tipos uc com mecanismos de accionamento do motor, … · o óleo do transformador usado pode ser...

36
Comutadores de derivação em carga, tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, tipos BUE e BUL Guia de reparação 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

Upload: ngodan

Post on 27-Sep-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Comutadores de derivação em carga, tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, tipos BUE e BULGuia de reparação

1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

Page 2: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Este documento não pode ser copiado sem a nossa autorização escrita e o seu conteúdo não pode ser transmitido a terceiros nem ser utilizado para qualquer fim não

autorizado. As infracções serão penalizadas.

Page 3: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Práticas recomendadasA ABB recomenda que os factores apresentados em seguida sejam cuidadosamente con-siderados nos trabalhos de assistência e reparação a comutadores de derivação em carga.

Não repare um comutador de derivação em carga ou um mecanismo de accionamento do motor com uma avaria mecânica ou eléctrica grave sem primeiro consultar a ABB.

Antes de iniciar qualquer trabalho, certifique-se de que o pessoal que executa o trabalho leu e compreendeu completamente os documentos relativos à Reparação fornecidos com a unidade.

Para evitar danificar a unidade, nunca exceda os limites operativos indicados nos documen-tos da entrega e nas chapas sinaléticas.

Não altere ou modifique a unidade sem primeiro consultar a ABB.

Cumpra sempre os regulamentos locais e internacionais relativos às instalações eléctricas.

Utilize apenas peças de substituição e procedimentos autorizados pela fábrica.

AVISO, ATENÇÃO e NOTA

AVISO

Um AVISO fornece informações que se forem ignoradas podem causar ferimentos ou morte.

ATENÇÃO

ATENÇÃO fornece informações que se forem ignoradas podem causar danos no equipa-mento.

NOTA: Uma NOTA fornece informações adicionais para ajudar a efectuar o trabalho descrito.

Page 4: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Precauções de segurança

AVISO

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

Deverá ler-se e compreender-se completamente os documentos técnicos relevantes antes de se iniciar qualquer trabalho e os procedimentos constantes deste documen-to deverão ser sempre seguidos.

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga, regule o comutador LOCAL/REMOTE no mecanismo de accionamento do motor para a po-sição 0. É igualmente recomendado fechar a porta do mecanismo de accionamento do motor com um cadeado quando é efectuado trabalho no comutador de derivação em carga. A chave deverá ser guardada pelo operador. Esta medida é para evitar o arranque inesperado do mecanismo de accionamento do motor.

Antes de iniciar qualquer trabalho no interior do mecanismo de accionamento do motor, a alimentação auxiliar deve ser desligada. N.B. O motor, os contactores e o elemento de aquecimento podem ser alimentados por fontes separadas.

Esteja atento ao risco de escorregamento provocado por derrames de óleo, por ex-emplo, quando trabalhar na tampa do transformador.

ATENÇÃO

A ABB recomenda que as reparações sejam efectuadas unicamente por técnicos de as-sistência com os conhecimentos especializados adequados relativamente a comutadores de derivação em carga.

A ABB recomenda que sejam apenas técnicos de manutenção com formação dada pela ABB a efectuar a substituição de contactos.

Durante o serviço

AVISO

Os respiradouros (respiradouros de desidratação e respiradouros de um sentido) libertarão sempre pequenas quantidades de gases explosivos. Tome as devidas precauções para que nunca hajam chamas desprotegidas, superfícies quentes ou faíscas nas imediações dos respiradouros.

Se ocorrer uma avaria na alimentação de energia durante a operação, esta será ter-minada quando voltar a haver energia.

A manivela não pode ser inserida durante o funcionamento eléctrico.

Se o comutador de derivação em carga não estiver na posição exacta e a manivela for puxada para fora, o mecanismo de accionamento do motor arrancará, indo para a posição exacta se a alimentação estiver ligada.

ATENÇÃO

Após um disparo do relé de pressão, siga as instruções no capítulo “Relé de pressão” neste Guia.

Page 5: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Durante o manuseamento do óleo

AVISO

O óleo não usado dos transformadores é ligeiramente nocivo. Os fumos de óleo aquecido não utilizado podem irritar os órgãos respiratórios e a vista. Após contacto prolongado e repetido com o óleo do transformador, a pele fica muito seca. O óleo do comutador de derivação em carga usado proveniente das caixas dos comutadores e das caixas de interruptores-selectores contém substâncias nocivas. Os fumos são irritantes para os órgãos respiratórios e para a vista e inflamam-se facilmente. O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas de protecção es-tanques ao óleo sempre que manusear o óleo. Primeiros socorros: Contacto com a pele: Lave as mãos. Utilize creme de corpo para combater a secura da pele. Na vista: Lave os olhos com água limpa. Ingestão: Beba água ou leite. Evite vomitar. Contacte um médico. Recolha o óleo usado em bidões de óleo. Resíduos e limpeza: Devem ser absorvidos por um absorvedor. Trate-os como peri-gosos para o ambiente. Em caso de incêndio: O incêndio deve ser apagado utilizando pó, espuma ou ácido carbónico.

Quando óleo que foi usado numa caixa de comutador é bombeado para fora, os tu-bos e mangueiras condutores que estão ligados à terra devem ser utilizados para evi-tar o risco de explosão devido aos gases produzidos pelos arcos durante o serviço.

O óleo que se encontra na caixa do comutador pode estar quente. Tenha cuidado!

Existe sempre uma almofada de gases explosivos sobre a superfície do óleo. Esta é aspirada para o interior do depósito do comutador de derivação em carga durante a drenagem do óleo. Não deverá haver chamas desprotegidas, superfícies quentes ou faíscas quando se abre a cobertura superior.

ATENÇÃO

Não encha o comutador de derivação em carga com óleo se o depósito do transformador se encontrar sob vácuo e o comutador de derivação em carga não.

Não deite óleo no depósito do transformador se o comutador de derivação em carga estiver sob vácuo e o depósito do transformador não.

Deixe uma almofada de gás em cima do óleo na caixa do comutador.

Tome precauções para evitar a ingestão de ar húmido quando o óleo é drenado. Se o ar ambiente estiver húmido, o ar de entrada deverá passar através de um respiradouro desidratante com fluxo de ar lento para obter a desidratação adequada.

NOTA: Verifique o nível do óleo um mês depois de atestar. É normal o nível do óleo do conservador do óleo descer devido à absorção de gás no óleo pela almofada de gás na caixa do comutador, se o comutador de derivação em carga não estiver a funcio-nar. Reponha a almofada de gás e o nível do óleo de acordo com a secção 3.3.

Page 6: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Montagem de juntas de vedação

ATENÇÃO

As superfícies vedantes e as juntas de vedação devem estar limpas e não apresentarem danos. Os pernos diametralmente opostos nas uniões vedantes devem ser apertados alternadamente várias vezes, começando por um binário de aperto reduzido e terminando com o binário de aperto recomendado, conforme descrito na secção 1.6 Binário de aperto, neste guia.

Depois de encher com óleo

ATENÇÃO

Não alimentar o transformador durante as três primeiras horas depois de atestar com óleo à pressão atmosférica. Este período de espera é necessário para as bolhas de ar desapare-cerem.

Page 7: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

Índice1. Introdução ________________________________________________________9

1.1 Geral _________________________________________________________91.2 Categorias de reparação _________________________________________91.3 Número de série ________________________________________________111.4 Lista de peças sobressalentes ____________________________________111.5 Guia de manutenção ____________________________________________121.6 Binário de aperto _______________________________________________12

2. Resolução de problemas ____________________________________________132.1 Comutador de derivação em carga ________________________________132.2 Relé de pressão ________________________________________________142.3 Mecanismo de accionamento do motor ____________________________15

2.3.1 Sistema de controlo _________________________________________152.3.2 Sistema de alimentação eléctrica ______________________________172.3.3 Diversos ___________________________________________________17

3. Reparações e ajustes _______________________________________________223.1 Substituição da caixa de engrenagens no comutador de derivação em carga ou substituição de O-rings para a caixa de engrenagens ____________22

3.1.1 Geral _____________________________________________________223.1.2 Ferramentas necessárias ____________________________________223.1.3 Material e peças sobressalentes necessários ____________________223.1.4 Procedimento ______________________________________________23

3.2 Substituição do comutador junta de vedação da caixa _______________273.2.1 Geral _____________________________________________________273.2.2 Ferramentas necessárias ____________________________________273.2.3 Material e peças sobressalentes necessários ____________________273.2.4 Procedimento ______________________________________________27

3.3 Reposição da almofada de gás ___________________________________283.3.1 Geral _____________________________________________________283.3.2 Equipamento necessário _____________________________________283.3.3 Procedimento ______________________________________________28

3.4 Substituição ou adição de um interruptor multi-posições (apenas BUL) _303.4.1 Geral _____________________________________________________303.4.2 Ferramentas necessárias ____________________________________303.4.3 Procedimento ______________________________________________30

3.5 Inspecção do comutador após um disparo do relé de pressão _________323.5.1 Ferramentas e material necessários ____________________________323.5.2 Procedimento ______________________________________________32

3.6 Testes do relé de pressão ________________________________________333.7 Substituição do relé de pressão ___________________________________34

3.7.1 Geral _____________________________________________________343.7.2 Ferramentas necessárias ____________________________________343.7.3 Peças sobressalentes necessárias ____________________________343.7.4 Procedimento ______________________________________________34

Page 8: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas
Page 9: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

9 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

1. Introdução

1. Introdução

1.1 GeralA gama UC dos comutadores de derivação em carga fabricados pela ABB foi desenvolvida ao longo de vários anos para proporcionar o máximo de fiabilidade. A construção simples e robusta confere-lhe uma vida útil igual à vida útil do transformador. Os requisitos de manutenção são mínimos para um funcionamento sem problemas. As únicas peças que requerem manutenção são os contactos que podem precisar de ser substituídos durante a vida útil, o óleo de isolamento e o mecanismo de accionamento do motor.

A sua construção permite um excelente acesso a todas as peças, tornando a inspecção e a manutenção rápidas e simples.

Os comutadores de derivação em carga, tipo UC, estão alojados no depósito do transfor-mador. Os mecanismos de accionamento do motor, tipos BUE ou BUL, estão acoplados ao depósito do transformador e ligados ao comutador de derivação em carga por meio de veios de transmissão e de uma engrenagem cónica, ver Figs. 1 e 2.

1.2 Categorias de reparaçãoAs reparações nos comutadores de derivação em carga da gama UC dividem-se em duas categorias:

■ Reparações. As reparações destinam-se a substituir peças gastas ou que atingiram o limite da sua vida útil.

■ Modificações. As modificações só são emitidas pela ABB a fim de melhorar o já muito elevado padrão de fiabilidade e de ajudar a prolongar a vida útil do equipamento.

As modificações recaem em duas áreas:

- Imediatas, quando a modificação deve ser concluída na primeira oportunidade possível.

- De rotina, quando a modificação deve ser concluída durante um intervalo de revisão de rotina.

Page 10: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

10 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

1. Introdução

Válvula inferior para processo de secagem

Relé de pressão

Secção superior

Anel de protecção 1)

Comutador

Contactos de ligação

Secção inferior

Válvula de óleoTampa

Disco de transmissão para comutador

Cilindro isolante

Tubo de drenagem

Pinos-guia

Terminal de corrente

Resistências de transição

Contactos fixos e móveis

Engrenagem intermédia

Veio de isolamento

Engrenagem cónica

Indicador de posição

Fig. 1. Disposição geral de comutador de derivação em carga do tipo UC.

Terminal de ligação à terra

N.º de série

Caixa do comutador

N.º de série

Conexão flangeada para relé operado a gás

Anel de protecção 2)

Anel de protecção 1)

1) Apenas em tensão simples suportada ao choque de

650 kV e 1050 kV

2) Não existe no UCG de tipo curto

Selector de derivações

Contactos fixos de selecção fina

Contactos móveis de selecção fina

Pré-selector

Engrenagem Geneva

Colector

Page 11: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

11 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

FM_00006FM_00200

1. Introdução

1.3 Número de sérieAntes de consultar a ABB para aconselhamento técnico para ajudar nas reparações ou para encomendar peças sobressalentes para concluir as reparações, é preciso conhecer o número de série do comutador de derivação em carga. O número de série encontra-se nos seguintes locais:

■ Chapa sinalética no mecanismo de accionamento do motor (Fig. 2)

■ Caixa do comutador (Fig. 1)

■ Comutador (Fig. 1)

■ Selector de derivações (Fig. 1)

Se não conseguir obter o número de série do comutador de derivação em carga, deve utilizar-se o número de série do transformador (apenas se o transformador for fabricado pela ABB em Ludvika, na Suécia).

NOTA: É preciso sempre referir um destes números de série em toda a correspondên-cia e mensagens por fax e durante qualquer conversa telefónica com a ABB. A não utilização do número de série pode dar origem a atrasos.

1.4 Lista de peças sobressalentesO Guia de Reparações não contém informações sobre peças sobressalentes e sobre a forma de as encomendar. Para obter informações sobre peças sobressalentes, consulte 1ZSE 5492-133 Lista de peças sobressalentes para a gama UC de comutadores de deriva-ção em carga com mecanismos de accionamento do motor dos tipos BUE e BUL.

A lista de peças sobressalentes contém também várias vistas em destaque que podem ser muito úteis quando se efectuam reparações.

Fig. 2. Chapa sinalética

N.º de série

BUL BUE

Page 12: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

12 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

1.5 Guia de manutençãoA inspecção e a reparação de fundo da gama UC de comutadores de derivação em carga são feitas de acordo com as instruções incluídas no Guia de manutenção adequado. Vai precisar do Guia de manutenção uma vez que este é referido várias vezes.

1.6 Binário de apertoRecomendam-se os seguintes binários de aperto:

para uniões aparafusadas metálicas: M6, 10 Nm ±10 %

M8, 24,5 Nm ±10 %

M10, 49 Nm ±10 %

M12, 84 Nm ±10 %

para uniões aparafusadas não metálicas: M10, 9 Nm ±10 %

M12, 13 Nm ±10 %

M16, 22 Nm ±10 %

se não estiver indicado em contrário neste guia.

1. Introdução

Page 13: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

13 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

2. Resolução de problemas

2. Resolução de problemasEste capítulo contém, sobretudo, informações utilizadas para localizar uma avaria. As instruções para a correcção da avaria, a substituição de peças, etc., encontram-se no capí-tulo 3 Reparações e ajustes.

2.1 Comutador de derivação em carga

Disparo do relé de pressão Procedimento de detecção de avariasAlarme de nível de óleo alto. Uma subida do nível do óleo no conservador do óleo

do comutador de derivação em carga pode indicar uma fuga entre a caixa do comutador e o depósito do trans-formador.

Certifique-se de que a causa do alarme não é o enchi-mento excessivo aquando da primeira colocação em funcionamento ou da reparação. Tal pode ser verificado ajustando o nível do óleo de acordo com a documenta-ção do transformador e verificando-o novamente algum tempo mais tarde.

Nível do óleo baixo no conser-vador do óleo.

1. Verifique se há fugas.

2. Se não encontrar nenhuma fuga, a almofada de gás está dissolvida no óleo e deve ser reposta. Siga as instruções na secção 3.3 deste guia.

Disparo do relé de pressão Ver a secção “Relé de pressão” neste guia.

Page 14: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

14 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

TC_00264

2. Resolução de problemas

2.2 Relé de pressão

AVISO

Colocar o transformador em serviço depois do disparo de um relé de pressão sem efectuar uma investigação cuidadosa do comutador, nomeadamente, tirá-lo para fora da caixa e reparar as avarias, se existirem, pode causar danos graves no comutador de derivação em carga e no transformador.

Condição emissora de erro Procedimento de detecção de avarias

O relé de pressão disparou du-rante o funcionamento normal.

1. Inspeccione o comutador de acordo com a secção 3.5 “Inspecção do comutador após um disparo do relé de pressão” neste guia. Prossiga com os passos 2 e 3 se não for encontrada nenhuma avaria.

2. Efectue testes no relé de pressão de acordo com a secção 3.7 “Testes do relé de pressão” neste guia.

3. O comutador de derivação em carga está agora pronto a funcionar.

Fig. 3. Relé de pressão

Placa informativa

Pega da válvula

Derivação de teste (R 1/8”)

Porca de ligação

Page 15: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

15 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

2. Resolução de problemas

2.3 Mecanismo de accionamento do motor

2.3.1 Sistema de controlo

Condição emissora de erro Procedimento de detecção de avarias

A operação LOCAL ou RE-MOTA não é possível.

1. A operação LOCAL não é possível quando o interrup-tor-selector de controlo está na posição REMOTE (à distância) ou 0, e a operação à distância (REMOTE) não é possível na posição LOCAL ou 0.

2. Verifique a alimentação de energia ao controlo e ao motor.

3. Verifique se o interruptor de protecção do motor foi solto.

4. Verifique se foi premido o botão de paragem de emergência. Solte rodando no sentido dos ponteiros do relógio e reinicialize o interruptor de protecção do motor.

5. Verifique se a protecção de passagem foi solta. Reini-cialize regulando o interruptor LOCAL/REMOTE para 0 e depois de novo para a posição anterior; depois disso, reinicialize o interruptor de protecção do motor.

6. Se o accionamento do motor tiver sido accionado manualmente por manivela para a paragem final mecânica, volte a colocar na posição final.

O comutador de derivação em carga executa mais passos do que os que foram ordenados ou opera em direcção à para-gem final.

1. Verifique se o contacto de manutenção se solta após a operação.

AVISO

Tensão perigosa!

2. Verifique se os contactos de levantar e baixar funcio-nam correctamente (ver o diagrama de circuitos, Fig. 4 e Fig. 6, e o diagrama de temporização dos contac-tos, Fig. 5 e Fig. 7 respectivamente).

BUE:

3. Verifique se o disco de travão pára na posição central com uma tolerância de ±25 graus. Para informações sobre como ajustar o travão, consulte o Guia de manutenção.

4. Verifique se o contacto de arranque funciona cor-rectamente (ver o diagrama de circuitos e o diagrama de temporização dos contactos).

BUL:

3. Verifique se o rolo no braço do travão pára no meio da ranhura no prato excêntrico.

Para informações sobre como ajustar o travão, con-sulte o Guia de manutenção.

Page 16: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

16 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

Condição emissora de erro Procedimento de detecção de avarias

O indicador de posição remoto indica uma posição errada ou não há sinal.

1. Se houver uma amplificador de medição:

Regule o sinal de saída do amplificador de medição com os dois parafusos de regulação. Se a avaria não desaparecer, faça o seguinte:

AVISO

Tensão de alimentação perigosa!

Meça o sinal de saída do amplificador de medições em todas as posições. O sinal deverá subir de forma linear até à posição mais alta.

Se não houver sinal, verifique a alimentação ao ampli-ficador de medição e ao transmissor de posição.

Verifique se o sinal chega ao indicador de posição.

2. Meça a resistência nos terminais do transmissor de posição em todas as posições depois das operações de levantar e baixar.

AVISO

Antes de iniciar qualquer trabalho no interior do me-canismo de accionamento do motor, a alimentação auxiliar deve ser desligada. N.B. O motor, os contactores e o elemento de aquec-imento podem ser alimentados por fontes separadas.

BUE:

3. Verifique se a chapa de contacto e o braço no inter-ruptor multi-posições não têm pó nem ferrugem. Verifique o funcionamento do contacto com o braço de contacto móvel em todas as posições.

Verifique a resistência dos contactos móveis no inter-ruptor multi-posições.

Para informações sobre como ajustar a resistência, consulte o Guia de manutenção.

BUL:

3. Se as resistências estiverem erradas, substitua o transmissor de posição. Consulte a secção 3.4 deste guia.

2. Resolução de problemas

Page 17: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

17 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

2.3.2 Sistema de alimentação eléctrica

Condição emissora de erro Procedimento de detecção de avarias

O motor trifásico funciona para trás e para a frente sem que o comutador de derivação em carga mude de posição.

Inverta duas das fases da alimentação de entrada.

AVISO

Tensão perigosa!

2.3.3 Diversos

Condição emissora de erro Procedimento de detecção de avarias

Corrosão e/ou condensação no compartimento do me-canismo de accionamento do motor.

1. Verifique o funcionamento do aquecedor. Consulte “Aquecedor” no Guia de manutenção.

2. Verifique se os ventiladores de ar não ficaram blo-queados.

Água no compartimento do mecanismo de accionamento do motor.

1. Ajuste as dobradiças na porta do compartimento.

2. Substitua a junta de vedação no compartimento.

2. Resolução de problemas

Page 18: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

18 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

fm_00236

2. Resolução de problemas

1)

O c

onta

cto

de c

ontin

uaçã

o só

é in

cluí

do q

uand

o o

com

utad

or d

e de

rivaç

ão e

m c

arga

tem

pos

içõe

s de

pas

sage

m.

Fe

chad

o qu

ando

o c

omut

ador

de

deriv

ação

em

car

ga e

stá

em p

osiç

ões

de p

assa

gem

.

Fig. 4. Diagrama de circuitos padrão BUE

Para informações mais precisas, utilize o diagrama de circuitos fornecido com o comutador de derivação em carga.

Page 19: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

19 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

fm_00237

2 Resolução de problemas

Fig. 5. Diagrama de temporização dos contactos BUE

Page 20: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

20 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

fm_00238

2. Resolução de problemas

1)

O c

onta

cto

de c

ontin

uaçã

o só

é in

cluí

do q

uand

o o

com

utad

or d

e de

rivaç

ão e

m c

arga

tem

pos

içõe

s de

pas

sage

m.

Fe

chad

o qu

ando

o c

omut

ador

de

deriv

ação

em

car

ga e

stá

em p

osiç

ões

de p

assa

gem

.

Fig. 6. Diagrama de circuitos padrão BUL

Para informações mais precisas, utilize o diagrama de circuitos fornecido com o comutador de derivação em carga.

Page 21: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

21 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

fm_00239

Fig. 7. Diagrama de temporização dos contactos BUL

2. Resolução de problemas

Page 22: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

22 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

3. Reparações e ajustes

3.1 Substituição da caixa de engrenagens no comutador de derivação em carga ou substituição de O-rings para a caixa de engrenagens

3.1.1 GeralEsta instrução orienta-o sobre como substituir a caixa de engrenagens na secção superior dos comutadores de derivação em carga UCG, UCL e UCC, UCD.Se a junta de vedação apenas precisar de ser substituída, siga as partes apropriadas das instruções.

AVISO

A caixa de engrenagens contém engrenagens móveis. Tenha cuidado!

ATENÇÃO

Ao efectuar esta reparação, é importante que nem o comutador de derivação em carga nem o mecanismo de accionamento do motor seja accionado com os veios desligados.

3.1.2 Ferramentas necessárias ■ Jogo normal de ferramentas manuais

■ Chave de caixa com extensão para parafuso Allen de 8 mm

■ Paquímetro

■ Membro graduado

3.1.3 Material e peças sobressalentes necessários ■ Caixa de engrenagens

■ O-ring (84,1 x 5,7), para UCL O-ring (92,5 x 5,7) para UCG, UCC, UCD

■ Loctite 601 (UCL)

■ Massa lubrificante de baixa temperatura (massa lubrificante para rolamento de esferas) GULF-718EP, Mobil-Grease 28, SHELL-Aero Shell Grease 22 ou semelhante

■ Dispositivo de bloqueio para o accionamento do motor (fornecido com a unidade)

Page 23: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

23 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

TC_00151

TC_00257

TC_00156

3. Reparações e ajuste

3.1.4 Procedimento

AVISO

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

O óleo na caixa do comutador pode estar quente. Tenha cuidado!

Braçadeiras, anilhas e parafusos

Fig. 8c.

Comutador de derivações visto de cima

Indicador de posição

Pernos e anilhas de aperto

Ponto vermelho

Posição exacta

Tolerâncias

Indicador de posição

Fig. 8b. Caixa de en-grenagens, UCG, UCC, UCD

Fig. 8a. Caixa de engrenagens, UCL

Indicador de posição

Dispositivo de bloqueio

Page 24: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

24 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

AVISO

Esteja atento ao risco de escorregamento provocado por derrames de óleo, por ex-emplo, quando trabalhar na tampa do transformador.

1. Diminua o nível do óleo do transformador para imediatamente abaixo da tampa. Para informações sobre a drenagem de óleo, consulte a documentação do transformador.

2. Opere electricamente o comutador de derivação em carga um passo e deixe-o parar na posição de serviço. Tome nota da posição de serviço do comutador de derivação em carga.

3. Opere o accionamento do motor à mão com a manivela os poucos graus necessários para o posicionar na posição exacta, conforme indicado na secção “travão de disco” no guia de manutenção apropriado.

4. Trave o mecanismo de accionamento do motor com o dispositivo de bloqueio forne-cido com a unidade.

5. Retire a tampa da caixa de engrenagens a ser substituída. Se o comutador de deriva-ção em carga for constituído por mais do que uma unidade accionadas pelo mesmo accionamento do motor, retire as tampas de todas as caixas de engrenagens.

ATENÇÃO

As caixas de engrenagens, e o transformador quando a caixa de engrenagens é retirada, têm que ser protegidos da água. Se houver o mais pequeno risco de chuva ou neve, é necessário arranjar qualquer tipo de protecção.

6. Verifique se todas as unidades estão nas respectivas posições exactas de acordo com a Fig. 8. A abertura na roda dentada de latão deve ficar virada, exactamente, para o ponto vermelho no alojamento da caixa de engrenagens em todas as unidades. O des-vio máximo permitido é mostrado na Fig. 8

Verifique também se todas as unidades estão na mesma posição de serviço que o ac-cionamento do motor.

Se alguma coisa estiver fora dos limites, consulte a ABB para aconselhamento.

ATENÇÃO

Pôr em serviço um comutador de derivação em carga que não está alinhado e/ou fora de posição implica um grande risco de danificar tanto o comutador de derivação em carga como o transformador.

É muito importante seguir, em pormenor, as instruções que se seguem para garantir que o comutador de derivação em carga fica devidamente alinhado após a reparação.

Se se pretender substituir as caixas de engrenagens em mais do que uma unidade, substitua uma de cada vez conforme descrito abaixo. Comece pela que está mais próxima do accionamento do motor.

7. Desaperte as braçadeiras de mangueira nos tubos de protecção no veio ou veios a serem retirados. Junte os tubos para aceder aos acoplamentos.

ATENÇÃO

Note em que direcção a caixa de engrenagens está montada para assegurar uma monta-gem correcta da nova.

8. Para UCL: Desaperte os quatro parafusos (M10, cabeça cilíndrica com caixa hexagonal 8 mm) segurando na caixa de engrenagens, ver Fig. 8. Estes parafusos estão vedados com líquido vedante e precisam dum binário de desaperto consideravelmente grande.

Para UCG, UCC, UCD: Desaperte os quatro parafusos M10 das quatro braçadeiras que seguram a caixa de engrenagens.

Page 25: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

25 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

9. Se houver dois veios, desaperte os parafusos de um dos acoplamentos de latão no veio mais próximo do accionamento do motor. Levante e retire a caixa de engrenagens e tenha cuidado com o veio ou veios quando estes se soltam da caixa de engrena-gens. Se houver dois veios, anote a que lado pertence cada um.

ATENÇÃO

Certifique-se de que não caem peças soltas dentro do transformador, através da abertura para a caixa de engrenagens.

Nenhum veio de transmissão do comutador de derivação em carga pode ser rodado.

10. Retire a tampa da caixa de engrenagens nova..

11. Ajuste a caixa de engrenagens nova à mesma posição do accionamento do motor e à sua posição exacta, rodando os veios.

12. Os veios da caixa de engrenagens têm acoplamentos esféricos com pinos de trans-missão que encaixam nas ranhuras dos acoplamentos nas extremidades dos veios. Vire o pino de transmissão do acoplamento vertical de forma a que as faces planas fiquem na vertical, paralelas ao veio no depósito do transformador.

13. Monte um O-ring novo na flange para a caixa de engrenagens.

14. Verifique a posição da ranhura no acoplamento do veio no depósito do transformador, visível no orifício na flange para a caixa de engrenagens. O pino de transmissão do acoplamento esférico deve ser posicionado como a ranhura.

15. Baixe a caixa de engrenagens sobre a flange, direccionada como a antiga. O pino de transmissão deve entrar na ranhura no veio de isolamento.

ATENÇÃO

A caixa de engrenagens não pode ser forçada para baixo! Se o acoplamento não engatar, levante a caixa de engrenagens e ajuste a regulação do pino de transmissão.

16. Para UCL: Monte os quatro parafusos (vede os parafusos com líquido vedante) e as anilhas vedantes.

Para UCG, UCC, UCD: Monte as quatro braçadeiras com parafusos e anilhas.

17. Se houver dois veios horizontais na caixa de engrenagens, comece pelo que estiver mais próximo do accionamento do motor. Ligue a extremidade do veio ao acoplamento fixo de latão para aproximar a caixa de engrenagens o mais possível do accionamento do motor. Coloque os tubos de protecção e as braçadeiras de mangueira.

18. Encaixe o acoplamento solto na caixa de engrenagens substituída. Aperte primeiro os dois parafusos mais próximos da caixa de engrenagens, deixando uma folga axial de 2 mm. Aperte os outros parafusos.

Verifique se o indicador de posição na caixa de engrenagens está na sua posição exac-ta, ver Fig. 8. Se não estiver, desaperte os dois parafusos no acoplamento com vários orifícios na caixa de engrenagens e procure a posição dos parafusos que posiciona a abertura na roda dentada de latão o mais próxima do ponto vermelho no alojamento da caixa de engrenagens. O desvio do alinhamento exacto B>não pode ser superior ao indicado na Fig. 8! Aperte os parafusos.

19. Aplique massa lubrificante nos acoplamentos. Encaixe os tubos de protecção nas caixas de engrenagens, rodando as ranhuras para baixo. Monte e aperte as braçadei-ras de mangueira.

Para um comutador de derivação em carga de apenas uma unidade ou quando é substituída a caixa de engrenagens da última unidade, prossiga com o ponto 23.

Se o comutador de derivação em carga for constituído por mais do que uma uni-dade e a caixa de engrenagens da unidade a seguir à que tem a caixa de engre-nagens substituída tiver que ser substituída, comece a fazê-lo recomeçando do ponto 7. Se não, prossiga com o ponto 20.

3. Reparações e ajuste

Page 26: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

26 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

20. Se a caixa de engrenagens substituída tiver dois veios horizontais, monte o segundo veio da seguinte maneira:

Desaperte os parafusos que seguram um dos acoplamentos de latão no veio. Ligue a extremidade do veio com o acoplamento fixo de latão à caixa de engrenagens a que estava ligado antes da desmontagem. Coloque os tubos de protecção e as braçadei-ras de mangueira. Encaixe o acoplamento solto na caixa de engrenagens substituída. Aperte primeiro os dois parafusos mais próximos da caixa de engrenagens, deixando uma folga axial de 2 mm. Aperte os outros parafusos.

21. Verifique se o indicador de posição na segunda caixa de engrenagens está na sua posição exacta, ver Fig. 8. Se não estiver, desaperte os dois parafusos no acoplamento com vários orifícios na segunda caixa de engrenagens e procure a posição dos para-fusos que posicionam a abertura na roda dentada de latão o mais próxima do ponto vermelho no alojamento da caixa de engrenagens. O desvio do alinhamento exacto não pode ser superior ao indicado na Fig. 8! Verifique também e, se for necessário, ajuste o acoplamento com vários orifícios na caixa de engrenagens da terceira unidade, se existir.

22. Aplique massa lubrificante nos acoplamentos. Encaixe os tubos de protecção nas caixas de engrenagens, rodando as ranhuras para baixo. Monte e aperte as braçadei-ras de mangueira.

23. Verifique se todas as caixas de engrenagens estão lubrificadas com massa. Se não, aplique massa lubrificante nas engrenagens.

24. Faça uma inspecção final, verificando se todas as caixas de engrenagens estão nas respectivas posições exactas com a tolerância indicada na Fig. 8 e que todos as uni-dades de comutador de derivação em carga estão na mesma posição de serviço que o accionamento do motor.

25. Monte as juntas de vedação e as tampas da caixas de engrenagens. No UCL há uma ranhura na tampa para uma engrenagem. Certifique-se de que a tampa está virada de forma a que a ranhura se encontre por cima da engrenagem.

26. Volte a encher o transformador com óleo, de acordo com a documentação do transfor-mador.

27. Retire o dispositivo de bloqueio do accionamento do motor. Accione o comutador de derivação em carga umas quantas vezes em ambas as direcções para se certificar de que tudo está a funcionar correctamente. Volte a colocar o comutador de derivação em carga na posição referida no ponto 2.

28. Se tudo estiver a funcionar correctamente, o comutador de derivação em carga está pronto a receber alimentação eléctrica.

Page 27: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

27 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

3.2 Substituição do comutador junta de vedação da caixa

3.2.1 GeralEsta instrução orienta-o sobre como tratar de uma fuga de óleo. A instrução pode ser utili-zada para todos os comutadores de derivação em carga de tipo UC.

3.2.2 Ferramentas necessárias ■ Chave de caixa (19 mm)

3.2.3 Material e peças sobressalentes necessários ■ O-ring (8 mm), para UCG 428 x 8, e para UCL 540 x 8

O-ring, para UCD e UCC, 806 x 10

■ Massa lubrificante (como para rolamentos de esferas), (ver 3.1.3)

3.2.4 Procedimento

AVISO

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

Esteja atento ao risco de escorregamento provocado por derrames de óleo, por ex-emplo, quando trabalhar na tampa do transformador.

O óleo na caixa do comutador pode estar quente. Tenha cuidado!

Há sempre uma almofada de gases explosivos na parte de cima da caixa do comu-tador. Durante a abertura da caixa ou drenagem da válvula, não pode haver chamas desprotegidas, superfícies quentes ou faíscas. Depois da tampa ser retirada, deixe o gás ventilar aproximadamente 15 m antes de iniciar qualquer trabalho.

ATENÇÃO

Proteja o comutador de derivação em carga contra a água.

1. Volte a apertar as porcas que seguram a tampa.

Se a fuga de óleo persistir, o O-ring tem que ser substituído.

2. Feche a válvula para o conservador do óleo.

3. Retire a tampa. Se o nível do óleo estiver menos de 50 mm abaixo da tampa, deve executar-se o passo 6 antes de ligar a alimentação eléctrica.

4. Substitua o O-ring por um novo. Limpe a ranhura e a parte correspondente da tampa. O O-ring não deve ser colado.

5. Monte a tampa. Vire a tampa de forma a que o pino-guia na caixa fique virado para o orifício-guia na tampa. (A tampa tem que ser pressionada para baixo para se sobrepor à força de mola das molas que mantêm o comutador preso sob pressão ao lugar). Aperte as porcas alternadamente. Binário de aperto 42 Nm.

6. Reponha a almofada de gás, se necessário, de acordo com a secção 3.3 neste guia.

7. Abra a válvula para o conservador do óleo.

Page 28: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

28 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

3.3 Reposição da almofada de gás

3.3.1 GeralVerifique o nível do óleo no conservador de óleo um mês depois de atestar. Se o nível de óleo for mais baixo agora do que quando terminou o enchimento do óleo (corrigir para diferenças de temperatura!) e se não se registarem quaisquer fugas, a almofada de gás foi dissolvida no óleo e tem de ser reposta.

O procedimento abaixo é utilizado para comutadores de derivação em carga sem unidade de filtro de óleo para filtração de óleo contínua. No caso de o comutador de derivação em carga estar equipado com uma unidade de filtro de óleo para filtração de óleo contínua da ABB, e se estiver instalada de acordo com as nossas recomendações, siga as instruções em ”Unidade de filtro de óleo para comutadores de derivação em carga, manual” para repo-sição da almofada de gás.

ATENÇÃO

A utilização do comutador de derivação em carga com uma almofada de gás demasiado pequena ou inexistente, pode fazer disparar o relé de pressão.

3.3.2 Equipamento necessário ■ Jogo normal de ferramentas manuais

■ Bomba com ligação à válvula do óleo

■ Desenho dimensional do comutador de derivação em carga para as dimensões da ligação da válvula do óleo

3.3.3 Procedimento

AVISO

O óleo na caixa do comutador pode estar quente. Tenha cuidado!

Há sempre uma almofada de gases explosivos na parte de cima da caixa do comu-tador. Durante a abertura da caixa ou drenagem da válvula, não pode haver chamas desprotegidas, superfícies quentes ou faíscas. Depois da tampa ser retirada, deixe o gás ventilar aproximadamente 15 m antes de iniciar qualquer trabalho.

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

1. Feche a válvula no tubo para o conservador.

2. Ligue a bomba do óleo à válvula de óleo. (Para mais informações sobre dimensões de ligações, consulte o desenho das dimensões para o comutador de derivação em carga).

3. Abra a válvula de óleo e a válvula de libertação de ar, ver Fig. 9.

4. Ponha a bomba do óleo a funcionar e drene o óleo, de acordo com o descrito abaixo, para dentro dum recipiente limpo e seco.

UCC/UCD: 45 l

UCL: 25 l

UCG: 15 l

5. Feche a válvula de libertação do ar.

6. Feche a válvula do óleo e desligue a bomba.

7. Ligue o lado de saída da bomba à válvula de óleo.

Page 29: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

29 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

TC_00171

8. Abra a válvula de óleo.

9. Abra a válvula no tubo para o conservador!10. Volte a bombear o óleo drenado para dentro da caixa do comutador.

11. Feche a válvula do óleo e desligue a bomba.

12. O nível no conservador de óleo e almofada de gás estão agora repostos.

ATENÇÃO

Evite efectuar a reposição em tempo húmido uma vez que entrará humidade para dentro da caixa do comutador. Se a reposição tiver de ser feita neste tempo, o ar de entrada tem de ser desidratado e o óleo drenado deve ser protegido da água.

3. Reparações e ajuste

Abrir

Válvula de libertação do ar

Fig. 9.

Page 30: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

30 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajuste

3.4 Substituição ou adição de um interruptor multi-posições (apenas BUL)

3.4.1 GeralÉ possível adicionar um interruptor multi-posições, conforme descrito abaixo, quando tem 1, 2 ou 4 interruptores multi-posições. Noutros casos, o veio também tem que ser trocado, pelo que deve contactar a ABB para mais instruções.

3.4.2 Ferramentas necessárias ■ Chave pequena (10 mm)

3.4.3 Procedimento

AVISO

Antes de iniciar qualquer trabalho no interior do mecanismo de accionamento do motor, a alimentação auxiliar deve ser desligada. N.B. O motor, os contactores e o elemento de aquecimento podem ser alimentados por fontes separadas.

1. Desmonte a placa inferior, ver Fig. 10 na página a seguir.

Para a substituição, retire também os parafusos distanciadores e os interruptores multi-posições necessários e os respectivos condutores.

2. Para a adição, troque os parafusos distanciadores inferiores por novos, de 20 e 10 ou 35 mm de comprimento.

3. Vire o braço de contacto do interruptor multi-posições novo para a mesma posição dos já existentes. Coloque a cobertura transparente no interruptor multi-posições e empurre-o todo sobre o veio. O botão no cubo do interruptor multi-posições tem que entrar na ranhura existente no veio.

4. Volte a montar as anilhas e os parafusos distanciadores. Pressione o veio para cima e certifique-se de que as saliências nos acoplamentos entraram nas ranhuras no disco de aperto. Pressione o rolamento deslizante para baixo na placa inferior e monte a placa inferior. Verifique se não há qualquer folga axial no veio. Se for necessário, podem acrescentar-se ou retirar-se anilhas.

5. Tome nota da posição do comutador de derivação em carga. Accione o mecanismo de accionamento do motor em todas as posições tanto na direcção de elevar como de baixar e verifique com um besouro se todos os interruptores multi-posições funcionam correctamente.

6. Ligue os terminais.

7. Volte a ligar todas as alimentações de energia ao accionamento do motor.

8. Accione-o de novo, para a posição anotada no ponto 5.

Page 31: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

31 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajustes

Parafuso distanciadorC = 20 mm

Parafuso distanciadorC = 10 mm ou 35 mm

Interruptor multi-posições

Tampa transparente

Veio

Metade superior do acoplamento

Placa inferior

Rolamento deslizante

Disco de binário

Metade inferior do acoplamento

Braço de contacto

Fig. 10. Interruptor multi-posições para BUL.

Page 32: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

32 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3.5 Inspecção do comutador após um disparo do relé de pressãoO relé de pressão disparou durante o funcionamento normal.

3.5.1 Ferramentas e material necessários ■ Guia de manutenção para o comutador de derivação em carga em questão

■ Dispositivo de elevação conforme proposto no Guia de manutenção

■ Paquímetro

■ Trapos (que não deixem pêlo)

3.5.2 Procedimento

AVISO

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

Feche a válvula para o conservador do óleo. Retire a tampa da caixa do comutador. O nível do óleo deverá estar pelo menos 50 mm abaixo do rebordo superior da caixa. Se a caixa estiver completamente cheia de óleo ou próximo disso, a razão para o disparo do relé de pressão é, provavelmente, a almofada de gás pequena ou ausente.

Mesmo se a almofada de gás for pequena ou ausente, o comutador deve ser levantado e retirado da caixa e ser cuidadosamente inspeccionado para excluir todos os outros pos-síveis motivos para o disparo do relé de pressão. Siga o procedimento na secção “Levantar e limpar o comutador” no Guia de manutenção, quando for levantar o comutador.

Procure marcas de faíscas, peças soltas, etc. Meça as resistências de transição de acordo com a secção “Verificar as resistências de transição” no Guia de manutenção. Termine com um número par de accionamentos do comutador, de acordo com a secção “Verificar as posições de contacto” no Guia de manutenção. Certifique-se de que o comutador funciona rápida e distintamente e pára nas posições finais.

Se não for encontrada qualquer avaria, instale o comutador de acordo com a secção “Insta-lação do comutador” no Guia de manutenção.

ATENÇÃO

É muito importante que o comutador seja instalado correctamente. Uma instalação incor-recta pode pôr em perigo o comutador de derivação em carga e o transformador!

Se necessário, de acordo com o referido acima, reponha a almofada de gás de acordo com a secção 3.3 “Repor a almofada de gás” neste guia. Certifique-se de que a válvula para o conservador de óleo está aberta! Após um disparo do relé de pressão, recomenda-mos também que efectue o teste de isolamento e um teste de relação do transformador.

Se tanto o comutador de derivação em carga como o transformador estiverem a funcionar correctamente, prossiga com o passo seguinte.

3. Reparações e ajustes

Page 33: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

33 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3. Reparações e ajustes

3.6 Testes do relé de pressãoFerramentas necessárias:

■ Bomba de ar com manómetro (0-250 kPa) e ligação a rosca macho R 1/8”.

■ Chave de parafusos

■ Megger (500-2 000 V)

1. Teste ao isolamento

Retire a tampa da caixa do relé. Desligue todos os fios que entram provenientes dos termi-nais.

Ligue o terminal NO (identificado 61) no bloco do relé de pressão à terra. O terminal C (identi-ficado 62) deverá ser electrificado com o megger (500-2000 V durante um minuto).

Ligue a caixa do relé de pressão à terra. Ligue os quatro terminais em curto-circuito e ap-lique uma tensão de teste de 500 a 2000 V durante um minuto. Retire o curto-circuito dos terminais e volte a ligar os fios que entram..

Se o relé de pressão não suportar o esforço eléctrico, deverá ser substituído, ver secção 3.9 “Substituição do relé de pressão”.

2. Teste de funcionamento

Coloque a pega da válvula na posição de teste conforme indicado na placa informativa.

Ligue a bomba de ar e o manómetro à derivação de teste no relé de pressão. (Rosca R 1/8”).

Aumente a pressão até o relé de pressão disparar os disjuntores do transformador.

Leia a pressão no manómetro e compare com a pressão indicada na placa informativa. O desvio máx. permitido é de ± 10 %. Se o desvio for superior, o relé de pressão deverá ser substituído, ver secção 3.9 “Substituição do relé de pressão”.

Verifique se o sinal de alarme desaparece quando a pressão é libertada.

Depois de terminar a verificação, volte a colocar a pega da válvula na posição de serviço.

Volte à secção 2.2

Page 34: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

34 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

3.7 Substituição do relé de pressão

3.7.1 GeralSe o relé de pressão não passar no teste de isolamento e/ou no teste de funcionamento, tem que ser substituído.

ATENÇÃO

Não é permitido substituir apenas o microinterruptor dentro do relé de pressão.

3.7.2 Ferramentas necessárias ■ Chave de parafusos

■ Chave de bocas (30 mm)

3.7.3 Peças sobressalentes necessárias ■ Relé de pressão

■ O-ring (17,1 x 1,6 mm)

3.7.4 Procedimento

AVISO

Antes de efectuar qualquer trabalho no comutador de derivação em carga:Certifique-se de que o transformador está desligado e de que a ligação à terra foi feita correctamente. Obtenha um certificado assinado pelo técnico responsável.

Esteja atento ao risco de escorregamento provocado por derrames de óleo, por ex-emplo, quando trabalhar na tampa do transformador.

Substituição do relé de pressão

1. Coloque a pega da válvula de três vias na posição de teste (ver Fig. 11 e a placa infor-mativa no relé de pressão)

AVISO

Desligue todas as fontes de alimentação de corrente antes de efectuar qualquer tra-balho. Verifique se a alimentação eléctrica está desligada utilizando um voltímetro.

2. Desligue o cabo.

3. Desaperte o acoplamento rápido e retire o relé de pressão.

4. Instale um O-ring novo (17,1x1,6 mm)

5. Lubrifique as roscas da porca de ligação com massa.

6. Monte o relé de pressão novo. Binário de aperto aproximadamente 25 Nm.

7. Execute o procedimento de teste de acordo com a secção 3.6 “Testes do relé de pressão”.

8. Ligue o cabo. O vedante entre o bucim de cabos e a caixa do relé de pressão inclui um O-ring. Se o bucim tiver de ser trocado por outro tipo, a vedação contra a caixa deve ser assegurada por uma junta de vedação ou colando. Aperte com cuidado, binário máximo 5 Nm.

9. Volte a colocar a pega da válvula de três vias na posição de serviço.

3. Reparações e ajuste

Page 35: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

35 1ZSE 5492-129 pt, Rev. 6

TC_00264

3. Reparações e ajustes

Fig. 11. Relé de pressão

Placa informativa

Pega da válvula

Derivação de teste (R 1/8”)

Pega da válvulade três vias

Acoplamento rápido

Relé de pressão

Porca de ligação

Page 36: tipos UC com mecanismos de accionamento do motor, … · O óleo do transformador usado pode ser carcinogénico. Evite, tanto quanto possível, o contacto com o óleo e utilize luvas

ABB AB ComponentesSE-771 80 Ludvika, SuéciaTelefone: +46 240 78 20 00 Fax: +46 240 121 57 Email: [email protected] www.abb.com/electricalcomponents

Contacte-nos

© C

opyr

ight

201

1 A

BB

. To

dos

os

dire

itos

rese

rvad

os.

1Z

SE

549

2-12

9 p

t, R

ev.

6, 1

999-

11-3

0