trabalhando com tabelas do excel no arcgis

10
TRABALHANDO COM TABELAS DO EXCEL NO ARCGIS: O ArcGIS permite vincular informações geográficas (coordenadas) inseridas em uma tabela do EXCEL com sua interface de trabalho, ou seja, é possível espacializar os pontos referentes as coordenadas “linkando” diretamente a tabela como ArcGIS. TRABALHANDO NO EXCEL: Partindo do princípio de que já existe um modelo de tabela no EXCEL, pronto para receber as informações conforme o objetivo de trabalho, ou seja, as coordenadas poderão ser inseridas na tabela e alteradas conforme a necessidade, temos a seguir a seqüência para editar a tabela e prepará- la para ser utilizada no ArcGIS. 1º Passo: Preencha previamente a tabela do EXCEL com as informações (coordenadas) de interesse e salve normalmente. Caso existam informações desnecessárias na tabela em que se está trabalhando, estas devem ser excluídas, para evitar um problema no momento em o polígono for gerado no ArcGIS. Fig. 1

Upload: mauricio-amaral-amaral

Post on 05-Aug-2015

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

TRABALHANDO COM TABELAS DO EXCEL NO ARCGIS:

O ArcGIS permite vincular informações geográficas (coordenadas) inseridas em uma tabela do EXCEL com sua interface de trabalho, ou seja, é possível espacializar os pontos referentes as coordenadas “linkando” diretamente a tabela como ArcGIS.

TRABALHANDO NO EXCEL:

Partindo do princípio de que já existe um modelo de tabela no EXCEL, pronto para receber as informações conforme o objetivo de trabalho, ou seja, as coordenadas poderão ser inseridas na tabela e alteradas conforme a necessidade, temos a seguir a seqüência para editar a tabela e prepará-la para ser utilizada no ArcGIS.

1º Passo: Preencha previamente a tabela do EXCEL com as informações (coordenadas) de interesse e salve normalmente. Caso existam informações desnecessárias na tabela em que se está trabalhando, estas devem ser excluídas, para evitar um problema no momento em o polígono for gerado no ArcGIS.

Fig. 1

2º Passo: Como forma de organização, sugere-se que seja feita uma tabela base, a partir dela serão feitas as alterações nas informações conforme a necessidade. Cada nova tabela gerada, deverá ser salva na pasta correspondente ao projeto ao qual está relacionada.

Page 2: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

TRABALHANDO NO ARCGIS:

1º - Na barra de menu do ArcGIS, escolha a opção “Tools”2º - Dentro da opção “Tools” escolha a opção “Add XY Data...”

3º - Na janela “Add XY Data” será adicionada a tabela do EXCEL:

No campo “Choose a table from the map or browse for another table” será inserido o arquivo da tabela, para isso, clique na pasta amarela ao lado da caixa de texto do campo citado e busque o arquivo da tabela a ser inserido. Os campos “X Field” e “Y Field” serão preenchidos automáticamente.

Page 3: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

Clique na opção “Edit” para definir o Sistema de coordenadas geográficas para dar referencia para a tabela.Siga o seguinte caminho:

“Edit” Select Geographic Coordinate Systems(pasta) South America(pasta) South America(opção).

Após a realização deste processo, os pontos com as coordenadas serão espacializados na área de trabalho do ArcGIS, entretanto os pontos que a princípio são mostrados, estão apenas para visualização e devem ser convertidos para o formato de “shape”.

Obs: O arquivo mostrado na figura abaixo tem o nome “Plan1$Events”, ele corresponde aos pontos que estavam na tabela, contudo ele ainda não é um arquivo “shape” propriamente dito, devendo ser convertido para o formato SHP.

CONVERTENDO OS PONTOS(Plan1$Events) PARA O FORMATO SHAPE(SHP):

1º - Clicar com o botão direito em cima do nome do arquivo “Plan1$Events” e escolher a opção “Data” e sub-opção “Export Data”. Vide figura abaixo:

Page 4: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

Na janela “Export Data” escolha a segunda “bolinha” onde está escrito “the data frame”

Page 5: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

Na caixa de texto, logo abaixo, nessa mesma janela, será definido o local onde o arquivo convertido será salvo bem como o nome a ser dado a ele.

Depois de definidos o local onde o arquivo será salvo e o seu nome, basta clicar em “Save” e depois em “OK”.

Obs: O ArcGIS perguntará se você deseja adicionar o arquivo criado, clique em “sim”.Após isso, o arquivo “Plan1$Events” já poderá ser removido da área de organização dos “shapes”.

Local onde o arquivo será salvo.

Nome do Arquivo.

Page 6: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

CORRIGINDO POSSÍVEL “ERRO” NO ARQUIVO DE PONTOS:

Ao gerar o arquivo “shape” dos pontos, é bem provável que exista um “erro” no arquivo, mas que pode ser facilmente resolvido seguindo os passos a baixo:

1º - Coloque o “shape” em modo de edição: “Editor” “Start Editing”.2º - Clique com o botão direito do mouse no nome do “shape” e escolha a opção”Open Atributte Table” para acessar a tabela de atributos do “shape”.

3º - Caso existam campos na tabela além daqueles que representam os pontos em questão, estes deverão ser selecionados e excluídos da seguinte maneira:

Page 7: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

Utilizando a ferramenta “Edit Tool”( ), selecione todos os campos da tabela que não corresponderem aos pontos de interesse em seguida pressione a tecla delete.

Depois Finalize a edição selecionando “Stop Editing” na barra “Editor”.

Obs: O programa perguntará se você deseja salva a alteração antes de finalizar a edição. Basta clicar em “sim” para finalizar.

Após este procedimento o arquivo ”shape” de pontos estará pronto para ser transformado em um polígono.

CRIANDO UM POLÍGONO A PARTIR DE PONTOS:

Na interface do ArcGIS, deve-se procurar a ferramenta “X-Tools Pro”, pois nela existe uma opção para realizar esta função de transformar os pontos num polígono.

1º - Clique na ferramenta “X-Tools Pro” e escolha a opção “Feature Conversion” e depois a opção “Make one polygon from points”.

2º - Na janela “Make one polygon from points” dentro da caixa de texto da opção “Input feature layer” selecione o arquivo que será convertido para polígono.

3º - Na opção”Output storage” será definido o local onde o polígono será salvo(clicar no ícone do disquete), bem como o nome do polígono.

4º - Por fim, basta clicar em OK para finalizar a operação e o polígono terá sido criado.

Page 8: Trabalhando Com Tabelas Do Excel No Arcgis

Local onde é definido o arquivo que será convertido para polígono.

Local de salvamento do arquivo.