trabalho apresentado ao centro de memória treme terra...

8
Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra, órgão criado pela Sociedade Treme Terra com objetivo de preservar O acervo ligado a história dos Vigilantes Obreiros. A quem Niterói deve o Título Oficial de “CIDADE INVICTA”????? I. A GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO ANTIGO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1. Em 14 de Abril do corrente, a Polícia Militar do Antigo Estado do Rio de Janeiro, completaria, se na ativa estivesse, 178 anos. Foi criada pelo Governador (Presidente de Província) Joaquim José Rodrigues Torres, através da Lei nº 16 de 14 de Abril de 1835, com o nome de Guarda Policial da Província do Rio de Janeiro, e sediada na Capital da Província, hoje Niterói. 2. Seu primeiro Comandante Geral foi o Brigadeiro João Nepomuceno Castrioto, então Capitão EB Ajudante de Ordens do General Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, à época, Ten Cel EB e Comandante Geral da Polícia Militar (Corpo de Guardas Municipais Permanentes), da Sede do Governo Imperial (Município Neutro da Corte/ Distrito Federal/ Guanabara, e hoje Município do Rio de Janeiro).

Upload: lamkhuong

Post on 26-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra, órgão criado pela Sociedade Treme Terra com objetivo de preservar O acervo ligado a história dos Vigilantes Obreiros.

A quem Niterói deve o Título Oficial de “CIDADE INVICTA”?????

I. A GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO ANTIGO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

1. Em 14 de Abril do corrente, a Polícia Militar do Antigo Estado do Rio de Janeiro, completaria, se na ativa estivesse, 178 anos. Foi criada pelo Governador (Presidente de Província) Joaquim José Rodrigues Torres, através da Lei nº 16 de 14 de Abril de 1835, com o nome de Guarda Policial da Província do Rio de Janeiro, e sediada na Capital da Província, hoje Niterói.

2. Seu primeiro Comandante Geral foi o Brigadeiro João Nepomuceno Castrioto, então Capitão EB Ajudante de Ordens do General Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, à época, Ten Cel EB e Comandante Geral da Polícia Militar (Corpo de Guardas Municipais Permanentes), da Sede do Governo Imperial (Município Neutro da Corte/ Distrito Federal/ Guanabara, e hoje Município do Rio de Janeiro).

Page 2: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

II. O TREME TERRA E A HISTÓRIA

1. A PM Treme Terra desempenhou varias missões de importância capital para a Ordem Pública fluminense, a Soberania Nacional e a Consolidação da República. Vejamos alguns momentos de sua trajetória histórica:

1.a. Constituiu em 1865, o 12º Corpo de Voluntários da Pátria, que escreveu páginas heróicas na Guerra do Paraguai, tendo combatido com coragem e vigor ímpar ("SEU PISAR FORTE NO TERRENO, SEUS RÁPIDOS E CADENCIADOS DESLOCAMENTOS, BEM COMO AS FEROZES ATITUDES MARCIAIS POR OCASIÃO DOS RECONTROS COM O INIMIGO, FAZIAM A TERRA TREMER, DAÍ O TÍTULO OBTIDO DE 'TREME TERRA' AO LONGO DOS 5 ANOS QUE A GUERRA DUROU"). Foi coroado de glórias nos combates em que participou, tendo sido a primeira Tropa brasileira a ser condecorada por D. Pedro II, através Decreto Imperial de Janeiro de 1866. Teve atuação destacada nas batalhas de RIACHUELO, TUIUTÍ, CURUZÚ, CURUPAITÍ, HUMAITÁ, AVAÍ, LOMAS VALENTINAS, PIQUICIRÍ, ANGUSTURA E AQUIDABÃ. Ora como 12 º CVP, ora renumerado como 44 º CVP.

Page 3: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

1.b. Parte de Combate do Comandante do 12º Corpo de Voluntários da Pátria (O Treme Terra), Ten Cel PM João José de Brito, após a vitoriosa Batalha de Curupaití, a qual deu origem a várias condecorações, e onde o 12º teve entre mortos, feridos e extraviados, 83 baixas:

PARTE DE COMBATE

" Quartel do 12 Corpo de Voluntários , no Acampamento de Curuzú, 23 de Setembro de 1866.

Ilmo. Sr.- Como V. Ex. presenciou, o Corpo sob meu comando foi ontem o primeiro a avançar sobre as trincheiras inimigas. Transposto o primeiro fosso, prosseguiu com crescente entusiasmo até junto da artilharia paraguaia, onde foi fulminado à queima roupa por continuadas descargas de metralha e fuzilaria. O Alferes José Lopes Ferreira, que conduzia a Bandeira, no momento em que ia cravá-la na trincheira inimiga, teve a mão espedaçada por uma bala. Achando-me a pequena distancia desse lugar, entreguei-a ao Alferes Luis José Garcia, o qual bem como o Sargento Brigada Cândido Mathias de Faria Pardal, que depois a tomou, caíram feridos. Os Oficiais e Praças deste Corpo correram à porfia para junto do Estandarte Nacional, a fim de defendê-lo; o inimigo fez por algum tempo convergir seus fogos sobre aquele ponto, fazendo-nos experimentar grandes perdas.

Os Oficiais e Praças, todos cumpriram dignamente o seu dever. A Bandeira deste Corpo crivada de balas, ensanguentada e com a haste partida, atesta o denodo e valor do Corpo, que me orgulho em comandar.

.....Este Corpo conta com 83 Praças de Pré fora de combate, entre mortos e extraviados.

Page 4: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

Corre-me o dever de fazer especial menção ao Capitão Mandante deste Corpo Domingos Carlos de Sá Miranda, pelo valor e sangue frio com que se conduziu no combate.

Os Capitães Antônio José da Cunha, Joaquim Maria da Conceição, Alferes -Ajudante Antônio Luiz Rodrigues de Araújo, dito Quartel-Mestre José Joaquim Rodrigues de Araújo, Gratulino de Araújo Costa e Henrique Antônio Pinto, são todos dignos de elogios pela coragem e intrepidez que mostraram. As Praças extraviadas, acredito que estejam todas mortas, atenta a celeridade que desenvolveu o inimigo em explorar o campo e as matas próximas do lugar onde se deu o combate.

Deus guarde a V. Sa. Ilmo. Sr. Tenente Coronel Comandante da 2 ª Brigada da Ala esquerda de Infantaria, do 2º Corpo de Exercito em operações contra o Paraguai.

João José de Britto, Tenente Coronel Comandante."

2. A CIDADE DE NITERÓI DEVE, PRINCIPALMENTE À SUA POLÍCIA MILITAR, O TÍTULO OFICIAL DE " CIDADE INVICTA".

2.a. Graças à PM Treme Terra, do antigo Estado do Rio de Janeiro, a qual foi a PRIMEIRA força de combate, a travar renhido confronto, em terra, no Morro da Armação na Ponta da Areia e na Praia Grande, hoje Praça Araribóia, a comando de seu destemido Comandante Geral o Maj EB Fonseca Ramos, nos dias 6, 7, 8 e 9 de Setembro do ano de 1893, contra os sublevados de parte da Marinha de Guerra (Almirante Custodio José de Melo), por ocasião da Revolta da Armada, não permitindo o desembarque completo dos anti- republicanos, até que reforços do Exercito e da Policia Militar do Município Neutro da Corte (Guanabara) aqui chegassem. O objetivo dos revoltosos era implantar neste estratégico rincão pátrio de terras niteroienses, uma Cabeça de Praia a principio, e após, uma Base Militar sólida que proporcionasse aos revoltosos, condições de se estabelecerem e se organizarem para atentarem contra a recém implantada República cuja Capital era o vizinho Município Neutro, hoje Município do Rio de Janeiro. Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada com o honroso Título de "CIDADE INVICTA", o qual, orgulhosamente, ostenta até os dias de hoje.

Page 5: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

Importante registrar 3 suportes científicos que ajudam a alicerçar os fatos narrados acima, e que dizem respeito ao então Comandante Geral da PMRJ, Maj Fonseca Ramos:

2.b. O primeiro, pelo reconhecimento da Cidade de Niterói ao seu defensor, ao construir com verba pública, o Mausoléu onde seus restos mortais estão sepultados, no Cemitério do Maruí, no Bairro do Barreto:

" ....o Monumento foi encomendado ao Arquiteto Desidério Strauss e inaugurado solenemente pelo Prefeito Feliciano Sodré e pelo PRESIDENTE DA REPUBLICA, Hermes da Fonseca, em 1911.

Solene e significativo pelo seu simbolismo, consiste numa base em forma de fonte, onde se apoia o busto em bronze de Fonseca Ramos, entre duas piras. Uma coluna partida de granito simboliza a interrupção da existência. Junto dela estiliza-se um castelo, tendo gravadas nas quatro faces as palavras que resumiam as qualidades do homenageado: CALMA, BRIO, CORAGEM, ENERGIA. Uma pirâmide, cuja ponta delgada busca o céu, representa a audácia. Na parte fronteira da base colocou-se um medalhão de bronze com os dizeres: A CIDADE DE NITERÓI A SEU GLORIOSO DEFENSOR, GENERAL FONSECA RAMOS. 29.7. 1911......."

Page 6: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

2.c. O segundo, através do reconhecimento da República ao conceder-lhe local de honra no monumento construído na Praça da Cinelândia, em homenagem ao General Floriano Peixoto, consolidador da República, sitio histórico de visitação pública até os dias de hoje:

"....o Monumento foi levantado na praça ajardinada e fronteira à Biblioteca Nacional, representando uma apoteose à Nacionalidade ................................................................................................nas quatro faces do toro agulhento, de granito nacional, estão embutidos baixos-relevos de mármore branco, representando os elementos que concorreram para a ação decisiva de Floriano Peixoto na defesa da República : o Exército, na resistência enérgica do General Gomes Carneiro; a Marinha, na fidelidade do Almirante Gerônimo Gonçalves, Comandante da Esquadra Legal; A POLICIA, PELO GENERAL FONSECA RAMOS, NA REAÇÃO VITORIOSA DE NITERÓI; Júlio de Castilhos e o elemento civil, por um grupo de jovens patriotas ..........."

2.d. E finalmente, vamos encontrar no Congresso Nacional, como representação de todo Povo Brasileiro seu maior reconhecimento em vida,

Page 7: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

o qual está perpetuado no SUMÁRIO DO DECRETO Nº 213, DE 5 DE DEZEMBRO DE 1894, DO CONGRESSO NACIONAL, QUE PROMOVE EM CIRCUNSTÂNCIAS EXTRAORDINARIAS (DEFESA DA CIDADE DE NITERÓI), A GENERAL DE BRIGADA, O ENTÃO COMANDANTE GERAL DA PMRJ, MAJ FONSECA RAMOS:

DECRETO Nº 213 DE 5 DE DEZEMBRO DE 1894

Considerando que relevantíssimos foram os serviços prestados em Nicteroy, na defesa das instituições republicanas brasileiras, contra os revoltosos de parte da Armada Nacional, pelo Maj Reformado e General de Brigada Honorário do Exercito, Luiz José da Fonseca Ramos, acentuadamente nos dias 6, 7,8, e 9 de Setembro de 1893 e 9 de Fevereiro de 1894, opondo tenaz e heróica resistência à ocupação da Cidade por aqueles , tendo às suas ordens nos PRIMEIROS DIAS, APENAS 78 PRAÇAS DE POLICIA ESTADUAL, armados a COMBLAIN, mal municiados, estando entretanto, os revoltosos armados a KROPACHETK, apoiados fortemente pela ARTILHARIA DOS NAVIOS DE GUERRA;

Considerando.............................................

Considerando que Nicteroy,- objetivo almejado da revolta e CUJA POSSE SERIA PARA ESTA (REVOLTA) A POSSE DO PAIZ,- chave da defesa da Republica , centro das simpatias por aquela, se não tem nos PRIMEIROS MOMENTOS como seu defensor O GLORIOSO GENERAL FONSECA RAMOS (Obs- então Comandante Geral da Policia Militar Treme Terra), difícil é imaginar O QUE SERIA HOJE DO BRASIL, DE SUA UNIDADE;

Considerando................................................................

Art 1º- É considerada no Posto de General de Brigada a reforma do Maj e General Honorário do Exercito, Luiz José da Fonseca Ramos, com todas as vantagens desse Posto, como se efetivo fosse.

Art 2º Revogam-se as disposições em contrario.

Sala das Sessões, 5 de Dezembro de 1894, Gabriel Salgado dos Santos, Thomaz Cavaicarui, Ovídio Abrantes, Antônio de Siqueira.

Page 8: Trabalho apresentado ao Centro de Memória Treme Terra ...ameriodejaneiro.com.br/PDF/Centro_Memoria_Treme_Terra.pdf · Em razão desse ato heróico, a Cidade de Niterói foi condecorada

III. FOTOGRAFIAS DE SALVADOS HISTÓRICOS.

Evento em comemoração aos 180 anos da PM Treme TerraData: 14/04/2015Horário: 10hsLocal: Quadra de futsal do 12º BPM