thin sensor - logismarket.pt · gateway em luanda – nova vida e ... kilamba kiaxi e dos...

9
Boletim Informativo Gateway Portugal 51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013 INDICE www.gateway-portugal.com GATEWAY NEWS Kero abre novo espaço comercial no Lobito > Novo ASUS PadFone 2 conta com proteção à medida > THIN SENSOR - Novidade da serie 940 da InVue > GateCounter POS - Controle visualmente as operações de caixa > 5 Mitos Urbanos sobre a Segurança > 2. 6. 8. 10. 14. Visite-nos no THIN SENSOR NovO GateCounter POS

Upload: dinhminh

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

IND

ICE

www.gateway-portugal.com

GATEWAY NEWS

Kero abre novo espaço comercial no Lobito >

Novo ASUS PadFone 2 conta com proteção à medida >

THIN SENSOR - Novidade da serie 940 da InVue >

GateCounter POS - Controle visualmente as operações de caixa >

5 Mitos Urbanos sobre a Segurança >

2.

6.

8.

10.

14.

Visite-nos no

THIN SENSOR

NovO

GateCounter

POS

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 2 Pág. 3

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

A parceria entre o Kero e a Gateway está a ser um sucesso, já com várias lojas instaladas em Angola. Depois do primeiro hipermercado da marca em 2010, a insígnia KERO (grupo Zahara), acaba de inaugurar no final de 2012 mais um espaço comercial, o sexto da marca, desta vez no LOBITO. A inauguração do primeiro hipermercado da marca fora da província de Luanda contou com a Gateway para assegurar a protecção de mais um espaço comercial de renome. O projeto de prevenção de quebras foi delineado à altura com implementação de soluções EAS, CCTV , GateCounter

atendimento ao cliente. Estes pilares demonstram bem a importância da estratégia da Kero: O cliente sempre em primeiro lugar.

Assim, e com uma experiente parceria com a Gateway Portugal, a Kero apostou num completo projeto de prevenção de quebras à medida do novo espaço comercial.

Para a proteção do novo hipermer-cado foram instaladas soluções EAS de tecnologia RF nos 21 check-outs com antenas especificas para check-out, ideais para hipermercados devido à grande afluência a que são sujeitos. Para as entradas de loja, as Designergate foram o modelo escolhido também graças ao seu elegante design (em

plexiglass transparente) que não interfere com o layout de loja da Kero: amplo e muito clean.

Para proteção dos artigos no interior do hipermercado foi implementado um leque de diferentes soluções, entre elas Safers, Bottle Tags, GateSpiders, Tags e Labels (etiquetas de segurança para proteger uma grande transversalidade de artigos expostos), POD Displays para artigos de electrónica, entre outras soluções.

Ao nível da videovigilância, foi instalado um sistema completo de CCTV baseado em IP, tendo sido a primeira loja do grupo a adotar este inovador sistema - IP.

POS, POD Displays, e muitas outras ferramentas imprescindíveis ao seguro funcionamento do hipermercado.

O novo hipermercado baseia-se, tal como os seus sucessores, nos cinco pilares da Kero: Preço; variedade de produtos; cadeia de abastecimento constante (para nunca suceder rutura de stock); forte aposta na produção nacional; e a atenção no serviço e

“ Gateway e Kero de mãos dadas desde 2010

Kero abre novo espaço comercial no Lobito

“ 6ª loja Kero abre no Lobito

Depois do frenesim causado pelo primeiro hipermercado Kero em Talatona (Luanda) em 2010, e graças ao sucesso que as restantes lojas tiveram, a insíg-nia inaugura agora o seu 6º espaço em Angola. Este é o primeiro Kero fora da província de Luanda, e conta claro, com um projeto de prevenção de quebras da Gateway!

“Primeira instalação

da Gateway de sistema Carril (CCTV)

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 4 Pág. 5

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

Foi ainda instalado o GateCounter POS no check-out – uma nova aposta da Kero que passa por uma solução de CCTV com a possibilidade de gravação do talão de caixa no ato de pagamento e análise de conformidade com a com-pra efetuada. Tal vem elevar o nível de segurança do grupo, passando por um reforço no combate ao furto externo, mas também ao interno.

Outra grande novidade para esta 6ª loja foi a primeira instalação CCTV realizada pela Gateway com sistema de carril - isto é, câmaras deslizantes que se deslocam em linha reta em todo o comprimento dos corredores, estando instaladas em carris no teto – e que vem permitir uma nova dinâmica e versatili-dade ao operador do sistema de CCTV da loja.

Depois dos hipers instalados pela Gateway em Luanda – Nova Vida e

“ Kero aposta em soluções CCTV IP para a nova loja

do Lobito

Curiosidades sobre a Kero:

Desde a primeira inauguração, em 2010, a insígnia Kero tem-se apresentado ao mercado com uma imagem forte e um logótipo cheio de personalidade.

Sabia que... havia várias opções em cima da mesa, mas a escolha recaiu sobre o nome KERO - que nas palavras do diretor geral João Santos - proporcionava diversas combinações interessantes: ‘quero preços baixos’, ‘quero varie-dade’, etc.

Sabia que... o verde foi escolhido por ser uma cor que representa alegria, vivacidade e esperança e a utilização do ‘K’ acentuou o carácter nacional e democrático da marca.

Kilamba Kiaxi e dos supermercados na Av. Combatentes; em Mártires, no Cajueiro e este último Kero no Lobito (o primeiro fora de Luanda), segue-se agora a nova loja de VIANA, a instalar também pela Gateway no primeiro quadrimestre de 2013.

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 6 Pág. 7

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

que parte de um smartphone para se transformar num tablet: Os novos PadFone 2 e PadFone 2 Station.

O PadFone 2 é um smartphone baseado no sistema operativo Android (Ice Cream Sandwich), mas o que o torna diferente da concorrência é a capacidade para se transformar num tablet, bastan-do integrá-lo na parte traseira da PadFone Station, transformando-se num tablet Android com ecrã tátil de 10,1 polegadas.

Para o lançamento deste produto inovador, a ASUS decidiu promover o contacto com o cliente, através da exposição do PadFone 2 em pequenos stands ilha, criando assim maior destaque dentro das lojas, face às ofertas das outras marcas. No total foram cerca de 90 stands colocados estrategicamente em várias lojas da Worten, Fnac, The Phone House, Media Markt, Radio Popu-lar e Box (Jumbo).

Este tipo de ações promocionais permite, destacar o produto no ponto de venda e reforçar o posi-cionamento da marca, diferen-ciando-se dos seus concorrentes

e promovendo o “touch and feel” do produto.

Mas este é um processo que requer necessariamente por pro-teção à medida. Aqui a segurança do equipamento exposto vai mais além do que simplemente protegê-lo do furto. Tem uma dupla funcionalidade, visando também ajudar a criar um merchandising atraente para poten- ciar a curiosidade dos visitantes de

loja e permitir uma experimentação livre e confortável.

Daí a aposta nas soluções Gateway. O novo PadFone 2 foi devi-damente protegido com os ZIPS! - soluções pequenas e altamente discretas, que nada interferem com a exposição nem com a experiên-cia de compra, mas que protegem eficazmente contra furtos, fazendo soar o alarme caso o aparelho seja retirado ou haja tentativa de violação do mesmo.

Com a parceria com a Gateway, a ASUS consegue promover, demons-trar e criar maior impacto com maior segurança, reduzindo a possibilidade de furto!

“ ASUS confia nas soluções Zips da Gateway para proteger

o novo PadFone 2

“ +Visibilidade, +diferenciação, +vendas e melhor experiência

de compra!

A ASUS, conhecida multi-nacional Taiwanesa - líder global da nova era digital, lançou recentemente uma

solução única no mercado, um “2-em-1” das comuni-

cações e aplicações móveis,

A proteção deste “produto-sen-sação” foi feita com Zips, soluções pequenas e altamente discretas que ajudam no merchandising atraente, potenciam uma experiência de compra mais positiva e protegem o equipamento do flagelo das quebras desconhecidas.

Novo ASUS PadFone 2 conta com proteção à medida

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 8 Pág. 9

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

o Thin Sensor apresenta dimensões reduzidas, permitindo que a atenção se foque no produto, e não na sua protecção, sendo que tal argumento não foi alcançado à custa de menor segurança, bem pelo contrário. O Series 940 Thin Sensor é assim um equipamento que permite colocar as máquinas digitais em exposição com toda a segurança, assegurando o mínimo de intrusão na experiência dos potenciais compradores.

A Gateway acaba de juntar à série 940 de PODs da InVue, um novo sensor que revoluciona o mercado, apresentando-se como o mais peque-no dispositivo de segurança com capacidade de alimentação das máquinas em exposição. Todo o novo conceito da InVue se centrou em desenvolver um sensor tecnologicamente avançado, mas com características que se evidenciassem como verdadeiras mais-valias para os retalhistas. Fomos bem-sucedidos:

“ Menor tamanho, Maior segurança

THIN SENSORChegou o mais pequeno sensor alimentado para máquinas digitais

A Gateway apresenta-lhe o seu novo parceiro para colocar máqui-nas digitais em exposição. O perfil ultrafino não distrai o cliente e garante uma experiência de utilização ímpar, sem fazer concessões de segurança!

São cada vez mais os estabe-lecimentos do sector da eletrónica que apresentam nos seus espaços comerciais artigos de média e alta gama. É, por isso mesmo, necessário garantir a mais alta segurança sem, no entanto, criar entraves à experimentação dos produtos por parte dos visitantes de loja. É com base neste simples conceito atual que a Gateway desenvolve sistemas eficazes, e esta eficácia traduz-se não apenas na alta segurança que ofe-recem graças à sua tecnologia, como também ao merchandising atraente que proporcionam – convidando a entrar porque os olhos também comem - e à excelente experiência sensorial (tato, visão e audição) que os artigos expostos em livre serviço com sensores de alimentação capaci-tam.

Depois existe a eficácia da redução de custos, uma vez que o Thin Sensor pode ser usado em di-versos modelos de máquinas digitais e sendo reutilizável o seu valor (e não custo) é multiplicado em vantagens para o retalhista. Graças às dimen-sões reduzidas, o sensor não “distrai” o cliente, permitindo que a atenção deste se foque no que é realmente

importante: o equi-pamento que está a ser exposto.

O Thin Sensor é a proteção ideal para lojistas que queiram colocar em exposição as mais recentes novidades tecnológicas da área de fotografia e vídeo. É o mais pequeno sensor alimentado do Mundo, o que lhe confere vantagens competitivas que se traduzem numa maior exposição do produto e numa melhor experiên-cia do potencial comprador.

Uma vez que consegue conferir energia à máquina, o utilizador pode não só ver o corpo do produto, mas também ligá-lo e experimentá-lo, beneficiando assim de uma experiên-cia de utilização mais enriquecedora e que contribui de forma decisiva para o processo de tomada de decisão de compra. O seu mecanismo anti-rotação impede que a câmara rode no sensor sem colocar em causa a liberdade de movimento necessária para uma correta avaliação do produto.

“ Thin Sensor – novidade na serie 940 da InVue

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 10 Pág. 11

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

GateCounter POSControle visualmente as suas

operações de caixa

Chegou o equipamento para ver, gravar, contar a afluência dos visitantes e associar imagens às transações dos seus terminais de ponto de venda no local ou remotamente, através de um computador liga-do ao browser Internet Explorer.

Os retalhistas sofrem hoje prejuízos enormes devido ao furto nas suas lojas, por parte de clientes (shoplifting), de empregados e fornecedores.

Em 2011, a quebra global estava estimada em 1,39% das vendas, segundo o Global Retail Barometer 2011:

- 35% Furto pelos Empregados- 43% Furto pelos Clientes- 16% Erros Administrativos- 6% Furto de Fornecedores

De acordo com estes dados, muitos são os profissionais deste setor que consideram extremamente útil a integração de um novo sistema com as suas operações, de forma a que as transacções do dia-a-dia possam ter um

impacto imediato nas suas decisões de pricing, planificação de stocks e/ou outras atividades chave.

Senão vejamos: 30% dos furtos internos ocorrem no Terminal do Ponto de Venda (POS), em descontos não autorizados, devoluções fraudulentas, inputs manuais de preços, aberturas de caixa registadora sem quaisquer vendas, entre outros. Para respon-der a estes problemas, os retalhistas precisam de monitorizar o que o POS está a passar no scanner (POS com opção de inserção de texto); compa-rar transações de dados para vídeo no intuito de identificar exceções; gravar ambas as imagens em tempo real e dados de transação no POS; e

providenciar provas para fraude ou operações não intencionais.

A Gateway ajuda os profissionais a responderem a esta questão através da sua solução GateCounter-POS (Gravação + controlo no POS + contagem de pessoas). Agora poderá verificar a conformidade dos seus talões de caixa com o registo da imagem da venda associada, detetando situações de fraude!

As principais características desta solução prendem-se com a Conectivi-dade, Monitorização, Sincronização de Texto e Vídeo, Pesquisa de Vídeo Inteligente, Alertas e Alarmes de Transação, e Reporting.

• Conectividade:- Podem estar até 16 POS ligados à mesma unidade.- Mais de 20 protocolos diferentes, já integrados. - Permite protocolos POS customizados.- Transação de dados via ligação IP (HTTP) também disponível. - Possibilidade de operar remotamente via Software Supervisor VS.- Possibilidade de visualização em smart phones ou Tablets.

• Sincronização de Texto e Vídeo:A sincronização de imagens de vídeo e dados do POS, permite aos utilizadores identificarem rapidamente imagens relevantes com base nos dados opera-cionais, sem terem de consultar diversas horas de imagens de vídeo.

+ +

Gravação Controlo no POS

CONTAGEM DE PESSOAS

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 12 Pág. 13

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

• Monitorização:Data, nome da câmara e dados de transação são exibidos no monitor.

• Pesquisa de Vídeo Inteligente:Os retalhistas podem utilizar critérios de transação pré-definidos para efetuar buscas por filtros, utilizando pala-vras como “anulação”, “devolução” ou “whisky” ou qualquer outra palavra sensível ou produto.

• Alertas e Alarmes de Transação:Quando ocorre uma transação pré-defini-da como a de um produto de alto valor, por exemplo, ou transacções especificas como anulações, devoluções, descontos, entre outras, o sistema automaticamente assinala um evento ou alarme e envia o mesmo por e-mail para o software Supervisor VS.

• ReportingOs utilizadores podem aceder remota-mente (em tempo real ou gravação) de diferentes localizações e em simultâneo, via Internet. Os relatórios agregam dados e evidenciam tendências e comportamentos suspeitos na loja, dando visibilidade a cada aspecto das ope-rações da loja.

Em RESUMO:- A tecnologia POS evoluiu para uma panóplia de soluções altamente fiáveis,

flexíveis e produtivas, e que vieram dar nova forma ao sistema POS.

- Cada entrada no POS pode ser vista e revista de forma a confirmar que a ordem foi devidamente introduzida pelo cashier.

- Quando integrada com o POS, a solução vídeo permite aos gestores controlar uma série de regras especificas do negó-cio, relativas às transacções, como sejam anulações, devoluções, descontos, etc. - A solução POS da Gateway oferece acessibilidade remota, através de qualquer dispositivo móvel, para evidenciar tendências e comportamentos suspeitos.

- “GateCounter POS - Sem dúvida, a solução inteligente de vídeo para o negócio de retalho” - João Fanha, dire-tor de marketing da Gateway Portugal

visualiazação no smartphone

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013

Boletim Informativo Gateway Portugal51ª Edição > Janeiro / Fevereiro 2013Pág. 14 Pág. 15

www.gateway-portugal.com www.gateway-portugal.com

Mitos “urbanos” sobre a SegurançaDesmistificar algumas ideias pré concebidas sobre a segurança torna-se emergente se queremos agir de forma mais eficaz na luta contra as quebras desconhecidas em loja.

Num país como o nosso em que existe uma clara retração dada a crise, é importante fazermos uma reflexão sobre qual a melhor estratégia para proteger os artigos em loja, sejam eles de luxo ou de primeira necessi-dade. Isto porque a situação económica criou alvos de furto antagónicos: roubam-se artigos caros para venda no mercado

negro, e artigos de primeira necessi-dade para sobrevivência. Olhando para este cenário, é muito importante que os retalhistas invertam a previsão nega-tiva quanto ao furto que, uma vez não se podendo reduzir a 0%, pelo menos se minimize ao máximo o seu impacto na operacionalidade logística.

1. “Quanto maior o investimento em segurança, menor a possibilidade de sofrer furtos”

FALSO: Não se trata de investir mais, mas de fazer uma aposta inteligente.

Em Portugal, mesmo com um investi-mento de 98 milhões de euros em soluções anti-furto, os custos de crime no retalho

atingiram os 410 milhões de euros, dos quais 312 milhões de euros correspon-dem a crimes por furto. De acordo com o “Barómetro Global do Furto no Retalho” do Centre for Retail Research (CRR), entre Junho de 2010 e Julho de 2011, os 372 milhões de euros de perdas no retalho em Portugal equivaleram a 1,33% das vendas totais dos retalhistas, mantendo-se, no en-tanto, abaixo da media europeia que chega aos 1,39% das vendas do retalho.

2. “Ter um sistema avançado e eficaz exige um grande desembolso”

FALSO: Um pequeno investimento que dê resposta à necessidade do produto que queremos proteger, pode ser mais eficaz que um investimento mais elevado em soluções standard.

Hoje em dia existe uma grande variedade de soluções anti-furto, fazendo com que haja uma proposta de segurança específica para cada produto: Safers, POD Displays, sistemas de CCTV, controlos de acesso, antenas anti-furto e muito mais. Mas mesmo com uma vasta parafernália de siste-mas, muitos retalhistas continuam a utilizar basicamente etiquetas EAS, vitrinas tranca-das com artigos no interior e caixas vazias no linear ou dummies (artigos falsos usados para exposição). Investir num sistema de protecção standard pode ser mais vulnerá-vel na medida em que não protege de forma adequada o artigo porque não “entende” as suas especificações, facilitando o trabalho aos amigos do alheio.

3. “Contar com uma extensa equipa de staff de loja melhora a experiência de compra do cliente, além de garantir a segurança dos artigos expostos em loja”

FALSO: Está demostrado, e na Gateway temos alguns case-studies já publicados mediaticamente que comprovam que as empresas que apostam em soluções que oferecem um merchandising mais atrativo não apenas ganham em matéria de protecção máxima contra furtos, como também aumentam as suas vendas ao expor os artigos em livre serviço, promovendo a experimentação aos visitantes para uma compra mais eficaz.

Os clientes reclamam maior liberdade para testar os artigos antes de os comprar, sem qualquer barreira seja ela esperar pelo staff ou artigos desligados ou falsos, guarda-dos em caixas ou em vitrinas.

4. “Garantir a segurança exige aplicar o mesmo nível de protecção 24 horas por dia, 365 dias por ano”

FALSO: As soluções de segurança devem adaptar-se ao momento.

Durante o ano, os estabelecimentos comerciais experienciam vários níveis de afluência de visitantes: saldos, campanhas antes dos saldos, épocas festivas (Natal, Ano Novo, Carnaval)... Mas depois há as alturas “mornas”, em que os picos decrescem bastante. É importante estabelecer uma estratégia de segurança para a loja ao longo de todos estes períodos. Para tal, existem ferramentas que atuam enquanto sistema de segurança anti-furto e medidor de afluên-cia de visitantes, resultando numa potente ferramenta de marketing, que oferece um importante conhecimento do consumidor, essencial para saber como coordenar as campanhas e chamar mais gente à sua loja.

5. “Os produtos de maior valor comercial são os mais suscetíveis de furto e portanto devem contar com um maior nível de protecção”

FALSO: Os últimos dados de consultoras independentes mostram que as percentagens mais elevadas são dos artigos de primeira necessidade.

Relativamente aos produtos mais furtados, a tendência global mantém-se com os acessórios de moda, o vestuário, os cosméticos/perfumes e alimentos como o queijo e os produtos cárneos a ocuparem os primeiros lugares do ranking. Atenção também redobrada no entanto para os setores de eletrónica e health & beauty.

cabinet

Sirva os seus clientes, não as suas fechaduras.

lockA solução perfeita para proteger as suas vitinas

Agora os retalhistas já não têm de se preocupar com perdas de chave ou fechaduras partidas, porque o novo fecho electrónico inteligente é extremamente fácil de instalar, utilizar e manter.