texto sobre algumas estatística do paraná

43
Marechal Cândido Rondon , 25 de Junho 2007 angelo tadini

Upload: culturaafro

Post on 13-Jul-2015

847 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Marechal Cândido Rondon , 25 de Junho 2007angelo tadini

• Monitorando os Indicadores do Milênio;

• Disponibilizando ferramentas de coleta e gestão de informação;

• Auxiliando os processos de pesquisa e análises de carências locais;

• Transferindo conhecimento de melhores práticas e gestão de projetos sociais

Como o ORBIS pode apoiar este processo?

Mesorregião – OESTE

População Total: 1.288.825

Grau de Urbanização: 81,6

OBJETIVO 1: Erradicar a extrema pobreza e a fome

Este objetivo tem como metas reduzir pela metade a proporção de pessoas com renda abaixo da linha da pobreza, assim como reduzir pela metade a proporção daquelas que sofrem de fome.

O Paraná abriga mais de 2 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza, sendo que um terço delas em condição de indigência. No Estado, 28% da população não têm renda familiar per capita suficiente para comprar uma cesta básica por mês.

Messorregião Metropolitana

Em 1991 o Oeste tinha 36,2% de sua população abaixo da linha da pobreza. Hoje são 24,2% (aproximadamente 275 mil pessoas).

1991 = 4,3%

O Paraná oferece praticamente acesso universal ao ensino fundamental, mesmo assim, 5% das crianças de 7 a 14 anos estão fora do sistema educacional. No ensino médio a situação é mais grave. Devido à evasão e à defasagem, a taxa líquida de matrícula não é superior a 50%.

Além da permanência na escola de crianças e jovem, a baixa qualidade no ensino fundamental também é preocupante, uma vez que quase a metade dos alunos da 8ª série obteve avaliação crítica ou muito crítica em matemática.

OBJETIVO 2: Atingir o ensino básico fundamental

Este objetivo tem como meta garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo do ensino fundamental.

Messorregião Metropolitana

Hoje as mulheres já são maioria nas escolas e universidade paranaense e entre os jovens já possuem mais escolaridade. Entretanto, no mercado de trabalho as disparidades ainda são grandes. No emprego formal, o salário das mulheres é apenas 79% do salário do homem. Entre as pessoas com 12 anos ou mais de estudo, os homens ganham, por hora, 50% a mais que as mulheres.

A participação da mulher no legislativo e nos processos políticos também é baixa: o número de candidatas a vereador é pouco mais do que o estabelecido por lei (20%) e destas apenas 11% se elegeram no ultimo pleito. Apenas 6% dos municípios paranaense são dirigidos por mulheres.

OBJETIVO 3: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulheres

No Paraná este objetivo tem como meta eliminar as disparidades existentes entre homens e mulheres no mercado de trabalho, assim como aumentar a participação política da mulher.

A proporção de mulheres exercendo mandatos nas Câmaras Municipais é de apenas 12%.

O Paraná já reduziu quase à metade sua taxa de mortalidade de crianças menores que 5 anos de idade entre 1990 e 2003, passando de 39 para 20 o número de óbitos a cada 1.000 crianças nascidas vivas. Apesar do enfraquecimento da tendência de queda nos últimos anos e ao fato de aumentar a dificuldade de redução quando se atinge níveis mais baixos de mortalidade, o Estado se encaminha para o alcance da meta 5, que propõe a redução em dois terços até 2015. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano elaborado pelo PNUD, entre 1991 e 2000, 50 municípios brasileiros já haviam atingido a meta, sendo que destes 30 eram paranaenses.

OBJETIVO 4: Reduzir a mortalidade infantil

A meta deste objetivo é reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos.

Mesorregião Metropolitana

Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução. Com uma diminuição de apenas 33% entre 1990 e 2004, o Estado está distante de reduzir em ¾ a mortalidade materna e cumprir com a meta.

A proporção de mães adolescentes também é preocupante, a cada 5 bebês, um é gerado por uma mães com até 19 anos de idade.

OBJETIVO 5: Melhorar a saúde materna

Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna é a meta deste objetivo.

20%

Após a desaceleração de novos casos de AIDS entre 1997 e 2001, que sinalizava a perda de força da doença no Estado e reversão da tendência como propõe a meta, houve novamente um forte aumento em 2002 e 2003, voltando às altas taxas de crescimento observadas no começo da década de 1990. A redução das campanhas nacionais de prevenção contra o vírus e a diminuição da sensação de letalidade causada pela maior eficácia dos medicamentos podem ter contribuído para o retrocesso.

OBJETIVO 6: Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças

Este objetivo tem como metas deter e começar a reverter a propagação do HIV/AIDS, assim como da malária e outras doenças.

Mesorregião Metropolitana

OBJETIVO 7: Garantir a sustentabilidade ambiental

As metas são reverter a perda de recursos ambientais, reduzir à metade as pessoas sem acesso a água segura e melhorar a vida de 100 milhões de habitantes de bairros degradados.

Garantir a preservação dos 8% restantes de cobertura vegetal do Estado, a recuperação dos corredores de biodiversidade e melhorar a gestão dos mais de 2,3 milhões de hectares das 351 Unidades de Conservação são fundamentais para preservar as futuras gerações, as riquezas da hidrografia e matas paranaenses.

Atualmente, 12% do território da mesorregião, representam cobertura vegetal, os quais representam 11% da cobertura do Estado (Parque Nacional do Iguaçu).

Mesorregião Metropolitana

Anúncio página dupla