trabalho de biologia

7
Relações ecológicas. Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas. Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas. Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas. Relações intraespecíficas harmônicas Sociedade As sociedades são associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Os indivíduos componentes denominados sociais colaboram com a sociedade em que estão integrados graças aos estímulos recíprocos. Sempre observamos a existência de hierarquia, uma divisão de funções para cada membro participante, o que gera indivíduos especialistas em determinadas funções aumentando a eficiência do conjunto e sobrevivência da espécie, a ponto de ocorrerem seleções na escolha da função de acordo com a estrutura do corpo de cada animal. Por exemplo, formigas-soldados são maiores e possuem mais veneno que as formigas-operárias; a abelha-rainha é grande e põe ovos, enquanto que as abelhas operárias são menores e não põem ovos.

Upload: barbaravilma98

Post on 02-Oct-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aprenda muito

TRANSCRIPT

Relaes ecolgicas.Nas comunidades biticas dentro de um ecossistema encontram-se vrias formas de interaes entre os seres vivos que as formam, denominadas relaes ecolgicas ou interaes biolgicas. Essas relaes se diferenciam pelos tipos de dependncia que os organismos mantm entre si. Algumas dessas interaes se caracterizam pelo benefcio mtuo de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem o prejuzo do outro. Essas relaes so denominadas harmnicas ou positivas.Outras formas de interaes so caracterizadas pelo prejuzo de um de seus participantes em benefcio do outro. Esses tipos de relaes recebem o nome de desarmnicas ou negativas.Tanto as relaes harmnicas como as desarmnicas podem ocorrer entre indivduos da mesma espcie e indivduos de espcies diferentes. Quando as interaes ocorrem entre organismos da mesma espcie, so denominadas relaes intraespecficas ou homotpicas. Quando as relaes acontecem entre organismos de espcies diferentes, recebem o nome de interespecficas ou heterotpicas.Relaes intraespecficas harmnicasSociedadeAs sociedades so associaes entre indivduos da mesma espcie, organizados de um modo cooperativo e no ligados anatomicamente. Os indivduos componentes denominados sociais colaboram com a sociedade em que esto integrados graas aos estmulos recprocos. Sempre observamos a existncia de hierarquia, uma diviso de funes para cada membro participante, o que gera indivduos especialistas em determinadas funes aumentando a eficincia do conjunto e sobrevivncia da espcie, a ponto de ocorrerem selees na escolha da funo de acordo com a estrutura do corpo de cada animal. Por exemplo, formigas-soldados so maiores e possuem mais veneno que as formigas-operrias; a abelha-rainha grande e pe ovos, enquanto que as abelhas operrias so menores e no pem ovos.

ColniasUma colnia o agrupamento de vrios indivduos da mesma espcie que apresentam um elevado grau de dependncia entre si, podendo ou no ocorrer diviso do trabalho.Quando constitudas por organismos que apresentam a mesma forma, no ocorre diviso de trabalho, todos os indivduos so iguais e executam as mesmas funes vitais, nesses casos so denominadas colnias isomorfas. Por exemplo, as colnias de corais. Quando constitudas por indivduos com formas e funes distintas ocorre a diviso de trabalhos, (so denominadas colnias heteromorfas). Um exemplo o celenterado da espcie Physalia physalis, popularmente conhecida por caravela, que forma colnias com indivduos especializados na proteo e defesa, os chamados dactilozides, especializados na reproduo os chamados gonozides, especializados em natao os chamados nectozides, especializados na flutuao os chamados pneumozides, e os especializados em digesto os chamados gastrozides, cada qual desempenhando funes diferentes no conjunto. Relaes interespecficas harmnicasProtocooperao (ou cooperao ou mutualismo facultativo).Espcies que possuem condies de viverem sozinhas, mas que se associam a outras, trocando benefcios. Ex: crocodilos que convivem com certas aves (pssaro-palito) que se alimentam dos detritos e sanguessugas presentes em sua boca; anmonas do mar e caranguejo-eremita: estas se aproveitam dos restos de alimento do eremita que, por sua vez, se beneficia com os mecanismos de defesa das anmonas, etc.

MutualismoAmbas as espcies se beneficiam e indispensvel sobrevivncia, uma vez que pode envolver trocas de alimentos e de produtos de metabolismo. Ex: liquens associao de algas (realiza fotossntese e produo de matria orgnica) e fungos (absoro de gua e nutrientes); cupins e protozorios estes digerem a celulose, que no digerida naturalmente por aqueles; fungos e razes de plantas micorrizas, onde o fungo auxilia na absoro das razes e recebe produtos orgnicos destas. InquilinismoUma espcie vive sobre ou no interior de uma espcie dita hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos adicionais, sem que esta ltima seja prejudicada. Ex: bromlias e orqudeas se abrigando em troncos de rvores em busca, principalmente, de luz solar. ComensalismoUma espcie beneficiada em termos alimentares e a outra indiferente, em termos de custo-benefcio. Ex: abutres e urubus se beneficiando com os restos alimentares de animais carnvoros; tubaro e peixe-piloto este se aproveita dos restos alimentares daquele.

Relaes intraespecficas desarmnicas.Predao (ou predatismo)Predatismo ou predao uma relao desarmnica em que um ser vivo, o predador, captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele. Geralmente, uma relao interespecfica, ou seja, uma relao que ocorre entre espcies diferentes.Os carnvoros so exemplos de animais predadores, o leo, o lobo, o tigre e a ona so predadores que caam, matam e comem zebras, coelhos, alces, capivaras e outros animais. Nas guas so comuns os peixes predadores que vivem caando e matando outros peixes a fim de se alimentarem; aves predadoras, que matam e comem outros animais, como as corujas, guias e gavies que atacam aves menores, ou seus ovos, ou outros animais mais pequenos, como ratos e lagartos; rpteis predadores como crocodilos, jacars e as lagartixas domsticas, que devoram diversos tipos de presas; a maioria dos aracndeos so predadores, como as aranhas, lacraias, escorpies em geral atacam e devoram moscas, baratas e insetos em geral, ou at pequenas aves e mamferos. HerbivoriaAnimais herbvoros se alimentam de partes vivas das plantas. Ex: bovinos se alimentando de capim. Pode ser vista como uma relao harmnica, caso consideremos a herbivoria como sendo vantajosa para o animal e desvantajosa para a planta. Competio interespecficaDuas espcies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente. Ex: razes de plantas competindo por gua e nutrientes; gafanhotos e gado competindo por capim; ciliados competindo por alimento, etc.*Amensalismo um tipo especial de competio interespecfica e que consiste em uma espcie sendo prejudicada sem que haja qualquer prejuzo ou benefcio para a outra. Indivduos de uma mesma espcie liberando substncias que prejudicam ou impedem o desenvolvimento de outras espcies competidoras, como os fungos que liberam antibiticos que matam bactrias, e plantas que liberam no solo substncias inibidoras do desenvolvimento de plantas de outras espcies; grupos de animais maiores, como uma manada de elefantes, esmagando plantas e pequenos animais ao se locomoverem, etc. Parasitismo Parasitismo uma relao desarmnica entre seres de espcies diferentes, em que um deles o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que designado hospedeiro, do qual retira alimento para sobreviver em um tempo constante.Os parasitas geralmente no tm intenes de causar a morte dos hospedeiros, no entanto por vezes a populao do parasita cresce exageradamente em determinados hospedeiros de forma que a superpopulao desses parasitas acaba causando a morte desses hospedeiros devido ao excesso de prejuzos causados pela quantidade anormal de parasitas parasitando um s organismo hospedeiro, designada hiperinfestao de parasitas. Bibliografiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_ecol%C3%B3gicahttp://www.sobiologia.com.brhttp://www.mundoeducacao.com.br/biologia/relacoes-ecologicas.htmhttp://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm