teste de falcização

2
TESTE DE FALCIZAÇÃO Princípio Sob baixa tensão de oxigênio, os eritrócitos contendo hemoglobina S tomam a forma característica de foice, ou de meia-lua. O metabisulfito de sódio reduz a tensão de oxigênio. Assim, quando uma solução de metabisulfito é adicionada ao sangue total, e esta mistura é vedada entre lâmina e lamínula por meio de esmalte, os eritrócitos contendo Hb S se deformam, após algumas horas de repouso. Equipamentos Microscópio Lâminas de microscopia e lamínulas Pipetas Pasteur Placas de Petri Esmalte para colorir unhas Reagentes a. Solução de metabisulfito de sódio a 2% Na 2 S 2 O 5 200 mg Água destilada q.s.p. 10 mL b. Esmalte Procedimento a. Diluir em um tubo de hemólise 100 ml do sangue em estudo com 200 ml de solução fisiológica (NaCl 0,8%). b. Misturar na lâmina de microscopia 10 ml do sangue diluído e 10 ml de metabisulfito de sódio a 2%. c. Cobrir a preparação com lamínula e vedar os quatro lados com esmalte. Conservar a preparação em câmara úmida (placas de Petri com algodão embebido com água). d. Examinar em microscópio com objetiva 40x após 1 hora, 3 horas, 6 horas, 12 horas e 24 horas. Interpretação O fenômeno da falcização (teste positivo) ocorre em portadores de Hb S, com variação de tempo entre os diferentes tipos: Hb SS (1 a 3 horas); Hb SC e Hb SD (6 a 12 horas); Hb S/talassemia beta (12 a 24 horas); Hb AS (12 a 24 horas). Entretanto, essa relação falcização/genótipo/tempo não é constante, e também não serve para caracterizar o genótipo. Após 24 horas, na ausência de eritrócitos falcizados, o resultado será dado como negativo. Precauções a. O metabisulfito deve estar dentro do prazo de validade e preparados momentos antes de ser utilizado. b. A câmara úmida deve ser colocada em lugar fresco, à temperatura ambiente. c. A vedação lâmina-lamínula com esmalte é fundamental. d. A concentração do metabisulfito, bem como sua preparação no momento de uso são pontos críticos. e. Hb Fetal aumentada, em associação com Hb S, prejudica a falcização.

Upload: srubens7627

Post on 25-Nov-2015

270 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

TESTE DE FALCIZAOPrincpioSob baixa tenso de oxignio, os eritrcitos contendo hemoglobina S tomam a forma caracterstica de foice, ou de meia-lua. O metabisulfito de sdio reduz a tenso de oxignio. Assim, quando uma soluo de metabisulfito adicionada ao sangue total, e esta mistura vedada entre lmina e lamnula por meio de esmalte, os eritrcitos contendo Hb S se deformam, aps algumas horas de repouso.Equipamentos Microscpio Lminas de microscopia e lamnulas Pipetas Pasteur Placas de Petri Esmalte para colorir unhasReagentesa. Soluo de metabisulfito de sdio a 2%Na2S2O5 200 mggua destilada q.s.p. 10 mLb. EsmalteProcedimentoa. Diluir em um tubo de hemlise 100ml do sangue em estudo com 200ml de soluo fisiolgica (NaCl 0,8%).b. Misturar na lmina de microscopia 10ml do sangue diludo e 10ml de metabisulfito de sdio a 2%.c. Cobrir a preparao com lamnula e vedar os quatro lados com esmalte. Conservar a preparao em cmara mida (placas de Petri com algodo embebido com gua).d. Examinar em microscpio com objetiva 40x aps 1 hora, 3 horas, 6 horas, 12 horas e 24 horas.InterpretaoO fenmeno da falcizao (teste positivo) ocorre em portadores de Hb S, com variao de tempo entre os diferentes tipos: Hb SS (1 a 3 horas); Hb SC e Hb SD (6 a 12 horas); Hb S/talassemia beta (12 a 24 horas); Hb AS (12 a 24 horas). Entretanto, essa relao falcizao/gentipo/tempo no constante, e tambm no serve para caracterizar o gentipo. Aps 24 horas, na ausncia de eritrcitos falcizados, o resultado ser dado como negativo.Precauesa. O metabisulfito deve estar dentro do prazo de validade e preparados momentos antes de ser utilizado.b. A cmara mida deve ser colocada em lugar fresco, temperatura ambiente.c. A vedao lmina-lamnula com esmalte fundamental.d. A concentrao do metabisulfito, bem como sua preparao no momento de uso so pontos crticos.e. Hb Fetal aumentada, em associao com Hb S, prejudica a falcizao.

Bibliografia: NAOUM, P. C. Doenas dos eritrcitos: tcnicas laboratoriais aplicadas aos estudos dos eritrcitos. Disponvel em: http://www.ciencianews.com.br/doencaeritro/T%E9cnicas%20Laboratoriais%20Especiais%20-%2012/curfragos.htm