tipos de crianças em homeopatia, novaes, dr

85
Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal 2 INTRODUÇÃO Um tipo constitucional comum nas crianças é Calcarea, mas às vezes Calcarea phosphorica ou Calcarea silicata são mais apropriadas para o caso individual. Isto leva-nos a uma consideração de Phosphorus e Silicea; é útil saber as características excepcionais destes remédios e daqueles que os seguem. Em associação com os tipos de Silicea considera-se também Sanicula e Aethusa. Um pouco longe do tipo exacto Calcarea é a possibilidade de Lycopodium, e seguido dele uma grande possibilidade de Causticum. Bastante à parte, é sempre sensato a considerar dar uma dose de Tuberculinum quando se tratam as crianças do primeiro grupo. No segundo grupo – Baryta carbonica, o remédio seguinte a considerar é o Borax – o mesmo tipo de criança com indicações similares. Isto leva-nos a Natrum muriaticum, que com a tendência aumenta a possibilidade de Sepia. Isto conduz-nos para os remédios de “depressão”, e um dos sais de ouro deve ser considerado, um ou outro, Aurum metallicum e Aurum muriaticum. Quando se lida com uma criança que tenha uma maneira de pensar lenta ou uma criança que se faça preguiçosa para pensar, temos sempre a possibilidade de que Carbo vegetabilis seja chamado para isso. O terceiro grupo – Graphites – leva-nos a considerar o Capsicum, e se lidarmos com uma condição de pele, então a possibilidade de Psorinum poderá ser chamada para ser considerada. Também, quando se lida com crianças, aonde haja indicações de pele definidas, Antimonium crudum deverá estar presente em pensamento, embora isto não é realmente como o quadro de Graphites, Petroleum deverá ser sempre relembrado como uma possibilidade.

Upload: aph-associacao-portuguesa-de-homeopatia-repositorio-2008-15

Post on 08-Apr-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 1/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

2

INTRODUÇÃO

Um tipo constitucional comum nas crianças é Calcarea, mas àsvezes Calcarea phosphorica ou Calcarea silicata são maisapropriadas para o caso individual. Isto leva-nos a uma consideraçãode Phosphorus e Silicea; é útil saber as características excepcionaisdestes remédios e daqueles que os seguem.

Em associação com os tipos de Silicea considera-se tambémSanicula e Aethusa. Um pouco longe do tipo exacto Calcarea é apossibilidade de Lycopodium, e seguido dele uma grandepossibilidade de Causticum.

Bastante à parte, é sempre sensato a considerar dar uma dose deTuberculinum quando se tratam as crianças do primeiro grupo.

No segundo grupo – Baryta carbonica, o remédio seguinte aconsiderar é o Borax – o mesmo tipo de criança com indicaçõessimilares. Isto leva-nos a Natrum muriaticum, que com a tendênciaaumenta a possibilidade de Sepia.

Isto conduz-nos para os remédios de “depressão”, e um dos saisde ouro deve ser considerado, um ou outro, Aurum metallicum e

Aurum muriaticum.Quando se lida com uma criança que tenha uma maneira de

pensar lenta ou uma criança que se faça preguiçosa para pensar, temossempre a possibilidade de que Carbo vegetabilis seja chamado paraisso.

O terceiro grupo – Graphites – leva-nos a considerar oCapsicum, e se lidarmos com uma condição de pele, então apossibilidade de Psorinum poderá ser chamada para ser considerada.

Também, quando se lida com crianças, aonde haja indicações de peledefinidas, Antimonium crudum deverá estar presente empensamento, embora isto não é realmente como o quadro deGraphites, Petroleum deverá ser sempre relembrado como umapossibilidade.

Page 2: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 2/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

3

No quarto grupo – Pulsatilla – existe também um número deremédios possíveis. Depois de Pulsatilla a primeira possibilidade éKali sulphuricum, depois Sulphur; é necessário considerar se o caso

poderá ser de um tipo Sulphur.Quando a mentalidade é muito similar para com Pulsatilla, háque considerar Thuya, e tanto mais breve que o grupo dePulsatilla/Thuya, considera-se que seja importante a Silicea.

Em torno, Silicea sugere sempre a possibilidade de Fluoricumacidum. Se lidarmos com pacientes temperamentosos, pensa-se emBromium e Iodum. Desde Iodum com o seu emagrecimento e fome,é possível de que possamos considerar que Abrotanum seja chamadopara isso.

No quinto e último grupo – os remédios dos “nervos” –Arsenicum album lidera a lista com todos os seus terrores. Terroressugerem também Stramonium. Depois vem um tipo de sistemanervoso hipersensível, e Chamomilla vem para a mente, e depoisCina, que é um pouco mais violenta.

Os distúrbios digestivos difíceis de Cina levam-nos aconsiderar a Magnesia carbonica. Revertendo para o tipo nervosoexacto, é de considerar a possibilidade de Ignatia, e com estes

nervosos, impacientes; tipos irrequietos, haverá sempre apossibilidade de Zincum.

Os antecedentes são uma breve observação dos vários grupos eestes agora são considerados em grande detalhe.

Page 3: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 3/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

4

GRUPO I“Crianças Gordas, brancas, friorentas, letárgicas”

Calcarea Carbonica (Calc.)

Estas crianças são tipicamente moles, gordas, friorentas eletárgicas. Muitas vezes parecem incomparavelmente em boa forma,mas, contudo, não têm muita energia, nem mental nem física.Prematuramente na vida, são frequentemente muito pesadas, e emborapareçam que têm muita saúde quando são examinadas, descobre-seuma parte mais mole e gorda do que musculada.

Há uma tendência para o raquitismo, com as epífises alargadas,cabeça grande, fechamento lento das fontanelas, e tendência a suar. Acriança é friorenta, porém, ficam muito quentes ao mínimo esforço.Suam à noite, e muitas vezes põem os pés de fora dos cobertores. Estacaracterística a propósito não é descoberta somente em relação aoSulphur.

São ligeiramente crianças velhas. Aparecem razoavelmente comsaúde, parecem bem nutridas, mas são lentas tanto mentalmente comofisicamente. São lentas na escola, lentas nos jogos, capazes de

distender os tornozelos, têm músculos fracos, suam com esforço, etomam banhos “frios” constantemente.

São capazes de ter um aumento das amígdalas, ter um aumentodas glândulas cervicais, e grandes inchaços. Carecem de resistência,são facilmente assustadas, e não têm iniciativas. Ficam contentes porse sentarem e fazerem pouco ou nada. Muitas vezes são peculiarmentesensíveis, e não podem suportar que se riam delas.

São desajeitadas nos seus movimentos e maus nos jogos; isto

tende a deixá-los para trás, então em vez de se defenderem e seremeficientes, barafustam e desistem totalmente do jogo, porque odeiamser gozadas e não gostam que se riam delas.

São justamente o mesmo para o trabalho, muitas vezes têmdificuldade com um ou outro assunto na escola. Não se esforçam peloassunto e desistem, e se não têm confiança em si próprios nada osinduzirá para responder perguntas na aula, no caso de estarem erradase serem gozadas. Nos recém-nascidos, estas crianças de tipo Calcarea

Page 4: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 4/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

5

carbonica, quase sempre tendem a ter uma diarreia relativa, ehabitualmente as fezes são pálidas, aparentemente com falta depigmento da bílis.

Há duas ou três antigas características excepcionais dediagnóstico que pertencem a Calcarea carbonica. Uma, é fácil deperceber o seu pensamento lento, tanto mental como físico, ereconciliar que essas crianças estão muito mais tranquilas quandoestão com prisão de ventre e os seus intestinos estão inertes.

Se lhes dão um laxativo isso põe-nas mal dispostos; se tiveremum ataque de diarreia ficam doentes, mas quando os movimentosperistálticos dos intestinos estão relativamente lentos, ficamtranquilas.

A próxima característica que pode ser adicionada para alentidão compensar é a agravação por algum esforço mental e físico,ou por qualquer movimento rápido; estas crianças sofrem de enjoo aoandar de carro e de comboio.

Outra característica bem definida é que não gostam de comidamuito quente. São bastante descabidas por gelados; têm uma aversãopor carne e, ocasionalmente, há um anseio definido por ovos sobqualquer forma.

Existe ainda outra indicação para Calcarea carbonica, quandoas crianças estão em baixo de igualdade, ficam nervosas e assustadas.Ficam muito contentes quando têm alguém muito tempo à sua volta, eai sentam-se pacificamente ou jogam; mas quando fica escuro, ficamassustadas ao irem para a cama sem terem uma luz acesa no quarto.

Desenvolvem pesadelos agudos e acordam à noite gritando. Umtipo muito comum dos pesadelos das crianças Calcarea carbonica éverem caras horríveis no escuro.

Page 5: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 5/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

6

Calcarea phosphorica (Calc. p.)

Em vez de apresentar este quadro típico, a criança começa a

perder alguma gordura, não fica ruborizada muito facilmente, mostrahipertrofia do tecido das adenóides um tanto mais alargadas do que asamígdalas e as glândulas cervicais, as adenóides estão maissuperficiais; em acréscimo se a criança fica um pouco mais reservada,uma pequena alegria na escola, mas com tendência à dor de cabeça sefor em excesso e não gostar que intervenham com ela, então aprobalidade é que a criança passe de Calcarea carbonica paraCalcarea phosphorica.

Além disso, se a criança tende a ficar com pontos negros,ficando magra e começando a sofrer por causa de dores queaumentam, isto são indicações adicionais que apontam para Calcareaphosphorica.

Um ponto importante nesta ligação é que na criança Calcareaphosphorica o crescimento das dores são definitivamente musculares.Num tipo de criança similar, também com dores que aumentam, masnão tão sensíveis como a criança Calcarea phosphorica são as doreslocalizadas nos ossos, especialmente as canelas, e ai, a indicação é

para Magnesium metallicum.Assim é aparente que as menores diferenças podem sugerir

novas possibilidades bastante fora do grupo de remédios de Calcarea.

Page 6: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 6/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

7

Phosphorus (Phos.)

A criança é muito magra, tende a ser fraca, mesmo muito frágil;

é muito mais alegre mentalmente, mais nervosa, mais excitável.Além de ter medo do escuro é muito sensível a distúrbiosatmosféricos, medo de trovoadas (como Gelsemium); é ansiosa,inconsciente, desenvolvendo um desagrado definido de estar sozinha,menos tímida e com mais capacidade de se exprimir a ela próprio.

Pode ficar corada por causa de alguma excitação ou depois decomer comida quente, perde o seu desejo por ovos e há umcrescimento descabido de carne e comida com um gosto típico, depreferência com gosto salgado; está, contudo, sujeito aos terroresnocturnos.Isto apresenta o quadro de Phosphorus.

Apanha frio, mas isto não afecta a garganta, vai mais abaixointernamente com probalidades de levar a uma bronquite. É muitosensível às mudanças de temperatura repentinas. Isto é um exemplo docaminho do grau de um remédio para o outro.

Page 7: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 7/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

8

Silicea (Sil.)

Portanto existe outro tipo de criança que é ligeiramente fina; é

muito friorenta, muito mais magra, não cresce quase muito como acriança Phosphorus, é muito mais pálida, e tem uma textura facialfina. Não tem o cabelo forte e encaracolado, normalmente associadocom o tipo Calcarea, mas o cabelo meio fino, sem o brilhar ruivo doPhosphorus, vai ficando meio avermelhado.

A criança começa a ficar muito mais sensível, mais difícil, elaressente interferência e fica mais inclinada para se retirar para o seucanto. É razoavelmente inteligente, cansa-se facilmente fisicamente;sujeita a suores, particularmente em redor das extremidades ou emredor da cabeça e pescoço. Habitualmente desenvolve uma aversão deou intolerância ao leite, e as glândulas cervicais podem alargar. Isto éo quadro típico da criança Silicea.

Page 8: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 8/85

Page 9: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 9/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

10

Aethusa (Aeth.)

Considera-se a Aethusa aqui, por causa da sua susceptibilidade

notória ao leite do tipo Aethusa. Onde há uma severa agravação porcausa do leite em ataques agudos, sempre considerando apossibilidade que a Aethusa controlará esses ataques. É o primeiroremédio a pensar.

Também, quando há uma agravação por leite, considerando apossibilidade de um dos remédios do leite serem indicados paracontrolar uma condição aguda, tanto poderá se dar Lac defloratum ouLac caninum.

Este remédio também é utilizado na idiotismo da criança(incapacidade de pensar, confuso). Crianças com grande fraqueza, quenão podem segurar-se, incapazes de apoiar a cabeça; que têm cansaçocom sonolência.

Page 10: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 10/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

11

Lycopodium (Lyc.)

Voltando ao tipo de criança Phosphorus – esse é o tipo

Calcarea que emagrece até ao tipo Phosphorus. Isto, em volta, levaao tipo Lycopodium.A criança desenvolveu-se um bocado, perdeu peso, ficou

magra, mas em vez de ter a pele fina e a circulação instável da criançaPhosphorus, torna-se um tanto pálida. A tendência a suar facilmentedesaparece e a pele fica um pouco grossa.

Estas crianças parecem ser independentes, mas não é bem igualà timidez de Silicea. Parecem ter falta de confiança, mas dão aimpressão que basicamente têm uma opinião razoável delas próprias.

Estão sujeitas a problemas digestivos, e ainda que tenham umbom apetite e muitas vezes comem mais do que a média, nãoengordam, o abdómen pode estar um pouco distendido, mas napalpação as glândulas mesentéricas não estão aumentadas; em vez dodesejo de Phosphorus por carne e por provar coisas, estas criançasestão desenvolvendo um desejo definitivo por coisas doces.

Em vez do desejo por gelados de Calcarea, preferem comidaquente, muito como os tipos de Calcarea, têm dores de cabeça pelo

excesso de trabalho na escola, e é uma dor de cabeça típica. Sãofriorentas, mas muito mais sensíveis aos cheiros de que alguns tiposque nós já considerámos aqui.Isto é o quadro que o tipo Lycopodium desenvolve.

Page 11: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 11/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

12

Causticum (Caust.)

Outro remédio que não é quase usado no tratamento das

crianças e que é um homólogo do Lycopodium é Causticum, estascrianças não são diferentes das do tipo Lycopodium, são só um poucomais pálidas.

O tipo de criança Causticum é definitivamente mais sensíveldo que os tipos Lycopodium. Não sensíveis à dor, mas sãoparticularmente sensíveis a um distúrbio emocional. Muitas vezesestas crianças choram porque pensam que estão a magoar outracriança. Isto é a ideia de dor que os afecta um tanto como à dor actualdelas próprias, e frequentemente aguentam a dor muito bem, mas nãopodem suportar ver outra criança a chorar.

Têm o mesmo tipo de serem desajeitadas como as crianças dotipo Calcarea; são um tanto largas, estão sujeitas a distenderem osmúsculos, ao passo que as crianças Calcarea distendem os tornozelos.Estão inclinadas a sofrer de reumatismo e sujeitas a ter reumatismomuscular agudo, particularmente pela exposição. As criançasCausticum, muitas vezes sofrem de torcicolos agudos ou de paralisiasfaciais agudas depois da exposição a um vento frio.

Associado com esta tendência a torcicolos e a paralisias faciais,a criança Causticum tem muitas dores crescentes que sãoacompanhadas habitualmente pela rigidez das articulações, com umasensação de que as articulações estão apertadas. E ligando acima coma tendência reumática, a criança Causticum quando trabalha muito ouestá angustiada e nervosa, é muito capaz de desenvolver sintomas decoreia, e a característica excepcional da coreia impertinente deCausticum, é persistir durante o sono.

A principal característica que se distingue entre a criançaCausticum e o tipo Lycopodium, é que a criança Causticum temuma aversão definida aos doces, ao passo que a criança Lycopodium deseja-os.

Outros dois pontos vão confirmar o diagnóstico de Causticum.O primeiro ponto é que os problemas reumáticos da criançaCausticum são melhorados pelo tempo húmido; e o segundo ponto é

Page 12: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 12/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

13

que a criança Causticum com algum problema digestivo tende adesenvolver sede aguda depois das refeições.

Dois pontos adicionais que são geralmente úteis – as crianças

Causticum muitas vezes desenvolvem verrugas intermináveis; têmtambém uma tendência muito marcada à enurese nocturna.

História da tuberculose na família

Onde há uma história clara familiar de tuberculose, não importaque remédio é indicado, a criança ao mesmo tempo pode ser ajudadacom uma dose de Tuberculinum, e a minha prática é dar uma doseem 12 meses. Está confirmado que dá melhores resultados e podeproduzir uma imunidade prática à tuberculose numa criança que tenhaparentes tuberculosos.

Existe outro ponto em que o tratamento da criança aparece parase diferenciar da prática comum, e aplica-se particularmente aotratamento do tipo de criança Calcarea carbonica. O momento decura pode-se perder, se seguirmos a regra de nunca repetirmos oremédio muito tempo consoante a sua melhoria.

Originalmente eu dei uma dose de Calcarea carbonica 10LM,

contando que a criança fosse progredindo devagar, mas regularmentesem nenhuma diminuição na sua melhoria, eu pude arranjar uma razãopara repetir a medicação por seis meses ou mais.

Mas as crianças em média, são livres de doenças agudas,tendem a progredir mesmo se não houver muita medicação, e oremédio constitucional deveria aumentar a taxa de melhoria. Portantoeu comecei a repetir Calcarea carbonica muito mais em intervalos

frequentes, sempre que a criança não seguia em frente, e em muitosdesses casos de Calcarea carbonica a melhoria podia ser apressada porrepetições frequentes de remédios.

É uma grande diferença no caso de ser um adulto.

Page 13: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 13/85

Page 14: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 14/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

15

À medida que vão ficando mais velhas os relatórios que vêm daescola são sempre iguais – a criança é desatenta, nunca se concentrana aula, parece aprender uma coisa hoje e no dia seguinte esquece

completamente. A mãe ensina o alfabeto à criança uma dúzia devezes, e dez minutos depois ainda sabe; tem a permissão de sair parabrincar e meia hora mais tarde já esqueceu tudo.

Outra característica, é que fica facilmente cansada; qualquertentativa contínua de fazer esforço, exausta-a. Quando são novas nãose podem contrariar e ficam irritáveis, quando ficam mais velhas,qualquer esforço mínimo traz problemas de dores de cabeça –habitualmente dor de cabeça frontal, com a sensação de que a testaestivesse inchada até por cima dos olhos, e é um esforço terrível paramanter os olhos abertos.

Outra coisa muito constante nas crianças do tipo Barytacarbonica – é que estão muito sujeitas a apanhar constipações(resfriados), e as suas constipações são características. Começamsempre com uma dor de garganta, e a maioria das crianças do tipoBaryta carbonica têm hipertrofia das amígdalas.

A hipertrofia das suas amígdalas pode ter uma ligação aosoutros tecidos glandulares; a criança Baryta carbonica, muito

provavelmente aumenta as glândulas cervicais, possivelmenteaumenta as glândulas abdominais. Com o aumento das glândulasabdominais, vê-se que a criança de facto sente-se mal, e muitas vezeshá uma lordose marcada e um abdómen muito proeminente.A condição abdominal é um sintoma característico da criança Barytacarbonica; habitualmente piora depois de comer, mais desatenta, maisirritável, mais sensível, e muitas vezes mais cansada depois de comer.Têm uma tendência a ter hipertrofia das amígdalas – é que se têm as

amígdalas inchadas e se apanham frio, estão muito sujeitas adesenvolver amigdalite. Aqui está um tipo que vale a pena ter emmente. Para uma criança típica Baryta carbonica com umaamigdalite aguda é sensato dar uma dose de Baryta muriatica melhorque Baryta carbonica durante a fase aguda; e muitas vezes precisamde uma dose intercorrente de Psorinum depois de Baryta Muriatica,antes de reverter para Baryta carbonica.

Page 15: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 15/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

16

É muito fácil alinhavar do Psorinum para Baryta carbonica, porquea maioria destas crianças tendem a ter uma pele cheia de erupçõescom crostas, na cabeça e nas margens para as pálpebras, podem ter

uma blefarite definida, e a maioria das crianças Baryta carbonicaficam piores por se lavarem, os quais são também os sintomasdefinidos de Psorinum.Estão muito sujeitas a ficarem com a pele com erupções que irritamintensamente, muitas vezes sem muita erupção, mas com umairritação intensa, e são outra vez sujeitas a ficarem piores depois de sebanharem.Como era de esperar com este tipo de crianças com o psíquicodiminuído, são friorentas, e se estão expostas ao frio as suas amígdalasficam afectadas. Uma outra característica das crianças Barytacarbonica é uma tendência marcada à salivação; babarem-se é umacaracterística comum da deficiência mental da criança.Mais são as notas da “deficiência mental” de um grupo de remédios, edestes, a Baryta carbonica é de longe geralmente o mais indicado.Seguindo isso vêm os outros remédios previamente mencionadoscomeçando com Borax.

Page 16: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 16/85

Page 17: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 17/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

18

Os casos de Borax são mais sujeitos a terem problemas agudosdigestivos do que nos casos típicos de Baryta carbonica, que têm atípica obstipação crónica, as fezes duras. Borax é sujeita a ataques

repentinos de diarreia e vómitos. Outra característica de Borax que adistingue de Baryta carbonica é a peculiar sensibilidade de Borax àfruta, com cólicas violentas depois de comer fruta – cólicas seguindo-se de diarreia.

Associada com uma tendência para a inflamação dasmembranas mucosas, estomatite aguda, etc., é muito comum nascrianças Borax encontrar ou enurese ou dores na micção; dores namicção são muito mais comuns, e muitas vezes é sem uma infecçãourinária.

Outra coisa que distingue a criança Borax da criança Barytacarbonica quando uma é um pouco mais velha, é que a criançaBaryta carbonica tem dores de cabeça frontais deprimentes porestudar demais; a criança Borax tende a ficar doente, e tende a teruma náusea definida pela intensa concentração.Em seguida é a resposta a tempo final na ligação com a criançaBorax, e isso é a agravação notória de Borax por baixar-se.A criança Baryta carbonica enjoa no carro e no comboio; a criança

Borax também enjoa no carro e no comboio, mas a criança Borax temum terror peculiar quando se abaixa, e é esse terror muito mais do quea actual impressão de desconforto, que é a característica da criançaBorax.Ocorre em numerosas circunstâncias; o indicador é que a criança gritacada vez mais se a enfermeira ou mãe não a deitar com calma; é igualtambém nas crianças mais velhas que gritam ao descerem numelevador. É o terror peculiar, também, ou melhor, o desconforto físico,

que distingue Borax de outro remédio.Um tipo de prática útil é na ligação com enjoo no ar. Existem variadosremédios para o enjoo dos comboios e nos barcos, mas Borax actuana maioria dos casos de enjoo de andar em avião, porque é umainclinação repentina que perturba a maioria das pessoas, eparticularmente o terror do avião despenhar-se. O enjoo no ar écompletamente superado por três ou quatro doses antes de viajar deavião.

Page 18: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 18/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

19

Borax é como Baryta carbonica em ser sensível ao frio, mas temmais sensibilidade à humidade que Baryta carbonica.Borax é um dos sais de sódio, e imediatamente leva-se em

consideração que os sais de sódio fazem-nos pensar na possibilidadede outros, e de longe a indicação mais comum disto é Natrummuriaticum.

Page 19: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 19/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

20

Natrum muriaticum (Nat. m.)

Na maioria dos casos, as crianças Natrum muriaticum, são um

tanto de um tamanho insuficiente e gordas. À primeira vista é difícildistinguir da criança Baryta carbonica com a sua timidez, porque acriança Natrum muriaticum parece que não gosta de estar escondida,é uma antipatia definida de ser interferida com algo, e sujeita adesfazer-se em lágrimas, o que não é diferente da reacção tímida eaterrorizadora da criança Baryta carbonica.

Mas numa investigação minuciosa a reacção é bastantediferente. Não é a timidez no Natrum muriaticum, é muito mais umressentimento de ser interferida com algo. A criança Natrummuriaticum chora, mas chora mais de raiva do que por terror. Muitasvezes podemos fazer com que a criança Natrum muriaticum pare dechorar se estivermos suficientemente firmes; mas tentem acalmá-la eela piora.

Uma criança Natrum muriaticum estará em convulsões comgritos quando a sua mãe a tentar acalmar, uma vez que a deixe sozinhaela acalma e senta-se no canto e observa-a. A criança Barytacarbonica sentar-se-á no canto e brinca com qualquer coisa que

alcança – tem uma mentalidade completamente diferente.Outra coisa que distingue Natrum muriaticum de Baryta

carbonica é que embora ambas tendem a ser desajeitados nos seusmovimentos, a criança Baryta carbonica é desajeitada por causa daincoordenação, é desajeitada, mas a criança Natrum muriaticumpassa por cima de coisas porque tem muita pressa.

Haverá uma história de atraso no desenvolvimento na criançaNatrum muriaticum, particularmente, que a criança é lenta em

aprender a falar. Também poderá ser lenta em começar a andar, masisso não é muito constante. Muitas vezes a fala da criança Natrummuriaticum é defeituosa, mas tem muito mais dificuldade naarticulação do que uma falta de raciocínio como na criança Barytacarbonica.

A característica seguinte da criança Natrum muriaticum é queprovavelmente é pequena e gorda. Em contraste com a Barytacarbonica onde há um aumento da massa das glândulas cervicais, a

Page 20: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 20/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

21

criança tipicamente Natrum muriaticum, poderá ter um pequenoaumento das glândulas cervicais num pescoço magro. Os tipos deBaryta carbonica têm uma série de glândulas aumentadas abaixo do

bordo anterior do esterno-mastóideo; a criança Natrum muriaticumtem pequenas glândulas na região posterior do pescoço e o pescoço éum tanto magro.

A criança Natrum muriaticum, não tende a correr para omesmo grau de erupções com crostas na pele como a criança Barytacarbonica, no caso de Natrum muriaticum têm uma erupçãolimitada na margem do cabelo, como se pudesse também expandirpara todo o couro cabeludo.

Não há a mesma tendência à salivação na criança Natrummuriaticum,  e em vez de  pequenas rachas encontradas na boca deBorax, a língua da criança Natrum muriaticum, é sensível evermelha numa região e branca noutra, não com vesículas brancas dotipo Borax, mas com um mapa irregular, o que é associado comNatrum muriaticum, mesmo em crianças ou em adultos.

Como a criança Natrum muriaticum cresce tardiamente,desenvolve dores de cabeça “da escola”; quando estão sobre pressão,trabalhando arduamente, tentando-se concentrar, têm dores de cabeça.

As dores de cabeça são quase idênticas com as dores de cabeça daBaryta carbonica; têm dores de cabeça frontais, e elas são trazidaspor um intenso esforço – particularmente um esforço mental.

As reacções à temperatura em Natrum muriaticum sãodefinitivamente diferentes das de Baryta carbonica. Em Natrummuriaticum, muitas vezes a criança é friorenta, sensível às correntesde ar, tem arrepios com a mudança de temperatura, e começam aespirrar pela mudança do tempo; mas é muito sensível particularmente

à ventilação quente – e à exposição ao sol, e é muito sujeita adesenvolver dores de cabeça por causa do sol.A maioria destas crianças Natrum muriaticum, têm um desejo

de sal muito definido. É muito inesperado que a criança tenha umdesejo excessivo pelo sal, está registado na Matéria Médica. Mas naprática encontramos caso apôs caso em que há um desejo definido porsal nestas crianças – elas roubam sal como outras crianças roubamaçúcar.

Page 21: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 21/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

22

Outra coisa a considerar para a criança que precisa de Natrummuriaticum, é uma tendência muita marcada a desenvolver queda dasunhas, partindo a parte de cima das unhas que são extremamente

sensíveis, muito doloroso, e muito difícil para cicatrizar. É um pontopequeno, mas é muito útil na prática.Um ponto distintivo é a aparência da pele. As crianças

tipicamente Baryta carbonica habitualmente têm uma pequena cor,são pálidas, parecendo a sua pele um tanto grosseira. A criança Borax,frequentemente tem consideravelmente mais cor nas bochechas, a peleé um pouco mais amarela, não parecendo bastante grosseira, não éelástica, grossa e gordurosa.

A criança Natrum muriaticum, provavelmente é, contudomais escura, ruborizada e transpira mais facilmente, e há um aumentomínimo da aparência gordurosa.

Page 22: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 22/85

Page 23: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 23/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

24

Vários outros pontos são razoavelmente comuns na criançaSepia.Por exemplo, são quase sempre obstipadas, e associado a isto,

normalmente têm uma tendência à enurese. O que é muito constantena criança Sepia, é que a enurese aparece cedo à noite.Normalmente se estas crianças Sepia se levantam cerca das 22

horas, permanecem secas o resto da noite; é no seu primeiro sono queelas perdem controle.

Numa idade mais velha, a criança pálida, enfadonha, gulosa,lenta, avarenta, introvertida, há uma história que ela desenvolveataques de fraqueza, e são induzidas por ficarem, ou por terem umaposição fixa numa atmosfera fechada. Ficando na escola, ficando naigreja, ajoelhando-se na igreja – a criança Sepia, frequentementedesmaia.

Todas estas crianças – como todas os pacientes Sepia – sãosensíveis ao frio. As crianças são particularmente sensíveis àsmudanças de temperatura, e a criança Sepia típica desenvolve umaconstipação (resfriado) pela mudança de tempo aparentemente semnenhum contacto com infecção.

Outra vantagem útil em relação às crianças Sepia, é que muitas

vezes ficam indispostas pelo leite. Se uma criança Sepia tem umproblema digestivo e se se dá uma dieta de leite, certamente ela ficacom prisão de ventre.

Associado com a sua pele pálida e gordurosa, a criança Sepia tende a suar profusamente, e está sujeita a desenvolver muitacomichão na pele, sem ter muitos sinais de alguma erupção e semmuito conforto por se coçar.

Page 24: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 24/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

25

Aurum metallicum (Aur.)

Com este tipo de criança pálida, desanimada, lenta, com uma

atitude depressiva, negativa, podemos considerar a possibilidade deOuro, Aurum metallicum, ou um dos sais de ouro. A criança do tipoAurum metallicum, é sempre uma criança pouco desenvolvida. Nãoé muito uma questão de tamanho insuficiente e obesidade, massimplesmente ela não cresce.A criança típica de Aurum metallicum de cinco anos de idade, estáprovavelmente no nível das de três anos de idade. A maioria dos casosque precisam de Aurum metallicum são rapazes, e na maioria dessescasos existe alguma falha no desenvolvimento – um testículodescaído, um fraco desenvolvimento do escroto, algo que indica que acriança é lenta no desenvolvimento mesmo se se desenvolversatisfatoriamente. É o tipo de sintoma que nós podemos considerarBaryta carbonica.A criança Aurum metallicum, sempre dá a impressão de não ter vida.São sempre de fraco espírito, meio deprimentes, sem vida, aos quaisfalta vontade de agir. Não têm nenhuma iniciativa e dão a impressãode acharem tudo um esforço terrível.

Na Escola têm um desenvolvimento fraco, e assim têm umamemória fraca. Uma das coisas diferentes é que, apesar de seremlentas, deprimidas, tristes, uma espécie de seres sem vida, que reagematé à contradição; a criança não tem nenhuma vontade e se acontradizem, tem um ataque de raiva; é a única coisa que a faz agitar.

Outro factor constante que é, no entanto surpreendente nestetipo de criança apesar da impressão de serem lentas, é que têm umaestranha hiperestesia à dor, ficam apavoradas por isso e são

extremamente sensíveis à dor. E, em vez dos seus movimentos lentos,são muito sensíveis ao barulho e têm uma sensação muito aguda dopaladar e dos cheiros.

Estão sujeitas a catarros muito persistentes e incómodos. Têmmuitas vezes definidamente hipertrofia das amígdalas, praticamentesempre com muita secreção repugnante nas criptas tonsilares. Têm asadenóides hipertrofiadas, sempre com uma descarga nasal repugnante;

Page 25: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 25/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

26

com isto têm ataques de otite aguda com a perfuração dos tímpanos, emuitas vezes uma descarga purulenta e com mau odor dos ouvidos.

Se são forçadas a exercitarem-se, facilmente ficam sem fôlego e

podem ter ataques de asfixia com uma dificuldade aguda narespiração, sem nenhuma causa óbvia.Outra característica estranha das crianças Aurum, é que são

completamente sensíveis a alguma decepção; sofrem por isso durantedias, totalmente fora da proporção da reacção normal da criança. Eassociada com isso é o outro típico sintoma de Aurum, a criançasoluça durante o sono sem acordar, e aparentemente sem se terafligido a noite anterior.

Page 26: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 26/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

27

Carbo vegetabilis (Carb. v.) 

Um remédio que também tem uma condição muito lenta e àsvezes pequena como Aurum é Carbo vegetabilis, embora a causaseja totalmente diferente.

As crianças Carbo vegetabilis são definidamente lentas, massão mais físicas do que mentalmente lentas e resulta pela estagnaçãofísica, não por nenhuma perda de capacidade cerebral.São lentas a pensar, têm uma mentalidade lenta; têm um tempo dereacção lenta; não têm nenhuma espécie de vontade própria. Sãofacilmente desencorajadas até certo ponto desanimadas, uma espéciede crianças tristes, e se são empurradas ficam rabugentas, mas têm umtipo inútil de impertinência, que não chegam a concretizá-la (como oditado diz: “ladram mas não mordem”).

Associado com o sintoma mental geral de lentidão há semprelentidão na circulação. São muitas vezes pesadas, crianças com o rostopálido, e têm as extremidades azuladas – dedos azulados, dedos dospés azulados e as extremidades são sempre azuis.

Se são pressionadas em tudo na escola, fazendo trabalhos, é

certo que vão desenvolver uma dor de cabeça na zona occipital.Podem ter o mesmo tipo de dor de cabeça por usarem um chapéuapertado. Com essa dor de cabeça occipital há uma completa inaptidãopara trabalhar, para se concentrar, e até para pensar.

Muitas vezes a criança é empurrada na escola, desenvolve doresde cabeça, parecem estar mortas de cansaço de manhã, e têm os maisviolentos pesadelos, tanto que a criança fica aterrorizada em ir para acama, particularmente no escuro.

Nestes pesadelos vêem fantasmas, faces, todo o tipo de espéciesassustadoras. Estas crianças frias, lentas, têm muito calor e suam ànoite, particularmente nas extremidades, mas principalmente no geral,e as crianças Carbo vegetabilis habitualmente têm um suor que cheiraa azedo.

Outro sinal marcado com Carbo vegetabilis é a circulaçãolenta, por isso têm epistaxes persistentes; muitas vezes estas criançastem epistaxes severas à noite.

Page 27: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 27/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

28

Outro sintoma associado com a lentidão em geral é aobstipação. Têm muitas vezes dificuldades digestivas e tendem a teros intestinos inchados; têm muita flatulência. Em vez de estarem com

prisão de ventre, facilmente têm muita flatulência. Em vez de teremprisão de ventre, facilmente têm ataques de diarreia – uma diarreiaacre e aquosa – e depois voltam à obstipação outra vez.

Com estas dificuldades digestivas, têm um acentuado gosto enão gosto por certa comida. Gostam de coisas doces – que muitasvezes ficam indispostas – e gostam de ter o seu apetite estimuladocom alguma coisa saborosa, assim gostam de coisas salgadas. Com asua digestão geralmente lenta ficam indispostas por comida gordurosa,comida rica em qualquer coisa; frequentemente desenvolvem umaaversão às gorduras, e têm uma aversão marcada ao leite.

Uma característica moderada e constante de todas estas criançasCarbo vegetabilis, é que não são primariamente crianças Carbovegetabilis; esta condição desenvolveu-se como o resultado dealgumas doenças anteriores, algumas vezes é o caso de sarampo; àsvezes uma doença como a bronquite ou a pneumonia muitas vezesgripe na origem, e frequentemente por causa de um ataque de tosseconvulsa.

Page 28: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 28/85

Page 29: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 29/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

30

A próxima situação da criança Graphites é que, associado coma sua palidez, debaixo de qualquer stress, ficam ruborizadas – têmuma circulação instável definida. E debaixo de stress, quando estão

excitadas, com este rubor há uma tendência para o incómodo, mas nãouma epistaxe profusa, que vem debaixo de uma excitação – isto é oponto de diagnóstico.

Uma característica constante da criança Graphites, que outroraas distingue da criança Calcarea, é que não são muito diferentesdelas, é que em vez da pele suave e suada de Calcarea, têm uma peleseca e dura, que tende a descascar, particularmente na exposição aofrio. Se estas crianças Graphites estiveram a brincar na água naestação fria, ficam com as mãos gretadas e a sangrar.

Associado com a pele seca e dura é a pele Graphites, e o tipode erupção é constante não importa onde é. Dedos rasgados quetendem a sangrar também vertem uma descarga serosa espessa eamarela.

O mesmo tipo de condição surge em alguma das dobras nostipos Graphites, atrás da orelha, cantos do olho, cantos da boca, nasvirilhas, nas dobras dos cotovelos, à volta dos pulsos, eparticularmente sobre o ânus; neste local são muito fundas, fissuras

dolorosas com um corrimento aguado, pegajoso e descarga amarela.À medida que a descarga seca forma crostas duras que

empilham, a secreção da substância continua em baixo; e a crosta saipara revelar a mesma espécie de descarga amarela pegajosa, muitasvezes traçada com sangue.

Na minha experiência com crianças que sofrem de asma quetêm uma história com problemas de pele não são ajudadas porGraphites. Estes casos de problemas de pele suprimidos que

desenvolvem asma são extremamente difíceis e descobri queGraphites falha totalmente. Muitos outros remédios foram bemsucedidos tais como, Psorinum, Antimonium crudum, Natrummuriaticum, Sulphur, Thuya, ajudaram completamente, e semnenhuma vantagem seria prudente começar com Thuya.

Isto pode ser ligado a um ou dois outros sintomas típicos dacriança Graphites. Estão sujeitas a ter uma persistente descarga nasal,uma otite crónica com a perfuração do tímpano, e outra vez o mesmo

Page 30: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 30/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

31

tipo de descarga escoriante amarelada, com um eczema irritante doouvido externo sempre que a descarga correr sobre a zona.

Associada com a descarga nasal purulenta, muitas destas

crianças Graphites têm uma acentuada hipertrofia das amígdalas,com uma secreção repugnante, e como resultado frequentementequeixam-se da dificuldade em engolir.

Muitas vezes sofrem com uma blefarite crónica e as suaspálpebras estão completamente presas de manhã com o mesmo tipo dedescarga pegajosa; a descarga seca adere-se às bordas das pálpebras.

Apesar da aparência de gordura, são flácidas, e há uma fraquezamuscular geral. Facilmente se cansam; são sensíveis a qualquer tipode movimento; e viajam sentadas muito mal. Isto é a história das doresreumáticas, particularmente afectando o pescoço e as extremidadesinferiores.

Existe outro sintoma Graphites, que muitas vezes é útil nestascrianças flácidas – são sujeitas a ataques de cãibras no abdómen, istonão é surpreendente na perspectiva do seu estado de obstipação. Masnestas cãibras de Graphites as dores abdominais são aliviadas dandoà criança leite quente para beber.

Na maioria dos casos, com obstipação nas fezes passa uma

quantidade de muco em fio, aderente. Isto liga com o tipo de descargaque sai da superfície da pele, no entanto não é comum ser amarela.

Outro sintoma útil, que é comum, é que estas criançasGraphites têm grande apetite; são crianças esfomeadas e ficamchateadas se vão muito longe sem comida; ficam melhores ao comer.Mas apesar da sua gordura e flacidez, é frequente e surpreendente emuito marcada a aversão aos doces.

Nos adolescentes típicos Graphites é muito mais

surpreendente, porque é o mesmo adolescente gordo, flácido, em vezdas fendas comuns atrás da orelha ou rachas nos cantos da boca, têmum acne agudo, e uma das perguntas a fazer, é se têm desejos e secomem doces, e se é um caso de Graphites, a resposta é que eles nãoos conseguem evitar de maneira nenhuma, o que é uma resposta muitoútil.

Page 31: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 31/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

32

Outro ponto sobre o apetite nas crianças novas, é que nãogostam de peixe. Peixe é um constituinte normal numa dieta de umacriança, e é fácil descobrir se eles não gostam. Muitas destas crianças

Graphites têm uma aversão definida por peixe.Onde consideramos a criança com otite crónica, descargacrónica com uma antiga perfuração, com a possibilidade de eczema doouvido externo, outro remédio que pode ser considerado é Capsicum.

Page 32: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 32/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

33

Capsicum (Caps.)

A criança típica Capsicum é gorda, meio preguiçosa, um tanto

teimosa, é bem definida com os seus movimentos desajeitados –nunca vi uma criança Capsicum organizada. Na maior parte das vezestêm as bochechas um tanto vermelhas, mas isso não é constante;podem ser pálidas e ruborizarem-se muito mais do que a criançaGraphites.

Tendem a ser muito esquecidas. Levam um recado, e voltamsem o que lhes foi pedido para buscarem. É em parte falta de atenção.São sempre sensíveis, facilmente se ofendem e se irritam.

Uma característica marcada na criança Capsicum é que nãogosta de estar longe de casa. Penso que em parte sentem que não sãoapreciadas, em parte a sua susceptibilidade, e em parte a sua preguiça– têm de fazer um esforço se estão longe de casa, têm que ser mais oumenos agradáveis e em casa muitas vezes são bastante antipáticas.

A criança Capsicum é sempre um tanto lenta; são lentas naaprendizagem da escola, e as suas memórias são fracas.

Estas crianças tendem a ter congestões (Hiperemias) locais.Numa criança típica Capsicum com uma pequena dor de ouvidos,

todo o ouvido externo é brilhante como carmesim. Uma criançaCapsicum com reumatismo tem habitualmente uma ou outraarticulação afectada, com uma vermelhidão localizada por cima daárea afectada.

A criança Capsicum se apanhar frio fica com as amígdalasmuito inchadas que são muito congestionadas e brilhantes comocarmesim – a criança queixa-se de um calor ardente na boca comintensa sede.

Um sintoma estranho às vezes encontra-se nestas crianças comferidas na garganta subindo razoavelmente a temperatura, é que acriança é muito ruborizada, sonolenta e tem muita sede; querembebidas frias, e, no entanto arrepiam-se depois de tomarem umabebida fria. Isto foi visto repetidamente numa criança que tinha agarganta ferida e tinha uns sintomas definidos no mastóideo.

Onde há um envolvimento do músculo mastóideo num casoCapsicum – é provavelmente o remédio mais comum a indicar para a

Page 33: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 33/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

34

mastoidite - e a vermelhidão ao longo da superfície da pele, há umdesenvolvimento de mastoidite.

Outra chatice destes casos de mastoidite é que habitualmente

“perdem as estribeiras” à noite, a criança fica extremamente irritável,não consegue dormir, preocupada, a mãe não pode fazer nada com ela;é teimosa como uma mula; é enviada para o terapeuta, e ele tem queexaminá-la por luz artificial se não, não se pode ver a ruborização.

De vez em quando vi estas crianças Capsicum à noite e nãoconseguia ver essa vermelhidão completamente, mas na manhãseguinte à luz do dia era perfeitamente óbvio.

Associado com a maciez por cima da área do músculomastóideo é a hiperestesia ao paladar.

Na maioria destas crianças com doenças agudas há um certograu de irritação urinária. Pode ser uma cistite com dores ardentesagudas, intensa, dor irritável ao passar a urina, e é sempre devido aomesmo carácter ardente. Mas mesmo sem a cistite aguda, na maioriadas doenças agudas, há sempre uma irritação urinária, e é sempre deuma natureza astuta.

Numa criança deste tipo, desajeitada, bochechas muitovermelhas, muito lenta, atrasada, com uma rouquidão crónica, e uma

história de ter tido uma ferida aguda na garganta – não amigdalite,somente uma inflamação aguda da garganta – muitas vezes comataques transitórios de dores de ouvidos, que não apanha oenvolvimento do músculo mastóideo, na maioria desses casos precisade Capsicum. O próximo remédio dos problemas de pele nas criançasé Psorinum.

Page 34: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 34/85

Page 35: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 35/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

36

pálpebras pouco reviradas para fora, parecendo um bife cru. A criançacoça todo o corpo, e há outra vez a mesma condição purulenta.

Há o mesmo tipo de erupção no couro cabeludo, e a criança

Psorinum nunca está em paz, sempre friccionando a sua testa naalmofada. Há sempre uma descarga nasal amarela, o lábio superiorescoriado, e muitas vezes uma otorreia purulenta com cheiro horrível.

Isto é a condição de irritação intensa de pele que só Psorinumcobre, e para quem pode estar exposto a todas as espécies deproblemas de pele.

Para a febre alta, associada com a típica descarga nasal,Psorinum é o remédio mais comum que cura. Remédio dado nointervalo. Há uma similar hiperestesia na membrana mucosa nacriança Psorinum, e uma dose na Primavera apaga a febre alta que semantém por muito tempo. A dose não ajuda na condição aguda, mas adose dada na Primavera antes da febre começar, pode parar também afebre alta, Psorinum tem uma agravação na Primavera.

Há mais dois remédios comuns a considerar para as erupções dapele. Primeiro Antimonium crudum e depois Petroleum, a criançaAntimonium crudum com as erupções da pele têm a mesmaagravação marcada por se lavarem como nos casos de Psorinum.

Page 36: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 36/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

37

Antimonium crudum

A criança Antimonium crudum é muito interessante. São

geralmente gordas, um tanto pesadas, habitualmente pálidas, e têmuma tendência mito marcada a ficarem avermelhadas no trajecto dosolhos, e erupções húmidas atrás das orelhas.

Mentalmente são interessantes porque têm uma tal aparênciacontraditória. São crianças irritáveis, rabugentas, e ficam cada vezmais rabugentas se lhe forem dando mais atenção – o tipo de criançasque choram se olham para ela e quanto mais a tentam acalmar pior setorna.

A criança Antimonium crudum tem terrores nocturnos, éresmungona e irritável, e quanto mais a mãe a acalma naamamentação pior fica. Andando para cima e para baixo quase adistrai.

Depois, em contraste a isso, são umas crianças muitoimpressionáveis, sensíveis, facilmente aborrecidas emocionalmente,muito sujeitas a desfazerem-se em lágrimas por algum stressemocional, se os seus sentimentos são atingidos na totalidade; debaixode stress ficam pálidas e sujeitas a desmaiar.

A criança Antimonium crudum com erupções na pele, tende ater crostas muito grandes, erupções mal cheirosas – a típica crosta doimpetigo que se vê na face da criança. Mais casos de impetigo nascrianças desaparecem com Antimonium crudum do que comqualquer outro remédio da Matéria Medica. Nos adultos também,nove em cada dez casos de impetigo agudo desaparece comAntimonium crudum.

Todas as suas erupções da pele pioram pela aplicação de água

em qualquer forma, e ficam muito inflamadas e dolorosas naexposição ao sol.A criança Antimonium crudum é muito desajeitada, e dá

muitos solavancos nos movimentos e pode ter uma coreiaactualmente.

Sofrem por causa de verrugas nos seus dedos, uma ou outra,mas pequenas; ou verrugas grandes que geralmente são planas e nãomuito dolorosas. Associado com a condição de verrugas, muitas

Page 37: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 37/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

38

destas crianças Antimonium crudum tendem a ter unhas deformadas– parecendo grossas e sem saúde.

Dois dos outros pontos constantes à cerca das crianças

Antimonium crudum, em primeiro lugar são muito sujeitas a teremproblemas digestivos por qualquer ácido, frutas ácidas, ou bebidasácidas; em segundo lugar têm uma língua macia, flácida, com umacamada habitualmente branca.

Os pontos excepcionais de Antimonium crudum não sãodiferentes de Petroleum, assim como não estão longe daspreocupações das condições da pele.

Page 38: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 38/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

39

Petroleum

Mas a maioria das crianças com indicações para Petroleum são

mais magras, do que gordas; associado com a perda de peso no típicocaso de Petroleum, a criança tem um excelente apetite, e muitas vezesestá esfomeada durante as refeições.

A criança Petroleum é irritável como a criança Antimoniumcrudum, mas de uma maneira diferente; são muito mais brigonas, efacilmente se ofendem. A criança, muitas vezes é bastante inteligentementalmente, mas preguiçosa na escola e não quer trabalhar, édistraída e esquecida.

São quase sempre sensíveis ao barulho e assustam-se porgrandes barulhos repentinos, que elas não compreendem. São muitosujeitas a ficarem nervosas com muita gente e muito sensíveis ao friotal como Antimonium crudum ou como as crianças Psorinum.

As crianças Petroleum têm muitas vezes sinais de erupções napele, e o mais comum são erupções atrás das orelhas, fendasprofundas com um líquido amarelado. Fluído aquoso. Muitas vezesestas fendas abrem e sangram.

Mas o mesmo tipo de fendas aparece em qualquer lugar da

criança Petroleum, particularmente em qualquer dobra, nos cantos daboca, no ângulo do nariz, e muitas vezes há umas fendas similares àvolta do ânus, nas virilhas, ou nas axilas; o fluído que vem para foraforma crostas densas que são sempre muito sensíveis.

Quase todas as erupções da pele de Petroleum dão comichão.São mais irritáveis durante o dia do que durante a noite, o que ajudamuito para distinguir das erupções de Sulphur.

A criança Petroleum é muito sujeita a apanhar frio, e ter

obstrução nasal aguda, com uma descarga escoriante, com a tendênciapara o nariz ficar coberto de crostas, sensível, sangrando, e muitasvezes formam-se crostas nos lábios superiores e à volta do nariz.

Com estas descargas nasais há também alguma surdez, comdores agudas nos ouvidos, e uma sensação como se as trompas deEustáquio estivessem bloqueadas. Frequentemente têm otites, com omesmo tipo de descarga aquosa amarelada, e uma marca vermelha

Page 39: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 39/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

40

muito acentuada do ouvido externo, uma condição eczematosa aguda,com irritação, e tendência a sangrar.

Outra ligação com o prurido é uma enorme e definida comichão

nos olhos. Muitas vezes há blefarite com as margens vermelhas, efendas no canto interno, e uma infecção expande-se para baixo doducto lacrimal – podem ter um abcesso no saco lacrimal. Forma-sepus no ducto lacrimal e uma descarga escoriante desce por baixo damargem do nariz, vivo e sangrando, acompanhado por umaconjuntivite aguda.

Com o processo infeccioso na garganta e no nariz estas criançasPetroleum, muitas vezes têm um aumento dos nódulos linfáticossubmaxilares.

Outra coisa muito em comum à criança Petroleum, é a históriada irritação da bexiga. Frequentemente têm enureses, mas muito maiscomum do que uma irritação aguda pode ser uma cistite aguda, com amesma sensação de crueza e sofrimento.

Outra característica comum com a criança Petroleum, é quedepois de uma exposição ao frio podem desenvolver uma cólicaabdominal aguda e diarreia. E com diarreia há sempre um grau deinflamação em redor do anus e períneo, com ardor e erupção vermelha

viva.Na estação fria a pele das mãos tende a ter fendas,

particularmente na ponta dos dedos, e essas fendas são muitosensíveis, muito dolorosas ao toque, com fissuras fundas que abrem esangram facilmente.

Todas estas crianças têm a típica agravação de Petroleum pelomovimento, isto quer dizer, enjoam ao viajarem de comboio e aoandarem de barco. Se a criança é pressionada é muito sujeita a

desenvolver uma dor de cabeça occipital severa. Essa dor de cabeçaoccipital é muito rara por esforço mental, é muito difícil de passar,mas Petroleum às vezes dá com o caso.

Em casos de enjoo no mar onde há dúvidas entre Petroleum eTabacum, que é outro remédio comum para o enjoo no mar, há quasesempre a dor de cabeça assim como o enjoo do mar no Petroleum, eos tipos Tabacum não as têm completamente.

Page 40: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 40/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

41

Enjoo no mar com dor de cabeça occipital chama porPetroleum em cada momento. No tratamento profilático contra oenjoo do mar, é muito difícil de decidir entre Tabacum ou

Petroleum, mas a dor de cabeça occipital da criança Petroleumindica Petroleum.Existem vários outros remédios para as condições de pele nas

crianças, mas estes são os mais comuns. Há a possibilidade deSulphur porque é quase automático nas afecções da pele, mas émelhor tomar Sulphur debaixo do outro grupo.

Page 41: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 41/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

42

GRUPO IV

“Crianças com temperamentos irritáveis”

Pulsatilla (Puls.)

Estes são os remédios dos “temperamentos irritáveis”começando com Pulsatilla, que é o remédio mais comum indicadonas crianças deste tipo.

A criança Pulsatilla é muito típica. Há dois tipos principais.Uma é um tipo fina e pequena, com uma pele suave, cabelo fraco, comcirculação instável, sujeitas a corar por qualquer emoção, muitas vezesficam pálidas depois; definitivamente tímida, sensível, sempre terna,muitas vezes fácil de manusear, e sempre muito receptiva.

O outro tipo Pulsatilla é muito gorda sem dúvida com mais cor,habitualmente com o cabelo escuro, um pouco mais ruborizada com areacção, um pouco mais com tendência a chorar do que estar alegre evivo do que o primeiro tipo Pulsatilla; tipo delicada, pede atenção semmuita reacção a isso, pergunta sempre por algo mais.

Se arranjarem uma explicação evidente, está apta para perdoar opróximo. O factor comum dos dois tipos é a sua reacção àtemperatura, todas as crianças Pulsatilla são sensíveis ao calor, ficamfracas na estação quente, perdem a sua agilidade, perdem a suaanimação e a sua energia.

Vagabundeiam, ficam tanto chorosas como irritáveis, e sãopredispostas a problemas digestivos. Mas são muito mais sujeitas aindisposições por uma mudança brusca para frio numa temperatura

quente – isto quer dizer, frequentemente têm um ataque agudo de umanáusea ou diarreia por estarem constipadas (resfriadas) em tempoquente.

Tendem a ter cistites, ou terem dor de ouvidos. A sensaçãorepentina de frio durante a estação quente causa os seus problemas.Enquanto que no geral descaem no tempo quente, ficam muito maissujeitas a apanharem uma constipação. Do mesmo modo ficamindispostas por tomarem um gelado – gelado na estação quente, este

Page 42: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 42/85

Page 43: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 43/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

44

Uma coisa, que quase sempre produz terror nocturno nestascrianças, é elas ouvirem histórias de fantasmas no escuro antes deirem dormir; podem crer que dão a uma criança Pulsatilla um

pesadelo.Outro aspecto útil é que estas crianças são muito sujeitas aficarem com vertigens olhando para cima numa zona alta. O únicoremédio que conheço em que isto é mais acentuado é Argentumnitricum que tem uma agravação por olhar para baixo, mas tambémtem uma agravação por olhar para cima, mas este último é maisacentuado na Pulsatilla.

A criança Pulsatilla deita-se com as mãos na cabeça, e isto éuma característica útil, no entanto não quer dizer que seja constante.

Page 44: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 44/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

45

Kali sulphuricum (Kali – s.)

Quando se tem em vista o “temperamento quente” do tipo

Pulsatilla, o próximo remédio a considerar pode ser Pulsatilla ou Kalisulphuricum.Kent diz que Kali sulphuricum, é apenas um intensificador de

Pulsatilla. Eu não penso assim.As reacções à temperatura de Kali sulphuricum são idênticas

às de Pulsatilla, a criança é sensível ao calor e fica fraca durante otempo quente, não aguenta estar em lugares mal ventilados, sente-semelhor ao ar livre, tende a estagnar se fica parada, e melhora se semovimentar. Tem uma agravação por comida forte; e está sujeita aficar indisposta por mudanças repentinas de tempo. Mas há umadiferença distinta.

A criança Kali sulphuricum, é muito mais flácida do que acriança Pulsatilla, e certamente não se aproxima do tipo magro e finode Pulsatilla, se bem que se aproxima mais da profunda lentidão dotipo Pulsatilla.Os seus músculos são flácidos, fica facilmente exausta por esforçomuscular. Está mais sujeita a sentar-se, e geralmente tem uma reacção

mais lenta.Há mais obstinação em Kali sulphuricum do que em

Pulsatilla. A criança Pulsatilla pode ser mais irritável, podeencolerizar--se no temperamento, mas ficar calma; Kali sulphuricumestá mais sujeita a ser rebelde.

A criança Pulsatilla também é tímida, mas a criança Kalisulphuricum, tende a ter mais uma perda de confiança nela própria –não é timidez. São preguiçosas, não gostam de trabalhar, e isto não é o

entusiasmo e o interesse da criança Pulsatilla.A criança Kali sulphuricum não é inteligente, fica cansada porse esforçar mentalmente, uma vez que a criança Pulsatilla é muitasvezes inteligente e bastante razoável na escola.

Há uma certa similaridade em que ambas são nervosas, ambastêm medo do escuro, são facilmente assustadas, facilmenteaterrorizadas aos barulhos estranhos, ao que as rodeia.

Page 45: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 45/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

46

A criança típica Kali sulphuricum tende a ser mais doente doque a criança típica Pulsatilla. A criança Pulsatilla pode não ser forte,mas a criança Kali sulphuricum tende a ter menos cor e se fica

ruborizada é muito mais um corar circunscrito na bochecha do que acirculação variável de Pulsatilla.Outra coisa que indica Kali sulphuricum a Pulsatilla, é que

quase todas as crianças Kali sulphuricum têm uma camada amarelana língua, particularmente no começo da língua, se bem que a camadapode espalhar-se por toda a língua.

Outro ponto que ajuda é que há uma pequena diferença no tipodas descargas. A típica descarga de Pulsatilla é espessa, cremosa enão irritante. A descarga típica de Kali sulphuricum é muito maisaquosa, mais em cordão e amarelada.

No que diz respeito a doenças agudas actuais, Pulsatilla é maisfrequente precisa para um catarro gástrico agudo, gastrite aguda,cólica aguda e diarreia; mas se a gastrite for para uma icterícia numacriança Pulsatilla as indicações são mais para Kali sulphuricum doque para Pulsatilla.

Com o tipo de criança Pulsatilla que tem tosse fria edesenvolve bronquite que evolui para uma broncopneumonia com a

indicação usual de Pulsatilla, isso é dizer, agravação por estar emquarto não ventilado, alívio pelo ar livre, sensação de sufoco,possibilidade de perda de voz, boca muito seca sem muita sede, umasaliva amarelada, aquosa, e provavelmente com marcas de unificaçãoda parte esquerda – base mais comum – a reacção é melhor para Kalisulphuricum do que para Pulsatilla.

Com a criança Pulsatilla que tem tosse convulsa com muitosruídos no peito, e as modalidades comuns de Pulsatilla, Kali

sulphuricum actua melhor do que Pulsatilla.Isto é talvez o que Kent queria dizer, que Kali sulphuricum é aPulsatilla intensificada – nesta condição aguda os sintomas são muitosimilares e, porém, a condição mais severa, a mais definida seja asindicações para Kali sulphuricum.

De vez em quando é útil lembrar que a criança Pulsatilla gordaé mais sujeita a evoluir para Sulphur,  enquanto que a criança 

Page 46: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 46/85

Page 47: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 47/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

48

Sulphur (Sulph.)

Do ponto de vista das crianças, há dois tipos definidos de

Sulphur, são razoavelmente boas comilonas, crianças muito bemdesenvolvidas, sempre com uma cabeça grande bem definida. Sãohabitualmente de uma estatura razoável, desajeitadas e embaraçosasnos seus movimentos.

São aptas a terem cabelos grossos e fortes, e sempre uma corrazoável e forte. A sua pele tende a ser áspera, fica afectada com ventofrio, e suam facilmente. Tendem a ter as extremidades vermelhas, asmãos vermelhas e muitas vezes os pés vermelhos. Habitualmente têmos lábios muito vermelhos, muitas vezes orelhas vermelhas, efacilmente as margens das pálpebras ficam vermelhas.

Isto é uma excepção do cabelo grosso, porque esse tipo decriança Sulphur muitas vezes desenvolve mal as pestanas, têmataques repetidos de blefarite, têm erupções com crostas à volta daspálpebras que elas mexem e coçam, e consequentemente, as pestanastendem a não desenvolver ou são poucas.

A outra criança tipo Sulphur, que é magra habitualmente, coma cabeça razoavelmente grande, mas com as pernas longas e finas,

muitas vezes com o abdómen grande, com o peito poucodesenvolvido, muitas vezes não têm muita cor, tendem a ser pálidas,com uma pele áspera bem definida.

Este tipo tem uma pele seca e áspera, com uma tendência muitomarcada para a pele ter fendas, e rachar em exposição, e geralmente acriança fica mais triste. A criança parece mal cuidada, tem menosvitalidade, mais facilmente se cansa, e sempre fica mal.

O tipo Sulphur mais gordo tem muito mais agressividade,

tendem a ser brigões, impacientes, como críticos, estão sempre aarranjar defeitos nos outros e em tudo, descontentes, muitas vezessentem que estão a ser subestimadas.

São lentas, mas muitas vezes é difícil dizer se é mesmo preguiçaou falta de histamina, porque ficam cansadas se não fizerem nenhumesforço. Não gostam que se intrometam, pensam que conseguem fazeruma coisa, sabem o que querem fazer, ressentem fortemente os seus

Page 48: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 48/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

49

pais interrompendo-os, pensam que conseguem fazer uma exposiçãodisso se estiverem sozinhas.

A criança Sulphur magra é muito mais inclinada a ser

desprezível, de espírito baixo. Têm muito menos vitalidade, e sãomuito menos agressivos.É o mesmo tipo de ressentimento de fora da interferência, se bem quese mostre um pouco diferente. Estas crianças Sulphur magras estãosujeitas a chorar, e alguma tentativa de as confortar ficam aborrecidas,e viram-lhe as costas.

Estas crianças Sulphur magras têm menos histamina que asgordas, são mais fáceis de cansar e, como todos os pacientes Sulphur,não podem ficar na mesma postura por muito tempo. Numa maneiramais comum de dizer, reagem mal ao ficarem inquietos, e se sãoobrigadas a ficarem imóveis, desestruturam-se

Há uma característica excepcional de todos os pacientesSulphur, crianças ou adultos, têm um grande apetite – não importa sesão gordas ou magras – e os seus apetites são bons – definidos emgostarem e não gostarem.

Todos os pacientes Sulphur têm um desejo por alguma coisacom um gosto definido; gostam de muito tempero, comidas com

especiarias, e têm um desejo muito marcado para doces.Ocasionalmente um paciente Sulphur deseja por sal, mas não

é realmente um desejo de sal, é muito mais algo com o gosto. Outroponto acerca da criança Sulphur, é que têm um desejo quase perversopara fora da comida comum, o prato incomum que em média ascrianças não gostam, a criança Sulphur come com satisfação.

Outra característica constante em ambas as crianças, é que sãosempre lentas depois das refeições, ficam pesadas e sonolentas,

gostam de deitar-se em redor, e ficam irritáveis quando sãoperturbadas.Um aspecto muito útil à cerca das crianças Sulphur, é que

têm uma tendência a ficarem indispostas por causa do leite. A criançapequena Sulphur muitas vezes fica indisposta, e pode ficar comdiarreia e vomitar por causa do leite, e esta agravação marcada peloleite é muitas vezes elevada.

Page 49: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 49/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

50

Outra coisa que é constante a todos os pacientes Sulphur é airritação da pele. A maioria dos pacientes Sulphur tem irritação emqualquer parte da pele, e é característico. Muitas vezes piora por

qualquer tipo de calor; quarto quente, cama quente, sol mais quente(das 13h00 às 15h00), roupas quentes, tudo isto faz com que comece airritação de Sulphur.

Quando a irritação está presente têm conforto, e às vezes umasensação própria de prazer quando se coçam, e de vez em quando acomichão alivia a irritação. Tendem a ter muitos mais incómodos ànoite, mesmo não estando calor.

Quando estão mais ou menos activas ou ocupadas durante odia da irritação, isso não as preocupa muito, mas quando estão adescansar à tarde ou à noite a irritação tende a ficar muito pior, emuito mais inquietante.

Sulphur tem todo o tipo de erupções conhecidas dosdermatologistas.

O ponto que a distingue como uma erupção de Sulphur é areacção à temperatura, e o facto que está sempre irritada. É umairritação intensa a qual não conseguem ignorar. Descrevem-nas devárias maneiras – comichão, sensação como se animais gatinhassem

por cima da pele, sensação de picada de agulhas, qualquer descriçãoque é apropriada para a intensa irritação da pele.

Além da irritabilidade da superfície total estas criançastendem a ter uma irritação muito marcada de todos os orifícios – nariz,orelhas, boca, uretra, anus – qualquer orifício tende a estarcongestionado, vermelho, quente e dá muita comichão.

Em todas as condições agudas ou crónicas tendem a ter umacamada vermelha na língua, com a ponta muito vermelha, e muitas

vezes vermelha ao longo das margens, não como a língua de Rhustoxicodendron. A maioria destes pacientes Sulphur tem uma bocaseca, uma boca quente, e têm sede. Isto aplicado mais nas condiçõesagudas do que crónicas.

Outro ponto que às vezes é útil no tipo de criança Sulphur, éque são sempre agravadas pelo calor, mas há a tendência de esquecerque os doentes Sulphur têm um mecanismo instável térmico; são

Page 50: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 50/85

Page 51: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 51/85

Page 52: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 52/85

Page 53: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 53/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

54

ataques de cólicas e descarga escoriante, cor vermelha viva dasnádegas, irritação intensa, a criança coça-se muito.

O tipo do paciente magro Sulphur muitas vezes sofre de

condições reumáticas agudas com a característica habitual – suores,sensação de calor, sede, com a ponta da língua vermelha. A actualcondição dolorosa piora pelo calor, e, no entanto é mais confortávelpelo frio, melhora muito mais pelo movimento, no entanto é dolorosoquando se começa a mexer; e é sujeita a ter em cima da articulaçãoafectada uma vermelhidão. Pode ser também a história do ataque seracelerado pelo banho, ou também no mar ou na piscina.

O desejo para as comidas gordurosas é muito variável nascrianças. É muito comum nos adultos, a maioria dos casos Sulphurquerem roast beef gorduroso, por exemplo, mas não querem que sejaconstante nas crianças. Algumas não gostam de gordura. Se comem éuma ajuda, mas não quer dizer que seja sempre. Alguns adultostambém não querem.

Manteiga não entra para o desejo das gorduras. A maioria dospacientes Pulsatilla têm uma aversão definida à gordura, comomanteiga e natas; mas não desgostam de carne gordurosa, eparticularmente se está quente. Muitos pacientes Pulsatilla comem

coisas gordurosas frias, mas não quentes. A maioria dos pacientesPulsatilla tiram a manteiga, muitas vezes em grandes quantidades.

A tendência a suar é constante no tipo gordo de Sulphur; ostipos magros habitualmente têm uma pele seca e dura e não tendem atranspirar. Os brinquedos das crianças Sulphur são os melhores quepodem ter, e a família da criança Sulphur é a melhor que já se viu.Têm também um sentido espantoso do dinheiro; a criança pequenatem um senso muito definido de valores.

Sulphur não se deve de maneira nenhuma usarfrequentemente na urticária como geralmente o usam. Mas égeralmente muito indicado nas crianças, particularmente se éassociado com problemas digestivos; a criança responde bem emqualquer potência, e a maioria das crianças Sulphur respondem bem auma dose de 30 ou 200.

Page 54: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 54/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

55

Thuya occidentalis 

Para continuar com o tipo de remédios de Pulsatilla, ainda

que a maioria deles são remédios de “temperamento quente”, existeoutro remédio que é associado com Pulsatilla, e ele é Thuya, emboraseja friorenta nas suas reacções.

É muito difícil dar um quadro mental da criança típica Thuya,porque na maioria dos casos há um elemento excepcional dedeficiência mental. Em algumas crianças Thuya, há algumasmeramente atrasadas, outras meramente deficientes.

Em algumas há uma disfunção óbvia da glândula pituitária, eisso tende a dar uma ideia de Thuya. Mas há crianças Thuya que nãotêm problemas mentais e que não têm uma disfunção na pituitária, eesse tipo de criança é como a Pulsatilla na reacção.

Uma característica excepcional da criança Thuya é o facto deela ser sensível; é receptiva a qualquer bondade, é conscienciosa noque faz, e fica facilmente aborrecida emocionalmente. E aqui vem aprimeira indicação forte: as crianças Thuya têm uma sensibilidade

peculiar à música, e isto é uma das coisas comuns associadas com os

problemas mentais das crianças.

80 por cento dos problemas mentais das crianças que tenhotratado têm uma sensibilidade anormal à música. Muito mais sensíveisdo que as crianças normais; e mesmo na criança normal com aindicação de Thuya consegue-se esta sensibilidade à música. Sãoafectadas por ela; podem mesmo chorar por isso. Associado com essedistúrbio emocional as crianças Thuya têm uma tristeza, umadepressão, muito como a depressão de Pulsatilla.

A criança Thuya, mesmo com os problemas mentais, tem

uma consciência espantosa. São muitas vezes sensíveis ao movimento,frequentemente enjoam no carro. Outro sintoma é a estranhacontradição muitas vezes encontrada numa vida perfeita, criançaactiva – são aparentemente entusiasmadas e interessadas, e, no entantotêm uma estranha hesitação ao falar, uma dificuldade em encontrar asfrases que querem, ou uma dificuldade em dizê-las.

Muitas vezes a dificuldade de falar dá a impressão que acriança é lenta mentalmente, quando não é realmente lenta, na verdade

Page 55: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 55/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

56

são as palavras que procura. Poderemos então ver que há uma aversãodefinida para falar; são caladas, mas parecem serem meio duras.

A maioria das crianças Thuya estão mais abaixo do que em

cima da estatura média, a maioria são definitivamente pequenas e deestatura fina. Thuya aplica-se igualmente bem em ambos os tipos decabelos, tanto loiros como escuros Um factor bem definido é queparecem estar acordadas, o quanto mais activas estão. Se sãoobrigadas a sentarem-se, ficam lentas, pesadas, e depressivas, masqualquer actividade animada ficam logo mentalmente bem.

Outra característica comum em muitas das crianças Thuya é odefeituoso crescimento dos dentes; com dentição irregular, e muitocedo apodrecem. O esmalte do dente é sem dúvida defeituoso na suaposição.

As crianças Thuya são sensíveis ao frio, se bem que fiquemmelhores na maioria das vezes ao ar livre. São muito sensíveis àhumidade, e sujeitas a ficarem muito piores pela manhã.

A maioria das crianças Thuya transpira quando se esforçam, emesmo quando não estão a suar têm uma pele muito gordurosa, que émais comum de notar no tipo de cabelo escuro do que no tipo comcabelo loiro. Algumas crianças Thuya loiras têm a pele muito fina, e

frequentemente têm um crescimento dos pêlos, particularmente nascostas.

As crianças Thuya não aguentam mentalmente bem o stress.Estão sujeitas a terem dores de cabeça nevrálgicas agudas e típicasdebaixo de stress, por ficarem muito cansadas e muito excitadas, e oponto acerca da dor de cabeça nevrálgica é que muitas vezes escolhemáreas que são extremamente dolorosas e muitas vezes extremamentesensíveis.

Estas crianças tendem a ter dores de cabeça crónica comcatarro. Ficam com descarga nasal espessa, purulenta, amarelaesverdeada, possível com crostas no nariz e sangramento. Estão muitosujeitas a otites médias crónicas, e podem desenvolver uma mastoiditecom uma dor severa localizada, e uma maciez por cima da regiãomastóidea. Se são suficientemente velhas, dizem-nos que sentemcomo se algo estivesse furado no osso mastóideo.

Page 56: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 56/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

57

Outra característica comum das crianças Thuya é umadigestão pobre. O quadro típico da pituitária da criança com umaabdómen quase suspenso é um exemplo extremo, e estas crianças são

extremamente sujeitas a desenvolverem uma irritação crónica do ceco.Frequentemente há um ceco cheio e encharcado na fossa ilíacadireita, com a história de ataques repetidos de diarreia; e a diarreia émuito característica. Consiste em fezes claras e gordurosas, e saemsempre com muitos gases; e os ataques são acompanhados por muitosruídos no abdómen.

Muitas vezes estas crianças dão-nos uma história de teremmuitas verrugas.As verrugas de Thuya são suaves, e sangram facilmente quando setoca; se se bater na superfície pode rebentar e sangrar.

Os pacientes Thuya suam quando se destapam. Uma raparigade doze anos despiu-se para ser examinada, e o suor saía dela quandotirava as roupas. Não suava muito quando tinha as roupas vestidas.Ocasionalmente esse sintoma estranho de suar quando está destapadaé encontrado, mas habitualmente as crianças Thuya são friorentas etremem quando estão destapadas.

Um caso de interesse particular porque há raros depósitos de

ossos nos músculos numa criança nova, e actua muito bem comThuya. O primeiro indicador da possibilidade de Thuya é aquelesintoma estranho de suar quando se destapa.

Outra característica constante da criança Thuya é a sua estranhasusceptibilidade à cebola. São muito sujeitas a problemas gástricos, etêm ataques de diarreia por comer cebolas, cozinhadas ou cruas. Outrosintoma comum, que não se encontra na criança nova, pode ocorrer noadolescente – são muito sujeitas a terem problemas digestivos agudos

pelo chá preto.A história da vacinação é também uma grande ajuda na decisãode Thuya.

Page 57: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 57/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

58

Bromium (Brom.)

O próximo remédio comum de “temperamento quente” é

Bromium. É um dos remédios que é esquecido frequentemente. Otipo comum do Bromium é geralmente muito gordo, pele e cabeloclaro, e a maioria são amigáveis, alegres, estão quase sempre bemdispostas.

Mas temos umas contradições. O tipo alegre, amigavelmentebem disposto, é muito facilmente posto de fora de si, e se seaborrecem ficam ruborizados, e isso explica que tenham uma sensaçãode calor e tensão na cabeça.

Ficam nervosas, ansiosas, muitas vezes assustadas, de manhã,muito próximo das horas de Pulsatilla. Não gostam de caminhar denoite para casa e têm a impressão que alguém os segue, e ficamassustadas – muito parecido com Pulsatilla – ocasionalmente osataques de depressão no paciente Bromium não são como os dePulsatilla. Mas a depressão de Bromium é muito mais serena, muitomais melancólica do ponto de vista da depressão chorosa aguda dePulsatilla.

A criança Bromium é geralmente obesa, de tez clara sendo

predisposta a ter colónias de erupções, também acne em redor da faceou sobre os ombros, e um adolescente que precise de Bromium temsempre algum sitio com acne.

Além disso, há mais sintomas como os de Pulsatilla. São muitosensíveis ao calor, ficam desconfortáveis quando estão ao sol e numquarto quente. Melhoram pelo movimento e pelo exercício; e ficammelhores ao ar livre.

Por contraste o típico paciente Bromium está muito melhor

depois de comer, ao passo que o paciente típico Pulsatilla fica pesadodepois de comer; e outro contraste apesar do facto de ficaremmelhores ao ar livre, são sensíveis às correntes de ar.

A maioria dos casos Bromium são de dois tipos, um comcatarro crónico das vias superiores, o outro o típico agudo de febresaltas.

Tomando primeiro o tipo catarral, a criança com hipertrofiacrónica das amígdalas, não o tipo que é sujeito a amigdalites de

Page 58: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 58/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

59

repetição, mas o que tem as fibras das amígdalas aumentadas, e muitasvezes com um aumento geral das glândulas submaxilares, que tendema ser duras, e não tendem a desfazer-se.

Com a amigdalite crónica estão sujeitas a ataques de expansãocatarral a qualquer um dos seios paranasais, e nos casos de Bromium é mais comum os seios nasais frontais estarem envolvidos, do que osseios esfenoidais; com o envolvimento dos seios frontais os pacientesqueixam-se de dores intensas, plenitude, e uma sensação de inchaçona raiz do nariz.

Sensação de que o nariz está obstruído, e há uma descargaespessa, amarela, purulenta, e se algum esforço é feito para limpar adescarga do nariz está sujeito a haver uma mancha de sangue. Outroponto acerca deste tipo é que os lábios superiores estão grossos,inflamados e vermelhos.

Ocasionalmente uma dessas crianças tenderá um ataque de tosseque não cessará, com a sensação de cócegas na laringe. A tosseconvulsa violenta que não cessa (tosse crupe), irá quase levar àsufocação, e é aliviada por bebidas frias. Podem queixar-se de umasensação de pressão ou de constrição da garganta, e a laringe nestescasos fica habitualmente muito sensível ao toque. Há também a típica

voz rouca de Bromium.Bromium é útil para as crianças gordas, e de temperamentos

irritáveis, com as amígdalas hipertrofiadas, que têm um ataque defebre alta aparecendo por volta de Junho; é muito mais tarde nascrianças Bromium do que nas outras crianças. Alguns começam nametade de Maio, mas no caso de Bromium habitualmente nãocomeçam antes de Junho. A característica excepcional da febre alta deBromium é uma extrema hiperestesia das membranas mucosas e

qualquer tipo de poeira estabelece um ataque agudo durante o períodode irritação.Um rapaz pequeno tem o tipo de febre alta de Bromium, e se

entrarmos num quarto que tenha poeira começará logo um ataqueviolento, totalmente à parte por qualquer exposição irritante fora decasa. Algumas doses de Bromium param completamente isso.

Estes casos de febre alta de Bromium podem ter ataquesasmáticos que são razoavelmente típicos. Têm ataques espasmódicos

Page 59: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 59/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

60

repentinos com uma sensação de uma extrema constrição do peito, eextrema dificuldade em engolir. Outro ponto é que embora a sua febrealta aparente não baixe totalmente na praia a sua asma irá totalmente.

Outro tipo em que Bromium é muito útil e é similar, a criança égorda, amígdalas sensíveis ao calor, com uma tendência definida àlentidão e em acréscimo há dores reumáticas generalizadas, um tipo dereumatismo muscular. São muito sujeitas a afecções cardíacas, maiscom uma má actuação do músculo cardíaco do que uma definida lesãovalvular, mas em alguns casos há uma definida hipertrofia cardíacanesse tipo de criança, e melhoram de facto muito bem com Bromium.

O constante em todos estes casos é a sensação de constrição nopeito, sensação devido a aperto ou constrição em volta do coração.Outra constante é essa sensação de constrição que se desenvolvequando estão de frente para qualquer vento; existe também asensibilidade às correntes de ar que é particularmente evidente noscasos de coração de Bromium.

Page 60: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 60/85

Page 61: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 61/85

Page 62: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 62/85

Page 63: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 63/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

64

Abrotanum (Abrot.)

O quadro clínico do bebé pequeno Abrotanum é característico

de uma estenose congénita do piloro. A criança é magra, com umapele enrugada e desidratada que quando é beliscada, não volta ao seuestado normal. Tem um apetite imoderado, porque vomita toda acomida, e tem fome o tempo todo. Tem um abdómen relativamentegrande e umas pernas longas e espigadas, e está sempre zangada,implicativa quando passa fome. É habitualmente friorenta, é muitasvezes sensível quando se lida com ela, e é sensível ao toque.

Nestes bebés Abrotanum não é frequente um atraso na cura docordão umbilical depois de ter caído – por perda de vitalidade e perdade alimento. Vários casos que tenham uma estenose ou um espasmodo piloro recuperam perfeitamente com Abrotanum. Outro tem umaestenose do piloro perde todos os sintomas por um período de quatrosemanas depois de receber Abrotanum, mas tem uma recaída e éoperado, tem uma estenose do piloro típica e acaba recuperando. Se osoutros têm um espasmo ou uma estenose realmente não é reconhecida,mas com um diagnóstico de estenose do piloro recuperam comAbrotanum.

Um tipo de criança Abrotanum mais velha é também umacriança esfomeada, com um apetite imoderado, e é também umacriança magra. Têm sempre uma tendência a terem ataques de diarreiarepetidos, habitualmente ataques de diarreia alternando com doresreumáticas, e sempre com uma grande incoordenação, tremores(Gelsemium), provavelmente um certo entorpecimento das mãos, pése pernas.

Não se pode dar nada que seja de porcelana valiosa, porque ela

ou deixa cair ou parte-a, tende a aproximar-se em coreia;habitualmente são muito rabugentas e com um temperamento mau, emuitas vezes têm um traço cruel estranho na sua constituição. Estascrianças são definitivamente friorentas; são agravadas pelo frio e pelahumidade; e as suas dores reumáticas estão propensas a ficar pior ànoite do que durante o dia.

Page 64: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 64/85

Page 65: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 65/85

Page 66: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 66/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

67

A criança típica Fluoricum acidum com diarreia tem umataque violento depois de beber qualquer bebida quente, que muitasvezes é um indicador para o caso de Fluoricum acidum. Em ataques

agudos estão sujeitas a terem uma temperatura alta, com a sensação decalor intenso e uma completa intolerância a qualquer roupa de cama.Nos seus fracassos na escola, à parte das cefaleias pela

concentração – o tipo de cefaleia congestiva que fica melhor pelobanho de água fria – uma característica constante é que dão erros aoescrever. Transpõem palavras, transpõem letras, e os erros parecemser na maioria insensatos. As queixas dos professores são por nãoestarem atentas, e dizem que as crianças não faziam certos erros seestivessem atentas; mas a criança não consegue fazer o contrário.

As queixas reumáticas têm a agravação de temperaturacomum a Fluoricum acidum, e as dores pioram muito quando ficaparada e melhoram quando se mexe.

Outro sintoma da criança Fluoricum acidum que fica cansadafora da escola é uma sensação de entorpecimento nos braços e naspernas. Uma coisa estranha sobre este entorpecimento é que nãoaparece pela pressão; mesmo quando a criança está parada, os braços eas pernas estão sujeitos a ficarem entorpecidos.

Os ataques de diarreia de Fluoricum acidum são sempreirritantes; há uma grande irritação perianal, e possivelmente umnúmero de fissuras perianais dolorosas.

Fluoricum acidum tem o mesmo temperamento irritável deSilicea, com melhoria pelo movimento, e com um aspecto alegre emvez do aspecto cansado e vazio dos tipos Silicea.

Os pacientes Fluoricum acidum e Pulsatilla não sãofacilmente confundidos, os tipos Pulsatilla são de estatura mais

pesada, têm muito menos tensão sobre elas, são lentas mental efisicamente. Em Pulsatilla não há a actividade que o Fluoricumacidum tem, têm um cérebro lento, são muito mais indulgentes, emuito menos activas. O paciente Pulsatilla fica cansado pelo esforço,e o paciente Fluoricum acidum fica muito mais estimulado por isso.

Pulsatilla é agravado pela exposição á água fria, ficaconstipada (resfriada); os tipos Fluoricum acidum tomam banho de

Page 67: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 67/85

Page 68: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 68/85

Page 69: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 69/85

Page 70: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 70/85

Page 71: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 71/85

Page 72: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 72/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

73

Os sintomas de Chamomilla são quase idênticos aos deArsenicum e, no entanto são remédios inteiramente diferentes, ecrianças inteiramente diferentes. Primeiro têm hiperestesia, muito

sensíveis ao barulho, à dor, pessoas; há exactamente a mesmahiperestesia em Chamomilla.Há a impaciência de Arsenicum, movendo-se de uma pessoa

para outra, nunca pára; é exactamente o mesmo na Chamomilla, acriança vai de uma pessoa para outra e nunca fica paradacompletamente, nunca em paz. E, no entanto os dois tipos sãodiferentes.

Na Chamomilla há uma extrema hiperestesia, as dores deChamomilla são mais intensas provavelmente do que outras dores deque os pacientes sofrem; mas a reacção é inteiramente diferente deArsenicum.O caso de Chamomilla tem um frenesi absoluto de raiva; ressentem-se. A criança Chamomilla é sujeita a atirar-se à pessoa porque éhiperestésica.

Há um intenso desassossego na criança Chamomilla, vai deuma pessoa para outra, e quando começa a ficar insatisfeita com apessoa larga-a, mas se a pessoa a pega e a larga logo, ela é capaz de se

atirar à pessoa.É muito diferente da calma que a criança Arsenicum alcança de cadapessoa.

A criança Chamomilla que é muito sensível ao barulho, nãotem um pesadelo na mesma noite, a criança fica envolvida numperfeito frenesi, sujeita a gritar e bater quando é perturbada. É umareacção totalmente diferente.

No caso de Arsenicum, a criança é irrequieta, sempre a mover-

se em redor, enquanto que a criança Chamomilla melhora pelomovimento, mas particularmente melhora se for carregada – é ummovimento passivo, correndo à volta de uma criança Arsenicum, provavelmente isso a assusta.

Se se corre à volta de uma criança Chamomilla provavelmenteela pára de gritar e começa a cantar. A pessoa pára e a criança querque ela continue, e se não continua a criança puxa o cabelo, as

Page 73: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 73/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

74

reacções são inteiramente diferentes embora os sintomas na MatériaMédica são quase os mesmos.

A criança Chamomilla nunca fica quieta, nunca está satisfeita

com nada que está a fazer, mas não é uma questão de passar de umaocupação para outra, é uma questão de ficar farta de uma coisa e atirá-la fora. Nunca põe o seu brinquedo dentro do armário, simplesmentedeixa-o cair, e apanha qualquer coisa; se lhe dizem para pôr primeiro obrinquedo no armário é capaz de gritar.

Outro factor constante sobre as crianças Chamomilla é queficam mais excitadas à medida que o dia passa, mais irritáveis, maisdifíceis de se controlar, e são capazes de incomodaremparticularmente – algumas cerca das 21h00. A criança Chamomillamuitas vezes fica quase impossível depois de estar na cama até cercada meia noite, depois parece que se esgota e cai no sono.

Todas estas crianças que entram em fúria tendem a ficarruborizadas, com as bochechas vermelhas e a cabeça quente, mas acriança Chamomilla tende a ficar corada num lado da face,geralmente está ruborizada, mas um lado fica mais vermelho do que ooutro.

Chamomilla é quase um remédio universal para as dores na

dentição da criança, mas é um erro dar Chamomilla para qualquer dorna dentição das crianças, as indicações para isso são muito certas. Acriança na dentição que precisa de Chamomilla tende a ficar muitomais irritável à noite e a ter as gengivas sensíveis e inflamadas, etendem a ter um lado da face com uma ruborização muito maismarcada.

As gengivas sensíveis ficam muito pior por qualquer aplicaçãode calor e melhoram muito por aplicações frias. Ficam piores num

quarto quente, e o ataque é mais sujeito a acalmar por volta da meianoite. É de notar que a dor de dentes de Chamomilla temmodalidades inteiramente diferentes das outras dores.

As crianças Chamomilla estão sujeitas a ataques agudos decólicas, talvez porque os seus pais lhes fazem as vontades; vêemqualquer coisa, querem-na e gritam até a conseguirem, e nessa tardevão-se abaixo com uma cólica abdominal aguda. Estes ataques de

Page 74: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 74/85

Page 75: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 75/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

76

Chamomilla é também útil para as otites agudas na criança.Numa condição extremamente dolorosa, e na maioria dos casos acriança não quer ser tocada, e fica muito irritável muitas vezes

gritando com dores se o problema for causado – pela exposição aofrio, Chamomilla é um dos grandes remédios das crianças pequenas,particularmente se um lado da face estiver ruborizada.

Chamomilla tem tratado mais otites agudas em criançaspequenas do que qualquer outro remédio. E limpa sem qualquer rasgoos tímpanos. Mas a criança tem que ser do tipo Chamomilla assimcomo ter a otite, ou a Chamomilla não funcionará. O sistema nervosotem que ser excitável, e a criança tende a ficar irritável e susceptível àmínima coisa.

A criança Pulsatilla desenvolve otite média pela mesma causa– exposição ao frio – com um lado da face ruborizado; mas é umacriança Pulsatilla não uma criança Chamomilla, e à Chamomilla nãofará efeito.Estes são os remédios mais comuns para a otite aguda das crianças.

Page 76: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 76/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

77

Cina (Cina)

O próximo remédio é Cina, que faz uma comparação muito

interessante com Chamomilla. A maioria dos homeopatas começacom uma dose de Chamomilla e se não der resultado dão uma dosede Cina. Isto não é um caminho científico de procedimento. É melhorsaber claramente como é o quadro de Cina e onde as dificuldadessurgem.

A distinção mental excepcional entre a criança Chamomilla e acriança Cina, é que em Cina há um grau de teimosia que nunca seencontra na Chamomilla. A criança Chamomilla é sempre instável; acriança Cina pode ser tão teimosa como uma mula. Isto é a principaldistinção mental.

Na Chamomilla uma bochecha está vermelha e a outra estápálida. Toda a face pode estar vermelha, mas com uma distribuiçãoirregular. Na criança Cina é muito mais comum que haja uma áreavermelha circunscrita nas bochechas, e muitas vezes uma palidezevidente sobre a boca e nariz.

A próxima coisa distinta é que ambas não gostam de seremagarradas e ressentem-se com interferência, na Chamomilla é mais

um ressentimento mental ao passo que a criança Cina é sem dúvidasensível ao toque.

Há muitas vezes a mesma descrição dos dois que gritam quandosão agarrados, mas ao mesmo tempo que têm um desconfortopreliminar de serem agarradas, as crianças Cina são bastantepacíficas, e deixam-se ser levadas ao colo e isso acalma-as; uma vezque na Chamomilla elas querem distracção todo o tempo, e estãosempre à espera que se faça qualquer coisa nova.

A criança Cina quer que a carreguem porque o movimentoconstante e passivo acalma-a.Outro ponto que distingue as crianças Chamomilla da Cina, é

que as crianças Cina são muito aptas a vomitar, como são os tiposChamomilla, mas quase imediatamente depois da criança Cina tervomitado ficam com fome. Muitas vezes a criança Cina chorará pormais comida imediatamente depois de uma refeição, e muitas vezes as

Page 77: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 77/85

Page 78: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 78/85

Page 79: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 79/85

Page 80: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 80/85

Page 81: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 81/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

82

Ignatia (Ign.)

O próximo dos remédios dos nervos é Ignatia. É Inoportuno

que a Ignatia tenha sido distorcida nos textos homeopáticos - no livro,e teve de ser olhada como uma mulher histérica. Usado nesse sentidoperde-se muito a importância que pode ser mau para Ignatia emoutros casos que as mulheres não são nada histéricas.

Uma criança com um temperamento nervoso muito irritadiço;explode por qualquer coisa, sensibilidade brilhante, criança precoce,indo muito bem na escola e sendo incentivada – sendo um rapaz euma rapariga – e o sistema nervoso sendo sobrecarregado, apresentafrequentemente a indicação para Ignatia.

A primeira indicação é se a criança começa a desenvolverdores de cabeça, uma cefaleia desenvolvida pelo cansaço que apareceao fim do dia, depois de um período de stress.

Depois começam a ficar ligeiramente trémulas – a sua letra nãoé nada boa como costumava ser, e os movimentos mais subtiscomeçam a deteriorar-se.

O próximo aspecto é a sua expressão um tanto tensa, e isso é amaior nota chave de Ignatia, no tipo não histérico. Pode ser alguma

coisa por uma simples tensão dos músculos para definir as caretasquando a criança está a falar, e pode desenvolver-se a partir daí umacoreia facial, uma coreia generalizada, dificuldade em falar,dificuldade na articulação.

A criança fica excessivamente excitável – ou toda eufórica ouem estado de depressão, e é incrivelmente hiperestésica ao barulho. Sea criança se esforça a fazer os trabalhos de casa depois da escola,qualquer barulho a põe maluca; é capaz de ficar furiosa e depois

começar a chorar.Depois de qualquer tipo de stress a criança fica incapacitada detrabalhar, o seu cérebro não funcionará, não absorve nada, nãoconsegue lembrar-se e não é capaz de pensar.

Há indicações definidas para Ignatia na modalidade peculiardas cefaleias. A criança vem para casa depois da escola com umacefaleia congestiva, que, estranhamente, é aliviada por aplicaçõesquentes.

Page 82: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 82/85

Page 83: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 83/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

84

São muito sujeitas a terem dores reumáticas, e podem mesmoter reumatismo agudo; e a maioria das dores reumáticas melhoram poruma pressão firme definida.

Page 84: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 84/85

Tipos de Crianças em Homeopatia – Tradução: Dr. João Novaes – Portugal

85

Zincum

O último destes remédios é Zincum e juntando-se a Ignatia por

causa da tendência à coreia.A criança típica Zincum é muito sensível e nervosa e excitável.São facilmente distintas das crianças Ignatia. A criança Ignatia, aoprincípio é brilhante e de resposta rápida, enquanto que a criançatípica Zincum tem uma reacção lenta.

Quando a criança Ignatia está cansada pode não ser capaz deapanhar coisas, têm dificuldade em aprender, dificuldade em lembrar,mas a criança Zincum é lenta no que vai dizer, lenta a responder, esão muito mais dóceis, menos instáveis do que a criança Ignatia.

A criança Zincum vem para o tratamento mais ou menos namesma idade, talvez um pouco mais velha, e apresentará uma históriade desenvolvimento atrasado. Puberdade atrasada, muitas vezes dá-nos a indicação da criança Zincum.

A impressão é que estão cansadas, mental e fisicamente –geralmente deprimidas. E, no entanto são inquietas, nervosas, eimpacientes. Quando estão cansadas têm uma dor muito persistente naregião cervical, muitas vezes com dores ardentes indo pelas costas

abaixo.Outra característica destas crianças Zincum, especialmente os

mais impacientes, estão sujeitas a terem cãibras na cama à noite, maisparticularmente nos músculos posteriores da perna do que nos pés.

São muito sensíveis ao frio, e estão sempre constipadas(resfriadas). Ficam com os olhos inflamados com a exposição ao frio.Estas crianças Zincum têm um engrossamento definido das margensdas pálpebras, blefarite crónica, e conjuntivite crónica, e desenvolvem

uma intensa fotofobia.São muito sensíveis ao barulho, tão sensíveis como as criançasIgnatia, mas as conversas preocupam-na excessivamente, e se acriança está a tentar fazer algum trabalho e alguém na sala está a falarisso as aborrece mais do que o barulho de outras crianças a brincar.

Além disso, nos adultos, que estão completamente exaustos porpessoas que falam com elas, é muitas vezes uma pista definida paraZincum.

Page 85: Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr

8/7/2019 Tipos de crianças em homeopatia, Novaes, Dr.

http://slidepdf.com/reader/full/tipos-de-criancas-em-homeopatia-novaes-dr 85/85