trabalho final da faith

26
Índice A família como veículo de valores éticos e culturais........................................................ ...............2 A importância da família no processo de socialização…………. ………………........................................3 Medidas de instituição que apoia a família……………………………………………………...............................4 Medidas a tomar pelo estado no apoio à família…………………………………………….............................5 A família como espaça da preservação da solidariedade e respeito uma comunidade global…………………………………………………………………………………………... .............................................6 Influência de divórcio no orçamento família ………………………………………………...............................7 Gestão de recurso humanos de uma empresa de modo a garantir o bem-estar aos trabalhadores…………………………………………………………………………………..................... .........................8 A importância das tecnologias na segurança dos meios de transacção com banco….....................9 Tecnologia existentes na gestão de tempo tele-trabalho ou videoconferência…………................10 Importância de novas tecnologias no cálculo dos orçamentos familiares………………....................11 Problema que o divórcio traz para as famílias.........................................................

Upload: ana-oliveira

Post on 06-Jun-2015

2.920 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Final Da Faith

ÍndiceA família como veículo de valores éticos e culturais.......................................................................2 A importância da família no processo de socialização………….………………........................................3Medidas de instituição que apoia a família……………………………………………………...............................4 Medidas a tomar pelo estado no apoio à família…………………………………………….............................5 A família como espaça da preservação da solidariedade e respeito uma comunidade global…………………………………………………………………………………………...….............................................6Influência de divórcio no orçamento família ………………………………………………...............................7Gestão de recurso humanos de uma empresa de modo a garantir o bem-estar aos trabalhadores…………………………………………………………………………………..............................................8A importância das tecnologias na segurança dos meios de transacção com banco….....................9 Tecnologia existentes na gestão de tempo tele-trabalho ou videoconferência…………................10Importância de novas tecnologias no cálculo dos orçamentos familiares………………....................11Problema que o divórcio traz para as famílias...............................................................................12Crise de valores na organização e gestão das empresas e alteração na nível dos imposto…………………………………………………......................................................................................13Sobre endividamento e as suas repercussões nas relações familiares………………………………………..............................................................................................14Conselhos para poupança……………………………………………………………………......................................15Os impactos da evolução técnica nos valores família...................................................................16Bibliografias……………………………………………………………………............................................................17

Page 2: Trabalho Final Da Faith
Page 3: Trabalho Final Da Faith

CP RA1: A família como veículo de valores éticos e culturais:A família é uma instituição primordial e fundamental na organização da vida em sociedade que, apesar de progressivamente ter vindo a ser objecto de estudo independente das ciências sociais, não tem recebido do legislador o reconhecimento que impõe a sua relevância e autonomia no plano social, económico e cultural. Como veículo de valores éticos e culturais, se a família se recusa a fazer o que é necessário para sobreviver, por exemplo, a nível da educação e emprego, a família vai correr o risco de entrar em crise de valores e crise financeira.

Page 4: Trabalho Final Da Faith

CP RA2: A importância da família no processo de socialização:A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na promoção do ser pessoa. É neste contexto que ele se consciencializa dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o leva à articulação com a comunidade. É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações tais como:_ _ Entender a importância da família;Entender a importância da família;-Valorizar a nossa família;-Valorizar a nossa família;-Aprender a respeitar os familiares,-Aprender a respeitar os familiares,A educação, aqui, é processada sem regulamentos técnicos, onde constitui maior relevância aquilo que o indivíduo é e não aquilo que ele é capaz de fazer A importância da família no processo de socialização é o de minimizar a crise de valores e crise financeira.

Page 5: Trabalho Final Da Faith

CP RA3: Medidas institucionais de apoio à família:

A Família é a célula base da comunidade, o espaço natural de aprendizagem dos valores e tradições. Consideramos que é dever do Estado salvaguardar os direitos da Família, entendida esta em sentido tradicional como a união de um homem e uma mulher com vista a assegurar descendência (o pai, a mãe e os filhos), embora haja hoje outros tipos de família. Sendo embora um modelo multissecular e o único que provou ser capaz de vingar e prevalecer como modo de preservação da espécie, a Família é hoje vítima de um ataque declarado e o que se verifica actualmente em Portugal é a penalização da família fundada no casamento. Só porque um homem e uma mulher se casam são logo fiscalmente penalizados e quanto mais filhos tiverem mais penalizados são. É necessário criar o Ministério da Família, para instituir uma verdadeira política de Família e de apoio à natalidade. Para isso é preciso: -Medidas de protecção à Vida e de defesa da família; -Medidas de protecção à Vida e de defesa da família; -Medidas para criar o "salário parental"; -Medidas para criar o "salário parental"; -Medidas para dar apoio efectivo às mães solteiras, etc -Medidas para dar apoio efectivo às mães solteiras, etc.

Page 6: Trabalho Final Da Faith

CP RA3:Medidas a tomar pelo Estado no apoio à CP RA3:Medidas a tomar pelo Estado no apoio à família:família:o primeiro-ministro anunciou na Assembleia da República que as famílias com desempregados vão beneficiar de uma redução de 50 por cento com a prestação da casa, tendo Sócrates explicado que o seu executivo, em conjunto com as instituições financeiras, vai criar uma "moratória nas prestações de crédito à habitação", que se poderá prolongar por dois anos e que pode ser requerida até ao fim deste ano.

Com esta medida, o estado vai permitir a estas famílias, ainda que temporariamente, a melhoria da situação financeira e consequentemente diminuir os conflitos e mal estar que a falta de dinheiro origina.

Page 8: Trabalho Final Da Faith

• Toda a ajuda que o governo dá à família com o objectivo de combater as desigualdades sociais e diminuir a pobreza, assim como os projectos solidários de construção de lares, creches, apoio domiciliário, são medidas de solidariedade muitíssimo importantes para uma comunidade.

São exemplos dessas medidas: • A criação de uma Prestação Extraordinária de Combate à Pobreza dos

Idosos, para que finalmente nenhum pensionista tenha que viver com um rendimento abaixo de 300 €

Page 9: Trabalho Final Da Faith

• As medidas de apoio á natalidade onde se incluem o abono pré-natal e as medidas tomadas a nível de construção de infra-estruturas, para as famílias deixarem as suas crianças.

É o estado que tem o dever principal de promover a solidariedade e evitar a exclusão social e a miséria

Page 10: Trabalho Final Da Faith

STC RA1: INFLUÊNCIA DO DIVÓRCIO NO ORÇAMENTO FAMILIAR:STC RA1: INFLUÊNCIA DO DIVÓRCIO NO ORÇAMENTO FAMILIAR: A diminuição do crescimento económico potencial é uma das consequências do divórcio no orçamento familiar. As condições de acesso ao crédito para compra de habitação estão cada vez mais difíceis para as famílias, levando ao endividamento e à impossibilidade de cumprir o pagamento dos empréstimos bancários com o consequente despejo de suas casas. Esta situação pode levar ao aumento dos divórcios, das crianças abandonadas, dos pobres e sem abrigo, da criminalidade, da insegurança e da incerteza quando ao futuro da nossa juventude e também à frustração das famílias emigrantes, que depositaram esperança no desenvolvimento de Portugal e para cá vieram ajudar, com o seu esforço, na tentativa de melhorarem as suas condições de vida. O aumento das prestações sociais prometidas é insuficiente, pois a instituição família merece muito mais. Por tudo isto pode haver crise de valores.

Page 11: Trabalho Final Da Faith

STC RA2: Gestão de recursos humanos de uma empresa de modo a STC RA2: Gestão de recursos humanos de uma empresa de modo a garantir o bem-estar dos trabalhadores:garantir o bem-estar dos trabalhadores:•Gestão de recursos humanos de uma empresa:Gestão de recursos humanos de uma empresa: Actividade realizada pelo departamento de recursos humanos com o objectivo de escolher, administrar e orientar os colaboradores na direcção dos objectivos e metas ou limites da empresa.Na gestão dos recurso humanos, além das questões contratuais e de direitos de trabalho, há que ter em conta a formação e requalificação de profissionais.

Page 12: Trabalho Final Da Faith

STC RA2: De que modo a empresa pode garantir o bem-estar dos STC RA2: De que modo a empresa pode garantir o bem-estar dos trabalhadores: trabalhadores: O bem estar dos trabalhadores pode ser garantido através dos seguintes factores:• Melhoria das condições de trabalho e de vida, incluindo uma redução da duração semanal do trabalho; • Acréscimo de ganhos gerais;• Reforço das bases económicas do bem estar humano: alimentação, vestuário, abrigo, segurança e necessidades básicas.

Estas condições permitem, com o tempo, garantir o bem estar dos trabalhadores.

Page 13: Trabalho Final Da Faith

STC RA3: Importância das tecnologias na segurança dos meios STC RA3: Importância das tecnologias na segurança dos meios de transacção com os bancos:de transacção com os bancos:A importância das tecnologias na segurança de utilização dos meios A importância das tecnologias na segurança de utilização dos meios de transacção com os bancosde transacção com os bancos está relacionada com a necessidade de combater a fraude e a falsificação dos meios de pagamento. Um dos exemplos da aplicação das tecnologias para esse fim é a introdução dos “chips” nos cartões de débito e crédito que veio reduzir os problemas existentes com a leitura da banda magnética nos antigos cartões nomeadamente em situações de fraude não permitindo “a clonagem” dos mesmos. Outro dos exemplos é a alteração regular dos códigos de segurança nas transacções efectuadas “on-line” de modo a torná-las mais seguras.

Page 14: Trabalho Final Da Faith

STC RA4: Tecnologias existentes na gestão do tempo (Tele-trabalho STC RA4: Tecnologias existentes na gestão do tempo (Tele-trabalho ou videoconferência):ou videoconferência):

As tecnologias existentes na tele-trabalho são :•Telefone;

•linhas telefónicas;

•Computadores;

•correio electrónico;

• Vídeo conferência. etc...

Page 15: Trabalho Final Da Faith

STC RA4: (Tele-trabalho ou videoconferência):STC RA4: (Tele-trabalho ou videoconferência):

Tele-trabalho:Tele-trabalho:é a possibilidade de trabalhar à distância nomeadamente a partir de casa ou em centros que disponibilizem material, utilizando as novas tecnologias da informação como a Internet, o e-mail. Isto pode diminuir crise de valores e crise financeira, pois permite uma melhor rentabilização do tempo, permitindo muitas vezes dar um maior apoio à família, contribuindo para uma maior transmissão de valores.

VideoconferênciaVideoconferência um prestar de serviço, como o de trabalhar dentro (espaço físico) de uma empresa e desempenhar a função que nos está destinada, mas com este sistema de trabalho não necessitamos de estar na empresa, podemos trabalhar em diversos sítios como já foi descrito em cima e isto pode diminui crise de valores e crise financeira.

Page 16: Trabalho Final Da Faith

CLC RA1: Importância das novas tecnologias no cálculo dos CLC RA1: Importância das novas tecnologias no cálculo dos orçamentos familiares:orçamentos familiares:A importância das novas tecnologias prende-se com a rapidez de troca de informação, que torna relativo o conceito de tempo espaço, levando mesmo alguns teóricos a falar de “morte da distância” e a imaginar um mundo em que as actividades, independentemente do lugar onde estejam localizadas teriam um custo uniformizado. As novas novas tecnologias podem ajudar a reduzir os efeitos da crise de valores e da tecnologias podem ajudar a reduzir os efeitos da crise de valores e da crise financeira no cálculo dos orçamentos familiares .crise financeira no cálculo dos orçamentos familiares .

Page 18: Trabalho Final Da Faith

CLC RA2: Crise de valores e alteração dos impostos:CLC RA2: Crise de valores e alteração dos impostos:Os discursos sobre a insegurança e a criminalidade, são um recurso fácil para os politico angariarem votos através da exploração dos sentimentos de insegurança dos cidadãos, e a alteração dos impostos pode trazer a diminuição da riqueza da economia e do poder de compra das famílias, e pode trazer uma crise de valores e uma crise de financeira, aumentando a pobreza na sociedade.

Page 19: Trabalho Final Da Faith

CLC RA2: Crise de valores na organização e gestão das empresas, e alteração na nível dos impostos:

Na região onde crise chegou mais tarde irá demorar mais algum tempo até ser ultrapassada. Além disso, esta é essencialmente uma região dormitório e o que acontece é que, por falta de tempo, as pessoas tendem a comprar os carros ou a fazer a sua manutenção na zona onde trabalham. A crise prende-se com o desemprego, pois é uma região que vive quase exclusivamente de serviços, já que as actividades do sector industrial estão a desaparecer.

Page 20: Trabalho Final Da Faith

CLC RA3: O sobre-endividamento e as suas repercussões nas relações familiares.

O sobre-endividamento pode ter consequências mais ou menos graves para o indivíduo ou para a família, ao nível financeiro. Quando um indivíduo ou uma família entra num processo de sobre-endividamento é posto em causa o equilíbrio orçamental do agregado, ou seja, as despesas são normalmente superiores às receitas obtidas. Em alguns casos, este sobre-endividamento conduz a uma instabilidade familiar o que em última análise pode levar ao divórcio do casal e a problemas de relacionamento entre os pais e os filhos. Pode gerar, também, alguma instabilidade psicológica o que em algumas situações leva à perda do emprego, a comportamentos auto-destrutivos e a uma agravamento das relações familiares e de amizade.

Page 21: Trabalho Final Da Faith

CLC RA3: Estratégias de prevenção do sobre-endividamento e CLC RA3: Estratégias de prevenção do sobre-endividamento e estruturas sociais de apoioestruturas sociais de apoio..

O casal ou o indivíduo que vai contrair o empréstimo deverá reflectir sobre a viabilidade de cumprir as prestações do mesmo, analisando as receitas e as despesas mensais fixas. Deverá, também, avaliar a situação profissional em que se encontra, pois em caso de desemprego pode ficar impossibilitado de cumprir as obrigações.

Os devedores no caso de dificuldades em assumir as prestações dos créditos poderão pedir uma renegociação às instituições credoras de modo a que se torne viável o pagamento das mensalidades. E isto pode diminui crise de valores e crise financeira.

Page 22: Trabalho Final Da Faith

CLC RA3: conselho para poupar: CLC RA3: conselho para poupar: Comparar os preços antes de comprar;

Organizar com antecedência as férias;

Reciclar roupas;

Evitar desperdícios (água; energia…);

Utilizar os transportes públicos em substituição do transporte particular.

Page 23: Trabalho Final Da Faith

CLC RA4: Os impactos da evolução técnica:CLC RA4: Os impactos da evolução técnica:

A evolução técnica, iniciada pelos países industrializados, facilitou o processo da globalização. De facto, a denominada «revolução tecnológica» implicou um crescente acesso à informação, ao saber e à tecnologia, o que exige infra-estruturas, níveis elevados de educação e qualificação e capacidades institucionais.

Page 24: Trabalho Final Da Faith

Importa sublinhar que essa «revolução tecnológica» desenvolveu-se num processo de contraste entre os países do Norte e do Sul. De facto, se as TIC facilitam o acesso à informação por parte dos países do Sul, e portanto o acesso ao mercado global, estes países dispõem de uma capacidade limitada de transformar esse conhecimento em factor competitivo. O ritmo da ”mudança” a que assistimos abrange todos os sectores de actividade. O comportamento e posicionamento perante a mudança é hoje factor crucial, a abertura para a mudança organizacional, para mudança do conhecimento e para a mudança tecnológica deverá ser uma característica comum do indivíduo e naturalmente das empresas.

Page 25: Trabalho Final Da Faith

Bibliografia:Bibliografia:

Este trabalho foi feita com ajuda nos seguintes sites:www.jornaldedebates.com.br/...crise...valores/...crise-valores/1261 - www2.fgv.br/newsletter_ide/img/artigo_silvina.pdf www.artigonal.com/.../crise-de-valores-869927.html www.wikipédia.pt .

Page 26: Trabalho Final Da Faith

FIM!

Trabalho feita pela: Faith Owen Asabor.