transformação do rh - eurobase3.adp.com · ou até mesmo nos pulsos, o que lhes permite ser...

7
RH.Folha de Pagamento.Ponto Em parceria com: Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH

Upload: dinhdien

Post on 15-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RH.Folha de Pagamento.Ponto

Em parceria com:

Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH

2 | Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH Como a transformação digital pode ajudar A globalização do RH| 3

Novas expectativas impulsionadas pela globalizaçãoA comunicação digital e a mídia social criaram um aumento nas redes de conhecimento que tornaram possíveis as práticas globais de colaboração entre empresas. Todos agora dispõem de tecnologia às mãos, no colo, ou até mesmo nos pulsos, o que lhes permite ser visíveis e manter-se conectados, tornando o mundo cada vez menor e mais participativo. As empresas podem se beneficiar da diversidade das equipes, de parcerias globais, de equipes de projeto geograficamente distribuídas e da busca por talentos globais. Mas de acordo com o Instituto de Pesquisa da ADP 1, “Metade das empresas multinacionais dizem que os desafios da gestão de talentos ainda dificultam a expansão para novos mercados”.

As empresas que não conseguirem usufruir dos mercados de talentos globais e mantêm suas estratégias de RH no âmbito local apresentarão fraco desempenho e serão ofuscadas pelos concorrentes.

MAIS MOBILIDADE E NOVAS OPORTUNIDADES

Esta nova fluidez no mercado global está impulsionando a mudança de emprego. As empresas podem, portanto, beneficiar-se de uma abordagem estruturada para aumentar a mobilidade da força de trabalho, a fim de aumentar a produtividade e a eficiência. A globalização tem tido grande impacto em todos os processos de RH, além de afetar o resultado das iniciativas de transformação do RH. Isso significa que as empresas que aprenderem a usufruir dos mercados de talentos globais e a adaptar suas estratégias de RH a cada localidade estarão bem preparadas para fortalecer o seu desempenho.

1, 2, 3 Harnessing Big Data: The Human Capital Management Journey to Achieving Business Growth, ADP Research Institute® 2015

Donna Fielding, VP de RH da ADP, explica: "A busca pela globalização e a pressão por chegar lá o mais rápido possível têm aumentado a pressão sobre todas as funções, inclusive o RH. O primeiro passo para uma estratégia eficaz de RH é definir o valor e entender como se cria valor para a empresa. Para tanto, é necessário um profundo conhecimento do ambiente global de negócios, bem como a compreensão clara do planejamento estratégico da organização”.

em média, 33 sistemas de folha de pagamento e 31 sistemas de RH2. A situação é ainda mais difícil em organizações multinacionais com sede na Ásia-Pacífico e na América Latina, que gerenciam uma média de 40 a 50 sistemas diferentes para folha de pagamento e RH. Há uma necessidade urgente de consolidação. Mais de dois terços dos entrevistados disseram querer um sistema de HCM mais unificado, que simplifique a gestão da força de trabalho e os ajude a vislumbrar alternativas que promovam a expansão global e o desempenho dos negócios3.

Em nosso mundo altamente interdependente e conectado globalmente, não basta empregar pessoas em vários locais. É necessário também integrá-las efetivamente à infraestrutura da organização, para manter a competitividade.

A função de RH precisa ter um papel fundamental na "oferta de soluções de serviços de Gestão do Capital Humano (HCM) para a organização", diz Fielding. “Tudo começa com a capacidade de identificar e desenvolver as habilidades, competências e qualificações avançadas necessárias para respaldar o planejamento estratégico dos negócios”.

Há riscos significativos quando a capacidade de Gestão do Capital Humano não está em consonância com os objetivos globais da empresa. As empresas que não conseguirem usufruir dos mercados de talentos globais e mantêm suas estratégias de RH no âmbito local apresentarão fraco desempenho e serão ofuscadas pelos concorrentes.

O Instituto de Pesquisa da ADP constatou que as empresas multinacionais continuam a trabalhar com sistemas e processos de HCM antigos e ultrapassados em que gerenciam,

As empresas gerenciam, em média, 33 sistemas de folha de pagamento e 31 sistemas de RH

4 | Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH | 5

Ao desenvolver um modelo integrado de RH em nível global e local, as empresas poderão obter flexibilidade e acelerar o crescimento global, otimizando simultaneamente a gestão de talentos em todos os seus mercados.

O DESAFIO PARA OS LÍDERES DE RH

Para que uma empresa consiga entrar em uma nova região ou país ou fazer uma aquisição, em primeiro lugar, os líderes empresariais precisam perguntar-se: "Temos as pessoas e as estratégias certas prontas para obtermos sucesso?" Na verdade, embora 93% dos CEOs em todo o mundo digam que precisam mudar a estratégia de talentos que utilizam, apenas um terço deles realmente pretendem fazê-lo4. Para empresas globais, a gestão das diferenças culturais e a tentativa de desenvolver uma cultura empresarial unificada são uma preocupação constante que só tende a aumentar com o objetivo de expansão para novos mercados. A capacidade de manipular dados e transformá-los em conhecimento organizacional é, portanto, cada vez mais desejável.

Os líderes de RH têm em mãos uma tarefa complexa e precisam lidar com diversos aspectos, tais como cultura, meio ambiente e recompensas, em meio a um ambiente de negócios altamente competitivo, e, ao mesmo tempo, desenvolver a proposta de valor do empregador e criar grupos de talentos. Cabe ao RH promover ativamente a empresa da mesma forma que o Marketing o faz, e usar as redes sociais, comunidades de talento e aproximação de pares para atrair e envolver os talentos necessários.

Uma pesquisa recente, realizada pela Deloitte, também revelou que o desenvolvimento de uma liderança global é a questão mais urgente para o RH, seguida da retenção, do envolvimento e da requalificação do RH5, o que sugere que as funções de RH e de talentos estão passando por uma transformação. Uma parte essencial dessa mudança é a requalificação, a reorganização e a transformação do relacionamento do RH

4. 17th Annual Global CEO Survey, PricewaterhouseCoopers. 2014

5. 2014 Human Capital Trends Survey, Deloitte

com os líderes empresariais e os problemas da empresa. A globalização, a tecnologia, a mídia social e a mudança nas expectativas da força de trabalho também estão à frente da necessidade de mudanças.

INFRAESTRUTURAS INSUFICIENTES PÕEM EM RISCO O SUCESSO DAS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS.

A revolução digital, que tem transformado o ambiente de trabalho global, fez com que empresas globais transferissem com mais frequência os melhores talentos ao redor do mundo, muitas vezes para supervisionar projetos estratégicos de curto prazo. Essas breves incumbências costumam durar meses, em vez de anos, reduzem a necessidade de pacotes de realocação tradicionais e permitem que os funcionários permaneçam na folha de pagamento de seus países de origem. No entanto, isso exige que os empregadores se preparem melhor para rastrear e monitorar essas transferências, sem mencionar o cálculo dos impostos locais obrigatórios.

A resposta não está somente em automatizar e terceirizar processos administrativos. Os líderes de RH precisam calcular o provável retorno financeiro desses investimentos. Ao desenvolver um modelo integrado de RH em nível global e local, as empresas poderão obter flexibilidade e acelerar o crescimento global, otimizando simultaneamente a gestão de talentos em todos os seus mercados.

Para conceber uma estratégia global eficaz, os líderes empresariais precisam entender quanto gastam atualmente com a infraestrutura dos processos de RH - conhecida como o "custo total de propriedade” (TCO). Os dados colhidos pela ADP em milhares de estudos sobre TCO em empresas de todo o mundo mostram que a transformação do RH precisa ser abordada holisticamente. Esses dados mostram que

93% dos CEOs em todo o mundo dizem que precisam mudar a estratégia de talentos que utilizam

CHANGE

as empresas que obtiveram sucesso na transformação de suas funções de RH não examinaram isoladamente apenas as soluções tecnológicas, mas, em vez disso, analisaram a forma como as pessoas usariam essas soluções, quais funções realizariam, como os processos poderiam ser melhorados e quais serviços seriam necessários (por exemplo, conformidade) para que elas possam fazer melhor uso dos novos sistemas.

6 | Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH | 7

Um novo caminho daqui para frente – soluções em nuvem de acordo com as prioridades da empresa

Os sistemas globais de HCM ajudam os líderes de RH a simplificar a complexa gestão da folha de pagamento e a reduzir, simultaneamente, o risco operacional, além de desenvolver as habilidades, competências e qualificações avançadas necessárias para respaldar a estratégia internacional de negócios. Donna Fielding, VP de RH da ADP, explica: "Com as soluções baseadas em nuvem, as informações podem agora ser transmitidas e compartilhadas por todos os continentes, fusos horários e culturas, em questão de segundos, e reuniões de negócios de um continente para outro, em questão de horas. Para tanto, é necessário um profundo conhecimento do ambiente geral de negócios, bem como a compreensão clara da estratégia global de negócios da organização. A função de RH tem um papel fundamental na oferta de soluções de serviços de Gestão do Capital Humano para a organização. Tudo começa com a capacidade de identificar e desenvolver as habilidades, competências e qualificações avançadas necessárias para respaldar a estratégia internacional de negócios”.

“Com as soluções baseadas em nuvem, as informações podem agora ser transmitidas e compartilhadas por todos os continentes, fusos horários e culturas, em questão de segundos, e reuniões de negócios de um continente para outro, em questão de horas”.

Donna Fielding, VP de RH da ADP

Para oferecer adequadamente ferramentas e serviços de RH para uma força de trabalho global, os líderes de RH dependem de plataformas de HCM integradas. A utilização de sistemas baseados em nuvem permite adaptações para atender às necessidades de RH dos funcionários, desde o maior escritório de uma empresa até seu menor posto avançado. As plataformas de HCM, quando aliadas à TI, à gestão financeira e de relacionamento com o cliente dentro de um "Centro de Excelência" ou em centros de serviços compartilhados regionais, oferecem uma nova maneira de trabalhar que dá aos líderes de RH a capacidade de oferecer aos funcionários serviços mais eficientes e padronizados, no mundo todo.

Os sistemas globais de HCM ajudam os líderes de RH a simplificar a complexa gestão da folha de pagamento e a reduzir, simultaneamente, o risco operacional

8 | Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH | 9

Cabe ao RH observar quais são os aspectos mais relevantes para impulsionar a estratégia de negócios; medir os principais processos de RH é importante, mas não o mais estratégico. Os principais indicadores de desempenho (KPIs) devem estar alinhados com os respectivos propulsores dos negócios, gerar perfeitamente os principais processos de RH e demonstrar um impacto muito bem definido para a empresa. Os KPIs do RH devem incluir as prioridades da empresa, tais como:

• Sistemas de RH criados para monitorar ou gerenciar organizações que estejam aumentando o contingente que trabalha em meio expediente ou a força de trabalho de contratados.

• Dar um novo impulso no bem-estar e na felicidade dos funcionários como estratégia de retenção e envolvimento do RH.

• Programas de envolvimento de funcionários que utilizem novas ferramentas para feedback dos funcionários, medição da satisfação e comunicação.

• Soluções de talentos direcionadas que estimulem o talento e os resultados dos negócios. Isto significa desenvolver um conjunto de estratégias claras e usá-las como marcos para ajudar a reprojetar, implementar ou comprar soluções em cada área.

• Aumentar a velocidade e melhorar a qualidade das contratações através de uma melhor marca de emprego e contratação estratégica.

• Criar uma função de liderança de Aprendizado e Desenvolvimento para impulsionar o desempenho e melhorar o envolvimento dos funcionários através de programas centralizados e mistos e uma infraestrutura com equipes de treinamento locais na empresa.

• Treinar gerentes em recrutamento e avaliação.

• Desenvolver um forte grupo de candidatos por meio da gestão de relacionamentos e marca de emprego - ou seja, promover o marketing da empresa, atrair candidatos interessados bem antes da divulgação de uma vaga de emprego, desenvolver sólidos programas de relações universitárias e usar grupos profissionais (conhecido como "recrutamento em rede").

KPIs vinculados à estratégia de negócios e aliados a um sistema unificado significam dados mais consistentes e limpos, de mais fácil acesso. O fato de ter todos os dados da força de trabalho em um único lugar, com o apoio global das soluções em nuvem, põe a Gestão do Capital Humano em um novo patamar. Com essa percepção, o RH pode comparar as estruturas de remuneração entre diferentes entidades organizacionais e até mesmo aconselhar sobre a distribuição de recursos, de modo a se concentrar em investimentos para uma força de trabalho mais envolvida e alinhada com as decisões organizacionais.

O RH pode comparar as estruturas de remuneração entre diferentes entidades organizacionais e até mesmo aconselhar sobre a distribuição de recursos, de modo a se concentrar em investimentos para uma força de trabalho mais adequadamente envolvida.

Um importante impulsor de mudanças é a evolução da tecnologia de RH, como a nuvem, onde os dados não ficam mais restritos a um único local, mas acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora. Isso permite que as organizações e equipes compartilhem, colaborem e aumentem o conhecimento e a produtividade. A nuvem tem melhorado a integração e proporcionado maior visibilidade e alinhamento da força de trabalho, o que permite aos empregadores estruturar melhor a força de trabalho e as equipes.

KPIs vinculados à estratégia de

negócios e aliados a um sistema unificado

significam dados mais consistentes e limpos,

de fácil acesso.

10 | Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH Como a transformação digital pode ajudar a globalização do RH | 11

Donna Fielding, VP de RH da ADP, descreve as excelentes soluções que estão agora impulsionando o alto desempenho em funções de RH:

“A necessidade de harmonização do RH em todas as regiões geográficas, aliada aos benefícios da tecnologia digital avançada, são excelentes oportunidades para as empresas e os profissionais de RH reavaliarem suas arquiteturas ultrapassadas e procurarem modernizá-las e substituí-las por sistemas e aplicativos móveis altamente flexíveis, baseados em nuvem. Os Sistemas de Gestão de Capital Humano (HRMS) básicos devem fornecer os recursos essenciais de gestão da folha de pagamento e de talentos (por exemplo, gestão de desempenho, recrutamento, gestão de aprendizagem, gestão de sucessões), juntamente com aplicativos de RH móveis que melhorem consideravelmente a experiência e o envolvimento dos usuários”.

“Chegou a hora”, ressalta Fielding, “de tirar o máximo de proveito dos mais recentes avanços na tecnologia digital e sistemas de Gestão de Capital Humano para oferecer uma estratégia de gestão de talentos que seja verdadeira, envolvente e abranja toda a força de trabalho”.

SISTEMAS E PROCESSOS DE GESTÃO DE CAPITAL HUMANO QUE OFERECEM SERVIÇOS DE RH GLOBAL, BASEADO EM EVIDÊNCIAS

Os sistemas de HCM fornecem as ferramentas necessárias para apoiar a força de trabalho global e flexível de hoje em dia. Isto significa reduzir o número de sistemas de RH e de folha de pagamento e substituí-los por sistemas centralizados e integrados, com o apoio de prestadores de serviço experientes. Ao fazer isso, é possível:

• Reduzir a necessidade de manter e entender as peculiaridades de cada sistema separado

• Reduzir os recursos necessários para consolidar os dados para fins de elaboração e análise de relatórios

• Reduzir a complexidade, para controlar os desafios e as expectativas que estão por vir à medida que a empresa vai em busca da expansão global necessária para o crescimento e o sucesso

Desta forma, iniciativas e recursos de HCM podem ser estrategicamente aplicados para facilitar o sucesso dos negócios. O RH pode assumir um papel de liderança mais forte, bem como promover o seu próprio valor e o da organização. À medida que as grandes empresas consolidam seus sistemas de HCM, elas poderão ir além dos parâmetros de medidas básicos (por exemplo, número de funcionários e horas trabalhadas) e ter acesso a análises mais importantes que ajudam a resolver problemas de negócios complexos, tais como identificação do risco de rotatividade de funcionários de alto potencial em funções e países fundamentais.

A Bersin by Deloitte recomenda expressamente que as empresas invistam em:

• Tempo para analisar e racionalizar a grande quantidade de conteúdo

• Análise de Big Data para fornecer aos funcionários recomendações e caminhos de aprendizagem inteligentes

• Ferramentas de aprendizagem online como apoio ao desempenho no trabalho

• Modernizar a experiência de aprendizagem digital

• Programas de desenvolvimento de carreira, rotatividade de funções, avaliações baseadas em competências, e simulações

• Ferramentas que utilizem redes sociais, ferramentas de recrutamento online e ferramentas de redes de indicações6

6. Predictions for 2015: Redesigning the Organization for a Rapidly Changing World (Previsões para 2015:

reestruturando a organização para as rápidas mudanças do mundo), Bersin by Deloitte

O logotipo ADP e ADP são marcas comerciais registradas da ADP, LLC.

Todas as outras marcas comerciais e marcas de serviço são propriedade de seus respectivos proprietários.

© 2015 ADP, LLC.

Em todo o mundo, os empregadores confiam na ADP® (NASDAQ: ADP) para obter soluções e serviços baseados em nuvem que ajudem a gerenciar o patrimônio mais importante – os seus funcionários. Incluindo administração de recursos humanos, folha de pagamento, gerenciamento de talentos e ponto e frequência, a ADP oferece profunda experiência para ajudar os clientes a criar uma força de trabalho cada vez melhor. Pioneira em Gestão de Capital Humano (HCM) e terceirização de processos empresariais, a ADP atende mais de 610.000 clientes em 100 países.

www.adp.com.br

CorporateLeaders é uma rede independente e exclusiva que inspira negócios e liderança, fornecendo um fórum confiável para que os executivos interajam em rede, troquem ideias, compartilhem lições aprendidas e impulsionem os negócios em um ambiente de constantes mudanças. Concentramo-nos em fornecer serviços exclusivos para associados, eventos em rede em caráter privado e ricos em conteúdo, pesquisas, pensamento de liderança e aconselhamento sobre transformação empresarial tendo como ponto principal as necessidades e as experiências dos executivos.

www.corporate-leaders.com