temporada 2010|2011 – a mÚsica por dentro … graficas/201101... · trompete. notas ao programa...

5
TEMPORADA 2010|2011 – A MÚSICA POR DENTRO Direcção Artística Cesário Costa Sexta-feira, 28 de Janeiro, 21h30 – Sesimbra Cine-Teatro João Mota Sábado, 29 de Janeiro, 21h30 – Caldas da Rainha Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos Orquestra Académica Metropolitana Adriana Ferreira flautim Jean-Marc Burfin direcção musical

Upload: danganh

Post on 12-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

TEMPORADA 2010|2011 – A MÚSICA POR DENTRODirecção Artística Cesário Costa

Sexta-feira, 28 de Janeiro, 21h30 – SesimbraCine-Teatro João Mota

Sábado, 29 de Janeiro, 21h30 – Caldas da RainhaGrande Auditório do Centro Cultural e de Congressos

Orquestra Académica Metropolitana Adriana Ferreira flautim Jean-Marc Burfin direcção musical

Wolfgang Amadeus Mozart – Sinfonia n.º 39 em Mi bemol maior, KV 543

I. Adagio - AllegroII. Andante con motoIII. Menuetto: Allegretto - TrioIV. Finale: Allegro

Intervalo

Lowell Liebermann – Concerto para Flautim e Orquestra, Op. 50

I. Andante comodoII. AdagioIII. Presto

Darius Milhaud — O boi no telhado, Op. 58 *

*Direcção musical de Nuno Sá no dia 28

PrOgrAMA

Wolfgang Amadeus MozartSinfonia n.º 39 em Mi bemol maior, KV 543Mozart compôs quarenta e uma sinfonias. Esta, a n.º 39, foi escrita na cidade de Viena, capital da Áustria, no Verão de 1788. Pela mesma altura escreveu também as n.º 40 e n.º 41. Foram as últimas três sinfonias que assinou. Uma das características mais impressionantes desta obra é a orquestração, a forma como Mozart ao longo da música faz combinar as diferentes famílias de instrumentos; os sopros estão em permanente diálogo com os instrumentos de cordas. Há também uma situação curiosa: Mozart dispensou a utilização de oboés nesta partitura. Isso era muito raro na época. Foi também nesta altura que os clarinetes começaram a ter maior protagonismo na música orquestral. Lowell LiebermannConcerto para Flautim e Orquestra, Op. 50Lowell Liebermann é um compositor que nasceu em Nova Iorque e tem hoje cinquenta anos de idade. Escreveu este concerto para flautim e orquestra há somente quinze anos. Hoje, é uma das obras de referência para este instrumento e é tocada em todo o mundo. No último andamento deste concerto são feitas citações da Sinfonia Heróica de Beethoven e da Sinfonia n.º 40 de Mozart. Segundo o compositor esta foi um forma de homenagear Dmitri Chostakovich, que também fez uma citação semelhante no seu segundo concerto para violino e orquestra.

Darius MilhaudO boi no telhado, Op. 58O compositor francês Darius Milhaud tinha 25 anos quando chegou ao rio de Janeiro. Foi trabalhar na embaixada francesa no Brasil e aí permaneceu durante dois anos. Ficou encantado com a melodias que ouviu nos festejos do carnaval. Esta obra orquestral é uma espécie de colagem de 28 músicas que aí escutou. Milhaud escreveu esta música pensado que poderia ser o acompanhamento sonoro de um filme mudo de Charlie Chaplin. Acabou por ser a música de uma peça de teatro e dança em que se apresentam personagens tão estranhas como um anão, um pugilista e uma mulher vestida de homem. Esta obra intitula-se O boi no telhado porque tomou emprestado o nome de uma melodia composta em 1918 por um músico brasileiro chamado Zé Boiadeiro. Ouve-se cerca de dois minutos após a música ter início e é tocada pela trompete.

Notas ao programa por Rui Campos Leitão

Um agradecimento especial à Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.

Adriana Ferreira flautim

Laureada aos dezanove anos com o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen (2010), a flautista Adriana Ferreira prossegue o seu percurso artístico sob a orientação de Sophie Cherrier e Benoît Fromanger, no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e na Escola Superior Hanns Eisler de Berlim. Admitida aos doze anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe da professora Joaquina Mota, a jovem flautista aperfeiçoa-se assiduamente com Vincent Lucas e Pierre Dumail.Dedicatária do Concerto para Flauta e Orquestra de Joaquim dos Santos, Adriana Ferreira mantém uma actividade regular como solista, apresentando-se nos mais diversos palcos e com várias formações, dos Festivais do Estoril, giverny e Copenhaga às Convenções Internacionais de Flauta de Paris e Manchester, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra gulbenkian, Orquestra Sinfónica de Odense e Orquestra de Câmara do Kremlin de Moscovo, entre outras. Aos vinte anos, Adriana Ferreira prepara igualmente a conclusão de uma Licenciatura em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne, como bolseira da Fundação Calouste gulbenkian. A sua agenda inclui apresentações em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Finlândia e Estados Unidos.

Jean-Marc Burfin director artístico e maestro titular da OAM

Jean-Marc Burfin entra em 1983 para o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obtém, em Junho de 1987 e por unanimidade do júri, o 1.º prémio de Direcção de Orquestra na classe de Jean-Sébastien Béreau, depois de ter feito os seus estudos nos Conservatórios de Nancy, Metz, Strasbourg e reims.Durante as masterclasses que frequenta, é encorajado pelos seus mestres Franco Ferrara, Charles Bruck, Pierre Boulez e Vitaly Kataev. Diplomado pela Academia de Verão do Mozarteum, em Salzbourg, é convidado para dirigir a Orquestra do M.I.T. de Boston em 1984, ao lado de Lorin Maazel.Na sequência de um seminário internacional em Fontainebleau, é notado por Leonard Bernstein e, em Julho de 1987, convidado para dirigir a Orquestra de Paris.Em 1990/1991 recebe uma bolsa franco-soviética para aperfeiçoamento dos seus conhecimentos do repertório russo com Alexandre Dmitriev, no Conservatório rimski-Korsakov de São Petersburgo.No Concurso Internacional de Jovens Directores de Orquestra de Besançon em 1991, foi finalista laureado, e recebeu um prémio especial da Orquestra da rádio-Televisão de Moscovo através do seu Director Vladimir Fedosseiev.Jean-Marc Burfin dirigiu várias orquestras, tanto em França como no estrangeiro (Colonne, Lamoureux, Pays de la Loire, Poitou-Charentes, Picardie, Potsdam Phillarmonie, Würtembergische Phillarmonie, Sinfónica de Oviedo, entre outras). Foi Director Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa durante a temporada de 2003 /2004.gravou um CD na editora Naxos, consagrado à obra de Vincent d’Indy.Pedagogo reconhecido, é um dos raros maestros em actividade a ensinar direcção de orquestra.Actualmente é professor na Academia Superior de Orquestra e Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.

A OAM estreou-se em 1993, na sequência da criação da Academia Superior de Orquestra – uma instituição única no país, destinada a formar músicos profissionais nas áreas de Instrumento e Direcção de Orquestra. O ensino aí ministrado baseia-se num acompanhamento individual especializado, na prática de música de câmara e numa componente teórica complementar, sendo a orquestra o eixo central da formação destes jovens músicos.Entre 1994 e 2000 a Academia foi orientada pedagogicamente pelo Professor João Pinheiro, a quem se deve parte do sucesso e reconhecimento que a escola tem hoje em dia. Desde o seu início a OAM é orientada por Jean-Marc Burfin que é, simultaneamente, o seu maestro titular e director artístico. Constituída inicialmente por menos de trinta elementos, a OAM é hoje uma formação sinfónica com cerca de 70 músicos. Com uma temporada que se estende ao longo de cada ano lectivo, a OAM mantém uma actividade regular de ensaios e concertos, apresentando-se não só na área metropolitana de Lisboa como também noutras localidades do país. Já com largas centenas de concertos realizados, abarcando um reportório que vai do Barroco à música do século XX, a OAM tem executado obras de compositores tão representativos como Bach, Haydn, Mozart, Beethoven, Brahms, Schubert, Mendelssohn, Mahler, ravel, Debussy, Milhaud, Bartók, Hindemith, Stravinski e Varèse, entre outros.Para além do seu maestro titular, a OAM é habitualmente dirigida pelos alunos do Curso Superior de Direcção de Orquestra. Muitos dos concertos contam com a presença de maestros convidados, tais como Jean-Sébastien Béreau, Pascal rophé, robert Delcroix e Brian Schembri. A OAM possibilita aos alunos da Academia a apresentação regular a solo com orquestra. Já teve, ainda, o privilégio de tocar com vários solistas de renome como António rosado, gerardo ribeiro, Paulo gaio Lima, Liliane Bizineche, Francine romain, Miguel Borges Coelho, Artur Pizarro, François Leleux e, num concerto humorístico, o quarteto italiano Banda Osíris.Na temporada passada fez onze concertos, tendo apresentado vários programas sinfónicos. Este ano já fez uma digressão pelos Açores, convidada pelo governo regional. Tem previstas mais quatro apresentações, participando mais uma vez no programa dos Dias da Música em Belém.

PRiMeiROS ViOLinOSravena Mendonça Ana rita DamilMafalda Pires Eliana Magalhães guilherme Marques*Carlota PimentaTiago Sebastião*

SeGunDOS ViOLinOSFélix Duarte Ana Margarida SilvaMaria BykovaMadalena rodriguesVera DuqueCarolina Damásio*

ViOLASTirza Vogel Isabel Martin*Madalena MeloFábio Vidago*Inês da Silva*

ViOLOnCeLOSHugo Paiva ramon BassalJoão PaesTeresa MadeiraSara AbreuNuno Cardoso

COnTRABAixOSMargarida FerreiraJorge Castro

FLAuTASCatarina PassosDiana ramadaCarolina PatrícioEva Mendonça

OBOéSSusana OliveiraLívio Dias

CLARineTeSHugo AzenhaSamuel MatosCláudia Varinorui Ferreira

FAGOTeSDaniel MotaTatiana Martins

TROMPASFausto MirradoEdgar BarbosaPedro ribeiro*

TROMPeTeSÂngelo BorgesCarla CruzMilagros CastroDinarte AbreuBruno Pires

TROMBOneVictor Ferreira

TíMPAnOSMiguel Herrera

PeRCuSSãOSandro AndradeFábio Dias

HARPABeatrix Schmidt*

PiAnOricardo Vicente

*Convidados

Orquestra Académica Metropolitana (OAM)Jean-Marc Burfin director artístico e maestro titular da OAM

METROPOLITANA

DIrECÇÃOCesário Costa (Presidente)Fátima Angélico (Vogal)Paulo Pacheco (Vogal)

DEPArTAMENTO DE PrODUÇÃOJoão Pires (Coordenador)Carina Bravo (Secretária da OAM)Artur raimundo (Chefe de Palco)

TéCNICOS DE PALCO Alberto CorreiaAmadeu MineiroJosé garciaLuís Alves

ORquEsTRA AcAdéMIcA METROPOLITANA

PROFeSSOReS De nAiPeViolino – José Teixeira, Ana PereiraViola – Valentin PetrovVioloncelo – Pedro NevesContrabaixo – Ercole de ConcaMadeiras – Catherine StockwellMetais – Jerôme ArnoufPercussão – richard Buckley

FUNDADORES

Câmara Municipal de Lisboa

Ministério da Cultura

Ministério da Educação

Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

Secretaria de Estado do Turismo

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto

MECENAS EXTRAORDINÁRIO

Caixa Geral de Depósitos

O programa anunciado pode sofrer alterações. Mais informações em www.metropolitana.ptMetropolitana | Travessa da Galé , Junqueira | - Lisboa | Telefone

PATROCINADORESTurim HotéisEl Corte InglésResul – Equipamentos de Energia SA

PROMOTORES REGIONAISCâmara Municipal de AzambujaCâmara Municipal de Caldas da RainhaCâmara Municipal de CartaxoCâmara Municipal de LourinhãCâmara Municipal de MafraCâmara Municipal de MontijoCâmara Municipal de Sesimbra

PARCERIASCentro Cultural de BelémSão Luiz Teatro MunicipalFundação INATELEGEACCasa Pia de LisboaUniversidade Nova de LisboaReitoria da Universidade de LisboaUniversidade LusíadaMúsica nos HospitaisCasa da América LatinaFundação OrienteInstituto dos Museus e da ConservaçãoFestival Música VivaCultivarte – Encontro Internacional de Clarinete de LisboaEmbaixada do Brasil em LisboaRui Pena, Arnaut & Associados – Sociedade de Advogados, RLNews SearchSociedade Portuguesa de Autoresetic

APOIOS Antena 2Revista SábadoSapoRevista PAIS & Filhos

PRóxIMOs cONcERTOs

Sábado, 5 de Fevereiro, 21h30Casa do Povo de Aveiras de CimaAzambujaDomingo, 6 de Fevereiro, 16h00Teatro Municipal de Almada

MOzART E HAyDNOrquestra Metropolitana de LisboaJill Lawson piano Augustin Dumay direcção musical e violino

Domingo, 13 de Fevereiro, 11h30grande Auditório do CCB, Lisboa

CAIxA DE MÚSICAPercussões da MetropolitanaPedro Carneiro marimba

Sábado, 12 de Fevereiro, 21h00grande Auditório do CCB

A HORA DA AlMAConcerto de encerramento do ciclo Sofia Gubaidulina

Orquestra Metropolitana de LisboaFilipe Pinto-Ribeiro piano Mikhail Agrest direcção musical