título do artigo - kol-shofar.org lei-torah de yhwh - pt. 12.pdf · preparado desde a fundação...

12
www.kol-shofar.org “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” Salmo 119:105 Vítor Quinta Revisto em Outubro 2018 Parte 12 Conteúdo: 12.1 O Novo Testamento confirma o A.T. (a Lei, os Profetas e os Escritos) e 12.2 As passagens “de difícil interpretação” de Paulo e de Pedro -.-.-.-.-.-.-.- 12.1 O Novo Testamento confirma o A.T. (a Lei, os Profetas e os Escritos) Já antes tivemos oportunidade de referir muitas passagens dos escritos apostólicos, o erradamente chamado Novo Testamento (que mais correctamente se deveria designar como “Concerto Renovado” em Yeshua HaMashiach, do grego: “kainos” que significa renovação de algo que já existia antes), que confirmam a validade da Lei/Torá de YHWH/Moisés até ao fim dos tempos, até que tudo esteja cumprido, bem como demonstrar que tanto O Adonai Yeshua como os Seus apóstolos viveram e ensinaram a santa e eterna Lei do Pai. Também a congregação dos fiéis dos primeiros séculos (os Nazarenos) viveram de acordo com estes preceitos divinos e muitos mais antes deles e depois deles, todos os que se revelaram fiéis à Vontade/Verdade de YHWH. Esta a razão principal pela qual a verdade foi perseguida e os crentes mortos ao longo dos séculos. Yeshua, afirma claramente que os que praticam iniquidade (que é pecado, transgressão da Lei, como nos é dito em 1.João 3:4) serão lançados no lago de fogo, Mateus 13:41-42, que é a segunda morte. Ali haverá pranto e ranger de dentes mas, conforme à Palavra do Altíssimo, para esses será então tarde, pois não quiseram receber a Palavra da Verdade para se salvarem, não crendo nela para arrependimento dos seus caminhos de rebeldia ou de indiferença.

Upload: doandieu

Post on 21-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”

Salmo 119:105

Vítor Quinta Revisto em Outubro 2018

Parte 12 – Conteúdo: 12.1 O Novo Testamento confirma o A.T. (a Lei, os Profetas e os Escritos) e 12.2 As passagens “de difícil interpretação” de Paulo e de Pedro

-.-.-.-.-.-.-.- 12.1 O Novo Testamento confirma o A.T. (a Lei, os Profetas e os Escritos) Já antes tivemos oportunidade de referir muitas passagens dos escritos apostólicos, o erradamente chamado Novo Testamento (que mais correctamente se deveria designar como “Concerto Renovado” em Yeshua HaMashiach, do grego: “kainos” que significa renovação de algo que já existia antes), que confirmam a validade da Lei/Torá de YHWH/Moisés até ao fim dos tempos, até que tudo esteja cumprido, bem como demonstrar que tanto O Adonai Yeshua como os Seus apóstolos viveram e ensinaram a santa e eterna Lei do Pai. Também a congregação dos fiéis dos primeiros séculos (os Nazarenos) viveram de acordo com estes preceitos divinos e muitos mais antes deles e depois deles, todos os que se revelaram fiéis à Vontade/Verdade de YHWH. Esta a razão principal pela qual a verdade foi perseguida e os crentes mortos ao longo dos séculos. Yeshua, afirma claramente que os que praticam iniquidade (que é pecado, transgressão da Lei, como nos é dito em 1.João 3:4) serão lançados no lago de fogo, Mateus 13:41-42, que é a segunda morte. Ali haverá pranto e ranger de dentes mas, conforme à Palavra do Altíssimo, para esses será então tarde, pois não quiseram receber a Palavra da Verdade para se salvarem, não crendo nela para arrependimento dos seus caminhos de rebeldia ou de indiferença.

Page 2: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 2

Estes mestres do erro verão o seu dia chegar e ouvirão as palavras do Altíssimo, que eles não esperam: “Nunca vos conheçi. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” – Salmos 6:8; Mateus 7:23; Lucas 13:27… ao contrário daqueles que ouvirão a tão esperada: “Vinde benditos de Meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. Lembremos também as palavras de Yeshua em Mateus 7:21 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. A palavra “iniquidade” já antes foi explicada como significando “trangressão da Lei/Torá de YHWH”, a lei perfeita da liberdade de que nos fala o apóstolo Tiago. No grego essa palavra escreve-se “anomia” significando “ausência da Lei” (“nomos” = Lei; “a” = sem; ausência de). Por outro lado, “fazer a vontade de meu Pai” é andar em toda a instrução dada por YHWH ao ser humano, i.e. as Suas Leis, Mandamentos, Juízos, Testemunhos e Estatutos. Os responsáveis religiosos de muitas congregações que se dizem cristãs e que vêm ensinando que a Lei do Altíssimo “foi pregada na cruz com Cristo”, ou que “os cristãos estão livres da servidão da Lei” ou que “A Lei já não é válida e que Yeshua cumpriu tudo por nós” ou que a Lei é só para os Judeus, estão espiritualmente cegos e a sua cegueira há-de conduzir muitos à perdição, por culpa destes que acreditam nas suas mentiras. Tais pastores cegos ensinam a mentira, tendo perdido o discernimento da verdade do Alto e Sublime, pois o que foi pregado no madeiro com Yeshua HaMashiach foi a cédula da nossa dívida pelos nossos pecados, os mesmos que Ele levou sobre Si, bem como a suspensão do sacerdócio levita e das ordenanças humanas, farisaicas, terrenas e perecíveis. Podemos ainda considerar que o sacerdócio levítico foi interrompido, porque um melhor e mais excelente sacerdote nos foi dado, Yeshua O Sumo-Sacerdote dos bens futuros pela Ordem de Melquisedeque, Esse para cujo sangue redentor apontava o dos animais, cujo sangue não podia salvar: Hebreus 7:12 – “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da Lei [sacerdotal]”. No grego, “mudança da Lei” escreve-se: “nomou metathesis” que, literalmente quer dizer “transformação da Torá”. Isto significa uma transformação temporária da Lei de YHWH/Moisés e não a sua abolição! E ela foi transformada no que respeita à Lei dos sacrifícios dos animais e das ofertas de manjares e do sacerdócio levita. Porquê? Porque um único e perfeito sacrifício foi realizado por Yeshua, O Cordeiro de Deus. Porém, o sacerdócio levita e o sacrifício de animais voltará a ser de novo instituído no reino milenar de Yeshua como nos é revelado em Ezequiel caps. 40 a 44.

Oséias 14:9

Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos de YHWH [a Sua Lei] são rectos, e

os justos [os que vivem pela Torá] andarão neles, mas os

transgressores neles cairão.

Page 3: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 3

Com o advento do Messias, a Lei de YHWH/Moisés não foi abrogada ou abolida, mas antes transformada nos aspectos que implicavam os sacrifícios de animais pelas razões já aqui explicadas. Assim sabemos que o Templo voltará a ser reconstruído em Jerusalém como centro de adoração ao Rei Eterno. Por isso dizemos que o sacerdócio levita “foi interrompido”, porque ele voltará a ser reinstituído no Milénio. A Lei de YHWH estará então universalmente escrita nas tábuas do coração de todos aqueles que viverem nesse tempo debaixo do governo do Eterno, O Rei Yeshua, Filho de David: Romanos 7:6; 2.Coríntios 3:1-3; Hebreus 8:8-10. As Escrituras revelam-nos que essa era a intenção original de YHWH: Êxodo 13:9; Deuteronómio 6:6-9; 11:18; Jeremias 31:31. Será que quando chegar o tempo de todos terem a Lei do Eterno nas suas mentes e corações (i.e. amando a YHWH e a Sua vontade) essa mesma Lei não será integralmente cumprida na vida deles? Claro que o será. O Eterno sempre pretendeu que assim fosse em todos os tempos. Só que a rebeldia do homem e a acção de Satanás impediu que tal acontecesse. Só os que se deixam dominar pelo Adversário podem continuar a defender que a Lei eterna não é para ser guardada hoje como o foi nos tempos antigos. Porém, YHWH nunca pretendeu que a Sua Lei fosse cumprida de forma forçada, mas antes de forma voluntária, por amor. Voltamos assim a Paulo em Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a Lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei” (não nos cansamos de apontar esta passagem). Assim, quando no Milénio essa Lei estiver gravada nos corações de todos, para que por ela vivam num reino de paz, amor e equidade (já sem a presença de Satanás e dos seus anjos rebeldes), então o homem terá plena liberdade de ver como poderia ter vivido em harmonia desde o princípio, se não deixasse que a rebeldia e desobediência de Satanás tomasse conta do seu coração. Perguntamos: o que significa fazer a vontade de Meu Pai (palavras de Yeshua), senão andar na Sua Lei? Recordemos ainda: João 12:49-50 – “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei-de dizer e sobre o que hei-de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito”. E como é que o Pai falou aos antigos? Através dos Seus enviados, os profetas, a quem deu a Sua Lei eterna! Como já antes dissemos, Yeshua veio magnificar essa Lei! Como é que uma Lei como esta, dada pelo Elohim Todo-Poderoso, para que os povos vivessem por ela, com carácter eterno, podia ser “anulada” quando O próprio Adonai Yeshua, O Filho e os Seus apóstolos viveram por ela para exemplo para nós? Os falsos ensinadores (os lobos devoradores) têm uma grande responsabilidade, pois O Justo Juiz irá requerer das suas mãos o sangue daqueles que eles confundiram e que conduziram para o erro e para a morte: Ezequiel 3:18-19; 33:8-9; Actos 20:26-27; Hebreus 13:17. Estes são os condutores cegos, os atalaias que adormeceram, os cães de que fala Isaías 56:10-11, e que não avisaram o povo do julgamento vindouro e que continuam a afastar o povo dos preceitos de YHWH, a Sua Verdade, cf. a Salmo 119:142.

Page 4: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 4

Todo o ser humano terá de prestar contas ao Justo Juiz. No tribunal do Cristo, O Juíz Supremo julgará Segundo as obras de cada um. Quando esse momento chegar não poderemos desculpar-nos dizendo que fomos mal conduzidos ou induzidos ao erro ou que confiámos no pastor A ou B, pois cada um de nós deveria ter assumido a atitude dos crentes de Bereia que foram às Escrituras confirmar se era verdade tudo o que Paulo lhes ensinava acerca do Cristo Yeshua e da vida eterna. Quando Yeshua dá as instruções finais aos Seus discípulos em Mateus 28:18-20 Ele diz-lhes: “É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em meu nome [do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo1]; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado [a Lei de YHWH]; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. E que foi que Yeshua ensinou aos Seus discípulos senão que estes fossem às ovelhas perdidas da casa de Israel (Jeremias 50:6; Mateus 10:6; 15:24), precisamente os que se tinham desviado da Lei? No mesmo evangelho em Mateus 5:19 Yeshua ensinou: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Lembremos que todo o ser humano tem o dever de observar os mandamentos de YHWH – Eclesiastes 12:13. Se, como cidadãos de um país somos obrigados a observar as leis desse país, porque haveremos de pôr em causa a Lei universal de YHWH, uma vez que a nossa cidadania está nos céus, como nos diz Paulo em Filipenses 3:20a? Na realidade, pela fé, esperamos uma pátria celestial, essa mesma que muitos anteviram pela fé. Como cidadãos do Reino vindouro teremos de obedecer às eternas ordenanças do Rei, Aquele que não muda, ao contrário do homem: Números 23:19 – “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Todo o que é nascido de novo em Yeshua HaMashiach compreende estas coisas porque O Espírito Santo do Pai lhas revela. Há assim uma grande recompensa para os que vivem de acordo com a Lei de YHWH e a ensinam aos outros, conforme a Salmo 19:7-11. Quando este Rei vier, fará a separação entre os bodes e as ovelhas, entre os que se perdem e os que se hão-de salvar, entre os que O buscam e aqueles que O desprezam – Malaquias 3:16-18. Dirá aos que Lhe são fiéis: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33? “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça [a Sua Lei/Torá], e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Quando Yeshua nos diz para buscarmos o reino de Deus e a sua justiça, que quer ele dizer com a palavra “justiça” aqui aplicada? A justiça de Deus é a que nos é revelada em Yeshua e em toda a Lei que YHWH deu ao homem para por ela viver. Veja-se o que nos é dito em Provérbios 2:1-9. A justiça que vem da Lei não se opõe à justiça que vem pela fé, antes esta leva a que pratiquemos a primeira.

1 O tradutor acrescentou a frase a azul para dar força à falsa doutrina da trindade, pois tal frase não aparece

nos escritos do historiador Eusébius que viveu antes do tempo do Imperador Constantino e do famoso escrito produzido pelo Concílio de Niceia no ano 325 d.C. Se queremos ter a certeza deste apontamento basta lermos o que nos é ensinado por Pedro em Actos 2:38.

Page 5: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 5

O apóstolo Paulo refere esta questão em Filipenses 4:9 – “E seja achado nele [em Yeshua, O Cristo], não tendo a minha justiça que vem da Lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé”. Ora, o pensamento e prática de Paulo são consistentes, pois o mesmo Paulo também diz aos Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a Lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei”. Sim, a Torá é o manual de vida que foi dado pelo Altíssimo a todos os seres humanos. Quem viver de acordo com este manual e aceitar o sangue do sacrifício eterno realizado em Yeshua HaMashiach, alcançará a vida eterna, pois esta é a promessa fiel que O Elohim Fiel nos fez. Não nos podem restar dúvidas: a Lei/Torá de YHWH/Moisés é para ser ouvida, guardada no coração/na mente e praticada na vida dos crentes do Século XXI como o foi por todos os fiéis do passado.

12.2 As passagens “de difícil interpretação” de Paulo e de Pedro Antes de começarmos a análise das passagens de mais difícil interpretação destes dois apóstolos de Yeshua HaMashiach, talvez seja oportuno começar por chamar a este título uma declaração do apóstolo Paulo que se encontra na carta aos Gálatas 1:11-12 – “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. Por estas palavras podemos ter a certeza da fidelidade de Paulo às ordenanças Daquele que o chamou para a vida eternal (o mesmo é dizer: aos ensinamentos de Yeshua, O Cristo, uma vez que O Filho disse claramente que as obras que Ele fazia e as palavras que Ele dizia não eram Dele mas do Pai). Estas são as mesmas ordenanças e preceitos que O Pai nos deu através de Moisés, dos restantes profetas, do Filho e dos Seus apóstolos e que chegaram até nós pelo sacrifício de Yeshua HaMashiach e de muitos que Nele creram para salvação. Este mesmo servo de Yeshua tem estas palavras em Gálatas 1:8-10 – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo do Cristo”.

Provérbios 4:4, 13

4. E ele [meu Pai] me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive... Apega-te à

instrução [à Lei de YHWH] e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

Page 6: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 6

Não nos deixemos pois enganar por doutrinas ou filosofias de homens em quem não está a Verdade, mas agarremo-nos à santa Palavra de YHWH que nos é revelada pelo Espírito Santo do Altíssimo. Não nos deixemos arrastar para um “evangelho” frouxo, passivo ou incompleto em que não está O Espírito Santo do Pai mas que é agradável aos ouvidos do homem. A Palavra é viva e penetrante/modificadora. É como uma espada de dois gumes que penetra até ao íntimo do homem e, se necessário for, fere-o, para que se arrependa dos seus caminhos errados e volte ao caminho traçado pelo Elohim Todo-Poderoso… as “veredas antigas” de que nos fala Jeremias 6:16. Como já tivemos oportunidade de afirmar neste trabalho, os que ainda hoje rejeitam o “ensino” ou “instrução” de YHWH, i.e. a Sua Lei/Torá, estão influenciados pelo ensino dos chamados “pais da igreja” que mais não foram do que eclesiásticos da igreja de Roma que pregaram contra tudo o que “cheirasse” a ensinamento hebraico. Essas doutrinas erradas procuraram sempre, ao longo dos séculos, destruir/ofuscar a Verdade, enraizando a mentira no coração dos homens (o joio), fazendo assim o trabalho de Satanás. Entre estes podemos desde logo mencionar Justino, o Mártir e Marcion, entre muitos mais que nos dispensamos de voltar a referir. Justino, o Mártir, nasceu na Palestina Síria de pais pagãos e viveu entre c.99 e c.165 A.D. Nos seus estudos de filosofia foi fortemente influenciado pelas correntes filosóficas gregas dos Estóicos e de Platão. Ao converter-se ao cristianismo procurou fazer “a ponte” entre os princípios da filosofia grega e as doutrinas dos apóstolos de Yeshua. Manteve uma disputa com o rabi judeu Tryphon, defendendo que o Concerto Renovado por Cristo veio abolir o Antigo Concerto feito por YHWH com Israel através de Moisés, introduzindo a lógica que uma nova lei anula uma anterior sobre um determinado assunto, como se a Lei do Eterno produzisse os mesmos efeitos que as humanas que necessitam de constantes correcções ao longo do tempo, ou lhe pudessem ser comparadas. A Lei de YHWH é perfeita e eterna, enquanto as leis dos homens carecem de constantes alterações ou correcções ou nunca chegam a entrar em vigor (i.e. ficam na “prateleira”). O ensino de Justino propagou-se e manteve-se até aos dias de hoje com a sua clara marca anti-semita. Por força desse posicionamento anti-Israel, ele defendeu o Domingo como “o dia do Senhor”, a Sexta-Feira “santa” e a ressurreição do Cristo no Domingo (Capítulo LXVII da sua 1ª Apologia), o que contraria as palavras do Cristo e a profecia de que Ele estaria 3 dias e 3 noites no seio da terra (torna-se assim evidente, até a um menino, que morrer numa Sexta-Feira e ressuscitar num Domingo não cumpre 3 dias e 3 noites, o tempo da profecia), tempo do sinal do profeta Jonas que permaneceu 3 dias e 3 noites no seio do grande peixe. Nesse mesmo texto, curiosamente, ele assume que o Domingo é o dia dedicado ao sol, pelo que mistura um culto pagão na defesa do Domingo. Logo, o Domingo é um dia dedicado pelos pagãos à adoração do Sol. Os homens continuam ainda hoje a persistir no mesmo erro para perdição sua. Recusam-se a aceitar a instrução do Alto e Sublime Elohim. De tal forma este ensino errado e anti-hebraico prevaleceu e se reforçou através dos séculos pelos esforços de Roma que, mais tarde, veio também a ser aceite por algumas das igrejas “protestantes” saídas da Reforma.

Page 7: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 7

Estas congregações ditas “cristãs” são algumas das chamadas igrejas protestantes ou evangélicas dos nossos dias, “filhas” da grande prostituta romana, saídas de Roma durante o chamado período da reforma, pois continuam a aceitar muitos dos erros doutrinais de Roma. Por isso temos hoje um manancial de doutrinas erradas na chamada “cristandade” dos nossos dias: uma falsa Páscoa, um falso “sábado” - o Domingo, desprezo pelas Festas e Solenidades instituídas por Deus em Levítico 23, desprezo pelas Suas lei alimentares (Levítico 11), adopção de festividades pagãs (como o “Natal”, por exemplo) etc., etc… Vejamos um exemplo claro – a “Confissão de Fé de Augsburgo”, escrito por Melanchton, no seu artigo 28, sobre o conflito entre o Sábado e o Domingo, diz: “Dizem eles, grande é o poder da Igreja porquanto dispensou um dos 10 Mandamentos”. Esta confissão de fé foi assinada em 1530 por Martinho Lutero, também um anti-semita confesso. Ora o ensino de algumas igrejas evangélicas (as tais que são filhas de Roma e à qual estão a voltar através do movimento ecuménico promovido pelo “papado” romano), foi beber às heresias antigas de Justino, Marcion e outros chamados “pais da igreja” que apostataram da verdade do Cristo e dos apóstolos. Daí haver hoje tantas igrejas que continuam a combater a Lei/Torá de YHWH, dizendo que essa Lei foi pregada na “cruz” por Yeshua. Muitas delas agarram-se a alguns escritos de Paulo que são de mais difícil interpretação, sobretudo quando lidos fora do contexto e do significado hebraico que elas comportam. Só conhecendo esse contexto e pensamento hebraico podemos compreender o pensamento de Paulo e o verdadeiro significado das suas palavras. Lembremos, uma vez mais, que Paulo era um benjamita fariseu, educado na Lei/Torá escrita e no Talmude aos pés de Gamaliel, que foi fiel à Lei de seus pais, declarando ainda: “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus” – Romanos 7:22. Como sabemos, os escritos de Paulo têm suscitado fortes controvérsias através dos tempos dada a forma como ele se expressa nalgumas passagens. O apóstolo Pedro adverte para a dificuldade dos escritos de Paulo dizendo que “os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição”. Porquê? Porque são indoutos e não têm O Espírito Santo de YHWH que lhes permita conciliar esses escritos com os ensinamentos antigos, as veredas antigas, os preceitos dados por YHWH a Israel. Jeremias 3:22a contém este apelo do Eterno ao homem: “Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões”. Poderíamos mencionar muitos mais chamamentos de YHWH que o homem não quer escutar. Esses ensinamentos antigos, são as veredas perfeitas e santas que nos foram transmitidas por YHWH através de Moisés e de todos os seus profetas: Salmos 78:1-10 – “Escutai a minha Lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores de YHWH, assim como a sua força e as maravilhas que fez.

Page 8: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 8

Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacob, e pôs uma Lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus. Os filhos de Efraim [o Reino do Norte, que se prostituiu com outros deuses que não eram deuses e que foi espalhada entre as nações, pelos quatro cantos da Terra], armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja. Não guardaram a aliança de Deus2, e recusaram andar na sua Lei”. Infelizmente, esta Efraim/Israel ainda hoje se comporta de maneira a não querer escutar a Lei de YHWH e muito menos a viver por ela. O conselho de YHWH para o Seu povo, a Sua Israel santa, permanece até que O Messias venha de novo para então gravar esta mesma Lei eterna no coração de todos. Mesmo antes do Rei Eterno vir, todos aqueles que abraçaram o concerto com YHWH através do Seu Filho Yeshua têm já de ser a carta escrita do Cristo: 2.Coríntios 3:2-3 – “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta do Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração [...onde YHWH sempre pretendeu que a Sua Lei estivesse escrita desde o princípio, o que será feito no Reino Milenar do Rei Yeshua]”. Até que O Cristo venha para reinar eternamente, permanece o chamamento de Elohim: Provérbios 4:1-7 – “Ouvi, filhos, a instrução do pai [YHWH], e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha Lei. Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração [a tua mente] as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria [a Torá de YHWH] é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possues na aquisição de entendimento”. Sim, os tolos perdem-se por falta de entendimento – Provérbios 10:21, mas os que guardam os caminhos do Todo-Poderoso, a Sua Lei/Torá são sábios. Vamos agora analisar as passagens mais difíceis à luz das Sagradas Escrituras. O homem e particularmente o povo que O Altíssimo elegeu, tem persistentemente procurado os seus próprios caminhos e não o Caminho do Elohim Altíssimo, o que é loucura aos olhos do Todo-Poderoso.

2 A mesma “aliança eterna” de que fala o profeta em Isaías 24:5 – “Na verdade a terra está contaminada por

causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”.

Page 9: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 9

Os dirigentes religiosos têm muita responsabilidade em tudo isto, conforme já tivémos oportunidade de salientar, pois criaram para si próprios leis e preceitos que contrariam a Palavra de YHWH, a Sua Lei: Jeremias 8:5-9 – “Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi; não falam o que é recto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo de YHWH. Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a Lei de YHWH está connosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas. Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra de YHWH; que sabedoria, pois, têm eles?” Eis que o erro se vem mantendo e até agravando através dos séculos, sem que os homens se arrependam, tendo as suas doutrinas deturpadas chegado até aos nossos dias sob a capa de uma verdade misturada com o erro, precisamente a mais enganadora. A este respeito já apontámos alguns dos chamados “pais da igreja” que estão na origem de muitas falsas interpretações e adulterações/heresias da Palavra de YHWH – e.g. Marcion, que viveu no que é hoje o território da Turquia e que rejeitou as Escrituras hebraicas e O Elohim do Antigo Testamento, desviando-se dos Seus julgamentos e da Sua Lei (entenda-se também como a “porta estreita” de que nos fala Yeshua) ou tudo o que lhe cheirasse a “corrupções judaicas”, pois ele defendeu que a Lei se opunha à graça, ideia que vingou até hoje e se mantém em muitos segmentos do “cristianismo”. Sabendo que as suas palavras poderiam ser torcidas por muitos, Paulo esforçou-se nas suas cartas por demonstrar que a Lei de YHWH/Moisés permanecia como fonte de verdade eterna e de modelo de vida em justiça para todo o que crê. Mateus 5:17-19 – repetimos estas palavras do Messias por serem tão claras e esclarecedoras: “Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas: não vim ab-rogar [revogar; fazer cessar; anular], mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Nada podemos acrescentar ou retirar a estas palavras. Será que Paulo contraditou ou anulou as palavras Daquele que ele dizia servir e amar, Adonai Yeshua? De maneira nenhuma! Yeshua deixou-nos aqui um aviso muito sério aos que dizem que a Sua Lei deixou de estar em vigor para a Israel de YHWH, que somos todos os que abraçaram o Concerto com O Pai através do Filho. Lembremos ainda as palavras Dele em Mateus 13:41. Há que compreender que os conceitos “graça de Deus” e “fé” não são exclusivos do chamado Novo Testamento. Eles sempre existiram e estiveram presentes na vida dos que serviam ao Altíssimo Elohim. Vejamos alguns exemplos muito claros e sua ligação entre os ensinamentos do Antigo Testamento e do Concerto Renovado em Cristo (o N.T.):

Page 10: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 10

“graça” – os homens do Antigo Concerto viviam tanto debaixo da graça quanto os de hoje: Génesis 6:8; Êxodo 33:12, 17; Juízes 6:17; Jeremias 31:2;

“fé” – o pai da fé foi Abraão; também os que viveram antes do Cristo foram justificados pela fé: Génesis 15:6; Romanos 4:1-4; Gálatas 3:6; Hebreus 10:38-11:40; Habacuque 2:4; Romanos 1:17; Gálatas 3:11.

Como já explicámos, é verdade que algumas disposições da Lei foram interrompidas após o sacrifício do Verdadeiro Cordeiro há cerca de 2.000 anos; nomeadamente as manifestações de carácter sacrificial, incluindo as ordenanças de natureza ritual associadas aos sacrifícios de animais e ofertas de manjares que eram feitas através da ordem de sacerdotes levitas no Templo. Estes actos desapareceram com a destruição do Templo no ano 70 d.C.. Não só pela falta do Templo mas, igualmente, porque um melhor Concerto nos foi oferecido através do Sumo-Sacerdote que veio até nós pela Ordem de Melquisideque – Yeshua HaMashiach. Embora YHWH tenha estabelecido uma cidade (Jerusalém) e um local (o Templo que é uma semelhança terrena do verdadeiro Templo que está nos céus) onde o Seu povo O adorasse, o verdadeiro local de adoração onde Ele sempre pretendeu ser adorado foi no coração/na mente dos homens. É aí, desde o princípio, que O Eterno buscou ser adorado, precisamente porque é aí também que o homem deve escrever a Sua Lei e a Sua vontade e viver por ela. É no coração dos homens que a Sua Lei um dia virá finalmente a estar gravada, não mais em tábuas de pedra (Êxodo 24:12; Deuteronómio 10:4; 2.Coríntios 3:7-8; Hebreus 9:4) mas nas tábuas de carne do coração e das mentes dos homens (Êxodo 13:9; Deuteronómio 6:6-9; 11:18; Jeremias 31:33; Hebreus 8:10; 2.Coríntios 3:1-3), para que vivam. O coração do homem deveria ter sido, em todos os tempos, o tabernáculo do Altíssimo com os homens, se estes ouvissem a Sua voz, o Seu conselho/instrução e fossem obedientes. O Rei Yeshua na Sua vinda gloriosa restaurará todas as coisas, começando pelo coração dos homens: 1.Coríntios 3:16-17; 6:16, 19-20; Efésios 2:21-22; 3:17; Apocalipse 21:3. Através destas passagens somos ensinados que Ele habitará com o homem (o homem regenerado e convertido à Sua vontade) porque as Suas Leis estarão na mente e no coração dos homens. O chamado Novo Testamento confirma tudo o que o Antigo já vinha ensinando. Tal como O Elohim Altíssimo habitava e falava com Adão no Jardim do Éden antes deste desobedecer, assim será na eternidade. A partir da desobediência de Adão o homem ficou separado do seu Criador, da Sua companhia. Mas, antes da eternidade chegar, Ele reinará durante 1.000 anos para restaurar todas as coisas que o governo de Satanás e dos homens perverteu. Porém, já hoje, os convertidos devem viver no amor, na fé e na obediência à Lei de YHWH, porque a Sua Palavra nos diz que somos o Templo de Deus. Ora no Templo de Deus (que somos nós) não pode haver rebeldia porque senão continuaremos separados do Seu amor que está no Cristo Yeshua. Se a rebeldia permanecer em nós, não podemos receber a presença do Espírito Santo e, por isso mesmo, não pode a graça do Eterno ser derramada sobre nós. É aqui, neste templo de santidade que nós, os crentes, temos de adorar a YHWH, andando na Sua Lei/Torá, por fé, obediência e humildade e mantendo a fé no poder resgatador do sangue de Yeshua.

Page 11: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 11

É rendendo-Lhe contínuos sacrifícios espirituais, através da nossa entrega, da oração, de actos de justiça, de um coração contrito e de uma vida santificada nos Seus santos preceitos que os santos acham graça e recebem misericórdia Daquele que é Misericordioso: Salmos 51:16-17; João 4:21-24; Romanos 12:1; Hebreus 12:14; 13:15-16. Mateus 15:11 – “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”. Esta passagem tem sido usada por muitos para combater uma das partes integrantes da Lei de YHWH/Moisés, a que respeita aos alimentos puros que YHWH preparou para os fiéis e os que Ele aponta como impuros e que estão contidos em Levítico 11, e repetidas em Deuteronómio 14:3-20. Mas, na realidade, o que contamina o homem é a maldade que está no seu coração, e disso fala a boca do homem perverso. Ao lerem este trecho bíblico muitos crentes poderão ser levados a pensar que Yeshua declarou todo o tipo de comida como boa para os filhos de Deus. Tal não pode ser o caso, pois Yeshua disse-nos também que Ele não veio abolir a Lei e que dela não cairia nem um jota ou um til sem que tudo fosse cumprido (Mateus 5:17-18). Para além de que a perfeita Lei é eterna, santa, justa e boa, nada se lhe devendo acrescentar nem retirar, como sabemos. Em determinada ocasião Yeshua está a responder aos escribas e fariseus que acusavam os discípulos de comerem pão sem lavarem as mãos, desrespeitando a tradição dos anciãos (Mateus 15:2). O esclarecimento de Yeshua podemo-lo encontrar nos versículos 16 a 20: “Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem”. Estas palavras de Yeshua não invalidam a Lei em nada – os alimentos puros continuam a ser aqueles que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade – 1.Timóteo 4:3. O Eterno classifica e separa os alimentos puros dos impuros em Levítico 11. Sigamos estes ensinamentos. Estas disposições da Lei tinham tal importância para os apóstolos, que Pedro diz-nos, por palavras suas, após a visão de um grande vaso contendo animais imundos e da ordem que recebera para os matar e comer (que sabemos ser uma alegoria a que ele não considerasse imundos aqueles a quem, de entre os gentios, YHWH havia santificado), o seguinte: “De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda” – Actos 10:14; 11:5-16. Lembremos ainda as palavras de advertência do YHWH em Isaías 66:17 – “Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz YHWH. Se para O Eterno existem “alimentos” impuros, e que Ele considera abominação, mas que os gentios consomem como alimentos, também o eram para Pedro e também o devem ser para todos os fiéis à Sua Palavra, porque o nosso corpo deve ser o Templo do Espírito Santo.

Page 12: Título do Artigo - kol-shofar.org LEI-TORAH DE YHWH - PT. 12.pdf · preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34. E que dizer do que Yeshua nos aponta em Mateus 6:33?

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 12 12

Por isso mesmo, tudo devemos fazer para que o nosso corpo e espírito estejam limpos de tudo o que Deus abomina3. A análise das passagens a que este título se refere, será realizada a partir da Parte 13 deste estudo.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH

-.-.-.-.-.-.-.-

3 Esta matéria está estudada com maior detalhe e publicada no nosso site www.kol-shofar.org (A Voz da Trombeta), sob o título “A Lei de YHWH e a alimentação do crente”.