tenente portela 10,09% da frota circula com o ipva vencido · brincava que no brasil tudo o que se...

16
15003 R$ 2,00 Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em 31 de março de 1986. Filiado a Associação dos Jornais do Rio Grande do Sul. Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2017 => ANO XXIX => N o 1102 NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br Av. Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 Tenente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 A vida é bonita, mas pode ser linda CADERNO Enfoque Valmir Pressi Comissário de Polícia TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido DESENVOLVIMENTO - PÁG. 05 TENENTE PORTELA - PÁG. 09 Parceria fomenta a avicultura no município de Vista Gaúcha Agricultores se revoltam com precariedade de vias vicinais SEGURANÇA PÚBLICA - PÁG. 07 QUESTÃO INDÍGENA - PÁG. 12 Secretário Cezar Schirmer destaca investimentos estaduais na área SESAI mantém redentorense na coordenação do DSEI Sul Foto: Diones Roberto Becker

Upload: others

Post on 04-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

15

00

3

R$ 2,00

Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em31 de março de 1986. Filiado a Associação

dos Jornais do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco,Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora,Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho

=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2017 => ANO XXIX => No 1102

NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br

AAAAAvvvvv. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235TTTTTenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RS

Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294

A vida é bonita, mas pode ser linda

CADERNO

Enfoque

Valmir PressiComissário de Polícia

TENENTE PORTELA

10,09% da frota circulacom o IPVA vencido

DESENVOLVIMENTO - PÁG. 05 TENENTE PORTELA - PÁG. 09

Parceria fomenta a avicultura nomunicípio de Vista Gaúcha

Agricultores se revoltam comprecariedade de vias vicinais

SEGURANÇA PÚBLICA - PÁG. 07 QUESTÃO INDÍGENA - PÁG. 12

Secretário Cezar Schirmer destacainvestimentos estaduais na área

SESAI mantém redentorensena coordenação do DSEI Sul

Foto: Diones Roberto Becker

Page 2: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente daFundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública.

O jornal da nossa região

E-mail:[email protected]: (55) 3551 1121/1261

Província é uma publicação semanal daEmpresa Rota do Yucumã Ltda. Estapublicação tem o objetivo de informar eintegrar os municípios do Noroeste do RioGrande do Sul. Os artigos assinados são deinteira responsabilidade de seus autores.

Fundado em 31 de março de 1986Praça Tenente Bins, 139, sala 3. Tenente Portela, Rio Grande do Sul

CGC/MF: 03.043.551/0001-20

Editor: Jornalista Jalmo A. Fornari (RP 5087-MT) Sub-Editor/Revisor e Diagramação: Diones RobertoBecker Reportagens: Diones Roberto Becker e Jonas Martins Dep. Comercial/Distribuição: Soraia Fornari Fotos:Diones Roberto Becker, Jalmo Fornari, Soraia Fornari, Angelita Cristina, Bruno Giordano Fornari, Jonas Martins, AlineGaviraghi e Rafael Fornari Colaboradores: Percival Puggina, Élver Vargas, João Antônio Gheller, Maicon Spanic, MariCarla Brunet, Ivar Hartaman, Robinson Girardi dos Santos, Impressão: Gráfica Diário Serrano - Cruz Alta/RS

www.clicportela.com.br @ página da região na Internet.

Sistema Província de Comunicação

O província pode ser acessado e lido integralmente em qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. Basta acessar apágina www.yucuma.com.br e navegar nos fatos que fazem a história deste pedaço de mundo. Indique-o aos seus amigos.

OPINIÃO2

SENADORAS À BEIRADE UM ATAQUE DE

NERVOS

ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Adivinhando o futuro...

Ingênuo eu. Tão ingênuo que, se não visse asimagens, não acreditaria no que estava em cur-so à mesa do Senado da República. Mesa pos-ta, servida com quentinha, mastigação e lábiostorcidos acionando palitos hidráulicos. Selfies eFace Times mostrando à plebe aquela fornida li-nha de frente dos interesses populares, armadaa garfos e facas. Bom proveito, Brasil "progres-sista"!

Ali estavam as senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ReginaSousa (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Lídiceda Mata (PSB-BA), em plena pirataria do podersenatorial. Às costas, como convém a piratas,alguns marmanjos se postavam qual papagai-os, filando a ridícula notoriedade proporcionadapelas imagens. "Mamãe, saí na Globo!". Crrác,crrác.

O objetivo daquele desrespeitoso gesto deruptura com o Regimento Interno e com a éticaparlamentar era o mesmo que sempre observeicomo determinante de ações públicas promovi-das por partidos e movimentos de esquerda:impor à maioria ou às regras do jogo aquilo queé apenas vontade de uns poucos.

Desde meus tempos colegiais, aliás, pudeobservar, na repetição desse comportamento,uma disposição para a conduta histérica. De iní-cio, em meus tempos de política estudantil, pen-sei que fosse produto de uma rebeldia adoles-cente. Posteriormente, percebi que aquela ado-lescência não tinha fim, caracterizando, isto sim,uma incivilidade belicosa que facilmente descam-bava para gritaria e ruptura com padrões civiliza-dos.

Mais tarde, pude ver o mesmo repetir-se, ve-zes a fio, nas casas legislativas do país, sempreque a esquerda se encontrasse em posição des-vantajosa. Só pode haver tropa de choque se ochoque faz parte dos hábitos da tropa. Quandoalgo semelhante ocorre, toda tentativa de resta-belecer a ordem é denunciada, de modo invariá-vel e sistemático, como abuso de autoridade erestrição à sublime liberdade de bagunçar o co-reto.

Pois mesmo assim, as parlamentares me sur-preenderam pelo inusitado de seu gesto. Sena-doras invadindo a mesa dos trabalhos do Sena-do!... Aquela tentativa de barrar a votação da re-forma trabalhista foi expressão renovada de suaaversão aos processos democráticos e ao Es-tado de direito. As declarações que sucederamo ato permitem trucidar versos de Fernando Pes-soa para afirmar que as atoras fingem com tantapantomima que, às vezes, fingem ser real a in-solência que deveras as anima.

Novo capítulo na história da indústria automotiva

INGO PELIKAN

Um novo capítulo começa a ser escrito na história da indústria brasileira com o Rota 2030, regime industrial emdesenvolvimento para o setor automotivo, que deve suceder o Inovar-Auto. A promessa é atender a demanda daindústria por maior previsibilidade, com pacote de medidas que deve incluir três ciclos de desenvolvimento até2030.

Hoje estão em discussão os pilares que darão corpo à nova política. Um deles envolve a reestruturação dacadeia de autopeças para recuperação da capacidade de investimento. Discute-se também a necessidade de apoioa pequenas e médias empresas para acesso ao mercado, uma vez que devem apresentar elevada robustez como asmontadoras.

Outro pilar do programa aborda pesquisa & desenvolvimento e engenharia a partir de tendências, comoconectividade e manufatura avançada. Assim, pretende-se estimular o desenvolvimento local da Indústria 4.0, quedeve elevar a eficiência das fábricas. Entre os ganhos estarão a rastreabilidade e o monitoramento remoto deprocessos.

As metas de eficiência energética devem avançar no Rota 2030. As empresas poderão seguir com os investi-mentos dos últimos anos, mas também deverão considerar as novas tecnologias de motorização, como carrosautônomos, além de combustíveis alternativos, como o biocombustível, que precisará ser estudado com maiorprofundidade. Por outro lado, a questão do controle de emissões também deverá ser contemplada.

Segurança veicular ao longo do ciclo de vida do produto é outro foco do novo regime. A preocupação égarantir tanto a integridade física de usuários, quanto segurança de pedestres e demais motoristas diante deimprevistos no trânsito, sobretudo com veículos altamente automatizados. A segurança começa a ser vista comodiferencial de mercado.

Também faz parte dos debates a produção em baixos volumes, que envolve veículos premium e sistemasestratégicos, cuja distribuição deverá passar por ajustes. Diante de mesma cobrança por qualidade a empresas debaixo ou grande volume, montadoras devem redobrar a atenção tanto para fabricação, quanto para formação deparcerias.

A estruturação de custos para integração competitiva também está em pauta. O atendimento às novas metasdeverá ser feito de modo robusto para alcance de eficiência, mas ao mesmo tempo de modo extremamente compe-titivo em relação a custos para que o Brasil possa avançar como polo global de desenvolvimento e produção deveículos.

Estes são alguns desafios em debate para o desenvolvimento industrial do País em longo prazo, que tambémserão discutidos, a partir das principais tendências de mobilidade, durante o 5º Fórum IQA da Qualidade Automo-tiva, que reunirá lideranças da indústria e do governo dia 9 de outubro, no Centro de Convenções Milenium, emSão Paulo.

Ingo Pelikan é presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

Recentemente vi numa rede social, um capítulo da antiga Escolinha do Professor Raimundo onde um humoristabrincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que asituação iria piorar a ponto de assistirmos o impeachment de Dilma Rousseff e vermos seu vice, Michel Temer, seequilibrando na corda bamba para não sair do cargo. O ‘aluno’ da Escolinha do Professor Raimundo também nãoimaginava que os escândalos de corrupção seriam tantos e frequentes. Parece que estava adivinhando o futuro.

Lamentável que a política em nosso país é sinônimo de ganhar dinheiro, na maioria das vezes, de forma ilícita.É impossível adivinhar o que acontece nos bastidores do poder, as negociações, as trocas de favores, as manobraspartidárias, isso, em especial, nas bem protegidas salas e corredores de Brasília. Neste cenário de verdadeiraganância e sede por status e poder, o povo brasileiro foi reduzido a um pequeno detalhe. Será, certamente, taxadode demagogo e cínico o político que querer afirmar o contrário.

De vez em quando, vejo reportagens na televisão que mostram as obras inacabadas da Copa do Mundo de2014, sem mencionar, aquelas que foram abandonadas. Quanto desperdício de dinheiro do contribuinte. Isso émais um exemplo de que a administração pública brasileira é falha e lentíssima, além de imensamente burocrática.Se não bastasse isso para gerar indignação, ainda vemos empreendimentos construídos para as Olimpíadas do Riode Janeiro fechados, quando poderiam estar auxiliando na formação de novos atletas e cidadãos mais conscientesde seu papel na sociedade. Desnorteia saber que até os dirigentes esportivos entraram na onda de roubar dinheiro.Parece que o objetivo é levar vantagem e isso não se atribui apenas a classe política. Comete-se isso diariamente,muitas vezes, sem perceber.

Claro que precisamos de uma profunda renovação na política brasileira e modificação do sistema governamen-tal, que obviamente está corrompido e ultrapassado. Está na hora dos órgãos de Justiça ‘pegar pesado’ com osdesonestos. Mas a transformação almejada para nosso querido Brasil também depende dos cidadãos. O votoconsciente é a arma mais importante. Quando uma pessoa vende ou troca seu voto, perde o direito de cobrar, afinaljá fixou seu preço.

A quebradeiras promovidas por baderneiros em várias cidades e capitais não contribui em nada para retirar opaís da atual situação, apenas aumenta a tensão, o que não é bom para ninguém. Somos inteligentes e civilizadospara procurar as soluções. Vamos torcer que o cenário mude rapidamente, pois não aguentamos mais ouvir falar emOdebrecht, JBS, propina, Lava Jato e impeachment.

Page 3: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

[email protected]

3

Tribuna Popular

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

HUMOR E INFORMAÇÃOHU

Envie o seu “Dizem por aí” pelo e-mail [email protected]. Só não aceitamos ataquespessoais, difamações e desrecalques. Sua identidade será mantida em segredo, o que no entanto nãoo eximirá de responsabilidade.Não nos responsabilizamos por itens identificados.

nas redes sociais e nas esquinas

HUMOR:

Que situação!

Memória...Há nove anos atrás, no dia 13 dejulho, faleceu o ex-prefeito de Te-nente Portela, Pedro Alíbio PratesCarvalho. Ele foi um dos políticosmais dinâmicos no município e tam-bém de trabalhar na secretaria es-tadual da Saúde.

Senado ilegítimo?Gleisi Hoffmann dizia que o Se-nado Federal não tinha legiti-midade para votar o impeach-ment de Dilma Rousseff. Agoradiz que o Senado não tem legiti-midade para votar a reforma tra-balhista.

Lula condenadoDesde que foi promulgada a Cons-tituição de 1988, é a primeira vezque um ex-presidente da Repúbli-ca é condenado criminalmente. É aprimeira sentença dos processosque Lula responde.

***Um dos fatos mais malucos domês foi o roubo de um micro-ôni-bus escolar em Derrubadas.

A professora levou seus aluninhospara uma fazenda.Passaram o dia inteiro lá.No outro dia, na hora da aula, aprofessora pergunta:Quais foram os sons que vocêsouviram na fazenda?Mariazinha:– Bééééééééé…Juquinha:– Muuuuuuuu…Pedrinho:– Cocorocóóó…Taisinha: Piu,piu,piu…Toninho:Au,au,au…Paulinho:– Quack, quack,quack…Joãozinho:– Desligue já desse trator e desçadaí, seu FDP!

***Os ladrões, menores de idade,se apossaram do coletivo para,segundo eles, darem uma ‘banda’pela região. No roteiro estava in-cluído, inclusive, Tenente Portela.***As mulheres da região estão emalta. Exemplo é a três-passense quechegou perto da final do Miss RioGrande do Sul

A força da imprensaApós constar um desinteresse norecadastramento biométrico, osresponsáveis pelo Cartório da 101ªZona Eleitoral decidiram solicitar oapoio da imprensa para despertara atenção dos omissos. Deu resul-tado, em 15 dias de informação, orecadastramento que estava nos50% chegou aos 71% do públicoalvo de Tenente Portela.

Cumprindo a obrigaçãoNão era por falta de aviso ou recla-mação. O bairro dos Papeleiros es-tava as traças. Na semana que pas-sou, o poder público fez a sua par-te e comandou um mutirão de lim-peza na comunidade.

Apelo a Justiça

Após ouvirem as mais absurdas desculpas para o abandono das estra-das na localidade de Linha da Paz, alguns moradores decidiram recorrerà Justiça. Uma produtora de leite revelou no Judiciário que os cami-nhões de recolhimento há mais de dois meses não entram em sua propri-edade devido ao descaso com as estradas. Entre as desculpas, segundoos moradores, estão o fato da comunidade não ter dado o apoio políticonecessário a atual administração e a mais infame de todas: que se tratade um lugar pobre sem muito interesse econômico.

Mais Vista GaúchaA Mais Frango deverá fazer um in-vestimento em torno de 1,5 milhõesde reais no município de Vista Ga-úcha. A informação, revelada nes-ta semana por um representante daempresa, foi recebida com entusi-asmo na comunidade.

Na aula de química o professorpergunta:– Quais são as principais reaçõesdo álcool?O aluno responde:– Chorar pela ex, achar que é rico,ficar valente e pegar mulher feia …*

O alcool...

O careca, usando uma muleta, cheganuma loja de fantasias e diz aoatendente:– Estou querendo ir a um baile decarnaval e preciso de uma fantasia.– Pois não! Tenho uma aqui de pirataque é lindíssima, inclusive vaidisfarçar a sua muleta e a sua careca!– Legal! Quanto custa? – 380 Reais!– Caramba! Não tem uma maisbaratinha?– O senhor pode ir fantasiado demonge. Esse hábito franciscano lhecairá perfeitamente.– Quanto custa? – 120 Reais! –Caramba! Não tem uma maisbaratinha?– Que tal essa fantasia de surfista?Um bermudão, uma camiseta, óculosescuros…– Quanto custa? – 40 Reais! –Caramba! Não tem uma maisbaratinha?Aí o atendente se encheu, foi lá pradentro e voltou com um pote na mão.– Toma, são três Reais!– O que é isso? – É calda degroselha. Você despeja na cabeça,enfia a muleta e sai fantasiado demaçã do amor!

Fantasia...

***Fiscalização para que! Porquepedestres e ciclistas não podemdividir juntos os passeios púbicosem Tenente Portela?***Confirmados dois shows daExpotenpo 2017. Biquíni Cavadãoe Michel Teló. É a nossa feiramantendo a tradição de bonsespetáculos estando à altura daFeicap e da Expofredi.

IPVA10,09% da frota local ainda nãopagou o licenciamento.

***Ainda bem que o inverno nãoestá dando as caras para valer.Umas colegas estão felizes com atempetura, pois alegam que dormirno frio e sozinha é muito triste.***Um colorado saiu com esta: - Atorcida poderia conseguir uma sus-pensão para o Estádio Beira Rio. Otime joga melhor fora de casa.***E os gremistas querem músicano Fantástico. Três derrotas no BR.

ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Page 4: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

POLÍTICA4 ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

De acordo com uma reportagempublicada no portal do governo es-tadual, a ampliação da rede trifásicana área rural foi elencada como umadas prioridades em 19 dos 28 Con-selhos Regionais de Desenvolvimen-to (Coredes), entre eles, o da Re-gião Celeiro. A demanda prevê o for-

necimento de energia elétrica paraagricultores familiares do Rio Gran-de do Sul.

Para o secretário estadual deMinas e Energia, Artur Lemos Júni-or, o investimento na rede de ener-gia trifásica tem um retorno rápido.– Ao aumentar a potência energéti-ca de uma região, o estado possibili-ta que o produtor receba mais e au-mente a arrecadação do município– destacou Artur Lemos Júnior.

Redentora adere ao programa‘Prefeito Amigo da Criança’

O chefe do Poder Executivo, Nil-son Paulo Costa, assinou o termo deadesão ao programa ‘Prefeito Ami-go da Criança’ na sede da Federa-ção das Associações de Municípiosdo Rio Grande do Sul (FAMURS), emPorto Alegre. As ações em Redento-

ra serão coordenadas pelo gabineteda Primeira Dama e secretaria mu-nicipal da Assistência Social.

O programa foi criado em 1996e busca mobilizar e apoiar tecnica-mente as prefeituras na implementa-ção de iniciativas e políticas que re-sultem em avanços na garantia dosdireitos de crianças e adolescentes.

ASCOM/Redentora

Termo de adesão foi assinado na sede da FAMURS, em Porto Alegre

Em 2015, a administração mu-nicipal começou a pavimentação as-fáltica na Avenida Farroupilha, nodistrito de Padre Gonzáles. A obra

era aguardada há muito tempo pe-los moradores. Dentro do progra-ma ‘Três Passos de Cara Nova’, quevisa revitalizar a infraestrutura domunicípio, ocorrem os trabalhos dasegunda etapa do projeto.

O asfaltamento da Avenida Far-roupilha está ritmo acelerado e aprevisão de término é para a próxi-ma semana. Conforme a administra-ção municipal, para a execução doprimeiro trecho foram utilizados re-cursos de uma emenda parlamentar

Distrito de Três Passos ganhapavimentação asfáltica

no valor de R$ 295,3 mil destinadapelo deputado federal Darcísio Pe-rondi e contrapartida do Poder Exe-cutivo no montante de R$ 124,5 mil.Para a finalização da segunda etapa,serão investidos R$ 355,9 mil, sen-

do R$ 245,8 mil oriundos de outraemenda encaminhada pelo parla-mentar gaúcho e o restante de verbaprópria da municipalidade.

– Essa é uma obra que benefici-ará os moradores do distrito, no en-tanto, existem outras em andamentopor várias partes do município. Oobjetivo da atual gestão é revitalizara malha viária, que há anos necessi-tava de atenção e investimento dife-renciados – destacou o prefeito JoséCarlos Amaral.

Editoria Local

Asfaltamento na Avenida Farroupilha, no distrito de Padre Gonzáles

Foto: Divulgação

Ampliação de rede trifásica aparececomo prioridade no Corede Celeiro

O presidente da FAMURS, SalmoDias, reuniu-se, na terça-feira destasemana, com o ministro chefe da CasaCivil, Eliseu Padilha, para tratar do re-

passe de recursos às cidades atingi-das pela chuva no Rio Grande do Sul.No encontro, o dirigente solicitou aliberação dos R$ 107 milhões ememendas parlamentares da BancadaGaúcha, que foram contingenciadospelo governo federal. – Estamos to-

FAMURS busca liberação de emendaspara municípios em emergência

mando ações para ajudar os municí-pios em situação de emergência, e oministro Eliseu Padilha assumiu ocompromisso de analisar a nossaproposta – ressaltou Salmo Dias.

Para este ano, foram aprovadas

pelos parlamentares gaúchos duasemendas de bancada para as prefei-turas. Uma de R$ 125 milhões paraárea da segurança pública e outrapara investimentos em agricultura novalor de R$ 100 milhões. Do mon-tante de R$ 225 milhões, apenas R$

118 milhões foram empenhadospela união. O restante foi contingen-ciado em função da crise financeira.– A liberação desses valores repre-senta uma ajuda importante para osprefeitos que disponibilizaram recur-sos para o socorro das famílias afe-tadas pelas enchentes – esclareceuo presidente da FAMURS.

Durante a audiência, Salmo Diasainda solicitou a liberação de outrosR$ 30 milhões anunciados pelo mi-nistério da Integração Nacional paraações da defesa civil nas 146 cida-des que tiveram seus decretos deemergência reconhecidos pelaunião. Conforme levantamento daFAMURS junto à Bancada Gaúcha,apenas R$ 718 mil foram pagos atéagora para 12 municípios. O valorcorresponde a 2% do montante pro-metido pelo governo federal. – Va-mos montar uma estrutura paraacompanhar a liberação desses re-cursos, para que as prefeituras doRio Grande do Sul não deixem dereceber nenhum centavo – reiterouSalmo Dias.

- Desenvolver a política de forma planejada, participativa, interseto-rial e sustentável;

- Realizar processo de planejamento com alocação orçamentárianas políticas para infância e adolescência;

- Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância;- Estabelecer, ampliar e fortalecer as relações institucionais entre:

Executivo, Legislativo, Judiciário e organizações sociais, articulando aRede de Proteção Integral;

- Fortalecer a atuação do Conselho Municipal de Direitos, dos Con-selhos Tutelares, Setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Ado-lescente;

- Ampliar mecanismos de transparência e controle social;

METAS DO PROGRAMA

O coordenador do projeto nasecretaria estadual de Minas e Ener-gia, Eduardo Zimmermann, explicaque a inclusão da demanda foi veri-ficada durante as reuniões de plane-jamento da Consulta Popular. – Amelhoria na infraestrutura de ener-gia está presente no planejamentodos municípios. É um anseio das co-munidades que poderá ser contem-

plado na votação – salientou o coor-denador.

Coredes que incluíram a energiatrifásica como prioridade regional:Alto da Serra do Botucaraí, Campa-nha, Celeiro, Central, Centro-sul,Fronteira Noroeste, Jacuí Centro, Li-toral, Missões, Nordeste, NoroesteColonial, Norte, Paranhana, Encostada Serra, Produção, Rio da Várzea,Serra, Vale do Jaguari, Vale do RioPardo e Vale do Taquari.

As audiências públicas da Con-sulta Popular 2017-2018 estão emandamento e irão definir as priori-dades da população gaúcha volta-das para o desenvolvimento regio-nal. Nesta edição, serão distribuídosR$ 60 milhões para investimentosnas seguintes áreas: Saúde; Desen-volvimento Rural e Cooperativismo;Agricultura, Pecuária e Irrigação;Desenvolvimento Econômico, Ciên-cia e Tecnologia; Turismo, Esporte eLazer; Cultura; Minas e Energia; Edu-cação e Segurança Pública.

Sobre a votação:A votação da Consulta Popular

2017-2018 ocorre nos dias 1º, 2 e 3de agosto em todo o estado, por meiode voto secreto. Estão habilitados avotar apenas os cidadãos com do-micílio eleitoral no Rio Grande doSul, que poderão escolher apenasum dos programas ou ações cons-tantes da cédula de votação.

Há três formas de votação: pelosite da Consulta Popular; presenci-almente, por um aplicativo disponi-bilizado a representantes dos Core-des e dos Comudes; ou via SMS, parao número 29000, com a palavraRSVOTO (nº do título de eleitor) (nºdo programa, de 1 a 10).

Na votação on-line e nos pontosde votação, é necessário o númerodo título de eleitor. Caso a pessoa nãoo tenha à mão, o ambiente de vota-ção na internet permitirá pesquisadiretamente no Tribunal SuperiorEleitoral (TSE).

Editoria Local

Foto: Divulgação/SECOM-RS

Prioridade beneficiará agricultores familiares do Rio Grande do Sul

FAMURS

Dirigente da FAMURS reunido com a Bancada Gaúcha em BrasíliaFoto: Divulgação

Page 5: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

GERAL 5ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Seu Antoninho vai embora...

Uma parceria entre prefeituramunicipal e empresa Mais Frangoresultará na construção de dois no-vos aviários em Vista Gaúcha, comcapacidade para 45 mil frangos cada.O investimento atingirá R$ 1,5 mi-lhão e as obras deverão ser conclu-ídas até o fim do ano.

Numa reunião na segunda-feira,o prefeito Celso Dal Cero e o super-visor de Fomento da empresa MaisFrango, Rafael Augusto Boer, trata-ram sobre os novos empreendimen-tos e debateram formas para estimu-lar a avicultura em Vista Gaúcha.Conforme as informações divulga-das, a municipalidade efetuará a ter-raplanagem nos dois locais escolhi-

Avicultura é fomentada em Vista Gaúcha

dos e a empresa destinará os recur-sos financeiros para edificação dosaviários.

No encontro, o prefeito ainda

enalteceu a escolha da empresa eminvestir no município e ressaltou queo objetivo é iniciar as obras o maisbreve possível.

Editoria Local

Parceria resultará na construção de dois novos aviários no município

Foto: Reprodução/Clic A Verdade

Termina hoje, a 1ª Feira de Máquinas promovida peloBanco do Brasil (BB). Diversos tratores e implementosagrícolas estão expostos em frente a agência bancáriaem Tenente Portela. Eventos semelhantes acontecem si-multaneamente em outras 41 cidades abrangidas pelaregional do BB de Santa Rosa.

O objetivo é facilitar a aquisição de equipamentosque contribuam para o aumento da produtividade nas

lavouras. Neste sentindo, o Banco do Brasil firmou par-ceria com revendedoras de maquinários e implementosagrícolas de várias marcas e com as prefeituras, visandoa realização da feira.

Nas 42 cidades participantes da ação, as agências doBB são o ponto de encontro entre produtores rurais,vendedores de máquinas e o crédito necessário para acompra dos equipamentos. Ainda é proporcionado queos agricultores conheçam o que há de mais moderno

Feira mostra maquinários e linhas de créditopara agricultores de Tenente Portela

em implementos agrícolas e obtenham as melhores con-dições de crédito. – O Banco do Brasil é o banco doprodutor rural. É nosso papel articular a aproximaçãodos intervenientes que visam o crescimento do agrone-gócio brasileiro – disse o superintendente regional doBB, Alessandro Zago.

Com o foco na realização de operações de investi-mento agropecuário e buscando agilizar o processo decrédito, os clientes agropecuaristas terão seus limites pré-aprovados. Além disso, os negócios encaminhados du-

rante a feira terão análise priorizada. Segundo Alessan-dro Zago, a ideia é oferecer todos os mecanismos paraque os produtores rurais aproveitem ao máximo as con-dições do Plano Safra 2017-2018. – Para tanto, a ofertade crédito se dá principalmente através das linhas doPronaf, Moderfrota, Pronamp e Investe Agro, que temcondições especiais disponibilizadas na primeira edi-ção do evento – garantiu o superintendente regional doBB.

Editoria Local

Foto: Diones Roberto Becker

Exposição de maquinários que acontece em frente à agência do Banco do Brasil termina nesta sexta-feira

Hoje recebi a noticia que meu amigo seu Antônio Ferrari Macha-do, após mais de 50 anos, vai deixar Redentora para se juntar coma sua família na região central do Brasil. Nascido em Palmeira dasMissões, seu Antoninho Ferrari foi fotógrafo, juiz de menor e partici-pou sempre ativamente da vida em comunidade em Redentora.

Foi no tradicionalismo que eu conheci esse senhor de bomba-cha, óculos e fala mansa, que atualmente ostenta a função de Pa-trono da 20ª Região Tradicionalista, um cargo de tamanha impor-tância que é vitalício sendo substituído apenas um ano após a mor-te do detentor de tal honra. Seu Antoninho recebeu o título de seuNerci Liberato da Conceição, que empresta seu nome a estânciade rodeios de Santo Augusto.

Participou da luta de emancipação de Redentora, foi vereadorquando Redentora ainda dava seus primeiros passos com as pró-prias pernas e ajudou a fundar o CTG Darcy Fagundes, a APAE, oClube 9 de Julho, o CTG Lenço Colorado que não existe mais eesteve presente ativamente na vida de diversas entidades redento-renses.

Tive o prazer de entrevista-lo pelo menos uma dúzia de vezes eaprender uma pequena fração do que esse senhor tinha para ensi-nar. Lembro-me de pelo menos uma meia dúzia de seus discursosnos eventos de 7 e 20 de setembro no palanque oficial da PraçaRedenção, quando eu ainda era um menino e ficava em fila indianafingindo ouvir os discursos das autoridades municipais.

Nunca gostei muito dos discursos feitos nesse tipo de evento,porque vamos combinar, na maioria das vezes eles são chatos,vagos e longos. Que me perdoe os prefeitos que por venturem leemminha coluna, por favor, escrevam seus discursos e economizemnas palavras, falar pouco e falar bem, torna-se a falar muito. Osdiscursos do Seu Antoninho eu lembro, pois ele sabia o que falar ecomo falar. É uma pessoa que usa as palavras com grande sabedo-ria.

É um homem de grande conhecimento e de muitos talentos.Guasqueiro. Lembro-me que o pouco que sei em teoria sobre dearte em couro, que eu tanto admiro, me foi ensinado por ele. Achoque mais de uma centena de meninos que participaram das ginca-nas estudantis de Redentora usaram o seu Antônio Ferrari Macha-do como fonte. Tenho certeza que você consegue muito mais histo-rias sobre o município em uma conversa de dois minutos com oseu Antoninho do que em um dia de pesquisa no Google.

Estou falando isso porque julgo que precisamos valorizar pes-soas como ele. Elas merecem o nosso reconhecimento e mais doque isso merecem serem homenageadas em vida. Se me permi-tem os vereadores de Redentora, sugiro que construam um monu-mento a esses cernes da historia do município na Praça Redençãoe deem a ele o nome de Antônio Ferrari Machado. Sei que isso dehomenagear pessoas vivas às vezes esbarra na lei, mas sugiro detodo o coração, como um nascido em Redentora, que ama essemunícipio, que mudem a lei se necessário, e façam uma homena-gem a esse grande homem que agora vai embora, em tempo queele possa ver com os seus próprios olhos. Homenageiem o homeme não a sua memória.

Sei de todo o coração que existem muitas outras pessoas quemerecem tais homenagens, mas sugiro a esse homem, porquesem qualquer sombra de dúvida, daqui a muitos anos, gostaria quemeus netos olhassem para um monumento assim e soubessemque o avô deles teve o prazer de conviver com alguém que fez tantopela cidade.

Numa das muitas conversas que tive com o seu Antoninho eleme contou algumas historias sobre o meu bisavô paterno, que nãoconheci. No grande acervo que seu Antoninho tem em casa há umafaca que foi do meu bisavô. Tive o prazer de segura-la em minhasmãos e isso me trouxe um sentimento de orgulho familiar, que nãoconseguiria descrever em palavras.

Seu Antoninho ao meu lado disse: “Seu Bisavô foi um grandehomem”. Não sei, acredito que tenha sido, mas como não o conhe-ci não posso atestar nada, tenho que acreditar na palavra do seuAntoninho, mas conhecendo-o tenho plena convicção que mesmoque meu bisavô não tenha sido um grande homem, ele jamais diriao contrário, afinal seu Antônio Ferrari Machado é de um tempo emque a educação e o respeito superavam qualquer outro valor.

Hoje aproveito esse humilde espaço para homenageá-lo e maisdo que isso parafraseá-lo: Seu Antoninho, o senhor é um GRANDEHOMEM, e pelo menos para esse humilde escriba, não tenha dúvi-da, o senhor fará muita falta. Redentora fica mais pobre cultural-mente sem a sua presença mateando na área da casa de madeira,na esquina da Câmara de Vereadores. Boa Viagem e boa sorte emsua jornada meu amigo.

Page 6: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

ESPECIAL6 ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

O roteiro de encontros para elaboraçãodo Plano Plurianual (2018-2021) será finali-zado no dia 27 deste mês, na localidade deGamelinhas. O objetivo é colher sugestões paraos diversos setores do município e assim cons-truir o planejamento estratégico de ações parao próximo quadriênio.

Em cada reunião, os moradores apresen-

tam sugestões para alavancar o crescimentolocal. As principais demandas reivindicadas atéo momento são as seguintes: desenvolvimentode programas de fomento a bacia leiteira e deincentivo à produção de alimentos nas peque-nas propriedades rurais; capacitação de mãode obra através de cursos específicos proporci-onados por meio de parcerias com Emater-As-car, SENAR, SENAC, SEBRAE e outros; e implan-tação de redes de água em algumas comunida-des que ainda não possuem esse sistema.

De acordo com a equipe que coordena as

A secretaria municipal de Assistência Soci-al, juntamente com o Centro de Referência emAssistência Social (CRAS Sagrada Família), pro-moveu, na quarta-feira desta semana, um en-

CRAS de Redentora reúne gestantespara dicas sobre saúde bucal

contro para as futuras mamães.Na ocasião, a odontóloga Dayse Wagner

repassou importantes orientações sobre oscuidados com a saúde bucal dos bebês e ain-da explicou para as gestantes, alguns concei-tos específicos da área.

Um encontro na quarta-feira, reuniu a equi-pe da secretaria municipal de Educação, a pro-motora de Justiça, Dinamárcia de Oliveira, erepresentantes de vários segmentos da socie-dade civil. A pauta versou sobre a Rede deApoio à Escola (RAE), que busca identificar,orientar, encaminhar e acompanhar, situaçõesque envolvam crianças, jovens e adolescentesvinculados aos educandários municipais e es-taduais. A RAE ainda visa apoiar a família na

Tenente Portela: Cronograma dereuniões do PPA termina no dia 27

- Dia 18/07:Local: Pedra Lisa;Horário: 14h30min;- Dia 20/07:Local: Alto Alegre e Linha Bocó;Horário: 14h30min;

- Dia 25/07:Local: Alto Cordeiro de Farias;Horário: 14h30min;- Dia 27/07:Local: Gamelinhas;Horário: 14h30min;

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES

reuniões do PPA, a comunidade está bem par-ticipativa, explicando que alguns municípiosda região optaram por fazer apenas dois outrês encontros, enquanto que a administraçãode Tenente Portela procurou abranger todasas comunidades interioranas e bairros da ci-dade, a fim de proporcionar a chance de mai-or colaboração por parte dos moradores.

– O planejamento vai continuar depois doPPA, ouvindo a comunidade, avaliando aquilo

que foi feito e elencando aquilo que há porfazer. A participação da comunidade é funda-mental na construção dos projetos da admi-nistração municipal – ponderou o vice-prefei-to, Valdir Soares.

Após o término do cronograma de reuni-ões, será montado o planejamento e apresen-tado em audiência pública antes de ser envia-do, juntamente com o Projeto de Lei, para apre-ciação da Câmara de Vereadores. O prazo paraa entrega do PPA 2018-2021, conforme a LeiOrgânica, é dia 15 de outubro deste ano.

Editoria Local

Encontros servem para coletar sugestões e inclusão no Plano Plurianual 2018-2021Foto: ASCOM/Tenente Portela

ASCOM/Redentora

Odontóloga repassando orientações sobre os cuidados com a saúde bucal dos bebêsFoto: Divulgação

Coronel Bicaco implantaráprograma de apoio à escola

sua função educativa, proporcionando maiorintegração, participação e comprometimentono processo educativo.

De acordo com a secretaria municipal deEducação, essa foi a primeira reunião sobre oassunto, onde se identificou a atuação do pro-grama no ambiente educacional de CoronelBicaco. Os passos seguintes serão a constitui-ção de uma diretoria e elaboração de um cro-nograma de trabalho, que irá priorizar açõesefetivas na busca pelos resultados propostos ealmejados através da RAE.

Primeira reunião buscou identificar a atuação do programa na educação local

Editoria Local

Foto: ASCOM/Coronel Bicaco

Page 7: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

GERALROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017 7

O aumento acentuado da violência e da insegurança,são preocupações diárias das autoridades e populaçãogaúcha. Nos últimos anos, cresceu o número de assassi-natos, furtos, roubo de veículos e assaltos a bancos, en-tre outros tantos delitos. A maioria dos fatos é registradaem Porto Alegre e Região Metropolitana, mas a bandida-gem também age em cidades do interior, aproveitando adefasagem nos efetivos policiais.

Em uma cerimônia especial no Palácio Piratini, nodia 04 deste mês, o governador José Ivo Sartori anun-ciou o concurso com cerca de 6.100 vagas para solda-dos e oficiais da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros,e agentes e delegados da Polícia Civil. Este será o maiorconcurso para a área de segurança pública convocadono Rio Grande do Sul nas últimas três ou quatro déca-das. – O crime migra de um local para outro e vamoscombatê-lo em todos os recantos do estado. A nossaobrigação é honrar nossos compromissos e com estereforço, vamos atender demandas de todas as regiões

do Rio Grande do Sul – frisou o governador.Em entrevista ao Sistema Província de Comunicação,

o secretário estadual da Segurança Pública (SSP), CezarSchirmer, afirmou que a meta é concluir o concurso atéo mês de dezembro e já iniciar a distribuição dos solda-dos e oficiais para as diversas regiões do Rio Grande doSul. – Desde que assumi a pasta e contando até o fimdeste ano, vamos nomear 4,2 mil novos servidores paraa segurança pública – destacou o secretário.

Além do significativo reforço no efetivo policial, nos-so entrevistado frisou a aquisição de equipamentos comoviaturas, armas de fogo e coletes balísticos. – Tambémvamos começar a construção de três presídios estaduaise estamos comemorando a conquista de uma penitenci-ária federal. Em breve, o estado irá encaminhar a com-pra de cerca de 500 veículos que serão repassados aBrigada Militar e Polícia Civil – salientou Cezar Schirmer,complementando que 2017 será o ano da transforma-ção da segurança pública no Rio Grande do Sul.

Cezar Schirmer destaca investimentosestaduais na segurança pública

O secretário ainda mencionou o programa lançadorecentemente e que prevê ações conjuntas com os mu-nicípios no combate à criminalidade. – Através do pro-grama, queremos que todas as cidades gaúchas tenhamsistema de vídeo monitoramento integrado. Esse é o ob-jetivo para os próximos dois anos, mas precisaremos doapoio do estado, das prefeituras e da sociedade civil or-ganizada – disse o titular da SSP. Ele salientou que otrabalho integralizado das forças de segurança públicajá apresenta ótimos resultados em Porto Alegre e RegiãoMetropolitana.

Cezar Schirmer estima que os editais do concursopúblico sejam lançados durante o mês de agosto e acre-dita que somente para os cargos na Brigada Militar, onúmero de inscritos ultrapasse 40 mil. – Será um marcopara a história da segurança pública no Rio Grande doSul – concluiu o secretário.

Segurança pública como prioridade:O orçamento estadual para 2017 foi aprovado com

aumento de custeio apenas para o segmento da segu-rança pública, comum incremento de19%. Além disso,os reajustes salari-ais definidos no fi-nal de 2014, quehoje representammais de 31% deaumento na remu-neração de brigadi-anos, policiais civise servidores da SU-SEPE, estão sendohonrados.

– Não pode-mos esquecer quejá fizemos um esfor-ço anterior à auto-rização do concur-so. Entregamos no-

vas viaturas, armas, munições e conseguimos junto àunião, apoio da Força Nacional de Segurança. Recente-mente, destravamos a questão dos presídios e viabiliza-mos condições para alcançar quase mil novas vagas emCharqueadas, Viamão e Alegrete. Conseguimos tambéma autorização de obras nas penitenciárias de Bagé e BentoGonçalves – ressaltou o governador José Ivo Sartori.

– Se alguém duvidou que a segurança pública eraprioridade deste governo, o anúncio do concurso e detodas as ações que já promovemos vão ao encontro daexpectativa da população do estado para enfrentamentoda criminalidade. Este é o resultado de um trabalho emequipe e do esforço de todos os integrantes de órgãosvinculados à área, que de forma extraordinária comba-tem o crime diariamente – reiterou Cezar Schirmer.

Entre outras ações, está a criação do Sistema Inte-grado de Segurança com os Municípios (SIM/RS) e fo-ram construídas parcerias com o Exército, Polícia Ro-doviária Federal e iniciativa privada.

Editoria Local

Secretário discursando na solenidade de anúncio do concurso para segurança públicaFoto: Divulgação/SSP

Coluna

Professor e Promotor de Justiça

Nilton Kasctindos Santos

Podem continuar tomando cuidado com o vírus Zika e com omosquito da dengue. Ambos são perigosos. Está comprovado. Masestá mais do que comprovado que a causa principal do problemada anencefalia/microcefalia em bebês são os agrotóxicos que ex-terminam ervas daninhas.

A anencefalia é uma condição neurológica caracterizada pelocérebro em tamanho menor do que o normal para a idade, quecoloca em risco a vida e o desenvolvimento motor e cognitivo dacriança.

Durante os últimos cinco anos, os maiores pesquisadores emsaúde do mundo se voltaram a estudar um caso assustador ocorri-do no estado de Washington, nos Estados Unidos. O chamado“Caso Yakima Valley”, que caracteriza o aumento incomum de nas-cimento de bebês com anencefalia. Segundo o respectivo Departa-mento Estadual de Saúde, os registros de microcefalia aumenta-ram 8 vezes entre os anos de 2010 e 2013, tornando-se quatrovezes maior do que a média nacional.

No início também surgiram vozes acusando exclusivamente ovírus Zika, exatamente como estão fazendo hoje no Brasil. Maslogo no desenrolar das pesquisas chegou-se a outra conclusão.Ocorre que, antes da constatação do problema, o Estado de Wa-shington havia implementado um programa de capina química comuso de glifosato. Foi aplicado o veneno em todas as estradas, ruas,pátios de casas, praças, beira de rios e lagos. E isso contaminouseveramente o rio Yakima, cuja água é consumida pela população.Houve aplicação intensa do veneno inclusive no leito desse impor-tante curso d’água.

Veja bem. O glifosato interfere no metabolismo do folato, confor-me mostra Stephanie Seneff em seu artigo de maio de 2016 emWeston Price. Esse agrotóxico age como um antibiótico, matandoas bactérias chamadas boas. Como essas bactérias amigas tam-bém agem promovendo a conversão de ácido fólico para folato demetilo, quando sofrem impacto da ação do glifosato, é inevitávelque ocorra uma deficiência do metilfolato materno. E essa deficiên-cia é que está diretamente associada a defeitos do tubo neural doembrião em desenvolvimento.

Anencefalia, microcefalia e espinha bífida são doenças relacio-nadas ao fechamento do tubo neural (DTN), associadas à deficiên-cia materna de folato. Por isso que os governos do mundo tododeterminam a suplementação de ácido fólico, principalmente nasfarinhas. Para prevenir a deficiência de folato materno.

No “Caso Yakima Valley”, essa suplementação vinha ocorrendoexatamente como no restante do País. Daí que a professora Barba-ra Peterson, da Fazenda Wars, começa a encontrar argumentosconvincentes no sentido da exposição ao glifosato como a causa,pois o rio Yakima, que corta todos os municípios afetados, tinhasido alvo de intensas e repetidas pulverizações de glifosato para ocontrole de plantas daninhas durante um bom período de tempo.

Já se pode afirmar que há unanimidade entre os cientistas emrelação à descoberta de que o glifosato é o causador de microcefa-lia no caso de Yakima. Entretanto, para o pesquisador Don Huber,isso representa apenas a “ponta do iceberg”. Porque em todo omundo, onde há agricultura, esse veneno é o mais utilizado ainda.O Brasil é o grande e disparado campeão de utilização.

O pior é saber que em quase tudo o que comemos e bebemos éprovável que tenha glifosato. Na água, no leite, no pão, na batata,na cerveja e na carne. Na carne? Sim, porque toda ração é feita demilho e soja transgênicos, a maioria contendo glifosato em seuDNA.

Microcefalia e agrotóxicos

Tomada de Preços nº 02/2.017.Objeto: Contratação de empresa para realização de concurso público

e processo seletivo municipal.Julgamento: 02/08/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal, sito a Avenida Nove de Maio,

1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, telefone (55)3552

1022, site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected].

Vista Gaúcha, 14/07/2.017.

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Aviso de LicitaçãoPrefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RS

Page 8: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

8 ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

A secretaria municipal de Obrascomeçou a recuperação do asfaltoem ruas e avenidas do perímetrourbano. Desde janeiro, o PoderExecutivo vinha buscando soluçõesfinanceiras e economizando recur-sos próprios para restabelecer ascondições mínimas de trafegabili-dade nas vias pavimentadas. Inici-almente, foi realizada uma opera-ção tapa-buraco e agora foi colo-cada a capa selante no asfalto.

Para a recuperação da malha

Objetivando proporcionar me-lhor estrutura de trabalho para pro-fissionais da educação e alunos, oPoder Executivo repassou seis no-vos computadores para as escolasmunicipais Professor Nelso Picci-nini, Senador Pinheiro Machado eSonho Meu.

De acordo com a secretaria deEducação de Vista Gaúcha, a apli-cação da informática desenvolve os

Escolas de Vista Gaúchaganham novos computadores

assuntos com metodologias alterna-tivas, tendo em vista que essa tec-nologia se tornou objeto sociocul-tural integrante de uma parcelacrescente da atual sociedade. Alémdisso, a presença dos computado-res nos educandários estimula abusca de mais informações comrapidez e eficiência sobre os recur-sos instrucionais necessários, trans-formando o computador num alia-do de docentes e estudantes na qua-lificação da aprendizagem.

Editoria Local

Investimento contemplou três educandários da rede municipal

Foto: Reprodução/Clic A Verdade

Reparos garantem melhores condiçõesde trafegabilidade em Coronel Bicaco

urbana, a prefeitura municipal ad-quiriu em caráter de urgência, 31toneladas de massa asfáltica e re-servou outros 500 mil quilos domaterial para o restante do crono-grama, que será executado grada-tivamente e de acordo com o clima.

Estradas vicinais:Aproveitando a estabilidade cli-

mática, a secretaria municipal deObras também atua nos reparos ereconstrução de estradas vicinais,pontes, pontilhões e bueiros, queforam danificados pelas intensaschuvas do mês de maio e primeira

quinzena de junho. As despesasoriundas dos serviços estão sendocusteadas pelo Poder Executivo,pois até o momento não chegounenhum auxílio financeiro do go-verno federal. O decreto de Situa-ção de Emergência de Coronel Bi-caco já foi reconhecido pela união.

Conforme informações do se-cretário municipal de Obras, ElsonMartins, e do vice-prefeito ArleuValadar, os reparos e manutençõesalcançam cerca de 60% da deman-da existente e a intenção é concluirtodos os trabalhos até o fim do mês.

Editoria Local

Servidores municipais melhorando as condições do asfalto na Avenida Presidente VargasFoto: ASCOM/Coronel Bicaco

Page 9: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

9ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Uma das maiores queixas dacomunidade com a atual adminis-tração municipal, nestes primeirosmeses de 2017, é a situação dasestradas do interior. Não é raronossa reportagem ser procuradapor moradores da área rural quebuscam na imprensa a possibilida-de de serem ouvidos, já que namaioria das vezes os agentes públi-cos têm ignorado as demandasoriundas das localidades.

Recentemente, o professor IldoScapini lançou um desafio na cida-de para que os vereadores trafegas-sem no trecho entre o distrito deSão Pedro e Alto Gress. Ele desa-fiou os edis, que se estes conseguis-sem transitar na referida estradacom seus veículos particulares, pa-garia R$ 5 mil, e se os vereadoresnão conseguissem, repassariam R$1 mil ao docente.

Apesar de irônica, a provoca-ção serve para ilustrar a situaçãocalamitosa que algumas estradas dointerior se encontram. Nesta sema-na, a reportagem do Sistema Pro-víncia de Comunicação foi conferirin loco as condições nas proximi-dades das localidades de Linha daPaz e Capitel Santo Antônio. Transi-tamos de veículo, primeiro pelo per-curso que liga Linha da Paz e CapitelSanto Antônio pelo acesso principal.A via de rolamento contabiliza inú-meros buracos e prova um total aban-dono por parte dos setores compe-tentes, o que por sua vez, contrastade maneira curiosa com outro tre-cho do mesmo caminho, onde apóso Capitel Santo Antônio até o trevode acesso a Lagoa Bonita, na RST472, prevalece um estado aceitávelpara trafegabilidade.

Os moradores queixam-se quehá muito tempo as máquinas nãopercorrem os trechos mais danifi-cados. Um produtor chegou a afir-

Importância da mobilidade articularQuando se trata de condicionamento físico não devemos dei-

xar de lado nenhum aspecto que nos permita alcançar um nívelsuperior de saúde, não é mesmo?

Mas os eficazes exercícios de mobilidade articular são osgrandes esquecidos da história, sempre. Mas o que é a mobilida-de articular? Conheça sua definição:

A estrutura do corpo está conformada por músculos, estrutu-ra óssea, ligamentos e tendões. Todos eles são elementos bioló-gicos vivos, irrigados por capilares, e, portanto respondem damesma forma que o músculo ao estímulo do exercício. A diferen-ça é que ao estar menos irrigado que o músculo, é necessáriorealizar muitas repetições para que se fortaleçam.

O músculo se fortalece de uma maneira quase exponencial,mas tendões, ligamentos e articulações o fazem mais lentamen-te. Por isso, um uso excessivo de força muscular (muitas vezesligada a exercícios de impacto, como a musculação) pode termi-nar ‘’rasgando’’ tendões e até desprendendo-os da superfície ar-ticular.

Portanto, é necessário agregar à sua rotina trabalho de mobi-lidade, incorporando exercícios para o fortalecimento articular pre-servando a saúde do sistema muscular em geral.

O desempenho pode sofrer uma parada abrupta por padrõesde movimento disfuncionais e restrições subjacentes em mobili-dade. Muitas vezes, os fatores que impedem o desempenho sãoinvisíveis, não só para o olho destreinado, mas também para amaioria dos atletas e treinadores.

Por isso, as aulas de mobilidade visam corrigir erros de movi-mento comuns, que podem causar danos e reduzir a velocidade,força, resistência e força de um aluno. As aulas de mobilidadesão indicadas para qualquer um, seja ele um atleta de final desemana, atleta profissional, ou alguém que queira simplesmentesuperar suas restrições atuais, a melhor forma de manter a fun-ção natural e aproveitar o potencial genético.

As articulações são os eixos biomecânicos do corpo, reaispontos fixos onde é apoiado e originado o movimento humano.Uma articulação rígida, imobilizada, é uma diminuição da quali-dade de vida. Treinar mobilidade irá permitir ganhos na postura euma base sólida e forte para executar movimentos com ou semcarga. Os exercícios de mobilidade articular permitem manter asaúde das suas articulações, tendões e ligamentos, e é justa-mente isso que proporciona.

Pregão Presencial nº 19/2017.Objeto: Aquisição de combustíveis.Julgamento: 27/07/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal, sito a Avenida Nove de

Maio, 1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, telefone (55)3552

1022, site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected].

Vista Gaúcha, 14/07/2.017.

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RSAviso de Licitação

Escute, opa! Mais um tiro. Escute novamente, de novo! Ago-ra é a ambulância, levando mais um corpo, é só mais um, jáestamos acostumados com a violência.

Chega de olhar lá fora, vamos aos dados. Parabéns! Bate-mos mais um recorde, em 2016, o Atlas da Violência mostra queo Brasil tem o maior número de homicídios do mundo, temos quenos orgulhar do pódio. Que saco! Não deu tempo de anunciarquem ganhou o campeonato, Manaus virou notícia, foram só mais56, estamos padronizados com 70 por dia, não sei o motivo detanta mediação.

Vamos comemorar, somos uma potência. Saiam as ruas. Não!Esperem, não vão, porque vai que estamos com sorte e nostornamos um entre 70, melhor comemorar da sala, chorando alto.

Escute, outro tiro, esse tinha módulo, direção e sentido, erapara mim. Até a próxima. Hoje fiz história junto com o meu país.

Texto: Luiz Alberto Pissinin Biguelini.Aluno da Turma 301 da escola estadual Cléia Salete Dalberto

de Tenente Portela.Atividade: Proposta de redação sobre ‘violência’.

Crônica Vermelha

Descaso com estradas gera revoltaem agricultores de Tenente Portela

mar que nem lembra quando foi aúltima vez que qualquer trabalhode reparo foi feito na estrada. – Elesnos abandonaram aqui. Eles fazematé lá em cima e quando chegapróximo de nós, param as máqui-nas, carregam tudo e voltam embo-ra – reclamou o morador que esta-va trabalhando por conta própriana via para estancar um vazamentode água em uma mangueira quepassava por baixo da rua.

Em outra parte, onde uma ver-dadeira valeta toma conta da estra-da de lado a lado, obrigando osmotoristas a fazer malabarismospara passar, um morador denun-cia. – Eu mesmo costumo pôr pe-dras nessa valeta para melhorar asituação, mas pouco ajuda, porqueo restante da estrada está horrível– revelou o agricultor. Ele aindaconfirmou que várias vezes foi atrásdo poder público para solicitaruma solução, mas que nunca foiatendido. A desculpa, na maioriadas vezes, é a mesma, que os ma-quinários estão em outro local, masque assim que forem liberados irãoatender à reivindicação.

Outro residente faz uma gravedenúncia. – Eles chegaram a medizer que não vão mandar arrumarnossa estrada porque o atual pre-feito não fez muitos votos aqui –conta o indignado agricultor. Omesmo relato foi contado por maisde um morador. Boa parte daque-les que conversaram com nossareportagem dizem já ter ouvido res-postas semelhantes. A comunidademostra-se indignada e perplexaperante a forma de tratamento daadministração municipal.

No dia seguinte, pegamos outraestrada, a de acesso secundárioentre as mesmas localidades. Nãotransitamos mais que cinco ou seisquilômetros e desistimos simples-mente porque era impossível andarcom a garantia de que não danifi-

caríamos o veículo.A produtora de leite, Roselete

Adriana Steiehl, deu voz as cercade dez famílias que moram na li-nha. Segundo ela, já fazem quatromeses que não consegue fazer aentrega de sua produção porque ocaminhão não consegue chegar àpropriedade. A situação é tão difícilque após procurar a administraçãomunicipal e receber a notícia deque os reparos não iriam aconte-cer antes do final do ano, a produ-tora chegou ao extremo nesta se-mana e decidiu procurar o Minis-tério Público. Por hora, mesmo as-sim, ainda, segundo ela, não rece-beu nenhuma informação sobreprazo para que a situação seja re-solvida.

Roselete Adriana Steiehl contouainda um episódio vivido que lhepreocupa quase mais do que o es-coamento de sua produção. – Umsenhor de 81 anos passou mal e ocarro que foi lhe prestar socorronão conseguiu chegar no local emvirtude das condições da estrada –salientou a mulher, revelando suaangústia por ficarem totalmentedesassistidos em diversos aspectos.

Outro morador da linha disseque foi procurar as autoridadesresponsáveis pelos reparos nos tre-chos vicinais e ouviu que isso nãoiria acontecer porque a comunida-de não era economicamente inte-ressante para o município.

Enquanto as desculpas vão des-de as mais técnicas até algumas quechegam soar como ofensivas aosmoradores, a comunidade seguetendo que enfrentar este sério pro-blema, e as vias que já foram estra-das importantes do município tor-nam-se com o tempo e a inércia dopoder público em verdadeiras pi-cadas, tomadas pelo mato, por bu-racos e esquecidas por quem tem aobrigação de zelar pelo ir e vir daspessoas.

Editoria Local

Durante essa semana, nossa reportagem percorreu trechos vicinais e comprovou as más condiçõesFoto: Jonas Martins

Page 10: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

POLICIAL10 ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Na quarta-feira desta semana, a Polícia Civil de Te-nente Portela inquiriu os autores do furto de um micro-

ônibus da prefeitura de Derrubadas, no dia 06 de julho.O coletivo foi recuperado na madrugada da sexta-feira

Comunicar-se bem é uma habilidade emfalta no mercado de trabalho, porém, muitoexigida na seleção para uma vaga. Segundopesquisa do Centro de Integração EmpresaEscola (CIEE), a comunicação verbal e escrita

foi indicada por 32% dos recrutadores comouma competência essencial para os aprendi-zes e trainees das organizações. Neste contex-to, o SENAC Três Passos inscreve para o cursode Dicção, Desinibição e Oratória (básico). Asaulas iniciam na próxima semana e aconte-cem de segunda a sexta-feira. A qualificação

desenvolve técnicas adequadas para diferen-tes situações comunicativas, visto que, apre-sentar-se ao público comunicando-se de for-ma eficaz é um importante diferencial compe-titivo. Com carga horária de 30 horas, o cursotem como pré-requisitos a idade mínima de16 anos e o ensino médio incompleto.

As matrículas para a capacitação devem serfeitas no SENAC Três Passos. Mais informaçõespelo telefone (55) 3522 9202 ou através dainstituição. Comerciários têm desconto de 20%mediante a apresentação, no ato da matrícula,do cartão SESC/SENAC, nas categorias empre-sário e comerciário.

SENAC Três Passos promove o curso de Dicção, Desinibição e OratóriaSENAC Três Passos

Nesta semana, o prefeito NilsonPaulo Costa e o vice-prefeito, JaimeJung, se reuniram com os secretári-os municipais. No encontro realiza-do no Centro Administrativo, os titu-lares das pastas explanaram sobreos trabalhos desenvolvidos e apre-sentaram sugestões para melhorar a

Reunião debate ações daprefeitura de Redentora

estrutura dos setores e com isso qua-lificar o atendimento prestado.

O relatório e o planejamento se-manal foram outros assuntos abor-dados na reunião. O prefeito NilsonPaulo Costa salientou que por meiodestas ferramentas será possívelacompanhar mais detalhadamentetodas as ações executadas pelas se-cretarias.

ASCOM/Redentora

Encontro entre o secretariado municipal e o Poder ExecutivoFoto: Divulgação

Polícia Civil identifica grupo quefurtou micro-ônibus em Derrubadas

passada na RSC 163. De acordo com as informaçõesrepassadas pelo 3º Pelotão Rodoviário de Santo Augus-to, o motorista parou o veículo na pista ao perceber abarreira policial. Quatro indivíduos foram vistos desem-

barcando do micro-ônibus, porém,ninguém foi preso naquela noite.

A Polícia Civil revelou que os auto-res do furto possuem entre 13 e 17anos, e todos residem em Derrubadas.Os adolescentes disseram no depoimen-to, que haviam furtado o coletivo paratransitar pela região, no entanto, quan-do voltavam de Barra do Guarita en-contraram a barreira policial e decidi-ram abandonar o micro-ônibus.

Conforme o delegado Roberto Fa-gundes Audino, todos os infratores con-fessaram a prática delituosa e afirma-ram que colocariam o veículo nova-mente na garagem da prefeitura de Der-rubadas. A autoridade policial afirmouque o caso será concluído e encami-nhado ao Ministério Público, e todos

serão enquadrados pela prática de crime de furto deveículo.

Editoria Local

Coletivo foi recuperado na RSC 163, no município de Barra do Guarita

Foto: Divulgação/3º Pelotão Rodoviário

Page 11: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

VARIEDADES 11ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Professores municipais de Vista Gaúcha passam por capacitaçãoBase Nacional Comum Curricular. Essa foi

a pauta principal da capacitação promovidapela secretaria municipal de Educação e dire-cionada para profissionais da rede de ensino

de Vista Gaúcha. O evento ocorreu nas depen-dências da escola municipal Professor NelsoPiccinini.

A Base Nacional Comum Curricular(BNCC) é um documento de caráter normati-vo que define o conjunto orgânico e progres-

sivo de aprendizagens essenciais que todos osalunos devem desenvolver ao longo das eta-pas e modalidades da educação básica. A pau-ta da capacitação foi coordenada pela profes-sora Eliane Rambo.No decorrer do ano letivo,conforme a equipe da secretaria municipal de

Educação, é preciso aprofundar os conheci-mentos e, neste contexto, acredita-se que osdocentes devem estar atentos aos novos parâ-metros curriculares de ensino, buscando sub-sídios para qualificar a educação no municí-pio.

Editoria Local

Base Nacional Comum Curricular foi a pauta principal da capacitaçãoFoto: Reprodução/Clic A Verdade

Polícia Civil investiga circunstânciasda morte de portelense de 19 anos

Charles Phieri Trannepohe, 19 anos, foiencontrado desacordado na tarde da sexta-feira passada numa moradia no bairro SantoAntônio, na cidade de Santo Augusto. O jovemtinha lesões na cabeça e próximo do corpoestava uma pedra com marcas de sangue. Nolocal, havia indícios de luta corporal. O porte-lense recebeu os primeiros atendimentos noHospital Bom Pastor e depois foi transferidopara a UTI do Hospital Vida e Saúde, de SantaRosa, onde morreu no início da noite do últi-mo sábado.

O corpo foi encaminhado para necropsiae o laudo oficial deverá sair nos próximos dias.Conforme o delegado Gustavo Fleury, respon-sável pelo caso, estão sendo realizadas diligên-cias para apurar as circunstâncias da morte.

Charles Phieri Trannepohe foi sepultadona tarde de domingo, em Tenente Portela.

Editoria Local

Jovem morreu no começo da noite de sábado

Foto: Divulgação/Brigada Militar

Prefeitura Municipal de Redentora – RSRetificação

Processo 038/2017 - Pregão Presencial nº 012/2017.Retificação referente ao Objeto: Aquisição de veículo zero KM, para a secretaria munici-

pal de Saúde, retifica ao anexo II “ descrição do veículo”, recebimento das Propostas às09h00min do dia 26/07/2017.

Redentora -RS, 14 de julho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Redentora – RSPublicação de Edital

Processo 056/2017 - Pregão Presencial nº 024/2017.Objeto: Aquisição de 350 sacas de 50 quilos de adubos granulado 05-20-20, conforme

convênio nº 039/2016 – FPE 504/2016. Recebimento das propostas às 09h00min do dia 01/08/2017. Informações sobre o edital estão disponíveis na prefeitura e no sitewww.redentora.rs.gov.br.

Redentora -RS, 14 de julho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Page 12: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

LOCAL/REGIONAL12 ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Na semana passada, índios pro-testaram em Brasília visando pressi-

onar o ministério da Saúde para queinvestigue as denúncias de assédiosmoral e sexual, e da má gestão derecursos financeiros no Distrito Sa-nitário Especial Indígena (DSEI) ena Secretaria Especial de Saúde In-dígena (SESAI). A manifestação tam-bém pedia a saída do redentorenseGaspar Paschoal, que é o coordena-dor da DSEI na Região Sul.

A secretaria municipal de Saúdee Saneamento (SMSS) disponibilizaas vacinas contra o HPV para meni-nos dos 11 aos 14 anos e para meni-nas entre nove e 14 anos. Já as dosescontra a Meningite são direcionadaspara o público de ambos os sexos efaixa etária entre 12 e 13 anos.

A vacina contra o HPV, antes ofer-tada somente para meninas na redepública, está sendo aplicada em me-ninos de 11 a 14 anos, em duas do-ses com intervalo mínimo de seismeses entre as imunizações O obje-tivo do ministério da Saúde é ampli-ar a faixa etária gradativamente, até

que em 2020, seja oferecida parameninos dos nove aos 14 anos. Es-tudos realizados em países que jáadotaram a vacinação em meninos,mostram que a inclusão deste grupocontribui para a diminuição do Cân-cer de Colo de Útero e vulva nasmulheres, já que reduz a circulaçãodo vírus. Além disso, protege contrao câncer de pênis, garganta, ânus everrugas genitais. Para as meninas, avacina contra o HPV está disponívelna faixa etária entre nove e 14 anos.

Já a imunização meningocócicaC, antes ofertada para crianças detrês, cinco e 12 meses, agora ganhaum reforço na adolescência e passaa ser administrada na faixa etária dos

12 e 13 anos. Até 2020, a vacina de-verá estar disponível para meninos emeninas dos nove aos 14 anos. AMeningite é uma doença grave queenvolve o sistema nervoso, de rápi-da evolução e pode levar à morte.

Essa ampliação fortalece as açõesde saúde na população feminina emasculina, e possibilita a prevençãoda ocorrência das doenças impac-tando positivamente na saúde dapopulação brasileira.

Na cidade de Tenente Portela, aaplicação dos medicamentos é reali-zada nas três unidades da Estratégiade Saúde da Família (ESF), de segun-da a sexta-feira, das 07h30min às11h30min e das 13h00min às

17h00min. Neste sábado, a SMSS pro-moverá uma mobilização para elevar

os índices de vacinação contra o HPVe a Meningite no município.

Tenente Portela terá mobilização para vacinar contra o HPV e meningiteEditoria Local

Vacinação é realizada nas unidades da ESF no perímetro urbano

Foto: Diones Roberto Becker

Redentorense não será afastado dacoordenação do DSEI durante investigação

De acordo com uma reportagempublicada no site Sul 21, as denún-cias de assédio moral e sexual foramlevadas ao conhecimento de Gaspar

Paschoal numa reunião realizada nocomeço do mês de junho. Na oca-sião, servidores indígenas e não in-dígenas relataram os fatos ocorridose solicitaram o afastamento dos co-legas acusados. Outros funcionárioscontaram que estavam sofrendoconstrangimento e perseguição emsuas áreas de atuação nos polos doDSEI em Passo Fundo e Chapecó. A

publicação eletrônica também infor-mou que caciques e lideranças indí-genas de Santa Catarina e do RioGrande do Sul assinaram um docu-mento, com data de 22 de junho,reclamando que nenhuma medidafoi adotada contra os servidores acu-sados de assédio e que eles continu-avam desempenhando suas funções.

Em entrevista ao Sistema Provín-cia de Comunicação, Marco AntônioToccolini, secretário nacional daSESAI, revelou que tomou conheci-mento das denúncias de assédio pormeio das redes sociais e que acio-nou a corregedoria do ministério daSaúde para que apurasse os fatos. –Percebemos mais fortemente a indig-nação dos índios depois da ocupa-ção dos escritórios da DSEI em Flo-rianópolis e Passo Fundo. No dia 03,recebemos uma comitiva de indíge-nas que nos apresentou as denúnci-as de assédio e má gestão dos recur-sos financeiros no distrito – ressal-tou o secretário nacional. Ele aindareiterou que a SESAI não se omitiu enem está inerte a atual situação.

Marco Antônio Toccolini frisouque não será tomada nenhuma me-dida mais drástica antes do fim da

investigação, que inclui a oitiva detestemunhas. – Caso o inquérito setorne um processo real, nós vamosadotar as medidas cabíveis – asse-gurou nosso entrevistado. Na sexta-feira passada, dois profissionais dosetor de Controle Social da SESAI vi-ajaram para Florianópolis e PassoFundo. A missão deles é elaborar umrelatório in loco sobre as supostasdenúncias de assédio moral e sexu-al. No entanto, não foi revelada adata-limite para este levantamento deinformações.

Durante a entrevista, o secretá-rio nacional afirmou que esteve reu-nido com Gaspar Paschoal no fimdo mês de junho e ele próprio suge-riu a realização de uma auditoria noDSEI Sul. Segundo Marco AntônioToccolini, uma avaliação seria inici-ada nesta semana e o intuito princi-pal é comprovar a veracidade dasdenúncias apresentadas pelos índi-os com mais veemência na semanapassada. – Quero enaltecer a cora-gem destas funcionárias que denun-ciaram os assédios. Estamos investi-gando e vamos punir caso sejamcomprovadas as acusações – disseo secretário nacional.

Dias depois do protesto em Bra-sília, que pedia a saída do redento-rense do cargo, um grupo de índiosse reuniu em frente ao escritório doórgão em Passo Fundo, apoiando apermanência de Gaspar Paschoal nacoordenação do DSEI Sul. – Nãosabemos se o afastamento ou não docoordenador irá resolver a situação,por isso encaminhamos uma inves-tigação por meio da Polícia Federale Ministério Público Federal. Se apa-recerem indícios de irregularidades,vamos instaurar um processo admi-nistrativo. Tudo ocorrerá dentro datransparência e, caso necessário, aspunições serão aplicadas – enfati-zou Marco Antônio Toccolini.

O secretário nacional ponderouque o inquérito seguirá o rito nor-mal e não quis estimar um prazopara o término das apurações, ape-nas assegurou que todas as etapas edescobertas da investigação serão le-vadas ao conhecimento da popula-ção indígena e não indígena. Ele fi-nalizou a entrevista apelando paraque os grupos favoráveis e contrári-os ao atual coordenador do DSEI Sulnão se confrontem verbalmente oufisicamente.

Editoria Local

Marco Antônio Toccolini, secretário nacional da SESAI

Foto: Alejandro Zambrana/SESAI

Indígenas protestando em frente ao ministério da Saúde, em Brasília Manifestação no escritório da DSEI em Passo Fundo, também na semana passadaFoto: Vinicius Borba Foto: Reprodução/Facebook

Page 13: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

VARIEDADES 13ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

MunicípiosBarra do GuaritaBom ProgressoBragaCampo NovoChiapettaCoronel BicacoCrissiumalDerrubadasEsperança do SulHumaitáInhacoráMiraguaíRedentoraSanto AugustoSão MartinhoSão Valério do SulSede NovaTenente PortelaTiradentes do SulTrês PassosVista Gaúcha

Quantidade (Total)47352479214241080174233957466731572383139712444096185229573138161178

10070817

Quiantidade (Inadimplente)556410218414024627668419634196183448111264838581

101357

% Inadimplente11,6312,2112,8812,9212,9614,127,019,126,096,118,8814,0314,7110,945,998,816,5710,096,8810,066,98

Valor Líquido a receber245.820,82226.227,49414.010,67899.256,25709.890,08

1.140.270,791.826.357,24334.198,76288.607,68916.798,48226.787,67701.941,96673.398,77

2.859.608,281.145.495,18149.279,77422.170,31

2.213.514,62498.378,63

5.643.347,34476.603,93

Valor Inadimplente21.038,2020.792,1825.321,4471.635,2864.136,5095.864,7474.261,5515.545,5110.387,8332.078,2411.182,5090.102,8768.652,73205.093,9040.119,047.924,3126.955,89153.966,2719.470,63388.752,5620.246,88

% Inadimplente8,569,196,127,979,038,415,274,653,603,504,9312,8410,197,173,505,316,396,963,916,894,25

Finda no próximo dia 31, o pra-zo para os veículos com placas finalnove e zero circularem com o IPVA2016. O calendário de pagamentodo tributo encerrou em abril e ainadimplência no estado ficou emcerca de 21%. O Rio Grande do Sulpossui uma frota tributável de 3,75milhões de veículos e 12,7% seguemtransitando com o documento semvalidade.

O governo do estado estima an-gariar R$ 2,46 bilhões com a quita-ção do imposto, no entanto, aindarestam ingressar R$ 215,9 milhões.Para tentar recuperar esse valor, fo-ram montadas barreiras em váriascidades gaúchas que culminaram naabordagem de 14,6 mil motoristas,sendo que 1.345 tinham irregulari-dades na documentação veicular.Com as blitzes, a Receita Estadualconseguiu juntar quase R$ 650 milentre IPVA atrasado, multas e juros.

O Executivo do Rio Grande doSul está aprimorando o programaque atuará de maneira integradacom a área da segurança pública,com a capacidade de identificar au-tomóveis não apenas por irregulari-dades no licenciamento, mas tam-bém em situação de roubo ou furto.A partir de um equipamento de lei-tura de dispositivos e de câmeras,será possível efetuar uma abordagemseletiva, ou seja, apenas os veículos

10,09% da frota de Tenente Portela transita com IPVA vencidocom problemas detectados serãoparados nas barreiras.

De acordo com dados da ReceitaEstadual, 10,09% (385) da frota tri-butável de Tenente Portela está circu-lando com o IPVA vencido. Isso re-presenta um valor inadimplente de R$153,9 mil (6,96%), do total de R$2,21 milhões. O município tem 3.816veículos aptos a pagar o imposto.

O maior percentual de inadim-

plência da Região Celeiro está emRedentora: 14,71% da frota transitacom o licenciamento atrasado, ouseja, 183 do total de 1.244 veículos.A previsão de arrecadação com oIPVA no município é de R$ 673,3mil, porém, R$ 68,6 mil (10,19%)ainda restam ingressar nos cofres.

O menor percentual de inadim-plência na Região Celeiro é verificado

em São Martinho. Apenas 5,99%(111) dos motoristas ainda não rea-lizaram o pagamento do imposto. Issosignifica que 3,50% da arrecadaçãoestimada ainda está pendente, ou seja,R$ 40,1 mil do total de R$ 1,14 mi-lhão. O município possui uma frotatributável de 1.852 veículos.

Dados da Receita Estadual mos-tram que a liquidação do IPVA naRegião Celeiro resultará em R$ 22

milhões. A parte correspondente aomunicípio, onde o veículo está em-placado, é debitada automaticamentena conta. O estado divulgou o últimolevantamento sobre a inadimplênciano dia 06 deste mês.

Maiores devedores:No fechamento do calendário em

abril, a inadimplência estava em21%, o que representava cerca de

R$ 528 milhões. Do total arrecada-do com o IPVA, metade é repassadoautomaticamente para as prefeituras,de acordo com o município de em-placamento do veículo.

No ranking das cidades commaior inadimplência, o índice maisexpressivo é registrado em Chuí(18,2%). Na sequência, aparecemCapão da Canoa (15,8%), Quaraí(15,7%), Tavares (15,6%) e São José

do Norte (15,4%).Juros e multa:Além de perder os descontos de

Bom Motorista (de até 15%) e BomCidadão (até 5%), o contribuinte quenão pagou o IPVA 2017 na data cer-ta terá multa de 0,33% ao dia sobreo valor do imposto não pago, até olimite de 20%. Depois de 60 dias ematraso, terá acréscimo de mais 5% e

Editoria Local o nome lançado em dívida ativa.Além dessas consequências, o

proprietário que for flagrado nasbarreiras com o licenciamento atra-sado terá outros custos afora colo-car em dia o imposto. Como o IPVA éum dos requisitos para renovar oCertificado de Registro e de Licenci-amento de Veículo (CRLV), transitarsem este documento em ordem sig-nifica infração gravíssima (art. 230,V, do Código de Trânsito Brasileiro),com risco de multa de R$ 293,47 esete pontos no prontuário da Cartei-ra Nacional de Habilitação (CNH).Além disso, há custos pelos serviçosde guincho e depósito do DETRAN.

Licenciamento 2016:O DETRAN/RS informa aos pro-

prietários de veículos com placas definal nove e zero que o prazo paracircular com o documento 2016encerra-se no dia 31 de julho. Parareceber o Certificado de Registro ede Licenciamento do Veículo 2017(CRLV), o proprietário deve quitar,além do IPVA, o seguro obrigatório(DPVAT), a taxa de expedição doCRLV e multas vencidas, se houver.

Caso tenha feito os pagamentose ainda não tenha recebido o docu-mento, o proprietário deve verificarse quitou todos os itens que com-põem o licenciamento ou, ainda, sehá algum processo pendente. É pos-sível consultar a situação do veículono site do DETRAN/RS, com a placae o número do RENAVAM.

Foto: Diones Roberto Becker

Tenente Portela possui uma frota tributável de 3.186 e a inadimplência chega a 10,09%

Page 14: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

ESPECIAL 14ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567

Nutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeCOLUNA

Nutricionista Ariel Jéssica de PonceCRN2-8735P

De acordo com o presidente daAssociação das Câmaras Municipaisda Região Celeiro (Acamrece) e ve-reador em Tenente Portela, JoãoAntônio Gheller, a mudança no lo-gotipo da entidade visa estimular ainserção das mulheres na políticaregional, fazendo com que ultrapas-se o índice exigido por lei que é de30% das vagas.

Acamrece estimula a participaçãodas mulheres na política

– A mulher na política é realmen-te fundamental e faz bem. Por isso, apartir de agora, o logotipo da Aca-mrece será desta forma, para que aunião dos vereadores se dê indepen-dente de gênero, cor, partido oucrença religiosa – enfatizou JoãoAntônio Gheller, acrescentando quea política nacional precisa de trans-formação e isso somente será possí-vel com o envolvimento maior dopúblico feminino e dos jovens.

Editoria Local Segundo informações divulgadaspela Rádio Capinzal, na tarde dodomingo passado, a Polícia Rodovi-ária Federal de Joaçaba, juntamentecom a Polícia Militar de Capinzal,realizou a apreensão de 40 mil ma-ços de cigarros contrabandeados. Amercadoria foi encontrada numa

Caminhoneiro de Tenente Portela é flagradotransportando contrabando de cigarros

carreta com placas de Passo Fundoe Foz do Iguaçu que estava paradano pátio de um posto de combustí-veis as margens da SC 150.

De acordo com a Polícia Rodo-viária Federal (PRF), a carga avalia-da em R$ 400 mil tinha como desti-no a cidade de Porto Alegre. Tam-bém foi informado que as placas doveículo eram clonadas. Não foi reve-

lada a origem do contrabando queestava acondicionado em 800 cai-xas com 50 pacotes cada.

O caminhoneiro, de 30 anos eque seria natural de Tenente Porte-la, foi conduzido ao posto da PRF deJoaçaba. Ele confessou que recebe-ria R$ 3 mil pelo transporte. A mer-cadoria foi entregue na Receita Fe-deral de Santa Catarina.

Editoria Local

Semente de linhaçaA semente de linhaça é hoje considerada um alimento funcio-

nal, depois de séculos de uso na alimentação e na medicina natu-ral. Os benefícios da linhaça são atribuídos ao seu óleo rico emácido alfa linolênico, ao alto teor de lignanas e às fibras alimenta-res.

A linhaça é geralmente encontrada como grão integral, moído,ou na forma de óleo. Atribui se a linhaça, o sabor e o aroma denozes, podendo ser facilmente incorporada a diversos produtos,tanto integralmente, como moída. Alguns exemplos de produtossão pães, bolos e biscoitos tipo cookies.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. As duaspraticamente não se diferem em sua composição, mas sim emrelação ao local de plantio e cultivo e em relação à utilização deagrotóxicos. A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima úmidoe quente, como o Brasil e a dourada é plantada em regiões frias,como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. No cultivo da linha-ça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é culti-vada de forma orgânica.

As fibras presentes nas sementes de linhaça promovem melho-ras no sistema digestivo e previnem a constipação, auxilia na ma-nutenção dos níveis de glicose no sangue e redução dos níveis decolesterol sanguíneo, alem de prevenir doenças como câncer eosteoporose.

Fone: (55) 9673 3830

Pai e avôPedro Alíbio Prates Carvalho

Não existe partida para aqueles que permanece-rão eternamente em nossos corações.

Um dia a saudade deixa de ser dor e vira históriapara contar e guardar para sempre.

Sempre serás eterno para nós!

Te amamos, de seus filhos e netos.

Carga de 40 mil maços de cigarros foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar

Foto: Reprodução/Rádio Capinzal

Page 15: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

ESPORTES 15ROTA DO YUCUMÃ, 14 de julho de 2017

Quatro partidas, amanhã à noite,movimentarão a 17ª rodada da 1ªCopa Regional Super Colono de Fut-sal de Tenente Portela. Lembrandoque os confrontos ocorrem no giná-sio de esportes da escola estadualCléia Salete Dalberto e o ingressocusta R$ 2,00, inclusive para atletase comissões técnicas.

A partir das 19 horas, se enfren-tam Escolinha de Derrubadas e As-

A Associação Portelense de Fut-sal (APF) entrou em quadra no sá-bado passado para mais uma roda-da da Copa Noroeste de Futsal Femi-nino. A primeira edição do torneioregional reúne nove equipes, queestão divididas em duas chaves. Osquatro melhores de cada grupoavançam para as quartas-de-final.

Jogando no ginásio de esportesde São Martinho, a APF obteve duasvitórias: uma por WO, já que o timede Coronel Bicaco foi eliminado pelacomissão organizadora, e outra pelo

Cada dia mais, os brasileiros têm procurado por umanova modalidade de consórcio: a de serviços. Segundoa Associação Brasileira de Administradoras de Consór-cios (ABAC), os destinos mais comuns das cartas decrédito nesta categoria de consórciosão reformas, saúde e estética, eventos,viagens, tratamentos odontológicos ecursos de educação.

O consórcio de serviços apresentaconstante incremento desde 2008,quando foi homologado pelo BancoCentral do Brasil (BC). Não por acaso,o setor de serviços representa 73% doPIB nacional, de acordo com o Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o que evidencia o contínuopotencial de crescimento desta modali-dade de consórcio. Atualmente, segun-do ranking do BC, o Sicredi - institui-ção financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões deassociados e atuação em 21 estados brasileiros - é líderem consórcio de serviços, com mais de 50% do merca-do nacional neste segmento.

Diferentemente dos segmentos de móveis e imóveis,nos quais o consorciado precisa adquirir bens destasmodalidades, o de serviços abre uma ampla gama depossibilidades aos associados do Sicredi. A única exi-gência é que seja apresentada uma nota fiscal de presta-ção de serviços, independente do serviço prestado.

No Sicredi, o consórcio de serviços é ofertado aosassociados em créditos de R$ 5 mil a R$ 24 mil no prazo

Chave A- 1º Nova Candelária- 2º Horizontina- 3º Santa Rosa- 4º S. J. do Inhacorá- 5º São Martinho

CLASSIFICAÇÃOChave B- 1º Boa Vista do Buricá- 2º Tenente Portela- 3º Três de Maio- 4º Crissiumal- 5º Coronel Bicaco

Pontos107550

Pontos129630

Tenente Portela vence na CopaNoroeste de Futsal Feminino

placar de 4 a 3 sob a representaçãode Crissiumal. Com os resultadospositivos, as meninas de TenentePortela chegaram aos nove pontosganhos e ocupam a vice-liderançada Chave B, atrás de Boa Vista doBuricá que soma 12 pontos.

Lembrando que nas rodadas,

cada equipe joga duas vezes. Os con-frontos das chaves A e B são disputa-dos em Boa Vista do Buricá e SãoMartinho, respectivamente. A final dotorneio feminino acontecerá na mes-ma noite da abertura da 4ª CopaNoroeste de Futsal do masculino, noginásio de Boa Vista do Buricá.

Editoria Local

Sicredi é líder nacional em consórcio de serviçosde 36 meses, com parcelas mensais a partir de R$168,47. – O consórcio é uma opção válida para quemnão precisa do montante a curto prazo ou para aquelesque não têm disciplina para guardar dinheiro. A inexis-tência de juros torna o produto financeiramente maisatrativo. Por isso em todas as modalidades existem sem-

pre muitos interessados – explica Fernando Di Diego,gerente de Produto e Mercado de Consórcios do Sicre-di.

Este ano, o Sicredi atingiu a marca de R$ 10 bilhõesem carteira de créditos ativos de consórcio, cerca R$300 milhões são relativos ao segmento de serviços. Ocrescimento na comercialização de cotas no primeirotrimestre do ano, em relação ao mesmo período do anopassado, foi de 24,5%. São mais de 171 mil cotas ativas,nos segmentos de automóveis, imóveis, caminhões, tra-tores, implementos agrícolas, motocicletas e serviços,bens náuticos e sustentável.

Sicredi Celeiro

Agência do Sicredi Celeiro no centro de Tenente PortelaFoto: Jonas Martins

Na última rodada, APF ganhou por WO de Coronel Bicaco e fez 4 a 3 no selecionado de Crissiumal

Foto: Divulgação/APF

Prefeitura de Redentorareivindica recursos pendentes

O prefeito Nilson Paulo Costa e asecretária municipal de Administra-ção e Finanças, Eliane Amaral Costa,

participaram, no Hotel Embaixadorem Porto Alegre, de um almoço quereuniu diversos deputados, repre-sentantes de municípios, secretáriosestaduais e o governador José IvoSartori.

Na oportunidade, as lideranças

de Redentora entregaram ao gover-nador, um ofício solicitando a regu-larização, por parte da secretariaestadual da Fazenda, dos repassesfinanceiros, principalmente na área

da saúde.Em seu discurso, José Ivo Sartori

destacou os investimentos efetuadospara melhorar a segurança públicano Rio Grande do Sul e frisou quenão se preocupa com a reeleição e,sim, em melhor administrar o estado.

ASCOM/Redentora

Pedido é para regularização dos repasses da área da saúdeFoto: Divulgação

Copa Super Colono de Futsalprossegue neste sábado

Oitavas-de-final – Masculino Livre:- Laticínios BRQ 3 x 1 Sicredi/Abençoadinhos FC;- Fator Cinco 1 x 5 Seco Auto Peças;- Mercado do Povo 5 x 4 Guto Instalações;- Comércio de Bebidas Portelense 4 x 5 Jaquetá;

Quartas-de-final – Veteranos:- CER Miraguai 5 x 2 G Agro;- Arte Visual 5 x 3 Jaquetá/Derrubadas;

RESULTADOS

sociação GBB Sub 13 pela semifinalda categoria sub 14. Na sequência, aLaticínios BRQ encara a equipe daBarca Aliança pelas quartas-de-finaldo masculino livre. A semifinal donaipe feminino inicia as 20h45min ereunirá os selecionados do Restau-rante do Mila e Polar.

A rodada deste sábado será en-cerrada com o duelo entre MirianPharma e Mercado do Povo, tambémpelas quartas-de-final do masculinolivre.

Editoria Local

Jaquetá de Derrubadas disputa a categoria masculino livreFoto: Divulgação/Comissão Organizadora

Page 16: TENENTE PORTELA 10,09% da frota circula com o IPVA vencido · brincava que no Brasil tudo o que se planta dá, inclusive políticos desonestos. Mal sabia o humorista que a situação

ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2017ANO XXIII Nº 1102 R$ 2,00

SISTEMA PROVÍNCIA DE COMUNICAÇÃO

E-MAILS:[email protected]

[email protected]

LEIA MAISFAMURS tenta recursos federaispara municípios em emergência

04

04Tenente Portela: Reuniões do

PPA seguem até o próximo dia 2706

Rede de Apoio à Escola seráimplantada em Coronel Bicaco

06Escolas de Vista Gaúcha são

contempladas com computadores08

Polícia identifica grupo que furtoumicro-ônibus em Derrubadas

10

15

Redentora adere ao programa'Prefeito Amigo da Criança'

1ª Copa Regional Super Colonode Futsal prossegue neste sábado

COLUNISTAS JPEDUCADOR FÍSICO EM SOCIEDADE

POLÍTICA TUDO DE TUDO

PorRobinsondos Santos

PorPercivalPuggina

PorMari Carla

Brunet

PorJonas

Martins

Dicas paramelhorar a

saúde atravésdas práticasesportivas

A coluna socialque mostra os

últimos eventosde Tenente

Portela

Falando tudosobre tudo

com um olhardiferenciado

Umaindispensávelleitura sobrepolítica do

Brasil

A Comissão Central confirmou as duas maiores atra-ções da Exposição Feira Comercial e Industrial de Te-nente Portela (Expotenpo), que acontecerá durantequatro dias do mês de novembro, na Praça do Imigrantee imediações. O sertanejo Michel Teló e a banda de poprock Biquíni Cavadão se apresentarão no palco princi-pal do evento nos dias 17 e 18, respectivamente.

Para a definição dos shows, a Comissão Central se-guiu o perfil adotado nas edições anteriores da feira,que é de contemplar diversos gêneros musicais. O presi-dente da Expotenpo 2017, Nilson Rosa Lopes, o ‘Pen-na’, destacou que o objetivo era escolher atrações artís-ticas condizentes com o cenário musical e dentro doplanejado pela Comissão Central. – Teremos ainda oshow de bandas e gauchesco. Estamos finalizando algu-mas parcerias e logo estaremos definindo a grade com-pleta de shows do evento – frisou Nilson Rosa Lopes.

- Michel Teló:O cantor ganhou destaque com o Grupo Tradição,

banda do Mato Grosso do Sul que surgiu na década de90 e fez sucesso em todo o Brasil. Partindo para a carrei-ra solo em 2009, Michel Teló viu sua carreia decolarainda mais, tendo várias músicas nas paradas de suces-so. Hits como: ‘Ei, psiu! Beijo me liga’ e ‘Amanhã sei lá”,‘Fugidinha’, ‘Larga de bobeira’ e ‘Se intrometeu’, entrevários outros que tornaram o cantor um dos maioresnomes do sertanejo universitário. Mas a música que maisfez sucesso, sem dúvida alguma, foi ‘Ai se eu te pego’, um

Organização anuncia showsprincipais da Expotenpo 2017

fenômeno que ultrapassou as fronteiras do Brasil e che-gou ao top das mais executadas no mundo, levando ocantor inclusive a gravar uma versão em inglês.

O cantor também fez parte do grupo de técnicos noprograma ‘The Voice Brasil’, e, atualmente, apresenta oquadro ‘Bem Sertanejo’, que vai ao ar aos domingos ànoite no Fantástico, ambos da Rede Globo.

- Biquíni Cavadão:A banda surgiu em 1985, formada pelos amigos Bru-

no Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados),Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria). Tendo como pa-drinhos Carlos Beni, ex-baterista do Kid Abelha, e Her-bert Vianna, dos Paralamas do Sucesso.

Tornou-se uma das bandas de maior sucesso no ce-nário do pop rock nacional, com grandes sucessos gra-vados, como ‘Tédio’, que rendeu a gravação do primei-ro disco. De Herbert também veio a sugestão do nomeda banda e não demorou muito para eles completarema formação com Carlos Coelho nas guitarras. Já no pri-meiro ano, ‘Tédio’ se destacou entre as melhores can-ções de 85 e a banda ganhou prêmios como revelação.Depois vieram outros vários sucessos como: ‘Timidez’,‘Múmias’, ‘Zé ninguém’, ‘Vento ventania’, ‘Chove chuva’,‘Janaína’, ‘Escuta aqui’, ‘Quando eu te encontrar’, ‘Dani’,‘Quanto tempo demora um mês’, ‘Vou te levar comigo’, evários outros.

Em 2015, a banda lançou a turnê dos 30 anos, per-correndo todo o Brasil e recebendo muitos elogios. Em2017, veio o novo CD, ‘As voltas que o mundo dá’, sócom músicas inéditas.

Editoria Local

Artes: Divulgação