trabalho urbano bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

15

Upload: bruno-fregulia

Post on 02-Aug-2015

71 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)
Page 2: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)
Page 3: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

Tendo como texto base, o livro A Imagem da Cidade, de Lynch, foram feitas análises dos pontos de extrema importância para o trecho estudado, e a sua relação. Pode-se perceber por exemplo, que todos os elementos se relacionam entre si, desde a importância de uma via, a um marco que está localizado próximo desta..

INTRODUÇÃO

Page 4: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

Kevin Andrew Lynch, é um urbanista e escritor, estudou na Yale University, no estúdio Taliesin, com Frank Lloyd Wright e no Instituto Politécnico Rensselaer. Graduou-se em planejamento urbano pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1947. Começou a lecionar no MIT no ano seguinte, tornou-se professor assistente em 1949 e professor em 1963. Sua importante contribuição ao planejamento urbano se deu através de pesquisas empíricas sobre como os indivíduos observam, percebem e transitam na paisagem urbana. O seu livro mais famoso A Imagem da Cidade, publicado em 1960, resultou de cinco anos de estudos sobre o modo pelo qual as pessoas percebem e organizam informações aleatórias quando trafegam pelo espaço urbano.

O AUTOR

Page 5: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

LOCALIZAÇÃO

Balneário Camboriú,Santa Catarina, Brasil

Page 6: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

IMAGENS DO LOCAL

Page 7: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

SETORES

1. A principal caracteristica dessa mancha é o comércio voltado a gastronomia, formado por sua grande maioria grandes prédios, abrange a área mais voltada para o lazer, já que fica próxima a um grande marco, a praia.

2. Área residencial, poucos prédios que resultam em uma densidade mais baixa.

3. Área que está em um desenvolvimento bastante rápido, apesar de ter poucos prédios, os que ali se encontram, a grande maioria, e os que estão sendo construídos, são muito altos, que resultará no almento da densidade dessa região.

4. Região quase que exclusimante comercial, encontra-se muitas salas comerciais já que está de frente para a Avenida do Estado, os prédios ali encontrados são com poucos pavimentos.

5. Região comercial e residencial, com uma quantidade significativa de prédios, porém não tão altos quanto aos da área 1, tendo assim uma densidade menor.

6. Esta mancha acaba por separar as manchas 2 e 5 pois é um local fechado, não há fluxo de pessoas nem residencias, caracterizada pelo bosque do hotel.

Page 8: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

MARCOS

1. O Mar é hoje sem dúvida o marco mais relevante de Balneário Camboriú, afinal toda a cidade está moldada ao seu redor.

2. O marco número 2 da nossa área é a região do Pontal Norte que fica às margens do morro da Rainha, a região se destaca por conter vários elementos de lazer próximos, como o deck, a nova academia popular, parques infantis, etc. além de conter também a estrada da rainha que hoje também pode ser considerada uma marco pra área

3. O Hotel Marambaia foi o 3º marco da nossa área, ele é famoso por sua história e serve como uma referência de localização na área em que se encontra. É um edifício com uma arquitetura diferente e foi por muitos anos o hotel mais importante de Balneário Camboriú, por esse reconhecimento ele é classificado como o 3º marco.

4. O Hotel do Bosque foi classificado como o marco menos relevante de nossa área, entretanto sua importância se dá pela grande área verde que o rodeia, o que é algo incomum na cidade de Balneário Cam- boriú e é o que acaba dando uma maior importância para o local

Page 9: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

MARCOS

1 - MAR

3 - MARAMBAIA

2 – PONTAL NORTE

4 – HOTEL DO BOSQUE

Page 10: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

VIAS

• Avenida Atlântica: Tem sua importância, devido ao grande fluxo de pedestres e pessoas, fica na beira mar, e corta toda a cidade, caracterizada por comercio gastronômico e residencial.

• Edwino Koteba e Avenida Brasil: Corta toda a cidade com fluxo contrário ao da Avenida Atlântica, caracteriza-se pela variedade de comércio que vai desde a mercados a postos de gasolina. Possui também um grande fluxo de pedestres, e em suas proximidades uma área residencial considerada densa.

• Dois Mil cento e um: A importância dessa via deve-se ao fato de ser um acesso direto da Avenida do Estado para a Avenida Atlântica e Avenida Brasil. Principal acesso também para o Hotel Marambaia.

• Miguel Matte: É um acesso da Avenida do Estado para a Edwino Koteba e Av. Atlântica, tem um fluxo um pouco maior devido a localização da Academia Wave.

Page 11: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

NÓS

1. A Importância do nó um, deve-se ao fato deste relacionar inúmeros pontos, como o deck do pontal norte e o início da Estrada da Rainha onde há uma academia pública e um posto da Guarda Municipal, a Rua Miguel Matte e também o fim da Avenida Atlântica.

2. O segundo nó fica no início da Av. Brasil, próximo ao Marambaia, tem grande fluxo de veículos e ônibus.

3. A rua 1901 é bem movimentada pois é um acesso que liga Av. Brasil e Av. do Estado, no ponto de encontro com a Av. Brasil, há um posto de gasolina e um mercado, que gera um fluxo ainda maior nessa área.

4. Este ponto se relaciona diretamente com o nó 2, fica na esquina do Hotel Marambaia.

5. A movimentação deste nó deve-se a Academia Wave.

Page 12: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

LIMITES

• A R. Edwino Koteba e a Av. Brasil, "ligam" o lado comercial, tendo como foco a gastronomia, e residencial (mancha 01), com o lado mais residencial da área de estudo, são duas áreas que se complementam, uma vez que o grande número de prédios residenciais que se encontram acima da R. Edwino e da Av. Brasil, existem devido a próximidade do mar que fica abaixo destas ruas, complementando uma a outra.

• Temos como ruptura, os meios naturais, o mar e o morro, e a Estrada da Rainha onde não há nenhuma ligação relacionada com o meio estudado, uma vez que estas servem como barreiras

Page 13: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

MAPA SÍNTESE

Page 14: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)
Page 15: Trabalho urbano   bruno, ana caroline, augusto e maurício (2)

FIM!