teoria da relatividade

8

Upload: ednilton-nobre-nunes

Post on 13-Feb-2016

89 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Teoria da relatividade de Albert Einstein seus princípios inicias .

TRANSCRIPT

Page 1: Teoria Da Relatividade
Page 2: Teoria Da Relatividade

Albert Einstein (1879-1955), pelos seus feitos científicos que inovaram radicalmente os caminhos tecnológicos da humanidade, colaborou de forma extraordinária para o desenvolvimento da ciência, para a qualidade de vida  de todos os habitantes do planeta Terra, alterando a visão dos cientistas nas áreas da física das partículas, astronomia, astrofísica, cosmologia, filosofia e outros

Page 3: Teoria Da Relatividade

conceitos relacionados ao universo, quando, aos 26 anos de idade, em 1905, encaminhou para os Anais da Física um artigo que revolucionaria os conceitos tradicionais de espaço e tempo “ A Teoria Especial da Relatividade”.  Posteriormente, em 1916 ele publica a Teoria Geral da Relatividade e no ano seguinte um artigo que serviu de base para o raio laser referente à emissão estimulada da luz e um segundo artigo que é a base da cosmologia atual sobre a estrutura do Universo

Page 4: Teoria Da Relatividade

Conceito de referencial inercial – considere um vagão em movimento retilíneo uniforme (MRU) e uma bola colocada sobre uma mesa, ambas no interior do vagão. A primeira lei de Newton “Princípio da Inércia” afirma que qualquer corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme tende a manter esses estados, desde que nenhuma força atue sobre ele. Nesse caso, um referencial no interior do vagão é inercial, pois em relação a ele as leis da física (no caso, princípio da inércia) são válidos, já que a bola em relação a esse referencial estará em repouso (primeira figura)..

Page 5: Teoria Da Relatividade

Se o vagão for freado, acelerado ou efetuar uma curva (segunda figura), a bola será deslocada sobre a mesa, saindo da sua posição de equilíbrio e sobre ele não surgiu nenhuma força de interação, ou seja, nenhuma força externa agiu empurrando ou puxando a bola. Assim, nesse caso, o princípio da inércia não é válido para esse referencial que também colocado no interior do ônibus e ele não é um referencial inercial é um referencial não inercial. Portanto, num referencial não inercial, os corpos estão sujeitos a pseudo-forças (forças de inércia) que, em princípio, não podem ser atribuídas a qualquer agente direto.

Page 6: Teoria Da Relatividade

Postulados da Relatividade Especial

 Um postulado na Teoria Física tem o mesmo papel que um axioma tem na Matemática. É uma afirmação fundamental que não pode ser demonstrado logicamente. Em Física,o postulado,é o resultado da generalização dos fatos experimentais.  

A teoria da relatividade especial é construída a partir do postulado do princípio da relatividade de Einstein e do postulado da velocidade da luz:

Page 7: Teoria Da Relatividade

Esse postulado afirma que não existe sistema de referência inercial preferencial no estudo de qualquer fenômeno físico.Assim, o princípio da relatividade da mecânica clássica generaliza-se para todos os processos da Natureza, inclusive para os eletromagnéticos. 

A velocidade da luz não depende nem da velocidade do emissor (fonte emissora da luz), nem da velocidade do receptor (observador) do sinal luminoso. A velocidade da luz no vácuo é a velocidade máxima possível de transmissão de interação na Natureza e seu valor é c=3,0.108m/s. Ela não depende do sistema de referência inercial adotado. Observe que, se V=c=ΔS/Δt é constante para qualquer observador (referencial) então espaço (ΔS) e tempo (Δt) podem assumir valores diferentes dependendo do observador (referencial), pois o quociente ΔS/Δt é constante.

Page 8: Teoria Da Relatividade

REFERENCIASite:http://fisicaevestibular.com.br/fis_moderna3.htm