trabalho - bioética - pesquisa com seres humanos

4
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG CURSO DE MEDICINA PABLO PHILLIPE CÂNDIDO DOS SANTOS QUESTÕES - PESQUISA COM SERES HUMANOS Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Bioética. Prof. Ms. José Carlos de Freitas

Upload: pablo-candido

Post on 07-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Trabalho de Bioética

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho - Bioética - Pesquisa Com Seres Humanos

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

CURSO DE MEDICINA

PABLO PHILLIPE CÂNDIDO DOS SANTOS

QUESTÕES - PESQUISA COM SERES HUMANOS

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Bioética.

Prof. Ms. José Carlos de Freitas

GURUPI - TO

2013

Page 2: Trabalho - Bioética - Pesquisa Com Seres Humanos

1 - O respeito pelas pessoas está entre os três princípios fundamentais que devem ser levados em conta no contexto da pesquisa que envolve seres humanos. Neste princípio, duas considerações são imprescindíveis. Quais? Explique-os.

A primeira consideração é referente ao respeito à autonomia, que trata do respeito que devemos ter pela capacidade de as pessoas decidirem o que é melhor para elas, sua autodeterminação. A segunda concerne à proteção das pessoas com autonomia reduzida ou deteriorada, uma vez que devemos proteger indivíduos que por determinados motivos são incapazes de tomar as melhores decisões para si ou estão suscetíveis à influência alheia.

2 - Outro princípio fundamental é o da beneficência. Em que ele consiste?

O princípio da beneficência se refere à obrigação ética de maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. De acordo com ele, os riscos oferecidos pela pesquisa devem ser razoáveis quando comparados aos benefícios que ela pode trazer e ela deve ser bem estruturada e levada a cabo por profissionais competentes, de forma a proteger os sujeitos da pesquisa.

3 - Um terceiro princípio fundamental para norteamento das pesquisas com seres humanos é a Justiça, desdobrado em justiça distributiva e vulnerabilidade. Comente-os.

O princípio da Justiça se refere à obrigação ética de tratar as pessoas de acordo com o que se considera moralmente correto. A justiça distributiva, por sua vez, estabelece a distribuição equitativa dos encargos e benefícios ao participar da pesquisa, a qual só deve ser alterada quando houver distinções moralmente relevantes, como as baseadas na vulnerabilidade. Esta alude a uma incapacidade substancial para proteger interesses próprios devido a impedimentos, como falta de capacidade de conceder consentimento informado, falta de meios alternativos para conseguir cuidados médicos ou outras necessidades de alto custo ou ser um membro subordinado de um grupo hierárquico.

4 - Que recomendações são feitas aos patrocinadores de pesquisas em relação aos lugares de aplicação das mesmas?

É reconhecido que os patrocinados e pesquisadores não podem ser considerados responsáveis pelas condições injustas em que se realiza a pesquisa, mas devem abster-se de práticas que possam aumentar a injustiça ou contribuir para novas desigualdades. Também não devem tirar proveito da incapacidade dos países de recursos limitados ou das populações vulneráveis para proteger seus interesses. A pesquisa deve deixar os países ou as comunidades de recursos limitados melhores do que estavam ou, pelo menos, não os deixar piores. Deve atender às suas necessidades e prioridades de saúde e deixar a população em melhores condições de obter efetivos cuidados de saúde e proteger sua saúde.

5 - Uma das diretrizes da Declaração de Helsinque prescreve a atuação de Comitês de Avaliação Ética. Qual o alcance e o âmbito de sua atuação?

Os comitês de ética devem examinar o mérito científico e aceitabilidade ética das pesquisas. Devem ser independentes da equipe de pesquisa, não havendo benefício

Page 3: Trabalho - Bioética - Pesquisa Com Seres Humanos

direto, financeiro ou material, que eles possam obter da pesquisa deve depender do resultado da avaliação. O pesquisador deve obter a aprovação ou autorização antes de realizar a pesquisa. O comitê de avaliação ética deve realizar as revisões adicionais que sejam necessárias durante a pesquisa, incluindo o seguimento de seu progresso.

6 - O que vem a ser Consentimento informado?

O consentimento informado é um elemento para o atual exercício da medicina, além de um direito do paciente e um dever moral e legal do médico. Representa uma manifestação expressa da autonomia da vontade do paciente e é uma manifestação de respeito pelo doente enquanto ser humano. Reflete, em particular, o direito moral do doente à integridade corporal e à participação nas decisões conducentes à manutenção da sua saúde. Ele assegura não só a proteção do doente contra a sujeição a tratamentos não desejados, como uma participação ativa na definição dos cuidados de saúde a que é sujeito.

7 - Que diretrizes são relacionadas particularmente às mulheres e quais problemas estão ali refletidos?

Os pesquisadores, patrocinadores ou comitês de avaliação ética não devem excluir da pesquisa biomédica mulheres em idade reprodutiva. A possibilidade de engravidar durante o estudo não deve ser utilizada como motivo para excluir ou limitar sua participação. Contudo, a discussão sobre os riscos para a mulher grávida e o feto é necessária para que uma mulher tome uma decisão racional sobre sua participação em pesquisas. Nessa discussão, se a participação na pesquisa envolver potenciais riscos para o feto ou para a mulher, caso esta fique grávida, deve ser garantido ao sujeito potencial um teste de gravidez e acesso a métodos contraceptivos efetivos antes de iniciar a pesquisa. Se por razões legais ou religiosas tal acesso não é possível, os pesquisadores não devem recrutar para essas pesquisas potencialmente arriscadas mulheres que possam vir a engravidar.