treinamento físico e técnico para futebol · treinamento alemÃo

11
Treinamento Físico e Técnico para Futebol Método ANALÍTICO O método analítico onsiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las.

Upload: dotram

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Método ANALÍTICO O método analítico onsiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las.

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Desvantagens do método Analítico Como característica marcante, evidencia-se a centralização da atenção na bola e problemas de compreensão do jogo. Dentro da forma de trabalho citado acima, as variáveis negativas podem ser, segundo Costa (2003): • Não possibilita o jogo por imediato, por consequência, não motiva a sua prática; • Cria-se um ambiente que não há criatividade por parte dos alunos; • Pode proporcionar um ambiente monótono e pouco atraente; • Por se trabalhar as habilidades motoras, o método parcial não consegue criar situações de exigências próprias do jogo. Vantagens do método Analítico Na mesma perspectiva, as variáveis positivas da forma de ensino deste método podem ser de acordo com Costa (2003): • Possibilitar o treino motor correto e profundo de todos os elementos da técnica do jogo; • Possibilitar ao professor aplicar correções imediatas à realização de um gesto técnico errado por parte do aluno; • Acompanhar os progressos de aprendizagem sob a forma de avaliação de desempenho é facilmente realizável; • Permitir ao professor trabalhar dentro dos estágios de aprendizagem, individualizando o ensino das habilidades, desta forma, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Treinamento Físico para Futebol – Atividades Físico-Técnicas

Método GLOBAL ou SITUACIONAL O método global ou situacional parte da totalidade do movimento e caracteriza-se pelo aprender jogando; parte-se dos jogos pré–desportivos (jogos com algumas alterações nas suas regras) para o jogo formal; utiliza-se, inicialmente, de forma de jogo menos complexas cujas regras vão sendo introduzidas aos poucos.

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Para Costa (2003), o método global pode ser classificado em:

• Pequenos jogos Esportivos: Estes jogos apresentam essencialmente os elementos básicos do futebol,

que são os fundamentos, contendo poucas regras e estrutura organizacional simples, podendo ser

adaptações de brincadeiras que não tinha nenhuma relação com o futebol.

• Jogo Simplificado: Este tipo de jogo já contém um número maior de regras e os movimentos e

deslocamentos táticos são semelhantes ao grande jogo, sendo a realização do gol, uma das principais

características dentro desta classificação. O jogo de ataque e defesa são mais claras exigindo das

equipes, maior organização tática com aplicação de estratégias para poder vencer o adversário e impor

dificuldades para que eles vençam os jogos.

• Grande Jogo: É o objetivo final da aprendizagem contendo todos os elementos técnicos e táticos, e

regras completas do desporto, sendo colocadas em prática todas as situações vivenciadas e aprendidas

durante o processo global de aprendizagem do futebol.

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Desvantagens do método Global Na mesma perspectiva, as variáveis negativas da forma de ensino deste método podem ser de acordo com Costa (2003): • O aluno demora a ver o seu progresso técnico, o que pode provocar a desmotivação; • Não proporciona uma avaliação eficaz sobre o desempenho do aluno; • A repetição é uma constante neste método; • Não permite o atendimento das limitações individuais. Vantagens do método Global Na mesma perspectiva, as variáveis positivas da forma de ensino deste método podem ser para Costa (2003): • Possibilita que desde cedo o aprendiz comece a praticar o jogo; • A técnica e a tática estão sempre juntas; • Permitem a participação de todos os elementos envolvidos, como o movimento, à reação, percepção, ritmo e outros; • Aumenta a motivação da pratica.

saída

forte

trote

finalização

slalon sem bola

salto lateral

Treinador

Fundamentos: • Chute

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Início Condução de Bola

Passe Longo

Trote Acelerado

Slalon Forte

Recebe de volta

Finaliza

forte

trote Fundamentos: • Chute, Passe e Condução

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Treinador

forte

trote Fundamentos: • Chute, Passe, Condução, Drible, Domínio e Cabeceio

Início Condução

Dominante

Toca e Recebe de cabeça

Toca a bola e salta com os dois pés

Condução Não Dominante

Toca e Recebe

Slalon Com Bola

Toca e corre

Recebe e Finaliza ESTAÇÃO

“A” ESTAÇÃO

“B”

Slalon Forte

Recebe, toca e corre

Para defender

Treinador 1

Treinador 2 Treinador 3

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Fundamentos: • Todos

VARIAR: 2x2, 3x3, 2x3, 2x2 com lateral, 2x3 com lateral, 3x3 com lateral. OBS: lateral não poderá entrar em campo. Poderá finalizar ou não. A bola deverá passar pelo lateral ou não. O lateral deverá apoiar sempre e voltar para Defender. 10 a 15 minutos para cada partida. Realizar competições entre os times Para motivar.

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Fundamentos: • Todos

BOBO DE 3

Três equipes participam, (cada uma com uma cor específica). Duas equipes tocam a bola em conjunto, procurando não deixar a terceira equipe tocar na bola. Caso um elemento de uma das duas equipes perca a bola para a equipe que estava no bobo, toda a sua equipe passará a estar no bobo agora. Uma equipe sempre estará no bobo e as outras duas comporão uma única equipe.

Treinamento intervalado, aeróbio e anaeróbio, com valorização do toque de Bola, movimentação, marcação e situações reais de jogo.

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Fundamentos: • Todos

TREINAMENTO ALEMÃO – ATAQUE CONTRA DEFESA

Três equipes participam, (cada uma com uma cor específica). Uma equipe (azul) atacará a outra equipe (vermelho) com o objetivo de fazer o gol. A terceira equipe (verde) está posicionada na outra metade do campo aguardando. A equipe que for atacada deverá se posicionar na defesa e não poderá ultrapassar a linha demarcatória do seu espaço (sinalizado com a bandeira). Se a equipe defensora recuperar a bola, esta deverá atacar a outra equipe que estava posicionada na outra metade defensiva do campo. A equipe que perdeu a posse da bola, deverá ocupar o lugar defensivo da equipe que recuperou a bola.