tendências de mineração 2019 - deloitte us · tendências de mineração . 2019. sumário...

4
O setor de mineração aparenta estar preparado para um crescimento maior do que o observado na última década, mas a realidade do mercado de hoje é muito diferente daquela do passado. As empresas de mineração precisam agora definir como operar em um mercado caracterizado por constantes interrupções, volatilidade, aumento das demandas de stakeholders, uma crescente lacuna de talentos, redução do acesso a insumos essenciais – como energia e água – e uma economia chinesa com crescimento abaixo de 7%. Nessa nova ordem mundial, as mineradoras devem ir além da comunicação do valor que costumam fazer e precisam articular o que defendem, desenvolvendo modelos de negócios diferenciados, projetados para gerar valor a longo prazo. Resolver essa questão de valor obriga as empresas a repensar sua estratégia corporativa, fortalecer sua gestão de riscos e encontrar maneiras melhores de engajar as partes interessadas. E, além disso, ultrapassar os limites de sua transformação digital, atrair forças de trabalho verdadeiramente diversas e evitar os erros do projeto de capital do passado. É necessário também tornar a tecnologia uma prioridade estratégica, reconhecendo seu papel capacitador em todas as facetas dos negócios. Neste 11º relatório anual, os profissionais de mineração da Deloitte mais uma vez recorrem ao seu conhecimento e à sua experiência para fornecer às empresas de mineração insights que possam alavancar a busca contínua por produtividade, disciplina de capital, desenvolvimento de estratégias e crescimento sustentável. Além de compartilhar estudos de casos reais e exemplos de melhores práticas, nossos profissionais identificam potenciais disruptores da indústria, que podem vir de lugares inesperados. As 10 principais questões que transformam o futuro da mineração Tendências de mineração 2019 Sumário executivo

Upload: others

Post on 10-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tendências de mineração 2019 - Deloitte US · Tendências de mineração . 2019. Sumário executivo. Reimaginando a estratégia de mineração Incorporando a disciplina para fornecer

O setor de mineração aparenta estar preparado para um crescimento maior do que o observado na última década, mas a realidade do mercado de hoje é muito diferente daquela do passado. As empresas de mineração precisam agora definir como operar em um mercado caracterizado por constantes interrupções, volatilidade, aumento das demandas de stakeholders, uma crescente lacuna de talentos, redução do acesso a insumos essenciais – como energia e água – e uma economia chinesa com crescimento abaixo de 7%. Nessa nova ordem mundial, as mineradoras devem ir além da comunicação do valor que costumam fazer e precisam articular

o que defendem, desenvolvendomodelos de negócios diferenciados,projetados para gerar valor a longoprazo.

Resolver essa questão de valor obriga as empresas a repensar sua estratégia corporativa, fortalecer sua gestão de riscos e encontrar maneiras melhores de engajar as partes interessadas. E, além disso, ultrapassar os limites de sua transformação digital, atrair forças de trabalho verdadeiramente diversas e evitar os erros do projeto de capital do passado. É necessário também tornar a tecnologia uma prioridade estratégica, reconhecendo seu papel capacitador em todas as facetas dos negócios.

Neste 11º relatório anual, os profissionais de mineração da Deloitte mais uma vez recorrem ao seu conhecimento e à sua experiência para fornecer às empresas de mineração insights que possam alavancar a busca contínua por produtividade, disciplina de capital, desenvolvimento de estratégias e crescimento sustentável. Além de compartilhar estudos de casos reais e exemplos de melhores práticas, nossos profissionais identificam potenciais disruptores da indústria, que podem vir de lugares inesperados.

As 10 principais questões que transformam o futuro da mineração

Tendências de mineração 2019 Sumário executivo

Page 2: Tendências de mineração 2019 - Deloitte US · Tendências de mineração . 2019. Sumário executivo. Reimaginando a estratégia de mineração Incorporando a disciplina para fornecer

Reimaginando a estratégia de mineraçãoIncorporando a disciplina para fornecer valor mensurável ao longo do ciclo

• Empresas de mineração têmancorado suas estratégias deplanejamento na produção demaiores volumes de minério com osmenores custos possíveis. Noentanto, no ambiente atual, asorganizações precisam levar emconsideração uma gama cada vezmaior de questões ao definir aestratégia corporativa.

• Consumidores, governos ecomunidades estão se tornando maisvocais e alteram irrevogavelmente adinâmica da indústria. Comoresultado, as iniciativas deresponsabilidade social corporativasão agora executadas em programasde engajamento e a licença socialpara operar se torna uma questãoestratégica fundamental que vaidiferenciar ou afundar as empresasde mineração.

• Considerando apenas esses fatores –conscientização do consumidor,licença social para operar, riscogeográfico e acesso a insumos – ficaclaro que as empresas de mineraçãodevem levar em consideração umagama cada vez maior de desafios aodefinir estratégias corporativa casodesejem criar portfólios competitivose robustos o suficiente para gerarvalor em vários cenários. Isso éespecialmente crítico à medida que aindústria alcança um novo estágio decrescimento.

A fronteira da análise e inteligência artificialSubindo a curva de maturidade

• Embora as empresas de mineraçãoestejam explorando e investindo emanálise e inteligência artificial, aindahá um longo caminho pela frente.Três horizontes em IA estãosurgindo e, até hoje, a maioria dasorganizações está trabalhando noHorizonte 1, em que a inteligênciade máquina requer assistência einterpretação humanas.

Principais mensagens

1. A disruptura e a volatilidadetornam imperativo para asempresas de mineraçãoesclarecer como planejam gerarvalor no futuro e comopretendem responder quando ospreços inevitavelmente caíremnovamente. Para prosperar nofuturo, as empresas demineração precisarão desafiar ostatus quo, solicitando umadiversidade de opiniões eassumindo o risco de fazer ascoisas de maneira diferente.

2. A tecnologia e a inteligênciaartificial (IA) desempenharão umpapel fundamental, não apenaspara ajudar as empresas aprever cenários futuros, mastambém para identificar riscosem nível empresarial etransformar a cadeia desuprimentos. Além disso, osavanços em plataformasfinanceiras, tecnologia desensores, veículos autônomos,soluções com base em nuvem eanálises estão preparando ocaminho para o projeto de umamina digital.

3. Entender as necessidades epercepções das pessoas dentroe fora da organização seráessencial. As empresas devemconstruir um local de trabalhomais diversificado e abordar oplanejamento sucessório,promovendo a lealdade eretenção entre os funcionáriosexistentes. Ao mesmo tempo, asempresas precisam fazer ummaior contato com ascomunidades locais, governos econsumidores, para que possamser mais transparentes ereceptivos.

• Para escalar a curva de maturidade de análise para os Horizontes 2 e 3, as organizações devem responder a perguntas progressivamente complexas. A primeira é "o que aconteceu?" A segunda é "por que essas coisas aconteceram?", Isso permite que as causas principais sejam identificadas.

• Somente com essa base instalada, as organizações podem responder à terceira pergunta: “o que acontecerá?” Essa é a chave que capacita as empresas na prevenção de variabilidade mitigação de riscos emergentes e gestão de expectativas dos públicos de interesse.

Gestão de risco na era digital Uma nova abordagem para controle e gerenciamento de riscos

• O atual cenário de risco écaracterizado por uma série dequestões como a montagem detarifas e sanções, potenciais guerrascomerciais, ameaças cibernéticas,regimes incertos de impostos eroyalties, aumento dos custos deinsumos, maior escrutínio dacomunidade de investimentos,desastres ambientais e quebras deinfraestrutura.

• Para conter esta tendência, asempresas de mineração devemseguir o exemplo de organizaçõesque adotam uma visão mais holísticado risco. Cada vez mais, esses líderesestão caminhando para a próximageração de auditoria interna, aAuditoria Interna 3.0.

• Essa abordagem deve ajudar asempresas de mineração a lidar comos riscos em nível empresarial, emvez de avaliá-los de forma isolada nonível funcional ou do local da mina, edesenvolver controles apropriadospara mitigar e gerenciar a crescentevariedade de riscos emergentes.

Tracking the trends 2019

1

2

3

Page 3: Tendências de mineração 2019 - Deloitte US · Tendências de mineração . 2019. Sumário executivo. Reimaginando a estratégia de mineração Incorporando a disciplina para fornecer

Decodificação de projetos de

capitais

Aprendendo com erros passados

• Sobrecarregados por anos de retornos insatisfatórios, custos excessivos e custos de depreciação, muitas empresas do setor optaram por se concentrar em maximizar a produção de suas operações existentes ao invés de investir no fornecimento e na exploração de novas minas.

• O resultado é a escassez de commodities como cobre, zinco, cobalto, lítio e ouro. Com a virada do ciclo, as mineradoras precisarão envolver-se em uma onda de novos projetos de capital para compensar o declínio da produção e atender à demanda.

Digitalização do supply chain Por que a inovação exige integração

• A cadeia de fornecimento de mineração está pronta para a transformação, uma vez que as melhorias continuam incrementais, em vez de fornecer inovações projetadas para otimizar as operações de mineração.

• Para criar uma cadeia de suprimentos mais interconectada e responsiva, as empresas de mineração precisam parar de pensar em termos lineares e imaginar, um sistema circular que chamamos de rede de fornecimento digital (DSN).

• O objetivo final é alavancar algoritmos avançados, IA e aprendizado de máquina para transformar dados em insights que permitam às organizações reduzir seus investimentos, responder rapidamente às mudanças nos requisitos dos projetos e otimizar o planejamento das minas para integrar essas alterações em tempo real.

Compartilhamento de resultados sociais sustentáveis Encontrando valor além do compliance

• Até recentemente, o gasto social da empresa de mineração era visto como um custo de compliance, e não como uma maneira de fornecer benefícios mensuráveis e sustentáveis aos países e comunidades sedes. Se as empresas de mineração esperam gerar resultados sociais diferentes, essa dinâmica precisa mudar. Uma empresa social é uma organização cuja missão combina crescimento de receita e lucratividade com a necessidade de respeitar e apoiar sua rede de ambiente e de partes interessadas.

• Encontrar valor além do compliance não é tarefa fácil. Isso exige que as mineradoras escutem mais de perto os seus constituintes para determinaro que seus públicos realmente querem e depois mudar seus processos operacionais.

Tracking the trends 2019

4

5

6

7

8 Avaliar o trabalho, os talentos e o local de trabalhoUm modelo para o futuro

• A indústria de mineração está enfrentando um cenário de mudança de talentos, – a digitalização levanta a necessidade de novas habilidades –, uma enorme mudança geracional ao consideraro planejamento de sucessão C-suite e uma força de trabalho mais jovem que mede a lealdade a um empregador em meses e não em anos.

• Para se preparar para esse futuro iminente, as organizações precisam esclarecer não apenas seus objetivos e aspirações de negócios, mas também o papel que sua estratégia de talentos deve desempenhar para alcançá-los.

• As mineradoras também necessitam identificar os trabalhadores do futuro, considerando como será a experiência do empregado, e o papel da inovação nessa experiência. Finalmente, eles devem entender como os funcionários irão interagir uns com os outros e conduzir seu trabalho, seja em um local físico ou remotamente.

• Para cumprir a abrangência socialdesses programas, as empresas demineração não podem trabalharisoladamente. Elas devem procuraroportunidades de colaborar comoutras empresas que trabalham naregião.

• O verdadeiro valor do gerenciamentode energia só pode ser obtido pormeio do enfoque triplo dosdesempenhos social, ambiental efinanceiro. Isso exige que as empresasabordem a gestão de energia comouma iniciativa corporativa integrada.

• No entanto, a energia não é a únicaentrada em risco. As empresas demineração devem agora disputar comescassez de água, bem como os riscosassociados ao excesso de chuvas, oque pode resultar em inundações.

• Com um conhecimento constante decomo cada gota de água é usada euma compreensão de todos osparâmetros associados ao seu uso, asempresas de mineração podemgerenciar a água da maneira comocomeçaram a fazer com a eletricidade,como um recurso valioso.

Relação energia/água Argumentando a favor de uma abordagem sistemática

Para superar esses desafios, as mineradoras devem focar sua maturidade em cinco áreas principais:- Modelos de entrega;- Dados e tecnologia;- Controles do projeto;- Licença para operar;- Colaboração.

Page 4: Tendências de mineração 2019 - Deloitte US · Tendências de mineração . 2019. Sumário executivo. Reimaginando a estratégia de mineração Incorporando a disciplina para fornecer

Verificação de procedência Veículos elétricos e minerais de bateria provocam a demanda pela procedência

• A crescente produção por veículos elétricos está aumentando a demanda por materiais de bateria EV, como cobalto, lítio, grafite e cobre.

• No entanto, os consumidores socialmente conscientes questionam agora a proveniência das matérias-primas. Como resultado, os clientes de downstream, como fabricantes de automóveis e gigantes da tecnologia, estão exigindo minerais de origem ética.

• Isso coloca uma pressão sem precedentes sobre as empresas de mineração para criar uma relação mais transparente com seus clientes e impulsionar a adoção de tecnologias como blockchain para melhorar a rastreabilidade das commodities.

Operacionalização de programas de diversidade e inclusãoDa teoria à prática

• A indústria de mineração não está atraindo um número suficiente de candidatos diversos e, para mudar esse equilíbrio, as empresas precisam não apenas alterar suas políticas de atração e retenção de talentos, como também mudar as percepções históricas sobre o setor.

• É necessário projetar programas integrados para endereçar o desafio de forma holística. Isso vale também à área de retenção de talentos, porque quando as empresas atraem mulheres, elas muitas vezes lutam para mantê-las.

• Além da mudança do modo de operação as empresas de mineração devem tomar medidas para alterar sua imagem pública. Isso começa com a imagem retratada nos relatórios e nos anúncios.

9 10

Contato:

Patrícia MuricyLíder do setor de Mining & MetalsDeloitte [email protected]

www.deloitte.com.brA Deloitte refere-se a uma firma-membro da Deloitte, uma de suas entidades relacionadas, ou à Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). Cada firma-membro da Deloitte é uma entidade legal separada e membro da DTTL.. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais.

A Deloitte é líder global em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos, consultoria tributária e serviços correlatos. Nossa rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®. Saiba como os 286.200 profissionais da Deloitte impactam positivamente seus clientes em www.deloitte.com.

Esta comunicação contém somente informações gerais e nenhuma das empresas Deloitte Touche Tohmatsu Limited, suas firmas-membro ou suas entidades relacionadas (coletivamente, a “rede Deloitte”) estão, por meio desta comunicação, prestando consultoria ou serviços profissionais. Antes de tomar qualquer decisão ou medidas que possam afetar suas finanças ou sua empresa, você deve procurar um consultor profissional qualificado. Nenhuma entidade da rede Deloitte será responsável por qualquer dano sofrido por qualquer pessoa em decorrência dessa comunicação.

© 2019. Para mais informações, contate a Deloitte Touche Tohmatsu Limited.