazenda, o parlamentar re-

Leprevost requer explicações sobre atraso no pagamento dos policiaismilitares e bombeiros destacados para trabalhar na "Operação Verão"

quer informações sobre osmotivos do atraso no paga-mento dos servidores; háquanto tempo às diárias es-tão atrasadas; se existe umaprevisão para que os paga-mentos sejam efetuados; equal será o cronograma dospagamentos. Segundo a As-sociação dos Praças do Esta-do do Paraná (Apra-PR) e aUnião dos Praças do Corpode Bombeiros (UPCB-PR),

centenas de policiais milita-res e bombeiros destacadosao litoral do Paraná para tra-balhar na "Operação Verão"ficaram sem receber as diá-rias. Considerando o longoperíodo de atraso, algunsservidores foram obrigadosa negociar com os comerci-antes e pagar do próprio bol-so pela hospedagem, o quesem dúvida prejudicou o tra-balho dos servidores.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA SEU INVESTIMENTO:CARTAS (em R$) Valor da 1ª parcela Valor da 2ª parcela A partir da

5ª parcelaR$ 25.000,00 .......... R$ 480,36 ........... R$ 500,25 ........ R$ 437,75R$ 30.000,00 .......... R$ 576,42 ........... R$ 600,29 ........ R$ 525,29R$ 35.000,00 .......... R$ 672,50 ........... R$ 700,35 ........ R$ 612,85R$ 40.000,00 .......... R$ 768,56 ........... R$ 800,38 ........ R$ 700,38R$ 45.000,00 .......... R$ 864,64 ........... R$ 900,44 ........ R$ 787,94R$ 50.000,00 .......... R$ 960,70 ........... R$ 1.000,48 ........ R$ 875,48R$ 55.000,00 .......... R$ 1.056,78 ........... R$ 1.100,54 ........ R$ 963,04R$ 60.000,00 .......... R$ 1.152,84 ........... R$ 1.200,58 ........ R$ 1.050,58R$ 65.000,00 .......... R$ 1.248,92 ........... R$ 1.300,63 ........ R$ 1.138,13R$ 70.000,00 .......... R$ 1.334,98 ........... R$ 1.400,67 ........ R$ 1.225,67R$ 75.000,00 .......... R$ 1.441,06 ........... R$ 1.500,73 ........ R$ 1.313,23

Desde o inicio de feverei-ro os horários de coleta delixo comum foram alteradosno Centro de Piraquara eruas próximas. O serviço teminício às 17h entre as RuasRoque Vernalha (linha dotrem) e Manoel Alves Teixei-ra até a linha do trem nassegundas, quartas e sextas.Entre as Ruas Carlos Belão,Tarumã, Blumenau, LeonidasAlves Cordeiro, FranciscoChaune, Papa Paulo VI, Ave-

De acordo com Leprevost"é dever dos deputados co-brar explicações das autori-dades competentes, nessecaso, o secretário estadualda Fazenda, Mauro RicardoCosta. Esperamos que os pa-gamentos sejam realizadoslogo, afinal os servidores jácumpriram com suas obriga-ções agora cabe ao Estadofazer a sua parte", afirmouLeprevost.

de limpeza, desobstrução demanilhas e obras de drena-gem.

Equipes da Secretariade Infraestrutura remo-veram grande quantida-

d e d e l ixo e m a t e r i a lacumulado em galer iase v a l e t as, com objetivo

de garantir o escoamentoadequado da água da chu-va.

RECUPERAÇÃO DE RUASA Prefeitura também re-

alizou a recuperação de ruasem diversas regiões do mu-nicípio.

Vias bastante movimen-tadas como a Heitor Palu, noJardim dos Estados, RichardLickfeld, no Guarituba, e aRua da Paz, na Planta Deo-doro, receberam manuten-ção.

Nesta semana a Secreta-ria de Infraestrutura conti-nua com a execução de me-lhorias em diferentes bairrosde Piraquara.

Horários de coleta de lixo são alteradosA coleta de lixo comum teve os horários alterados desde o inicio do mês

nida Rebouças, e nas Traves-sas entre a Avenida GetúlioVargas e Rua Barão do CerroAzul a coleta será realizadanas terças, quintas e sába-dos. Já na Avenida GetúlioVargas e Rua Barão do CerroAzul o caminhão realizará osserviços de segunda a sába-do, das 19h às 21h.

O lixo deve ser colocadopara coleta respeitando osdias e tipo de coleta, devi-damente acondicionados

(ensacados), próximo ao ho-rário do recolhimento, em li-xeiras em frente à residên-cia ou junto à porta de servi-ço no caso dos comércios (Leimunicipal nº 897/2007 - Art.38). É expressamente proibi-da a deposição de resíduofora de horário e dias de co-leta, no canteiro central, flo-reiras e lixeiras públicas; as-sim como depositar, permi-tir ou propiciar a deposiçãode lixo, entulho de obra ou

resíduos de poda em terre-nos baldios ou imóveis pú-blicos ou privados, bemcomo em encostas, rios, va-las, ralos, canais, lagoas, áre-as protegidas ou em qual-quer outro local não autori-zado pelo Poder Público,sendo sujeito a multa (Leimunicipal nº 897/2007 - Art.46).

Denúncias ambientaispodem ser feitas pelo tele-fone 0800 6441801.

Page 4: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 26 de fevereiro de 20154 Geral

O Museu Oscar Niemeyer(MON) recebe, no dia 1º demarço, o Domingo + Arte.Com programação especial eentrada gratuita, o públicopoderá conferir visitas me-diadas e oficinas de escultu-ra de papel com a artista doacervo, Bernadete Amorim.

Às 11h e 15h, na sala 06, opúblico poderá assistir a vi-sita mediada por RicardoFreire, historiador do Mu-seu. Será na mostra "JaimeLerner - Das vozes da cida-de".

Já no Espaço da Ação Edu-cativa, acontecerá a oficinade escultura em papel, "Re-pouso e Movimento", com aartista do acervo BernadeteAmorim. Os horários são as14h, 15h15 e 16h30.

Os visitantes tambémpoderão visitar as seguintesexposições: "IDEA Brasil2014- o melhor do designbrasileiro", "Acervo MON -

Museu Oscar Niemeyer recebe Domingo + Arte de março

Foto

: K

raw

Pen

as/S

EE

CBernadete Amorim

Estreitar laços culturais eeconômicos entre o Brasil ea Itália é o objetivo de grupoparlamentar do qual o depu-tado Evandro Roman (PR) fazparte. O parlamentar se reu-niu, nesta quarta-feira (25),com o embaixador da Itáliano Brasil, Rafaelle Trombe-ta, e aproveitou a oportuni-dade para debater assuntosde interesse dos dois países.

“Discutimos ações cultu-rais e econômicas, passandoaté por questões da culturatrazida pelos imigrantes ita-lianos ao Brasil. Nosso foco,no entanto, é a parceria eco-nômica entre as nações e ointercâmbio que isso podeproporcionar”, destacou Ro-man.

Segundo ele, a embaixa-da já fez um convite para queos parlamentares participem

SERVIÇODOMINGO + ARTE1º de março de 2015Entrada gratuita - Retirada de ingressos até 17h30Visitação das 10h às 18h

VISITA MEDIADA COM RICARDO FREIRE"Jaime Lerner - Das vozes da cidade"Local: Sala 06Horários: 11h e 15h

OFICINA DE ESCULTURA EM PAPELCOM A ARTISTA BERNADETE AMORIM

"Repouso e Movimento"Local: Espaço da Ação Educativa - Horários: 14h, 15h15,16h30

Museu Oscar NiemeyerR. Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba41 3350 4400 - museuoscarniemeyer.org.brfacebook e twitter: monmuseu

2013/2014", "Genesis - Se-bastião Salgado", "Históriasdo Acervo MON - em aber-to", "Das vozes da cidade -Jaime Lerner", "Museu emConstrução", "Cones", "Es-paço Niemeyer", "Pátio dasEsculturas" e o projeto espe-cial "Isolde Hötte, sua obra".

Sobre a artista do acervoBernadete Amorim nas-

ceu em Belo Horizonte (MG),em 1955. Dedica-se à escul-

tura, ao desenho, à instala-ção e à arte-educação. Gra-duou-se em Educação Artís-tica pela Universidade Fede-ral do Paraná em 1976. Espe-cializou-se em História daArte do Século XX pela Esco-la de Música e Belas Artes doParaná em 2004. Sua primei-ra exposição, Brincando coma Imaginação, foi realizada naSecretaria de Estado da Cul-tura do Paraná em 1993. Em2002 participou da Residên-

cia de Artistas de Faxinal dasArtes.

Em 2006 assinou a ceno-grafia da peça Um dia fora dotempo, no Teatro Guairinha;em 2007, lançou o livro Abis-mais. Em 2009 participou da5ª Bienal Latino-Americanade Artes Visuais - Ventosul,da exposição Do umbigo aoouvido: coração dormente,no Museu de Arte Contem-porânea do Paraná e da Poé-tica da Percepção - questõesda fenomenologia na artebrasileira, no Museu OscarNiemeyer. Em 2010 partici-pou da mostra O Estado daArte, também no Museu Os-car Niemeyer.

Suas obras fazem partedas coleções do Museu deArte Contemporânea do Pa-raná e Secretarias de Estadoda Cultura de Santo André(SP), de Piracicaba (SP), eGaleria SESC Paulista SãoPaulo (SP), dentre outras.

Roman participa de grupo que buscaestreitar laços econômicos com a Itália

Foto

: A

sses

sori

a

Deputado Evandro Roman (PR) e o embaixadorda Itália no Brasil, Rafaelle Trombeta

de uma feira tradicional naItália que vai apresentar for-mas de interação entre osdois países. “Com relação aoParaná, também vamosabordar assuntos ligados aodesenvolvimento do coope-

rativismo, o processo envol-vendo commodities e atémesmo a troca de experiên-cia com tecnologias. É umaampla discussão que estáapenas sendo iniciada”,completou.

No último dia 10 os gru-pos de Ginástica da MelhorIdade da Prefeitura de Pira-quara, que se reúnem atra-vés de projetos da Secreta-ria de Cultura, Esporte e La-zer, participaram do Baile deCarnaval na Sede da Secre-

Grupo de Ginástica da melhor Idade festeja o CarnavalMúsica, movimento e máscaras fizeram a diversão

taria. As alunas desfrutaramde uma tarde agradável comdança, exercícios de descon-tração e brincadeiras, emba-ladas por marchinhas carna-valescas.

Lembrando que as aulasde Ginástica para a Melhor

Idade voltaram no dia 24/02,nas terças e quintas, em doishorários: das 8h às 9h e das9h às 10h, na Sede da Secre-taria de Cultura, Esporte eLazer.

Mais informações: 3590-3600.

O presidente da CâmaraMunicipal, vereador SylvioMonteiro, iniciará, no próxi-mo mês, campanha para au-mentar o número de eleito-res em São José dos Pinhais.Atualmente, segundo o Tri-bunal Regional Eleitoral, omunicípio conta com cercade 190 mil títulos. O objeti-vo da campanha é atingir amarca de 200 mil eleitorespara que, assim, seja possí-vel disputa em primeiro esegundo turno nas próximaseleições.

Sylvio já tem realizado

Câmara Municipal, através de iniciativa de seu presidente, Sylvio Monteiro,promoverá campanha para que São José dos Pinhais atinja a marca de 200 mil eleitores

Além de segundo turno na próxima eleição, município poderá obter outros benefíciosvisitas em entidades do mu-nicípio e obtido adesão dosmais diversos setores. Já de-clararam apoio à campanhao presidente da OAB - SJP,Carlos Vanderlei Muhlstedte o presidente da ACIAP,Claudemir Gibrim. Na tardedesta sexta-feira (20), o pre-sidente também se reunirácom a juíza eleitoral, douto-ra Julia, para expor tema.Ainda, será realizado no iní-cio do próximo mês, grandeevento com local e data aserem definidos para apre-sentação da campanha a to-

das as entidades do municí-pio.

De acordo com as estatís-ticas, apenas cinco cidadesdo Paraná realizam segundoturno em suas eleições e SãoJosé dos Pinhais poderá sero primeiro município nãoconsiderado polo regional atambém atingir esse objeti-vo. A realização de segundoturno poderá ampliar a par-ticipação do cidadão no pro-cesso eleitoral, já que ape-nas os dois candidatos maisvotados o disputam, propor-cionando, assim, maior

aproximação com o eleitor eanálise detalhada de propos-tas. "Com certeza, se atingir-mos a marca de 200 mil elei-tores, a cidade terá maiorrepresentatividade políticajunto aos governos estaduale federal. São José dos Pi-nhais está se desenvolven-do cada vez mais e entrarpara o restrito rol de cidadesparanaenses que realizam osegundo turno irá auxiliar nabusca e conquista de recur-sos que proporcionarão me-lhorias ao cidadão", explicouo presidente.Visita à OAB em 12/02

Page 5: Tribunadosmananciais ed433

26 de fevereiro/2015 Curitiba, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária e Colombo Ano 22 - Nº 433

O mês de março estarárepleto de atrações em Pi-nhais. E como nos anos an-teriores, as celebrações re-ligiosas farão parte das co-memorações pelo aniversá-rio de 23 anos do município.O evento evangélico, porexemplo, já tem data e ho-rário: será realizado no dia 21de março, sábado, a partirdas 17h30. Neste ano, se-guindo sugestões do Conse-lho de Pastores de Pinhais, aideia é valorizar as bandaslocais. Desta forma, váriasigrejas do município estarãorepresentadas. Entre as pre-senças já confirmadas está ado conferencista internacio-nal Apóstolo Cristiano Net-to. Presidente do MinistérioInternacional Provisão &Vida, com sede em Curitiba,é também apresentador deprogramas de rádio e TV, ejá viajou por diversos paísesministrando palestras ondefala de finanças e fé. É autordos seguintes livros: “O gran-de vazio”, “O melhor vence-

Celebração Evangélicairá valorizar bandas locais

O evento será realizado no dia 21 de março. Entre as presençasjá confirmadas está a do conferencista Apóstolo Cristiano Netto

dor do mundo”, “As setechaves da riqueza”, “Os ca-melos de Deus”, “Aumen-tando seu crédito no bancode Deus”, “Como prosperarem tempos de crise”, “Ensi-nando a igreja a prosperar”e o romance “Tinha que servocê”.

Além de Cristiano Netto,também já confirmarampresença:

- Grupo de Louvor Haitia-no In Concert Assembleia deDeus Ministério de Pinhais

As atividades religiosasmarcam, tradicionalmente,o calendário de comemora-ções do aniversário de Pi-nhais. Neste ano, seguindoa linha de valorização dasbandas que representam asparóquias locais, o públicocatólico terá a oportunidadede conferir as apresentaçõesdos grupos gospel de Pi-nhais. O dia 22 de março seráa data das atrações, que seapresentarão após a missacelebrada pelo Arcebispo deCuritiba, Dom José AntonioPeruzzo e bispos auxiliares.

Todas as cinco Paróquiasde Pinhais, juntamente coma Prefeitura, organizam oevento. Logo, as atraçõessão sugestões das comuni-dades católicas do municí-pio. A missa aqui celebradapor Dom Peruzzo será o pri-meiro encontro com algumacomunidade de sua nova Ar-quidiocese. "Se o primeiroencontro deixa fortes im-pressões, e não sai da me-mória afetiva, minha expec-

- Banda Ezequiel e Fer-nanda - Assembleia de Deus

- Comunhão Cristã Abba- Banda - Igreja Presbite-

riana Renovada- Banda - Igreja do Aviva-

mento Bíblico- Banda - Igreja do Aviva-

mento- Banda - Comunidade

Ministério Betel- Banda - Comunidade Al-

cance Pinhais- Grupo de Dança - Igreja

Evangélica Menonita

União entre as Paróquias será um dosdestaques no aniversário de Pinhais

Os Padres das cinco Paróquias do município e onovo Arcebispo Dom Peruzzo, farão uma celebração histórica

tativa é de começar por Pi-nhais uma história de gran-de reciprocidade pastoral eevangelizadora para Arqui-diocese de Curitiba", decla-ra Dom Peruzzo.

Em louvor ao aniversárioda cidade também será rea-lizado um Tríduo, celebra-ções que antecedem a mis-sa festiva. Durante este pe-ríodo, a Cruz Peregrina, dei-xada por Dom Moacyr Vittipara a Arquidiocese de Curi-tiba, estará em Pinhais. Paraaqueles que desejam acom-panhar o Tríduo, segue a pro-gramação:

- 3 de março, ParóquiaNossa Senhora da Saúde.

- 10 de março, ParóquiaNossa Senhora Aparecida.

- 17 de março, ParóquiaNossa Senhora da Boa Espe-rança.

SERVIÇOO evento católico ocor-

re no dia 22 de março, apartir das 15h, na Rua 7 deSetembro, entre a Aveni-da Camilo di Lellis e o Ter-minal de Pinhais.

Acompanhe a progra-mação dos 23 anos de Pi-nhais e participe!

Nas comemorações peloseu 23º aniversário, Pinhaisrecebe mais um grupo musi-cal de renome nacional. Esteano é a vez da banda gaúchaChimarruts fazer a galera ba-lançar ao som do reggae mu-sic. A atração está confirma-da e se apresenta no municí-pio no dia 20 de março. Aprogramação completa dasatividades será divulgada embreve no site da prefeitura.

No ano 2000, em meio arodas de chimarrão em Por-to Alegre-RS, os amigos tor-naram realidade a antigavontade de formar uma ban-da. Em 2002, o primeiro ál-bum foi gravado e de lá paracá, a Chima, como a banda écarinhosamente chamadapor seus fãs, já marcou pre-sença em grandes festivais e

Chimarruts é a primeira banda confirmadapara o show nacional em Pinhais

A banda conhecida em todo o país por grandes sucessos como "Do lado de cá", "Saber Voar" e "Versos Simples", se apresenta no município no dia 20 de março

Foto

: D

ivul

gaçã

oteve a carreira consolidadaem todo o território nacio-nal. Em seu repertório, letrasque falam de amor e paz,conquistam um público cadavez maior e mais fiel.

Em 2009, o grupo foi indi-cado na categoria MelhorBanda de Reggae, no VMB2009 da MTV, e após quaseum mês de votações, foi es-colhido pelo público como amelhor banda de reggae doBrasil. No mesmo ano, tevecanções entre a trilha sono-ra de novelas de três dife-rentes emissoras. A banda jáemplacou grandes hits como"Do lado de cá", "SaberVoar", "Iemanjá", "O Sol","Deixa Chover", "VersosSimples", entre outros.

Em 2007, o grupo lotouuma grande casa de shows

em Curitiba, para a gravaçãode seu primeiro DVD ao vivo.Fã da banda há 10 anos Lean-dro Markevitch esteve pre-sente neste show e fala daemoção vivida naquele mo-mento. "Foi sem dúvida umagrande honra poder partici-par de um momento tão im-portante na trajetória da Chi-

marruts. Como fã me sentimuito privilegiado", comen-ta. Sobre a apresentação emPinhais, Leandro se diz ansi-oso. "Não tenho dúvida queserá um grande show e nãoirei perder a oportunidadede ver a banda de perto maisuma vez. Fã que é fã tem queprestigiar", afirma.

Morador do bairro JardimAmélia, Igor Balbino de Je-sus, também está na expec-tativa de poder ver o grupode perto. "As letras das mú-sicas trazem muitas mensa-gens positivas, como porexemplo, a "Em busca fé"que fala sobre esperança eotimismo. Sou fã da bandahá muitos anos e este showsem dúvida será um marcona história de Pinhais".

A Chimarruts é formadapor Rafa Machado (voz), Nê(vocais, flauta quena e har-mônica), Tati Portela (vo-cais), Diego Dutra (bateria),Vinícius Marques (percus-são), Emerson Alemão (bai-xo), Sander Fróis (guitarra),Rodrigo Maciel (guitarra) econta com participações es-peciais de Tuzinho (trompe-

te), Boquinha (trombone) eLuquinha (teclados).

DISCOGRAFIA DA BANDA:- Chimarruts, lançado em

2002.- Todos Somos Um, lança-

do em 2003.- Livre Para Viajar, lança-

do em 2005.- Chimarruts Ao Vivo (CD

e DVD), lançado em 2007.- Só pra Brilhar (CD e

DVD), lançado em 2010.

SERVIÇO: O show da Ban-da Chimarruts será realizadono dia 20 de março, a partirdas 19h, na Rua 7 de Setem-bro, entre a Avenida CamiloDi Lellis e o Terminal de Pi-nhais. Confira os sucessos dabanda no site: http://www.chimarruts.com.br/

O município de Pinhaisserá sede da primeira eta-pa do Campeonato Parana-ense de Basquete em Ca-deiras de Rodas, que acon-tece entre os dias 29 e 31de maio. A definição das ci-dades-sede se deu em reu-nião realizada pela Federa-ção Paranaense de Basque-te em Cadeiras de Rodas(FPBCR), no ComplexoCAIC, localizado no bairroMaria Antonieta.

No encontro tambémestiveram em pauta assun-tos como prestação de con-tas de 2014, avaliação dasequipes nas finais, arbitra-gem, restruturação da dire-toria e definição do calen-dário 2015.

Além de Pinhais, tam-bém receberão etapas doCampeonato Paranaensede Basquete em Cadeirasde Rodas as cidades deFoz do Iguaçu, entre osdias 21 e 23 de agosto,Ponta Grossa, entre osdias 25 a 27 de setembro, e

Pinhais sediará Campeonato Paranaensede Basquete em Cadeiras de Rodas

A definição das cidades-sede se deu em reunião realizada no CAIC. A primeiraetapa da competição acontece no município entre os dias 29 e 31 de maio

Curitiba, entre os dias 13 e15 de novembro.

De acordo com Ben HurChiconato, presidente daFPRBCR, a iniciativa colocaPinhais como referência noapoio ao basquete em cadei-ra de rodas no Paraná. Em2014 a cidade já havia sedia-do a II Clínica para Treinado-res, e agora, além de rece-ber a Assembleia Geral, secoloca à disposição para abri-gar uma etapa do estadual."Não é uma tarefa fácil, mascom o apoio da prefeitura,por meio da Secretaria de

Cultura, Esporte e Lazer,acredito que será possívelrealizar um grande even-to.", afirma.

No ano passado, apósvencer os três jogos que dis-putou Pinhais, representa-da pela equipe Pinguins doSul, foi campeã da divisão Bda competição. Na oportu-nidade, a equipe derrotouAPAC/Cascavel, Caramuru/Falcão/Castro e ADFG/Lo-bos/Guarapuava. Pela divi-são A, Tubarões/MM/Fun-desp, de Ponta Grossa, con-quistou o título.

Até a próximo dia 26 estãoabertas as inscrições para o Fes-tival de Cinema Curta Pinhais(FESTCINE). O evento, que épromovido por meio do Depar-tamento de Cultura da Secre-taria de Cultura, Esporte e La-zer de Pinhais, chega neste anoa sua terceira edição. Os inte-ressados devem se inscrever nolink, onde também pode seracessado o regulamento e de-mais informações sobre o even-to.

As sessões do Festival serãogratuitas e exibidas no auditó-rio Márcio José Moro, no Cen-tro Cultural Wanda dos SantosMallmann, entre os dias 6 e 10de abril. Poderão participar doIII FESTCINE as produçõesamadoras, alternativas, in-dependentes ou profissionaisde cinema, inéditas ou não,de todo o território brasilei-ro, com criação a partir de2012 (informação que deveráconstar, de preferência, no pró-prio vídeo).

O FESTCINE reúne produ-ções profissionais e amadorasda área do cinema, em apre-sentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero

Encerram nesta quinta-feira as inscrições para o Festival de Cinema Curta Pinhais

Os interessados devem se inscrever no site da prefeitura,onde também pode ser acessado o regulamento

(ficção, documentário, anima-ção, drama, comédia, musical,épicos, adulto, infantil) e outrastécnicas cinematográficas al-ternativas, além de clipes mu-sicais.

A iniciativa é dividida emtrês categorias: Curta-metra-gem de Ficção, Curta-metra-gem de Documentário e Longa-metragem. O Festival poderátambém compor mostras para-lelas para produções de clipesmusicais e produções que nãosejam classificadas para as ca-tegorias competitivas.

De acordo com o Diretor doDepartamento de Cultura, La-ércio Sobral, o evento tem

como objetivo despertar maiorinteresse da população pelo ci-nema. "Temos o intuito tam-bém de promover visibilidade àsproduções amadoras e inde-pendentes gerando a troca deexperiências entre artistas,produtores, diretores, distribui-dores, público e entidades cul-turais de todo o território naci-onal", afirma.

SERVIÇO: As inscrições parao III FESTCINE devem ser reali-zadas no link até esta quinta-feira, 26 de fevereiro. Mais in-formações pelo e-mail:[email protected] pelos telefones (41) 3912-5241 ou (41) 3912-5253.

Page 6: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 26 de fevereiro de 20156 Quatro Barras / Imóveis

A Prefeitura Municipal deQuatro Barras realizou nestaterça-feira (24) a AudiênciaPública para prestação decontas do último quadri-mestre de 2014, relativa aosmeses de setembro, outu-bro, novembro e dezembro.Foram apresentados de-monstrativos do período,entre eles a execução orça-mentária, receitas, despe-sas, além dos relatórios degestão dos direitos da Infân-cia e Adolescência.

Ao longo da audiênciatambém foram divulgadosos percentuais investidosem Educação (27,81%) e Saú-de (16,93%), aplicados aolongo de 2014. A audiência

Audiência Pública prestacontas do quadrimestre

Audiência pública divulgou demonstrativosdo 3º quadrimestre do ano passado

foi apresentada pelo consul-tor Eduardo Peron e permi-te a avaliação do cumpri-mento das metas fiscais,em cumprimento à Lei

Complementar nº 101/2000. Todos os relatóriospodem ser acessados pelainternet, através do linkwww.quatrobarras.pr.gov.br.

O bairro Jardim São Pedroestá recebendo as obras donovo Centro Municipal deEducação Infantil (Cmei),entre as ruas Maria Valaski eRio Ipiranga. O novo espaçojá conta com 668,30 metrosquadrados, que vão abrigaruma sala multiuso; pré-esco-la; creches I, II e III; solarium;lactário, refeitório, cozinha,administração e copa. De-pois de concluídas as obras,serão abertas cerca de cemnovas vagas no bairro.

A obra chega ao JardimSão Pedro após a pavimen-tação de cinco ruas da região:Manoel Alves dos Santos,Rio Taquari, Rio Capitandu-va, Rio Ipiranga e Maria Va-

Jardim São Pedrorecebe obras do novo Cmei

Obras já permitem visualizar novo espaçoeducacional no Jardim São Pedro

laski, que somaram investi-mentos de mais de R$ 1 mi-lhão.

"As obras já trazem trans-formações importantes parao São Pedro. Além da estru-turação viária, em breve apopulação também teráatendimento educacionalmais perto de casa", disse o

prefeito Loreno Tolardo.O Cmei é o terceiro cons-

truído no município nos últi-mos três anos. Os outrosdois, instalados nos bairrosSanta Luzia e Jardim Patrícia,já beneficiam mais de 200crianças matriculadas naEducação Infantil, com faixaetária entre 4 meses e 5 anos.

DE 1400M2 NA RUA LEÔNIDAS ALVES CORDEIROESQ. COM A RUA ANGELO JACOMEL CEL. 9774-0190

Vendo terreno em Piraquara

APARTAMENTO NA ÁGUA VERDE - CURITIBA

IMÓVEIS - INVEST-LARLIGUE AGORA: 3673-7796

ÁGUA VERDE a 2 quadras da rápida - O apartamento tem 79,88 m2 de área total, sendo 50,77 m2 de área privativa,situa-se no 3* andar, prédio sem elevador. Possui 2 quartos, 1 banheiro, sala para dois ambientes, cozinha, área deserviço e uma vaga de garagem. Permanece no imóvel a mobília do quarto principal, da cozinha e a estante/armário da sala. Condomínio está 285,00 incluindo o fundo de reserva e taxa de manutenção/obra. Preço 230.000,00- Escuto Propostas - ligue 9774-0190 / 9854-6776

VENDO CASABELA VISTAPIRAQUARAR$ 135.000,00

CÓD. 387 - CASA EMALVENARIA MEDINDO60M², CONTENDO 02

QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO,

ÁREA DE SERVIÇO E ESPAÇO PARA GARAGEM. LIGUEAGORA: (41) 9854-6776 - CRECI: J-3767

VENDO CASAS - VOLTEIO PIRAQUARAR$ 125.000,00

CÓD. 367 - RUA OSMARINO DE OLIVEIRA BASTOS,VOLTEIO - PIRAQUARA, PR - Casas em alvenaria medin-do 56,88m² contendo 03 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, área de serviço e espaço para garagem.

PONTOS FORTESCasas com valor a partir de R$ 125.000,00 (cento e

vinte e cinco mil reais) sendo as com maior terreno nosfundos no valor de R$ 140.000,00 (cento e quarenta milreais). Ligue agora: (41) 9854-6776 - CRECI: J-3767

VENDO ÓTIMO APARTAMENTO- R$ 125.000,00 - CAMPINA GRANDE DO SUL -

ÚLTIMA UNIDADECÓD. 368 - RUA ANIBALLE FERRARINI, CHACRI-

NHAS, CAMPINA GRANDE DO SUL, PR - Com 63m²;central de gás; bosque; vaga para visita, apartamentotérreo com sanca em gesso; rua pavimentada condo-mínio todo murado. Apenas 8 apartamentos do prédio.Possibilidade de financiamento pela Caixa EconômicaFederal através do Programa Minha Casa Minha Vida.DEPENDÊNCIAS - 3 quartos, sala, cozinha, BWC área deserviço e vaga de garagem descoberta. Ligue agora: (41)9854-6776 - CRECI: J-3767

VENDO APARTAMENTO NA PRAIA DE PEREQUÊ - EM PORTO BELO - SC

A Praia do Perequê é a maior praia de Porto Belo, com cerca de 2,5 quilômetros de extensão. Com muitos encantos naturais, Perequê faz a alegria dos turistas, além depossuir total infraestrutura e por ser bem badalada quando chega o verão. Apartamento 1° andar, com 3 dormitórios, sendo 1 suite, sala de estar, jantar e cozinha em mesmoambiente, banheiro social, área de serviço e dependência de empregada (quarto e banheiro), uma vaga de garagem privativa, 30m do mar. Condomínio com 2 salões defestas no 4° andar. 115 m2 de área privativa. Valor: R$ 320.000,00. LIGUE AGORA (41) 9854-6776 - CRECI: J-3767

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 7: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS26 de fevereiro de 2015 7São José dos Pinhais

A Secretaria de Culturade São José dos Pinhais estáorganizando uma exposiçãoque remonta a história daimigração dos primeiros po-loneses no Município e quederam origem a Colônia Mu-rici. Marcada para o próximodia 19 de março, data que secomemora o Aniversário e dopadroeiro da Cidade, a expo-sição "História da ImigraçãoPolonesa na Colônia Murici"contará através de paineis atrajetória do povo polonêsque colonizaram a região daMurici a partir do ano de1878, quando o local recebeucerca de 60 imigrantes, divi-didos em 20 famílias, oriun-dos da Galícia e da Prússia

Cultura prepara exposição sobre Imigração Polonesa

Foto

s: R

ober

to D

ziur

a Jr

./PM

SJP tória da geminação de São

José dos Pinhais com a cida-de de Poznan na Polônia.

A exposição ficará na Casada Cultura Polonesa, comentrada gratuita, localizadana Rua João Lipinski, 1001 -Colônia Murici. O local fun-ciona de segunda a sexta-feira e no quarto domingo domês. O prédio do Museu,que leva o nome do padreKarol Dworaczek, foi cons-truído em 1904 para abrigara primeira escola da Colônia.O acervo conta com utensíli-os doados pela comunidadecomo, por exemplo, peçasusadas na agricultura e dedecoração. Informações:(41) 3635-1545.

Oriental (região da Cracó-via), os motivos da imigraçãoe as contribuições até os diasde hoje.

Segundo o chefe de Divi-são de Artes Plásticas e Lite-ratura, Roberto Machnievs-

cz, a exposição "História daImigração Polonesa na Colô-nia Murici" será permanen-te: "Nossa motivação é con-tar a importância da imigra-ção polonesa na ColôniaMurici, como aspecto histó-

rico, cultural e de desenvol-vimento da região, e que ain-da impulsionou o cresci-mento de São José dos Pi-nhais, tornando-se uma Co-lônia próspera de grande im-portância econômica através

da produção de hortifruti-granjeiros que abastece agrande Curitiba", comentaMachnievscz.

Na mesma ocasião do dia19 de março acontecerá aabertura da exposição da his-

Idealizado pela SecretariaMunicipal de Administraçãoe Recursos Humanos, a Pre-feitura de São José dos Pi-nhais lança o I Prêmio deBoas Práticas em Gestão Pú-blica, direcionada para seusservidores públicos.

O Prêmio tem o objetivode incentivar a criação e adivulgação de boas práticas,bem como a valorização dosservidores como agentestransformadores e estimulara busca constante pela me-lhoria da qualidade de todosos usuários da gestão públi-ca. Serão selecionados inici-almente três projetos porSecretaria, os quais passarãopela análise da comissão or-ganizadora e da comissãoavaliadora, formada por téc-nicos e especialistas das áre-

Prefeitura lança Prêmio deBoas Práticas em Gestão Pública

Foto: Edison Renato/PMSJP

as temáticas envolvidas nosprojetos e escolhidas peloparticipante no ato da inscri-ção. Segundo a organização,os três primeiros lugares re-ceberão uma bolsa integralpara curso de pós-graduaçãodirecionado à área de gestãopública.

As áreas para o desenvol-vimento dos projetos para oI Prêmio de Boas Práticas emGestão Pública são: Econo-micidade, DesenvolvimentoPessoal, DesenvolvimentoOrganizacional e Comunida-de. Segundo Danieli Apare-cida From, uma das idealiza-doras e membro da comissãoorganizadora da premiação,muitas vezes os servidores jápossuem e executam boasideias de gestão, porém fi-cam apenas no seu local de

trabalho. O objetivo é averi-guar a aplicação dessasações em toda a Prefeitura,dando o devido reconheci-mento a cada servidor parti-cipante. "Queremos estimu-lar as boas práticas em nossagestão pública, levar os re-sultados à comunidade,quanto ao atendimento,economia de recursos mate-riais, entre outros", destacaDanieli. As inscrição para o IPrêmio de Boas Práticas emGestão Pública começam dia01 de março e vai até 30 deabril, através do Portal daPrefeitura. A data previstapara a divulgação dos pro-jetos vencedores é em ju-lho deste ano. Informa-ções: (41) 3381-6890 / (41)3381-5839 / premioboaspra-ticas@ sjp.pr.gov.br.

A delegação são-joseense dexadrez, composta por 23 alu-nos, participou no último domin-go (22) da IV Etapa do Circuitode Xadrez dos Campos Gerais,em Piraí do Sul, e além da con-quista de inúmeras medalhas,troféus, garantiu a 2ª coloca-ção geral no circuito com 545pontos. O evento contou com oapoio da Prefeitura de São Josédos Pinhais, por meio da Secre-

A Prefeitura de São Josédos Pinhais, por meio dasSecretarias de Educação e deViação e Obras Públicas, edentro do cronograma deobras do programa Avança,concluiu a reforma total daEscola Municipal Almir Fer-raz, localizada no bairro RioPequeno, e que hoje aten-de cerca de 930 alunos do 1ºao 5º ano.

A obra foi realizada atra-vés de uma parceria firmadacom uma construtora, den-tro da previsão legal de con-trapartidas ao Município paraexecução de obras. "Esco-lhemos a Escola Almir Ferrazpor entender a sua impor-tância para a comunidade doRio Pequeno, já que a Uni-dade atende mais de 900 cri-anças. Escola adequada eequipada é um de nossosobjetivos dentro da missãomaior que é a de oferecereducação de qualidade",disse a secretária de Educa-ção Neide Setim.

A reforma planejada du-rante o ano de 2014, teveque aguardar sua execuçãoaté o período de férias para

Escola Almir Ferraz é totalmentereformada pela Prefeitura

Foto

: A

ry P

ortu

gal/P

MSJ

P

realizar a maioria das inter-venções, já que era precisoque o prédio estivesse va-zio.

OBRAForam trocadas todas as

janelas e claraboias. O pisodas salas de aula foi recupe-rado, assim como portas efechaduras. O telhado foicompletamente reformadoe o sistema de calhas refei-to. Por fora a Escola ganhounova cobertura no acesso àssalas de aula externas, alémde alambrados em toda aextensão do pátio. O forro

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA SEU INVESTIMENTO:CARTAS (em R$) Valor da 1ª parcela Valor da 2ª parcela A partir da

5ª parcelaR$ 25.000,00 .......... R$ 480,36 ........... R$ 500,25 ........ R$ 437,75R$ 30.000,00 .......... R$ 576,42 ........... R$ 600,29 ........ R$ 525,29R$ 35.000,00 .......... R$ 672,50 ........... R$ 700,35 ........ R$ 612,85R$ 40.000,00 .......... R$ 768,56 ........... R$ 800,38 ........ R$ 700,38R$ 45.000,00 .......... R$ 864,64 ........... R$ 900,44 ........ R$ 787,94R$ 50.000,00 .......... R$ 960,70 ........... R$ 1.000,48 ........ R$ 875,48R$ 55.000,00 .......... R$ 1.056,78 ........... R$ 1.100,54 ........ R$ 963,04R$ 60.000,00 .......... R$ 1.152,84 ........... R$ 1.200,58 ........ R$ 1.050,58R$ 65.000,00 .......... R$ 1.248,92 ........... R$ 1.300,63 ........ R$ 1.138,13R$ 70.000,00 .......... R$ 1.334,98 ........... R$ 1.400,67 ........ R$ 1.225,67R$ 75.000,00 .......... R$ 1.441,06 ........... R$ 1.500,73 ........ R$ 1.313,23

que, estava cedendo, foi tro-cado e as paredes que ti-nham rachaduras ou infiltra-ções consertadas.

Pintada por dentro e porfora, a escola recebeu acaba-mento em meia parede comazulejos/pastilhas - o queconferiu não apenas beleza,como também mais durabi-lidade para as paredes. Paracompletar, a Secretaria deMeio Ambiente fez um tra-balho de paisagismo no jar-dim da entrada à Escola, har-monizando ainda mais o am-biente escolar.

Enxadristas são-joseenses se destacamno Circuito dos Campos Gerais

taria Municipal de Esporte eLazer (Semel), serviu para tro-ca de experiência entre os atle-tas do Clube de Xadrez do Mu-nicípio, foi o primeiro evento damodalidade de 2015 e o climafoi de confraternização e mui-to conhecimento.

O secretário municipal deEsporte e Lazer de São José dosPinhais, Thiago Bührer, come-morou a conquista da delega-

ção são-joseense afirmandoque o Município foi bem repre-sentado. "Foi uma grande par-ticipação dos nossos enxadris-tas fora de São José dos Pinhais,com a conquista desta 2ª colo-cação geral no circuito. Temosa certeza que nossos campeõesfarão muito mais no decorrerdeste ano, que para nós, é mo-tivo de orgulho", disse o secre-tário.

Delegação de São José dos Pinhais comemora a 2ª classificaçãogeral na IV Etapa do Circuito de Xadrez dos Campos Gerais

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/Se

mel

As atletas são-joseensesJoana Lisboa da Cunha e Thaís

Carvalho exibem troféuconquistado em Piraí do Sul

Page 8: Tribunadosmananciais ed433

TRIBUNA DOS MANANCIAIS 26 de fevereiro de 20158ColomboCuritiba

A Prefeitura de Curitiba jáassegurou desde 2013 a criaçãode 7.804 novas vagas para aten-dimento a crianças de 0 a 5anos nas unidades municipais deeducação infantil. O númerosupera o total de vagas criadasnos quatro anos anteriores(7.209) e decorre de um amploprograma de investimentos edo trabalho concentrado paraapresentar projetos e captarrecursos para novos CentrosMunicipais de Educação Infan-til (CMEIs).

Das 7.804 novas vagas as-seguradas, 3.986 são para oprimeiro trimestre deste ano e3.818 serão abertas com a fi-nalização de 22 CMEIs que es-tão em construção ou em pro-cesso de contratação de obras.

O investimento total nessasunidades é de R$ 59,1 milhões -montante superior ao aplicadoem educação infantil na últimadécada. O valor inclui constru-ção e aquisição de equipamen-tos, mobiliários e brinquedospedagógicos. Com isso, a Pre-feitura visa diminuir a esperapelo atendimento, uma de-manda acumulada ao longodas últimas décadas em Cu-ritiba. Além do valor aplica-do nas obras e equipamen-tos, o Município investirá R$50,3 milhões por ano paramanter as unidades funcionan-do, o que inclui pagamento deservidores, água, energia e ou-tros serviços.

Parte dos valores destinadosàs construções é provenientedo governo federal, por meio doprograma ProInfância PAC 2,que destinará aproximada-mente 50% dos recursos."Esse é um dos principaiscompromissos que assumi-mos com a cidade: cuidar einvestir para que nossas cri-anças tenham oportunidadesa partir de uma formação demuita qualidade", diz o prefei-to Gustavo Fruet.

A Prefeita Beti Pavin acom-panhada do secretário de Pla-nejamento, Orçamento e Ges-tão, Cezar Bittencourt rece-beu em seu gabinete para tra-tativas, o professor doutor emEconomia da Universidade deAveiro em Portugal, TadeuÁtila Mendes. Na conversa fi-cou definida a intenção deatrair um Campus da Univer-sidade para o município de Co-lombo.

"Com a mais esta ação queiniciamos queremos fazer domunicípio um celeiro acadê-mico, de estudos, pesquisas eoportunidades para quembusca se capacitar para omercado de trabalho tão com-petitivo nos dias de hoje. Ve-mos na educação, um hori-zonte para tornar a nossa Co-lombo e seus estudantes refe-rência neste setor", destacouBeti Pavin.

Segundo o secretário dePlanejamento, Orçamento eGestão, Cezar Bittencourt, oBrasil é bem visto para o in-tercâmbio acadêmico.

"Como a Universidade está

Prefeitura inicia tratativas para trazercampus de Universidade de PortugalUniversidade de Aveiro oferece cursos de Educação

à Distância, cursos Técnicos, Tecnológicos deAlimentos, de Inovação Tecnológica, entre outros

buscando expandir, iniciamosas discussões para que a cida-de recebe esta universidadeque conta com os mais varia-dos cursos", informou Bitten-court.

Ainda de acordo com o se-cretário, dentre os cursos es-tão os de Educação à Distân-cia (EAD), cursos técnicos, tec-nológicos de Alimentos, deInovação Tecnológica, entreoutros. "Neste contexto aindahá a possibilidade de oferecerem conjunto, ou seja, municí-pio e Universidade, incubado-ra para as empresas européi-as que desejarem se instalarem Colombo", pontuou.

Para encerrar a reunião, fi-cou definido que em breve,uma comitiva colombense,formada pela instituição públi-ca, empresários, meio acadê-mico, irá para Portugal conhe-cer o parque tecnológico e ocampus da Universidade deAveiro.

Mais informações sobre otrabalho da prefeitura em: FA-CEBOOK: facebook.com/pm-decolombo

Prefeita Beti Pavin, o secretário de Planejamento, Orçamento eGestão, Cezar Bittencourt e o professor da Universidade de Avei-ro, Tadeu Átila Mendes discutem sobre a Universidade de Aveiroinstalar um campus em Colombo

Novas vagas em creches desde 2013já superam total dos quatro anos anteriores

PLANEJAMENTOAmpliar a oferta de vagas

para atendimento a crianças deaté 5 anos exigiu planejamentoe definição de metas desde osprimeiros meses da atual admi-nistração.

Entre 2013 e 2014 foram fi-nalizados e colocados em funci-onamento nove Centros Muni-cipais de Educação Infantil. Em2012 havia 190 CMEIs na redee atualmente são 199 unida-des. Também no ano passadoforam iniciadas as construçõesde 10 CMEIs. Dois deles já fo-ram concluídos e serão inaugu-rados em breve, ampliando arede para 201 unidades.

Além disso, foram licitadasas obras de mais 14 unidades,que estão em fase de contrata-ção e têm previsão de iníciopara este primeiro semestre.

Somadas as 120 vagas queserão criadas a partir da refor-ma e revitalização do CMEI VilaTorres, desativado em 2012,serão 5.779 vagas criadas a par-tir de unidades construídas. Aampliação na rede de convêni-os, do atendimento nas unida-des escolares com turmas depré-escolas e a reestruturaçãointerna nas turmas de educa-ção infantil nos CMEIs garanti-ram atendimento a mais 2.025crianças.

PARCERIASA meta da administração

municipal é atender a todas ascrianças de 4 a 5 anos e reduzirem 50% a demanda de vagaspara crianças de 0 a 3 anos narede municipal. "Trabalhamospara ampliar o número de va-gas na educação infantil para16.319, o que tem exigido es-forços em busca de parcerias,soluções e ações inovadoras",diz a secretária municipal daEducação, Roberlayne BorgesRoballo. Entre os desafios a se-rem enfrentados, explica Ro-berlayne, está a dificuldade nalocalização de terrenos compa-tíveis com os projetos, a contra-tação de novos profissionais -devido ao impacto financeiro noorçamento municipal - e a ma-nutenção da qualidade do aten-dimento. "Toda essa ampliaçãode vagas aconteceu sem com-prometer a qualidade do aten-dimento, que segue acontecen-do em período integral, sendoreferência no País, e com pro-fissionais que estão em constan-te processo de formação valoriza-ção de suas carreiras", diz Rober-layne. Concomitantemente à ex-pansão do atendimento houveamplo investimento na carrei-ra dos servidores da área. Edu-cadores foram transformadospor meio de lei municipal em

professores da educação infan-til. A mudança refletiu em be-nefícios como a aposentadoriaespecial aos 25 anos de serviço,além de novo plano de carreiraque concedeu reajustes finan-ceiros expressivos e importan-tes benefícios na carreira.

COBERTURAO percentual de crianças de

0 a 3 anos frequentando cre-ches atualmente em Curitiba éo maior entre as capitais commais de um milhão de habitan-tes. Com 1.751.907 de habitan-tes, Curitiba tem 39,48% de cri-anças de 0 a 3 anos frequentan-do creches públicas e privadas.Ou seja, das 85.836 crianças de0 a 3 anos que vivem na cidade,33.887 estavam frequentandoescolas, segundo dados do Cen-so Demográfico 2010, do Insti-tuto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE). O número ébem superior à média brasilei-ra, que é de 23,55%.

Mais sobre a expansão daoferta na Educação Infantil

- Em 2012 Curitiba tinha 190CMEIs; agora são 201. Noveunidades foram finalizadas eentregues desde 2013, criando1.661 vagas. Mais duas unida-des serão inauguradas em bre-ve, abrindo mais 300 vagas.

- 8 CMEIs estão em obras evão criar mais 1.466 vagas.

- 14 CMEIs já licitados aguar-dam início das obras neste se-mestre para abrir 2.232 vagas

- Projetos para indicação denovos CMEIS incluídos nas leisorçamentárias de 2015 e 2016

- 413 novas vagas criadascom a reestruturação no di-mensionamento dos CMEIS

- 1.012 novas vagas criadascom a ampliação da rede con-veniada

- 600 vagas novas criadascom a ampliação de turmas depré-escolar nas escolas

- 120 vagas com a recons-trução do CMEI Vila Torres.