trecho do livro "viver vale a pena"

7

Upload: leya-brasil

Post on 02-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

10

PREFÁCIO

Mestre da vida

As memórias de Ivo Pitanguy comovem o leitor. É uma elegia ao que está sob o domínio humano e o transcende. Uma narrativa que abrange a vida de um brasileiro cujos pormenores de sua ação humana su-peram o cotidiano comum, ultrapassam o tempo que é destinado aos mortais.

Viver vale a pena perpassa valores, emoções, expe-riências vividas, a aprendizagem e o aperfeiçoamento da sua arte, a solidariedade pela dor. Rastreia a gênese do autor, assim como a matéria que forjou o seu caráter.

Oriundo de um lar regido por pautas cristãs e li-bertárias, que lhe inoculou o gosto pela cultura, e lhe serviu de base para usufruir dos saberes que emanam da civilização, Ivo Pitanguy pôde se tornar universal sem se desvincular de Minas, um dos berços da nacio-nalidade brasileira, onde nasceu. Identificado com seu imaginário, cedo vicejou nele o desejo de experimentar

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 10Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 10 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48

Prefácio

11

outras culturas, de alargar seus horizontes, de ativar conhecimentos, de ser parte da aldeia que é o mundo.

A partir desta família, amorosa e culta, traçou um rumo para o seu futuro. Deu início a uma peregrinação pelas geografias, pelas línguas e pelos saberes, sobre os quais assentou os fundamentos para a carreira de um cirurgião plástico que, graças ao seu excepcional talento, alcançou o cume universal.

À medida que nos adentramos pela leitura, vis-lumbrando seus feitos, seu largo círculo de amizades, a mestria no ofício, tornamo-nos cúmplices de um en-redo que coube a poucos viver. E que, ao nos englobar, enriquece nossa visão de mundo.

Eis-nos diante de um protagonista que deitou raízes no Brasil e no exterior, sem se conspurcar ou renunciar a seus princípios. E que, conquanto múltiplo, poético, cioso da causa humana e dos animais, notável cirurgião plástico, soube mitigar a dor, reparar as deformidades, salvar quem tinha a vida como que perdida. E que igualmente entendeu que a estética, em seu ofício, não era um mero acaso, mas servia para aliviar quem padecia de um incômodo físico.

A trajetória de Ivo Pitanguy, tangida pela grandeza e pelo fervor da arte, é excepcional.

Nélida Piñon

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 11Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 11 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48

12

INTRODUÇÃO

em 1999, adentrei a Sapucaí sobre um carro alegórico de mais de dez metros de altura, para o desfile da escola de samba Caprichosos de Pilares. A multidão cantava o samba No universo da beleza, mestre Pitanguy e senti uma emoção que hoje, perto dos 90 anos, posso dizer que foi das maiores da minha vida. Eu vestia um ter-no branco e tentava me acertar nos passos do samba, segurando firme o guarda-corpo e cantando animado o refrão: “O amor à vida faz rejuvenescer/ A saúde traz a paz, gostoso é viver.” Olhava para os lados e via as arquibancadas lotadas, milhares de pes soas acenando para mim ao som da batucada vigorosa.

O carnavalesco Etevaldo Brandão idealizou um enredo sobre a beleza do ser humano desde sua cria-ção e queria que meu bisturi simbolizasse a busca pela boa aparência e pela dignidade física. Durante

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 12Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 12 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48

Introdução

13

alguns fins de semana atravessei o túnel Rebouças em direção ao bairro de Pilares para participar dos ensaios. Vivi intensamente os preparativos e a construção dos carros alegóricos.

E agora me encontrava em meio a quatro mil pessoas desfilando, mais algumas milhares ao redor, cantando. Meus irmãos, filhos, netos, alunos e amigos se espalhavam pelas alas ou sambavam, animados, nos carros da escola.

A palavra “mestre” contida no título do samba, No universo da beleza, mestre Pitanguy, me engrandece. Mas o que realmente importa para mim é saber que fui ca-paz de transmitir o que aprendi, descobri e desenvolvi aos meus alunos e discípulos.

Durante muitos anos lutei para que a cirurgia plástica no Brasil fosse aceita e incorporada pelas di-versas especialidades médicas: na endocrinologia, na ortopedia, na otorrinolaringologia, na dermatologia e em várias outras.

Desde o início da carreira tinha a convicção de que era meu dever mostrar o papel complementar da cirurgia plástica. Quando me formei em medicina, não havia essa especialidade no Brasil. Recém-formado, me empenhei em conhecer o que era feito no exterior e

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 13Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 13 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48

ivo pitanguy

14

investi em viagens com esse objetivo. Morei nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, e nesses lugares fiz especializações muito valiosas para minha formação como ser humano e profissional.

Passados tantos anos, relembro trechos da música:

Criando e modelando a naturezaAs mãos do arquiteto aqui estão(...)Doando aos homens o valor de seu cinzel Do barro à vida uma dádiva do céu(...)À imagem e semelhança do SenhorRestaurada pelas mãos do professorA autoestima em cada ego despertar (...)O amor à vida faz rejuvenescerA saúde traz a paz, gostoso é viverA luz do céu conduz seu bisturiA Caprichosos canta mestre Pitanguy.

Ao longo do desfile, momento mágico e único, uma parte de mim cantava e dançava, enquanto outra se mantinha em silêncio reflexivo. Dei-me conta de

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 14Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 14 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48

Introdução

15

que a festa espetacular e o samba cantado pelo povo consagravam não a pessoa Ivo Pitanguy, mas o metiê que elegi. Esse é o melhor presente que quero dar, mais que receber.

Entrando na Avenida no carro da Caprichosos de Pilares.

Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 15Viver_Vale_Pena-NOVO.indd 15 30/07/2014 16:29:4830/07/2014 16:29:48