trabalho avaliativo - mercado e comercialização ii - recuperação

5
11 a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE EEEP MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO Trabalho Avaliativo - 2º ANO C – AGRONEGÓCIO - RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA II PROFESSORA: MAGNÓLIA CARNEIRO DE OLIVEIRA ALUNOS: ________________________________________________________________ Nº __________ ________________________________________________________________ Nº __________ DATA: ____/____/____ NOTA DO TRABALHO: ________ 01. Leia o trecho: (1,0) A busca de proteção contra a forte volatilidade das taxas de câmbio e de juro está na origem da criação e da enorme expansão de mercados de derivativos financeiros muito diversificados e amplos. Essa volatilidade introduziu profundas mudanças no comportamento dos agentes econômicos ao tornar imperativa a formação de expectativas sobre a evolução de curto prazo das principais variáveis financeiras para a condução normal das atividades econômicas. A existência dos mercados de derivativos permitiu que os agentes cobrissem seus riscos financeiros ao transferi-los para outros. Sobre a temática abordada no trecho, responda: a) Conceitue mercado de derivativos. b) Diferencie o mercado à vista (ou spot) do mercado de derivativos. c) Diferencie mercado físico e mercado financeiro e dê exemplos. d) Cite o principal mecanismo utilizado no mercado de derivativos agrícolas, cujo objetivo é facilitar as trocas e alterar as características de risco futuro de preços das commodities agrícolas. 02. Sobre o mercado de derivativos, julgue os itens a seguir em V quando verdadeiros e F quando falsos: (1,0) ( ) O termo derivativo se explica porque os preços futuros dos produtos agrícolas derivam ou sofrem influência do mercado financeiro desses mesmos produtos nas diferentes regiões de produção. ( ) Dessa forma, é importante destacar que as referências para a formação dos preços futuros derivam, fundamentalmente, do mercado financeiro (comercialização à vista ou a prazo) dos produtos agrícolas e

Upload: jobenemar-carvalho

Post on 12-Jun-2015

487 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho avaliativo - Mercado e Comercialização II  - recuperação

11a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDEEEEP MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO

Trabalho Avaliativo - 2º ANO C – AGRONEGÓCIO - RECUPERAÇÃO

DISCIPLINA: MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA IIPROFESSORA: MAGNÓLIA CARNEIRO DE OLIVEIRAALUNOS: ________________________________________________________________ Nº __________________________________________________________________________ Nº __________DATA: ____/____/____ NOTA DO TRABALHO: ________

01. Leia o trecho: (1,0)

A busca de proteção contra a forte volatilidade das taxas de câmbio e de juro está na origem da criação e da enorme expansão de mercados de derivativos financeiros muito diversificados e amplos. Essa volatilidade introduziu profundas mudanças no comportamento dos agentes econômicos ao tornar imperativa a formação de expectativas sobre a evolução de curto prazo das principais variáveis financeiras para a condução normal das atividades econômicas. A existência dos mercados de derivativos permitiu que os agentes cobrissem seus riscos financeiros ao transferi-los para outros.

Sobre a temática abordada no trecho, responda:a) Conceitue mercado de derivativos.b) Diferencie o mercado à vista (ou spot) do mercado de derivativos.c) Diferencie mercado físico e mercado financeiro e dê exemplos.d) Cite o principal mecanismo utilizado no mercado de derivativos agrícolas, cujo objetivo é facilitar as trocas e alterar as características de risco futuro de preços das commodities agrícolas.

02. Sobre o mercado de derivativos, julgue os itens a seguir em V quando verdadeiros e F quando falsos: (1,0)

( ) O termo derivativo se explica porque os preços futuros dos produtos agrícolas derivam ou sofrem influência do mercado financeiro desses mesmos produtos nas diferentes regiões de produção.( ) Dessa forma, é importante destacar que as referências para a formação dos preços futuros derivam, fundamentalmente, do mercado financeiro (comercialização à vista ou a prazo) dos produtos agrícolas e são influenciados por expectativas futuras com relação ao comportamento dos preços.( ) Para atuar no mercado de derivativos, o produtor deverá fixar um preço adequado para cobrir os custos de produção e realizar lucros que possibilitem a manutenção das atividades produtivas por meio de investimentos em máquinas, equipamentos, treinamentos, infraestrutura e novas tecnologias.( ) O contrato de derivativos, é utilizado na negociação de produtos considerados commodities no mercado.( ) Um produto, ou uma mercadoria, para ser considerado commodity, além de serem os preços definidos pelo mercado devido à interação entre oferta e demanda, deve ser padronizado em diferentes países e contar com possibilidade de transporte, entrega e armazenagem (controle da perecibilidade e garantia de manutenção das características do produto).

Indique a sequencia CORRETA:a) F, F, V, V, V.

Page 2: Trabalho avaliativo - Mercado e Comercialização II  - recuperação

b) F, F, F, V, V.c) V, F, V, V, F.d) Todas corretas.

03. Cite os principais tipos de mercados de derivativos e destaque as suas principais características e diferenças. (1,5)

04. Julgue as afirmações a seguir: (0,5)

I – Utilizando contratos de derivativos, os agricultores estarão fixando (travando) preços futuros para os seus produtos, eliminando, dessa forma, as incertezas com relação às oscilações do mercado spot e protegendo os investimentos realizados na propriedade.II – Os contratos de derivativos podem ser negociados tanto em mercado de balcão como em mercado de bolsa. III – No mercado de bolsa, as partes negociam diretamente entre si, estabelecendo contratos específicos e flexíveis, livremente, conforme as necessidades dos compradores e vendedores e as possibilidades de aportes de garantias para a realização da transação.IV – Já no mercado de balcão, as partes não se identificam, e os contratos são padronizados (qualidade e quantidade dos produtos, datas de vencimentos e locais de entrega), ficando sob a responsabilidade da bolsa a criação de um ambiente favorável à negociação, com oferta de mecanismos de registro de entrada e saída do mercado e normas para regulação e acompanhamento das transações.

Indique a sequência CORRETA:a) I e II estão corretas.b) II e III estão corretas.c) I, II e IV estão corretas.d) Todas as afirmativas estão corretas.

05. Cite os principais tipos de contratos negociados no mercado de derivativos agrícolas, destacando as suas principais características e diferenças entre si. (1,0)

06. Julgue as afirmações a seguir: (0,5)

I – No contrato a termo independentemente do que ocorrer com os preços dos produtos no mercado (baixa ou alta), o vendedor e o comprador não terão que honrar o compromisso assumido em contrato.II – Um exemplo de contrato a termo é a Cédula de Produto Rural (CPR), contrato esse avalizado por uma instituição financeira, proporcionando maiores garantias nas negociações e maior liquidez no mercado.III – No contrato futuro, as partes ficam obrigadas a comprar ou vender o objeto da negociação, ou seja, o contrato padronizado e disponível no mercado de derivativos (bolsa), pelo preço negociado em pregão (eletrônico ou de viva voz).IV – Para encerramento do contrato futuro antes do vencimento, o que ocorre com a imensa maioria dos contratos em aberto na bolsa, uma vez que não existe a obrigação da entrega física, o comprador ou vendedor deverá realizar operação de natureza inversa à original, transferindo assim os direitos e obrigações para outro comprador ou vendedor.V – Os contratos de opções possibilitam, assim, que o produtor faça hedge (trava de preço) e ao mesmo tempo se beneficie de altas dos preços, já que ele possuirá o direito, mas não a obrigação, de vender seus contratos pelo preço que estiver em vigor na bolsa. Os contratos de opções são realizados sobre o mercado a termo, ou seja, ao reverter sua posição na bolsa, o titular ou lançador de uma opção assume um posição no mercado futuro.

Indique a sequencia CORRETA:a) Somente a afirmativa I, II e III estão corretas.

Page 3: Trabalho avaliativo - Mercado e Comercialização II  - recuperação

b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.d) Somente a afirmativa I, III e V estão corretas.

07. Por ser uma atividade realizada entre a produção e o mercado consumidor, a comercialização cumpre a função de proporcionar a adequação da produção (oferta dos produtos agrícolas) às preferências e necessidades dos consumidores (demanda dos produtos agrícolas), constituindo dessa forma um dos componentes da estratégia de marketing dos produtos agrícolas. Sobre a temática, responda: (1,0)a) Conceitue comercialização agrícola. (0,25)b) Cite as principais funções da comercialização agrícola e argumente-as. (0,75)

08. Marque V quando verdadeiro e F quando falso: (0,5)

( ) Os canais de comercialização são conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.( ) Nos canais de comercialização vários são os agentes que formam um canal de comercialização. Estes agentes cumprem determinadas funções que tornam o sistema de comercialização eficiente do ponto de vista econômico. Tais funções contribuem para o fluxo de produtos, serviços e informações e, além disso, para a previsão dos riscos envolvidos e para as negociações de pedidos e de financiamentos.( ) Entretanto, essas funções não são todas exercidas somente pelas organizações (comerciantes) que constituem os canais de comercialização, mas também pelas organizaçõesdenominadas agentes (representantes) e facilitadoras das atividades de distribuição dos produtos agrícolas, tais como: empresas transportadoras, empresas de estocagem, empresas de comunicação, agências financeiras e de seguros, empresas de pesquisa de mercado e de certificação de produtos e processos.( ) As organizações intermediárias minimizam os esforços do produtor na distribuição das mercadorias, devido às discrepâncias existentes entre a produção e o consumo, no que diz respeito à quantidade e à variedade de produtos.

Indique a sequencia CORRETA:a) V, F, V, V, V.b) F, V, F, V, V.c) V, F, V, V, F.d) Todas corretas.

09. Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais. Sobre o tema, responda: (1,5)a) Cite os principais agentes que formam um canal de comercialização e argumente sobre eles.b) Destaque os tipos e definições dos canais de comercialização e cite exemplos destes.

10. Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro. Assim sendo, podem-se classificar os participantes nos mercados de derivativos agrícolas em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Assim, de acordo com assunto, destaque as principais funções e características destes participantes no mercado de derivativos. (1,5)

PS: as questões de múltipla escolha (objetivas) deverão ser justificadas, caso contrário não somarão pontos ao trabalho. Obrigada!