trabalho de nação

2
Nação Nação , do latim natio , de natus (nascido). Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico , que falam o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião e língua. Mas a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indíviduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade,em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares. Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado.

Upload: barbaralemos42

Post on 06-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nação, do latim natio, de natus (nascido). Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião e língua. Mas a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indíviduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade,em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares. Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O conceito de nação inclui duas representações: A nação política, que se refere ao âmbito jurídico-político e à soberania que constitui um Estado. A nação cultural, que é uma noção socioideológica mais subjectiva e que faz referência a uma comunidade humana com determinadas características culturais comuns. De qualquer forma, na linguajem quotidiana, a palavra nação é usada como sinónimo de país, território, povo e Estado, por exemplo.A concepção cultural de uma nação indica que os seus membros têm consciência de que constituem um corpo ético-político diferente dos restantes, pelo facto de partilharem certas características (etnia, idioma, religião, tradição ou história comum).Sempre que um Estado se identifica explicitamente como sendo o lar de uma certa nação cultural, fala-se da existência de um Estado-nação. Há Estados que, apesar das disputas e das contradições que implica esta definição, tentam legitimar-se desta forma.

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Nação

Nação

Nação, do latim natio, de natus (nascido).

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião e língua. Mas a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação.

São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indíviduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade,em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares. Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. 

O conceito de nação inclui duas representações: A nação política, que se refere ao âmbito jurídico-político e à soberania que constitui um Estado. A nação cultural, que é uma noção socioideológica mais subjectiva e que faz referência a uma comunidade humana com determinadas características culturais comuns. De qualquer forma, na linguajem quotidiana, a palavra nação é usada como sinónimo de país, território, povo e Estado, por exemplo.

Page 2: Trabalho de Nação

A concepção cultural de uma nação indica que os seus membros têm consciência de que constituem um corpo ético-político diferente dos restantes, pelo facto de partilharem certas características (etnia, idioma, religião, tradição ou história comum).Sempre que um Estado se identifica explicitamente como sendo o lar de uma certa nação cultural, fala-se da existência de um Estado-nação. Há Estados que, apesar das disputas e das contradições que implica esta definição, tentam legitimar-se desta forma.