trÂnsito reduÇÃo de mortes e lesÕes · naram as regras de alista-mento eleitoral. segundo o...

8
GOIÂNIA - GO | Nº 375 SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2018 WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR ENTRETENIMENTO | 6 ESPORTE | 8 LAZER FUTEBOL Parque João e o Pé de Feijão é atração do Passeio das Águas Shopping Corinthians decide em casa título da Copa do Brasil contra o Cruzeiro DIVERSÃO E CULTURA COPA DO BRASIL www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231 jornaldiariocentral diariocentral Valter Campanato/Agência Brasil BRASIL | 2 TRÂNSITO Governo quer reduzir mortes no trânsito pela metade em 10 anos REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES CLIMA CUIDADO COM OS ANIMAIS Divulgação/Prefeitura de Goiânia CIDADES | 4 Zoo adota medidas para minimizar calor dos animais que sofrem com as altas temperaturas deste período do ano POLÍTICA | 3 CRÍTICA Vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, critica 13º salário e adicional de férias DIREITOS TRABALHISTAS CLIMA CUIDADO COM OS ANIMAIS Zoo adota medidas para minimizar calor dos animais que sofrem com as altas temperaturas deste período do ano CLIMA CUIDADO COM OS ANIMAIS Zoo adota medidas para minimizar calor dos animais que sofrem com as altas temperaturas deste período do ano CLIMA CUIDADO COM OS ANIMAIS Zoo adota medidas para minimizar calor dos animais que sofrem com as altas temperaturas deste período do ano

Upload: vungoc

Post on 09-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

Goiânia - Go | nº 375sexta-feira, 28 DE SETEMBRO DE 2018

www.diariocentral.com.br

ENTRETENIMENTO | 6

ESPORTE | 8

LAZER

FUTEBOL

Parque João e o Pé de Feijão é atração do Passeio

das Águas Shopping

Corinthians decide em casa título da Copa do

Brasil contra o Cruzeiro

DIVERSÃO E CULTURA

COPA DO BRASIL

www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231jornaldiariocentral diariocentral

Valte

r Cam

pana

to/A

gênc

ia B

rasil

BRASIL | 2

TRÂNSITO

Governo quer reduzir mortes no trânsito pela

metade em 10 anos

REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES

CLIMA

CUIDADO COM OS

ANIMAIS Divu

lgaç

ão/P

refe

itura

de

Goiâ

nia

CIDADES | 4

Zoo adota medidas para minimizar calor dos

animais que sofrem com as altas temperaturas deste período do ano

POLíTICA | 3

CRíTICA

Vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, critica 13º salário e adicional de férias

DIREITOS TRABALHISTAS

CLIMA

CUIDADO COM OS

ANIMAIS Zoo adota medidas para

minimizar calor dos animais que sofrem com

as altas temperaturas deste período do ano

CLIMA

CUIDADO COM OS

ANIMAIS Zoo adota medidas para

minimizar calor dos animais que sofrem com

as altas temperaturas deste período do ano

CLIMA

CUIDADO COM OS

ANIMAIS Zoo adota medidas para

minimizar calor dos animais que sofrem com

as altas temperaturas deste período do ano

Page 2: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 20182 brasil

Diretor administrativoThiago Moura Fé

redaçãoCaroline Morais Giullya Franco

Editor de arteDécio Parma

Colunistas Ana Flávia Marinho

Divino OlávioJosé Luiz Bittencourt

Marcelo HelenoMarcos Vinícius Rabelo

Rafael Vilela

Telefone: (62) 4101-3231Circulação:

Estado de Goiás Tiragem:

Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

TrÂNsiTO

Governo quer reduzir mortes no trânsito pela metade em 10 anos

O Ministério das Ci-dades apresentou, nesta semana, o

Plano Nacional de Redu-ção de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes no trânsito em um período de 10 anos.

“O Brasil, infelizmente, demorou um tempo bem mais moroso para se in-tegrar a um compromisso junto à ONU [Organiza-ção das Nações Unidas] e

OMS [Organização Mun-dial da Saúde] para redu-zir pela metade as mor-tes no trânsito. No Brasil, esse número é extrema-mente alarmante, mas, aparentemente, a popu-lação não absorve quan-do não acontece próximo a ela. Estamos de fato apelando a todos os go-vernos que possam estar conosco nessa iniciativa” destacou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Segundo ele, a estimati-

va é que o Brasil gaste R$ 50 bilhões por ano com os acidentes de trânsito, que causam uma média de 45 mil mortes ao ano, cerca de 130 mortes por dia.

Criado pela Lei 13.614/2008, o Pnatrans estabelece um trabalho conjunto de órgãos de trânsito, transporte, saú-de, justiça e educação, além de agrupar levan-tamentos feitos por entes governamentais e insti-tuições privadas.

As metas anuais de re-dução dos índices para cada estado da Federação e para o Distrito Federal serão definidas pelo Con-selho Nacional de Trânsito (Contran) com base nas in-formações do Datasus.

“O Pnatrans é a ferra-menta mais importante que nós temos de comba-te ao alarmante número de mortes no trânsito e para termos um trânsito

mais cidadão”, afirmou Maurício José Alves, di-retor-geral do Departa-mento Nacional de Trân-sito (Denatran).

Causas de acidentes

Segundo a PRF, no topo do ranking de cau-sas de acidente com morte ocorridos em 2016 estão a desatenção por parte do motorista (30,8%); excesso de ve-locidade (21,9%); inges-tão de álcool (15,6%); desobediência à sinali-zação (10%); e ultrapas-sagens indevidas (9,3%). Em 6,7% dos casos, os motoristas adormece-ram ao volante, cau-sando os acidentes que resultaram em mortes. Isso significa que, so-madas, essas causas que têm o erro humano em comum, totalizam 94%

dos acidentes de trân-sito fatais.

O Ministério da Saú-de, por sua vez, indica que motoristas que di-rigem alcoolizados cau-sam mais de um quinto (21%) dos acidentes ocorridos nas vias bra-sileiras, sendo que as principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos. De acordo com a pasta, a cada 15 minutos, o Brasil regis-tra um óbito decorrente de acidentes de trânsito.

Relatório da OMS re-vela que a alta incidên-cia pode ser observada em todo o mundo. Em âmbito global, os aci-dentes por transportes terrestres são responsá-veis por 1,25 milhão de mortes (12% do total) e 50 milhões de feridos, constituindo a principal causa de morte entre jo-vens de 15 a 29 anos.

Mudança de comportamento

Estatísticas provam que gestos simples, como uti-lizar o cinto de segurança, considerado item obrigató-rio, fazem, de fato, enorme diferença. Segundo cálculos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o uso do cinto pode reduzir em 45% o risco de morte. A porcenta-gem chega a 75% no caso de passageiros transportados no banco de trás do veículo.

Conforme manual es-crito pela Organização das Nações Unidas (ONU), as chances de um pedes-tre sobreviver a um atro-pelamento gerado por um motorista que trafe-ga a 64 quilômetros por hora é 80% menor do que as de um atingido por um veículo que circula com a metade da velocidade.

As metas anuais de redução dos índices para cada estado da Federação e para o Distrito Federal serão definidas pelo Conselho Nacional de trânsito (Contran) com base nas informações do Datasus

Valte

r Cam

pana

to/A

gênc

ia B

rasil

Page 3: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

3sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018 política

ElEiÇÕES 2018

Bahia tem o maior número de títulos eleitorais cancelados

Metade dos títu-los de eleitor cancelados no

país está concentrada em cinco estados. Só na Bahia foram 586.333. Na sequência, aparecem São Paulo (375.169), Paraná (257.941), Ceará (234.487) e Goiás (219.426).

Com menos eleitores, os estados da Região Norte foram os que me-nos registraram proble-mas desse tipo. Rorai-ma, por exemplo, teve 12.214 cancelamentos, seguido do Acre com 13.564 títulos anulados.

De acordo com a Jus-tiça Eleitoral, no total, 3 milhões 368 mil 447 elei-tores não vão votar nas

eleições de outubro por-que não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que

houve o recadastramen-to para identificação biométrica ou devido a outras restrições.

STF rejeita pedido de liminar

Na última quarta-feira (26), por 7 votos a 2, o Su-

premo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar pe-dido de liminar feito pelo PSB para evitar o cance-

lamento desses títulos. A maioria acompanhou voto do ministro rela-tor, Luís Roberto Barroso. Para ele, não há inconsti-tucionalidade nas normas do Tribunal Superior Elei-toral (TSE) que discipli-naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez das eleições.

Na ação, o PSB alegou que são inconstitucionais as resoluções do TSE que dis-ciplinaram o cancelamento de títulos como penali-dade ao eleitor que não realizou o cadastro biomé-trico obrigatório dentro do prazo, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar.

O PT e o PCdoB tam-bém participaram do pro-cesso. Para os partidos, a maioria desses títulos é de cidadãos humildes que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

Na sequência, aparecem são Paulo, Paraná, Ceará e Goiás

DiREitoS tRaBalHiStaS

Vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, critica 13º salário e adicional de fériasO general Hamilton Mou-rão  (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de  Jair Bolsonaro  (PSL), criticou, em palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (RS), o pagamento de 13º salário e o pagamento do adicional de férias no Brasil. Para o general reformado do Exército, os direitos trabalhistas são “jabuticabas” — isto é, ocorrem só no Brasil e em mais nenhum outro país do mundo. Mourão defendeu uma “imple-mentação séria da refor-ma trabalhista”.

“Temos algumas ja-buticabas que a gente sabe que é uma mochila nas costas de todo em-presário. Jabuticabas bra-sileiras: 13º salário. Se a gente arrecada doze,

como é que nós pagamos treze? É complicado, e é o único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais, é aqui no Brasil. São coisas nossas, a legislação que está aí, é

sempre aquela visão dita social, mas com o chapéu dos outros, não é com o chapéu do governo”, disse o militar reformado.

O vice de Bolsonaro também criticou o paga-

mento de imposto sindi-cal, extinto pela reforma trabalhista aprovada pelo Congresso em 2017. “Sa-bemos perfeitamente o custo que tem o trabalha-dor essa questão do sin-

dicato, do imposto sindi-cal, em cima da atividade produtiva, é o mais custo que existe”, disse Mourão.

Na palestra na cidade gaúcha, Hamilton Mourão defendeu um ajuste fis-cal com “disciplina fiscal”. “Terá que ser produzido um ajuste fiscal, se não for produzido um ajuste fiscal o governo vai fe-char. Isso vai importar em sacrifício de toda ordem, quem está dizendo que vai ser anos maravilho-sos logo no começo está mentindo escandalosa-mente para a população”, afirmou ele, que propôs “enxugamento do Esta-do”, “liberalização finan-ceira”, “desregulamenta-ção”, abertura comercial e revisão progressiva de desonerações.

Sobre a ideia de Paulo

Guedes, economista esco-lhido por Jair Bolsonaro para um superministério da Economia, de criar um imposto aos moldes da CPMF, o imposto do che-que, Hamilton Mourão disse que “é um imposto que vai tributando em cascata. Para que ocorra algum tipo de imposto dessa natureza, os outros têm que ser abaixados.”

Ao falar sobre juros e por que, na sua visão, “o capital custa caro” no Brasil, Mourão comparou os brasileiros à cigarra da fábula A Cigarra e a For-miga  e afirmou que há pouca poupança no país. “Nós somos um país de poupança baixa, o bra-sileiro poupa pouco, nós somos muito mais cigar-ras do que formigas, infe-lizmente”, lamentou.

Foto

spub

licas

Arqu

ivo/

Agên

cia B

rasil

)

Page 4: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

4 sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018cidades

Divu

lgaç

ão

Ministro do stF lança livro sobre a constituição Federal de 88O ministro Luís Roberto Barroso  lançou o livro “A República que ainda não foi”, sobre os 30 anos da Constituição Federal

de 1988. O livro discorre sobre temas relacionados ao impacto da Constituição Federal no país, desde o processo de sua elaboração até seus desdobramentos na área de direitos fundamentais, políticas públicas,  temas sociais e econômicos. O lançamento ocorreu no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes,

próximo ao Supremo Tribunal Federal.

seMinário regional sobre trabalho seguroAcontece nesta sexta-feira, 28/9, das 8h30 às 17h15, o  6º Seminário Regional sobre Trabalho Seguro,  com a temática “A proteção começa em casa”. Promovido pelo  Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do TRT de Goiás, o  seminário é direcionado a magistrados e servidores do TRT18, advogados trabalhistas e estudantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento, o auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia.

cartilha da saúde Mental da advocaciaA OAB lançará na próxima sessão do Conselho Pleno, que será realizada no dia 2 de outubro, a Cartilha da Saúde Mental da Advocacia. Com o tema “O cuidado de

si como inerente à preservação dos direitos dos outros”, a cartilha foi fruto de pesquisa realizada pela conselheira federal por Santa Catarina e presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde, Sandra Krieger.

novas súMulas no tJ/goAs 33 novas Súmulas apreciadas na sessão extraordinária do dia 17 de setembro pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) já estão disponíveis para conferência. Os arquivos podem ser acessados no Diário de Justiça Eletrônico nº 2596, Seção I, com disponibilização nesta quarta-feira (26).

expediente na proMotoria de itapaciA Promotoria de Justiça de Itapaci informa que não haverá expediente na comarca na segunda-feira (1°/10), em razão do feriado que comemora a padroeira da cidade, Santa Terezinha. As atividades serão retomadas na terça-feira (2/10). 

[email protected]

marcos vinícius rabelo

Data Venia

cliMa

Zoo adota medidas para minimizar calor dos animaisem virtude das altas tem-

peraturas, a unidade de conservação oferece pi-

colés aos animais, banhos de mangueira e aspersões de água Para encarar as altas temperaturas dos últimos dias e a baixa umidade, o Zoológico de Goiânia (Zoo Gyn) tem ado-tado medidas para minimizar o calor dos animais. Para isso, a tradicional alimentação que é oferecida diariamente foi complementada com pico-lés dos alimentos preferidos dos bichos, como de frutas para os primatas, além de carne e sangue para as es-pécies carnívoras.

Banhos de mangueira e aspersões de água em recin-tos também estão entre as atividades de rotina do par-que, que conta com animais de pequeno, médio e grande portes. O objetivo da iniciati-va é oferecer aos bichos um tratamento especial, levando em consideração que eles, se-gundo a supervisora técnica do Zoológico, Rita Figueiredo, também sofrem com as altas temperaturas deste período

do ano e por isso a atenção aos animais é redobrada.

Conforme a superviso-ra Rita, essa ação possibilita aos animais vários benefícios, como treino do faro, a habili-dade de retirar os alimentos dos obstáculos e o fato de mo-vimentar, gastar energia em prol da alimentação e refres-car os animais.  “É uma forma de trazer um pouco da viven-cia deles no ambiente selva-gem, porque no habitat natu-ral os animais gastam energia para conseguir se alimentar. Além disso, o mais importan-te é fazer com que a sensação térmica nos recintos seja mais fresca e úmida devido às altas temperaturas”, disse.

O Zoológico de Goiânia está localizado na Alameda das Rosas, no Setor Oeste, conta com um acervo de mais de 400 animais e é aberto à visitação de terça-feira a do-mingo, das 8h30 às 17h. O valor do ingresso é R$ 5 (in-teira). Pagam meia-entrada crianças entre 3 e 12 anos de idade, idosos, estudantes e pessoas com deficiência.

Divu

lgaç

ão/P

refe

itura

de

Goiâ

nia

Page 5: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

5sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018 social

Gisele bündchen, em seu novo livro de memórias, Lessons: my Path to a meaningful Life, conta sobre seus problemas de saúde mental e como até pensamentos sobre suicídio.

A casa da rihanna foi invadida pela

segunda vez este ano, segundo a polícia, a propriedade foi roubada, mas ninguém estava em casa no momento do assalto.

o retorno da série Doctor Who será exibido em grande estilo nos cinemas pelo brasil todo! A rede Cinemark anunciou sessões do primeiro

episódio no dia 7 de outubro.

Um pouco mais de 24 horas depois do beijo em Anitta, no palco do Prêmio multishow, Leandro osmar praticamente triplicou seu número de seguidores no Instagram.

PaGoDENo dia 02 de dezembro acontecerá em Goiânia o Pagode da Patricinha,

evento que já ganhou o coração do brasil. manakai sport & Food

foi o local escolhido para ser palco dos shows dos cantores

mumuzinho e Dilsinho, com abertura de marquynhos sP.

Para quem gosta de dançar e se divertir, o Pagode da Patricinha é lugar certo, o mix de pagode,

samba, funk, house e hip hop não deixa ninguém ficar parado.

FEsTaso parque aquático Hot Park,

parte do complexo turístico rio Quente resorts, em Goiás, traz

para o mês de outubro duas festas incríveis: “Hotibum – A Festinha

edição super-heróis” para as crianças e, no clima do Halloween, “Apocalipse Z – Hot Park A Festa”

para os mais corajosos.

cUiDaDos PEssoaisA união de dois ingredientes

poderosos - gotas de quinoa e manteiga de karité – é a solução

para hidratação e proteção mais intensas, tanto da pele, quando do cabelo. Pensando

nisso, o boticário lança a linha de cuidados pessoais Nativa sPA

Karité com itens como creme desodorante corporal ultra-

hidratante para o corpo e máscara capilar. Como resultado, uma

pele mais hidratada, firme e com elasticidade, além de proporcionar

hidratação de longa duração em todas as camadas dos fios.

coNTaÇÃo DE HisTÓRias

A última contação de histórias do mês de setembro promete

ser muito divertida. É que a partir das 16h deste sábado, dia

29, a saraiva do Flamboyant shopping apresenta a atração

“Justice League – Juntos Em Ação”, com enredo interpretado

pelo teatro Destinatário. o livro é superdivertido e conta

com 12 miniaturas incríveis dos super-heróis da Liga da Justiça. A

entrada é franca.

3x4

1

rafael [email protected]

Beleza - o hairstylist Filipy Almeida inaugurou seu mais novo espaço de beleza e na ocasião recebeu a designer Anna Prata.

Motors - o empresário Paulo miranda e a sócia Polliane Portes dão a largada para mais uma Expo Peças, feira de peças e tecnologia automotiva.

2 3

4

Convidados - bruna Esselin e Felipe Propicio, prestigiaram a inauguração do novo espaço Filipy Almeida que fica localizado na rua 137 c 85/ 556 setor marista.

Foto

s: Di

vulg

ação

Moda - Giancarlo bernardoni, vitrinista e visual merchandising, e Laira machado, coordenadora de marketing do shopping Gallo Premium que participou do evento o Negócio da moda.

Page 6: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

6 sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018entretenimento

DiVerSÃo

Parque João e o Pé de Feijão é atração do Passeio das Águas Shopping

Até dia 18 de outu-bro o universo do clássico “João e o Pé

de Feijão”  irá tomar conta do Passeio das Águas Shop-ping. Isso porque o empre-endimento traz para Goiânia o parque temático da estó-ria infantil. A atração, que é gratuita, conta com  um enorme pé de feijão que pode ser desbravado pelos pequenos de forma segura e com muita diversão.

Outro atrativo fica por conta da descida do pé de feijão que será feita por meio de um divertido tobogã. Além disso, o es-paço terá também objetos gigantes que irão compor o cenário e brincadeiras em xícaras gira-gira, tige-la de piscina de bolinhas, harpa musical e um gran-de ovo de ouro que ser-virá como escorregador.

O Gigante da  estória do João  também está repre-sentado na brincadeira.

Mas as atividades não param por aí. Aos sábados e domingos o espaço con-tará com outras atrações, como contação de histó-rias e oficinas de leitura e de colorir, sempre a partir das 17h, e de forma gratui-ta. Para essa programação a escritora goiana, Dani de Brito, fez uma releitura do conto “João e o Pé de Fei-jão”  que será apresentada aos pequenos de forma regionalizada com o títu-lo “João e o Pé de Pequi”, onde ao invés de feijão o João ganha pequis.

O parque funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. A atração está montada em frente à Polishop.

Atividade também terá contação de histórias e oficinas de leitura e de colorir aos sábados e domingos de forma gratuita

CorriDA mÚSiCA

Opus realiza corrida em combate à obesidade infantil

Chama Q Noix lança seu primeiro DVD em Goiânia

A Opus realizará no pró-ximo domingo(30), a cor-rida Opus Kids 2018. O evento destinado a crian-ças de 2 a 12 anos partirá da praça da rua da T-23, no Setor Bueno, e per-correrá de 40 a 400 me-tros em duas categorias. O tema abraçado pelo evento este ano é comba-te à obesidade infantil e levará às crianças oficinas e brincadeiras promovem o bem-estar infantil. As largadas estão previstas para iniciar a partir das 9h no sentido crescente de idade dos pequenos.

As inscrições podem ser feitas no site do even-to. O valor é R$ 50 para o Kit Básico que contém pulseira de identificação, camiseta atleta, saco mo-chila e squeeze e de R$ 80 para o Kit Premium que além de todos os itens do Kit Básico dará direito uma camiseta adulto. A re-tirada dos kits acontecerá

no sábado (29).Nesta edição a prova

tem duas categorias: a Velocípede em que crian-ças nascidas entre 2014 e 2016 percorrerão 40 e 60 metros com o brinquedo, largando de acordo com a idade; e a categoria Cor-rida Pedestre destinada

a crianças de 5 a 12 anos que vão participar de um circuito que vai de 100 a 400 metros, a distância a ser percorrida também será definida a partir da idade da criança. O per-curso de 100 metros será destinado a crianças de 5, 6 e 7 anos, já o de 200

metros é destinado aos jovenzinhos de 9 e 10 anos, por fim, os maiores, de 11 e 12 anos terão como desafio 400 metros.

Uma grande estrutu-ra será montada no local. Durante toda a manhã as crianças poderão se diver-tir em várias oficinas como de pinturinha no rosto, horta doméstica, pipa, pula corda, perna de pau, ama-relinha e cavalinho de pau, além de parque infantil em que as crianças poderão brincar com super-heróis e participar da oficina de iniciação circense.

Para as meninas mais vaidosas, um mini salão de beleza estará monta-do para auxiliá-las na sua produção. Quem quiser se aquecer para a corrida poderá ainda participar de aulas de dança, circuito de crosskids e de teatro in-fantil. Os pets não ficarão de fora e terão um espaço destinado todinho a eles.

Acordes de samba, pago-de, hip-hop, rap e até rock se uniram para formar um estilo divertido e despoja-do do Chama Q Noix, que lança o primeiro DVD, na tarde de domingo (30), no Manakai Sport Food, a partir das 17h. O trio for-mado por Vinicius Amaral (vocalista), João Marcos (vocal e violão) e Ricardo Oliveira (percussão) de-pois de dez anos animan-do a noite goiana grava-ram o primeiro trabalho da banda, no Deu Praia.

Batizado de “Chama Q Noix – Ao vivo em Goiâ-

nia”, o DVD conta com 16 faixas, sendo composto por músicas inéditas e regravações de grandes sucessos. Entre músicas inéditas estão “Ela é”, “Sem Limites” e “Direct”, além das regravações como: “Proibida Pra Mim”, “Jackie Tequila” e “Livre Pra Voar”.

Os ingressos para a gravação do DVD já estão à venda na Marola Surf Wear (Buriti Shopping e Passeio das Águas), The Body Shop (Flamboyant e Goiânia Shopping) e Tribo do Açaí. Além das vendas online no Baladapp.

Foto

s: Di

vulg

ação

Page 7: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

classificadosPara anunciar ligue (62) 4101-3231sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publicidadelegalveículos

眀眀眀⸀挀漀渀猀漀爀挀椀漀挀椀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀㘀㈀ ㌀㘀 㜀ⴀ㜀㌀㌀㈀㘀㈀ 㤀 㠀㈀㘀㤀ⴀ㤀㌀㌀

猀攀洀 瀀愀最愀爀 樀甀爀漀猀℀瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 瘀攀挀甀氀漀

刀␀㜀Ⰰ   瀀漀爀 搀椀愀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀

CRÉDITOPARA IMÓVEL

URBANO E RURAL

Capital de giro sem consultar SERASA e SPC

Comprar, reformar, construir e quitação de imóvel

cRÉdiTo PaRcElaR$ 70.000,00 R$ 514,78R$ 90.000,00 R$ 661,87R$ 130.000,00 R$ 953,03R$ 220.000,00 R$ 1.617,89R$ 500.000,00 R$ 2.436,00

062 3645-0600062 99110-0606062 99399-6590

carros

uNo WaY 1 .0 brANCo 2014 ComPLEto 4 Por-tAs ÚNICo DoNo ACEIto troCA E FINANCIo WHAt-sAPP:(62)9-8438-7649

s10 lTZ FLEX PrEtA 2012 ÚNICo DoNo ACEIto tr-oCA E FINANCIo WHAt-sAPP:(62)9-8438-7649

adquira o seu carro Novo ou semi Novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação sem compromisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 r$. Crédito Para Novo 25.732,39. Entrada + Parcelas de 422,26. Crédito para semi Novo 20.138,40 r$. Entrada 529,00 + Parcelas de 327,60 r$. Ligue e agende uma visita ! WhatsApp : (062) 98108-1508. Consultora de Ven-das: Evanilde Fernades

sisTema de coNsórcio - ÔNix 2015 - Entrada + Prestação de 518,00. Consultor de vendas : marcos Vieira. WhatsApp : (062)

99128-6147

gol g6 4 PortAs brANCo 2014 C/ Ar+DH ÚNICo DoNo ACEIto troCAs E FINANCIo WHAt-sAPP:(62)9-8438-7649

Jac T6 VErmELHA 2014 GArAN-tIA DE FÁbrICA ÚNICo DoNo 2.0 FLEX WHAtsAPP:(62)9-8438-7649

NeW civic lxs PrEto 2008 AU-tomÁtICo PNEUs NoVos ACEIto troCA E FINANCIo WHAtsAPP: (62)9-8438-7649

crédiTo para semi Novo 19.019,60 r$. Entrada : 499,58 + Parcelas de 309,38 mensais. Ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem compromisso pelo WhatsApp. mais Informações : tell/What : (062) 98550-9156. Consul-tora de Vendas: Ana Paula Pimentel.

crédiTo para Novos 40.390,00 r$. Entrada + parcelas 592,83 r$. Ligue e agende sua visita & realize seu sonho! telefone ou WhatsApp : (062) 99259-4025 Consultora de

Vendas: Valéria rocha.

sTrada cs 1.4 PrAtA 2010 Com-PLEtA ACEIto troCA E FINANCIo WHAtsAPP:(62)9-8438-7649

dodge ram 2500 PrAtA 2008 CAbINE DUPLA ACEIto troCA E FINANCIo WHAtsAPP: (62)9-8438-7649

peugeoT 206 VErmELHo 2003 ComPLEto 2 Por-tAs 1.0 soLEIL r$8.800,00 WHAtsAPP:(62)9-8438-7649

moTos

crediTo para moTo biZ. (062) 99259-4025.

crediTo para moTos cg 160 TiTaN Ex 11.188,00 r$. Entrada 352,99 + parcelas de 241,11 mensais. Não perca mais tempo e adquira sua moto através do consórcio cical!! mais informações: tel/Whatssap : ( 062 ) 985509156. Consultora de vendas: Ana Paula Pimentel.

Page 8: TRÂNSITO REDUÇÃO DE MORTES E LESÕES · naram as regras de alista-mento eleitoral. Segundo o ministro, a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez

8 sexta-feira, 28 DE sEtEmbro DE 2018esporte

FUteBoL

Corinthians decide em casa título da Copa do Brasil contra o Cruzeiro

Corinthians  e  Cruzei-ro  realizarão a iné-dita final da Copa do

Brasil  de 2018 na Arena Corinthians. Em sorteio realizado na última quin-ta-feira (27), na presença dos técnicos Jair Ventura e Mano Menezes, ficou decidido que o duelo de ida será no Mineirão, dia 10 de outubro, às 21h45 (de Brasília), enquanto a decisão será na casa do Timão, uma semana de-pois, no mesmo horário.

O Corinthians já che-gou na final da Copa do Brasil em cinco oportu-nidades, sendo quatro delas fora de casa (1995, 2002, 2008 e 2009), ten-do vencido em três opor-tunidades (1995, 2002 e 2009). Quando decidiu em casa, em 2008, perdeu o título – lembrando que o técnico Mano Menezes comandava o Timão nas decisões de 2008 e 2009.

Já o Cruzeiro decidiu em casa em 1993, 2000, 2003, 2014 e 2017, ven-cendo em quatro opor-tunidades e perdendo apenas em 2014. Fora de casa, a Raposa tem uma conquista (1996) e uma perda de título (1998).

O Corinthians pas-sou para a final da Copa do Brasil após eliminar o  Flamengo  na última quarta-feira, na Arena. O placar ficou em 2 a 1, com tentos de Danilo Ave-lar e Pedrinho. Henrique fez gol contra e ajudou os rubro-negros. A ou-tra semifinal foi entre o atual campeão, Cruzeiro, e o  Palmeiras, no Minei-rão. Com empate de 1 a 1, com gols de Barcos e Fe-lipe Melo, a Raposa con-quistou a vaga restante por conta do resultado al-cançado em São Paulo, na partida de ida, por 1 a 0.

O alvinegro vai em

busca do seu quarto tí-tulo na competição, já conquistado nos anos de 1995, 2002 e 2009. Para chegar até a decisão des-

te ano, o Timão passou por Vitória, Chapecoense e Flamengo, lembrando que entrou direto na eta-pa das oitavas de final. Já

o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil em 2017, também iniciou seus pas-sos nas oitavas, passando por Atlético-PR, Santos

e Palmeiras e agora en-frentará outro paulista na final, o Corinthians, para tentar conquistar seu sexto título do torneio.

Duelo de ida será no mineirão, dia 10 de outubro, enquanto a decisão será na casa do timão, uma semana depois

VoLeIBoL

Estados Unidos vencem Rússia e Brasil vai à semi do Mundial antecipadamenteNão precisou nem do segundo confronto da segunda fase para o Brasil chegar às semis do Mundial de vôlei. A seleção venceu a Rússia em duelo emocionan-te na quarta-feira (26), mas o russos voltaram à quadra na quinta e per-deram para os Estados Unidos por 3 a 0.

O placar eliminou a equipe russa, que podia se manter viva mesmo com uma derrota, só que por 3 sets a 2. Apesar das parciais terem sido equi-libradas, os americanos não deixaram os adver-sários passar na frente no placar e venceram bem.

Já classificado, o Bra-sil decide com os Esta-dos Unidos o líder do

grupo nesta sexta (28). Para a semifinal, a Sele-ção de Renan Dal Zotto ainda não sabe quem pode enfrentar, já que na outra chave ainda faltam dois jogos para serem disputados. Na abertura da segunda fase, a Itália saiu atrás da Sérvia por 3 a 0 e precisa vencer a Polônia na sexta feira. Ainda na quinta, Sérvia e Polônia se enfrentam.

Contra os Estados Unidos o Brasil tem uma baixa e vai entrar no jogo sem o seu técnico , que foi punido pela Federa-ção internacional por má conduta durante o tie--break na partida contra os russos. O jogo aconte-ce ao meio dia (de Brasí-lia) desta sexta-feira.

FIVB

CBF