trabalho de ciências tabagismo.docx

3
O Tabagismo Causas do tabagismo: A nicotina é a principal causa da dependência do tabaco. É encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha e cigarros comuns). Esta substância é psicoactiva, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, produz alterações no cérebro, modificando assim o estado emocional e comportamental do indivíduo, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e o álcool. Com a ingestão contínua da nicotina, o cérebro adapta-se e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga. Com o passar do tempo, o fumador passa a ter necessidade de consumir cada vez mais tabaco. De tal forma que, a quantidade média de cigarros fumados na adolescência (nove por dia) na idade adulta passa a ser de 20 cigarros por dia. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair doenças crónicas e debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte. Resumidamente, as causas do tabagismo são: Procura de prazer Imitação Influência da publicidade Vontade de experimentar Influência de amigos Curiosidade Consequências do tabaco: As consequências do tabagismo não surgem imediatamente. Uma pessoa pode continuar a fumar ignorando completamente o mal que está a provocar ao seu corpo. Muitas vezes, as vítimas da dependência do tabaco vêem o seu vício como “prazer”. Mas estas pessoas não se apercebem que o hábito de fumar está a danificar o seu organismo lentamente. Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (enfarte, angina, AVC), cancro e doenças respiratórias obstrutivas crónicas (enfisema e bronquite). Resumidamente: Fracas defesas Alterações no olfato

Upload: goncalo-morais

Post on 28-Dec-2015

28 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Ciências Tabagismo.docx

O Tabagismo

Causas do tabagismo:

A nicotina é a principal causa da dependência do tabaco. É encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha e cigarros comuns). Esta substância é psicoactiva, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, produz alterações no cérebro, modificando assim o estado emocional e comportamental do indivíduo, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e o álcool.

Com a ingestão contínua da nicotina, o cérebro adapta-se e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga. Com o passar do tempo, o fumador passa a ter necessidade de consumir cada vez mais tabaco. De tal forma que, a quantidade média de cigarros fumados na adolescência (nove por dia) na idade adulta passa a ser de 20 cigarros por dia. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair doenças crónicas e debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.

Resumidamente, as causas do tabagismo são: Procura de prazer Imitação Influência da publicidade Vontade de experimentar Influência de amigos Curiosidade

Consequências do tabaco:

As consequências do tabagismo não surgem imediatamente. Uma pessoa pode continuar a fumar ignorando completamente o mal que está a provocar ao seu corpo.

Muitas vezes, as vítimas da dependência do tabaco vêem o seu vício como “prazer”. Mas estas pessoas não se apercebem que o hábito de fumar está a danificar o seu organismo lentamente.

Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (enfarte, angina, AVC), cancro e doenças respiratórias obstrutivas crónicas (enfisema e bronquite).

Resumidamente: Fracas defesas Alterações no olfato Doenças na garganta mais frequentes Doenças nos dentes e língua Disfunção das papilas gustativas Afonias Úlceras digestivas Inflamação dos brônquios Bronquites crónicas Cancro do pulmão Desenvolvimento de arteriosclerose Enfarte e AVC Prejudica o feto numa mulher grávida

Page 2: Trabalho de Ciências Tabagismo.docx

Como evitar o tabagismo?

A família tem a responsabilidade de educar para a vida, prevenindo situações que prejudiquem a saúde.

A educação tem início no dia do nosso nascimento. Compete aos pais, à família incutir nas crianças os valores que orientarão a sua vida.

É importante que tal processo não se dê só por palavras, mas também pelos exemplos, pois assim será um processo mais consistente.

Os pais devem educar com amor, responsabilidade, o que implica a colocação de limites e, sobretudo em ganhar a confiança dos filhos para que os mesmos tenham liberdade de com eles esclarecerem as suas dúvidas e suavizarem as angústias das várias fases.

Muitos começam a fumar, a usar drogas, álcool ou até a comer por questões de insegurança. Em todos estes casos devem os dependentes ser tratados como pessoas doentes que necessitam de tratamento. Os pais devem procurar agir

de forma conjunta com o jovem, o terapeuta e a escola. Só através de orientação, apoio, clareza, confiança é possível conseguir que o jovem não caia nesta

fraqueza, pois muitas vezes o fumo e o álcool, por serem socialmente aceites, são a porta de entrada para outras drogas mais pesadas e perigosas.