trabalho pneumatica

9
1.0 Filtros de ar Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem como sua durabilidade, pois é ele responsável pela aquisição de uma das misturas para o motor (ar), se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acúmulo de impurezas após longo período de uso, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura. 1 Um filtro de ar de qualidade é capaz de reter partículas extremamente pequenas, de até diâmetro de vinte mícrons ou menos. 1.1 Consequências de um mau filtro de ar O principal e mais grave será uma avaria com custos de reparação elevados, essas avarias podem ser provocadas num incidente isolado um desgaste de longo prazo mesmo só com pequenas partículas pode causar danos ao motor. No entanto a consequência mais comum da deficiente filtragem do ar de admissão, devido à variação de qualidade do ar devido às impurezas, são explosões

Upload: juninho-zerotreisum

Post on 20-Dec-2015

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

atps de pneumática

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Pneumatica

1.0 Filtros de ar

Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela.

O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem como sua durabilidade, pois é ele responsável pela aquisição de uma das misturas para o motor (ar), se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acúmulo de impurezas após longo período de uso, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura.1 Um filtro de ar de qualidade é capaz de reter partículas extremamente pequenas, de até diâmetro de vinte mícrons ou menos.

1.1 Consequências de um mau filtro de arO principal e mais grave será uma avaria com custos de reparação elevados, essas avarias podem ser provocadas num incidente isolado um desgaste de longo prazo mesmo só com pequenas partículas pode causar danos ao motor.No entanto a consequência mais comum da deficiente filtragem do ar de admissão, devido à variação de qualidade do ar devido às impurezas, são explosões pouco consistentes, logo um rendimento inconstante, esta variação do rendimento do motor pode ser motivo de acidente ou provocar situações complicadas, devido a ficarmos à espera de uma determinada resposta do motor e este não corresponder às nossas expectativas.Além de desagradáveis, as explosões pouco consistentes, provocam o aumento do consumo de combustível, o que se reflete no bolso do utilizador, de forma persistente e consistente.

Page 2: Trabalho Pneumatica

1.2 Características:

O filtro deve ter capacidade grande o bastante para dar conta do fluxo de ar

necessário. São encontrados filtros de vários tamanhos; Vários métodos de

filtragem ou remoção de corpos estranhos do ar são utilizados, e vários

materiais são usados como elemento filtrante; O tipo de filtro necessário

depende do tamanho das partículas que devem ser retiradas do sistema.

Certos tipos de válvulas, por exemplo, permitem que grandes partículas

passem através de seu interior, sem causar danos às superfícies bem

usinadas.

1.3 Composições dos Filtros do Ar

O filtro do ar é construído para que as impurezas em suspensão no ar sejam separadas, ficando as mais pesadas depositadas no fundo da caixa de filtração e as mais leves sendo retidas pelo elemento filtrante. O elemento filtrante é constituído de um papel especial para reter as impurezas, dispostos em fileiras. Todo o ar que entra no filtro é distribuído igualmente por toda a caixa, evitando concentração de impurezas apenas em um ponto do elemento filtrante.

1.4 Um bom filtro de ar deixa passar muito ou pouco ar?

O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem, pois é ele responsável pela admissão de ar que posteriormente é misturado com o combustível, dentro de determinados parâmetros, pelo qua a mistura pode ser considerada como ideal, rica ou pobre.A razão estequiométrica, termo químico usado como referência para reações químicas equilibradas, aplicada à mistura ar/combustível é de 14,7 partes de ar para uma de combustível – ideal no caso de motores a gasolina – esta proporção pode ser alterada de acordo com diferentes condições, quer ambientais, temperatura, pressão ou humidade, quer do próprio funcionamento do veículo, rotação ou temperatura do motor.

Page 3: Trabalho Pneumatica

Portanto uma mistura rica será uma em que a quantidade de combustível seja superior, reduzindo os 14,7 de ar para 1 de combustível, o inverso – misturas pobres – serão misturas com mais ar e menos combustíveis.

Se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acumular de impurezas após longo período de uso ou passagens constantes em zonas sujas, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura.

Como, em quase tudo, o segredo está no equilíbrio, e na capacidade de se adaptar às circunstâncias, cuide do seu filtro de ar, troque-o dentro dos parâmetros recomendados pelo fabricante, ou mais frequentemente se circular em zonas com muito pó.Sempre que substituir o filtro por outro de outro tipo, por exemplo mudar do filtro de caixa original para um de admissão direta, removendo a caixa original, não se esqueça que vários parâmetros mudam, a exposição a poeiras será maior e provavelmente será afetado por temperaturas mais altas.

2.0 Regulador de pressão

Regulador de pressão é um dispositivo construído para regular a pressão de um fluido (ar, água, gases), geralmente tendo em sua entrada uma alta pressão variável e fornecendo em sua saída uma pressão mais baixa e razoavelmente estável.

O regulador de pressão para gás é um dispositivo que, acoplado ao botijão de gás doméstico, permite a redução de pressão do botijão (em torno de 100 libras) para uma pressão parecida com a pressão de um sopro forte (em torno de 0,5 libra). Sua utilização é essencial para o bom funcionamento do sistema de gás que alimenta fogões e fogareiros. No Brasil, a norma do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) prevê o vencimento de um regulador doméstico por um prazo de 5 anos da data da sua fabricação. O Regulador não pode ser adulterado em suas especificações de fábrica, sob a possibilidade de colocar em risco seu utilizador ou consumidor final. O regulador de pressão às vezes é chamado de válvula reguladora, ou redutora. A linha de distribuição do ar é ligada à entrada do regulador de pressão. No ajuste de um regulador, é conveniente um manômetro no lado

Page 4: Trabalho Pneumatica

de descarga do regulador; isto pode ser usado para indicar quando a pressão está ajustada adequadamente.

2.1 Vantagens

O Filtro Regulador e Lubrificado é Indispensável para o bom funcionamento de ferramentas pneumáticas e para manter o ar sempre limpo e regulado, além de manter a lubrificação da ferramenta constante aumentando assim a sua vida útil,Filtro regulador de pressãoUnião do regulador de pressão com o filtro de ar em um corpo único, com o objetivo de economizar espaço nas montagens dos conjuntos;É utilizado para reduzir a pressão do ar comprimido ao nível ideal, mantendo-o estável durante o processo;Através do botão com trava de segurança contra desregulares pode-se regular a pressão do ar, de forma suave e rápida;Retira do ar partículas sólidas e partículas de água condensada na tubulação;A fixação do copo por meio de roscas permite desmontagem fácil e rápida na limpeza e manutenção;Elemento filtrante produzido em POLIPROPILENO POROSO, pode ser facilmente retirado, sem auxílio de ferramentas;O número de limpezas possíveis é praticamente infinito.

2.2 ResumoO regulador tem a tarefa de manter constante, dentro do possível, a pressão de trabalho (pressão secundaria), independente da oscilação da pressão de rede (pressão primaria), bem como do consumo do ar.

A pressão de entrada deve ser sempre maior do que a pressão de saída.

A pressão é regulada por uma membrana (um diafragma). De um lado da membrana atua a pressão de saída, no lado oposto atua uma mola cuja força pode ser regulada mediante o parafuso de regulagem.

Quando há um aumento de pressão na saída, a membrana se movimenta contra a força mola.

Isso provoca uma diminuição contínua de área de passagem na sede da válvula ou até um fechamento total, por intermédio do obturador.

Page 5: Trabalho Pneumatica

Para evitar que se criem vibrações, é montado acima do prato da válvula um sistema anti-vibratório a ar ou uma mola.

A indicação da pressão de trabalho é feita mediante um manômetro.

3.0 LubrificadorUm filtro regulador de ar e lubrificador de ar pneumáticos são partes integrantes de uma unidade de preparação de ar pneumático, que tem como objetivo evitar que partículas de pó e ferrugem, e também umidade, se condensem nas tubulações e tragam falhas às ferramentas pneumáticas presentes no local.

Nos elementos pneumáticos encontram-se peças móveis que devem ser submetidas à lubrificação, para garantir um desgaste mínimo, manter tão mínima quanto possível às forças de atrito e proteger os aparelhos contra corrosão. Mediante o lubrificador, espalha-se no ar comprimido uma névoa adequada de óleo. Os lubrificadores operam, geralmente, segundo o princípio venturi. A diferença de pressão ( queda de pressão) entre a pressão existente antes do bocal nebulizador e a pressão no ponto estrangulado do bocal serão aproveitadas para sugar óleo de um reservatório e misturá-lo com o ar em forma de neblina. O lubrificador de ar somente começa a funcionar quando existe um fluxo suficientemente grande. Quando houver pequena demanda de ar, a velocidade no bocal é insuficiente para gerar uma depressão (baixa pressão) que possa sugar o óleo do reservatório. Deve-se, portanto, prestar atenção aos valores de vazão (fluxo) indicados pelo fabricante.

3.1 Funcionamento do Lubrificador

Page 6: Trabalho Pneumatica